24 Agosto 2009

Favicon: um ícone para o seu blog

Favicon Para quem desconhece o termo, "favicon” (abreviatura para “favorite icon”) é a imagem que aparece na barra de título ou na aba do browser quando você visita um site. Neste artigo, vou mostrar que é muito fácil criar um favicon para o seu blog. É uma melhoria simples e interessante a ser feita, que melhorará o visual do seu blog e chamará a atenção dos seus visitantes.

 

O que é o favicon?

Se você ainda não sabe do que estou falando, note o ícone que está na barra superior do seu browser enquanto você lê este artigo. Você verá as letras “GB” antes do título “Gerenciando Blog”. O mesmo já está configurado em meu outro blog, o TD Séries. Abaixo está o resultado desse recurso nos 3 browsers mais populares:

Microsoft Internet Explorer
Favicon Internet Explorer

Mozilla Firefox
Favicon Firefox

Google Chrome
Favicon Google Chrome

 

Este assunto não é novidade, mas notei que a grande maioria dos blogs ainda não fazem uso dos favicons. Por isso, ao visitar os blogs, normalmente aparece o ícone do Blogger  na barra do browser (BloggerIco).

O favicon é uma imagem pequena, no tamanho de 16x16 pixels e normalmente no formato “.ICO” (de ícone). Há ainda outras possibilidades: há browsers que conseguem mostrar favicons animados e mesmo em outros formatos (GIF ou PNG). Mas, vou descrever aqui somente o processo utilizando o arquivo “.ICO”, que funciona perfeitamente para os três browsers que citei acima.

 

Como posso obter um favicon para meu blog?

Há 3 alternativas para você obter um favicon. Vou citá-las abaixo, começando da mais simples e indo até a mais complexa.

 

1. Utilizar um favicon pronto
Existem diversos sites em que é possível encontrar favicons prontos. Neste caso, basta visitar um desses sites e escolher um para seu site. Há milhares de opções diferentes! Alguns desses sites:

Se você se decidir por um desses arquivos, salve-o em seu computador. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre ele e escolher a opção para salvar a imagem.

 

2. Converter uma imagem existente
Você pode também utilizar uma imagem já existente para criar o seu favicon. Esta foi a opção que adorei. Isso é útil caso você já tenha um logotipo ou avatar que identifique seu blog. Ficam com um melhor resultado imagens quadradas e que possuam bom contraste. Essas características garantem que a imagem continuará legível quando for redimensionada para 16x16 pixels.

Existem sites na internet que fazem a conversão de maneira bastante simples. O mais simples que encontrei é o http://www.favicon.co.uk. Basta escolher em seu computador o arquivo com a imagem original, selecionar o tamanho 16x16 e clicar em “Generate Favicon”. O processo é praticamente instantâneo e o favicon é exibido para download.

Outras opções:

Como na opção anterior, salve em seu computador o favicon gerado.

 

3. Criar seu próprio favicon
Esta última opção é para quem quer criar o seu favicon de forma manual. Pessoalmente, acho mais prático você desenhar seu favicon em formato grande e quadrado em qualquer editor de imagens e utilizar a conversão indicada no item anterior.

Mas, se você quiser criar seu favicon do zero, uma boa alternativa é o http://www.favicon.cc. Nele você pode desenhar seu favicon pixel a pixel. Pode também importar uma imagem e fazer online os ajustes necessários. A ferramenta permite também criar um favicon animado.

Novamente, salve o resultado final em seu computador.

 

Como adicionar o favicon ao meu blog?

Agora, com seu favicon criado, faltam apenas dois passos: hospedá-lo na internet e associá-lo ao seu site.

O primeiro passo é colocar seu favicon em algum provedor de arquivos. Há diversas opções para hospedagem. Você deve fazer o upload de sua imagem e copiar o caminho dela. Para o formato tradicional (.ICO), como expliquei aqui, não há muitas opções. Eu gosto muito do Webs.com porque a imagem fica com um nome “amigável” e é possível substituí-la posteriormente, sem alterar o endereço do link. Outras opções grátis:

Agora, falta apenas alterar o HTML do template do seu blog e adicionar a linha abaixo logo antes do </head>, alterando o texto em vermelho pelo endereço de seu favicon:

<link href='http://gerenciandoblog.webs.com/LogoGB16x16.ico' rel='shortcut icon' type='image/x-icon'/>

Pronto! A partir de agora, quem acessar seu blog já verá o seu favicon.

Adelson Smania Sobre o autor
está na internet desde o longínquo ano de 1997. Trabalha na área de Tecnologia de Informação há mais de 10 anos e escreve artigos para o Gerenciando Blog, TD Séries e Itu.com.br.
É entusiasta do compartilhamento de conhecimento e da interação com seus leitores.

115 comentários:

  1. Oi, Adelson!

    Bom.. Amei o Post! Achei muito interessante poder colocar o ícone do meu cachorrinho, símbolo do meu Blog.
    Mas.. Porém, contudo, entretanto... Me enrolei completamente na hora de hospedar a imagem. Não consegui em nenhum desses links que vc colocou. Rs

    Mas eu me enrolo mesmo... Não tem jeito.. Rs

    Se puder me dar um help.. Agradeçooo!!!
    Rs..

    Beijocas! =)
    ResponderExcluir
  2. Olá, Sara!

    Ainda vou escrever um artigo específico sobre a hospedagem de arquivos. Isso é mesmo muito importante para todo blog. Mas, dando uma prévia, segue um rápido passo a passo para criar uma conta no Webs.com e hospedar seu arquivo:

    1. Acesse http://www.webs.com.

    2. Na página principal, preencha "Pick a Site Address:" com o nome do site que você deseja (sugiro o mesmo nome do seu blog). Preencha também "Create a password:" com a senha desejada. Clique em "Create a Website".

    3. Na próxima página, preencha "Site Title" com um título para seu blog (qualquer nome, já que não irá usá-lo) e seu e-mail. Escolha também as informações de Ano de Nascimento, País e Sexo.

    4. Escolha um template qualquer, pois ele também não será utilizado. No final da página, marque a opção "I agree to the Terms of Service" e clique em "Create my Site".

    5. Caso apareça uma página com a opção "Select a Webs package to match your needs:", clique em "No Thanks, Continue".

    6. Na página "Welcome to Webs", escolha "Start building on my own" e clique em "Continue".

    7. Na página "Web Sites Builder", clique no logotipo com esse mesmo nome, no canto superior esquerdo da página.

    8. Clique agora em "File Manager".

    9. Clique em "Single File Uploader".

    10. Na tela "Upload a File", clique no botão para escolher o arquivo e indique o seu .ICO. Desmarque a opção "Optimize Pictures and Video for the Web" e clique em "Upload file".

    11. Prontinho! Seu arquivo já está hospedado lá. Agora é só você clicar com o botão direito do mouse sobre o nome nele e escolher a opção para copiar endereço do link.

    O processo é um tanto longo, mas esse mesmo site servirá para hospedar qualquer arquivo ou imagem para seu blog, como a figura de seu banner, por exemplo. Da próxima vez, é só seguir a partir do passo 8.

    E agora, será que desenrolou ou enrolou ainda mais? risos Se precisar de ajuda, é só me enviar e-mail!

    Beijo!
    ResponderExcluir
  3. Hehehe... Obrigada!!!

    É que, me enrolei.. Prq quando logo depois que escolhia o template e clicava, voltava para o início de tudo. Deve ter colocado algo errado. Mas voltarei lá, e com sua explicação, com certeza consigo.
    Qualquer duvida peço socorro. Rs

    Mais uma vez.. Obrigada!!!
    ResponderExcluir
  4. Excelente tutorial Adelson!!
    Eu usei o site www.animatedfavicon.com para criar o meu, com um efeito animado e tudo!! Mas ocorre um problema que eu não percebo e por isso peço a tua ajuda. Primeiro o favicon só funciona no Firefox, depois mesmo no Firefox o favicon não é estável, ou seja, quando estou no meu blog aparece o favicon animado mas quando vou para outro site ou blog ele simplesmente é substituido pelo favicon do blogger ou do site que estou a visitar.Como tenho o meu blog na barra de favoritos vejo a mudança na hora.
    Gostaria de ter um favicon que desse para todos os browsers e que fosse estável.

    um abraço.
    ResponderExcluir
  5. Olá, Luca!

    Realmente, o favicon animado funciona atualmente só no Firefox. Testei seu site no Google Chrome e no Internet Explorer, e ele não aparece. Por isso, se você quer um favicon que funcione em todos os browsers, terá que ser um estático.

    Quando estava escrevendo este artigo, testei também favicons no formato GIF e PNG e também tive restrições. O único que funcionou corretamente em todos eles foi o .ICO.

    Assim, um favicon estático no formato ICO é a opção mais estável e compatível com todos os browsers.

    Um abraço e obrigado pela visita!
    ResponderExcluir
  6. Perfeito! Perfeito! Perfeitooooo!!!!!

    Rssssss.. Nem acredito! Ficou o máximo!!!
    Obrigada pelo passo a passo e pela dica maravilhosa!


    Ficou lindo! Obrigada!

    Abraço!
    ResponderExcluir
  7. Olá Adelson! Adorei o post, ficou ótimo meu favicon. Há meses queria colocar o sol lá em cima e ninguém me explicava como. Adorei!! Veja como ficou lindo!!!
    Obrigada!
    ResponderExcluir
  8. Muito Obrigado pela dica !
    Já personalizei o meu blogue com um favicon pessoal !
    O meu blogue de Linux em português: http://linuxvidalivre.blogspot.com/

    Abraços !
    ResponderExcluir
  9. @Sara: Eu sabia que você ia conseguir. O cachorrinho ficou ótimo como favicon.

    @Iara: Olá, Iara! Bom vê-la novamente aqui. Visitei seu blog e o sol ficou mesmo perfeito! É algo simples, mas dá um toque diferente ao blog.

    @Máquina de Café: Visitei seu blog e vi seu favicon. Também ficou bem bacana.

    Um abraço a todos vocês e obrigado pela visita!
    ResponderExcluir
  10. Adelson, minino, teu site é o Aurélio dos blogueiros!! Acabou-se a era "BO", definitivamente! rs
    Bjo!
    ResponderExcluir
  11. Oi, Shirley!

    Obrigado pelo elogio! Você só precisa me explicar o que é a "era BO"! risos

    Um abraço e obrigado pela visita!
    ResponderExcluir
  12. Adelson, BO = "Burrice do Operador"! rs
    bjinho, bom finde
    ResponderExcluir
  13. Galera eu num conseguindo faser o meu Favicon eu da seguinte maneira :
    eu entrei no meu blog fui em:
    1 personalizar
    2 Layut
    3 editar html

    e depois????????????
    ResponderExcluir
  14. depois de muito sufoco eu consegui vlwwwww
    brigadão
    ResponderExcluir
  15. Adelson,
    Teu post me ajudou bastante! ja tinha tentado outros sites, mas nada funcionava. Fiz meu cadastro no webs e finalmente consegui! Da ate gosto agora!
    Abracos,
    Sani
    ResponderExcluir
  16. @Akidownloads: Que bom que tenha conseguido!

    @Sani: Já visitei seu blog e ficou ótimo o favicon! O Webs é mesmo excelente para hospedar arquivos. O único porém é que ele é um pouco mais difícil que outras opções existentes. Já estou até elaborando um artigo mostrando o passo a passo para ele. Mas, muito melhor que você já tenha conseguido sozinha!

    Um abraço a vocês e obrigado pela visita!
    ResponderExcluir
  17. Adelson! Há um bom tempo venho tentando colocar o favicon no meu blog e não conseguia de jeito nenhumm. Só depois que cheguei até aqui, é que a coisa funcionou hehehe. Muito obrigada!
    Abraços
    Cátia
    ResponderExcluir
  18. Olá, Cátia!

    Fico feliz que tenha sido útil para você! Visitei seu blog e seu favicon ficou bem bacana!

    Um abraço e obrigado por sua visita!
    ResponderExcluir
  19. Olá, Adelson

    No meu caso, o favicon (optei pelo estático) não funcionou no IE.


    abç

    Marcos
    ResponderExcluir
  20. Olá, Marcos!

    Realmente, seu favicon aparece no Google Chrome, mas não no IE.

    Estive observando o código fonte de sua página, e existe a chamada do favicon padrão no Blogger no início dele. Procure pelo trecho http://www.blogger.com/favicon.ico. Uma tentativa que você pode fazer é remover esse código, mantendo apenas do seu favicon.

    Outro item que notei é que o arquivo do seu favicon tem um espaço em seu nome "favicon (4).ico". Se a tentativa anterior não funcionar, eu renomearia este arquivo, deixando-o apenas como "favicon.ico".

    Veja se isso o ajuda.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  21. Olá, Adelson!

    Renomeei o arquivo para favicon.ico. Não resolveu. Procurei o trecho que mencionou http://www.blogger.com/favicon.ico

    ...e surpresa...não existe esse código no meu template!

    Não é estranho?

    Abç.

    Marcos
    ResponderExcluir
  22. LEGAL SEU POST, EU FIZ. Eu queria saber mesmo se isso tambem fica nos comentarios pois eu vejo em alguns sites que nos comentarios de cada pessoa que comenta tem uma imagem diferente, mas worpress.com, sabe fazer isso? ou é do template mesmo
    ResponderExcluir
  23. Olá, Ebomi!

    O favicon serve apenas para ser mostrado na barra do navegador ou nos favoritos.

    Quanto a mostrar fotos nos comentários, o Blogger também pode fazer isso, desde que esteja configurado para exibir os comentários em Página Inteira ou Janela Popup. Aqui no Gerenciando, como mostro os comentários abaixo do artigo, ele não exibe. Nesse caso, ele exibe a foto do perfil do autor. Veja um exemplo em meu outro blog: https://www.blogger.com/comment.g?blogID=4475624049552420465&postID=1335891944307297313.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  24. Olá Adelson,
    estou tendo problemas para colocar a favicon no meu blog. Já criei a mesma e antes até consegui colocar o link no blog mas aparecia, o favicon da tua página. Até tentei mudar e agora nem isto aparece mais, só dá erro.
    Até baixei o firefox para pendrive para verificar se ali o mesmo abria, já que, no IE e no Chroome não funcionavam.
    O que posso estar fazendo errado? Obrigada.
    ResponderExcluir
  25. Olá, Raquel.

    Estranho ocorrer esses erros. Para eu poder ajudá-la, envie o template do seu blog, já com a alteração do favicon para gerenciandoblog@gmail.com.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  26. Pronto,

    Agora já tenho um favicon!!

    www.conhecimentoeti.com

    Abração!
    ResponderExcluir
  27. Olá, Rafael!

    Visitei sua página e vi seu favicon. Ficou bem bacana!

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  28. Olá, muito obrigado!!! Nem sei como agradecer pela ajuda, estive buscando horas na net e não conseguia uma explicação correta...


    MUITO OBRIGADO!!! John.

    www.chatt24horas.blogspot.com
    ResponderExcluir
  29. Olá, John!

    Que bom que tenha dado certo! Já visitei seu blog e vi seu novo favicon.

    Um abraço e volte sempre!
    ResponderExcluir
  30. no meu IE está aparecendo o favicon.. mas no mozilla não.. O.o

    no mozilla aparece só quando add aos favoritos, mas logo some..

    no IE está permanecendo =S

    grato pela atenção, abraço !

    meu blog: http://desmitificandoasuplementacao.blogspot.com/
    ResponderExcluir
  31. Olá, Luan!

    Pelo que vi no código fonte do seu blog, o código do favicon está bem no início do seu template. Depois da sua instrução, o Blogger adicionou automaticamente seu ícone default.

    Uma possibilidade é você mover, caso ainda não esteja lá, a linha com a instrução do favicon para baixo, para que ela fique logo acima do /head que há no template.

    Se isso não funcionar, envie seu template para gerenciandoblog@gmail.com e eu o verifico para você.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  32. enviei um e-mail para vocÊ Adelson, muito obrigado pela atenção!

    abraço!
    ResponderExcluir
  33. Olá Adelson,

    Acabei de fazer meu favicon e deu certo!
    Na verdade eu o fiz no Gimp, e depois criei o ícone 16x16, utilizando um dos conversores que você sugeriu.

    Grande dica!
    Abraço.
    ResponderExcluir
  34. Olá, Iúri!

    Que bom te seu favicon tenha dado certo! Já visite o "Simples Assim" e vi o resultado. Ficou bem bacana!

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  35. Hei muito legal isso apanhei um pouco mas consegui, descobri hoje seu blog e ja favoritei ele valeu pela dica.
    ResponderExcluir
  36. Olá, Felipe!

    Fico feliz que o artigo lhe tenha sido útil para colocar o favicon em seu blog. Já o visitei e gostei do resultado.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  37. Muito obriagado deu muito certo! vcs estão de parabeens encrementou muito minha pagina do blog
    ResponderExcluir
  38. Olá, Danieru!

    Visitei seu blog e ficou muito bom o favicon com a guitarra!

    Um abraço e obrigado pela visita!
    ResponderExcluir
  39. Olá...
    Já tentei um bilhão de vezes e não consegui...
    Fiz todos os passos conforme foi informado na postagem, mais acho que o problema está entre a cadeira e o PC! rsss
    Podes me ajudar???

    Obs: Sou um pouco leigo..
    Fico no aguardo!
    ResponderExcluir
  40. Olá, Wagner!

    A forma mais fácil para eu ajudá-lo é você me mandar por e-mail (gerenciandoblog@gmail.com) o seu template e o endereço onde você armazenou o seu favicon.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  41. Adelson,
    Boa tarde!

    Mandei no seu e-mail... (não sei se mandei o que você queria)..
    To aprendendo muito com o seu blog!
    ResponderExcluir
  42. Adelson,
    Depois de muito quebrar a cabeça e insistir...
    Eu CONSEGUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII!!!!!

    Agradeço imensamente a paciência!!!!
    ResponderExcluir
  43. Olá, Wagner!

    Fico feliz que tenha dado certo! Eram apenas pequenos detalhes que estavam faltando.

    Um abraço e seja sempre bem vindo!
    ResponderExcluir
  44. Vlw cara!
    Aqui deu certinho! Um executivo correndo com uma valise e mala

    http://negociadoresaway.blogspot.com/
    ResponderExcluir
  45. Olá, Rubens!

    Ficou bem legal seu favicon!

    Um abraço e volte sempre!
    ResponderExcluir
  46. Puts, é muito fácil! O meu já tá com favicon agoraa! woohoo!
    ResponderExcluir
  47. Olá!

    Que bom que tenha achado fácil assim!

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  48. Olá Adelson,
    Sempre que nós temos contato com algo novo, ficamos desconfiados. A vida nos ensinou assim.
    Entretanto, tenho a grata alegria de ter conhecido você virtualmente agora e espero que pessoalmente em breve. Alguém que realmente ajuda, que vai atrás, que responde, que participa em público e por e-mail privativo.
    Estou encantado com tanta informação realmente útil e com a maneira que você conduz este blog.
    Criei recentemente um blog de testes e pretendo aprender bastante para poder colocar este aprendizado em prática nos meus blogs.
    Para isso, Adelson, como marinheiro de primeira viagem, conto com tua ajuda inestimável.
    Aproveito a oportunidade para te desejar um Feliz Natal e um Excelente Ano de 2010, pleno de muita Saúde, Harmonia e Prosperidade.
    Você merece!
    Um abraço,
    Jorge
    http://xeesm.com/JorgePurgly
    (clique na parte direita da tabela para escolher o site desejado)
    ResponderExcluir
  49. Olá, Jorge!

    Também foi uma grata surpresa conhecê-lo! Graças ao seu primeiro comentário, conhecido o Xeesm e pretendo explorá-lo mais futuramente. Essa troca de informações é muito importante!

    Já conheci seus blogs e são bastante interessantes!

    Que você tenha um ótimo Natal e um 2010 repleto de sucesso.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  50. Caro Adelson, pensei que você fosse sair uns dias de férias.
    Como você está na ativa, gostaria de te perguntar se é interessante publicar o page rank nos blogs.
    Vi um que tinha indicação de page rank no canto superior direito do blog. Como o seu blog deixa de mostrar isso, creio que pode ser irrelevante para o leitor. Qual a sua opinião a respeito?
    Fico feliz de você ter gostado dos meus blogs.
    Estou empenhado em profissionaliza-los e sua opinião é muito importante. Também hoje criei um blog de teste (em off) para evitar riscos ao se testar coisas novas. Você gostaria que eu escrevesse sobre como me tornei blogueiro e o que eu espero para o futuro? Você de certa forma agora faz parte dos meus planos. Gostaria também de escrever como integrei os blogs no meu perfil profissional do Linkedin e como coloquei videos do youtube tambem no Linkedin e como uso o Word Press para divulgar meus outros blogs no twitter e nos meus outros sites de relacionamentos.
    Como você pode observar tenho 6 crias para alimentar. O gerenciamento de comentários me toma bastante tempo pois preciso ir de blog em blog para ver se tenho algum comentário novo.
    Como posso gerenciar melhor os comentários?
    Alias vou participar de um webminar sobre como tirar o melhor do Linkedin com o Jan Vermeiren (em inglês). É no dia 22/12/09 as 18:30, hora daqui. Se você tiver interesse, posso te enviar um convite para participar por e-mail.
    Um forte abraço,
    Jorge
    http://xeesm.com/JorgePurgly
    ResponderExcluir
  51. Olá, Jorge!

    Realmente, estou viajando com minha esposa! Estou aproveitando um tempo vago para ler e responder os comentários aqui do Gerenciando Blog.

    Seria bem interessante ouvir sua história! É interessante o enfoque profissional que você dá aos seus blogs. Fico aguardando sua história em meu e-mail.

    Quanto a mostrar ou não o PageRank, isso depende. Primeiro, só vale a pena mostrá-lo caso você tenha um certo nível (digamos 3 ou mais). Mesmo assim, ele pode ser mostrado e muitos dos visitantes nem saberem o que é aquilo. Até pouco tempo atrás, eu mostrava o PR aqui no Gerenciando, mas num local sem grande destaque. Acabei me decidindo por removê-lo. Hoje, entendo-o como um "fator de qualidade" para mim mesmo, sem necessidade de divulgá-lo.

    Eu vi que você cadastrou duas sugestões de artigos para o Gerenciando. Como tratam-se de assuntos extensos, vou explorá-los numa próxima oportunidade.

    Quanto ao seminário do Linkedin, agradeço o convite, mas devido a viagem será impossível participar.

    Um abraço e obrigado por sua participação aqui no Gerenciando!
    ResponderExcluir
  52. Olá Adelson,
    desejo uma viagem maravilhosa na companhia de sua esposa.
    Que você tenha um bom descanso, pois você merece!
    Vou estar te mandando minha história por e-mail, sim.
    Um forte abraço e conte comigo no que eu puder ajudar!
    ResponderExcluir
  53. Mais uma dica bastaante importante, vou tentar fazer, pois cansei de ve a imagem do blogger no meu blog.
    ResponderExcluir
  54. Olá, Concentrado!

    O Favicon é um pequeno detalhe, mas que chama a atenção dos visitantes de seu blog. Caso tenha alguma dificuldade, é só me avisar.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  55. Olá!
    Eu seguir todos os passos hospedei a imagem no webs, botei o codigo lah no lugar que edita logo antes do head mas como não funcionou já tentei várias vezes mais até agora nada! Se pudesse me ajudar agradeceria muito!

    Brigado, aah e seu blog é ótimo!
    ResponderExcluir
  56. Olá!

    Há raros casos em que são necessárias algumas alterações para o favicon funcionar. Envie-me seu template para adelson@gerenciandoblog.com.br e eu o analiso para você.

    Um abraço e obrigado pela visita!
    ResponderExcluir
  57. Código By WWW.DICASBLOGGER.COM.BR
    http://docs.google.com/Doc?id=df9875tg_27fh5b2fhk

    Coloca este código é do Dicas Blogger mais não tem nada de mal em pegar emprestado pede pra Juliana UTILIZO ELE.

    ^^
    ResponderExcluir
  58. Olá, Bruno!

    Não entendi bem o seu comentário. O código que mostrei no artigo não funcionou?

    Quanto ao código de outros, concordo que não há mal em mostrá-lo, desde seja sempre citada a fonte. O Dicas Blogger é ótima fonte de informação!

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  59. olha fera tenho o codigo mais nao sei como alterar o html onde faço isso o meu blog é o blogspot
    ResponderExcluir
  60. Olá, Fabito!

    Segue o passo a passo para fazer a alteração do HTML:

    1. Acesse www.blogger.com, e entre com seu usuário e senha.

    2. Acesse a opção "Layout" de seu blog.

    3. Entre na pasta "Editar HTML".

    4. Marque a opção "Expandir modelos de widgets".

    5. Selecione TODO o código que aparece abaixo de "Editar Modelo".

    6. Copie e cole esse código em um editor de textos, como o Bloco de Notas. Salve uma cópia desse arquivo, para o caso de precisar voltá-lo.

    7. No editor de textos, faça a alteração que citei no artigo.

    8. Copie todo o texto e cole de volta no Blogger, no mesmo local de onde o copiou.

    9. Clique no botão "Visualizar", para garantir que não há erros no seu HTML.

    10. Se não der erro nenhum, clique em "Salvar Modelo".

    Se ainda tiver dúvidas, me escreva no adelson@gerenciandoblog.com.br.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  61. AONDE EU ENCAIXO FILHO O MEU CODIGO, POXA EU ESTOU PERDIDO
    ResponderExcluir
  62. Olá, Fabito!

    Conforme digo no artigo, você deve localizar o trecho /head no seu template. O código do favicon deve ser colocado logo antes dele.

    Se ainda tiver dificuldades, envie seu template e o endereço do seu favicon para adelson@gerenciandoblog.com.br.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  63. olha vou te mandar o meu template e o codigo e vc loca e onde vc colocar deixa em vermelho para mim ver onde estava errando obrigado e parabéns pelo seu blog muito bom
    ResponderExcluir
  64. Oiiii
    Preciso de um socorro, não consegui hospedar meu favicon naquele site que vc indicou, coloquei no segundo da lista, no entanto quando coloquei no meu blog lá na edição de HTML não funcionou o que faço?
    Obrigadaaaa!!!
    ResponderExcluir
  65. nusss
    fui mexer com isso, fiz muitas merdas, uma delas foi conseguir retirar o template que estava no meu blog e agora num consigo colocar ele novamente to tomando uma coça aki......... afff
    dá pra mi ajudar a voltar como estava? porque ai nem quero mais tentar colocar um favicon,,rsrsrsrs
    me ajudaaaaaaaaaaaa!!!
    ResponderExcluir
  66. @Fabito: Recebi seu e-mail e logo respondo com o seu template.

    @Sheizy: O que está acontecendo de errado quando você tenta voltar o seu template? Se preferir, me escreva no adelson@gerenciandoblog.com.br e eu a ajudo.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  67. olha Adelson consegui colocar ficou muito bom o meu blog com outra cara so tem um problama agora

    quero toda hora colocar um novo (risos) valeu vc é d+

    abraços
    ResponderExcluir
  68. Olá, Fabito!

    Que bom que tenha funcionado! Um favicon é um pequeno detalhe que dá mesmo um toque especial ao seu blog.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  69. Boas!! Não estou conseguindo, pq não encontro isto:
    <link href='http://gerenciandoblog.webs.com/LogoGB16x16.ico' rel='shortcut icon' typ....


    Podes me ajudar??Obrigado de avanço!!
    ResponderExcluir
  70. Obrigado...Mas, já consegui ;-)
    estava a colocar no sitio errado.. ;-)

    Parabens pelo Tutorial e continua!!
    ResponderExcluir
  71. Olá, SponXor!

    Que bom que já tenha resolvido. Se precisar de ajuda, é só me dizer.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  72. Olá,td bem?
    Obrigada pelo tutorial simples e claro,
    tentei com vááários antes do seu e ñ consegui.
    Obrigada mesmo,abraço!
    ResponderExcluir
  73. Olá, Priscila!

    Que ótimo que você tenha conseguido colocar seu favicon com este artigo! Faço sempre o possível para deixar as coisas o mais claras possível.

    Um abraço e obrigado pela visita!
    ResponderExcluir
  74. como faço para hospedar o favicon no site webs e depois conseguir a url ????
    ResponderExcluir
  75. Olá, Insano!

    No artigo http://www.gerenciandoblog.com.br/2009/09/webs-otimo-site-para-hospedar-seus.html eu explico com detalhes como inscrever-se no Webs.com e publicar arquivos.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  76. obrigado pela rapides da resposta, eu já tinha uma conta no WEBS mas ainda não sabia como guardar uma imagem.
    ResponderExcluir
  77. Adelson, eu já te disse que sou sua fã?

    Esse post e o passo-a-passo para hospedar arquivos no Webs salvaram o meu dia.

    Valeu... Abraço!
    ResponderExcluir
  78. Olá, Elaine!

    Que ótimo que o artigo a tenha ajudado! Estou curioso para ver o favicon em seu blog.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  79. Olá, Adelson!
    Gostaria muito de colocar um favicon no meu blog, porém ainda não consegui. Hospedei o arquivo formato .ICO no web.com, mas quando clico para copiar o endereço simplesmente abre para download e não tem como copiar. O quê eu faço? Obrigada!
    Mari
    ResponderExcluir
  80. Olá, Mari!

    Para copiar o endereço do link, basta clicar com o botão direito sobre o nome do arquivo que você enviou para o Webs.com e escolher a opção "Copiar endereço do link".

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  81. Adelson, com sua dica consegui colocar o favicon nos meus blogs. Obrigada!Parabéns pelo seu blog.

    Mari
    ResponderExcluir
  82. Olá, Mari!

    Que bom que tenha dado certo para você!

    Um abraço e seja sempre bem vinda aqui!
    ResponderExcluir
  83. Olá eu não estou conseguindo achar:

    <link href='http://gerenciandoblog.webs.com/LogoGB16x16.ico' rel='shortcut icon' type='image/x-icon'

    Ond acho isso ??? sei que o

    http://gerenciandoblog.webs.com/LogoGB16x16.ico

    não vai der esse mas nem o liNk estou encontrando!!!
    ResponderExcluir
  84. Olá, Talik!

    Essa linha não existirá em seu template. Você precisa adicioná-la no local indicado no artigo, substituindo o endereço do favicon pelo seu.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  85. Ol´s
    tentei colocar o favicon em meu blog mas ao deu mto certo
    é pra colocar antes de " /head mas só achei aki " head (entendeu?)
    Ajuda ae please!!!
    ResponderExcluir
  86. Olá, Jarismar!

    Os templates sempre possuem uma tag "head" no início, que é fechada com uma tag "/head". No seu caso, o trecho citado está próximo ao texto window.jstiming.load.tick.

    Se ainda assim não encontrar, me envie um e-mail.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  87. Estou muito agradecido pelas instruções detalhadas que você deu, Adelson, por isso é que eu gosto tanto do Gerenciando Blog!
    No entanto o favicon do Mídia e Ecologia.com só aparece no Firefox, e não no Internet Explorer (no Google Chorome não consegui testar)! Pode me ajudar com isso?

    P.S.: Tentei seguir o conselho que você deu ao Marcos, mas não achei o código http://www.blogger.com/favicon.ico no HTMl do meu blogue, então, de curioso, olhei no código-fonte do Mídia e Ecologia.com e achei, aí olhei o c-f do Gerenciando Blog e achei de novo! Pode me ajudar a entender um negócio desses?
    ResponderExcluir
  88. Olá, D@nil!

    Como estou viajando, estou um pouco limitado na ajuda que posso oferecer. Mas, analisando o seu favicon, encontrei dois pontos que podem explicar porque ele não está aparecendo no IE:

    - Você colocou um arquivo com a extensão PNG. Como citei no arquivo, a extensão ICO é mais aceita e funciona em todos eles. Assim, sugiro a você converter seu favicon para esse formato.

    - Vi que o nome de seu arquivo possui espaços, o que também não funciona em 100% dos casos. Remova os espaços do nome e altere seu HTML.

    Acredito que com essas alterações ele passará a funcionar.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  89. Muito obrigado pela ajuda! Já desconfiava de que o problema era esse, mas só fui praticar hoje, e deu certo! Você faz por merecer o link do Gerenciando Blog que deixei no Mídia e Ecologia.com! :D
    ResponderExcluir
  90. Olá, D@nil!

    Bom saber que tenha dado certo! E obrigado mais uma vez pela divulgação do Gerenciando Blog!

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  91. Aaai, nao consigo de jeito nenhuum... :(
    tipo, quando eu clico no logotipo do webs nao aparece file menage... qq eu faaço ??? me ajuda ?
    obrigaada
    ResponderExcluir
  92. Olá, Priscilla!

    Você precisa criar uma conta no Webs.com para poder colocar seus arquivos lá. Caso ainda não tenha lido, sugiro que leia o artigo Webs, ótimo site para hospedar seus arquivos.

    Lá, eu mostro com detalhes como utilizá-lo.

    Caso ainda tenha dúvidas, estou à disposição no e-mail adelson@gerenciandoblog.com.br.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  93. eu fiz tudo oque vc disse mas não apareceu o icone que eu escolhi comtinuou no icone do blogger me ajudaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    me da um help!!!!!!!!!!!
    ResponderExcluir
  94. Olá, Vinicius!

    Pelo que vi em seu código fonte, o trecho do Favicon está lá, mas está faltando uma parte do código (o rel='shortcut icon').

    Tente colocá-lo novamente em seu template. Caso não dê certo, envie-me o código HTML do seu template para adelson@gerenciandoblog.com.br e verificarei.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  95. Não consegui fazer o upload do meu blog

    me ajude por favor
    ResponderExcluir
  96. Olá, Redator!

    Sugiro que você leia o artigo Webs, ótimo site para hospedar seus arquivos. Nele, explico com detalhes como criar uma conta no Webs.com e fazer o upload de arquivos.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  97. Olá, primeiro queria dizer que adorei seu blog, conheci ontem, mas já tem umas vinte abas abertas aqui esperando que eu as leia... Também me candidatei a ser sua parceira. Espero que aceite.

    Mas o ponto é:
    eu conheço um pouco de html, segui o passo-a-passo fielmente, fiz upload no 100MB, deu tudo certo até aí. Depois, fiz a mudança no html do meu blog, mas não surtiu efeito algum, não entendi o porquê. Se você puder me ajudar, ficarei muito grata. Obrigada
    ResponderExcluir
  98. Olá, Hakkyo!

    Tenho duas sugestões para você:

    1. Vi que o seu arquivo de favicon tem um espaço no nome dele. Remova esse espaço.

    2. Em seu HTML, coloque o código do favicon logo antes da linha do title de seu blog. Pelo que percebi nos novos templates do Blogger ele não funciona corretamente se ficar no lugar que indiquei neste artigo.

    Faça essas alterações e me avise se deu certo.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  99. Olá,
    fiz tudo o que vc falou, mas mesmo assim não deu certo, quando coloco no html do meu blog, o favicon não muda! Não sei o que posso ter feito de errado, me ajuda???
    Obrigada
    Bianca
    www.rotinafashion.com
    ResponderExcluir
  100. Olá, Bi!

    Eu vi seu código fonte e sugiro duas alterações:

    1. Ao invés de colocar seu favicon no Dropbox, coloque-o num serviço como o Webs.com. Da forma como ele está hoje, não está acessível. Se tiver dúvidas, leia o artigo Webs, ótimo site para hospedar seus arquivos.

    2. Quanto à posição do código, vi que ele está em dois lugares: no início, antes mesmo do head e no local que indiquei. Coloque-o antes da linha onde há o title.

    Se ainda assim não funcionar, me escreva para adelson@gerenciandoblog.com.br que eu a ajudarei.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  101. Adelson, eu segui todo o tutorial, mas o simbolo do blogger, continua aparecendo.
    ResponderExcluir
  102. Olá, João!

    Quando isso acontece, é porque é necessário alterar o posicionamento do código em seu template. Coloque-o antes da linha onde está o title e funcionará.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  103. Adelson,
    Adorei seu blog, ele é simples e fácil de entender.
    Infelizmente, não consigo colocar o favicon no meu blog, já tentei de todas as formas e não rola.
    Será que vc pode dar um help!
    www.petittcake.com.br
    Muito obrigada!
    ResponderExcluir
  104. Olá, Camis!

    Eu visitei o endereço que você deixou, mas não encontrei nele o código do favicon. Você já o colocou lá?

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  105. Estive procurando uma forma de mudar o ícone do blogger e finalmente consegui. Muito obrigado!!!
    ResponderExcluir
  106. Olá!

    Fico feliz que tenha dado certo!

    Um abraço e seja sempre bem vindo!
    ResponderExcluir
  107. Tive raiva, pensei em desistir mais após algumas horas consegui, obrigado Adelson!

    Venho aprimorando meu blog aprendendo com o seu, vlw!
    Dá uma olhada no resultado:
    http://www.homem-do-espelho.blogspot.com/
    ResponderExcluir
  108. Olá, Diego!

    Que ótimo que não tenha desistindo e tenha conseguido colocar o favicon em seu blog! É um pequeno detalhe, mas que faz diferença a quem visita.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  109. Nossa cara, valeu. Salvou minha vida. Tomei uma surra no início pra mudar o favicon pelo próprio Blogger, mas aí encontrei seu artigo, que me ensinou a mudar editando o HTML. Valeu mesmo.

    :D
    ResponderExcluir
  110. Olá, Bruno!

    Infelizmente, a configuração do favicon pelo próprio Blogger não funciona para todos os templates, especialmente para os mais antigos. Esta dica continua sendo uma solução mais garantida.

    Um abraço e obrigado pela visita!
    ResponderExcluir
  111. Adelson, ontem apareceu um novo ícone no meu blog com o nome da Favicon. Está muito mais simples. Só é peciso enviar uma imagem de até 100KB e está pronto! Eu ainda não fiz porque não tenha ainda a imagem )-:
    bjs
    ResponderExcluir
  112. Olá, Paula!

    Realmente, agora ficou muito mais simples colocar um favicon no Blogger! Mas, como eu disse acima, essa opção não funciona para todos os templates, especialmente os mais antigos. Mas, vale a pena testá-la em seu blog.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  113. Já testei. No meu blog funcionou direitinho.
    Abç
    Paula
    ResponderExcluir
  114. Oiie Adelson (:
    coloquei um favicon no meu blog só que aparece somente no navegador "Internet Explorer" :T
    e também no site onde o pequei ele meche mas depois de coloca-lo no meu blog, ele para de mecher,coloquei esse favicon: http://www.favicon.cc/?action=icon&file_id=222871

    e ess é meu blog:http://annynha00.blogspot.com/

    Por favor ,poderia me ajudar?!
    ResponderExcluir
  115. Oi... excelente seu blog... ajudou muito... já coloquei o favicon do blog do meu filho, realmente dá outra cara mesmo... ficou ótimo!!
    parabéns pelo seu blog...
    se quiserem acessar e ver como ficou...
    www.cacoautomodelismo.blogspot.com
    ResponderExcluir

Os comentários são muito bem vindos e importantes para o Gerenciando Blog, pois enriquecem o conteúdo dos artigos. Há pequenas regras na Política de Comentários que devem ser seguidas para que seu comentário seja publicado.

IMPORTANTE: Para fins de teste, os links para as URLs dos comentaristas voltarão a ser "nofollow" temporariamente.

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
É PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DOS ARTIGOS DO GERENCIANDO BLOG SEM AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO AUTOR.
 

Top Parceiros

Divulgadores

Recomendados

No Profissionais TI