06 Fevereiro 2010

Google Apps: E-mail Grátis para seu Domínio

email Na série de artigos Mudando para seu domínio próprio, eu mostrei as vantagens e desvantagens em você utilizar um domínio próprio em seu blog. Mostrei também o passo a passo para fazer essa migração. Neste artigo, ensinarei a utilizar gratuitamente um e-mail em seu domínio (por exemplo, adelson@gerenciandoblog.com.br), sem a necessidade de pagar por um plano de hospedagem.

 

Introdução

Antes de iniciar o passo a passo, uma pergunta: para que ter um e-mail com seu domínio próprio? A resposta é similar à justificativa para ter um domínio próprio: um e-mail com seu domínio passa uma sensação de seriedade maior em seu trabalho. Especialmente em contatos profissionais, quem vê o e-mail adelson@gerenciandoblog.com.br percebe que aquele e-mail vem de uma instituição ou empresa (diferente do meu anterior, gerenciandoblog@gmail.com.br, que deixava claro tratar-se apenas de uma conta no Gmail).

Perceba que utilizei a palavra “sensação” intencionalmente, porque não é o endereço do e-mail ou mesmo o domínio próprio que garantirão a seriedade da pessoa que enviou aquele e-mail.

Por isso, se você já possui um domínio próprio, vale a pena seguir este tutorial para ter também seu próprio e-mail. Especialmente porque você não pagará absolutamente nada por isso.

Existem empresas que fazem o registro do domínio e já oferecem o serviço de e-mail gratuito, especialmente se você está pagando pela hospedagem dos arquivos. Este artigo é destinado para as pessoas que não tem um plano como esse e pagaram apenas pelo registro – como é o meu caso.

 

A solução: Google Apps

Mais uma vez, o produto que apresentarei aqui é outra criação do Google. Sempre tenha em mente uma frase que já utilizei aqui no Gerenciando Blog mais de uma vez: “Saiba que o Google é seu amigo, e tire proveito dessa amizade”. Isso porque a empresa fornece inúmeros produtos de qualidade e, em sua grande maioria, gratuitos, para auxiliar no gerenciamento de seu blog.

Desta vez, vou apresentar aqui o Google Apps, um conjunto de ferramentas do Google voltadas para empresas ou pessoas físicas que inclui o e-mail gratuito. Para empresas, existe a versão Professional – paga – com uma série de vantagens. Aqui, vou mostrar a versão Standard, que é gratuita e tem algumas pequenas limitações que não comprometerão as funcionalidades. Uma informação interessante é que mesmo na versão Standard você poderá criar diversas contas de e-mail para seu domínio.

O programa de e-mail que você acessará é uma espécie de GMail personalizado para o seu domínio. Pode pode optar pelo acesso a ele no browser, que é o mais comum, ou até mesmo configurar seu programa de gerenciamento de e-mail (como o Outlook ou o Windows Mail) para utilizá-lo.

Se você desejar, pode realizar inclusive a compra de um domínio internacional pelo Google Apps. Mas, vou assumir neste tutorial que você já tenha o seu domínio e irá apenas configurar o uso de e-mail no Google Apps.

 

Realizando seu cadastro

O cadastro na ferramenta é simples:

1. Acesse http://www.google.com/apps/intl/pt-BR/group/index.html.

2. Clique no botão “Primeiros Passos”.

3. Deixe selecionada a aba “Desejo usar um nome de domínio existente”. Selecione a opção “Administrador” (necessária para iniciar o uso do aplicativo) e preencha o nome de seu domínio, conforme a tela abaixo e clique no botão “Primeiros passos”.
GoogleApps1

4. Preencha todas as informações solicitadas na tela de “Inscrição” e clique em “Continuar”.

5. Na tela de “Configuração”, você deve criar a conta de administrador dos serviços. O recomendado é que neste passo você crie uma conta com o nome “admin” ou “administrador”. Posteriormente, você criará as contas de usuário. Leia o regulamento e clique em “Aceito. Continuar a configuração”.

Pronto! Agora, você já tem uma conta no Google Apps Standard e será levado ao painel de gerenciamento de todos os seus serviços. Você verá uma tela similar à seguinte:
GoogleApps2

Perceba que, além do e-mail, você tem direito a uma série de serviços que poderá explorar posteriormente.

 

Confirmando a propriedade de domínio

Antes de utilizar qualquer serviço do Google Apps, você precisa confirmar que o domínio cadastrado na ferramenta é realmente seu. Você verá uma mensagem indicando isso logo abaixo do cabeçalho da tela anterior.

1. Para iniciar a confirmação, basta você clicar no link “Confirmar propriedade de domínio”, logo após a mensagem no cabeçalho.

2. Você será levado a uma tela que lhe dará duas opções para verificar a propriedade:

  • Fazer upload de um arquivo HTML – Esta opção é a mais simples para quem tem a opção de colocar um novo arquivo no servidor. Não é o caso de quem possui a conta no Blogger, com domínio direcionado.
  • Altere o seu registro CNAME – Esta operação deve ser realizada no Servidor de DNS que você utiliza para seu domínio. Como no artigo Mudando para seu domínio próprio – Parte 2 eu utilizei o EveryDNS, vou mostrar como ficaria a configuração nele.

Atualização 13/12/10: Como o EveryDNS não aceita mais inscrições gratuitas, escrevi o artigo A nova versão do Zone Edit apresentando outra opção.

Atualização 17/01/11: Se você possui um domínio no Registro.br, pode realizar a configuração de DNS no próprio serviço. Veja os detalhes em Como Migrar seu Antigo DNS para o Registro.br.

3. Mantenha a tela anterior aberta. Numa nova tela, acesse http://www.everydns.com (ou o outro servidor de DNS que você já utiliza para seu domínio) e entre com seu usuário e senha desse serviço (ou seja, não é a mesma senha do Google Apps).

4. No painel à esquerda, clique sobre o nome do domínio que está verificando.

5. Na caixa “Add a record”, preencha as informações para criar um novo registro CNAME.
IMPORTANTE: Você deve seguir exatamente as instruções que forem mostradas na tela após selecionar a opção deseja. Os códigos mostrados variam para cada domínio.
GoogleApps3
Veja que na caixa “Fully Qualified Domain Name” você deve digitar o código mostrado pelo Google Apps seguido do seu domínio (no meu exemplo, googleffffffff846174f1.tdseries.com.br).

6. Ao terminar, clique no botão “Add Record”. A lista de registros ficará similar à abaixo:
GoogleApps4IMPORTANTE: Caso você não tenha em sua tabela o segundo registro (tipo A), leia o artigo Seu Domínio Próprio sem o WWW.

7. Volte ao Google Apps e clique no botão “Verificar”, marcado abaixo em vermelho:
GoogleApps5

Você receberá a informação de que a verificação pode demorar até 48 horas para ser concluída. Normalmente, ela é feita antes disso, em poucos minutos. Para saber se tudo correu bem, basta verificar o “Painel” do Google Apps. Se a opção de confirmação de propriedade não estiver mais lá, significa que tudo correu bem.

 

Ativando seu serviço de e-mail

No painel do Google Apps, você deve ter notado que o serviço de e-mail encontra-se inativo. Antes de começar a utilizá-lo, você precisa ativá-lo.

1. Para iniciar o processo, é só clicar no link “Ativar e-mail” que encontra-se nessa tela.
GoogleApps6

2. Ao clicar nessa opção, você será levado a uma tela explicando os procedimentos que devem ser realizados em seu servidor DNS (no nosso exemplo, novamente no EveryDNS) para que o e-mail funcione corretamente. A própria página do Google Apps mostra as instruções detalhadas para diversos serviços, inclusive o EveryDNS. Assim, escolha o seu serviço e siga as instruções.

3. Ao final do processo, com todos os registros inseridos, a tabela no EveryDNS ficará como a seguinte:
GoogleApps7

4. Quando finalizar a configuração, clique no botão “Concluí essas etapas” que fica no final da página de instruções de configuração dos registros MX.
GoogleApps8

Novamente, você receberá a informação de que a verificação pode demorar até 48 horas. É provável que isso ocorra em bem menos tempo. Quando tudo estiver ok, ao lado do e-mail aparecerá a informação “Ativo”.

 

Criando usuários adicionais

Até agora, você tem apenas seu usuário administrador criado. Ele tem poderes sobre todas as configurações dos serviços e pode ser utilizado também para enviar e receber e-mails. Mas, é uma boa prática você criar outro usuário para trabalhar utilizar no dia a dia. Mesmo na versão Standard do Google Apps, é possível criar até 50 usuários! Isso é simples de ser feito:

1. No Painel, clique na opção “Criar novos usuários”.
GoogleApps9

2. Na tela seguinte, preencha o nome, sobrenome e nome de usuário desejado. Você pode também definir uma senha para o usuário. Se você mantiver a senha temporária, sua alteração será solicitada no próximo login daquele usuário. Ao final, clique no botão “Criar novo usuário”.
GoogleApps10

 

Acessando seu e-mail

Pronto! Agora, todas as suas configurações estão concluídas e você pode finalmente começar a utilizar o seu novo e-mail. O endereço de acesso a ele será mostrado no painel, logo abaixo do botão e-mail e será algo similar a http://mail.google.com/a/seudominio.com.br. Para acessar o e-mail, basta digitar seu nome de usuário e senha.

 

A configuração é um pouco complicada, mas só precisa ser feita uma vez. A partir de agora, você pode adicionar quantos usuários de e-mail você quiser – isso é muito útil para blogs que tenham mais de um autor, por exemplo – e até mesmo personalizar a página de exibição do e-mail com seu logotipo. Pode também explorar as demais ferramentas oferecidas gratuitamente com o Google Apps.

Mas, se você quer utilizar o Google Apps e o achou complicado demais, contate a Hospedagem Anual. Trata-se de uma empresa séria que poderá realizar toda a configuração para você.

Adelson Smania Sobre o autor
está na internet desde o longínquo ano de 1997. Trabalha na área de Tecnologia de Informação há mais de 10 anos e escreve artigos para o Gerenciando Blog, TD Séries e Itu.com.br.
É entusiasta do compartilhamento de conhecimento e da interação com seus leitores.

285 comentários:

  1. Olá Adelson Smania!!

    Mais um excelente Post!!
    Já fiz as configurações, da qui 48 horas ou menos volto aqui para informar o resultado.

    Abçs!!

    Natan Lopes
    ResponderExcluir
  2. Menos de Meia hora, e já está tudo funcionando certo!!

    Agora meu novo email é

    contato@blogdonatan.com.br

    Valeu Adelson, Por mais essa excelente dica.

    Abçs!!

    Natan Lopes
    ResponderExcluir
  3. Parabéns Adelson! Mais um post espetacular! :)

    Recentemente, eu estou fazendo parceria com um amigo no qual pretendemos também criar um site para divulgar o nosso trabalho e os serviços que vamos oferecer (tipo: e-commerce), e ele me falava das possibilidades e como poderíamos usar a plataforma de serviços do Google Apps.

    Seu post veio bem a calhar. Página salva nos favoritos, rs

    Abração, amigo!
    ResponderExcluir
  4. Olá Adelson!
    Essa dica não serve para quem tem blog no blogger?.
    ResponderExcluir
  5. @Natan: Que ótimo que já tenha conseguido fazer seu e-mail! O tempo costuma ser bem mais rápido do que as 48 horas citadas no serviço.

    @Neto: O Google Apps é mesmo uma ótima plataforma. Mesmo em sua versão gratuita, ele já oferece diversos serviços que podem lhe ser úteis.

    @Concentrado: Para utilizar o serviço, é necessário mesmo ter um domínio registrado. No meu caso, por exemplo, o meu blog ainda está no Blogger, mas tenho um domínio próprio redirecionado para ele, por isso consigo usar o Google Apps.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!
    ResponderExcluir
  6. Olá Adelson, muito boa a sua resposta no sentido de que é necessário um domínio registrado. Esclarecedora.
    Tenho outra dúvida: Venho sentindo uma crescente necessidade de um melhor controle de comentários nos 6 blogs que tenho no blogger. O que você me recomenda?
    Um forte abraço,
    Jorge
    ResponderExcluir
  7. Olá, Jorge!

    Uma possibilidade para fazer o que você quer é utilizar o Google Reader (ou outra ferramenta para leitura de feeds), de forma parecida ao que sugeri para você gerenciar os posts de todos os seus blogs.

    Os blogs no Blogger possuem um feed de comentários, similar ao dos posts. O do Gerenciando Blog, por exemplo, é http://www.gerenciandoblog.com.br/feeds/comments/default. Se você adicionar todos os feeds dos comentários de seus blogs ao Google Reader, terá uma visão centralizada e sempre atualizada deles.

    Isso resolve seu problema?

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  8. Olá Adelson. Mais uma vez um artigo muito bem feito e que com toda a certeza vai ajudar muita gente, inclusive a mim. Parabéns pelo trabalho.
    Abraço.
    ResponderExcluir
  9. Essa postagem é muito interessante e útil, vou ler melhor e tentar fazer. Obrigado pela dica, muito boa mesmo!
    ResponderExcluir
  10. @Luís Fernando: Obrigado pelos elogios! Espero que logo você esteja com seu novo e-mail funcionando!

    @O Blog do seu PC: Também torço para que logo esteja com seu novo domínio e e-mail.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!
    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela postagem, descoberta e compartilhamento... Estava procurando uma maneira de fazer isso a tempos.. já que não possuo servidor de hospedagem... Obrigado, abraços e Sucesso!!
    ResponderExcluir
  12. Oi Adelson,
    qdo chega nesta parte de cname não sei o que farei.
    Meu dominio é da locaweb e está no blogger.Como é o processo neste caso?
    ResponderExcluir
  13. Bem Adelson, simplesmente fantástico!! Como sabes já tenho um domínio próprio, mas sentia falta de ter um endereço de email personalizado.
    Então pensei para mim mesmo "Vou perguntar ao Adelson, de certeza que ele arranja uma maneira de me ajudar...". Caramba, só não acerto na lotaria!!
    Este tutorial sobre o Google Apps está muito completo e elucidativo. Tens muita razão num ponto, o Google é mesmo amigo ;).
    Tenho apenas uma questão, aliás são duas interligadas. Posso abrir uma conta no Google Apps usando uma conta do Gmail já existente?? Posso abrir primeiro a conta e tratar da configuração mais tarde??
    Eu pergunto isto porque, a empresa onde comprei o domínio é que tratou de tudo, inclusive a parte do servidor DNS e o redireccionamento da morada antiga do Google. No fundo, a minha questão vai no sentido de saber, se eu poderei fornecer algum tipo de código à empresa do domínio para que eles tratem do resto ou vice-versa.
    Muito obrigado por mais um excelente post.

    Um abraço.
    ResponderExcluir
  14. Olá Adelson,

    Sem dúvida esse post é uma verdadeira mão na roda para quem contratou um domínio e não contratou um e-mail.

    Bem, como você já sabe da minha história, eu contratei o domínio e ganhei um e-mail, só que é com a terminação (após o @) do host. Eu até pensei em utilizá-lo para responder os comentários do blog, mas meu gmail já está cheio de labels e filtros, de modo que eu ganhe tempo.

    Além disso, seria mais um e-mail aberto para eu monitorar, risos.

    Vou pensar mais um pouco, quem sabe eu não crio um gmail personalizado para o meu blog.

    Grande abraço, ótima dica!
    ResponderExcluir
  15. @Jumentrix: Que bom que tenha gostado do artigo! Já vi em seu blog que o novo e-mail já está em funcionamento!

    @Jaqueline: Confesso que não conheço a interface de gerenciamento do LocaWeb. Mas, os conceitos são os mesmos que utilizei no EveryDNS. Em caso de dúvida, minha recomendação é que seja acionado o suporte do serviço.

    @Luca: Quem sabe da próxima vez eu não ganhe na loteria! risos Ao criar sua conta no Google Apps, é solicitado um e-mail de contato apenas para o caso de precisar recuperar sua senha, por exemplo.
    Mas, você pode sim criar sua conta no Google Apps e configurá-la depois. Apenas a partir do item "Confirmando a propriedade de domínio" são necessárias alterações no servidor de DNS.

    @Iúri: Uma vantagem do e-mail personalizado que não citei aqui é que é possível importar para ele todos os seus e-mails do Gmail. No meu caso, fiz a importação e também coloquei uma regra no Gmail anterior informando a mudança do endereço e encaminhando os novos e-mails para mim. Assim, estou conseguindo gerenciar tudo no novo e-mail. Somente a configuração de labels e filtros precisa ser feita novamente.

    Abraço a todos vocês e obrigado pela visita!
    ResponderExcluir
  16. Aqui estou eu, configurando o Google Apps para o meu domínio novinho em folha - e mais uma vez é o Gerenciando Blog que me possibilita profissionalizar o Litteraria. Adorei o artigo! Vou conseguir me livrar de vez dos meus outros provedores de email... =D

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  17. Olá, Elise!

    Estou acompanhando passo a passo a evolução do Litteraria e torcendo para que ele faça muito sucesso!

    Conte comigo para o que precisar.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  18. Parabéns pelo tutorial. Está completo!

    Nós da Hospedagem Anual oferecemos o serviço de e-mail totalmente dentro do Google apps para todos os usuários utilizarem seus e-mails dentro do Gmail. Nunca tivemos uma reclamação sobre o serviço e continuamos recomendando e divulgando. Toda a configuração do serviço é feita por nós e o cliente paga apenas os R$30,00 por ano pela hospedagem ilimitada que oferecemos.

    Conheçam nosso serviço e divulgue para seus colegas e amigos!

    Hospedagem Anual - apenas R$30,00 por ano!
    http://www.hospedagem-anual.com.br
    ResponderExcluir
  19. Iai Adelson, esse tutorial é realmente muito bom, parabéns! Eu confirmei a propriedade de domínio normalmente, contudo, estou com dúvidas na hora de registrar o servidor DNS (ativar o email) do meu site, pois controlo tudo via FTP e não sei como configurar. Tentei achar alguma solução no próprio google e nada. Se você puder me ajudar ficarei grato.

    Abração
    ResponderExcluir
  20. Olá!

    A solução dependerá do serviço de domínio/DNS que você contratou. No meu caso, a configuração do DNS é feita à parte, então tenho controle total sobre a ferramenta.

    Em seu caso, como você adquiriu seu domínio? Foi através de uma empresa? Se foi, talvez eles possam informá-lo onde você deve fazer a configuração.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  21. Show.
    Adorei o blog, Adelson.

    Há alguns meses decidi criar um blog voltado ao mundo do web design em si.
    Como web designer, eu tinha pouca experiência em blogs. Porém, é através de blogs como o seu, que o www.ladodesign.com.br está superando minhas expectativas.

    Eu desconhecia esse serviço do Google; o utilizei, e achei fantástico. Parabéns pelos artigos.

    Grande abraço!
    ResponderExcluir
  22. Olá, Diogo!

    Que bom que tenha gostado do artigo! Eu visitei seu blog e gostei muito dele, especialmente do visual.

    O Google Apps é mesmo fantástico. Além de tudo, ainda é gratuito.

    Um abraço e seja sempre bem vindo aqui!
    ResponderExcluir
  23. Não sei o que fazer na parte do CNAME, poderia me ajudar? Estou perdida. Se puder me ajudar eu agradeço. Só lembrando que tenho uma conta no blogger.
    Gleici
    ResponderExcluir
  24. Olá, Gleicy!

    Com relação ao CNAME, você precisa adicionar uma entrada em seu servidor atual de DNS para comprovar que o domínio que você cadastrou no Google Apps é realmente seu. O procedimento pode variar um pouco dependendo do seu servidor de DNS.

    Qual é exatamente a sua dúvida?
    ResponderExcluir
  25. Ola,
    vou abrir uma conta no app com o meu dominio assim que possivel.
    mas antes queria confirmar se a versão standard (gratis) oferece acesso POP para utilização do outlook. alguem pode me dizer isso?
    outra coisa: quantas contas eu posso incluir no meu dominio no apps standard??? ouvi dizer que eram 50 contas. é verdade?
    abs
    ResponderExcluir
  26. Olá, Bruno!

    O e-mail do Google Apps suporta sim o suporte a POP, da mesma forma que o GMail tradicional.

    E a informação quanto ao número de contas está correta: você pode mesmo criar 50 contas para seu domínio.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  27. Cara bom demais... Eu já tinha implantado no Hospital que trabalhei, agora ficou apenas uma dúvida, tem como mudar a página de entrada do webmail? deixar a cara do meu blog em vez daquela caixa verde de login padrão da google?
    ResponderExcluir
  28. Olá, Domingues!

    É possível fazer algumas pequenas customizações na tela de entrada, como alterar o logotipo e as cores. Isso é feito em "Configurações do Domínio" / "Aparência".

    Para mostrar as possibilidades, fiz algumas alterações na página de entrada do meu e-mail (http://mail.google.com/a/gerenciandoblog.com.br).

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  29. Olá amigo. Minha dúvida é o seguinte, o Google Apps é seguro, digo, não corre risco de perder os emails? Pois vou utilizar as 50 contas aqui na minha empresa, e a versão Full ficaria muito cara e desnecessária para nós, e fico com muito de medo de migrar os emails existentes para o Apps e perder tudo. Outra dúvida, há formas de fazer backup sem que seja pelo Outlook? Fico no aguardo de sua resposta. Obrigado.
    ResponderExcluir
  30. Olá, Raphael!

    É difícil eu garantir essa segurança a você. Mas, estamos falando da Google, que é uma empresa altamente confiável. Mesmo com meu GMail, que uso desde a versão beta, nunca tive problema algum com mensagens perdidas ou algo similar. Em todo caso, na página http://www.google.com/support/a/bin/answer.py?hl=br&answer=60762 há mais informações sobre o assunto.

    Com relação ao backup, até onde pesquisei, não é possível fazê-lo diretamente do Google Apps. Baixá-las para um programa de leitura, como o Outlook, pode ser uma solução. No doc acima, é dito que o próprio Google armazena backup de suas mensagens.

    Mas, mesmo com toda essa segurança, a versão Standard não é a mais recomendada para empresas. Nas próprias palavras da Google, essa versão é destinada para "membros da sua família, do seu clube, time ou grupo".

    Fica a seu critério agora pesar esses pontos e decidir o que é melhor para seu caso.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  31. é gratuito o dominio proprio do gmail ou não ?
    por qe na hora de se cadastrar aparece :
    O Google Apps Standard é gratuito, mas um nome de domínio custa US$ 10 por ano.

    gratis ou não ?
    ResponderExcluir
  32. mano , nesse :

    3. Mantenha a tela anterior aberta. Numa nova tela, acesse http://www.everydns.com e entre com seu usuário e senha.

    qe usuario e senha eo entro ?
    tentei a qe eu criei agora , do google aps , não dá , criei uma conta no site everysns , também não dá , como de eu faço pra acessar e :

    4. No painel à esquerda, clique sobre o nome do domínio que está verificando.

    5. Na caixa “Add a record”, preencha as informações para criar um novo registro CNAME.

    como qe é ?

    abras :* '
    ResponderExcluir
  33. @Anônimo: O Google Apps é gratuito. Mas, para utilizá-lo, você precisa ter um domínio próprio registrado, o que é pago. Para mais detalhes sobre isso, leia o artigo Mudando para seu domínio próprio – Parte 2.

    @Matheuzin: Você já tem um domínio registrado? Se possui, já deve ter também um servidor de DNS, que é um serviço obrigatório para utilizar seu domínio. É nesse serviço que você deve se logar. Eu cito o EveryDNS porque esse é o serviço que eu uso.

    Em caso de dúvidas, estou à disposição no e-mail adelson@gerenciandoblog.com.br.

    Um abraço a vocês!
    ResponderExcluir
  34. Olá amigo, me de uma ajuda por favor, eu comprei um domínio e quando fui tentar configurar, apareceu: "Este domínio já foi registrado no Google Apps".

    Como eu faço pra resolver esse empecilho?
    ResponderExcluir
  35. Olá, Erik!

    É possível que outra pessoa com acesso ao seu domínio tenha feito o cadastro no Google Apps? Pergunto porque para efetivar o cadastro é necessário ter direitos para alterar as configurações de seu servidor de DNS.

    Em todo caso, há uma página de ajuda específica para este caso em http://www.google.com/support/a/bin/answer.py?hl=br&answer=80610. Se nenhuma das soluções funcionar, nessa própria página há a opção de contatar a equipe do Google.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  36. Amigo Adelson, (e chamo de amigo pq um post como esse é para aumentar o nº de amigos mesmo!)

    Vc não imagina como essa importantíssima informação disponibilizada afetou minha rotina profissional, e para MUITO MELHOR.

    Vc está de parabéns por compartilhar esse conhecimento de maneira tão profissional, com qualidade e perspicácia, inclusive.

    Um grande abraço.
    ResponderExcluir
  37. Olá, Fábio!

    Que ótimo saber que o artigo o ajudou tanto! Esse retorno é extremamente importante para mim.

    Seja sempre bem vindo ao Gerenciando Blog!

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  38. O tuto está completo, porem não estou conseguindo fazer essa etapa:

    3. Mantenha a tela anterior aberta. Numa nova tela, acesse http://www.everydns.com e entre com seu usuário e senha.

    estou tentando fazer o login com o meu email cadastrado no GoogleApps porem fala q o nome eh muito grande
    Ja criei 1 conta no site porem precisa confirmar o email >.< Pode me ajudar? Grato Victor Hugo
    ResponderExcluir
  39. Aelson, simplesmente genial o blog. Vou ler todinho. Fiz a conta no Google Apps, fiz tudo certinho, mas não consigo pegar os dados no EveryDNS. Não aparece pra mim os dados necessário de CNAME para validar o meu perfil, sendo que o próprio Every reconhece que existe o papofc.com.br dentro dele.
    Será pq migraram para o DynDNS? Vou precisar pagar pra isso?

    Abraço
    Jorge jr.
    www.papofc.com.br
    ResponderExcluir
  40. @Guns: O EveryDNS é um serviço à parte, que exige um cadastro específico - ou seja: o login é diferente do Google Apps. Eu o utilizei como exemplo porque é o servidor de DNS que uso em meus blogs. Seu blog já possui domínio próprio? Você deve utilizar o mesmo servidor de DNS que já usa nele.

    @Jorge: Que bom que esteja gostando tanto assim do blog! Realmente, o EveryDNS deixou de ser gratuito. Quem já tinha uma conta nele - como é meu caso - continuará utilizando-o até o final de 2010 gratuitamente. Visitando seu blog, percebi que ele ainda não está em domínio próprio. Caso ainda precise fazer a configuração, sugiro que leia os artigos que cito no primeiro parágrafo deste texto, e utilize um dos servidores de DNS abaixo:
    https://store.opendns.com/get/basic
    http://freedns.afraid.org
    http://www.xname.org

    Abraço a vocês!
    ResponderExcluir
  41. Adelson, tutorial genial, gostei muito.

    Acontece que no meu caso aconteceu um problema, antes de adquirir o meu domínio no Locaweb, eu tentei comprá-lo através do próprio Blogger, mas não tem a opção de pagamento pra quem é do Brasil, por isso desisti e comprei pela Locaweb.

    Só que agora, depois de feito todo o processo do Google Apps, não consigo confirmar a propriedade do domínio, não aparece essa opção, só a mensagem:

    "Seu domínio ainda não está pronto - Ainda estamos processando o pagamento do registro de seu domínio. Enquanto isso, você já pode usar alguns recursos do Google Apps, como a criação de usuários, ou saiba como começar a usá-los. Assim que recebermos seu pagamento, todos os aplicativos do Google Apps que você selecionou serão ativados automaticamente. Agradecemos a sua paciência."

    Imagino que seja porque comecei a compra pelo Blogger e não finalizei.
    Não aparece para mim esse link:

    1. Para iniciar a confirmação, basta você clicar no link “Confirmar propriedade de domínio”, logo após a mensagem no cabeçalho.

    Existe alguma outra forma de confirmar a propriedade do domínio ou terei que esperar o Google liberar a opção de "Confirmar a propriedade de domínio"?

    Os emails eu já consegui criar! Agradeço bastante pelo tutorial e são pessoas como vc que fazem a diferença na internet, mais uma vez obrigado!

    Meu blog ainda em construção: www.orapinforma.com
    ResponderExcluir
  42. extremamente útil! parabéns!
    ResponderExcluir
  43. Olá Gostaria de Saber de qual login vc está falando quando dei

    "3. Mantenha a tela anterior aberta. Numa nova tela, acesse http://www.everydns.com e entre com seu usuário e senha."
    ResponderExcluir
  44. @Loko: Obrigado pelos elogios! Estive pesquisando esta situação e percebi que diversas pessoas já passaram pelo mesmo problema. Vi inclusive que você já postou uma pergunta no fórum do Google, que é o local mais indicado para isso. Infelizmente, não encontrei ainda uma resposta para seu caso.

    @Twilight: Como informei, eu utilizo como exemplo aqui o EveryDNS, que é onde registrei o meu domínio. No seu caso, você deve acessar o serviço onde você já cadastrou o seu domínio - isso é obrigatório e deve ser feito antes de configurar o Google Apps.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  45. Olá Adelson!

    Show de bola o seu tópito, como sempre bem didático e de fácil entendimento. Porém tenho uma dúvida. Após ativar o e-mail, na tela de configurações, o meu servidor de hospedagem de domínio não aparece entre as opções, o que eu faço?

    Abraços!!!
    ResponderExcluir
  46. Esqueci de mencionar, o meu servidor de hospedagem é o UOL HOST!

    Abraços!
    ResponderExcluir
  47. Adelson, boa tarde.

    Quero parabenizá-lo. Eu sou uma usuária apenas, que tem domínio para uso profissional, e sua ajuda foi "impagável". Em menos de 40 minutos, tudo funcionando perfeitamente e já tenho o e-mail do meu domínio personnatelecom. Obrigada amigo.
    ResponderExcluir
  48. @Wellington: Não sei dizer porque seu servidor não aparece nas opções. No entanto, encontrei no próprio UOL Host um tutorial mostrando como configurá-lo com o Google Apps: http://tutorial.uolhost.com.br/index.php?p=resposta&res=690. Caso isso não seja suficiente, me escreva (adelson@gerenciandoblog.com.br) e terei prazer em ajudá-lo.

    @Paula: Que ótimo saber que tenha conseguido configurar seu Google Apps lendo o artigo!

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!
    ResponderExcluir
  49. Olá Adelson!

    Obrigado pela ajuda, fiz a configuração conforme sugestão do tutorial. Agora é esperar as 48h para ver se deu certo, obrigado!

    Abraços!
    ResponderExcluir
  50. Olá Adelson!

    Obrigado!!! Deu certo!!!

    Abraços e parabéns pelo blog!
    ResponderExcluir
  51. Bom Dia Adelson,

    Parceiro seu post foi excelente ! ! !

    Já a algum tempo venho tentando cadastrar no Apps ( PAGO ) porém o serviço não é disponivel ao Brasil ainda.

    Se precisar tem hospedagem propria comigo GRATIS.

    Abraços.
    OBRIGADO E PARABENS ! ! !
    ResponderExcluir
  52. @Wellington: Obrigado pelo retorno. Fico feliz em saber que tenha dado certo e você já tenha seu novo e-mail com seu domínio.

    @Thiago: Obrigado pelos elogios! E agradeço também a sua oferta. É possível você enviar um e-mail para adelson@gerenciandoblog.com.br para conversarmos?

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!
    ResponderExcluir
  53. Ola Adelson, excelente o post, fiz tudo como manda o protocolo, e criei o dominio gratuito http://ramalho-servicos.6te.net pelo site do www.6te.net ou
    http://www.freewebhostingarea.com/ , tudo deu certo mas os tipo de serviço para você registrar o MX, todas as contas mostradas no menu de opções do google app são pagas e as gratuitas ela não exerga, dá erro de configuração sempre, as gratuitas que teste, everydns, dyndns, e o no-ip. todas o google diz; "Seu domínio parece estar configurado incorretamente", voce poderai me dar uma ajuda, lhe agradeço desde já pela atenção,
    Abraços
    Marcelo Ramalho
    ResponderExcluir
  54. Olá, Marcelo!

    Em seu caso, você cadastrou na verdade um subdomínio dentro do domínio 6te.net. Em casos como este, não é possível utilizar o Google Apps, uma vez que você não conseguiria cadastrar um e-mail nesse domínio.

    Para utilizar o Google Apps, é necessário um domínio próprio, onde você tenha controle sobre o servidor de DNS.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  55. Eu tentei fazer mas não consegui, me atrapalhei um pouco nos passos 2-4, selecioneu HTML mas afrente explica melhor que era pra ser a outra opção aih já é tarde. Mas queria seguir esse tutorial somente pra ter um email com domínio próprio. É possível?

    "3. Mantenha a tela anterior aberta. Numa nova tela, acesse http://www.everydns.com e entre com seu usuário e senha."

    Qual da conta que foi criada no Google Apps ou desse site mesmo? Mesmo assim não conseguia logar nele, só por outro após feito cadastro.
    ResponderExcluir
  56. Olá!

    Você precisa entrar nessa tela com os dados de cadastro no EveryDNS ou outro servidor de DNS que você já utilize em seu domínio.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  57. Excelente post, eu estava procurando isto faz um tempo. Muito obrigado, me ajudou muito.
    ResponderExcluir
  58. Olá!

    Que bom que o artigo tenha sido útil! O Google Apps é mesmo uma ótima solução para quem quer um e-mail em seu domínio próprio, sem precisar pagar por isso.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  59. O site que você nos indicou (http://www.everydns.com) nos redireciona para outro site de cadastro, o DynDNS.com, e nele para registro de domínio são cobrados valores em dinheiro. Há como cadastrar meu domínio gratuitamente?
    ResponderExcluir
  60. Olá, Henrique!

    Por favor, veja a resposta que dei para o Jorge nos comentários acima, no dia 05 de maio de 2010. Lá eu coloquei algumas alternativas para o EveryDNS.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  61. Muitíssimo bem explicado.
    Eu procurava isso a tempos já e não encontrava.

    Fico muito grato pela informação!
    ResponderExcluir
  62. olá!
    preciso saber URGENTE se para fazer isso tem que pagar
    ou será cobrado depois na minha mensalidade?!

    AGUARDO A SUA RESPOSTA!
    VLW
    ResponderExcluir
  63. @Thiago: Fico feliz que a informação lhe tenha sido útil!

    @Anônimo: O Google Apps Standard é gratuito, sem cobrança de mensalidade. Mas, para isso você precisa ter um domínio registrado, o que é cobrado anualmente (não pelo Google, mas pela empresa onde você registrou o domínio).

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  64. SIM.. EU TENHO.
    MAS A EMPRESA Q FEZ O DOMÍNIO ME COBROU PARA FAZER O E-MAIL!
    ESTE EU CADATREI AGORA NO GOOGLE... PQ ELES ME COBRAM UM VALOR PARA CADA E-MAIL COM O DOMINIO..
    SERÁ Q IRÁ VIR UM VALOR A MAIS POR EU TER CRIADO ESSES E-MAIL NO Google Apps Standart?

    abraços
    ResponderExcluir
  65. Olá!

    O Google Apps realmente não cobra mensalidade. Dentro das limitações da versão Standard, o serviço é realmente gratuito.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  66. Gostaria de saber como controlar o acesso de administradores às configurações do app.

    Por exemplo, temos um antigo TI daqui do meu serviço que criou o app com o dominio da empresa, onde modificamos a configuraçao para que esse usuario não acesse mais o app do nosso dominio de jeito nenhum, isso eh possivel?
    ResponderExcluir
  67. Olá, muito bom o tutorial, consegui configurar um email no domínio próprio. Mas tive uns problemas que consegui resolver e compartilho com todos:

    Fiz tudo certo, configurei no Everydns mas o email não recebia mensagens, só enviava. As mensagens enviadas para o domínio configurado no Apps retornavam com "DNS Error: DNS server returned answer with no data".

    Verifiquei os destinos dos registros MX, conforme http://www.google.com/support/a/bin/answer.py?hl=br&answer=33313
    O resultado é que os registros procuravam pelo último servidor da lista no registro.br, que eram do dnspark e não do eveydns!

    Solução: deletei no registro.br os domínios dnspark. Poderia talvez ter invertido a ordem, colocando dnspark como primário e everydns como slave.
    ResponderExcluir
  68. @Felipe: O que você quer fazer é possível. Basta que você tenha uma conta de Administrador no Google Apps do seu domínio. Com ela, você deve entrar na opção "Gerenciar este domínio", depois em "Usuários e Grupos" e excluir ou apenas suspender esse usuário.

    @Márcio: Obrigado por compartilhar a solução para seu problema! Ele pode ser útil para outras pessoas.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!
    ResponderExcluir
  69. Nossa... isso é uma BENÇA!!! rssss

    o meu webmail era um lixo, vivia me entupindo de SPAM.

    Eu nao usava gmail, mas ja estou batendo papo com os amigos que nao tem MSN e adorando.

    Valeu!!!!
    ResponderExcluir
  70. Olá, Mariel!

    O GMail é mesmo fantástico: simples, mas com tudo o que precisamos. A possibilidade de utilizá-lo gratuitamente em domínio próprio o torna ainda melhor!

    Um abraço e obrigado pela visita!
    ResponderExcluir
  71. Olá Adelson,

    Eu pretendo mudar o Servidor DNS EveryDNS, pois ela vai funcionar só até dezembro (Creio que você já sabe, rs) optei pelo http://freedns.afraid.org/ mas tenho algumas dúvidas:

    Eu já tenho o Google Apps funcionando Perfeitamente =D, mas quando eu mudar o meu servidor DNS no registro.br ele vai parar de funcionar!

    Eu irei precisar confirmar que o domínio cadastrado na ferramenta é realmente meu novamente?

    ou é só fazer a configuração dos registros MX no meu novo servidor DNS?

    Abraço!!
    ResponderExcluir
  72. Olá, Natan!

    Que bom vê-lo novamente por aqui.

    Sim, estou sabendo que o EveryDNS gratuito será descontinuado em breve. Estou devendo um artigo aqui falando sobre um substituto à altura.

    Por enquanto, só posso fazer suposições: acredito que, como você já confirmou a propriedade do seu domínio, seja necessário apenas fazer a configuração do DNS.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  73. Também estava procurando isso. rs
    Ficou bem explicado e tudo certo. Só não entendi por que a configuração de "type" tem 7 MX, o meu teve apenas 4 MX's. Acredito que isso varia de dominío pra domínio. Mas funcionou super bem.
    Valeu mais uma vez.
    Abraços
    ResponderExcluir
  74. Olá!

    É estranho mesmo ter variado o número de registros MX para configurar. O importante é seguir as instruções do Google Apps.

    E fico feliz que tenha funcionado seu e-mail próprio!

    Um abraço e obrigado pela visita!
    ResponderExcluir
  75. Opá parabens pelo tutorial

    mas estou com uma duvida. eu trabalho em uma empresa e queria fazer varios email para cada departamento tipo
    meunome@nomedaempresa.com
    compras@nomedaempresa.com

    a empresa tem um site proprio com dominio e tudo mais
    mas queria saber se o google ira cobrar alguma coisa a mais no dominio, se o site mudara ,
    estou com essa duvida.
    ResponderExcluir
  76. Olá, Ezequiel!

    O que você quer é possível pelo Google Apps. É possível cadastrar diversos e-mails diferentes e não haverá mudança no site.

    No entanto, a versão gratuita do Google Apps possui algumas limitações que podem fazer com que não seja a melhor opção para sua empresa. Sugiro que você acesse a página inicial da ferramenta, que cito no artigo, e verifique se ela é adequada para vocês.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  77. Obrigado pelas dicas. Me serviu e muitoooooo!!!

    Um abraço!

    Glauber Pinheiro
    ResponderExcluir
  78. Olá, Glauber!

    Fico feliz que as dicas o tenham ajudado. Esse é o principal objetivo do Gerenciando Blog.

    Um abraço e obrigado pela visita!
    ResponderExcluir
  79. Primeiro vez que venho aqui (que felicidade ter te achado) fiz tudo direitinho (até a parte de fazer upload de um arquivo html. não sei o que é isso. Me ajude ass Ana Paulino
    ResponderExcluir
  80. Olá, Ana!

    Seja bem vinda ao Gerenciando Blog!

    Quanto à sua dúvida: se você possui um blog no Blogger, não há como fazer o upload do arquivo HTML. Em seu caso, você precisará fazer a confirmação através do registro CNAME, que é feita em seu servidor de DNS.

    Se ainda tiver dúvidas, escreva para adelson@gerenciandoblog.com.br.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  81. Caramba cara. Isso é fenomenal.
    Parabéns ao Google, no começo duvidei, mas testei e funcionou.
    Espero que não tenha nenhum custo posterior.
    Parabéns Para tbm Adelson.
    Um abraço e continue publicando dicas especiais como essa.
    http://www.csndicas.com
    ResponderExcluir
  82. Olá, Cristiano!

    A versão Standard do Google Apps é totalmente gratuita. Há diversas ferramentas interessantes e grátis pela internet. Continue acompanhando o Gerenciando Blog, pois sempre compartilho aqui as que eu encontro.

    Um abraço e obrigado pela visita!
    ResponderExcluir
  83. Olá.
    Então, eu tentei fazer e consegui só que na hora de confirmar a propriedade de domínio eu não entendi.
    Eu não tenho blog. Quero apenas um e-mail com o domínio próprio. Desta forma penso que minha opção seria a Fazer upload de um arquivo HTML.
    Mas eu não sei criar o arquivo em HTML e as coisas que estão escritas lá... não entendi nada.
    Se puder, por favor, estou acessível pelo e-mail: icarocostamatsuo@hotmail.com
    Grato.
    ResponderExcluir
  84. Olá, Icaro!

    A confirmação de propriedade via arquivo HTML só é possível para quem tem um site hospedado em servidor onde possa fazer upload de arquivos, que não é o seu caso.

    Por isso, a forma mais simples para você é também utilizar o registro CNAME. Basta seguir as instruções e criar um registro em seu servidor de DNS.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  85. Então, mas eu não tenho servidor DNS.
    Não tenho site nem nada do tipo.
    Na verdade não entendi nada quando o e-mail fala para criar um arquivo etc etc...
    Sou leigo neste assunto.
    Se puder me ajudar e me explicar especificamente o que é esse registro e como faz, e onde faz, pq o site que tem aqui é pago e os outros eu não entendi nada.
    Grato.
    ResponderExcluir
  86. Olá, Icaro!

    Eu tinha entendido que você já tinha um domínio próprio. Se você não tem, o primeiro passo é adquirir um. O valor é bem baixo, de R$ 15 a 35 por ano. O artigo Mudando para seu domínio próprio – Parte 2 irá ajudá-lo nisso.

    E, se você optar por um registro .com.br, precisará também de um servidor DNS. O artigo Zone Edit: Servidor Gratuito de DNS mostra uma boa opção.

    Espero que isso o ajude.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  87. Caramba Adelson, muito perfeito!!! Estava quase contratando uma empresa para meu dominio de email, ja q perdi no UolHost quando mudei o DNS para um servidor grátis e nesse servidor do nada desabilitou meu email...

    Achei em ótima hora seu blog!!!

    Dei uma olhada nos comentários, as pessoas deviam ler antes de fazer perguntas repetidas, vc tá de PARABÉNS pela paciencia!!! kkkkkk

    Obrigada pela informação prestada!!!

    www.popissima.com
    ResponderExcluir
  88. Olá, Thaty!

    Obrigado pelos elogios! Fico feliz em saber que o artigo lhe tenha sido útil.

    Quanto à paciência, procuro mesmo atender a todos que deixam comentários - mesmo que a pergunta já tenha sido respondida antes.

    Um abraço e seja sempre bem vinda ao Gerenciando Blog!
    ResponderExcluir
  89. Adelson, boa noite!!!

    O Google Apps realmente veio para salvar "em parte" os problemas de Revendedores Host como eu, porém preciso de uma luz. No Standart, parece-me que as configurações POP e Redirecionamento não existem.

    O que eu faço? Já que a minha intenção é deixar meus domínios da revenda hospedados num servidor separado do servidor de e-mail? Detalhe: no meu caso não serve obter um servidor dedicado para esta função e deram a dica de utilizar via MX o Google Apps como servidor exclusivo dos e-mails.

    Será que existe outros servidores gratuitos de e-mail que a função semelhante a do Google Apps, porém liberada a função POP e Redirecionamento?

    Se puder enviar seu post por e-mail tb....

    Abraços,

    Marcelo
    marcelo@funnet.com.br
    ResponderExcluir
  90. Olá, Marcelo!

    Estive verificando em meu e-mail do Google Apps e as opções de Encaminhando e POP/IMAP existem sim na versão Standard. Só não sei dizer se isso atende 100% a sua necessidade.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  91. Parabéns pela sua ajuda. Acabei de fazer um domínio personalizado no WordPress e com as suas lições consegui configurar o e-mail no GoogleApps.
    ResponderExcluir
  92. Ei amigo.
    Não estou conseguindo adicionar domínios .tk (http://www.dot.tk)
    Aparece a seguinte mensagem de erro:

    "Desculpe,

    ... mas é possível que o seu computador ou a sua rede esteja enviando consultas automáticas. Para proteger os nossos usuários, nós não podemos processar a sua solicitação agora.

    Consulte a Ajuda do Google para obter mais informações."

    Dei uma pesquisada, e encontrei pessoas com o mesmo problema.
    Os domínios .tk são gratuitos.
    Obrigado!
    ResponderExcluir
  93. @Adilson: Que ótimo saber que tenha dado certo sua configuração!

    @Diogo: Fiz diversos testes tentando configurar o Google Apps em um domínio .tk, mas não consegui fazê-lo funcionar, nem mesmo utilizando um servidor DNS externo. Somando isso ao que li no fórum do Google e na Wikipedia, minha conclusão é de que infelizmente não é possível utilizar atualmente o Googgle Apps com esses domínios.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!
    ResponderExcluir
  94. Tutorial perfeito !

    Valeu man
    ResponderExcluir
  95. Olá!

    Obrigado pelo elogio!

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  96. socorro não consegui confirmar e preciso urgente, o tutorial não explica como preceder no ZoneEdit
    por favor me ajude.
    me responda no meu email danielcastro.97@gmail.com
    ResponderExcluir
  97. Olá, Dan!

    No artigo Zone Edit: Servidor Gratuito de DNS estão as instruções sobre como configurar o Google Apps no Zone Edit.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  98. Olá Adelson,
    Em primeiro lugar gostaria de agradecer a sua valiosa ajuda, suas explicações são excelentes e consegui realizar quase tudo aquilo que precisava. Porém estou com uma dúvida e gostaria de pedir seu auxílio.
    Não consigo fazer com que o Google reconheça meu domínio.
    Ao configurar o MAIL SERVERS do Zone Edit ele não aceita o MAIL SERVER indicado pelo Google, consegui colocar como MAIL SERVER o meu domínio e como MAIL DESTINATION aí sim consegui colocar o mail server indicado pelo Google. Estou confusa pois algumas passagens que você indica, por exemplo no 5º item o ADD RECORD, não existe mais, agora me parece que colocaram algo mais simplificado.
    Será que você poderia ajudar?
    Obrigada
    lomano@hotmail.com
    ResponderExcluir
  99. Olá, Larissa!

    Fico muito feliz que o Gerenciando esteja sendo útil para você!

    Com relação à sua dúvida, você já leu o artigo http://www.gerenciandoblog.com.br/2010/07/zone-edit-servidor-gratuito-de-dns.html? Lá estão os detalhes sobre a configuração do ZoneEdit.

    Se ainda tiver dúvidas, acesse esta imagem. Ela mostra a configuração de meus "mail servers".

    Caso não dê certo, escreva para adelson@gerenciandoblog.com.br.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  100. Amigo, parabéns pelo post.
    Registrei o domínio do meu blog e já migrei no blogger para este dominio.
    Criei a conta no Google Apps, até aí tudo blz. Alterei o DNS conforme indicado mas não confirma a propriedade de jeito nenhum.

    Detalhe: Possuo servidor próprio em linux (Fedora) e está da seguinte maneira:

    @ IN MX 1 ASPMX.L.GOOGLE.COM.
    @ IN MX 5 ALT1.ASPMX.L.GOOGLE.COM.
    @ IN MX 5 ALT2.ASPMX.L.GOOGLE.COM.
    @ IN MX 10 ASPMX2.GOOGLEMAIL.COM.
    @ IN MX 10 ASPMX3.GOOGLEMAIL.COM.

    ns IN A 201.90.140.34
    ns2 IN A 201.90.140.35
    @ IN A 74.125.95.121
    googlefffffffffa0cd2dc IN CNAME google.com
    webmail IN CNAME ghs.google.com
    www IN CNAME ghs.google.com

    o www.blogdosvelhinhos.com.br funciona legal e o redirecionamento para webmail.blogdosvelhinhos.com.br também funciona, a única coisa que não rola é a confirmação de propriedade no google Apps.

    Alguma dica ???

    Abraços,
    Renato Neto.
    ResponderExcluir
  101. Consegui fazer funcionar. As configurações do DNS estão perfeitas, era só frescura da google mesmo.

    Agora está tudo funcionando blz.

    Mais uma vez, parabéns pelo artigo!!


    Renato Neto
    Blog dos Velhinhos
    www.blogdosvelhinhos.com.br
    ResponderExcluir
  102. Olá, Renato!

    No final das contas, você mesmo já conseguiu resolver o seu problema. Vejo que alguns têm problemas momentâneos para fazer o serviço funcionar corretamente - provavelmente por problemas no próprio Google Apps - mas que depois são solucionados.

    Que bom que no final tenha dado tudo certo!

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  103. Olá Adelson,

    Parabéns pela postagem!

    A tempos venho querendo descobrir como fazer um e-mail com meu domínio próprio, visto que infelizmente ainda possuo hospedagem gratuita, que não me deixa ter e-mails, e agora descobri um jeito através da sua dica.

    Você esta de parabéns, é uma referência muito boa para muitos blogueiros!

    Abraço e sucesso!
    ResponderExcluir
  104. Olá, Matheus!

    Obrigado pelos elogios! Minha maior satisfação é saber que o artigo é útil aos visitantes.

    Um abraço e seja sempre bem vindo!
    ResponderExcluir
  105. nao podia deixar de comentar...
    mt bom post.
    perfeito
    td funcionando...

    valeu
    ResponderExcluir
  106. Olá, Kanela!

    Obrigado pelo comentário! Ótimo saber que funcionou também para você.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  107. Oie... nunca comento nada onde consulto informação mas desta vez nao podia deixar de o fazer. Este post ajudou-me muito mesmo... ja estava a algumas horas a tentar e nao conseguia!!! Eu utilizei o www.domainsite.com por isso algumas coisas foram um pouquinho diferentes mas sem este post nao tinha conseguido.

    Muito obrigada mesmo pelo post.
    Sempre que precisar de mais informações do genero ja sei onde devo vir
    Um abraço muito sincero de Angola.
    ResponderExcluir
  108. Olá, Eva!

    Que honra ter um comentário vindo de tão longe! Fico surpreso e feliz ao saber que o Gerenciando Blog é lido também em Angola.

    Seja sempre bem vinda aqui!

    Um grande abraço!
    ResponderExcluir
  109. Muito boa a dica! Poderia nos ensinar também como colocar uma caixa de login para entrar no email diretamente do blog!
    Sucesso!
    ResponderExcluir
  110. Olá, Nerio!

    Até onde sei, não é possível fazer isso com o Google Apps. O login deve ser feito na página inicial do serviço.

    O que você pode fazer é configurar em seu DNS um "web forwarding" para que seu e-mail seja acessado por um endereço mais simples, como mail.seudominio.com.br.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  111. alguem sabe se é possivel personalizar as entradas pop.gmail.com e smtp.gmail.com ? Tentei criar um cname pop.dominio.com.br apontando para lá mas o live mail nao autentica. deve haver uma forma.. temos alguns clientes chatos que acham que por ser google seus emails sao ruins (aff). se alguem souber por favor mande para superduarte@gmail.com grato!!
    ResponderExcluir
  112. Olá!

    Até onde sei, não é possível realizar esse tipo de alteração. E entendo sua indignação pela visão distorcida dos clientes: o fato de ser um e-mail do Google deveria lhes dar mais confiança sobre sua estabilidade, e não o contrário.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  113. Nossa! Excelente! Consegui!
    Só gostaria de poder receber os e-mail de usuário no email de administrador. Não consegui configurar como de costume. Dá um aviso: Ocorreu um problema durante a conexão com o mail.meudominio.com.
    Será que tem solução?
    Abraço!
    ResponderExcluir
  114. Olá!
    Adorei as dicas. Cheguei até seu blog procurando as configurações necessárias para asssociar um domínio do Registro.br ao meu blog no blogger, mas de quebra encontrei diversas dicas super interessantes, legal mesmo!

    Abraço!
    ResponderExcluir
  115. @Meri: Que bom que tenha dado certo! Só não entendi a sua dúvida: você está tentando receber os e-mails de um usuário utilizando a conta de um administrador? É isso mesmo?

    @Danilo: Fico feliz em saber que tenha encontrado aqui mais do que você estava procurando originalmente! Espero que outros artigos também sejam úteis para você.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!
    ResponderExcluir
  116. Olá Adelson, entrei no site registro.br e só pra confirmar com vc, pra comprar o dominio é 30,00 por ano né? e eu comprando eu posso fazer um email personalizado?
    ResponderExcluir
  117. Olá, Maithê!

    É isso mesmo: por um registro .br, você paga R$30/ano e tem direito a utilizar o Google Apps nele, criando até 50 contas diferentes de e-mail.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  118. Adelson,

    eu como em assuntos tecnológicos já posso me incluir na velha guarda devo dizer que na internet o que mais se vê é coisa inútil e sem valor algum, o que torna qualquer busca no google praticamente um aborrecimento.

    Não é o caso do seu blog aqui. Para nós que somos blogueiros e que como tal queremos sempre melhorar nosso espaço, é muito bom encontrar um lugar no qual se tenha informações concretas e úteis para nossos blogs.

    O artigo é didático, funcional, relevante e muito bem escrito. Aliás, parabéns pelo blog e devo confessar que já devorei mais alguns artigos daqui e continuo devorando, rs! É um monte de coisas que nunca pensei em fazer no meu humilde blog.

    Parabéns mais uma vez e sucesso! Iniciativas assim dão sentido ao que tanto pronunciávamos nos anos 90: a revolução que a internet poderia causar em nossas vidas.

    Abraços!
    ResponderExcluir
  119. Olá Adelson,

    criei minha conta mas não fiz a verificação do domínio na hora, agora não consigo acessar para fazer a verificação e terminar de configurar para usar o e-mail. Tem alguma ideia de como posso resolver isso?

    Aproveitando a ocasião; estou tendo problemas para acessar a sua página, muitas vezes da erro e diz que a operação precisa ser anulada e fecha a página, outras vezes abre normalmente (só acontece com a sua)

    Mais uma vez parabéns pelo trabalho!
    Grata
    Taís
    ResponderExcluir
  120. @Junior: Muito obrigado por todos os elogios! Fico feliz em saber que o Gerenciando Blog está cumprindo sua função de auxiliar quem tem um blog. Também sou da "velha guarda da internet" e entendo perfeitamente seu ponto de vista. E eu gostaria de conhecer seu trabalho! Por favor, deixe seu link em um comentário futuro ou escreva-me para adelson@gerenciandoblog.com.br

    @Taís: Para completar o processo, você precisa acessar novamente o Google Apps, utilizando o usuário e senha que você cadastrou no início do processo. O link para verificar a propriedade do domínio continuará aparecendo no cabeçalho da página. Você pode também ir direto para o link da verificação de sua conta: https://www.google.com/a/cpanel/misticapresentes.com/VerifyOwnership.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!
    ResponderExcluir
  121. Adelson,

    mais uma vez obrigada, consegui configurar.

    Taís
    ResponderExcluir
  122. Parabens Adelson pelo post, muito importante sua dica. Não tive problemas em encontrar no google seu artigo.
    ResponderExcluir
  123. @Mística Presentes: Disponha! Sempre que eu puder ajudar, estarei à disposição.

    @Oficina Digital: Obrigado! Trata-se de um recurso bastante útil, mas pouco utilizado. Espero que seja útil para você!

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!
    ResponderExcluir
  124. Caro Adelson, estou com uma duvida, tenho dominio no registro.br, e uma conta no blogger, para cadastrar os emails, na hora de colocar os MX, eu tenho que pegar de qual servidor? ou pego apenas o "Qualquer empresa de hospedagem" ? até logo e parabens pelo blog!
    ResponderExcluir
  125. Olá!

    Você pode escolher a opção "Qualquer". Se você preferir, no artigo Como Migrar seu Antigo DNS para o Registro.br eu mostro quais foram as configurações que utilizei em meus domínios para que o Google Apps funcionasse corretamente.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  126. Ótima abordagem, todos os detalhes foram mostrados aqui, indico a todos.
    ResponderExcluir
  127. Olá!

    Que bom que tenha gostado do artigo!

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  128. Olá, Adelson!
    Parabéns pelo seu blog, o seu detalhismo realmente faz a diferença.
    Olhe, estou com uma grande dúvida e gostaria da sua ajuda: registrei meu domínio no Maxlevelhost e abri uma hospedagem grátis no www.agilityhoster.com. O agility hoster possui a opção de configurar o dns para apontar direto para ele, o que eu já fiz, e portanto o meu site já aponta pra esse host.
    Agora eu gostaria de criar um e-mail com o meu nome de domínio, e vi as suas dicas com o Zone Edit. Só que, pelo que entendi, para configurar o zone Edit eu precisaria mudar o meu DNS de ns1.agilityhoster.com e ns2.agilityhoster.com para o DNS do Zone Edit, não é? Quando eu fizer essa configuração eu não vou perder o direcionamento do meu site pro agility hoster? Em outras palavras, o meu site continuará no ar depois dessa mudança?
    Como eu faço para ter o site no agility hoster E o email pelo Google apps? Estou muito confusa quanto a isso...
    Muito obrigada!!
    ResponderExcluir
  129. Olà Adelson,
    e pra quem já utiliza o google apps como eu,onde acho o administrador para fazer outra conta?
    ResponderExcluir
  130. @Carol: Uma saída que parece possível para o seu caso é utilizar o Zone Edit como servidor de DNS, apontando o registro CNAME para o AgilityHoster. Com isso, você conseguiria manter seu site hospedado lá e configurar no Zone Edit os registros necessários ao Google Apps. Mas, como não conheço o AgilityHoster, o mais recomendável é que você entre em contato com eles, questionando sobre essa possibilidade de configuração.

    @Jaqueline: Para criar mais usuários, você precisa se logar no Google Apps com a conta de administrador que você criou quando se cadastrou na ferramenta. Você deve selecionar a opção "Gerenciar este domínio" na entrada (ou na parte superior direita da tela). Depois, é só entrar em "Organização e Usuários" e criar o novo usuário desejado.

    Abraço a vocês!
    ResponderExcluir
  131. faltou mta informação.. mesmo seguindo minuciosamente o tutorial, não consegui obter sucesso
    ResponderExcluir
  132. Olá!

    Que estranho! Diversas pessoas já seguiram o artigo e conseguiram criar suas contas no Google Apps.

    Onde exatamente você está com problemas? Terei o maior prazer em ajudá-lo.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  133. Oi, tudo bem???
    Estava procurando orientações sobre como usa o google apps e o seu blog é o melhor!
    Consegui configurar o serviço, criei as contas de usuário, mas não consigo receber email em nenhuma das contas. Recebo a seguinte mensagem de erro:
    DNS Error: DNS server returned answer with no data
    Como posso corrigir esse problema no DNS?
    Obrigada!!!
    ResponderExcluir
  134. Pois é,não me lembro qual é.Como faço?
    ResponderExcluir
  135. @Queila: Obrigado pelos elogios! Com relação ao erro, pesquisei-o no Google e ele está relacionado com problemas na configuração dos registros MX em seu DNS. Você confirmou se eles estão corretos?

    @Jaqueline: Quando você acessa o Google Apps com seu usuário, aparece a opção "Gerenciar este domínio" na parte superior direita da tela? Se aparecer, significa que seu usuário é um Administrador e pode criar outros usuários. Assim, basta clicar nessa opção. Caso a opção não apareça, você precisará clicar na opção "Não consegue acessar a sua conta?", que aparece abaixo da tela de login de seu domínio e seguir as instruções.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  136. Boa Tarde,

    Só para finalizar minha dúvida, abro uma conta de DNs gratuito, eu compro 1 domínio ex: luis@luis.com.br, utilizo o Dns gratuito para fazer o registro do meu dominio no caso no registro.br, apenas todos os tramites abro uma conta no google apps e posso começar a utilizar meus e-mails ou além disso tudo preciso alugar uma hospedagem para que meus e-mails fiquem hospedados lá ou o proprio google apps fornece isso.
    ResponderExcluir
  137. Olá, Luis!

    O único gasto que você terá é mesmo a anuidade do seu domínio (em torno de R$15 a 30/ano). Fora isso, você não precisará gastar mais nada para ter o seu e-mail com o Google Apps - nem a hospedagem.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  138. estou com dificudades em configurar o meu alguem poderia me ajudar me add highlanderzinn@gmail.com
    ResponderExcluir
  139. Olá!

    Qual é exatamente a sua dúvida?
    ResponderExcluir
  140. Adelson, meu domínio é registrado no Uol Host e eu não consegui fazer pelo tutorial do próprio site que você indicou. Você poderia fazer um tutorial explicando mais claramente como se faz todo o processo?
    ResponderExcluir
  141. Olá, Márlon!

    Futuramente, avaliarei a possibilidade de escrever um artigo específico sobre o UOL Host. Mas, pelo que vi no tutorial indicado, todas as instruções parecem estar explicadas corretamente lá.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  142. Adelson, esqueci de citar que o o menu do Painel de Controle não está aparecendo. Vi um membro de uma das comunidades do site no orkut falando que numa parte da madrugada este serviço ficava indisponível. O meu deve ficar 24 horas fora do ar. O Uol Host tem uma fama péssima na net. Vou tentar resolver com a equipe do site, apesar de achar difícil que resolvam o problema.
    ResponderExcluir
  143. Oiiii
    Eu preciso muito de uma ajuda!
    Eu criei a conta no google apps, para ter uma e-mail com o nome da minha empresa, mas eu nao tenho site da empresa, apenas um blog.
    Na parte de ativar o dominio, nao entendi nada de como fazer, me perco totalmente na parte de alterar cname ou verificar html, pode me ajudar?
    Pede pra logar no meu dominio - DNS, e eu nem sei o que é isso, me ajudem por favor!!!!
    ResponderExcluir
  144. Olá, Meyce!

    Para ter uma conta no Google Apps, você precisa antes registrar um domínio próprio para a sua empresa, para ter o endereço parecido com www.minhaempresa.com.br. Além disso, você precisa ter também um servidor de DNS (que normalmente é incluído em seu domínio). É nele que você fará a configuração do CNAME para confirmar a propriedade.

    Caso você não tenha ainda o domínio ou o servidor de DNS, sugiro ler o artigo Domínio .com.br para seu Blog Ficou Mais Simples.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  145. Olá,
    Já tenho um dominio cadastrado, mas quando sigo suas instruções logo nos primeiros passos recebo uma mensagem que "Este domínio já foi registrado no Google Apps. Entre em contato com o administrador do seu domínio para obter instruções sobre como usar o Google Apps com este domínio" onde acho o administrador do domínio? Grata, Renata
    ResponderExcluir
  146. Olá, Renata!

    Essa mensagem é exibida quando já foi realizado o cadastro do domínio no Google Apps. Como o seu é um domínio pessoal, é provável que outra pessoa já tenha feito esse cadastro antes. Há duas opções:

    1. Se você acha que o registro anterior foi feito idoneamente, pode seguir as instruções para redefinir a senha de administrador (http://www.google.com/support/a/bin/answer.py?answer=33561).

    2. Caso você acredite que alguém fez isso de má fé, pode pedir que o Google reveja esse domínio (http://www.google.com/support/a/bin/request.py?contact_type=contested).

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  147. Olá Adelson.

    É com muito prazer que faço mais este comentário! (risos).

    Entre meu trabalho, estudo dos seus artigos e configurações com uma internet lenta, (3G da vivo deveria se chamar 3S = "shit! shit! shit!"), somei dois dias sem dormir! rsrsrs

    Adquiri meu domínio seguindo os passos do seu artigo "Domínio .com.br para seu blog ficou mais fácil", e acabei de configurar o e-mail personalizado do meu domínio, (samej@samejspenser.com.br). Deu um pouco de trabalho, mas nada que a perseverança não resolva! rsrsrs (E resolveu!)

    Muito obrigado pelas dicas, pelos artigos e pela atenção que dispensa aos seus leitores.

    Grande abraço.

    Samej Spenser.
    ResponderExcluir
  148. Olá, Samej!

    Também tenho muito prazer em receber comentários como este: é ótimo saber que vocês estão conseguindo colocar as dicas em prática!

    Parabéns pelo novo domínio e pelo novo e-mail! Que isso seja um marco na história do seu blog.

    Um abraço e seja sempre bem vindo!
    ResponderExcluir
  149. Parabens gostei muito ate salvei nos favoritos
    ResponderExcluir
  150. Olá, Marcel!

    Fico feliz que tenha gostado! Espero que o artigo lhe seja útil futuramente!

    Um abraço e seja sempre bem vindo!
    ResponderExcluir
  151. Parabéns pelo post, muito bem explicado. Pode ter certeza que irei indicar esse blog. Estou utilizando o google apps para os meus clientes.
    ResponderExcluir
  152. Olá, Douglas!

    Obrigado pelos elogios! O Google Apps é uma ferramenta incrível, mas ainda desconhecida por muitos. Agradeço também pela divulgação do artigo.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  153. Sensacional...
    Adorei o post!
    Configurei meu e-mail e deu exatamente tudo certo!
    ObrigadããoO!
    ResponderExcluir
  154. Olá, Vitalves!

    Fico feliz em saber que deu certo! Faça bom uso do seu novo e-mail.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  155. Deu tudo muito certo até a hora de confirmar domínio. Eu queria apenas criar um e-mail pessoal com domínio próprio, não possuo nenhum site ou blog. Eu tenho que criar uma conta nesse DynDNS? E onde fica essa caixa Add a Record, no DynDNS ou no GoogleApps? Fico grata se puder ajudar.
    ResponderExcluir
  156. Olá! Criei meu GoogleApps e uma conta no Zoneedit mas estou com dificuldades para criar uma zona, para conseguir ativar meu domínio. Por favor, me ajudem.
    ResponderExcluir
  157. tá dando Invalid data found no Zoneedite. como faço?
    ResponderExcluir
  158. Colega você está de parabéns!

    Realizei conforme orientação e um pouco de conhecimento, pois trabalhar com tais ferramentas e de graça faz-se necessário procurar algumas informações extras.
    Fiz o site pelo Wix e a hospedagem está no www.networksolutions.com (de graça). Fiz as configurações conforme você orientou e posteriormente conforme o Google orientou. Ja mandei um email teste para a conta e ja recebi, mas ainda não posso responder pelo novo email (com meu domínio). Acredito que amanhã já poderei utilizá-lo.

    Tenho um domínio registrado no Registro.br, mas não estou conseguindo apontar o domínio para outro site. Poderia orientar-me?

    Realmente o Google é nosso amigo, e você também.
    Obrigado.

    Alessandro
    silva.alessandro@live.com
    ResponderExcluir
  159. @Juliana: Você não precisa ter um site, mas precisa ter um domínio registrado. Para criar os registros, você pode fazer no DNS onde você registrou o seu domínio, ou fazer a inscrição em um DNS grátis, como o Zone Edit.

    @Jaqueline: Sugiro que você leia o artigo A Nova Versão do Zone Edit. Lá explico com detalhes como fazer a configuração do Google Apps no Zone Edit.

    @Anônimo: Em que momento está ocorrendo o erro no Zone Edit?

    @Alessandro: Que bom que você tenha conseguido fazer as configurações necessárias! Quanto à sua dúvida, para onde você deseja apontar o seu domínio do Registro.br? Se for para um blog no Blogger, as instruções estão no artigo Domínio .com.br para seu Blog Ficou Mais Simples.

    Abraço a todos vocês e obrigado pela visita!
    ResponderExcluir
  160. Estou com uma dúvida, pra conseguir fazer um e-mail com domínio próprio eu preciso ter um domínio registrado. Mas geralmente domínios são pagos, há alguma maneira que eu possa obter um gratuitamente?
    ResponderExcluir
  161. Olá!

    Há alguns domínios que podem ser registrados gratuitamente, mas nem todos funcionam com o Google Apps.

    Leia o artigo Domínio Grátis para seu Blog ou Site e procure pelo comentário da Michelle. Ele mostra como utilizá-lo no Google Apps.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  162. Olá, segui suas dicas e algumas telas para verificaçao de titularidade foram acrescentadas, a opçao Adicionar um registro DNS à configuração do seu domínio seria a mais facil pra mim, pois é só adicionar uma entrada TXT para que o google verifique e conclua a operaçao, adicionei a entrada conforme descrito na pagina e mesmo assim ele diz que nao consegue verificar, será que pode haver um tempo para que ocorra essa verificaçao?
    Abraços otimo post
    ResponderExcluir
  163. oi eu comprei um dominio no IG DOMINIOS, e nao consegui entender como fazer isto la, e quando segui o tutorial do google, nao funcionou. poderia me ajudar? estarei muito agradecido!
    ResponderExcluir
  164. @Marcelo: É normal que demore algum tempo, mas não mais do que 24 horas, para fazer a confirmação da propriedade. Caso não funcione, sugiro que você tente outro método de confirmação.

    @Anônimo: Infelizmente, não conheço o IG Domínios, nem tenho acesso ao sistema para verificar como é o funcionamento dele. Caso você tenha dificuldades, sugiro que entre em contato com o IG Domínios.

    Abraço a vocês!
    ResponderExcluir
  165. Adelson de deus!!!!! Nem acredito que consegui! Muito obrigada MESMO!!! Eu sou uma completa analfabeta para qualquer desses assuntos e consegui fazer tudinho com a sua preciosa ajuda! Não entendi o pq de nada do que eu fiz, mas o importante é que eu fiz! rsrsrs

    OBRIGADA! (nesse momento dou pulos de alegria em frente ao computador)
    ResponderExcluir
  166. Olá, Karol!

    Comentários como o seu me enchem de satisfação! Um de meus objetivos aqui no Gerenciando Blog é escrever o artigo de forma que possam ser seguidos por todos, especialmente por quem não tem intimidade com o assunto.

    Assim, compartilho plenamente de sua alegria! :-)

    Um abraço e seja sempre bem vinda!
    ResponderExcluir
  167. Olá, muito bom o artigo, consegui criar um e-mail para dominio adicional. Vc sabe se é possível abrir esse tipo de e-mail no Outlook ou mail do MAC?

    Gratto,
    ResponderExcluir
  168. Bom dia. Você teria o passo a passo de como habilitar o Google apps num Blog Wordpress, mas com dominio prórprio (manuttt.com) comprado no site mesmo do Wordpress?
    O gerenciamento dessa função é meio confuso. Segui as instruções de reconhecimento de propriedade do dominio, criei uma conta Google (manuttt@manuttt.com)ontem 19.04.11 e hoje 20.04.11 ainda não consigo receber nem enviar e-mails por essa conta, o status do serviço Mail aparece ainda atualizando, devido ao prazo de 48 horas.
    A pergunta é: devo aguardar mais um pouco?
    E a mundança nos registros MX, citados como necessários para o Mail funcionar, como fazer já que a plataforma do CPanel do Wordpress é fechada para esse tipo de mudança de código?
    Desde já agradeço a atenção.

    Angelo Raiol
    raiol@3patetas.com
    ajraiol@yahoo.com.br
    Brasilia-DF
    ResponderExcluir
  169. Boa tarde!

    Estou realizando testes com o google apps, gostaria de saber como eu faço para entrar no painel de controle do google Apps.

    att. Bruno Coura
    ResponderExcluir
  170. @Eduardo: É possível sim ler os e-mails do Google Apps em qualquer leitor de e-mail, como o Outlook, o Windows Live Mail e outros. O procedimento é o mesmo do GMail. Na página http://mail.google.com/support/bin/answer.py?answer=77689 há as instruções para configurá-lo no Outlook 2007.

    @Angelo: No artigo http://en.support.wordpress.com/domain-mapping/google-apps-email/ há as instruções detalhadas sobre como fazer essa configuração.

    @Bruno: Para entrar no Painel de Controle, siga as instruções:
    1. Acesse http://www.google.com/apps/intl/pt-BR/business/index.html.
    2. Clique na opção "Faça login aqui".
    3. Entre com seu domínio e escolha a opção "Gerenciar este domínio" e clique em "Ir".
    4. Entre com seu usuário e senha.

    Abraço a vocês!
    ResponderExcluir
  171. Bom dia.
    Muito Obrigado pela ajuda. Tudo configurado e funcionando perfeitamente.

    Angelo Raiol
    raiol@patetas.com
    ResponderExcluir
  172. Parabens pelo post, deu certo aqui!!!!
    ResponderExcluir
  173. Angelo e Alexandre: Que ótimo saber que vocês conseguiram fazer a configuração corretamente! Façam bom uso de seus novos e-mails.

    Um abraço e obrigado pela visita!
    ResponderExcluir
  174. wallison OliveiraMay 5, 2011 01:43 PM
    Tudo que estou precisando no momento!!!
    Ja criei o registro no uolhost tudo certinho meu blog ja esta aperecendo com o dominio proprio, mas as caixas nao conseguir fazer.
    COmo faco isso pelo uolhost?? Nao consigo inserir uma entrada TXT para verificacao do dns.

    Obrigado desde ja
    ResponderExcluir
  175. Olá, Wallison!

    Veja, por favor, a resposta que dei no dia 22/05/10 ao Wellington, que também perguntou como fazer isso no UOL Host. Pelo que ele informou, o procedimento funcionou corretamente.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  176. Excelente post, acabei de fzr e funcionou certinho!
    E eu quase compro um plano de emails!
    ResponderExcluir
  177. Olá Adelson,

    eu já havia configurado a conta de email conforme suas instruções e estava funcionando normalmente, mas desde ontem não recebo emails. Fiz alguns testes e quando envio mensagens ao meu endereço retornam como se ele não existisse porém ele envia normalmente. Já procurei na ajuda do google e havia outras pessoas com problemas semelhantes mas nenhuma solução. Faz ideia do que possa estar acontecendo?

    Grata a atenção,
    Taís
    www.misticapresentes.com
    ResponderExcluir
  178. Excelente post, eu estava procurando isto faz um tempo. Muito obrigado, me ajudou muito.
    ResponderExcluir
  179. @Lidiany: Que ótimo que tenha dado certo! É uma satisfação enorme quando conseguimos fazer algo assim sozinhos, não?

    @Taís: Como você disse que funcionava normalmente, é possível que seja um problema temporário no Google Apps. Caso ele ainda não tenha sido solucionado, envie um e-mail para adelson@gerenciandoblog.com.br me informando o seu e-mail no Google Apps para eu testar aqui.

    @Aprenda Fazer: Que ótimo que tenha encontrado aqui o que procurava!

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!
    ResponderExcluir
  180. Olá Adeilson, hoje consegui configurar o email com meu próprio domínio, tô aqui super feliz!
    Muito obrigada pelo excelente post!
    ResponderExcluir
  181. Olá Adelson.
    Estou eu aqui aprendendo muito com o seu blog. Parabéns.
    Mas tive um problema, não consigo confirmar a propriedade de domínio. A minha tela é diferente desta que está descrita aqui.
    Me perdi! E agora?
    Já fiz a alteração do DNS no registro.br como indicou no post " Como migrar antigo DNS para o Registro.br", mas o Google não encontra o domínio.
    Estou fazendo alguma coisa errada?
    Obrigda pela ajuda.
    Muriel
    ResponderExcluir
  182. boa tarde
    ja tenho varios app do google cadastrados
    mais recentemente adquiri um novo dominio
    paguei no registro.br
    e quando fui colocar os e-mail no google app.
    dizia que o dominio ja esta sendo usado

    o q faço agora ??? obrigado
    ResponderExcluir
  183. @Lidiany: Muitos compram um plano de e-mail porque não imaginam que exista uma ferramenta grátis como o Google Apps!

    @Mística: O problema continua ocorrendo? Em caso positivo, envie um e-mail para adelson@gerenciandoblog.com.br para eu verificar se consigo ajudá-la.

    @Aprenda Fazer: Fico muito feliz que o artigo tenha sido útil!

    @Muriel: Se você ainda estiver tendo problemas, envie um e-mail para adelson@gerenciandoblog.com.br com uma imagem da nova tela de confirmação do domínio e terei prazer em ajudá-la.

    @Kanela: É possível que outra pessoa tenha cadastrado o domínio no Google Apps. Pelo Google, encontrei outras pessoas com o mesmo problema, que foi resolvido pela equipe do Google após postar a questão no fórum: http://www.google.com/support/forum/p/Google+Apps?hl=en.

    Abraço a todos e obrigado pela visita!
    ResponderExcluir
  184. Ele fala aqui das taxas a serem pagas!
    Como saber se ele é gratuito?
    ResponderExcluir
  185. Olá, Nathalia!

    A versão Standard do Google Apps é realmente gratuita, mas possui algumas limitações quanto a recursos, número de usuários e espaço de armazenamento. Essa é a versão que eu uso e ensino a configurar neste tutorial.

    Um abraço!
    ResponderExcluir
  186. Adelson, obrigada pela resposta!
    Eu encontrei problemas para criar o email, na parte em que eu preciso VALIDAR o domínio. Ele me pede para selecionar o MEU REGISTADOR OU PROVEDOR DE DOMINIO e eu não sei qual é. Quando clico em ajuda, ele me ensina como ENCONTRAR esse domínio (eNom ou GoDaddy). Sigo todos os passos e ainda assim não consigo encontrar, o que não me permite confirmar a titularidade. Fico com receio de clicar em um dos dois e não dar certo e eu desorganizar todas as informações. Você poderia me ajudar novamente?
    ResponderExcluir
  187. Obrigada pela dica, muito legal. Já cadastrei.
    ResponderExcluir
  188. @Nathalia: A forma mais simples de validação do domínio costuma ser a criação de registros em seu DNS. Mas, caso ainda tenha dúvidas, escreva para adelson@gerenciandoblog.com.br e eu a ajudarei.

    @Luciana: Fico feliz que tenha funcionado!

    Abraço a vocês!
    ResponderExcluir
  189. como redirecionar emails como google apps e zoneedit, tipo enviando email para nome@dominio.com.br enviar para nome@dominio.com, tenho os 2 dominios registrados.
    ResponderExcluir
  190. Ola boa noite.
    Fiz todo procedimento e estou aguardando apenas as configurações finais sincronizarem.

    Muito bom o post, muito bom mesmo.

    Abraços e boa sorte.
    ResponderExcluir
  191. @Anônimo: No ZoneEdit há o recurso do MailForward, que parece fazer exatamente o que você precisa. Só não lhe dou certeza porque nunca o utilizei.

    @Marcos: Espero que suas configurações tenham funcionado corretamente! Trata-se de uma ótima opção para ter e-mail em seu domínio próprio sem pagar por isso.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!
    ResponderExcluir
  192. Olá Adelson
    Segui suas dicas, tenho registro grátis em co.cc, na parte de verificar a titualridade, fiz todas opções para verifciar se sou proprietario do domínio, pois então alega que há falha na verfificação,não consegui ainda validar, o que posso fazer para resolver esta questão? Aguardo o retorno.
    Agradeço desde já sua colaboração
    Abraços
    ResponderExcluir
  193. Eu não sei aonde está escrito primeiros passos.
    ResponderExcluir
  194. oi
    qual o melhor google aps ou live domain da microsoft?
    pois o Google esta diminuindo as caixas postais antes eram 2000, depois diminuiram para 50 e agora sao apenas 10 contas no APS. enquanto que no domain live sao 500 contas.
    Alguma sugestao?
    qual mais estavel?
    ResponderExcluir
  195. @Cristiane: Eu pretendo escrever um artigo específico sobre a integração do Google Apps com um domínio co.cc. Se tudo correr dentro do previsto, nos próximos dias você verá sua resposta em um novo artigo.

    @Sonneca: Quando você acessa o endereço que citei, verá o botão "Primeiros Passos" no lado direito da tela, na parte superior.

    @Vivian: Confesso que eu não conhecia o Windows Live Domain! Já está na minha lista para ser analisado e escrever sobre ele, caso seja interessante. O que posso dizer é que o Google Apps é bastante estável: já o utilizo há mais de 1 ano em meus domínios e nunca enfrentei problemas com ele.

    Abraço a vocês!
    ResponderExcluir
  196. Caro Adelson,

    Meus parabéns por este material.

    Chamo-me Mahomed e escrevo de Moçambique. Acessei este blog por acaso. Nao tinha sequer planeado ter meu próprio domain e hospedado gratuitamente no Google. E tudo deu certo seguindo estes passos. Obrigado.

    Aproveito partilhar que o host de mail server com o Windows Live é bem mais simples que no Google e sua configuracao não demora quase nada. Nao precisa de manual nem para leigo.

    CONSTATEI ainda que no host do Google tem vantagens pelo uso de recursos de administração, bem mais sofisticados que no Windows Domain. E por outro lado, o Windows Domain permite a abertura de até 500 emails por domain hospedado contra 10 contas de email que Google possui (embora aqui nós podemos criar varios "alias" como máscaras de emails).

    Portanto, quem gosta de ter todas ferramentas de admin bem explicadinho, recomendo o