Dominio: gerenciandoblog.com.br
Chave: 00e39a4dc6309327334fa422703bddd1e83c509f
Hora do cache: 1471604260
Vida do cache: 1472900260
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: 11808bbc6205bade68f0b70c302eaa74d4305945
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

monitoramento serviços

Tynt Insight: Quem Está Copiando seus Artigos?

Tynt200 Quando escrevi o artigo Plágio: o que Fazer Contra essa Praga, citei uma série de ferramentas e procedimentos para proteger o seu blog contra a cópia de seus artigos. O Tynt Insight é outra ferramenta que fornece uma certa proteção para seu conteúdo. Ele não impede a cópia do conteúdo, mas gera um link para o seu artigo original juntamente com o texto copiado. É mais uma forma interessante para proteger seu conteúdo e chamar a atenção das pessoas que lêem os textos que foram copiados de seu blog.  

Introdução

Quer ver o Tynt in ação? É simples: copie um trecho de qualquer artigo do Gerenciando Blog (este que você está lendo, por exemplo) e cole-o em um editor qualquer. Ao final do trecho copiado, você verá um link como o seguinte:

Leia mais: http://www.gerenciandoblog.com.br/2010/02/1-ano-do-gerenciando-blog.html#ixzz0fWQ07hS1

Ao clicar nesse link, você será direcionado para o artigo original no Gerenciando Blog, com o texto copiado destacado, como na figura abaixo:
Tynt5 Com isso, se alguém copiar um artigo do Gerenciando Blog e publicá-lo em outro lugar, levará consigo o link para meu artigo original. É mais uma forma de tentar inibir o plágio de artigos, uma prática que revolta todos que geram conteúdo original. Isso pode até gerar novas visitas para o seu blog, vindas do local onde seu conteúdo foi plagiado. Claro que o plagiador pode simplesmente apagar o “Leia mais” após copiar o texto. Mesmo assim, o Tynt Insight é interessante. Primeiro, porque muitas pessoas sequer se dão o trabalho de ler o que está copiando. Segundo, porque a necessidade de sempre remover o link pode irritar o plagiador e fazer com que ele desista de sua intenção. Eu já citei rapidamente o Tynt Insight no artigo Who’s Among Us – Quem está em seu blog?. Aquele serviço tem uma parceria com o Tynt e mostra uma versão básica do serviço.  

Como instalar?

A instalação do Tynt Insight é bastante simples. Basta seguir os passos abaixo: 1. Acesse http://www.tynt.com. 2. Clique na opção “Get Tynt Insight”, no canto superior direito da página. 3. Em “New user”, preencha suas informações e clique em “Get Started”:
Tynt1 4. Na próxima página, altere o idioma do Tynt para português. Se você já criou uma licença do Creative Commons para seu site, escolha a opção correspondente.
Tynt2 5. Você notará, no canto inferior direito da tela, o código do Tynt Insight que você deve colocar em seu blog. Basta editar o seu template e colar o código do Tynt no final dele, antes da tag </body>. Pronto! O Tynt Insight já está instalado em seu blog. A partir de agora, você já pode fazer um teste, copiando um trecho dele e colando-o num editor.  

Acompanhando as cópias

Na área de “Reports”, você acompanhará as cópias que foram realizadas de seu conteúdo. Lá, é possível visualizar qual foi o conteúdo copiado e onde ele foi postado. Um exemplo dessa tela:
Tynt6
Nas abas “Link Report” e “Content Report” você tem outras visões sobre o conteúdo copiado.  

Conta Pro gratuita

O Tynt Insight está oferecendo uma promoção para que você utilize a conta “Pro”, que possui recursos adicionais, sem pagar nada por isso. Por se tratar de uma promoção, é possível que o recurso seja desabilitado no futuro. Mas, vale a pena utilizá-lo enquanto isso. Para fazer isso, basta acessar a opção “Account Settings” do menu e depois entrar em “Get Pro”. Você verá uma tela como a seguinte, que explica as vantagens da conta “Pro”. Basta clicar no botão “Upgrade”, na parte inferior da tela:
Tynt3  

Desabilitando o Tynt para suas próprias visitas

Após ativar o Tynt, você perceberá que inclusive as cópias que você próprio fizer de seu conteúdo levarão o link “Leia mais”, o que pode se tornar irritante. Isso é simples de ser desativado: basta acessar “Account Settings”, “System Settings” e clicar no botão “Turn OFF Tynt Insight”, mostrado no canto inferior direito da tela abaixo:
Tynt4 Caso você utilize mais de um navegador, isso deve ser feito em cada um deles. Se você utiliza mais de um computador, o procedimento também deve ser feito em todos eles.  

Conclusão

O Tynt Insight não evita que seu conteúdo seja copiado, mas é mais uma ferramenta que pode auxiliá-lo na luta contra o plágio. Vale a pena testá-la!   E você, já conhecia o Tynt Insight? Deixe seu comentário!

Classifique este post


De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

Sobre o autor | Website

Especialista em Marketing Digital, presta Consultoria e auxilia diversos clientes. Amante por blogs, é responsável pela administração dos blogs Afiliados na web, Gerenciando Blog e Mundo Blogger.

52 Comentários

  1. Natan Lopes disse:

    Olá Adelson!!

    Realmente esta é uma ferramenta muito interessante.
    Ela não acaba com o plágio. mas já inibe a ação do plagiador. testei, e vi que realmente funcionou, com certeza essa é uma ferramenta indispensável para qualquer blog.

    Abçs!!

  2. Olá Adelson

    Há une tempos encontrei o seu blog por mero acaso e tenho vindo a acompanhar o seu trabalho é muito interessante. Relativamente ao assunto de hoje é como diz quem cria não gosta mesmo nada de ver os seus trabalhos por aí sem os devidos creditos, mas depois de ver a sua explicação não parece ser uma tarefa facil colocar lá esta ferramenta. De qualquer modo acho que vou tentar, já segui outras dicas que me deu como colocar links escondidos no texto mas esta parece ainda melhor.

    Muito obrigado pelo seus volorosos trabalhos.

    Abraço
    Antonio Gallobar

  3. concentrado disse:

    Adelson, hoje fazendo algumas pesquisa pra ver como anda meu blog nas posições do google encontrei dos blogs com artigos do meu blog, um informou o link de origem apontando para meu blog já outro copiou tudo igualzinho e não teve a mesma considerações como o primiro teve. Hoje eu senti na pele a mesma revolta de nossa amiga Juliana do Dicasblogger. já vou me cadastrar. Valeu por essa dica muito importante.

  4. Jorge Purgly disse:

    Olá Adelson, venho usando o Tynt Insight desde quando você meu deu a dica a respeito. É uma ferramenta preciosa. Coloquei vários, um para cada blog. Os meus artigos mais copiados estão em http://biometrio.blogspot.com
    Um forte abraço,
    Jorge
    meu mapa social em
    http://xeesm.com/JorgePurgly

  5. @Natan: A intenção é mesmo inibir o plágio. Como é impossível evitá-lo, acredito que seja sempre interessante dificultá-lo ao máximo.

    @Antonio: Você perceberá que utilizar o Tynt é mais simples do que parece. E fico muito feliz que esteja gostando dos artigos do Gerenciando Blog! Espero que sempre encontre dicas úteis aqui.

    @Concentrado: É mesmo revoltante quando encontramos nossos textos duplicados! É uma pena que isso ainda ocorra com tanta freqüência. Por isso, toda atitude no sentido de intimidar essa ação é válida.

    @Jorge: Que bom que já faça uso do Tynt, Jorge! Espero que ele esteja ajudando a proteger o seu conteúdo.

    Abraço a todos vocês e obrigado pela visita!

  6. Jorge Purgly disse:

    Olá Adelson, estou sempre aprendendo com você acabei de promover todas as minhas contas do Thynt para pró. Foi um detalhe que me passou despercebido durante o meu cadastramento. Acredito que ninguém chuta cachorro morto. O fato de estarmos sendo copiados significa que tem gente vendo utilidade e importância no que estamos publicando. Se a pessoa copiar vários textos, estudar o assunto a fundo, pesquisar, formar opinião, ela se torna uma compiladora. Aí então se ela escrever com suas próprias palavras um novo trabalho original sem duplicação e melhorado, esta pessoa está contribuindo de modo positivo para a melhora do conhecimento. Neste caso, sem plágio, considero a prática da cópia sem reprodução aceitável.

  7. Olá, Jorge!

    O detalhe do upgrade gratuito para a conta Pro pode mesmo passar desapercebido.

    Quanto à situação que você cita, também estou de acordo. Eu mesmo já citei diversos blogs quando me baseei neles para escrever artigos no Gerenciando Blog. Essa prática é inclusive importante como reconhecimento e divulgação do trabalho dos outros.

    Um abraço!

  8. Wandola disse:

    Muito boa ferramenta, valeu.

  9. Obrigada, fiz o teste aqui no seu site, rs, e instalei no meu.Simplesmente perfeito.

    Obrigada por compartilhar

    Tânia

  10. Olá Adelson!

    Excelente indicação. Vou seguir as tuas indicações e tentar instalar.

    Abraços
    Luísa

  11. @Wandola: Que bom que tenha gostado!

    @Tânia: O resultado é bem bacana mesmo! Que bom que já esteja funcionando no seu site.

    @Luísa: Tomara que o Tynt ajude você também!

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  12. Excelente, Vou implantar isso em meu Blog, quando tiver domínio próprio.. abração

  13. Catarino disse:

    Eu já conhecia e até instalei em um dos meus blogs, só que não conseguia entender os dados que mostrava, com a leitura deste artigo vou ver como funciona,

  14. Lucaimura disse:

    Ferramenta interessante e que será muito importante para a maioria dos blogueiros (os que escrevem material original é claro).
    Vou testar apesar de achar que ninguém quererá copiar os meus textos :).

    Um abraço.

    P.S.- Tens algum hack novo no Gerenciando?? As tuas páginas estão a levar muito tempo abrir… não te preocupes que eu espero ;).

  15. @Adriano: Espero que a ferramenta lhe traga bons resultados!

    @Catarino: Os dados mostrados realmente poderiam ser mais claros. Mas, analisando-os é possível descobrir quais são os artigos que mais sofreram cópias e também onde foram postados os plágios – desde que o copiador não remova o link, claro.

    @Luca: Você se engana se acha que ninguém o copiará! Seus textos são muito bons e sempre existirá quem deseje tomá-los "emprestados". Quanto à velocidade, estou analisando para ver o que pode ter deixado o carregamento lento (embora para mim esteja normal). Obrigado pelo alerta!

    Abraço a todos e obrigado pela visita!

  16. Olá Adelson!

    Acabei de instalar. Cometi o erro de desabilitar imediatamente para as minhas próprias cópias que necessite eventualmente de fazer. Deste modo não deu para testar. Mas espero que esteja a funcionar! 🙂

    Ainda não tenho qualquer relatório, porque como disse instalei há uns minutinhos. Mas se tiver alguma dificuldade na análise, venho até aqui pedir ajuda! Obrigada.

    Abraços
    Luísa

  17. Olá, Luísa!

    Funcionou corretamente sim! Tentei copiar um trecho seu e olha a mensagem que apareceu:

    Ler mais: http://arte-e-manhas-arte.blogspot.com/#ixzz0fkvW0A69
    Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

    Agora, é só acompanhar!

    Um abraço!

  18. Iúri disse:

    Olá Adelson,

    Acabei de instalar e testar, e funcionou perfeitamente! Só que fiz um pouco diferente: ao invés de editar o código HTML para inserir antes do "/body", eu coloquei uma caixa de texto HTML do blogger e aí inseri o código. Funcionou que é uma beleza…

    Outro dia estava com um problema no LinkWithin, aí tentei copiar sua dica para que ele não seja exibido na página principal, e vi que apareceu o link de "leia mais", você já tinha inserido o Tynt no blog. Também está funcionando direitinho no seu blog.

    Ótima dica!
    Abraços.

  19. Olá, Iúri!

    Interessante a sua idéia de fazer a instalação sem alterar o template. Bom saber que o Tynt aceita essa configuração.

    Venho mesmo testando o Tynt há algum tempo aqui no Gerenciando. Ele tem esse lado negativo de incomodar quem quer copiar um trecho de código, mas neste caso é simples apagar o link.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  20. Ana disse:

    Adelson Smania,
    Agradecida pela sua informação.
    Coloquei, creio, na perfeição o "Tynt Insight".

    O seu "Gerenciando blog" é de facto o único blog que percorri até ao momento e, do qual consigo aplicar na perfeição os seus ensinamentos.

    O facto de ter iniciado o meu blogger recentemente aliada à minha inexperiência fez com que o visita-se mais uma vez.

    Ana

  21. Olá, Ana!

    Fiz um teste em seu blog e o Tynt está funcionando corretamente nele.

    Que bom que você consiga seguir as explicações! Procuro sempre escrever os artigos de forma que todos consigam aplicar as dicas em seus blogs.

    Seja sempre bem vinda aqui!

    Um abraço!

  22. Jorge Alberto disse:

    Perfeita a sua explicação. Encontrei o Tynt Insight por acaso e resolvi buscar maiores informações em português, o que consegui em seu blog. Gostaria, porém, apenas de informar que há um plugin para WordPress que facilita bastante a instalação.

    Abraços e obrigado.

  23. Olá, Jorge!

    Que bom tenha gostado do artigo! O Tynt é mesmo uma ferramenta interessante para dificultar e monitorar o plágio.

    E obrigado pela dica sobre o WordPress!

    Um abraço e obrigado pela visita!

  24. Sérgio disse:

    Você afirma que "Na área de “Reports”, você acompanhará as cópias que foram realizadas de seu conteúdo. Lá, é possível visualizar qual foi o conteúdo copiado e onde ele foi postado."

    Instalei o tynt e ele indicou que uma cópia foi feita, mas não indicou onde ela foi postada. Onde vejo isso? Na foto exemplificativa de seu post também não observei a indicação em onde o texto copiado foi colado.

  25. Sérgio disse:

    Ah! o get pro já não está mais disponível.

  26. Olá, Sérgio!

    Os sites onde foi postado o conteúdo copiado ficam em "Reports" / "Link Report" / "Where is your content going". Lá ele mostra qual artigo foi copiado e onde foi publicado.

    É possível que isso só esteja disponível na versão "Pro" da ferramenta, cuja inscrição estava liberada gratuitamente por tempo limitado.

    Um abraço!

  27. Pena Digital disse:

    É, então esse programinha só servirá para nos deixar indignados, já que não podemos chegar ao copiador. Não há no site nem mais a opção para "pro". Se você souber de algum outro site que faça o mesmo serviço do tynt, favor informar.

    Obrigado.

  28. Olá, Pena Digital!

    Fiz um novo cadastro para outro blog meu hoje, para testar. Mesmo sem a opção do "Pro", a opção de mostrar quais sites copiaram o conteúdo está ativa em "Reports" / "Link Report" / "Where is your content going". Você chegou a verificar essa opção?

    Um abraço!

  29. Pena Digital disse:

    Adelson, no campo referido por você está escrito "Email clients, browser bar, other docs", e mais nada além disso, nem qualquer link para ser acessado. Existem somente os números correspondentes a links followed e generated views.

    Abraço

  30. Luis Alberto disse:

    Você desativou este serviço do seu Blog pois fiz um teste para copiar um trecho do Gerenciando Blog como sugeriu mas copiou normalmente e não gerou link de créditos no fim do texto.

  31. Olá, Luís!

    Realmente, eu desativei temporariamente o Tynt aqui no Gerenciando Blog porque ele estava gerando o código do link inclusive para quem tentava copiar o código de meu banner para divulgação. Assim que eu resolver esse problema, devo reativá-lo.

    Um abraço!

  32. oieee, adorei a postagem to pensando em colocar, só nao sei se acerto colocar sozinha…

    mas vc explica bem direitinho….

    li hj num blog a moça falando desse tnt

    Grasiela

  33. Olá, Grasiela!

    Tenho certeza de que você conseguirá sim! Se estiver com receio de fazer, crie um blog de testes e faça nele antes. E não se esqueça também de fazer um backup de seu template, para poder voltá-lo em caso de problemas.

    E, precisando de ajuda, é só me dizer.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  34. Rodrigo disse:

    Muito bom, post, isto ajuda muito. Valeu.

  35. Andréia disse:

    Nossaaaaaaaaa!!
    Estou encantada com essa ferramenta.
    Simplesmente incrível, amei a dica.

  36. Olá, Andréia!

    Que bom que tenha gostado! O Tynt é realmente bastante útil para dificultar o plágio.

    Um abraço!

  37. Olá me cadastrei nele e não sei como faço pra usa-lo muit dificil me ajude por favor.

  38. Olá, Marcos!

    O tutorial neste artigo explica passo a passo o que deve ser feito. Qual é exatamente a sua dúvida?

    Um abraço!

  39. Muito interessante seu blog..obrigada pelas informações!
    Abraço!

  40. Olá, Michelle!

    Fico feliz que tenha gostado!

    E, apesar de sua correção, o Gerenciando é mesmo um blog! 🙂 Apesar do domínio próprio, ele ainda mantem as características de um blog (postagens regulares, espaço para interação, identificação do autor etc.). E não se preocupe: essa confusão é mesmo comum.

    Um abraço e seja sempre bem vinda!

  41. llManuh disse:

    Conheci o Tynt depois de instalar o “Who’s Among Us. As informações do que estava sendo copiado apareciam no blog e eu achava bem interessante. De repente, sumiu, daí fui lá e instalei o Tynt, mas as informações do que está sendo copiado só são acessíveis pelo email. Daí dá muito trabalho..rss Como faço para que voltem para o blog?
    Beijos

  42. lenibeatriz disse:

    Olá,

    fiz o teste no teu blog, copiei e colei e não veio o Leia mais:

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Leni!

      Faz algum tempo que desativei o Tynt aqui no Gerenciando Blog. Fiz isso porque publico aqui diversos códigos cujo objetivo é justamente serem copiados. Nestes casos, o Tynt estava atrapalhando.

      Por isso, achei que era melhor desativá-lo.

      Um abraço!

  43. Lemon Makeup disse:

    Olá Adelson, sempre estou aqui no sue blog procurando dicas para personalizar o meu, obrigada!
    Queria saber se você pode me ajudar numa coisa…
    Eu instalei tempos atrás o Tynt no meu blog, porém eu esqueci a senha de login e o email cadastrado no site eu não tenho mais acesso, pois foi bloqueado. Gostaria de excluir isto mas eu não sei localizar o código de instalação no html do template. Você sabe como faço para remover isto do meu blog? No final do endereço do meu blog sempre fica um código parecido com este /?zx=726b147d117d7bc2 Quero remove-lo e não sei como!
    Me ajuda?

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Você pode desinstalar o Tynt mesmo sem ter acesso ao site. Você precisa apenas editar o seu blog, localizar nele o código do Tynt e removê-lo. Normalmente, basta fazer uma busca por tynt em seu código e você o encontrará.

      Caso não consiga fazer isso sozinha e deseje nos contratar para isso, basta acessar a opção Serviços do menu principal.

      Um abraço!

  44. Como troca a palavra 'Read More' por 'leia Mais' ????

  45. Olá, Adelson Smania

    Bom, não consegui encontrar o trecho que pode mudar. Acha que não tem.
    Bom eu fiz os procedimentos e adicionei o conteúdo a um Gadget na página Layout. mas nele não existe "Read More" .

    Desde já Obrigado pela Dica!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, José!

      Que estranho! No teste que fiz aqui, esse trecho aparece no código e permite justamente que a mensagem seja alterada.

      Uma pena que não tenha funcionado para você.

      Um abraço!

  46. Bunnye disse:

    Estou com um probleminha. Entrei no tynt pra me registrar mas agora ele me 'obriga' a me registrar com o Tynt RevCTRL, que é aquele que coloca ads no meu blog. Tem algum post atualizado sobre o tynt ou outro meio de monitoramento de cópias do meu blog?
    Obrigada!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!