192207784316955
Loading...

Como Fazer Backup de seu Blog

Backup200 Você faz cópias de segurança de seu blog, incluindo seu template, artigos e figuras? Caso não faça, saiba que você corre o risco de perder todos os artigos que custou a você tanto tempo e trabalho. A melhor forma para se proteger disso é realizar cópias de segurança (ou backups) de seu blog regularmente. Trata-se de uma tarefa bastante simples, mas ignorada por muitos donos de blogs.

 

Por que é importante ter backup de meu blog?

Você, melhor do que ninguém, sabe bem o trabalho que você tem para escrever os artigos de seu blog. Você consegue o transtorno que seria perder todo esse conteúdo? Mesmo assim, muitos nunca fizeram o backup de seus artigos, templates ou imagens.

Claro que perder todo o seu conteúdo não é uma coisa normal de acontecer. Mas, há algumas possibilidades para isso acontecer:

1. Alguém pode invadir sua conta e deletar todo o seu conteúdo.

2. Pode ocorrer algum problema no local onde está hospedado seu blog (seja ele pago ou gratuito) que elimine todo o seu conteúdo.

3. Você mesmo pode acidentalmente apagar seu conteúdo.

4. Durante uma mudança no template, você pode realizar alguma mudança que não consiga reverter.

É possível pensar em diversas outras razões que justifiquem a realização do backup. Por todos esses motivos, a realização de cópias de segurança deve ser um procedimento de rotina para você. São procedimentos simples e rápidos.

As dicas que citarei aqui são específicas para quem tem um blog no Blogger. Se você tem um blog no Wordpress, recomendo a leitura dos artigos abaixo, ambos do Info Macross:

 

Backup do Template

Como já citei no artigo Trocando o template do blog – Parte 1, o template do seu blog define sua identidade visual, incluindo cores, fontes, largura de colunas etc. Em diversos artigos aqui do Gerenciando Blog, já mostrei instruções que envolviam alterações no template. Antes de realizar qualquer alteração – por menor que seja – é essencial que você faça um backup do template que está atualmente em seu blog. Isso é necessário para que você possa voltar atrás caso algo dê errado.

Vou além: minha orientação é que você guarde o backup de cada alteração que fizer em seu blog. Em meu caso, tenho uma pasta onde guardo todos os backups que realizei, indicando no nome do arquivo a data da alteração e o que foi alterado, para saber o que fiz naquela ocasião. por exemplo:

  • Gerenciando_2009_08_30_Original.xml
  • Gerenciando_2009_12_29_TyntInsight.xml
  • Gerenciando_2010_01_10_AddThis.xml

Com isso, você consegue acompanhar a evolução das alterações em seu template, podendo comparar os templates e desfazê-las quando se for necessário.

As instruções para o backup:

1. Acesse www.blogger.com e entre com seus dados.

2. Entre na área de “Design” (se estiver utilizando o Blogger in Draft) ou “Layout” (se estiver na versão oficial).
Backup1

3. Acesse a aba “Editar HTML”.
Backup2

4. Aqui, há duas opções para você fazer o backup.

a) Clique na opção “Baixar modelo completo” e salve o arquivo. Eu não gosto desta opção porque ela elimina as quebras de linhas do modelo, deixando-o desorganizado.
Backup3

b.1) Em “Editar modelo”, marque a opção “Expandir modelos de widgets”.
Backup4

b.2) Selecione todo o texto da caixa onde está seu código HTML. Uma maneira fácil de fazer isso é clicar em qualquer local do texto e pressionar as teclas CTRL+A.
Backup5

b.3) Copie o texto (CTRL+C) e cole (CTRL+V) em um arquivo do Bloco de Notas (Notepad). Salve esse arquivo com o nome desejado.

 

Pronto! Simples assim. Com isso, você terá a cópia do seu template e poderá voltá-la quando necessário.

 

Para utilizar o backup feito, o procedimento é bem similar:

1. Execute os passos 1 a 3 citados acima.

2. Novamente, há duas opções.

a) Clique no botão “Escolher arquivo” e, em seguida, no “Fazer upload”.
Backup6

b.1) Em “Editar modelo”, marque a opção “Expandir modelos de widgets”.

b.2) Copie o código que você salvou no Bloco de Notas e cole na área onde está o código que quer substituir.

b.3) Clique no botão “Visualizar”, para garantir que tudo está correto.
Backup7

b.4) Se estiver, clique no botão “Salvar modelo”.

 

Backup dos Artigos e Comentários

Ainda mais importante que o template é o backup dos artigos que você escreve. E este é justamente o procedimento mais ignorado pelos donos de blog. Recomendo que você faça o backup de seus artigos a cada artigo publicado – ou, no máximo, a cada semana.

O processo é bastante simples e faz também a cópia dos comentários escritos em seus artigos.

1. Acesse www.blogger.com e entre com seus dados.

2. Entre na área “Configurações”.
Backup8

3. Na aba “Básico”, em “Ferramentas do blog”, clique em “Exportar blog”.
Backup9

4. Na próxima tela, clique em “Fazer download do blog” e escolha um local para salvar o arquivo.
Backup10

 

Se você precisar voltar o backup de seus artigos em um novo blog, o procedimento é feito na mesma área.

1. Execute os passos 1 e 2 citados acima.

2. Na aba “Básico”, em “Ferramentas do blog”, clique em “Importar blog”.
Backup11

3. Na próxima tela, escolha o arquivo para importar e preencha os caracteres de confirmação. Se você quiser que todos os artigos importados já sejam publicados, deixe marcada a caixa “Publique automaticamente todas as postagens importadas”. Deixe-a desmarcada se quiser selecionar quais artigos serão publicados. Clique no botão “Importar blog”.
Backup12

4. Caso não tenha deixado marcada a caixa para publicação automática, seus artigos importados serão exibidos com o status “Importado”, conforme mostrado na tela abaixo. Para que eles sejam publicados, é necessário marcar a caixa de cada artigo e clicar no botão “Publicação selecionada”.
Backup13

 

Backup de Figuras

Ao realizar o procedimento de backup dos seus artigos, serão trazidos os links para as suas figuras. Se elas continuarem existindo em seu local original (seja no álbum do Picasa ou qualquer outro site em que estejam hospedadas), elas serão mostradas corretamente ao voltar o backup. Mas, imaginando a pior situação possível, é interessante que você faça também o backup de suas imagens.

Infelizmente, não conheço um método automático para fazer isso. O que faço é salvar em disco todas as figuras que utilizo em meus artigos, criando uma pasta de figura para cada artigo. Se for necessário, é possível utilizar novamente as figuras que você havia colocado em seu artigo original.

 

Windows Live Writer

Se você utiliza o Windows Live Writer para escrever os artigos de seu blog, você já possui o backup dos artigos que você enviou para o seu blog – a menos que tenha trocado de máquina ou formatado seu computador. A ferramenta guarda todos os posts publicados numa pasta chamada “My Weblog Posts\Recent Posts”, dentro de sua pasta de documentos. Lá você consegue recuperar individualmente cada artigo escrito.

Para abrir os artigos, há duas formas:

1. Localizar o artigo na pasta e clicar duas vezes sobre ele.

2. Ou, dentro do Windows Live Writer, escolher a opção “Abrir” e procurar seu artigo em “Postado Recentemente”.
Backup14

 

Conclusão

Por mais chato que pareça, o processo de backup é essencial para evitar que você perca horas preciosas de seu trabalho – ou mesmo o seu blog todo. Com um pouco de disciplina, você conseguirá incorporar essas atividades ao seu dia a dia. É um trabalho que vale a pena – especialmente se algum dia você tiver problemas com seu blog.

 

E você, já fez o backup de seus artigos esta semana?

segurança 4396381995666455061

Postar um comentário

  1. Muito útil seu artigo, ainda bem que eu sempre faço backups dos meus blogs, perder tudo seria TERRIVEL. =)

    MarceLL
    | www.universopar.com

    ResponderExcluir
  2. Chegou na hora certa. Muito útil

    ResponderExcluir
  3. Olá Adelson

    Esse fim de semana estive pensando justamente nisso, sempre deixava de lado o backup, agora parei pra fazer o backup dos arquivos do PC, salvei em DVD e no Pen Drive, mas pretendo comprar o HD externo pra facilitar minha vida.

    O mesmo fiz com o template e as postagens no blog,segui este procedimento de exportar blog que você orientou, o ideal é salvá-lo sempre após qualquer modificação no template e nos posts mesmo.

    Vi uma dica muito bacana de backup automático de postagens, ou seja, você pode programar o blog para salvar as postagens feitas automaticamente na medida que você publica os posts, é uma opção a mais de backup, que vale a pena fazermos também, já testei e realmente funciona. Veja aqui neste link mais explicações sobre como proceder(http://www.codigosblog.com.br/2009/04/backup-automatico-das-postagens.html) você pode seguir o exemplo dado nesta postagem do códigos Blog e mostrar através de print screen as telas com o passo-a-passo assim como você fez neste post.

    É isso aí

    Um Abraço

    ResponderExcluir
  4. @Rodrigo: Que bom que tenha gostado do artigo!

    @Tugazone: Realmente, o procedimento de backup deve mesmo ser encarado como obrigação. É algo simples que pode evitar grandes problemas futuros.

    @Marcell: Bom para você que você já tenha seus procedimentos de backup. Com certeza, é um tempo bem utilizado.

    @CRPaiva: Que bom que tenha gostado!

    @Ana: Bastante interessante a idéia do backup automático citada no artigo. A diferença é que lá os artigos são enviados individualmente para seu e-mail. Obrigado por compartilhar a dica!

    Abraço a todos vocês e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  5. Oi Adelson, existe a possibilidade de se fazer o back up em algum lugar da internet grátis de modo que fique à salvo de problemas no blog ou no micro?
    Um forte abraço,
    Jorge

    ResponderExcluir
  6. Olá Adelson! e quando a gente faz esse backup a a gente não precisa do codigo do layout do blog?

    ResponderExcluir
  7. @Jorge: Sua pergunta é bastante interessante. Como os arquivos de backup não ocupam muito espaço (tudo o que escrevemos cabe em poucos Mb, e compactados ficam ainda menores) há diversas opções para isso. Você pode colocar esse arquivo em qualquer serviço de hospedagem, como o Webs.com. Cito outros serviços em http://www.gerenciandoblog.com.br/2009/08/onde-hospedar-arquivos-para-seu-blog.html.

    @Wandola: Que bom que tenha gostado!

    @Jaqueline: Quando você faz o backup do seu template, não precisa de nada mais. No arquivo que você baixar já estará todo o código HTML de seu blog. Você pode inclusive fazer o backup e voltá-lo em outro blog - como um blog de testes, por exemplo, para testar alterações em seu template.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  8. Adelson:
    Ótimas dicas. Não tinha percebido que o Windows Live Writer armazenava todos os post no computador (tinha visto esta pasta mas não as associei como cópias e por isso tenho um arquivo no Word com os post publicados - sem comentários,por favor...).
    Para me redimir, fica a lembrança de que, neste caso de usar as cópias guardadas pelo Windows Live Writer como backup dos posts, é preciso fazer backup desta pasta em outro local junto com o backup normal que deve ser feito frequentemente com as pastas e arquivos do computador.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Adelson, esta postagem, que já recebi por e-mail, é para guardar até o último dia de nossas vidas. rsrsrs... Abraços!

    ResponderExcluir
  10. @Montardo: Muita gente não percebe que todos os posts publicados pelo WLW ficam salvos no computador! Então, não há do que se envergonhar. E sua dica é mesmo importante: para ter maior segurança, o ideal é que os arquivos de backup sejam armazenados em outro local, fora de seu computador.

    @Maria Lúcia: Que bom que tenha achado importante assim o artigo! Muitos ainda não entendem a importância do backup.

    Um abraço a vocês e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  11. Olá Adelson,

    Mais uma ótima dica!
    Eu já conhecia esse recurso, mas há um tempão não fazia backup do blog todo - somente do template para alguma alteração. Ainda bem que você "me lembrou", hehehe. Pronto! Backup feito, e blog seguro.

    O grande problema é que geralmente só lembramos do backup quando precisamos dele, e geralmente não o temos.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Iúri!

    É natural esquecer de realizar o backup. O que faço é estabelecer uma rotina para evitar isso. Por exemplo: toda segunda-feira, quando vou divulgar meu artigo semanal, já faço também o backup.

    Um abraço e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  13. Adelson.
    vim aqui para fazer uma pergunta que imaginei não ter nada a ver com a sua ultima postagem , mas lendo-a talvez tenha, mas como sou um pouco atrapalhada vou perguntar.
    minhas ultimas publicações tem sido feitas pelo windows Live Writer, por eu achar mais facil de fazer e ter a opção de colocar a marca d'agua nas fotos e escolher o tamanho delas, muito mais facil que no editor do bloger.
    minha pergunta é porque não aparece a foto de minhas postagens feitas pelo writer, nas barrras laterais dos amigos que tem o meu link...só aparece o titulo da postagem e o nome do meu blog, não a imagem, e se eu faço a postagem pelo bloger aparece a foto...
    tenho a impressão que se a foto da postagem aparece nos links, chama mais atençao de quem vê do que somente o titulo, no caso do meu blog que é plantas e as imagens são muito importantes.

    se por acaso puders me responder, desde já muito obrigada.

    beijo

    ResponderExcluir
  14. Olá, Rosan!

    Eu nunca havia percebido isso. Analisando a lista dos blogs que você tem em seu próprio blog, consegui ver isso acontecendo.

    Uma possibilidade é a forma como o WLW está colocando a URL para as suas fotos. Por exemplo, no seu último artigo, a foto está no endereço http://lh3.ggpht.com/_hV61VnqNxSQ/TBUEroGT7hI/AAAAAAAADUE/KIBiRocUmbc/segunda%20a%20009%20(640x480)_thumb[15].jpg?imgmax=800. Algo que você pode tentar é alterar esse endereço para http://lh3.ggpht.com/_hV61VnqNxSQ/TBUEroGT7hI/AAAAAAAADUE/KIBiRocUmbc/segunda%20a%20009%20(640x480).jpg. Se isso ainda não funcionar, tente também remover os espaços em branco do nome da imagem.

    Tente isso e me diga se funcionou. Caso não funcione ou tenha ainda alguma dúvida, me escreva para adelson@gerenciandoblog.com.br.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  15. Embora boa parte dos blogueiros não se preocupem com isso, é um tema fundamental importância, que foi muito bem abordado e detalhado no seu artigo, Parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Olá, Rafael!

    Realmente, muitos não se preocupam com os backups. Infelizmente, é o tipo de coisa que só sentiremos falta quando for tarde demais. Por isso, vale a pena prevenir problemas com essas ações simples.

    Um abraço e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  17. Incrível!!! Respondeu a todas as minhas perguntas!!!
    Ficou só uma pulguinha depois de ler o artigo: você comentou que não é possível fazer backups automáticos das imagens. Os arquivos escritos no Live Writer, que contêm imagens, não armazenam automaticamente os posts COM AS IMAGENS, dispensando o backup destas?

    Ficarei muito grata pela resposta.
    Muito obrigada também por este artigo!
    Abraço,
    Cláudia

    ResponderExcluir
  18. Olá, Claudinha!

    Que bom que o artigo tenha respondido suas dúvidas!

    Quanto às imagens, o Windows Live Writer grava apenas o link para elas, que ficam, no caso do Blogger, nos álbuns online do Picasa. Assim, mesmo que você tenha os arquivos do WLW em seu computador, não terá as imagens originais.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  19. Aaaahhhh,
    novamente, muito esclarecedor Adelson!
    Agradeço imensamente sua prontidão, você é muito solícito!!!!

    ResponderExcluir
  20. Olá, Claudinha!

    Faço o possível para atender a todos, pois sei com a resposta é importante para vocês.

    Um abraço e seja sempre bem vinda!

    ResponderExcluir
  21. Adelson, estou precisando de sua ajuda. No painel antigo do Blogger, eu fazia o backup do template e o backup dos artigos e comentários, como aprendi com você. No painel novo, eu achei onde fazer o backup do template (modelo), mas não achei onde fazer dos artigos e comentários. Você pode me ajudar?
    Obrigada.
    PS: Recebi hoje o novo painel.

    ResponderExcluir
  22. Olá, Maria Lúcia!

    Eu também só tive acesso ao novo painel nos últimos dias. Ainda estou me acostumando a ele.

    A opção para backup fica agora em "Detalhes" / "Outro" / "Ferramentas do blog" / "Exportar Blog".

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  23. Olá, Adelson!
    Obrigada pelo maravilhoso post.
    Acabei de fazer o backup do meu blog (um amigo meu perdeu tudo do dele e isso me alertou) e anotar os passos para fazer isso periodicamente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Olá, Jay!

    É muito importante fazer o backup regular do blog. Normalmente, só percebemos o quanto isso é importante quando passamos por uma situação como a do seu amigo. Por isso, o melhor é prevenir!

    Um abraço e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  25. Olá amigo, artigo muito bom, gostei, e esclareceu bem, mais gostaria de lhe fazer uma pergunta, ambos backup servem para serem usados como transferencia de arquivo para hospedagem de site? pois estou hospedando meu site, e to com duvida no programa filizilla, nao conigo encontrar os arquivos de meu site, e porque eu nao fiz, backup? E também como consigo o index.html para pagina inicial de meu blog? Obrigado

    ResponderExcluir
  26. Olá, Elias!

    Cada plataforma de hospedagem possui uma forma específica para importar os dados do Blogger. Infelizmente, não sei dizer se o backup servirá ao Filezila. O melhor é consultar orientações desse serviço.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  27. Nossa, ótimo esse artigo! Eu possuo dois blogs e até hoje nunca havia feito nenhum backup.
    Obrigado pela explicação passo-a-passo!
    A partir de agora farei backups regularmente.

    ResponderExcluir
  28. Olá, Fernando!

    O backup é fundamental para o caso de você ter problemas em seus artigos ou precisar transferi-lo para outra plataforma. Por isso, é essencial realizar backups regulares.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  29. Cara suas dicas são ótimas, nunca tinha feito backup das postagens. To tirando o atraso e o blog já tem um ano. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      É essencial fazer o backup de suas postagens regularmente! Caso ocorra qualquer problema com o seu blog, através do backup você terá grandes chances de recuperar ao menos os seus textos e comentários.

      Um abraço!

      Excluir
  30. Gostaria de te agradecer muito, porque depois de algumas horas de desespero, seu artigo ajudou a recuperar o layout do meu blog.

    Fiz um backup do blog para incluir mais uma página, e todas as páginas sumiram. Então fui voltar ao que era antes, e o arquivo tava dando erro, o blogger não tava aceitando a volta. Aí não sabia mais o que fazer.

    Mas seu artigo me deu uma ideia. O modelo XML que eu salvei funcionou no meu blog de testes, então eu copiei o código-fonte direto e copiei no Notepad++. Transferi pro meu blog oficial e tudo voltou ao que era antes!

    Obrigado mesmo, já estava pensando em medidas mais extremas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Almir!

      Que ótimo saber que o artigo tenha sido útil para você mesmo nessa situação tão crítica! É mais um motivo pelo qual é essencial fazermos backups regulares do blog.

      Um abraço!

      Excluir
  31. Olá, Adelson! Mais uma vez um excelente artigo! Eu gostaria de ir mais a fundo a respeito da realização de backups no Blogger, para quem utiliza um domínio personalizado.

    A Juliana, do Dicas Blogger, escreveu um artigo interessante (http://www.dicasblogger.com.br/2010/12/como-restaurar-um-blog-partir-do-backup.html) que, infelizmente, não permite mais comentários.

    Ao final do artigo, ela diz: "se você for paranóico(a) como eu, crie um clone do seu blog (template+gadgets+posts+comentários) em uma conta diferente da que você usa para blogar e configue-o para não ser publicado na web. Pra fazer isso vá em configurações>permissões e marque “permitir somente autores do blog”. Se acontecer alguma tragédia com seu blog, a única coisa que precisará ser feita é o redirecionamento do domínio próprio e mais nada ;)"

    Eu, que faço backups bi-semanais, achei interessantíssimo este procedimento e decidi implementá-lo no meu blog, criando um blog "sobressalente", mas esbarrei em alguns problemas, e imaginei que você poderia ajudar. São eles:

    1. Ao restaurar o backup das postagens e comentários no blog, tudo pareceu funcionar corretamente, mas, pensei: e quando eu publicar um novo post no blog oficial? Como vou migrar essa nova postagem e seus comentários para o blog sobressalente? Se eu fizer um novo upload completo, as postagens serão duplicadas (sim eu testei...)! Não imagino outra forma de migrar a nova postagem com seus comentários.

    2. Observei que as postagens restauradas no blog sobressalente sofreram uma alteração no final da URL. Por exemplo: no blog oficial, teríamos uma postagem "2010/06/como-fazer-backup-de-seu-blog.html", mas no sobressalente, a mesma postagem ficou "2010/06/como-fazer-backup-de-seu-blog_1851.html", sendo que a cada postagem, o número após o underline muda, aparentemente sem nenhuma lógica, Aqui, o problema é que dentro de algumas postagens, faço referência a outras, utilizando links, sem, naturalmente, o tal "underline_número aleatorio". Será que fiz algum procedimento incorreto?;

    3. Por mais que eu tenha backup das imagens, que estão numa conta online do picasa, se esta conta for eliminada por qualquer razão, ainda que eu faça o upload destas imagens para outra conta, as URLs das imagens dentro das postagens não serão atualizadas, ou seja, terei que entrar em postagem por postagem para consertar a URL das imagens. Como fazer isso de forma mais prática? São mais de 300 posts com diversas imagens em cada um deles!

    Enfim, por enquanto, esses foram os problemas que encontrei para implementar a idéia da Juliana. Penso que talvez seja um bom tema para uma postagem aqui no Gerenciando o Blog. Ou então, você pode sugerir para nós uma outra forma de ter uma maneira rápida e prática de restaurar um blog nos casos em que a conta do original seja eliminada ou roubada por alguém.

    Grande abraço e feliz natal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gustavo!

      Suas observações são bastante pertinentes. Gostei também da ideia da Juliana em manter um blog "reserva" para o caso de emergências. Eu acredito que, neste caso, a cada nova postagem no oficial você precise refazer o processo para recriar o reserva.

      Quanto às imagens, se você fizer o upload diretamente pelo Blogger ou pelo Windows Live Writer, elas ficarão vinculadas à mesma conta do blog. Uma opção seria hospedar em um serviço externo, mas isso aumentaria as dificuldades para postar.

      Vou avaliar sua sugestão para um artigo futuro.

      Um abraço e ótimo 2013 para você!

      Excluir
  32. Oi, Adelson! Muito obrigado pelo retorno breve e pelas considerações!

    Estive pensando a respeito destes pontos e me ocorreu que talvez não seja muito inteligente fazer o upload das postagens. O processo mais demorado, a meu ver, é o de ajustar o template e os gadgets. Se eu tiver que fazer o upload de todas as postagens a casa nova postagem (considerando que, para evitar duplicidades, seria preciso excluir todas as postagens antes de fazer o novo upload), perderia muito tempo. Então a idéia é manter todo o "esqueleto" do blog sobressalente pronto e, na eventualidade de ocorrer um problema no blog oficial, será apenas preciso fazer o upload dos posts e comentários e ajustar as informações do domínio personalizado (desculpe se dei muitas voltas para tentar explicar meu raciocínio).

    Note que toda a minha preocupação aqui é ter um tempo de resposta curto no caso de problemas, ou seja, não ficar "fora do ar" por muito tempo.

    De qualquer sorte, este é o tipo de artigo que eu gostaria de ler no Gerenciando o Blog, que é um metablog com um grande diferencial para mim: é centrado no ambiente do Blogger! Espero que você se anime a escrever algo do gênero, de forma detalhada e aprofundada como de costume.

    Mais uma vez agradeço pela resposta e pelo seu trabalho como um todo, que é de grande valia para qualquer blogueiro!

    Que venha um 2013 cheio de realizações para todos nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gustavo!

      Deixarei aqui em minha lista a sua sugestão para escrever um artigo sobre esse mesmo tema.

      Particularmente, o que faço aqui é regularmente (uma vez por mês) fazer o backup completo do meu blog. As postagens individuais já ficam gravadas no Windows Live Writer, onde as escrevo.

      Um abraço e ótimo 2014 para você também, com muita saúde e realizações!

      Excluir
  33. Mil obrigadas por este post!
    Muito importante para sobrevivência dos nossos blogs.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cristina!

      Fico muito feliz em saber que foi útil para você!

      Um abraço e ótimo 2014 para você!

      Excluir

Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo dos artigos. Há algumas regras na Política de Comentários que devem ser seguidas para que seu comentário seja publicado. As mais importantes:
- Não serão publicados comentários que não tenham relação com o artigo.
- Não respondo comentários por e-mail. Por isso, não deixe seu e-mail no comentário. Se você quer a resposta por e-mail, assine com a sua Conta do Google e marque a caixa "Notifique-me".
- Pedidos de visitas ao seu blog não serão publicados.
- Não serão publicados comentários que tenham link ou endereço do blog no corpo do texto. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.

emo-but-icon

Página inicial item

Divulgue o Gerenciando Blog

Gerenciando Blog - Dicas para blogs

Publicidade