192207784316955
Loading...

Zone Edit: Servidor Gratuito de DNS

ZoneEdit200Nos artigos que escrevi sobre como colocar um domínio próprio em seu blog no Blogger, sempre citei o EveryDNS como servidor de DNS, por ser gratuito. No entanto, o serviço já não aceita mais inscrições há algum tempo e será pago a partir de 2011. Por isso, trago neste artigo uma nova opção de servidor de DNS gratuito: o Zone Edit. Veja como utilizá-lo como servidor para seu domínio e para seu e-mail personalizado no Google Apps.

 

Introdução

No artigo Mudando para seu domínio próprio – Parte 2 eu expliquei a função do servidor de DNS: trata-se de um serviço necessário para que qualquer site na internet seja acessado através de seu nome.

Se você utiliza um domínio .COM, é provável que não tenha precisado configurar um servidor de DNS, pois ele já está incluído em seu domínio em serviços como o GoDaddy. No entanto, se você utiliza um domínio .COM.BR ou se seu serviço não incluir o DNS, você precisa configurar um servidor de DNS separadamente. Neste artigo, apresentarei o Zone Edit, um serviço gratuito e bastante estável que você pode utilizar ao invés do EveryDNS, que foi adquirido por outra empresa no início de 2010 e será cobrado a partir de 2011.

Optei pelo Zone Edit por ser um serviço estável, existente desde 1999 e com mais de 600.000 domínios em funcionamento atualmente. Outra opção que testei foi o http://freedns.afraid.org. Embora sua interface seja melhor que a do Zone Edit, percebi grande demora para que o domínio estivesse no ar e acabei deixando-o de lado.

Neste artigo, vou mostrar como configurar o Zone Edit para seu domínio (inclusive o “naked domain”, sem o www) e para seu e-mail no Google Apps. Para não ser repetitivo, não entrarei em muitos detalhes (especialmente os teóricos), pois já os tratei em artigos anteriores. Assim, se você precisar de mais informações, sugiro que leia também os artigos:

 

Criando sua conta

ATUALIZAÇÃO 13/12/10: No artigo A nova versão do Zone Edit são mostradas as instruções para a nova versão do Zone Edit.

O primeiro passo é criar sua conta no Zone Edit. Para isso, siga os passos:

1. Acesse http://www.zoneedit.com.

2. Clique em “Free Sign Up”, no canto superior direito da página.

3. Preencha as informações e clique em “Sign Up Now”. Deixe selecionada a opção “Free Trial”, que permite a configuração de até 5 domínios gratuitamente.
ZoneEdit1

4. Verifique em seu e-mail seu nome de usuário e senha. Acesse http://www.zoneedit.com/auth e entre com os dados recebidos. Se desejar, você pode alterar sua senha em “User Options”.

 

Criando uma zona para seu domínio

Uma vez criada sua conta, você precisa configurar o Zone Edit como servidor de DNS para seu domínio. Cada domínio que você for configurar na ferramenta precisará ter uma “zone” (zona) criada para ele. Abaixo estão os passos para criar a zona e configurar seu domínio. Como exemplo, utilizarei o domínio tacianasmania.com.br, que configurei para minha esposa.

1. Uma vez logado no Zone Edit, clique em “Add Zone”.
ZoneEdit2

2. Preencha seu domínio (sem o www) e clique em “Add Zone”.
ZoneEdit3

3. Em seguida, você verá uma tela como a seguinte, mostrando o nome dos “nameservers” que você deve utilizar (em meu caso nd4.zoneedit.com e ns13zoneedit.com).
ZoneEdit4

4. Mantenha a janela do Zone Edit aberta e, em outra janela, acesse o site da entidade onde seu domínio está registrado (no meu caso, o http://registro.br). Altere os servidores de DNS para os endereços que foram indicados para você no passo anterior.
OBS: Pode demorar alguns minutos para que o seu registro esteja no ar no servidor DNS. Assim, se você receber erros ao gravar a nova configuração do seu domínio, tente novamente em alguns minutos.

Se você precisar de mais informações sobre como criar seu domínio no Registro.br, leia o artigo Mudando para seu domínio próprio – Parte 2, na seção “1º Passo: Registrando seu domínio”.

 

Configurando o DNS para seu domínio

Uma vez criada a zona para seu domínio, o próximo passo é criar o registro que possibilitará o acesso ao seu blog.

1. Volte para a janela do Zone Edit e, no final da página, clique em “Start Editing Zone”. Você verá uma tela como a abaixo. Clique em “Aliases (CNAME)” na parte superior da tela.
ZoneEdit5

2. Preencha as informações conforme abaixo e clique em “Add New Alias”. Escolha a opção “Yes” na tela de confirmação.
ZoneEdit6

3. Caso ainda não tenha feito isso, vá até sua conta no Blogger e configure seu blog para utilizar o domínio próprio, conforme mostrei na seção “3º Passo: Configurando seu blog para o novo domínio” do artigo Mudando para seu domínio próprio – Parte 2.

Novamente, pode demorar alguns minutos até que a configuração esteja completa. Esse tempo é necessário para que seu registro esteja no ar. A forma mais simples de validar isso é tentar acessar o seu novo domínio até que ele esteja disponível.

 

Configurando o Naked Domain

Uma vez que seu blog esteja funcionando corretamente em seu domínio próprio, é necessário configurá-lo também para ser acessado por seu “naked domain”, ou seja, sem o “www”. No caso do meu exemplo, trata-se do endereço http://tacianasmania.com.br.

1. Acesse a opção “IP Adresses” na parte superior ou no painel principal de seu domínio.

2. Crie um novo registro A. O primeiro campo deve ficar vazio. No segundo, deve ser informado o endereço que você obtém seguindo as instruções do artigo Seu Domínio Próprio sem o WWW, em “1º passo – Alterando o servidor de DNS”, item 3.
ZoneEdit7

3. Na mensagem de confirmação, clique em “Yes” na segunda opção.
ZoneEdit8

4. Caso não tenha alterado sem blog para acessar o “naked domain”, siga o “2º passo – Configurando seu blog” do artigo Seu Domínio Próprio sem o WWW.

 

Configurando o Google Apps

O Google Apps é uma ótima opção gratuita para você ter um e-mail em seu domínio personalizado. Para utilizá-lo, recomendo que você leia o artigo Google Apps: E-mail Grátis para seu Domínio e siga antes as instruções de cadastro e configuração. As instruções que envolvem a configuração do servidor de DNS estão abaixo.

1. Para utilizar o Google Apps, você precisa antes desabilitar o serviço de “Mail Forward”. Entre nessa opção e delete as configurações existentes. Para isso, marque a caixa “Delete” e clique em “Delete Selected”, respondendo “Yes” à mensagem de confirmação.

2. Para realizar as instruções do item “Confirmando a propriedade de domínio”, realize a configuração de um novo registro CNAME como mostrado acima, no item “Configurando o DNS para seu domínio”. Ao invés do www, preencha a informação mostrada pelo Google Apps.

3. Ao chegar no item “Ativando seu serviço de e-mail”, realize as configurações no item “Mail Servers (MX)”. Preencha as informações e clique em “Add New Mail Server”. Responda “Yes” à mensagem de confirmação.
ZoneEdit9

4. Preencha os demais servidores indicados no Google Apps, repetindo o passo 4.

5. Volte ao Google Apps e clique no botão no final da página de instruções, indicando que elas foram concluídas.

 

Conclusão

Com todos os serviços configurados, a zona no Zone Edit referente ao seu domínio estará similar à abaixo. Com esses registros configurados corretamente, você já deve conseguir acessar o seu domínio personalizado (com e sem o “www”) e também enviar e receber e-mails através do Google Apps.
ZoneEdit10

Conforme citei no início do artigo, o Zone Edit é uma ótima opção de servidor gratuito de DNS. Ele consegue suprir todas as necessidades para que seu blog esteja em um domínio próprio.

serviços 2861058926648848920

Postar um comentário

  1. Bom dia,

    Li seu artigo, muito interessante e útil. Embora já conheça o Zonedit a algum tempo.
    No entanto, estou com dificuldades para configurar o dominio sem o 'www'. Qual a maneira mais simples para descobrir o Numeric IP do meu blog?


    Desde já, grato!
    MarceLL de Lana

    ResponderExcluir
  2. Olá, Marcell!

    Para obter o IP do seu domínio, basta realizar um "ping" nele, seja através de linha de comando ou uma ferramenta na internet. Se ainda tiver dúvidas, siga o link que citei no passo 2 do item "Configurando o Naked Domain".

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. há possibilidade de registrar um domínio sem utilizar o registro-br

    ResponderExcluir
  4. Olá, Robson!

    Domínio .com.br só podem ser registros do Registro.br. Já para registrar domínios .com há diversos outros serviços. Um dos mais populares é o GoDaddy.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi adorei as dicas, mas estou tentando a dias usar o Zone Edit, faço o cadastro e não recebo o e-mail de confirmação. Já olhei o antispam, já troquei pra outro e-mail e nada, tem alguma dica?

    Desde já te agradeço e parabéns pelo blog é show!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Alê!

    Eu acabo de fazer um teste me cadastrando com um novo e-mail e recebi a confirmação corretamente. É possível que seja algum problema de tráfego no momento em que você fez sua inscrição.

    E obrigado pelos elogios ao Gerenciando Blog! Seja sempre bem vinda aqui!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Segui o tutorial passo a passo, mas ainda tô com medo de ter feito besteira, rs... o Registro.br tá dando erro de domínio master e slave desconhecido e, mesmo você tendo citado que pode demorar vários minutos, eu sou uma tapada em se tratando de DNS... acho que já te falei isso. Exemplo: eu tenho que deletar as informações do EveryDns pra poder configurar no Zone Edit? *perdida*

    Abraços! =D

    ResponderExcluir
  8. [Atualizando] O registro.br aceitou a mudança! =D
    Mas a dúvida sobre deletar o EveryDns permanece... Obrigada pelo artigo! =D

    ResponderExcluir
  9. Olá, Elise!

    Confesso que não tenho certeza sobre a resposta para a sua pergunta. Por enquanto, só utilizei o ZoneEdit para configurar um novo domínio, e não migrei os domínios que estão no EveryDNS.

    No seu caso, confirmei que seu domínio já está respondendo corretamente pelo ZoneEdit. Em teoria, não vejo problemas em ter os dois serviços de DNS configurados para o seu domínio. Mas, também não vejo necessidade para manter os dois.

    Mas, como ele está funcionando corretamente, eu o manteria da forma como está hoje.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Muito bom este artigo! Parabéns pelo site gerenciandoblog.com.br

    Já fiz o cadastrao no Zoneedit.

    Tenho pouco conhecimento de ingles e uso o altavista.com.br para ajudar.

    Gostaria de saber o seguinte:

    a) tenho 10 domínios .com.br e todos quero apontar para um único site que é .net;
    b) dúvida: posso usar o DNS primário e seguncário fornecidos por exemplo para o domínio 01.com.br e utiliza-lo no domínio 06.com.br até o 10.com.br, ou seja, se tenho direito a 5 redirecionamento com DNS, há alguma chance desta "manobra" funcionar ou não funciona?
    c) obs. não vou alterar CNAME em nada, só quero apontar todos os 5 domínios para o site que é .net; tenho uma dúvida como aponto os 5 domínios com DNS do Zoneedit para o meu site .net? o que devo preencher lá.

    Desculpa pelo excesso de pergunta, mas não é todo o dia que encontramos um lugar bom para orientar nas dúvidas mortais.

    Um grande abraço! e mais uma vez parabéns pela matéria que é inovadora, bem detalhada e melhor de graça!

    Atenciosamnete,

    Lima

    ResponderExcluir
  11. Olá, Lima!

    Sua situação é um pouco diferente. Vamos à análise dela:

    1. Em primeiro lugar, você precisa ter seu domínio .net configurado e apontando corretamente para o seu blog/site.

    2. Depois, você precisará criar no ZoneEdit um cadastro para cada um dos domínios .com.br que você quer direcionar para o .net. Como a versão gratuita da ferramenta só aceita 5 zonas, você precisa utilizar a versão paga ou simples separá-los em 2 cadastros diferentes.

    3. Nesses domínios .com.br, você precisará criar um registro do tipo A em cada domínio .com.br, apontando para o .net. Mostro isso no item "Configurando o Naked Domain" deste artigo.

    Espero tê-lo ajudado. E obrigado pelos elogios!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Mto bom seu tutorial!! está de parabéns!!!
    tenho uma dúvida a respeito...eu entrei no registro.br para criar um domínio, aí segui todos os passos até achar o "endereço" do tal DNS no Zoneedit, certo? no item Configurando o DNS para seu domínio" eu preciso fazer essa etapa para conseguir cadastrar emails no google apps? pq eu só preciso ter um email com o meu domínio, até criar um site, projeto mais para o futuro...
    mto obrigada
    Érika

    ResponderExcluir
  13. registro.br não reconhece dns do Zone Edit

    ResponderExcluir
  14. @Érika: Em seu caso, você não precisa seguir as etapas "Configurando o DNS para seu domínio" e "Configurando o Naked Domain". Isso só será necessário para publicar seu site.

    @Jornal Varginha: O Registro.br reconhece sim o DNS do ZoneEdit. O exemplo que dei neste artigo é um site no Registro.br que está funcionando normalmente com o ZoneEdit. Ocorre algum erro para você ao realizar a configuração?

    Um abraço a vocês!

    ResponderExcluir
  15. Adelson,
    esse teu artigo era justamente o q eu andava procurando..rs
    Q maravilha de explicação!
    Eu tenho uma dúvida e não sei se vc poderá me ajudar a esclarece-la:
    Em breve estarei fazendo algumas alterações no meu blog, o Gothic Darkness. Irei mudar o nome e o endereço dele(dominio). Já registrei o novo dominio que passarei a usar como prioncipal, e já me informei com a UOLhost sobre redirecionamento 301. Ele já me informaram que eles mesmos farão um redirecionamento do dominio antigo para este novo, ou seja, toda a pagina q esta em mundodarkness.com será redirecionada para novodominio.com.br
    A minha grande dúvida é em relação ao conteudo.
    Como fazer um redirecionamento de cada post apontando para este novo endereço de forma automática sem gerar conteudo duplicado?
    Cheguei a abrir um topico no fórum de ajuda e me responderam que eu poderei fazer o redirecionamento do conteudo usando o Zone edit. E pesquisando no google, encontrei seu artigo, excelente por sinal.
    Agora pergunto: eu posso usar o zone edit para redirecionar o conteudo? redirecionar post por post individualmente, de forma q não perca a indexação q já tenho?
    E como devo proceder para redirecionar o conteudo?
    Vc saberia me informar?
    Aii desculpa o comentario enorme, mas eu ando tão "agoniada" com isso esses dias, quero mudar o endereço do meu blog, mas não quero perder meu conteudo, nem os feed e nem a indexação existente...
    já vi tantos outros blog que redirecionaram e mudaram o endereço e deu certo..só q todos q vi eram WP..até hje não vi nenhum q fosse do blogger.. #medo

    Agradeço desde já pela atenção, e se puder me ajudar, agradeço de coração!
    =)

    ResponderExcluir
  16. Olá, Clau!

    Interessante ver você chegando aqui através do Google! E não se preocupe com o tamanho do comentário. O espaço é aberto exatamente para isso.

    Confesso que não sei exatamente como fazer isso no Zone Edit. Imagino que isso seja feito através do "WebForward", embora eu mesmo nunca tenha feito isso.

    No entanto, ontem o Marcos Lemos publicou no Ferramentas Blog um artigo que parece ser exatamente o que você precisa. Veja em http://www.ferramentasblog.com/2010/08/como-redirecionar-permanentemente-posts.html se isso a ajuda.

    Caso ainda não seja isso o que procura, me avise e eu pesquisarei melhor no Zone Edit.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  17. Adelson,
    Obrigada por me responder.
    Eu vi o post do Marcos , inclusive ele o fez atendendo ao meu pedido...e me ajudou muuuuito mesmo...é por ele que vou seguir para fazer os redirecionamentos de conteúdo. Vou nem mexer no zone edit..rs
    Obrigada assimm mesmo. Valeu! ;)
    Abraços,
    Clau

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Adelson!

    Acabei de fazer um registro pelo Registro.br através do Zone Edit. Minhas duvidas sao semelhantes a do Jornal Varginha.

    "registro.br não reconhece dns do Zone Edit"

    Vc mencionou logo em seguida, que ele reconhece. A minha questão é. Esse reconhecimento demora ou será que eu fiz algum procedimento erroneo?

    Abraços e fique na paz!

    ResponderExcluir
  19. Olá! Primeiramente, parabens pelo blog. Li os artigos e criei meu dominio sozinho!
    Com tua ajuda, fiz todas as configurações e meus emails user@dominio estão funcionando perfeitamente no Google Apps.

    Mas estou com uma duvida aqui: Queria fazer uma cname assim:
    mail.dominio.com.br para a pagina de login do Google App do meu dominio.
    Fiz o seguinte: mail -> google.com.br/a/dominio.com.br

    Mas não deu certo, tentei outros modos e nada. Tu sabe o que fiz de errado? Ou demora para liberarem esse redirecionamento?
    Obrigado!!
    Att. Eduardo

    ResponderExcluir
  20. @Raphael: É normal que demore algum tempo para que o DNS seja atualizado e reconhecido corretamente no registro.br. Em meu caso, isso foi extremamente rápido. Mas, até 1 dia é considerado um prazo aceitável. Acima disso, é interessante analisar a configuração para verificar se tudo está correto.

    @Eduardo: Que ótimo que tenha conseguido fazer sua configuraçãp! E gostei muito da sua idéia de direcionar o endereço de acesso ao Google Apps para o domínio. Eu fiz um teste aqui que funcionou: ao invés de configurar um CNAME, você deve fazer isso através de um "Web Forward", que é uma espécie de atalho. Em "New Domain" você deve preencher apenas "mail" e em "Destination" seu endereço completo do Google Apps.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  21. Boa noite Adelson!

    Te devo duas hein! Primeiro pelo registro do domínio e edição do ZoneEdit e agora por fazer este atalho para mim!

    É muito mais comodo deixar os usuários digitarem mail.dominio.com.br do que digitar todo o end do Google Apps.

    Agradeço novamente! Valeu!!!

    Obrigado, att. Eduardo

    ResponderExcluir
  22. Olá Adelson, muito bom mesmo seus artigos, todos passo-a-passo muito bem explicado e com muitos outros artigos para resolver os nossos problemas diarios!
    Minha duvida é bem simples:
    Meus registros estão no UOLHost, já fiz todas as alterações lá, (propriedade de DNS e o uso da string exclusiva do Google) porem o Google APPS não conseguiu confirmar o propriedade do dominio, será que tem alguma coisa relacionada com UOL?

    ResponderExcluir
  23. Cara, sou dono de site de Filmes Online, preciso de um dominio .net .com. .org tanto fas pra min, seguir tudo esse passo esperei 72 horas e nada.. oque devo faser é pago? precisa ter que paga 30 reais para o registro.br? me responda nesse email
    patrick_123_@hotmail.com AGUARDO.

    ResponderExcluir
  24. @Tom: Obrigado pelos elogios! Pelo que li no artigo http://tutorial.uolhost.com.br/index.php?p=resposta&res=690#rmcl, não há restrição alguma em usar o UOL Host com o Google Apps. Assim, a confirmação via DNS deveria funcionar corretamente. Se o problema persistir, sugiro que você entre em contato com o suporte do UOL Host.

    @Patrick: Para seguir o tutorial, é necessário adquirir um domínio próprio, ao valor de R$30/ano (caso seja um .br), ou cerca de R$15/ano (em caso de .com ou .net). Mais informações no artigo http://www.gerenciandoblog.com.br/2009/06/mudando-para-seu-dominio-proprio-parte_21.html.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  25. Olá Adelson, comentei outro dia sobre o UOLHost. E realmente não tem restrição, eu havia esquecido de configurar a string exclusiva dentro do Zone Edit, após essa configuração, o domínio foi confirmado.
    Minha dúvida é a seguinte: dentro do Google Sites eu consigo colocar o meu site que eu já tenho em html (por exemplo). No UOLHost transferia os arquivos por FTP usava o navegador padrão ou o CuteFTP. O que você diz a respeito disso.

    ResponderExcluir
  26. Olá, Tom!

    Que bom saber que o Zone Edit funcionou corretamente para você.

    Quanto ao Google Sites, pesquisei a ferramenta e não encontrei uma forma de importar ou colocar arquivos HTML dentro dele. Parece que ele só aceita mesmo que você crie suas páginas pelo próprio Google Sites, e não em HTML puro.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  27. Mas eu não sei onde enfiar estes links do dns.
    ai meu deus to ficando doida.

    ResponderExcluir
  28. Olá, Ana!

    Antes de mais nada, muita calma. Tudo dará certo. :-)

    Os endereços de DNS devem ser preenchidos no serviço onde você registrou o seu domínio. Se for um domínio .br, você deve fazer isso no Registro.br. Se ainda tiver dúvidas, leia o artigo Mudando para seu domínio próprio – Parte 2, especialmente a seção "Registrando seu domínio".

    Se ainda tiver dúvidas, pode me contatar no adelson@gerenciandoblog.com.br.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  29. Olá, Adelson! Por favor, já tenho um domínio criado no registro.br, usando o superdns, apontando para um blog gratuito no wordpress.com. O problema é que fica uma propaganda no topo do blog, originária do superdns.

    Tenhos 2 perguntas:
    1. O ZoneEdit permite esse redirecionamento gratuito sem qualquer tipo de publicidade?

    2. Você sabe como fazer o que você explicou para o blogger, porém para o wordpress.com?

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  30. Olá, Junior!

    As respostas:

    1. O ZoneEdit é totalmente livre de propagandas. Aqui no Gerenciando Blog eu o utilizo, sem exibição de propagandas.

    2. De acordo com a página http://en.support.wordpress.com/domain-mapping, você só pode colocar um domínio no Wordpress.com se pagar por um upgrade. Há uma forma gratuita, embora menos elegante, para fazer isso com o Zone Edit: você pode adicionar um "web forward" para o seu blog no Wordpress. Nada mais é do que um atalho: ao digitar o seu endereço de domínio, ele será levado para o seu blog. A limitação é que seu blog continuará exibindo seu endereço original.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  31. Crie um registro CNAME do formato www.example.com. Associe o seu domínio a:
    ghs.google.com. ( eu vou em Aliases (CNAME)) em alias escrevo wwww.meudominio.com.br e em actual name gsh.google.com e da esta mensagem (A validation error has occurred:
    The domain alias 'ghs.google.com.' is not valid. (Usually this is something like 'ww9.myhost.com')
    Since 'www.promotordemarketing.com.br' has a mailserver defined using an MX record, you may not define the address for this name using a CNAME record. You should create an IP Address (A) record to define the address for this domain name instead, or remove the MX record first.
    The changes have not been saved)

    --------------------------------------- Tutorial do google fala para criar os A names que vo nao citou aqui no seu artigo - isto causa algum impedimento? Eu nao estou conseguindo ligar o meu dominio.com.br ao Blogger ( meu eu ja estou ficando louco por favor me ajude!

    Crie registros 'A' NAME para o seu domínio sem www (blog.com)

    Basta apontar o seu domínio (exemplo.com, sem o 'www') para cada um dos seguintes endereços IP:
    216.239.32.21
    216.239.34.21
    216.239.36.21
    216.239.38.21

    Eu cadastrei estes IP em IP addresses (A)

    _____________________________

    O registro.br ainda nao indentificou os meus servidores -- pergunta: eu coloco apenas os nomed dos servidores ou tambem coloco os numero dos IPs que eles dao no registro.br


    de ante mao mujito obrigado mesmo!

    ResponderExcluir
  32. olha www.promotordemarketing.com.br entra com o www mas nao te entrando sem. engracado quando eu cadstro com o ghs.google.com - desaparece os IPs - e quando eu coloco os IPs desaparece o gsh.google.com ( meu parece piada) ja estou tentando isto a 5 dias seguidos - gracas ao seu tutorial avancei um pouco - mais ainda nao rola legal por que falta o sem www -

    ResponderExcluir
  33. Olá, Ailson!

    Parece que você já conseguiu resolver todos os seus problemas! Estou conseguindo acessar o seu blog com e sem o www.

    Você ainda está com algum problema na configuração?

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  34. Oi, tem como eu direcionar tanto abc.com como www.abc.com para def.com/algo ?

    Muito obrigado, Luiz

    ResponderExcluir
  35. Olá, Luiz!

    Aparentemente, o que você quer é possível de ser feito com o Web Forward. Trata-se de uma espécie de atalho para outros endereços. Em seu caso, você teria que criar dois Web Forwards, um para o www e outro vazio, apontando para o novo endereço.

    É necessário testar para confirmar se funcionará corretamente. Dependendo de onde está registrado o seu domínio, também é possível fazer isso mesmo sem utilizar o Zone Edit. O GoDaddy, por exemplo, já permite fazer o direcionamento sem a necessidade de um servidor de DNS adicional.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  36. Luiz, boa tarde

    Segui sua sugestão em criar uma conta no google, pois já tenho um dominio, mas gostaria de mudar do hotmail, por se tratar de uma empresa.], mas não estou conseguindo (confirmar propriedade de dominio) na tela do zone edit....se puder me orientar eu agradeço...

    Regina

    ResponderExcluir
  37. Olá, Regina!

    Escreva-me para adelson@gerenciandoblog.com.br explicando melhor o seu problema e eu a ajudarei.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  38. Cara não to conseguindo achar o ip para colocar no Naked Domain , seu outro tutorial não ensina no Zone Edit

    ResponderExcluir
  39. Olá, Dan!

    No artigo Seu Domínio Próprio sem o WWW eu mostro como você pode obter o IP para redirecionar seu naked domain. Basta obter o IP daquela forma e utilizá-lo neste tutorial.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  40. Olá Adelson, muito bons seus tutoriais, me ajudaram muito, mas estou com um pequeno problema: Eu registrei o domínio no registro.br, cadastrei no Edit Zone, tudo como mandava o tutorial, e tudo foi magicamente dando certo. Aí fui no blogger, mudei o domínio blogspot para o novo (www.natytur.com.br com naked configurado), configurei o CNAME, só coloquei o Apps.

    Aí no blogger apareceu:Parabéns, o seu blog está pronto!

    Estava feliz da vida, mas quando fui acessar o novo domínio, ele deu erro e foi redirecionado para uma página de busca da Oi. O mesmo com o naked.

    Aí eu pergunto: o registro.br só vai mandar ao ar quando eu pagar? eu fiz o dominio no fds, não tinha como pagar, e amanha é feriado ainda.
    Se não tiver nada a ver com pagar, o que eu posso ter feito de errado?

    Aguardo resposta

    ResponderExcluir
  41. Olá, Naty!

    Acredito que esse erro tenha sido temporário. Eu visitei o seu blog e ele já estava correto, tanto pelo www quanto pelo naked domain.

    Se ainda tiver algum problema, me avise.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  42. Olá
    Fiz o seguinte:
    - Abri uma conta no Edit Zone, gerou o DNS
    - Copiei as duas partes no registro.br ( Master e Slave1) e enviei
    Agora recebi o email que diz Pendências não resolvidas - "Domínio desconhecido", bem nessa parte de DNS
    Fiz algo de errado ou demora mesmo?
    Só depois disso gera o boleto para o pagamento?
    Muito obrigada pela atenção, e obrigada pelo seu blog, está me ajudando muito.

    Daniela

    ResponderExcluir
  43. Olá, Daniela!

    Uma certa demora é normal e aceitável. Mas, o processo costuma ser bem rápido. Em menos de 1 hora é para seu domínio estar publicado e funcionando normalmente.

    O boleto pode ser emitido depois. Você tem prazo de alguns dias para realizar seu pagamento.

    Caso ainda esteja com problemas, me avise e a ajudarei.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  44. Oi Adelson!
    Agora deu certinho, eu que sou afobada rs!!!
    Já gerou o boleto, irei efetuar o pagamento, e depois tentarei cadastro no google apps para fazer um email.
    Vou ver com muita calma depois para migrar o blogspot :)
    Qualquer coisa te escrevo.
    Muito obrigada mais uma vez.
    Abraços,
    Daniela

    ResponderExcluir
  45. CARA TAVA TUDO PERFEITO FUNFANDO DEPOIS QUE CONFIGUREI PARA ACESSAR SEM O WWW FUI PARA A CONFURAÇÃO DO APPS DO E-MAIL O QUAL TA REDONDINHO

    SO QUE O SITE WWW.CLICKSTART.COM.BR NAO ABRE PQ SERA?

    TENHO QUE ESPERAR NOVAMENTE PARA ELE ATIVAR

    ResponderExcluir
  46. @Daniela: O importante é ter funcionado! Caso precise de mais ajuda, é só me dizer.

    @Fernando: Pelo que vi, seu blog já está sendo acessado corretamente pelo domínio. É provável que fosse também necessário apenas esperar para que ele entrasse no ar.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  47. Olá

    Usei o Zone Edit para duas coisas: redirecionar meu novo dominio para o antigo (breve farei o contrario) e para criar e-mail personalizados com meu dominio usando o Apps.
    Uso o blogger mas estou migrando para Wordpress. Contratei uma hospedagem, que me forneceu endereços DNS para que eu altere no dominio. Mas o dominio já está configurado com o DNS do Zone Edit. O que eu faço para continuar com os e-mail do Google Apps e direcionar minha hospedagem para o dominio?

    obrigado

    ResponderExcluir
  48. Olá, V!

    Se a sua hospedagem fornece o serviço de DNS, é bem provável que eles permitam configurar nesse próprio serviço os registros necessários para o Google Apps. Neste caso, você precisa entrar em contato com eles e verificar a questão.

    Dessa forma, tanto seu blog quanto o seu Google Apps ficará centralizado nesse mesmo servidor de DNS.

    Isso resolve o seu problema?

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  49. Custei a encontrar um blog que me ajudasse nesta questão, e nos ultimos dias vim tentando (em vão) utilizar o EveryDNS, sem sucesso.

    Agradeço demasiadamente a vocês por esse belo post que me ajudou e muito, e tenho certeza, aos demais usuários.

    Grato.

    ResponderExcluir
  50. Olá, Jhonnis!

    Que ótimo saber que o artigo tenha sido útil para você!

    Um abraço e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  51. Olá, Gustavo!

    Esse erro não é normal. Aparentemente, há algum erro de configuração. Sugiro revisar todos os pontos (registro, DNS, Blogger) para encontrar onde está o erro.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  52. Olá Adelson!

    Fiz o cadastro, tudo ok!
    Mas, após fazer o cadastro, os passos seguintes estão diferentes do que é apresentado no zone edit. Por favor, me auxilie a configurar com essa nova roupagem do zone edit.

    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  53. Olá, Tiago!

    Recentemente, como você bem observou, houve grande mudanças no Zone Edit. Em breve, atualizarei este artigo para a nova interface do serviço.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  54. Olá Adelson!

    Muito bom o post. Também estou precisando de ajuda com o zoneedit após a mudança no site.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  55. Olá Adelson,
    Parece que algo está errado na remodelagem do zoneedit.
    Já fiz e refis as configurações de uma determinada zona, aguardei por duas vezes 72 horas e nada do registro.br reconhecer os dns´s.
    Você tem visto outras reclamações à respeito?
    Alguém passou por isso após a reformulação do zonnedit?
    Desde já agradeço.
    marco
    m2.net@globo.com

    ResponderExcluir
  56. Olá!

    As mudanças no Zone Edit pegaram todos de surpresa. Por enquanto, estou lendo as notícias do lançamento da nova plataforma, mas não consegui encontrar reclamações a respeito dela.

    Neste final de semana realizarei meus testes para escrever um artigo atualizado.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  57. Olá Adelson,

    Gostaria de uma ajudinha, criei um dominio no registro.br, fiz o cadastro no google apps mas não consigo confirmar propriedade de dominio, tbm criei uma conta no zoneEdit, tentei varias vezes configurar o DNS e o email, mas nao to conseguindo, como você pode me ajudar?

    Aguardo resposta :D

    ResponderExcluir
  58. Olá, Maithê!

    Há uma ótima novidade para quem tem domínio no Registro.br: eles estão fornecendo também o serviço de DNS, sem necessidade de utilizar o Zone Edit.

    Veja os detalhes em Domínio .com.br para seu Blog Ficou Mais Simples.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  59. Boa tarde.

    Tenho um site .com hospedado e funcionando.
    comprei outro dominio .com.br na registro br. tentei redirecionar o .com para o .br mas o dominio do zoneedit no regitro br aparece desconhecido. ja esperi mas de um dia e nada.

    poderia por favor me ajudar. ja comprei o dominio.

    agradeço desde ja.

    ResponderExcluir
  60. Olá, Gregor!

    Notei que o seu domínio .COM.BR está configurado para utilizar o DNS do próprio Registro.br. Aparentemente, é por isso que ele não está funcionando.

    Você precisa configurá-lo para utilizar o Zone Edit como DNS, preenchendo os servidores com os endereços que obtiver em sua configuração (ns4.zoneedit.com, por exemplo).

    Além disso, você precisa configurar em seu ZoneEdit o WebForward para o seu domínio .COM.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  61. Muito obrigado pela resposta Adelson
    mas não estou conseguindo.
    criei em zone records:

    subdomain type ttl adress
    @ ns 7200 ns8.zoneedit.com

    subdomain type ttl adress
    @ ns 7200 ns19.zoneedit.com

    e Webforward:

    new domain destination
    @ http://dominionovo.com.br/index.htm

    new domain destination
    www http://dominionovo.com.br/index.htm

    está td certo?

    agradeço desde já, pois este blog está excelente.

    ResponderExcluir
  62. fiz um registro de dominio no registro.br usando os servidores dns do mesmo registro br que eles oferecem como opção pra quem não tem servidores dns.tenho instalado o wamp server com o apache php e tudo mais no meu pc windows professional sp3 e tenho meu site rodando em localhost tem como eu direcionar meu dominio pra hospedar meu site no meu computador em casa?visto que ele tem rodado apenas em localhost!agradeço por qualquer orientação.

    ResponderExcluir
  63. Olá, Sérgio!

    Infelizmente, não poderei ajudá-lo com sua dúvida. Acredito que até seja possível manter o site em seu computador, mas ele precisaria ter um IP fixo e você precisaria mantê-lo ligado 24 horas por dia.

    O ideal, nesses casos, é contratar uma hospedagem.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  64. obrigado pela informação vou tomar as providencias nescessarias.até mais tudo de bom pra voce e parabens pelos post

    ResponderExcluir
  65. Adelson, conheci seu blog só hoje, mas gostei muito e ja add aos meus favoritos. Parabéns! Li todos os posts sobre o assunto que preciso esclarecer mas não encontrei exatamente o que preciso - ou não entendi. Quero fazer algo diferente do abordado aqui. Tenho uma cliente que tem um blog e ela usa esse blog (do blogger) sem problemas. A questão que ela tem um domínio e quero encaminhar que acessa esse site, diretamente para o blog, sem hospedar em local pago. Os e-mails, seguindo sua dica, vou colocar no google, porém esse encaminhamento direto para o blog é possível pelo Zone Edit? Entendi que ele encaminha o blog para um site mas quero ao contrário. Poderia me dar uma luz? Grande abraço e mais uma vez, parabéns pelo site.

    ResponderExcluir
  66. Olá, Rafael!

    Obrigado pelos elogios!

    E o que você quer fazer é exatamente o que este artigo explica: ele mostra como configurar o domínio para que, ao acessá-lo, o visitante seja levado diretamente ao blog no Blogger. Em resumo, para isso só é necessário o registro CNAME no ZoneEdit e a configuração no Blogger indicando o novo domínio.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  67. Anderson! É possivel fazer uma hospedagem desta usando um subdominio?
    tipo: seunome.sub.dominio.com?

    VALEW!!!
    Felipe Argôlo.

    ResponderExcluir
  68. Olá, Felipe.

    Sim, da mesma forma que você faz o direcionamento para o www, você pode também configurar o DNS para um subdomínio. Basta utilizá-lo em lugar do www nas configurações.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  69. Olá, Thiago!

    Em teoria, o direcionamento do WWW deveria funcionar de forma independente dos seus subdomínios.

    Mas, não entendi bem sua situação: os subdomínios já estavam configurados e funcionando corretamente antes? Se você não alterou a configuração deles, eles deveriam continuar funcionando corretamente agora.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  70. Prezado Adelson boa noite,

    Muito bom seu artigo.
    Gostaria de saber se para apontar o meu dominio para o endereço do google sites, é só seguir a mesma lógica.
    Obrigado.

    Marcel

    ResponderExcluir
  71. Olá, Marcel!

    Para o Google Sites, o procedimento é bem similar. Somente muda o local onde você fará a configuração do domínio em seu site. Ele fica em "Administrar site" / "Endereço da web".

    Se precisar de mais informações, sugiro a leitura da página https://www.google.com/support/sites/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=99448.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  72. Olá, Adelson. Tentei fazer com o tutorial que você colocou aqui, mas vale lembrar que o Zone Edit está completamente mudado! O problema é que não dá para identificar os DNS, só aparece os nameservers. E outra: onde comprei o domínio, eles não colocam a disposição os DNS, para eu editar. Já tentei de tudo, mas nada eles fazem. Eu não sei mais o que faço, me ajuda por favor?

    ResponderExcluir
  73. Olá, Karine!

    Já tenho outro artigo publicado sobre a atualização do Zone Edit. Ele está em A Nova Versão do Zone Edit.

    E agora o Registro.br também oferece o servidor de DNS incluído no domínio, não sendo mais necessário um serviço externo. Se for nele que você adquiriu o domínio, sugiro a leitura do artigo Domínio .com.br para seu Blog Ficou Mais Simples.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  74. O ZoneEdit passou a ser pago?
    tenho dois domínios hospedados lá, graças ao passo-a-passo do seu tutorial. mas agora não consigo cadastrar outro, aparece uma algo como: "créditos insuficientes".
    essa nova interface do ZoneEdit também ficou mais complicada.

    ResponderExcluir
  75. Olá, Robson!

    O ZoneEdit continua sendo grátis, mas limitado a 2 domínios por conta.

    Quanto à nova interface, sugiro a leitura do artigo A Nova Versão do Zone Edit, onde mostro como utilizá-la.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  76. Muito bom post explicando passo a passo, muito útil.

    ResponderExcluir
  77. Olá!

    Fico feliz que tenha gostado do artigo!

    Um abraço e seja sempre bem vindo!

    ResponderExcluir
  78. agora limitaram a UM dominio gratis..
    po sacanearam legal agora.. a anos uso o ZE, eu tinha 2 dominios, 1 deles desativei a +- um ano e removi de la, agora contratei um novo dominoi e quando cadastro la me da essa de comprar creditos agora

    mas de qualquer forma é um excelente serviço, ainda não encontrei nenhum outro similar gratuito (usava tambem o EveryDns que acabou)

    abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daniel!

      Infelizmente, os serviços grátis estão ficando cada vez mais restritos. Por outro lado, os serviços de registros de domínios já estão fornecendo o serviço de DNS. O último deles foi justamente o Registro.br.

      Um abraço!

      Excluir
  79. Olá Adelson segui os passos que vc deu para o Zone edit, me parece que o soneedit não está mais com as mesmas caixas que vc apresenta aqui...consegui me cadastrar , mas não existe mais add zone e sim ass new zone e quando cliquei aí aparece uma janela para eu criar uma nova zona, mas o que devo escrever?? Desculpe mas não entendo nada disso, tenho um blog e segui seus passos e registrei o dominio tb, mas agora preciso mudar o endereço do meu blog para o endereço que registrei...por favor preciso de sua ajuda...Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Realmente, o Zone Edit passou por grandes alterações desde que escrevi este artigo. Mas, há um artigo mais atual, onde mostro a nova interface do serviço: A Nova Versão do Zone Edit

      Um abraço!

      Excluir
  80. Adelson, boa tarde!
    Já utilizo o zoneedit há algum tempo, desde sua aparência antiga. Meu dominio .com foi comprado diretamente com eles, fornecido pelo "domain.com", se não me engano.
    Porém, tive que comprar um dominio .com.br e adquiri junto ao registro.br, mas eles nao me fornecem serviço de webforwarding, e nem o google apps (ao menos não achei). Minha solução foi utilizar o serviço vinculado ao zoneedit. Porém, quando tento adicionar os servidores dns do ZE no registro, aparece a seguinte mensagem:

    Servidor DNS Master: Domínio desconhecido
    Servidor DNS Slave 1: Domínio desconhecido

    Tentei adicionar os servidores ns12 e ns7, no master e slave, respectivamente.
    Sabe alguma solução?

    A proposito, excelente artigo, mesmo que ainda na aparencia antiga do ZE. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renan!

      Durante muito tempo, utilizei o Zone Edit como servidor de DNS para meu domínio no Registro.br. Na época, nem o DNS eles forneciam. Por isso, eu estranho ele não funcionar corretamente para você.

      Com relação à interface atualizada, escrevi sobre ela em A Nova Versão do Zone Edit.

      Infelizmente, não sei qual pode ser o problema neste caso. Sugiro entrar em contato com o suporte do Registro.br (hostmaster@registro.br) e verificar com eles a questão.

      Um abraço!

      Excluir
    2. Oi Renan, estou enfrentando esse mesmo problema, com as mesmas mensagens:

      Servidor DNS Master: Domínio desconhecido
      Servidor DNS Slave 1: Domínio desconhecido

      Você já solucionou esse problema? Se sim, você sabe me explicar como resolver?
      Muito Obrigado.

      Excluir
  81. Adelson, de muita ajuda essa matéria devia ter pesquizado antes.
    Enfim, tenho um domínio em um site de edição grátis onde criei minha loja. Porem não sei qual é o servidor de dns e com isso não consigo configurar um e-mail com meu nome no google apps. Tem como mudar o servidor? Saber onde ele fixa? Ir para um gratuito que eu tenha acesso sem ter que mudar minha url?
    Obriado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Pesquisando no Registro.br (https://registro.br/cgi-bin/whois/?qr=theletro.com.br) você consegue informações sobre onde está registrado o seu domínio e qual servidor de DNS está em uso.

      Como seu domínio já parece estar registrado diretamente no Registro.br, você pode utilizar os serviços de DNS disponibilizados por eles. Veja como fazer isso no artigo Como Migrar seu Antigo DNS para o Registro.br.

      Um abraço!

      Excluir
  82. Adelson,

    Que pena que nao li isto antes!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Infelizmente, o ZoneEdit não é mais um serviço grátis. Durante muito tempo eu o utilizei, mas como o Registro.br agora oferece o serviço de DNS, é ele que uso atualmente em meus domínios.

      Um abraço!

      Excluir
  83. Oi Adelson!! Tudo bem?
    Em primeiro lugar, parabéns pelo site!! É simplesmente fantástico.
    Bom agora minhas dúvidas.
    Tenho uma rede ning(www.redeserv.ning.com) a qual quero configurar um domínio próprio. comprei um dominio .com na IG. www.redeserv.com . Li seus tutoriais sobre como fazer em .com.br e tentei fazer, mas quando entro no Zoneedit na parte em que eu teria que ver nameservers aparece escrito is not avaliable. E não consigo ir pra frente. Gostaria que me ajudasse pois tb quero alterar o meu dominio, no meu blog do blogger(http://ideiasdebarbara.blogspot.com), para www.ideiasdebarbara.com (que já comprei).
    Por favor me ajude.
    Grata
    Barbara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Barbara!

      Atualmente, não é mais necessário utilizar o ZoneEdit para ter um domínio .COM.BR em seu blog. Leia as orientações do artigo Domínio .com.br para seu Blog Ficou Mais Simples, onde mostro como fazer todo o processo utilizando apenas o Registro.br.

      Um abraço!

      Excluir
  84. Olá, Adelson a hospedagem do zonEdit ainda é gratuita? tenho um dominio .com que quero usar no meu blog.

    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Infelizmente, o Zone Edit agora é pago. Mas, ao adquirir o seu domínio, normalmente o serviço de DNS é oferecido gratuitamente. O único caso que eu conheço em que isso não ocorria era no Registro.br - que agora também oferece o DNS.

      Mas, se você precisar de uma opção grátis, uma alternativa é o http://freedns.afraid.org.

      Um abraço!

      Excluir
  85. Você tem algum tutorial que ensina a configurar o DNS no http://freedns.afraid.org?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de registrar no registro.br o dominio silvaniofotos.com.br com um DNS fornecido.
      Tenho a mesma solicitação do Maiko. Como se usa o http://freedns.afraid.org ?

      Excluir
    2. @Maiko: infelizmente, não tenho um tutorial pronto mostrando como utilizar o FreeDNS para a configuração de um domínio. Só tenho um mostrando como utilizá-lo para redirecionamento, que é algo diferente. Se interessar, veja-o em Como redirecionar seus domínios secundários para o principal

      @José Adolfo: o próprio Registro.br já oferece serviço grátis de DNS. Então, não é mais necessário utilizar um servidor de DNS externo. Veja detalhes em Tutorial completo para domínio próprio no Blogger.

      Abraço a vocês!

      Excluir
  86. Olá também comprei um domínio no InDomínios e me cadastrei no freedns.afraid e não consigo usar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Igara!

      Infelizmente, não conheço a InDomínios. Mas, hoje a grande maioria das empresas que vendem domínios já oferece o serviço de DNS incluído. Tente entrar em contato com a InDomínios para avaliar se eles não possuem esse serviço.

      Um abraço!

      Excluir
  87. Olá Adelson,

    Já sou usuário do ZoneEdit e quero adicionar outro domínio. Como fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Basta clicar no botão "Add new zone", na barra lateral esquerda.

      Um abraço!

      Excluir

Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo dos artigos. Há algumas regras na Política de Comentários que devem ser seguidas para que seu comentário seja publicado. As mais importantes:
- Não serão publicados comentários que não tenham relação com o artigo.
- Não respondo comentários por e-mail. Por isso, não deixe seu e-mail no comentário. Se você quer a resposta por e-mail, assine com a sua Conta do Google e marque a caixa "Notifique-me".
- Pedidos de visitas ao seu blog não serão publicados.
- Não serão publicados comentários que tenham link ou endereço do blog no corpo do texto. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.

emo-but-icon

Início item

Acompanhe as novidades

Contrate nossos serviços

Divulgue o Gerenciando Blog

Gerenciando Blog - Dicas para blogs

Publicidade


Anuncie aqui