192207784316955
Loading...

Domínio .com.br para seu Blog Ficou Mais Simples

Dominio200Ter um domínio próprio para seu blog é um passo importante para a evolução de seu trabalho. Para quem quer registrar um domínio com terminação .BR, o processo ficou ainda mais simples agora. Isso porque o Registro.br passou a fornecer o servidor de DNS, sem precisar utilizar serviços externos ou pagar mais por isso. Aprenda neste artigo como registrar um domínio .com.br e configurar seu blog para ser acessado pelo novo domínio.

Devido às mudanças no Blogger em setembro/2012, escrevi um novo artigo com os procedimentos atualizados sobre este assunto: Tutorial completo para domínio próprio no Blogger.

 

Introdução

Já escrevi diversos artigos aqui no Gerenciando Blog mostrando a importância de você ter um domínio próprio. Um domínio próprio permite que seu blog seja acesso pelo endereço www.seublog.com.br ao invés de seublog.blogspot.com. A migração para um domínio próprio é importante: ela facilita a memorização do endereço de seu blog e o torna independente da plataforma onde seu blog está hospedado. Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, sugiro a leitura do artigo Mudando para seu domínio próprio – Parte 1. Você notará que trata-se de um serviço pago, mas a um preço extremamente baixo: R$ 30 por ano.

Quando escrevi o artigo seguinte, Mudando para seu domínio próprio – Parte 2, era necessário um serviço externo de DNS para quem quisesse um domínio com terminação .BR. Por isso, indiquei serviços como o EveryDNS e o ZoneEdit.

Mas, agora, ficou muito mais simples ter um domínio .BR em seu blog: o próprio Registro.br, onde você registra o seu domínio, já fornece gratuitamente o servidor DNS. Isso significa que a configuração é mais simples, e sem a dependência de outros fornecedores. Neste artigo, você aprenderá o processo completo, desde o cadastro no Registro.br até a configuração do seu blog. Se você já sabe como criar um blog, em menos de 30 minutos você terá o seu blog sendo acessado pelo novo domínio!

 

Acessando o sistema

1. Acesse http://registro.br.

2. Clique na opção “Acesso ao sistema”, no menu à esquerda.
Registro1

3. Caso já tenha uma conta, basta entrar com seus dados de usuário e senha (neste caso, você pode ir direto para o próximo tópico). Se não a tiver, clique em “Cadastre-se aqui” para criar uma conta.
Registro2

4. Preencha seus dados e clique em “Entrar”. É importante que você cadastre seu nome completo, da mesma forma que aparece em seu CPF.
Registro3

5. Você receberá uma mensagem de confirmação em seu e-mail. Clique no link recebido para confirmar a criação de sua conta.

6. Após clicar no link, você verá uma tela de confirmação mostrando o seu ID. Ele será utilizado para realizar a entrada no sistema.
Registro4

7. Clique novamente no menu “Acesso ao sistema” (item 1) e entre com o seu ID e senha.

 

Registrando o seu domínio

Uma vez dentro do sistema, você verá uma tela como a seguinte. Se você já tiver algum domínio registro ele aparecerá nessa lista.
Registro5

1. Para registrar um novo domínio, clique na opção “Novo Domínio” do menu superior, destacada na figura acima.

2. Preencha as informações de seu novo domínio. e clique no botão “Entrar”, no final de página. Algumas dicas:

  • Em “Domínio”, não deve ser colocado o “www”, apenas o nome desejado para seu domínio.
  • Após digitar o seu CPF, clique em “Checar”. As demais informações serão completadas automaticamente.
  • Em “Informações sobre os Contatos”, preencha seu ID nos campos “Técnico” e “Cobrança”.
  • Em “DNS”, marque a opção “Utilizar os servidores DNS do Registro.br”. Isso evitará a necessidade de utilizar um serviço externo.
  • Marque a opção “Li e aceito todos os itens do contrato”.

Registro6

3. Será exibida uma tela de confirmação, informando que seu registro será concluído em até 15 minutos. Clique no botão “Salvar” para continuar.
Registro7

4. Você verá uma nova tela, mostrando a pendência do seu novo domínio.
Registro8

5. Se você atualizar a tela após alguns minutos, verá seu novo domínio na área “Administrativo”, junto aos demais que você possuir. O símbolo “[n]” à frente dele indica tratar-se de um novo domínio.
Registro9

 

Configurando o seu servidor de DNS

Esta é a grande novidade do Registro.br: como citei na introdução, o serviço inclui agora servidores de DNS próprios. Como mostro na figura abaixo, o DNS é o componente que ligará o seu domínio ao endereço do seu blog:
RegistroDNS

Para configurar o seu DNS, siga as instruções:

1. Clique no nome do seu novo domínio. Você verá uma tela como a abaixo:
Registro10

2. No final da tela, você verá as opções para pagamento do seu domínio. Antes mesmo do pagamento ele estará no ar. Mas, você deve escolher a opção desejada e realizar o pagamento para evitar que seu domínio seja cancelado. Uma novidade interessante é que o pagamento pode ser feito inclusive com cartão de crédito, o que antes não era possível. E também é possível realizá-lo por boleto bancário.

3. Para configurar seu DNS, clique no botão “Salvar & Editar DNS”.

4. Você verá uma tela como a abaixo, mostrando a edição simplificada. Ao invés de utilizá-la, clique no botão “Modo Avançado”.
Registro11

5. Para cadastrar um novo registro DNS, clique no botão “+ Record”.
Registro12

6. Para um blog no Blogger, o primeiro registro que você deve incluir é um “www” do tipo “CNAME”, apontando para o endereço “ghs.google.com”. Preencha as informações e clique em “Salvar”.
Registro13

 

Configurando seu blog no Blogger

Pronto! O seu domínio e seu DNS estão configurados corretamente. Falta agora configurar o seu blog para que ele seja acessado em seu novo domínio.

1. Acesse http://www.blogger.com e entre com seu usuário e senha.

2. Clique na opção “Configurações” do seu blog.

3. Acesse a pasta “Publicação” e clique na opção “Domínio personalizado”.
Registro14

4. Na nova tela, clique em “Ir para configurações avançadas”.
Registro15

5. Preencha seu novo domínio. Digite as palavras de verificação e clique em “Salvar Configurações”, no final da página.
Registro16

Pronto! Agora, o seu blog já pode ser acessado pelo seu domínio próprio.

 

Conclusão

Espero que, neste ponto, seu blog com novo domínio já esteja no ar! Se você ainda tem restrições com relação aos domínios com terminação .br, sugiro a leitura do artigo É melhor registrar domínio .com ou .com.br?, de Marcos Lemos. E se você não está disposto a pagar os R$ 30/ano, mostro uma opção grátis no artigo Domínio Grátis para seu Blog ou Site.

Se você já possui um domínio no Registro.br e utiliza o EveryDNS ou ZoneEdit, a migração é bastante simples. Basta marcar em seu domínio a opção para utilizar o servidor de DNS próprio e replicar os registros arqui. Ainda assim, nos próximos dias devo escrever um artigo sobre isso. Também é possível criar no Registro.br os registros necessários ao funcionamento do Google Apps, que permite criar um e-mail grátis em seu domínio. Saiba mais sobre ele em Google Apps: E-mail Grátis para seu Domínio.

 

Quer dar sua opinião sobre o assunto? É só deixar seu comentário.

serviços 9035000139090518028

Postar um comentário

  1. Olá meu querido, quero agradecer pela postagem, registrei um domínio recentemente, porém não está ativo ainda; não entendo nada de programação ou coisa do gênero, mas consegui - a partir de uma modelo - criar meu sitio, já publiquei só estou aguradando o resultado final...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por mais uma dica simples porém fundamental. Não havíamos percebido esta
    novidade no Registro.br.

    Obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
  3. É isso aí Adelson!

    Como sempre você dá tudo mastigadinho!

    Water

    ResponderExcluir
  4. Olá Adelson,

    Parabéns por trazer esta novidade em primeira mão, não tinha notado esta mudança no Registro.br.

    Agora ficou muito melhor de configurar, sem aquelas confusões todas com joga o dominio para cá, joga o dominio pra lá, aponta para não sei mais onde.

    Mais uma vez parabéns por fazer a diferença, trazendo esta super dica!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá Adelson,

    Segui todos os passos. Deu tudo certo, menos quando alterei o domínio do blog. Deu um erro e tive que voltar para o antigo domínio. Apareceu uma mensagem que nova configuração do DNS pode levar até um dia. É isto?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. @Roger: Que ótimo! Espero que a esta hora seu site já esteja no ar!

    @Equipe Tem Trabalho: Poucos notaram a nova opção no Registro.br. E isso foi um grande avanço! Fiz questão de divulgar.

    @Water: A ideia é mesmo essa: permitir que todos possam realizar a configuração seguindo o tutorial.

    @Matheus: Concordo com você: ficou muito mais fácil agora! Especialmente porque os servidores de DNS grátis estão mudando tanto que estava difícil acompanhar todas as mudanças. É muito mais simples ter toda a configuração centralizada.

    @Seu Luiz: É natural demorar algum tempo para que o novo domínio e DNS estejam no ar. Mas isso costuma acontecer em menos de uma hora. Se você manteve sua configuração, é provável que agora ele já esteja publicado corretamente.

    Abraço a todos vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adelso, gostaria de agradece a você por esta dica, que para mim foi preciosa. Que Deus continue te abençoando e vc ajudando mais e mais pessoas online.
      Abs,
      Equipe

      Excluir
  7. Olá Adelson querido!
    Como sempre, suas dicas são valiosas e muito úteis! Vou providenciar, com certeza, essa mudança... A minha dúvida é se ao mudar para o domínio .BR a configuração e ferramentas que hoje possuo através do blogger também mudarão?
    Feliz Ano Novo, Adelson e que Deus continue te abençoando com esse incrível dom de ensinar e ajudar as pessoas!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  8. Ola a todos! muito bom o seu post, bem informativo. Eu ate pensei em ter um dominio .com.br mas afinal optei pelo .com pela facilidade de compra. Tenho um outro site .net em ingles. Eu como nao tenho residencia no brasil nao pude comprar o dominio brasileiro ( apesar de ser brasileira). Quem sabe um dia as leis mudam... nao entendi o porque dos 27 reais adicionais...

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Serve para Wordpress tbm? É o mesmo processo?

    ResponderExcluir
  10. Olá Adelson,

    Acabei optantdo pelo .com mesmo é o valor ficou muito barato por um ano.

    Achei ótimo poque escolhi o dominio atráves do UOL e dentro do prórpio sistema eles disponibilizam a configuração do DNS (achei excelente).

    Bjs.

    Brigadão pelo comentário lá no blog!

    ResponderExcluir
  11. @Jackie: Saudades de vê-la por aqui! Quanto à sua dúvida: mesmo tendo um domínio próprio, você continuará utilizando todas as ferramentas e recursos do Blogger, da mesma forma que faz hoje. A única diferença será mesmo o seu endereço. Um ótimo 2011 para você também!

    @Alexia: Eu não sabia que havia essa diferença de preço para quem não reside no Brasil. Mas, os domínios .com são também uma ótima opção.

    @Idemir: O processo do registro é o mesmo, mas a configuração a ser feita para direcioná-lo ao Wordpress é diferente. As instruções para isso estão em http://en.support.wordpress.com/domain-mapping/map-existing-domain. O detalhe é que, além do domínio, você precisará pagar um valor adicional ao Wordpress.

    @Marcia: Realmente, os domínios .com são mais baratos. Eu tive contato com o sistema do UOL Host, mas achei um pouco confuso. E fiquei realmente feliz em ver seu blog no domínio próprio!

    Abraço a todos e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  12. A Registro.br não poderia ter feito melhor. Esta pequena novidade facilida demais a vida de quem usa o serviço, afinal, antes além de pagar pelo domínio ainda tínhamos que procurar um outro serviço, como o zoneedit, pra configurar o DNS. Adeus Zoneedit.

    ResponderExcluir
  13. Olá, Sadas!

    Também fiquei feliz com essa novidade do Registro.br. Tanto que já migrei o DNS de todos os meus domínios - que estavam no Zone Edit - para o Registro.br.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  14. Agora fiquei com uma dúvida.
    Uma vez que a gente configura o CNAME, não era pra o navegador encaminhar para o site mesmo digitando o endereço sem www?
    Comigo não aconteceu. Sem o wwww o site não carrega ou vai pra página do Google.

    ResponderExcluir
  15. Olá, Sadas!

    Para que ele funcione também sem o www, é necessária uma configuração adicional. Explico isso no artigo Seu Domínio Próprio sem o WWW.

    Você notará que lá explico como fazer isso em outro servidor DNS, mas ele vale também para o Registro.br.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  16. Ótima dica, Adelson!

    O ano passado fiz a migração do meu blog para um domínio próprio. Percebi que minha taxa de rejeição diminuiu.

    Parabéns pelos excelentes posts!

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  17. Adelson, resolvi comprar meu dominio .com.br e fiz tudo direitinho com o zone edit.. Configurei tudo conforme vc colocou num tutorial so que q meu site ainda nao apareceu! Coloquei la no blogger dominio personalizado e nada!!
    O que esta faltando?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  18. @Vera: Quando escrevi o artigo O que é Taxa de Rejeição e como diminuí-la, uma de minhas constatações foi que blogs com domínio próprio possuem Taxas de Rejeição menores. Pode ser um aspecto psicológico ou consequência do cuidado maior que normalmente se toma nesses casos. Fico feliz que sua taxa já tenha diminuído!

    @Juliana: É normal demorar algum tempo (até 24 horas) para que seu novo domínio esteja no ar. Visitei seu perfil e encontrei o www.guide4.com.br. Se ele for o seu novo domínio, parabéns, ele já está no ar!

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  19. Eeeh! Ele entrou no ar! Vim pra ver se vc tinha respondido e para avisar q acabou entrando no ar ontem mesmo!

    Obrigada pela atenção, viu?

    Bjos e sucesso!

    ResponderExcluir
  20. Olá, Juliana!

    Fico feliz que seu novo domínio já esteja no ar! Sucesso para você nessa nova fase.

    Um abraço e seja sempre bem vinda aqui!

    ResponderExcluir
  21. Olá tenho uma dúvida. No meu blog utilizo os marcadores para direcionar os ítens do menu e o link de pesquisa para determinado marcador aparece no navegador. Com o domínio no blog como isso ficaria?? Há algum problema?

    Obrigado e muito bom seu post.

    ResponderExcluir
  22. Olá!

    Visitei seu blog e vi como está o seu menu. Após colocá-lo em domínio próprio, você somente precisará alterar os links, colocando neles o domínio próprio. Assim, eles funcionarão corretamente.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  23. Adelson, estava em dúvida se mudava ou não para o domínio pago e como faria isso e com seu tutorial dedidi por realizar a troca.

    Mas o comentário é para lhe dar os parabéns não só pelo blog que é muito bom, mas pela atenção que você deu para cada pessoa que comentou, pode ter a mais absoluta certeza que admiro muito isso e farei um post no Corvo do Joker parabenizando-o e convidando os leitores a visitar o Gerenciando Blog.
    Sei que é pouco, mas é uma forma de agradecer pelo trabalho e pelas informações que me ajudaram e à tantos outros.

    Assim que postar venho te avisar,
    meus parabéns!

    Joker.

    ResponderExcluir
  24. Olá, Joker!

    Seu comentário me deixa feliz por vários motivos. Primeiro, por saber que o artigo o ajudou a tomar a decisão de partir para um domínio próprio. Segundo, por perceber a atenção diferenciada que procuro dar a cada visitante. E, terceiro, pela ideia de escrever um post divulgando o Gerenciando. Acredite: isso não é pouco e tem um valor enorme para mim!

    Um abraço e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  25. Cara, mais uma vez você me ajudou muito. Procurei muito um tutorial pra dns no .br

    Mas veja meu problema... Eu tinha colocado o domínio .tk como você havia postado em outro tópico. Hojê cedo fui acessar meu blog e recebi a famosa msg 404. Fiquei muito injuriado e fui buscar um domínio .com.br comprei e o site já está no ar com o novo domínio graças a dica deste post.

    O problema agora é que os links que postei por ae agora no domínio antigo .tk eu vou perder?

    Há algum jeito de redirecionar o .tk para .com.br?

    Agradeço pela dica deste post e gostaria de saber se você pode me informar algo.

    Desde já agradeço!

    Abs

    ResponderExcluir
  26. Olá, Bruno!

    Estranhei o erro 404. É possível que seu domínio .TK tenha sido cancelado por não receber o número mínimo de visitas para manter o domínio grátis no ar.

    Mas, agora, você tem acesso ao seu antigo domínio .TK? Se tiver, é possível utilizar a opção "Domain forwarding" para direcionar o endereço .TK para o seu novo domínio.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  27. Obrigado pela dica Adelson. O pessoal do 'dot.tk' enviou um email dizendo que poderia requerer uma revisão, então pedi e eles voltaram. Assim, do nada achei muito estranho.

    O que acontece agora é que os links externos enviam os usuários para pág. inicial
    Usei o Domain forwarding para redirecionar.

    Você acha melhor cancelar o .tk já que estou usando o .com.br e sabendo que recebo um número considerável de visitas por este domínio, mas que não são direcionadas para o post correto e sim para Home?

    Caso não.
    Fui pesquisar e indicam o google pra webmasters. Existe alguma forma de confirmar a troca dos 2 domínios por lá? Eu tentei, confirmei o .com.br mas é necessário confirmar o .tk e não consigo.

    Desculpe, posso estar sendo chato, mas estou cheio de dúvidas e creio que você possa me ajudar com elas rs.

    Abs

    ResponderExcluir
  28. Olá, Bruno!

    Estive lendo as Ferramentas do Google para Webmasters sobre o assunto (há um bom artigo em https://www.google.com/support/webmasters/bin/answer.py?answer=83105&hl=pt-BR). A mudança do endereço na ferramenta é recomendada para que os seus resultados no Google sejam alterados para o novo domínio. Se você recebe muitas visitas vindas do Google, é interessante realizar os procedimentos citados.

    Quanto a não conseguir confirmar o domínio .TK, imagino que isso esteja acontecendo justamente porque ele é apenas um direcionamento para o seu novo domínio.

    Em seu lugar, eu faria o seguinte:
    1. Cadastraria os sitemaps de todos os seus artigos em seu novo domínio nas ferramentas para Webmasters (se tiver dúvidas sobre como fazer isso, escreva para adelson@gerenciandoblog.com.br).

    2. Publicaria um artigo em seu blog, informando a mudança do endereço para .com.br.

    3. Manteria o domínio .TK fazendo o redirecionamento para o seu novo domínio por algum tempo, para não perder as visitas que chegam por ele. Depois de algumas semanas, você pode até direcionar esse domínio para uma página estática do seu blog, informando que o blog está no novo endereço.

    Com isso, acredito que você minimizará as perdas que pode ter com essa mudança.

    Espero ter ajudado.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  29. Adelson vou seguir suas dicas.

    Já cadastrei o sitemaps como indicou e publiquei um artigo para os usuários que caem lá meio que de para-quedas

    Já perdi o PR quando sai do blogspot e não fiz o procedimento correto.

    Vou dar tempo ao tempo e creio que em breve voltará tudo ao normal.

    Obrigado pela atenção Adelson e parabéns pelo site que tem me ajudado muito desde que favoritei a algum tempo atrás sempre visito.

    Abs

    ResponderExcluir
  30. Olá, Bruno!

    Espero que tudo corra bem e a mudança seja o menos traumática possível.

    E fico feliz em saber que o Gerenciando o está ajudando! Seja sempre bem vindo aqui.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  31. Olá, Cris!

    Que ótimo que tenha dado certo! Já visitei sua comunidade no novo domínio. Espero que isso dê um impulso para o sucesso do seu site!

    Um abraço e obrigado por sua visita!

    ResponderExcluir
  32. Sem esse artigo eu não teria meu próprio dominio!!! Tenho aprendido demais no seu site!Suuuuper obrigada!

    ResponderExcluir
  33. Cara é por isso que eu sigo esse blog, muito bom. Nao vou utilizar agora, mas fica guardado pra usar em breve.
    Obrigado , show de bola

    ResponderExcluir
  34. Olá!

    Que bom que vocês tenham gostado do artigo! Fico feliz em poder ajudar.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  35. Oi Adelson, tudo bem?
    Preciso de sua ajuda.
    Registrei um dominio "www.varimix.com.br"
    Fui no blogspot, fiz a alteração como você orienta. Tentei abrir meu blog, não consigo.
    Agora não abre nem como: varimix.blogspot.com e
    nem como- www.varimix.com.br
    O que eu faço?

    Será que perdi meu Blog?
    Por favor me ajude.
    Obrigado
    Ranulfo
    ranulfosoares@hotmail.com

    ResponderExcluir
  36. Olá, Ranulfo!

    Pela mensagem de erro que está sendo apresenta, parece haver algum erro na configuração, provavelmente nos registros que você criou no DNS do Registro.br. Sugiro revisar essa configuração.

    Caso você não consiga descobrir o que está errado, o que você pode fazer emergencialmente para que seu blog volte ao ar é remover as configurações feitas no Blogger. Com isso, ele voltará a ser acessado pelo endereço original (.blogspot.com).

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  37. Oi Adelson,
    Obrigado pelo retorno.

    Abrindo as configurações do blogspot, ele fala em aguardar 24:00hs pra fazer a transferência de domínio. Pelo jeito a Juliana do >www.guide4.com.br, teve o mesmo problema.

    Você também fala em revisar configurações no DNS do REgistro.br, não consegui fazer isso.
    Vou aguardar 24:00hs, caso não resolva volto lhe pedir ajuda.

    Mais uma vez "MUITO OBRIGADO"

    Abraços

    Ranulfo
    ranulfosoares@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. Ranulfo(ranulfosoares@hotmail.com)14 de fevereiro de 2011 21:28

    Olá Adelson,
    Que legal, andei vendo alguns comentários postado no seu blog e vi que esta fazendo dois anos de blog.

    Meus parabéns!!!!!!!!!

    De verdade mesmo, afinal o que você conseguiu em dois anos é extraordinário.
    Vejo que você escreve com simplicidade, mais com muita competência.
    Desde que comecei blogar, tenho visitado seu blog em busca de novidades.
    Com certeza, você muito me tem ajudado, espero que continue assim. Contribuindo com muitos blogueiros como eu, que quer apresentar um trabalho, mas depende de amigos como você, que se dedica para nos ajudar a como se desenvolver nesta área de informatica.

    Dentro dos meus conhecimentos, estou a disposição.
    E conto com você, em continuar me ajudando.

    Felicidades e sucesso.

    Abraços

    Ps. parece que consegui resolver o problema de "nofollow".

    ResponderExcluir
  39. Olá, Ranulfo!

    Obrigado pelos elogios! Caso o problema em seu blog persista, pode me escrever em adelson@gerenciandoblog.com.br que eu o ajudarei. Parece haver ainda algum problema de configuração.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  40. Meu nobre companheiro, parabens pelo artigo, a minha dúvida é como faço para direcionar para um outro site que tenho que é .in

    José Inácio RN

    ResponderExcluir
  41. Adelson!
    Muitíssimo obrigada pelo post. Fiz o que indicou e deu tudo certo.
    Sinto-me até meio nerd por conseguir fazer algo que estava fora do meu conhecimento.
    Obrigada por dividir o seu conhecimento. Foi de grande ajuda.
    Abraços,
    Muriel

    ResponderExcluir
  42. Como sou novo no meio e estou aprendendo agora com a criação do blog da minha turma do clube amigos do Kart de Imperatriz no estado do maranhão, o seu blog é uma fonte de conhecimento inesgotável!
    Parabéns

    ResponderExcluir
  43. Fiz tudo como recomendado, mas faz uns 30 minutos que cadastrei e nada de aparecer no Administrativo do Registro.br
    O que faço?

    ResponderExcluir
  44. @Anônimo: Até onde sei, o Registro.br não permite o redirecionamento para outro domínio. Mas, você pode utilizar um servidor de DNS como o Zone Edit para fazer um "web forward". Veja mais detalhes em A Nova Versão do Zone Edit.

    @Muriel: Que ótimo saber que você conseguiu fazer o procedimento corretamente! Minha intenção é justamente ajudar a todos, especialmente quem está começando.

    @Odair: Obrigado pelos elogios! Espero que sempre encontre artigos úteis aqui.

    @Acácio: Caso seu domínio não tenha aparecido até agora, sugiro que você entre em contato com o suporte do Registro.br. Não é normal demorar tanto tempo.

    Abraço a todos e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  45. Adelson, muito obrigada por suas dicas. Eu tenho uma dúvida. Para configurar o domínio no registro.br e apontá-lo para o meu blog no blogger é necessário seguir apenas os passos acima, ou terei que seguir todos os passos que menciona aqui: http://www.gerenciandoblog.com.br/2011/01/como-migrar-seu-antigo-dns-para-o.html
    incluindo naked domain e apps

    obrigada por sua atenção!

    ResponderExcluir
  46. Olá, Adriana!

    Se você quiser colocar apenas o domínio em seu blog, este artigo é suficiente.

    O outro é um complemento: você perceberá que, ao ter um domínio próprio, você poderá ter uma conta de e-mail grátis no Google Apps. Esse artigo mostrará como fazer as configurações no Registro.br.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  47. Obrigada Adelson! Eu já tenho um email pelo Google Apps. REalizei a configuração do meu blog no Registro.br digitando apenas os dados ghs.google.com.

    Então, pelo que entendi, não é necessário configurar o restante. Mesmo que eu tenha o email via google apps. Ou dá alguam inteferência? isto é, tenho que configurar tudo?

    ResponderExcluir
  48. Olá! estou chocada com a sua organização, dedicação e cuidado pra explicar! muito bom. recentemente quiseram me cobrar R$300 pra fazer esse registro. acabei de fazer rapidamente e sem complicações graças ao seu tutorial. muito bom! obrigada.

    ResponderExcluir
  49. Olá!!! Primeiramente parabéns pelas explicações, estava precisando fazer este registro. Agora surgiu uma duvida cruel o vencimento do boleto é 07/03/11 em pleno carnaval e o banco so abre no dia 09/03/11, meu medo é do meu blog bloquear, vc sabe de me informar até quantos dias sem o pagamento eles bloqueiam o registro.
    Obrigado
    marciowestin@gmail.com

    ResponderExcluir
  50. @Adriana: Para manter o e-mail do Google Apps é necessário realizar também as configurações indicadas no outro artigo que você havia citado. Isso porque o Google Apps precisa dos registros MX configurados corretamente.

    @Layse: Muitas vezes, as configurações são realmente simples de serem feitas! O registro de domínio é um bom exemplo: todo o processo é realizado em poucos minutos. Fico feliz que você tenha conseguido configurá-lo!

    @Westin: Se hoje foi considerado feriado bancário, acredito que o boleto poderá ser pago sem problemas no dia 09. Procurei no FAQ do Registro.br como proceder quando o boleto vencer, mas não encontrei uma resposta conclusiva. Em último caso, sugiro que você entre em contato com o suporte do Registro.br

    Abraço a vocês!

    ResponderExcluir
  51. Obrigada mais uma vez Adelson! Eu já configurei os apps e agora o meu e-mail está funcionando normalmente!

    ResponderExcluir
  52. Olá, Adriana!

    Que ótima notícia! Fico feliz que tenha dado certo.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  53. Olá, meu boleto também saiu com o vencimento de domingo. Espero que eu consiga pagar na segunda-feira sem problemas.
    Obrigada e adorei! =)

    ResponderExcluir
  54. Olá, Bia!

    Quando o boleto vence num dia não útil, o vencimento é automaticamente prorrogado para o próximo dia útil. Assim, acredito que não haverá problemas.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  55. Oi,
    Eu comprei um dominio, está hospedado no registro.br.
    Configurei e funciona perfeitamente.
    Eu gostaria de saber se tem como configurar o email do domínio no registro.br?
    Grata,
    Lenda

    ResponderExcluir
  56. Olá, Lenda!

    É possível sim ter um e-mail grátis em seu domínio .COM.BR. Isso é possível com o Google Apps. No artigo Google Apps: E-mail Grátis para seu Domínio eu mostro como fazer isso.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  57. Oi Adelson, muito obrigada por disponibilizar essas informações no seu blog. Já fazia um tempinho em que eu queria ter meu próprio dominio no blog, comprei no registro.br, fiz tudo como vc explicou e deu certo!
    Agora vou tentar o email.
    Muito obrigada mesmo!
    Um grande abraço,
    Erika Weik

    ResponderExcluir
  58. Olá, Érica!

    Fico muito feliz que todo o processo tenha dado certo! O processo no Registro.br ficou realmente bastante simples. Espero que tenha conseguido também criar o seu e-mail.

    Um abraço e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  59. Post muito bem explicado.

    Mais uma vez parabéns.

    Bom tenho uma dúvida que eu procurei e não achei:
    Já tenho o Dominio ".com" registrado na UolHost.
    Tem uma maneira de direcionar o Endereço ".com" e ".com.br" para o mesmo blog.
    Pensei em utilizar o DNS ou fazer um novo blog e direcionar para o ".com.br".
    O que você me sugere?

    ResponderExcluir
  60. Olá, Cristiano!

    Isso é possível de ser feito. O Gerenciando Blog é um caso: apesar do endereço principal ser o www.gerenciandoblog.com.br, se você digitá-lo como .com, também será trazido para cá.

    Há duas formas de vocês fazer isso:

    1. Há serviços de registro de domínio que já possuem ferramentas para direcionamento para outro endereço. Isso não é feito pelo DNS, e sim por recursos específicos, chamados de "web forwarding" ou "domain forwarding". Como o meu domínio .com está na GoDaddy, fiz isso por lá.

    2. Se o serviço não fornecer essa funcionalidade, você pode usar o Zone Edit como servidor de DNS. Neste caso, o Zone Edit possui o "WebForward", que faz isso. Basta ativá-lo em sua zona e configurar para ir ao seu outro domínio. Você encontrará detalhes sobre o Zone Edit em http://www.gerenciandoblog.com.br/2010/12/nova-versao-do-zone-edit.html.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  61. Adorei a sua explicação e até agora o seu foi o blog que mais me ajudou! Comprei o domínio no Registro.br e já coloquei no blogger o meu domínio personalizado, mas quando eu digito o endereço do meu novo domínio sou direcionada para a página do google. O que eu poço fazer para resolver isso?
    Muito obrigada, o seu blog é ótimo!

    ResponderExcluir
  62. Olá, Bela!

    Obrigado pelos elogios! Já visitei seu blog através de seu domínio personalizado. Assim, é provável que toda a configuração ainda não estivesse publicada quando você testou - e é normal que isso demore algumas horas.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  63. Realmente isso é muito importante, em breve vou fazer isso, pois é de muita valia.

    ResponderExcluir
  64. Adelson tem um dominio que estou querendo comprar no Registro Br mas ele está como "Congelado" tem como comprar ele? como posso?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  65. @Procure: Vale mesmo a pena fazer. É um passo importante para a evolução do seu blog!

    @Tynn: Há procedimentos específicos para você conseguir registrar um domínio que está congelado. Na página http://registro.br/dominio/proclib.html há a explicação detalhada de como funciona esse processo.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  66. Nossaaaaaaaaaaaaaaaaa sou tão grata a vc!!! Eu consegui colocar o endereço no meu blogger certinho!!! Já estava desesperada pq não conseguia, vc esclareceu tudo direitinho, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  67. Olá!

    Fico feliz em poder ajudá-la! E espero que o novo domínio impulsione o sucesso do seu blog.

    Um abraço e seja sempre bem vinda!

    ResponderExcluir
  68. fiz tudo corretamente e nao mudou de dominio

    ResponderExcluir
  69. Olá, Victor!

    Estranho não ter funcionado. Acredito que tenha faltado realizar alguma das configurações indicadas.

    Qual é o novo endereço em que seu blog deveria estar?

    ResponderExcluir
  70. Oiii Adelson !!!

    Eu fiz a mudança !!! Queria fazer a algum tempo, mas estava super confusa e sem saber como começar, até que vi seu artigo e na mesma hora fui seguindo o passo a passo incrível que você fez e deu certo na hora !!!
    Só fiquei em dúvida após salvar lá em Configurações avançadas no blog, embaixo do domínio tem uma janela para marcar : redirecionando para vidarealdasam.com.br para www.vidarealdasam.com.br, eu marco esta opção ?
    Depois venho aqui ver sua resposta !!
    Valeu mesmo, estou toda boba com meu .COM hehehe

    Você é The Best !!
    abraçãooo

    ResponderExcluir
  71. Olá, Sam!!!

    Que ótima notícia! Fico muito feliz que tenha dado certo a migração, ainda mais assim de primeira! Parabéns!!! Fico muito feliz em poder colaborar com seu ótimo trabalho!

    Quanto à opção, pode sim marcá-la. Isso fará com que seu blog seja acessado tanto com quanto sem o www.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  72. Olá Adelson, voltei !! rsrs

    Como já comentei a postagem, este comentário é apenas para agradecer-lhe mais uma vez por ter facilitado a minha vida ( e a de muitos ) para mudar o domínio, estava totalmente perdida, quase desistindo, quando li este artigo e em 15 minutos meu domínio novo estava no ar !!
    E alguns amigos também ficaram muito animados e já decidiram seguir seu passo a passo e fazer a mudança !!
    Também deixo meu Obrigado pela sua presença na entrevista, saiba que suas palavras me motivaram muito e sua participação foi muito importante, porque é sempre bom ver que quem admiramos e respeitamos, aprecia o que fazemos !!
    Valeuuu
    (falei pra xuxu, sorry :)

    Um abração

    ResponderExcluir
  73. Você está prestes a ser redirecionado

    O blog que estava aqui, agora está em http://www.habilidadescompapel.com.br/.
    Deseja ser redirecionado?

    Este blog não é hospedado pelo Blogger. Além disso, ele não passou por nenhuma verificação de spam, vírus ou outras formas de malware.

    Vc sabe me dizer oque tem de errado????

    ResponderExcluir
  74. @Samanta: Você é sempre muito bem vinda aqui e pode escrever o quanto quiser! :-) Fico realmente feliz em poder ajudar na evolução do seu blog! Ele é ótimo e merece mesmo todo o destaque possível.

    @Habilidades: Essa mensagem só aparece nas primeiras visitas que o blog recebe, para alertar que o endereço do blog mudou. Depois, ela deixa de aparecer.

    Abraço a vocês!

    ResponderExcluir
  75. parabens ,eu nao tenho costume de postar nada,mas eu te agradeço pois de todos os tópicos do google ,vc foi oque mais explicou melhor sobre dns.parebens e boa sorte e muito obrigado pela ajuda!!!

    ResponderExcluir
  76. Olá, Correa!

    Fico feliz que o artigo o tenha ajudado! Seja sempre bem vindo!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  77. Olá Adelson
    O seu tutorial é bem simples de ser seguido.
    Porém algo deu errado, se pudesse me orientar porque ao acessar o novo endereço de domínio aparece esta mensagem de erro?:
    Proibido
    Você não tem permissão para acessar / neste servidor.
    Além disso, um erro 403 Forbidden foi encontrado ao tentar usar um ErrorDocument para lidar com o pedido.
    Apache/1.3.33 Server at AppStuff Port 80
    O antigo endereço era http:copacafesp.blogspot.com e agora com o registro ficou www.copacafesp.com.br.
    Será que poderia me orientar, onde esta o meu erro na nova configuração?
    Grata
    Abraços
    Alba Simões

    ResponderExcluir
  78. Olá, Alba!

    Aparentemente, há erros tanto no DNS do Registro.br quanto na configuração do seu Blogger.

    Minha sugestão é que você revise todos os passos a partir do item "Configurando o seu servidor de DNS".

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  79. Olá Adelson
    Muito obrigada pela resposta e auxílio imediato que me prestou.
    Vou verificar com urgência!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  80. Adelson, sou seguidora do gerenciando blog desde o ano passado, mas este é meu primeiro comentário. Não poderia deixar de te agradecer por esta grande ajuda!!! Seguindo o tutorial acima, até eu (uma desentendida de tudo...rs) consegui facilmente ter um domínio próprio. Escolhi o .com.br também. Obrigada e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  81. @Alba: Conte comigo para o que eu puder ajudá-la!

    @Luciana: Obrigado por deixar seu comentário! A opinião de vocês é realmente importante para eu poder direcionar os artigos futuros. E fico muito feliz que tenha conseguido colocar um domínio em seu blog! É um grande passo!

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  82. Valeu cara!

    Uma mao na roda, ate mesmo para pessoas que "entendem" de internet & computadores. :)

    luky.

    ResponderExcluir
  83. Olá, Luky!

    Que bom que veja o artigo assim! A ideia é poder ajudar tanto quem está começando quanto quem já conhece o assunto.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  84. Olá Adelson, tudo tranquilo? Primeiramente gostaria de dizer que sou totalmente leigo no assunto sobre domínios, mas com as excelentes matérias que você escreveu sobre o assunto, eu comecei a entende rum pouco do assunto. Eu tenho um blog há pouco tempo, mas pretendo continuá-lo e a idéia de domínio próprio me cativou. Porém, ainda me restam algumas dúvidas:

    1. Os aplicativos que possuo em meu blog, como o Link Within, continuarão funcionando normalmente ou terei que configurá-los de novo?

    2. As minhas postagens no domínio blogspot, passaram para o novo domínio automaticamente? Ou eu irei perder meu conteúdo antigo?

    3. Seguindo esse tutorial do registro.br com DNS próprio, as pessoas que entrarem no domínio blogspot de meu blog, serão redirecionadas automaticamente, correto? Nesse caso, eu terei que mudar meu endereço em sites agregadores de links ou as pessoas de lá também serão redirecionadas?

    Agradeço desde já. Obrigado.

    ResponderExcluir
  85. Olá, Bronco!

    Um domínio próprio é muito importante para a evolução do seu blog! Vamos às respostas:

    1. O ideal é que você reconfigure os aplicativos. No caso do LinkWithin, por exemplo, ele continuará exibindo o endereço antigo de seus artigos. Reconfigurando-o, já serão exibidos os novos endereços.

    2. As postagens serão automaticamente levadas para o novo endereço, sem necessidade de alteração.

    3. Quem acessar seu antigo endereço será redirecionado automaticamente para o novo endereço. No caso dos agregadores, o ideal é você alterar o endereço, para conquistar links para o seu domínio próprio.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  86. Caramba, Tutorial PERFEITO! Parabéns, oq eu mais queria era te dar um abraço como agradecimento .. kkkkkkkk

    Valeu, tudo de boom!

    ResponderExcluir
  87. Olá, João!

    Muito obrigado pelos elogios! E considere o abraço dado à distância! risos

    Um abraço e seja sempre bem vindo!

    ResponderExcluir
  88. No meu dominio no registro.br nao tem a opçao " utilizar os servidores dns do registro.br" o que eu faço ?

    ResponderExcluir
  89. Olá, ZipTeck!

    Neste caso, a única solução que vejo é entrar em contato com o suporte do Registro.br para entender porque a opção não está aparecendo.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  90. Meu amigo muito obrigado, Deus te abençoes por compartilha conhecimento.

    ResponderExcluir
  91. Amigo, vc não sabe o quanto me ajudou!!! Rodei procurando essa informação que fosse explicada de forma simples. Virei fã e vou te seguir no que houver.. Parabéns e muuuuiiitttiiisssso obrigado!

    ResponderExcluir
  92. Olá!

    Fico feliz que o artigo os tenha ajudado! Espero que o novo domínio traga benefícios ao seus blogs!

    Um abraço e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  93. Adelson,

    Muito bom o seu site, está de parabéns!
    Um dos poucos que entro e comento, na verdade
    é o único! hehe... sou mega sistemático e nunca acho um site que me agrada! Bom sinal para você.
    Enfim, o blogger disponibiliza somente 10 páginas certo? Para obter mais do que 10 páginas, você tem que ficar criando vários marcadores. No Ragistro.br há como obter mais de 10 páginas? Porque tenho muitas categorias, e já estou farto de criar marcadores! Outra coisa, no Registro.Br onde fica a hospedagem? Só mais essa pergunta.
    Ouvir dizer muito sobre o uol host é melhor?
    ou Registro.br?

    Abraço Adelson.

    ResponderExcluir
  94. Olá! gostei muito do post! mas tenho uma dúvida sobre a cobrança de R$ 30.00. bom, se eu me cadastrar por onde eles irão me cobrar o valor? vai vim a conta pelo correio?

    desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  95. @Anônimo: Fico muito feliz que tenha escolhido o Gerenciando para comentar! Vou dividir a resposta para facilitar:
    1. As páginas que o Blogger limita a 10 são páginas estáticas, que não recebem comentários. Elas devem ser utilizadas para fins específicos, como um Índice, o Sobre etc. Por isso, esse número costuma ser suficiente. Os artigos regulares de seus blog são escritos como Postagens - e não há limites para elas.
    2. Se você continuar no Blogger, não há necessidade de hospedagem. Seu blog continuará hospedado no Blogger e apenas o seu domínio ficará no Registro.br.
    3. A diferença do UOLHost é que ele permite domínios sem a extensão .BR (por exemplo, um .COM). Mas, se você for registrar um domínio .COM.BR, minha sugestão é que faça diretamente no Registro.br. Mesmo que você o faça no UOLHost, ele ainda será criado no Registro.br.

    @André: Ao se cadastrar, você pode escolher por pagar por cartão de crédito ou boleto bancário. Em ambos os casos, todo o processo é feito online. No caso do boleto, você pode imprimi-lo diretamente pelo Registro.br.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  96. Para quem quer ser redirecionado para o dominio sem o www, basta clicar no salvar e editar dns e entao add o parametro A com o ip do seu blog e sem o www
    EX: Nome do site tipo dados
    www.seudominio.com.br CNAME ghs.google.com
    seudominio.com.br A 222.222.222.222
    salve e depois no painel do blog ative o redirecionamento para o dominio sem o www. É isso valeu Adelson pelo maravilhoso post.

    ResponderExcluir
  97. Olá, Cristiano!

    Obrigado pelo complemento ao artigo!

    Um abraço e seja sempre bem vindo!

    ResponderExcluir
  98. Que isso Adelson essa minha pequena contribuição não é nada perto do muito que já aprendi aqui em seu blog, alias um dos mais completos em tutoriais e dicas pra blogueiros, seu blog já está nos meus favoritos desde a primeira visita e de la pra só tenho aprendido aqui, oque acho dificuldade por causa do post ser "antigo" e algumas coisas mudarem como no Zonedit, eu complemento lendo as atulizações aqui ou em outro blog, então nada mais justo que voltar e poder contribuir, um gesto de agradecimento. Sucessos :)

    ResponderExcluir
  99. configurar usando o dns do registro br ficou facil,mas como configurar o mx la no dns do proprio registro br para o google app

    ResponderExcluir
  100. Olá!

    No artigo Como Migrar seu Antigo DNS para o Registro.br eu mostro como criar os registros DNS para que o Google Apps funcione corretamente.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  101. Olá Adelson,sou nova por aqui mas já percebi o quanto as pessoas procuram seu conhecimento,Parabéns!
    Será que pode me ajudar?Quero registrar dois domínios, o .br e .com ,gostaria de saber se eu registrar um domínio no registro.br tenho que registrar em outro lugar o .com e ainda ter o tal do DNS de outro lugar?Ainda não entendo de DNS,ainda vou ter que aprender por aqui.E como configuro os dois domínios no blogger,isso existe,tem como os dois direcionar para o mesmo blog?E o que é exatamente direcionar?Tipo,vai para outra página,ou abre direto no blog?
    Bem,Adelson desculpe tanta pergunta,mas peço peço que me oriente.Imensamente agradecida.

    ResponderExcluir
  102. Olá, Daniela!

    Diretamente no Registro.br você só pode registrar domínios com terminação .BR.

    Uma opção é você fazer o registro em empresas como UOLHost ou a RedeHost, que centralizam o registro de ambos os tipos (.COM e .COM.BR). No caso da RedeHost, eles já possuem um serviço de redirecionamento automáticos: assim, basta configurar no domínio para qual página ele apontará e o processo será automático. Quando um visitante digitar esse endereço, automaticamente será enviado para o domínio "oficial" do blog.

    Caso ainda tenha dúvidas, pode me escrever (adelson@gerenciandoblog.com.br).

    Um abraço e seja sempre bem vinda!

    ResponderExcluir
  103. Parabéns meu amigo, excelente postagem!

    ResponderExcluir
  104. Olá, Christiano!

    Obrigado pelos elogios! Seja sempre bem vindo ao Gerenciando Blog.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  105. Olá Adelson boa tarde, já tinha mudado meu domínio para tk como vc explica em outra pagina
    agora não estou conseguindo transferir para .br
    sera que poderia me explica mais o menos como faço
    obrigado, e estou sempre a te seguir seus artigos são muito bons !

    ResponderExcluir
  106. Olá, Amanda!

    Obrigado pelos elogios! Quanto à sua dúvida, eu escrevi um artigo explicando justamente como fazer isso: Como Migrar seu Antigo DNS para o Registro.br.

    Um abraço e obrigado por sua visita!

    ResponderExcluir
  107. Excelente artigo! Você explicou o procedimento de forma simples e objetiva. Um excelente exemplo de democratização do conhecimento e acessibilidade.

    Parabéns e obrigada!

    ResponderExcluir
  108. Olá, Marta!

    Que bom que tenha gostado da explicação! Faço o possível para que ela sempre seja acessível e entendida por todos.

    Um abraço e seja sempre bem vinda!

    ResponderExcluir
  109. Seu blog foi o melhor, mais fácil e prático, já tava pensando em desistir com tanta complicação, obrigada Adelson, vc salvo minha vida kkkk :D

    ResponderExcluir
  110. Olá, Carol!

    Que bom que não tenha desistido e tudo tenha funcionado corretamente! Quando precisar de ajuda, conte comigo.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  111. Olá!
    Estou tentando registrar um domínio no site Registro.br e surge a seguinte mensagem: "Esta entidade não pode ter domínios cadastrados através da interface web do Registro.br pois possui provedor selecionado."
    Isso se deve ao fato de eu ter um domínio com terminação .com no UOLHOST?

    ResponderExcluir
  112. Olá, Glauco!

    Você está tentando registrar um domínio .COM no Registro.br? Se for isso, esse é o problema. O Registro.br é específico para domínios com terminação .BR.

    Outra possível causa é o que você citou: se o domínio foi registrado no UOLHost, é por lá que deve ser feita a manutenção dele.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  113. Parabéns e muito obrigado!

    Essa frase reflete e resume meu sentimento em relação aos seus post´s, os quais sempre me ajudam. É incrível como você consegue com simplicidade passar informações que antes pareciam complicadas. Estava com receio em fazer as mudanças, mas graças ao seu blog o meu novo domínio esta funcionando ok. Ainda irei pedir uma ajuda a você referente a paginação com templates, mas por hoje você já salvou o dia rsrsrs

    Novamente parabéns!!!

    ResponderExcluir
  114. Olá Adelson! Criei meu domínio Domingo (16/10) e paguei logo na Segunda (17/10) e já está liberado. O problema agora é com o DNS ou CNAME que os registradores estão pedindo. Eu informei que o CNAME que eles deveriam utilizar seria esse: ghs.google.com Porém, eles disseram que esse CNAME é inválido. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  115. @Celso: Obrigado pelos elogios! Fico feliz que tenha dado certo para você. Fiz uma pesquisa aqui e seu novo domínio já foi indexado e está aparecendo nos resultados do Google!

    @TentaNão: Que ótimo que tenha dado certo para você também! Faço o possível para escrever o artigo de maneira que possa ser entendido e seguido por todos.

    @Karine: Que estranho não ter dado certo. O endereço do CNAME é exatamente esse para o Blogger. Só não entendi se seu domínio está no Registro.br ou outra entidade. Se precisar de ajuda, me escreva (adelson@gerenciandoblog.com.br).

    Abraço a vocês!

    ResponderExcluir
  116. esta acontecendo um probleminha.... eu ja tenho um outro blog que esta direcionado a um dominio.
    hoje criei outro, mas quando coloco o endereço do dominio aparece a pagina inicial do google em vez da pagina do blog... pode me ajudar

    ResponderExcluir
  117. Olá!

    É difícil dizer o que está ocorrendo. O melhor é você revisar todo o procedimento, tanto em seu blog quanto no servidor DNS, para verificar se ele foi realizado corretamente.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  118. Muito bom esse artigo! Já até decidi fazer esse :)
    Mas nesse caso, como ele tem o servidor de DNS próprio, como se faz para usar o domínio sem o WWW? Pq o artigo que fala disso ensina como fazer com outro servidor.

    ResponderExcluir
  119. Olá, Andréia!

    Para quem utiliza o Registro.br, valem também as orientações mostradas no artigo sobre o domínio sem o WWW. A diferença é que o registro do tipo A deve ser inserido no DNS do próprio Registro.br.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  120. Ao ter o meu domínio próprio, como meus leitores encontrarão meu blog já que o endereço muda, de "nome.blogspot.com" para "www.nome.com.br", ou o próprio Blogger se encarrega em redirecionar para o novo domínio, por favor tire essa dúvida. Abraço!

    ResponderExcluir
  121. Olá, Júnnyor!

    O próprio Blogger realiza o direcionamento. No início, ele costuma exibir uma mensagem informando que o blog está em novo endereço. Depois, ele passa a fazer isso automaticamente. Para testar, acesse, por exemplo, http://gerenciandoblog.blogspot.com.

    No entanto, sugiro que, logo antes de você mudar de domínio, você escreva um aviso em seu blog avisando-os sobre o novo endereço. É uma "propaganda" benéfica para seu blog.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  122. Ótimo artigo, ótimo blog, ótimo redator!

    Muitíssimo obrigado pela dica! =)

    ResponderExcluir
  123. Olá, Piero!

    Obrigado pelos elogios! Espero que o artigo seja útil para você.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  124. Este blog é uma representação exata de competências. Eu gosto da sua recomendação. Um grande conceito que reflete os pensamentos do escritor.Consultoria RH

    ResponderExcluir
  125. Olá!

    Muito obrigado pelos elogios!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  126. viu eu tenho uma hospedagem gratuita na web tipo meunome.nomedahospedagem.com

    como que eu faço para redirecionar um dominio da registro br para este link?

    tipo compro dominio meunome.com.br

    e como que faço para que quando eu acesse meunome.com.br apareceça o conteudo do site da hospedagem gratis

    tem lá a opção de redirecional para meu site ou é só no dns ou com frame?

    ResponderExcluir
  127. Olá, Sander!

    A resposta depende da hospedagem que você utiliza. Há serviços que permitem o uso de um domínio próprio, outros não. Por isso, o melhor é você pesquisar o assunto na empresa onde você tem a hospedagem grátis.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  128. Adelson,

    Fiz um novo blog com a plataforma blogger. Segui todas as suas orientações e agora o blog já tem um domínio próprio.

    Muito obrigada pelas informações! Você é o máximo!

    Um grande abraço!

    Vera Garcia

    ResponderExcluir
  129. Olá, Vera!

    Que ótimo saber de seu novo projeto! Torço para que faça tanto sucesso quanto o Deficiente Ciente, uma verdadeira referência no assunto.

    E fico feliz que tenha dado certo o domínio!

    Um abraço e seja sempre bem vinda!

    ResponderExcluir
  130. Boa Noite Adelson !
    Tenho uma pequena dúvida, criei um blog para a igreja a qual pertenço, ele está no ar já algum tempo. Minha dúvida é a seguinte, nos sites de busca ele sempre sai em primeiro, se eu alterar o domínio eu corro o risco de ele não aparecer na primeira página como já acontece com o domínio não personalizado? Obrigado pela atenção, desde já agradeço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li em algum lugar que o rankeamento permanece, mas não dá pra garantir. O pagerank do google leva em consideração links externos e ao passo que um novo domínio é criado ele não terá sites com links pra ele. A vantagem é que os links antigos serão redirecionados ao seu domínio atual.

      Excluir
  131. Olá!

    Sim, esse risco existe. Quando você muda seu domínio, você praticamente perde toda a "pontuação" que havia conseguido com o Google.

    Mas, essa perda é normalmente temporária: depois de algum tempo, é bastante provável que você ganhe novos links apontando para o domínio próprio e você reconquiste as posições perdidas.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  132. Olá, Adelson.

    Muitíssimo obrigado; estive "quebrando cabeça" para entender sobre DNS depois que fiz registro de domínio no registro.br. Mais o teu poster foi providencial já que a solução estava no próprio registro.br. O blog de trabalho www.diluciafestas.com.br já está a pleno vapor como pode ver. Excelente trabalho!

    Grato, George.

    ResponderExcluir
  133. Olá, George!

    Obrigado pelos elogios! E fico muito feliz em saber que o artigo o ajudou a colocar seu domínio próprio no ar.

    Um abraço e seja sempre bem vindo!

    ResponderExcluir
  134. Bem, como tantos outros, só posso mesmo te agradecer muito. Obrigada

    ResponderExcluir
  135. Olá, Nina!

    Fico feliz em poder ajudar! Espero que você consiga utilizar um domínio próprio em seu blog.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  136. nossa cara, valeu msm, seu blog é o melhor. PARABÉNS!!!!!!

    ResponderExcluir
  137. Olá, Lucas!

    Obrigado pelos elogios! Espero que este artigo o tenha ajudado a ter um domínio próprio em seu blog.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  138. Super útil! Usei no meu blog e ficou show! Obrigada mesmo!

    ResponderExcluir
  139. Olá, Renata!

    Que bom saber que tenha dado certo! O domínio próprio é sinal de comprometimento com seu blog e lhe trará ótimos resultados.

    Um abraço e seja sempre bem vinda!

    ResponderExcluir
  140. Obrigada pela riqueza dos detalhes!!! Vou tentar obter o domínio do meu blog!!! Quanto mais seriedade melhor!!!!
    Bom final de semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lu!

      Obrigado pelos elogios! Espero que consiga colocar o domínio em seu blog.

      Um abraço!

      Excluir
  141. Bom dia Adelson, peço que me ajude pois só peço depois que tentei muito e sem sucesso. Vamos lá, não é um blog e sim um site que montei no Weebly.com e comprei o produto exatamente o que queria, ok? só que eles me deram um IP e a minha página é (.com.br) no qual necessita de DNSs ok? Como devo proceder neste caso? Agradeço a sua ajuda e passarei esta informações para os técnicos da Weebly, ok? Abraço..Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se entendi bem, você comprou a hospedagem e quer que ao digitar www.seusite.com.br sua página seja acessada. Se for isso, provavelmente o provedor tem os DNS's para você inserir no registro.br . Eu sempre preferi fazer o registro no registro.br a contratar um provedor pra fazer isso. Ficar refém de provedor, jamais!

      Excluir
  142. Olá, Luiz!

    Neste caso, o melhor é você entrar em contato com a Weebly e solicitar a eles as configurações que você precisa fazer em seu domínio para acessar corretamente o seu site.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  143. cara esse procidimento demora quanto tempo pra ficar no ar esse dominio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atualmente, menos de uma hora! O registro.br propaga quase que constantemente dos DNS's.

      Excluir
  144. Parabéns pelas dicas, excelente postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcos!

      Obrigado pelo elogio!

      Um abraço!

      Excluir
  145. Eu que não entendo nada consegui registrar com facilidade!! Muito, muito obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Andrea!

      Que ótimo saber que tenha dado certo para você!

      Um abraço e seja sempre bem vinda!

      Excluir
  146. Eu diria que com esse post todos meus problemas "se acabaram-se".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cristiano!

      Fico feliz em poder ajudar!

      Um abraço!

      Excluir
  147. poxa essa menssagem "Será exibida uma tela de confirmação, informando que seu registro será concluído em até 15 minutos. Clique no botão “Salvar” para continuar".

    Não apareceu esta opção so tem a opção entrar ou limpar não passa dessa janela o que fasso?

    ResponderExcluir
  148. eu estava com o bloggspot passei paro o dominio tk e agora comprei meu dominio .com.br o que fasso? quero que fique so o .com.br ja está com mais de 12 horas que fis esta mudança do blgger para .com.br e ainda não está no ar? o que aconteceu?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Para modificar para o domínio .COM.BR, basta seguir as instruções deste artigo. Quando você alterar no Blogger o endereço do domínio que era .TK e passou a ser .COM.BR, ele funcionará corretamente.

      Um abraço!

      Excluir
  149. Uma pergunta, como devo pagar? quais sao os passos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Após fazer o cadastro do seu domínio, você receberá um e-mail do Registro.br com as instruções para pagamento. Ele poderá ser feito por cartão de crédito ou boleto bancário.

      Um abraço!

      Excluir
  150. Respostas
    1. Olá!

      Fico feliz que vocês tenham gostado!

      Um abraço e sejam sempre bem vindos!

      Excluir
  151. Olá Adelson

    Eu comprei um domínio no registro.br e fiz tudo direitinho como vc ensinou porém até agora não está no ar .

    O que está acontecendo ?

    Abraço

    ResponderExcluir
  152. Agora deu certo ..rsrs

    eu não tinha configurado o serviço DNS

    Muito bom o blog , parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jessika!

      Fico feliz que tenha dado certo no final!

      Um abraço!

      Excluir
  153. Tenho um domínio .com configurado e funcionando. Também comprei um domínio .com.br no registro.br que não fornece nenhum tipo de suporte. Tem como eu redirecionar o domínio .com.br para o .com? Como eu faço isto?

    Agradeço qualquer sugestão construtiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aguinaldo!

      Para isso, você precisará utilizar um serviço externo, pois o Registro.br não oferece o serviço de redirecionamento. Veja uma sugestão no artigo Como redirecionar seus domínios secundários para o principal.

      Um abraço!

      Excluir
  154. pelo amor de Deus cara, os registro de dominio da weebly.com é +39,00$/anual muito caro, ja paguei 45,00$ para utilizar as ferramentas, os unicos que encontrei que da para utilizar no weebly, é o weblocal mais eles cobrarm 30,00R$ por mes, absurdo

    nao existe outro jeito de registrar o dominio barato, (.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Os domínios .COM.BR no Registro.br custam R$ 30/ano. Este é o valor "oficial" e não conheço outra opção nacional mais barata.

      Já os domínios .COM podem ser encontrados por cerca de R$ 15/ano em diversas empresas.

      Um abraço!

      Excluir
  155. Olá, bom dia!
    Fiz todo procedimento recomendado no registro.br e nas configurações avançadas do blog, não tem nenhum pendência, paguei terça de manhã e configurei conforme suas orientações a noite.
    Porém, até agora a mensagem que parece quando tento acessar meu domínio próprio é:
    ERROR
    The requested URL could not be retrieved

    --------------------------------------------------------------------------------

    The following error was encountered:

    Invalid Request: DNS lookup failed
    Some aspect of the HTTP Request is invalid.

    - Já fiz a revisão de todas as configurações de DNS, tá tudo ok.
    - Faz mais de uma hora que conferi tudo novamente e nada.
    - Digito o nome do site na busca do google e não localiza nada.
    - Eu fiz primeiro o blog e depois registrei o domínio próprio. Não tinha nenhuma postagem.
    - Tem blog que fala que pode demorar mais de 72hrs o procedimento, mas já passou esse tempo.
    - Há algum problema em se usar template grátis? Pode interferir nessa configuração?

    Obrigada desde já.
    Você explica muito bem, não sei onde errei.

    ResponderExcluir
  156. Excelente tutorial!! Somente uma pergunta, quando clicar no botão "+Record" no meu caso não quero um que seja para um blog no blogspot, e sim para uma página independente do google, o que eu escolho na opção "TIPO"???
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rogério!

      Obrigado pelo elogio!

      Não entendi o que exatamente você quis dizer com "uma página independente do Google". Cada serviço possui suas próprias configurações para onde o domínio deve apontar.

      Caso você se refira a um site criado no Google Sites, as instruções estão em http://support.google.com/sites/bin/answer.py?hl=en&answer=99448.

      Um abraço!

      Excluir
  157. Olá Adelson, estou fazendo um blog para a banda de rock do meu irmão e voltei ao seu tutorial para colocar o domínio, como sempre suas explicações são fáceis de seguir para nós, leigos e agora em menos de 30 min o novo endereço está no ar !!! Obrigadíssimo novamente !!!
    Grande abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sam!

      Fico feliz em saber que o artigo continua sendo útil para você! E agora que o Registro.br fornece o DNS, a configuração é mesmo bem simples.

      Um abraço!

      Excluir
  158. Coloquei tudo certinho e ainda adicionei aqueles 4 endereços ips do google para tipo A. Mesmo assim ele ta direcionando pro google. Não sei o que é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Acredito que a sua configuração estivesse correta e era apenas questão de tempo para que ele fosse acessado corretamente. Realizei um teste agora e está correto, tanto com o WWW quanto sem ele.

      Um abraço!

      Excluir
  159. Ola!Bom,que eu sou fã do Gerenciando não é segredo.Vc já sabe que o link está lá na minha lista de blogs que indico.Estou sempre aqui.(desculpe,nem sempre posto meus comentários,mas vou corrigir isso já)Foi atráves do Google+(O GB está no meu círculo)que vi o post sobre a terminação br)Meu esposo já havia falado pra eu comprar um domínio,agora aproveitei o ensejo,as dicas e agi.Segui o passo a passo.Algumas dúvidas tirei com suas respostas nos comentários,e deu tudo certo!Muito, muito obrigada mesmo.O diferencial e que aqui,a gente não fica sem resposta e vc dá a maior força e atenção pros blogueiros acharem uma direção!Jane (www.provaievedehoje.com.br) eeeeee!!!! endereço novo! :) Ah,tá reforçada a indicação pro GB no meu blog,pros meus amigos blogueiros e parceiros agirem também e avançarem! (xi, falei demais!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jane!

      Parabéns pela mudança! Um domínio próprio é sinal de comprometimento com seu trabalho!

      Fico feliz que tenha conseguido fazer a mudança sozinha!

      Um abraço e conte sempre comigo quando precisar de apoio.

      Excluir
  160. Olá,
    Comprei um dominio ".com" na empresa opticlahost (ela registrou o dominio .com no nome da empresa lá no Godaddy), e deu muito trabalho para redirecionar. Agora comprei um dominio ".com.br" no meu nome no registro.br e gostaria de fazer um apontamento no registro.br para o endereço ".com" do meu blog é possivel? Meu blog esta hospedado no blogger e esta configurado no blogger para apontar para o dominio ".com". Gostaria de deixar o ".com" como principal e no ".com.br" apontar para o ".com" é possivel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dener!

      Isso é possível, mas você precisará utilizar um serviço adicional porque o Registro.br não oferece essa funcionalidade. Veja os detalhes em Como redirecionar seus domínios secundários para o principal.

      Um abraço!

      Excluir
  161. tenho o dominio robsonestudio.com.br que esta na web graças aos tutoriais do seu site.
    utilizo o servidor zoneedit e recentemente recebi a mensagem do registo.br de que meu dominio apresenta problema de resolução DNS.
    acho que isto deixou meu site off-line.
    veja se pode me ajudar:
    -corro o risco de perder meu domínio?
    -resolveria migrar meu dns do zoneedit para o blogger? como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Robson!

      Atualmente, o Registro.br já oferece o serviço de DNS. Por isso, não é mais necessário utilizar o ZoneEdit ou qualquer outro serviço externo de DNS, pois as configurações são realizadas no próprio Blogger.

      Caso você tenha dúvidas sobre como fazer a migração, sugiro a leitura do artigo Como Migrar seu Antigo DNS para o Registro.br.

      Um abraço!

      Excluir
  162. Caro Adelson,
    boa tarde!
    acabei de completar todas as etapas descritas neste post sobre registro de domínio, e deu tudo certo.
    estou realmente super agradecida por sua boa vontade, é mt colaborativo e direto, quando o assunto é assertividade!
    vamos aos próximos passos!
    super obrigada, mesmo, vc está de parabéns!!!

    abraço!
    ah, o endereço registrado para meu blog ficou assim:
    http://www.textosemonografiaspelaabnt.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Regina!

      Que ótimo saber que tenha dado certo o seu domínio! Esse é um passo importante para a evolução do seu blog.

      Um abraço!

      Excluir
  163. Boa Noite Adelson

    Suas dicas são providenciais. adoro seu blog e indico para muitos amigos.

    valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Muito obrigado por indicar o Gerenciando Blog aos seus amigos! Essa é uma propaganda bastante importante para mim.

      Um abraço!

      Excluir
  164. muito obrigado, ficou como um site agora, meu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ladinho!

      A colocação de um domínio próprio no blog dá ao visitante a sensação de comprometimento e seriedade. É um passo importante para o seu blog!

      Um abraço!

      Excluir
  165. Olá, eu gostaria que o blogger não redirecionasse para o domínio personalizado. O blog é novo, e o domínio que comprei tem um nome diferente do endereço do blogspot. Eu só consigo visualizar a minha página digitando este endereço do blogspot, invés de quando digito o domínio que comprei. Porque será que isso acontece?
    Agradeço se alguém puder me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Julie!

      Não entendi bem sua dúvida. Você comprou um domínio personalizado mas não deseja mais utilizá-lo em seu blog? Se for isso, basta você desfazer as alterações feitas no Blogger para que ele volte a ser acessado pelo seu endereço original.

      Um abraço!

      Excluir
  166. O que seria de nós pobres leigos sem os "Adelson"! Vou tentar seguir suas dicas, se der certo volto aqui aqui para agradecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Fico realmente feliz em poder ajudá-los! Esse é o meu objetivo principal aqui no Gerenciando Blog.

      Um abraço!

      Excluir
  167. Ele demora quanto tempo para ir ao ar?
    O seu foi 15 min?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luana!

      O Registro.br avisa que pode demorar até 24 horas para que as alterações estejam publicadas. No entanto, o processo costuma ser bem rápido e o domínio geralmente está funcionando em menos de 1 hora.

      Um abraço!

      Excluir
  168. LOL
    mt bom o tutorial, logo meu blog será um site !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Obrigado pelo elogio! Mas, é importante você notar que, mesmo após ter um domínio próprio, você continuará tendo um blog (que é um dos tipos existentes de site). O que o define como blog é sua estrutura e não o seu endereço.

      Um abraço!

      Excluir
  169. Olá Adelson. tudo bem? já fazem uns dois anos que recebi algumas dicas tuas. me tira uma dúvida: qual a finalidade de se ter um dominio próprio, além da facilidade em memorizá-lo?. pois estou querendo faze-lo tambem.
    a segunda questão foge um pouco do assunto.
    como tenho dois blogs, gostaria de colocar um direcionamento para o outro e vice versa. tipo: clique na figura e conheça ....
    obrigado e um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thomaz!

      Além da facilidade de memorização, um domínio próprio dá ao seu leitor uma sensação de seriedade e comprometimento. Além disso, com um domínio próprio você tem a possibilidade de mudar de plataforma quando você quiser, sem perder o seu endereço. No artigo Mudando para seu domínio próprio – Parte 1 eu falo mais sobre sobre as vantagens da mudança.

      Quanto à segunda questão, é bastante simples: basta você adicionar um gadget de Imagem em seu blog, e atribuir a ele o link com o endereço do blog para onde você deseja redirecionar seu leitor.

      Um abraço!

      Excluir
  170. OI!

    Fizemos o processo!. Agora apareceu uma pergunta que não conseguimos resolver questionando pela internet!.É o seguinte: o redirecionamento entre o antigo blogspot e o novo domínio tem que permanecer configurados no blogger?. O blogspot pode ser excluído ou tem que permanecer para sempre redirecionando?. Talvez eu não tenha conseguido conseguido formular a pergunta adequadamente!

    Antecipo Agradecimentos!

    ResponderExcluir
  171. Oi!

    Acho que não consegui realmente me expressar para que você entendesse{. Vou tentar de outra maneira, é o seguinte: no prcesso de migração do blogspot para domínio própio, mas mantendo a plataforma do blogger, existe quase no final o redirecionamento (nós fizemos está funcionando) a questão é que o blogspote tem que ficar redirecionando para sempre? Ele não pode ser excluído por exemplo, do google adsense?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Herbert!

      Não sei se entendi bem a sua dúvida, mas tentarei ser o mais claro possível.

      Todos os itens que foram configurados no tutorial mostrado neste artigo (inclusive as configurações feitas no Blogger) devem sempre ser mantidas dessa forma. Se você desfizer ou alterar alguma delas, é bastante provável que seu domínio próprio deixe de funcionar.

      O que você pode - e deve - fazer ao finalizar este artigo, é avaliar onde seu blog está sendo citado com o endereço antigo ( Ferramentas para Webmasters do Google, Google Analytics, FeedBurner etc.) e fazer nesses serviços a alteração para o novo endereço. É sua forma de garantir que você ficará independente de plataforma, e que eles apontem para o seu domínio próprio.

      Um abraço!

      Excluir

Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo dos artigos. Há algumas regras na Política de Comentários que devem ser seguidas para que seu comentário seja publicado. As mais importantes:
- Não serão publicados comentários que não tenham relação com o artigo.
- Não respondo comentários por e-mail. Por isso, não deixe seu e-mail no comentário. Se você quer a resposta por e-mail, assine com a sua Conta do Google e marque a caixa "Notifique-me".
- Pedidos de visitas ao seu blog não serão publicados.
- Não serão publicados comentários que tenham link ou endereço do blog no corpo do texto. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.

emo-but-icon

Início item

Acompanhe as novidades

Contrate nossos serviços

Divulgue o Gerenciando Blog

Gerenciando Blog - Dicas para blogs

Publicidade


Anuncie aqui