192207784316955
Loading...

Como colocar marcas d’água em suas imagens

marca200Além do uso não autorizado de textos, outro problema que ameaça os autores de blogs é o uso sem autorização das imagens que você criou. A marca d’água é um texto ou figura que você pode incorporar às suas imagens, a fim de identificar que você é o autor delas e coibir o seu uso em outros lugares. Neste artigo, escrito graças a uma das sugestões mais votadas no Google Moderator, mostro uma forma simples de colocar marca d’água nas imagens que você criou para seus artigos.


Introdução

A marca d’água tem esse nome porque tem origem em um processo utilizado para evitar falsificação de dinheiro e documentos, realizado quando o papel ainda está úmido. Já há muito tempo, ela se popularizou em imagens e documentos digitais, como uma forma de mostrar que aquela figura ou texto foi produzido ou é propriedade de alguma empresa. Hoje, esse recurso é comum nos editores de texto e imagens.

Caso você ainda não tenha entendido o que estou dizendo, abaixo está um exemplo de uma imagem sem e com a marca d’água no centro da imagem, com o endereço do Gerenciando Blog:

Sem marca d’água Com marca d’água
Marca02 Marca02

Para os autores de blogs, o recurso é bastante interessante para evitar que outras pessoas façam uso de suas imagens sem sua autorização. Como o nome ou endereço do seu blog estará estampado na imagem, ou o espertinho desistirá de utilizá-la, ou ficará claro para quem ler seu texto que a imagem foi criada por você, não por ele.

Neste artigo, mostrarei algumas maneiras possíveis para você colocar marcas d’água nas imagens que você cria. Escolha aquela que for mais simples para seu caso.

Um detalhe importante, embora pareça óbvio: coloque marcas d’água apenas nas imagens que você mesmo criar. Caso você faça isso em imagens criadas por outras pessoas, cometerá crime de plágio.

Windows Live Writer

Se você já utiliza o Windows Live Writer para escrever os seus artigos, este é o método mais simples e rápido. Caso você não o utilize, vale a pena conhecer: trata-se da ferramenta mais poderosa que eu conheço para editar os textos do seu blog.

Fazer a marca d’água é realmente simples:

1. Adicione em seu texto a figura desejada, clicando na opção “Imagem” / “Do Computador”, que fica na aba “Início” e também em “Inserir”.
Marca01

2. Clique sobre a imagem que acabou de inserir para selecioná-la.

3. Na aba “Formato”, clique no botão “Marca D’água”.
Marca03

4. Preencha as informações de acordo com suas preferências e clique em “Ok”.
Marca04

Pronto! Agora sua imagem está com uma marca d’água. Se quiser alterá-la, é só clicar novamente na opção “Marca D’água”. Ao publicar seu artigo, será postada a imagem com a marca d’água.

Ferramentas Online

Caso você não utilize o Windows Live Writer, há diversas ferramentas online que também colocam marcas d’água em suas figuras. Alguns exemplos:
Todas funcionam de forma similar:
1. Você faz o upload das imagens em que deseja colocar sua marca d’água.
2. Define como será a sua marca d’água. Normalmente, essas ferramentas oferecem mais opções que o Windows Live Writer, como cor da marca d’água e posicionamentos adicionais.
3. Ao final, você faz o download das suas imagens, já com a marca d’água, para o seu computador.

Editores de Imagens

Se você utiliza um editor de imagens, pode também colocar a marca d’água em suas figuras através dele. Neste caso, os recursos são ilimitados: com um pouco de imaginação, você pode criar os mais diversos efeitos.

Caso você não conheça nenhuma ferramenta, mas deseja tentar esta opção, uma dica é o Paint.net, um editor grátis para Windows, que apresentei no artigo Como Editar Imagens para seu Blog.

Outra opção interessante é o Photoscape. No Dicas para Blogs há um tutorial mostrando como fazer uma marca d’água utilizando o programa.

Conclusão

Seja iniciante ou veterano, você encontrará nos itens acima uma opção que possa utilizar para colocar as marcas d’água em suas imagens. Faço isso em todos os meus artigos, como forma de coibir o seu uso indevido.


E você, também coloca marcas d’água em suas imagens? Que ferramenta você usa para isso? Compartilhe com os demais deixando um comentário!
publicação 2951987397689040706

Postar um comentário Comentários no Blogger

  1. Valeu muito pela dica!

    NO Paint.net na seção efeitos não encontrei a opção "inserir marca d'agua".

    Onde fica?

    ResponderExcluir
  2. Hoje em dia é primordial proteger seus dados e imagens. Aproveitando coloquei uma logo do seu site em meu blog. Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Não tem pq nao fazer isso (até no paint dá pra fazer). E é até bom que usem suas imagens pq, neste caso, vai ser publicidade gratuita. lol.

    ResponderExcluir
  4. parabens, mais um ecelente artigo, concerteza irei utilizar este método nas minhas imagens

    ResponderExcluir
  5. Olá querido Adelson !!!

    Como te contei no artigo anterior, tive muitas fotos do meu arquivo pessoal plagiadas então na época, no desespero comecei a fazer as marcas d'água no PhotoScape mesmo, regulando a opacidade do texto, mas agora com suas dicas vou experimentar algo mais direcionado e profissional !!
    Obrigada por compartilhar, sem dúvidas recomendo a todos que falam isso !!

    Um abração e boa semana !

    ResponderExcluir
  6. Essa ferramenta é útil quando precisamos proteger nossas imagens ou se quisermos adicionar comentários nas fotos.

    Mas com certeza um editor de imagem é muito superior.

    ResponderExcluir
  7. Opa, obrigada pela dica, adorei!
    Bjinhos,

    Marceli
    http://dicadelivro.com.br/

    ResponderExcluir
  8. @Site Relacionamentos: No Paint.net a marca d'água deve ser feita "manualmente". Você precisa inserir uma nova camada com o texto e definir a transparência desejada. Outras ferramentas, como o Photoscape, fazem isso automaticamente.

    @Rodrigo: Proteger as imagens é tão importante quanto proteger nossos textos. E obrigado por divulgar o banner do Gerenciando em seu blog!

    @André: Você tem razão: há muitos artigos meus que foram plagiados e levaram as imagens com o endereço para cá. Tenho certeza de que isso desperta a curiosidade de alguns leitores e serve como propaganda.

    @Samanta: Lembro-me do seu caso! É revoltante ver as fotos pessoais sendo colocadas em outros sites. Com as marcas d'água, isso deve diminuir.

    @Well: Procurar mostrar no artigo diversas opções, desde as mais simples até as mais complicadas. Assim, cada um pode selecionar a forma que melhor se adequa à sua necessidade.

    @Marceli: Que bom que tenha gostado!

    Abraço a todos vocês e obrigado pela colaboração com seus comentários!

    ResponderExcluir
  9. Sim. Uma imagem do meu blog, inclusive, gerou diretamente uma boa quantidade visitas. Era uma comparação entre duas versões de um mesmo jogo que, incrivelmente, ninguém ainda tinha pensado em fazer. Daí eu fiz e indiquei a imagem pra o pessoal de um grande blog agregador de notícias americano. A partir dela a comparação acabou se espalhando pela Internet. Devo ter conseguido de 300 a 500 visitas só por causa dessa imagem (o ruim é que muitas foi de estrangeiros, mas tá beleza. Também consegui umas boas visitas brasileiras).

    ResponderExcluir
  10. tenho mais prática com o Fireworks, que tb faz um ótimo trabalho. Parabéns pelo tutorial.

    ResponderExcluir
  11. Olá Adelson, meu guru preferido!
    Eu uso o WLW e já tinha visto esse recurso, porém sem utilizá-lo.
    Ótima dica, como sempre, amado mestre!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  12. @Blog Empréstimos: O Fireworks é também uma ótima opção para quem já domina a ferramenta.

    @Jackie: Para quem usa o WLW, colocar a marca d'água é muito simples. Faço isso em todas as imagens que posto em meus artigos.

    Abraço a vocês e obrigado pelos comentários!

    ResponderExcluir
  13. Mas como deve ser colocado a "Marca d'agua"?
    vou usar como exemplo seu blog/site:
    "Gerenciando Blog© 2011" ou "© 2011 Gerenciando Blog"
    Qual dos dois é o 'mais' correto?

    ResponderExcluir
  14. muito boa dica eu to começando nesse lance de blogs bjão

    ResponderExcluir
  15. @Tynn: O texto a ser colocado na marca d'água é livre. Particularmente, eu prefiro colocar o endereço do meu blog. Assim, a pessoa poderá visitar o seu blog e perceber que saiu dele a imagem que ela está vendo em outro site.

    @Pimentinha: Fico feliz que a dica a tenha ajudado! Espero que encontre aqui outras dicas úteis para seu blog.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  16. Olá Adelson,

    Desde que conheci o WLW, essa é a ferramenta que utilizo para inserir marcas d'água nas minhas figuras. Sem dúvida uma ótima dica!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  17. Olá, Iúri!

    No Windows Live Writer é mesmo muito prático inserir marcas d'água nas imagens. E é um procedimento indispensável para evitar o uso indevido.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  18. Olá, adorei esse blog,pois encontrei o que estava procurando sobre marca d'água em imagem, mas preciso da sua ajuada...é porque quando eu coloco maracad'água no PHOTOSCAP, a imagem fica toda cheia de marcas,em varios lugares da imagem, e eu não quero assim, eu quero que fique só uma marca d'água em um cantinho da imagem ou no finalzinho da imagem, sendo a sigla do meu nome ou o endereço do meu blog la embaixo e reto, como já vi varias imagens assim, mas eu ainda não conseguir fazer assim, quando coloco, fica varias marcas na imagem toda, me ajude como faço ou qual é o programa que so deixa uma marca e onde agente quer...um grande abraço e aguado sua resposta...obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Você pode seguir o tutorial que está em http://photoscapeedicoes.blogspot.com/2010/01/como-criar-e-aplicar-uma-marca-dagua.html. Mas, ao invés de fazer uma marca d'água no tamanho de 200 x 200, faça-a com um tamanho maior, para ocupar sua imagem toda.

    Assim, ao aplicar a textura, seu texto aparecerá apenas uma vez.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  20. nao gostei, nao tem figuras

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    No Windows Live Writer realmente não é possível colocar uma figura como marca d'água. Mas, isso é possível nos serviços online que indiquei neste artigo.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  22. Eu queria salvar uma marca d'agua padrão, ou fazer com q o writer coloque uma marca d'agua automaticamente, tem como??

    ResponderExcluir
  23. Olá, Phomastar!

    Depois de diversas tentativas, consegui uma forma de gravar a marca d'água padrão: basta você definir a marca no tamanho e posição que você quiser em uma imagem, e depois clicar no botão "Definir como padrão".

    A partir desse momento, as próximas imagens ficarão automaticamente com essa mesma marca d'água.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quero colocar aprendera fazer uma marca d' água arredondada mesmo porque minha comunidade tem um nome comprido. aqui não consegui fazer. Tem como fazer aqui? OU NÃO?

      Excluir
  24. muito obrigado! isso facilitou muito as coisas!

    ResponderExcluir
  25. Olá Adelson!
    No final do artigo, você nos perguntou qual ferramentas utilizamos para inserir marcas d'água nas imagens. Então vou falar de forma breve como insiro as marcas em minhas imagens.

    Eu tenho o WLW instalado em meu PC, mas prefiro utilizar o editor padrão do blogger para editar meus artigos. (Meu SO é o XP Professional SP3, não tem muitas novidades no WLW). Então, uma alternativa que encontrei para inserir marcas d'água, foi subir minhas imagens para o álbum do Picasa. Quando utilizamos o programa Picasa no PC e subimos a imagem por ele, é possível configurar uma marca d'água padrão. (Não consegui inserir a marca d'água fazendo o upload diretamente na página do Picasa na internet). Em seguida, faço o download da imagem já com marca d'água e hospedo em minha conta no Webs.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  26. Olá, Samej!

    Interessante a solução que você adotou! Não sabia que o Picasa tinha essa opção de marca d'água padrão.

    Obrigado pela colaboração!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  27. Para ficar bem fácil, vou explicar rapidinho como inserir as marcas pelo Picasa.

    É preciso fazer login nos Álbuns da web pelo Picasa, no canto superior esquerdo, após isso, clique em Ferramentas/Opções e na aba Álbuns da web, selecione a última caixa: “Marcas d'água: [ ] Adicionar marca d'água em todos os uploads de foto:”.
    E na caixa abaixo, inclua seu texto de márca d'água.

    Obs. 1: Por padrão, a marca d'água é inserida no canto inferior direito.
    Obs. 2: Só aceita texto como marca d'água!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  28. Adelson, obrigada pela materia, eu fui uma das que sugeri este topico e fiquei feliz demais com as dicas e com os comentarios tambem!!! Facilitou minha vida e muito!!! Abracos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Top Girl!

      Eu é que agradeço pela sugestão do artigo! Ela rendeu um artigo bastante útil e interessante.

      Fico feliz em poder ajudá-la!

      Um abraço!

      Excluir
  29. Olá Adelson....ainda estou com dificuldade para por marca d'agua em minha fotos pois não é para blogs e sim para site... tem algum programa que já venha no computador que eu possa usar??!

    Desde já agradeço...

    Um grande abraço....! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tatá!

      Mesmo sendo imagens para um site, você pode utilizar as dicas que mostrei neste artigo. A única ferramenta que não será aplicável para você é o Windows Live Writer. As demais independem da plataforma onde você publicará as imagens.

      Um abraço!

      Excluir
  30. Adelson, muito obrigado! com suas dicas bastante esclarecedoras,conseguir colocar marca dagua nas minhas fotos para publicar em meu blog. mais uma vez. Obrigado. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dolores!

      Que ótimo saber que tenha dado certo para você! A marca d'água é uma forma eficiente para proteger as imagens que você gera.

      Um abraço!

      Excluir
  31. Bom Dia, Adelson ! Parabéns pelo site. É de extrema utilidade e esclarecimento. Gostaria de saber se vc pode me orientar a inserir reflexo d'agua animado nas imagens. Obrigada !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aparecida!

      Fico feliz que tenha gostado!

      Quanto ao reflexo, confesso que não se como fazer esse efeito. Mas, uma busca no Google trouxe vários tutoriais a respeito.

      Um abraço!

      Excluir
  32. Obrigada pela ajuda!!Seu blog é sensacinal, PArabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Que ótimo que tenha gostado! E obrigado pelos elogios.

      Um abraço!

      Excluir
  33. Obrigada! Super útil.
    Tati
    Amigosdefraldas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tati!

      Que bom que tenha gostado!

      Um abraço!

      Excluir
  34. No próprio photoscape ao cortar a imagem corta-se também a marca dágua. Por isso não é tão seguro assim..to errada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Realmente, é possível editar a imagem e remover a marca d'água caso ela esteja em uma extremidade da imagem.

      Por isso, prefiro colocar a marca d'água bem no meio dela, justamente para evitar que alguém a remova.

      Um abraço!

      Excluir
  35. Durante muitos anos usei marcas d'água nas imagens do meu site e assim mesmo tive aborrecimentos. Como as marcas ficavam nas extremidades, as pessoas cortavam meu nome e publicavam nos seus blogs. Cheguei a encontrar desenhos meus sendo vendidos num CD de atividades escolares. Cansei de me aborrecer e agora coloco meu nome com fonte preta em lugar estratégico na imagem e o endereço do meu blog na parte inferior. Quando é uma imagem especial, até coloco a marca d'água, mas coloco também o meu nome com fonte preta na parte inferior. Quem copia leva meu nome e o endereço do blog junto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lenise!

      Sua ideia é também uma ótima forma para se proteger. Em meu caso, optei por colocar como marca d'água o endereço do meu blog, bem no centro da imagem. Se a pessoa a utilizar assim mesmo, meu endereço irá junto.

      Um abraço!

      Excluir
  36. boa noite eu ainda não entendo bem que programa baixar para colocar a marca nas fotos obrigada Leila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Para mim, o programa mais simples para fazer isso é o Windows Live Writer, que é grátis. Ele é um dos que mostro neste artigo.

      Um abraço!

      Excluir
  37. Achei bem legal a explicação, vou tentar fazer nas minhas fotos...abraços,obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lu!

      Tomara que você consiga proteger suas fotos! É uma ótima forma de evitar que elas sejam copiadas sem sua autorização.

      Um abraço!

      Excluir
  38. Obrigada pela dica!! Iniciei um blog agora e sem que é bem importante a questão das imagens, utilizei o online watermark!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diuceia!

      É realmente importante proteger as imagens que você cria. É a forma mais eficiente de evitar seu uso indevido.

      Um abraço!

      Excluir
  39. sou fotografo iniciante complemento o meu sálario com algums trabalhos de fotografia.mas as vezes tenho prejuizo por conta da má fé das pessoas ,que pegam o cd de fotos copiam e não me pagam o valoe devido.queria saber como consigo fazer a marca d água em minhas fotos.qual progama posso baixar com segurança.
    Atte André Santos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado pela dica.vou procurar e baixar este proma .obrigado.

      Excluir
    2. Olá, André!

      No artigo há diversas indicações de programas e ferramentas para fazer isso.

      Um abraço!

      Excluir
  40. Olá Adelson,

    Como faço para salvar as imagens em um arquivo criado por mim ("D", pois ao salvar a imagem ele a coloca no compartimento "Biblioteca"?
    Grata,
    Ana POrto
    Nit POrtal Social
    www.nitportalsocial.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana!

      Não entendi sua dúvida. Quando você salva uma imagem através de um programa, pode escolher onde ela será gravada. Então, basta indicar a pasta desejada.

      Um abraço!

      Excluir
  41. Eu uso o ImageBatch ele tem opção de colocar marca d'água de imagens e texto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Camilo!

      Eu não conhecia o ImageBatch. Pesquisei aqui e parece ser mesmo um aplicativo interessante!

      Um abraço e obrigado pela dica!

      Excluir
  42. Olá!
    Descobri uma foto minha sendo usada em outro site a poucos dias e está difícil fazer com que tirem. Muito boas as dicas sobre marca d'agua. Vou começar a divulgar só mais com marca a partir de agora.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tânia!

      Você pode fazer uma denúncia ao Google sobre esse uso não autorizado. Veja no artigo Como denunciar plágio ao Google como acessar a página para fazer a denúncia.

      Um abraço!

      Excluir
  43. Ei Adelson, boa tarde!!!

    é a Alessandra de novo...rsss...estou sempre por aqui dando uma olhadinha...
    Amei esse tutorial sobre marca d'água.
    Estou pensando em colocar minha logo e o nome da minha loja como marca d'água nas minhas fotos.Você me indica algum programa pra este tipo de marca d"água?

    Aguardo ansiosa a sua resposta.

    Abração.

    Alessandra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alessandra!

      Que ótimo vê-la aqui novamente!

      Sugiro que você visite os sites que citei em "Ferramentas Online" para verificar quais deles permitem o uso de imagens como marca d'água.

      Um abraço!

      Excluir
  44. Estou usando o http://picmarkr.com e é super fácil... Tentei ontem mas não conseguia, ai agora estou compactando todas as minhas fotos, mas agora tá dando certo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernanda!

      Que bom saber que o serviço está sendo tão útil assim para você!

      Um abraço!

      Excluir
  45. Oi Adelson,
    Gosto muito do seu blog e estou sempre usando e abusando de suas dicas. Gostaria de saber se posso remover imagens do blog e adicionar outras em postagens antigas. Já sei que não devemos excluir postagens, mas e fotos?
    Ficarei grata se puder me responder.
    Zélia Dantas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Zélia!

      Não há uma regra para isso. Realmente, excluir postagens é ruins porque isso gera um monte de links quebrados. Quanto às imagens, é uma escolha sua. Não haverá nenhum prejuízo para o seu blog.

      Um abraço!

      Excluir
  46. Oi Adelson, bom dia! Parabéns pelo blog!!!
    Preciso de uma ferramenta exatamente p/ o contrário: retirar marca d'água de imagem.
    Vendo via dropshipping e as imagens dos produtos nos sites chineses possuem marca d'agua... vc por acaso sabe como consigo retirá-las?
    Obrigada!

    ResponderExcluir

Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo dos artigos. Há algumas regras na Política de Comentários que devem ser seguidas para que seu comentário seja publicado. As mais importantes:
- Não serão publicados comentários que não tenham relação com o artigo.
- Não respondo comentários por e-mail. Por isso, não deixe seu e-mail no comentário.
- Pedidos de visitas ao seu blog não serão publicados.
- Não serão publicados comentários que tenham link ou endereço do blog no corpo do texto. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.

emo-but-icon

Início item

Contrate nossos serviços

Top Blogger 2013

Acompanhe as novidades

Divulgue o Gerenciando Blog

Gerenciando Blog - Dicas para blogs

Publicidade


Anuncie aqui