192207784316955
Loading...

Como integrar seu blog ao Facebook

FacebookBlogger200Após uma ascensão vertiginosa, o Facebook ultrapassou o número de usuários do Orkut no Brasil, assumindo a primeira colocação entre as redes sociais mais utilizadas. E, de acordo com a revista Veja, a intenção do Facebook é que seus usuários passem cada vez mais tempo dentro da própria rede social. Melhor do que se preocupar com o que essa ameaça representa ao seu blog é saber utilizar essa oportunidade para divulgar lá os seus artigos. Neste texto, veja como aproveitar ao máximo essa integração.
 

Introdução

Sou uma pessoa avessa às redes sociais. Não vi interesse no Orkut e menos ainda no Twitter. Mas, um fato é inegável: quando bem utilizadas, as redes sociais são poderosas vitrines, que podem lhe permitir a divulgação de links para seu blog a milhares e até milhões de pessoas. Por isso, nenhum blogueiro pode se permitir ficar distante das redes sociais. Você pode até não estar lá, mas seu blog precisa estar.
 
Entre as redes, quem continua ganhando um destaque enorme é o Facebook. A despeito da tradição do Orkut e do avanço do Google+, o Facebook já é hoje a rede social com mais usuários no Brasil. Por isso, é um “mercado” que vale a pena ser explorado.
 
Neste artigo, mostrarei as estratégias que você pode utilizar em seu blog para conseguir mais visibilidade no Facebook. Mais importante do que conseguir clicks, você pode obter novos visitantes que, se gostarem de seu trabalho, voltarão outras vezes ao seu blog.
 

Estratégia 1: Disponibilize botões para curtir e indicar seus artigos

Esta dica pode ser colocada em prática por todos, mesmo por quem não possua e nem queira ter uma conta no Facebook. O objetivo é você colocar em seus artigos botões para que seus usuários possam compartilhá-los ou indicá-los para outras pessoas no Facebook. Assim, são eles que precisam ter contas lá, e não você.
 
Há diversas formas para você colocar um botão de compartilhamento no Facebook:
 
1. Para quem está no Blogger, a forma mais simples é utilizar os Botões de Compartilhamento, que tenho no rodapé de cada artigo do Gerenciando Blog. No artigo Como colocar share buttons do Blogger, do Dicas Blogger, a Juliana tem um ótimo tutorial mostrando como exibi-los.
Facebook01
 
2. Você pode também optar por adicionar códigos ao seu template para gerar esses botões. Algumas ótimas opções estão no artigo Colocar botão Curtir e Enviar do Facebook em Todas as Paginas do Blog, do Dicas para Blogs, e no Gadget Box Flutuante com botões de redes sociais para Blogger, do Ferramentas Blog, que escolhi para colocar aqui no Gerenciando Blog.
Facebook02
 

Estratégia 2: Crie uma conta no Facebook

Embora não seja necessário criar uma conta pessoal no Facebook, ela é uma boa forma de divulgar seus artigos para as pessoas do seu círculo social. Se você não quiser criar uma conta pessoal, vá direto para a estratégia 4. Caso deseje, siga os passos abaixo:
 
 
2. Preencha as informações da caixa “Sign Up” e clique no botão “Sign Up”.
Facebook03
 
3. Se aparecer a configuração de segurança, digite as palavras exibidas e clique em “Sign Up” novamente.
 
4. Você verá uma tela para encontrar seus amigos. Você pode clicar em “Skip this step” para pular esta etapa.
Facebook04
 
5. Na próxima tela, serão solicitadas informações sobre onde você estudou e trabalho. Você pode preenchê-las e clicar em “Save & Continue” ou ignorá-las e clicar em “Skip”.
Facebook05
 
6. Na tela seguinte, você pode fazer o upload de sua foto. Para finalizar, clique em “Skip” para ignorar ou “Save & Continue” para gravar.
A partir deste momento, você já tem sua conta no Facebook. Mas, para ativar todas as funcionalidades, você precisa ir até o e-mail informado no cadastro e clicar no link recebido.
 
7. Se você quiser alterar o idioma da sua conta no Facebook para português é simples: clique na seta do canto superior direito da página e acesse “Account Settings”.
Facebook06
 
Clique depois em “Language” e escolha “Português (Brasil)”. Depois, é só clicar em “Save changes” para salvar a alteração.
Facebook06a
 

Estratégia 3: Crie uma página para o seu blog no Facebook

Mais importante do que sua conta pessoa é criar uma página para seu blog. É sua página que estará diretamente ligada ao seu blog. Também é nela que seus fãs no Facebook interagirão, deixando perguntas e comentários sobre seu blog. Para criá-la, siga os passos abaixo:
 
1. Se você tiver uma conta no Facebook, acesse http://www.facebook.com e entre com seus usuário e senha. Isso garantirá que a página fique associada ao seu perfil.
 
 
3. Escolha o tipo de página que você criará, de acordo com o tema do seu blog. Normalmente, é indicada a opção “Empresa, organização ou instituição”. Em caso de blogs pessoais, você pode optar por “Marca ou produto” e depois escolher “Site”.
Facebook07
 
4. Preencha as informações adicionais solicitadas e clique em “Começar”.
Facebook08
 
5. Digite as palavras de confirmação e clique em “Enviar”.
 
6. Será exibida uma página solicitando uma foto. Coloque uma imagem relativa ao seu blog, como seu banner ou logomarca e clique em “Continuar”.
Facebook09
 
7. Na próxima tela, você verá opções para divulgar sua nova página. Você pode utilizar os botões “Convidar amigos” (caso você já tenha algum em sua conta) ou “Importar contatos” (para divulgá-la entre amigos fora do Facebook). Mantenha as outras duas opções selecionadas e clique em “Continuar”
Facebook10
 
8. Preencha o endereço do seu blog e uma descrição e clique em “Continuar”.
Facebook11
 
Pronto! Sua página está criada. Mas, há ações adicionais a realizar. Uma das mais importantes é você alterar o endereço dela. Isso lhe permitirá um endereço simples como o meu: http://www.facebook.com/gerenciandoblog, ao invés de um endereço como http://www.facebook.com/pages/Gerenciando-Blog/164646186956183. Para isso, basta seguir os passos abaixo:
 
9. Clique na opção “Editar informações”.
Facebook12
 
10. Clique em “Criar nome de usuário para essa página?”.
Facebook13
 
11. Na tela de confirmação de verificação por SMS, clique em “Continuar”. Na próxima tela, digite o número de seu celular e depois em “Continuar” novamente. Não se esqueça do código de área!
Facebook14
 
12. Você receberá um código em seu celular. Digite-o na caixa que foi aberta e clique em “Continuar”. Após preencher o código, você deve ser capaz de alterar o nome de sua página.
OBS: Em meu caso, tentei diversas vezes a confirmação por SMS, mas não recebi o código. Se isso também ocorrer com você, você poderá alterar o nome de sua página depois que ela atingir 25 membros.
 
13. Preencha também as demais informações da tela que forem interessantes para seu blog e clique em “Salvar alterações” para finalizar.
 

Estratégia 4: Divulgue sua página do Facebook em seu blog

Uma vez criada a sua página, é muito importante você divulgá-la em seu blog. É isso o que lhe garantirá mais fãs e aumentará a sua visibilidade. Para fazer isso, siga os passos:
 
1. Para iniciar, encontre o endereço de sua página. A forma mais simples é entrar na página principal do Facebook e clicar em sua página, que fica no meu da esquerda. O endereço que será mostrado na barra do navegador é o endereço de sua página. Guarde-o para utilizar neste tutorial.
Facebook15
 
 
3. Preencha as informações solicitadas. Note que em “Facebook Page URL” você deve colocar o endereço de sua página. Outra informação importante é o “Width”, que é a largura do gadget de divulgação. Você deve alterá-lo para se encaixar no local onde você irá colocá-lo em seu blog. Quanto às demais opções, você pode variá-las, mas abaixo eu indico o uso mais comum. Quando finalizar a configuração, clique no botão “Get Code”.
Facebook16
 
4. Mantenha selecionada a opção “html5” e copie o código gerado.
Facebook17
 
5. Agora é só publicar esse código em um gadget do tipo “HTML/JavaScript” em seu blog. Se não souber como fazer isso, leia o artigo Como Adicionar Gadgets em seu Blog. É importante posicionar o gadget em um local com bastante visibilidade, para atrair a atenção dos seus visitantes.
 

Estratégia 5: Publique seus artigos automaticamente no Facebook

Uma vez criada a sua página, é importante mantê-la ativa. Caso contrário, seus fãs não se sentirão atraídos a visitá-la. Uma ótima forma para isso é publicar automaticamente nela os novos artigos que você escreve em seu blog. Assim, mesmo enquanto você não fizer publicações manuais, ela terá novidades sempre que você escrever em seu blog.
 
Há duas ótimas ferramentas para fazer isso:
 
1. A que eu utilizo e indico é o Networked Blogs. Com ela, você pode configurar o feed do seu blog para ser publicado em seu mural pessoal e em sua página - e recomendo que você faça ambos. No artigo Divulgando seu Blog no Facebook há o tutorial completo - que foi atualizado recentemente com as novas mudanças do serviço.
 
2. Outra ferramenta que você pode utilizar para esse fim é o Twitter Feed. Apesar do nome, ele também permite que você envie seus novos artigos para sua página do Facebook. Você pode conhecer mais sobre ela lendo o artigo Divulgando seu blog no Twitter – Parte 2. Você também pode publicar em seu mural e sua página, mas é necessário criar dois feeds em sua conta.
 

Estratégia 6: Envie links para seus artigos nos horários de maior movimento

Além de enviar seus novos artigos para sua página do Facebook, também é importante alimentá-la regularmente com links para antigos artigos seus. É uma ótima forma de chamar a atenção de seus fãs, especialmente aqueles que ainda não liam seu blog quando eles foram publicados.
 
O resultado dessa ação é maximizado quando você envia seus artigos nos horários de maior movimento no Facebook. Dessa forma, cresce a chance de alguém clicar no link ou de compartilhá-lo com outras pessoas.
 
A forma mais simples e eficiente que descobri para fazer isso foi a ferramenta Timely, que conheci através de um artigo no ótimo blog Escola Dinheiro, escrito pelo Paulo Faustino. O Timely permite a você configurar uma lista de artigos que serão enviados para o seu Facebook (e também para o Twitter). É a própria ferramenta quem determinará, analisando sua conta, quais são os horários mais eficientes para divulgar os artigos. O resultado é muito eficiente! Para conhecer mais sobre ela, sugiro a leitura do artigo Timely: o melhor horário para Twitter e Facebook.
 

Conclusão

Espero que você já esteja convencido do poder que o Facebook tem para divulgar o seu blog. Seguindo as dicas deste artigo, você terá as duas plataformas trabalhando de forma integrada, levando ao seu blog todo o potencial tem para divulgar o seu trabalho.
 
E você, já utiliza o Facebook para divulgar o seu blog? Faz uso de alguma estratégia que não foi apresentada no artigo? Deixe um comentário!
redes sociais 6208071610730530289

Postar um comentário Comentários no Blogger

  1. cara para divulgar automaticamente o blog no face eu uso o RSS Grafitti é muito legal tbm é um aplicativo.

    Abrç

    End Fernandes

    ResponderExcluir
  2. Olá Adelson,

    Ultimamente não tenho participado tanto de redes sociais como antes, mas sem dúvida são uma ótima opção de divulgação do blog.

    Apesar do número de fãs da página no FB do Dicas de Tecnologia.com estar crescendo aos poucos, o resultado quanto a visualizações tem sido muito bom. Ótima dica!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa postagem, Adelson!
    O tutorial está incrível!
    Apesar de ter amigos que possuem páginas no Facebook, eu não havia pensado nesta ferramenta vinculanda ao blog!
    O que me chamou atenção nesta rede, e talvez isso tenha me distraído, foi que o Facebook tem um recurso de escrever "notas" assemelhando-se a um blog dentro do perfil do usuário. Coisa que decidi não usar, apesar da preocupação em saber que isso pode crescer com o "boom" do Facebook!
    Abraço
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, Adelson. Seus artigos são os mais completos e detalhados entre os metablogs.

    Meu site já está bem integrado ao Facebook, com mais de 2800 fãs, mas eu ainda não conhecia o Timely. Me parece uma ferramenta muito útil. Vou testar.

    Valeu.

    ResponderExcluir
  5. Olá Adelson meu querido!!!

    Tudo bem com você? Espero que sim, sempre ;)

    Passando aqui primeiramente para dizer que como sempre seus artigos são muito completos, ricos em detalhes que permitem a qualquer pessoa, de qualquer nível de conhecimento (básico, intermediário ou avançado), aplicarem seus tutoriais em seus blogs!

    parabéns querido!!

    Quanto as redes sociais, e especificamente o Facebook, eu tb não sou muito chegada, inclusive houve um tempo em que deletei todos os meus perfis.
    No entanto, depois do blog, senti uma necessidade maior em fazer parte novamente.
    E no meu caso por exemplo, foi a melhor coisa que fiz: criar uma página para meu blog , lá no facebook.
    O retorno que tenho em visitas é muito grande mesmo. É uma das redes que mais visitantes manda a mim;)

    E na página, descobri muitas ferramentas ótimas, que não possuem as comunidades no Orkut por exemplo, sem contar que há muita possibilidade de interação com os leitores.
    E ao contrário das comunidades no orkut, cujo conteúdo fica invisível caso vc não esteja logado, no Facebook a nossa página parece a de um site mesmo e todos podem ver na net (claro, podemos configurar o que é para ser público ou o que só os membros podem ver e fazer), além de podermos compartilhar até mesmo arquivos para downloads com nossos leitores, fazer promoções e sorteios entre os membros da comunidade (tem um aplicativo para isto), enfim, dá para adicionar nosso canal do Youtube lá tb, e mais uma infinidade de coisas que é possível criar, visando uma maior divulgação de nossos blogs.

    Se não tiver problemas, deixo o link de minha comunidade aqui, caso alguém queira ver e navegar ali pelas abas à esquerda, para se ter uma noção.
    caso não possa, fique a vontade para deletar meu comentário viu Adelson? :)

    Aproveito para dizer tb que fico feliz que a Vivian tenha te procurado mais uma vez, para vc colocar o Pay Pal l'a no blog dela ;) Ela esta muito feliz com o resultado, e feliz tb pois agora tudo o que precisa nesse sentido, ela ja sabe q tem a ti, de total confian'ca, com quem pode contar ;)

    Beijo grande Adelson! Obrigada ;)

    ResponderExcluir
  6. Adelson como sempre mais um excelente artigo.

    Permita-me fazer este "desabafo" para os bloqueiros que usam o Blogger e os serviços do Google. Devemos usar o Facebook assim como as outras redes sociais. Naturalmente.

    Mas o que vejo é uma idolatria ao Facebook. Estão dando atenção demasiada ao mesmo. Muitos estão trocando os comnetários do Blogger pelos do facebook. E vou mais além: "Estão alimentando a onça."

    O Google praticamente nos dá tudo: Desde ferramentas, hospedagem, visitantes do Buscador e até monetização dos blogs.

    Se o facebook crescer muito a ponto criar seu próprio buscador como ficam as coisas?

    O Facebook não tem um programa de monetização tipo adsense. Toda publicidade nas páginas é 100% dele e não divide isso com ninguém.

    Pensem nisso!

    Water

    ResponderExcluir
  7. @End Fernandes: Já me falaram muito bem do RSS Grafitti! Eu o adicionei em minha lista de artigos futuros no UserVoice. Obrigado pela dica!

    @Iúri: Também não tenho tanto tempo quando eu gostaria para ser mais atuante nas redes sociais. Mas, aplicativos com o Timely conseguem um bom resultado, mesmo distante.

    @Mauricio: Obrigado pelo elogio! O Facebook é mesmo uma plataforma que tende a crescer cada vez mais. Para mim, a melhor ideia agora é aproveitar essa onde para trazer fluxo ao blog.

    @Internautas: Fico feliz que tenha gostado! E você tem uma ótima rede! Tenho certeza de que o Timely enviará muitos acessos ao seu blog.

    @Lucy: Gostei muito de seu comentário! Você conseguiu expressar como o Facebook é mais poderoso e flexível que outras redes. Esse é um dos principais motivos para seu crescimento astronômico.
    E claro que você pode deixar seu link! É sempre bem vinda aqui.

    @Water: Seu desabafo é bem vindo! O que vemos é as grandes empresas (hoje, especialmente Google, Facebook e Microsoft bem atrás) tentando criar comunidades completas para seus usuários. Claro que, para eles, o ideal é que o usuário nunca saia desse mundo próprio.
    Eu sou muito fã do Google - por isso insisto em manter meu blog na plataforma Blogger - mas sempre procuro utilizar as outras plataformas e redes sociais para trazer visitantes para cá.

    Abraço a todos vocês e obrigado pela colaboração com seus comentários!

    ResponderExcluir
  8. Mas esse widgets deixam o blog pesado!

    ResponderExcluir
  9. Olá querido Adelson!

    Muito obrigada pela acolhida de sempre!!

    Deixo aqui o link da comunidade lá no Facebook, caso alguém queira explorar as abas ali, e caso ainda não conheça as páginas, e ainda use somente o perfil pessoal para divulgar seu blog:

    http://www.facebook.com/amorepazsemfronteiras/

    Ainda não atualizei todas as imagens, portanto ainda verão algumas com o endereço antigo (blogspot.com), mas aos poucos estou ajeitando tudo ;)

    Outra coisa que queria te pedir: eu já fiz a sugestão lá no uservoice, mas reitero aqui: criei uma conta no serviço que vc mencionou - Timely - e realmente me pareceu muito bom mesmo.
    Mas adoraria ver aqui um artigo sobre ele, pois nem mesmo o do Paulo (Escola Dinheiro), está detalhado de forma que tiremos melhor proveito desta ferramenta.
    Ficarei na torcida aqui rsrs.

    Um grande abraço meu querido, obrigada mais uma vez ;))

    ResponderExcluir
  10. oi Adelson
    muito bom o seu artigo, sem dúvida, vou precisar reler porque é muita informação.
    Entretanto, eu fico pensando,
    o meu blog ainda está no comecinho, tenho muito que criar em termos de conteudo
    por isso, optei por usar o facebook apenas para interagir com os amigos blogueiros.
    Eu estou certa por pensar assim?
    um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Olá adelson excelente artigo,parabéns!!!

    Os botões para compartilhar/recomendar um link,tem um impacto significativo nas visitas,a sugestão dos botões flutuantes é legal!!!

    Tem um outro serviço que automaticamente prepara este box flutuante,trata-se do Sharesiderbar e e quem quiser pode dá uma olhada neste link: http://sharesidebar.com/

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  12. @Baixe Correto: Sua preocupação tem sentido: deve-se tomar o cuidado de utilizar no blog apenas gadgets úteis, pois quando utilizados em excesso, eles podem torná-lo lento. Mas, os gadgets indicados aqui são realmente úteis e trazem benefícios ao blog. Assim, sou da opinião que devem ser utilizados, mesmo que o blog fique um pouco mais lento para carregar. Há outros pontos que devem ser otimizados no blog para torná-lo mais leve.

    @Lucy: Você está fazendo um ótimo trabalho em sua página no Facebook! Isso lhe renderá ótimos resultados. Quanto ao Timely, vi a sugestão no UserVoice e vou avaliar a possibilidade de escrever futuramente um artigo sobre ele.

    @Liliane: Seu pensamento é correto. Antes mesmo de divulgar seu blog, é importante criar conteúdo interessante nele. Caso contrário, as pessoas podem não segui-lo por ainda ver pouco material. Mas, a partir do momento que você já tem alguns bons artigos escritos - digamos 10, como base - já pode e deve trabalhar em sua divulgação.

    @Rosa: Que bom que tenha gostado! Espero sempre vê-la por aqui.

    @Reginaldo: Ótima dica a sua! Não conhecia a ShareSidebar. É interessante que o serviço permite escolher quais itens serão mostrados. Obrigado pelo complemento ao artigo!

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  13. Olá Adelson, grande tutorial e muito completo, os meus parabéns.

    Eu andava com ideias de fazer um tutorial deste género, mas voçê conseguiu fazer algo mesmo completo, mais uma vez parabéns!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Obrigado pelos elogios! Fico feliz que tenha gostado!

    Minha intenção foi justamente reunir em um artigo todas as possibilidades de integração entre as duas plataformas. Que bom que tenha conseguido atingi-lo!

    Um abraço e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  15. Olá Adelson, gosto muito do seu Blog e sempre entro para ver atualizações que poçam me ajudar.

    Estou com um problema e peço, por gentileza, a sua ajuda.

    Eu adicionei a função de comentários do facebook no meu html para que ele fique visivel em todas as postagens.

    O problema é quando alguém faz um comentário em uma postagem, este comentário aparece em todas as postagens.

    Voce pode me ajudar, por favor?

    meu Blog é: http://paulohriquelme.blogspot.com/

    agradeço.

    ResponderExcluir
  16. Olá, Paulo!

    Infelizmente, não sei responder. Até tenho planejado um artigo sobre o assunto, mas ainda não realizei a pesquisa necessária.

    Sinto não poder ajudar.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  17. Adelson,

    Utilizei suas dicas e integrei ao Facebook..
    Também acredito na grande influência do Face atualmente e espero que tenha resultado.

    Gostei muito de suas dicas!! Parabéns pelos posts.

    Nilton Silveira
    http://penseoamanha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Olá, Nilton!

    Obrigado pelos elogios! E o Facebook tem mesmo grande força para alavancar as visitas que o blog recebe.

    Um abraço e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  19. Adelson,
    Bom Dia, gostei muito do artigo.
    Você poderia criar um também pra colocar aqueles outros botões de compartilhamento ? (Fica na parte superior do lado direito, você usa o FEED, FACEBOOK e TWITTER.
    E eu gostaria de colocar no meu blog o do ORKUT, FACEBOOK e TWITTER.

    Obrigado pela atenção.


    Meu nome é Lucivaldo.

    ResponderExcluir
  20. Olá, Lucivaldo!

    Na "Estratégia 1" há algumas opções para você fazer isso. Você pode ver também outras alternativas no artigo Gadgets para Divulgação em Redes Sociais.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  21. Adelson
    essa postagem me ajudou muito. Sempre apenas colava a url das postagens no Face, mas agora ficou muito melhor com uma pagina só para o blog!

    Valeuuuuuuuuuu!

    ResponderExcluir
  22. Olá, Nestor!

    Ter uma página no Facebook para seu blog é essencial! É o passo inicial para formar uma comunidade em torno do seu blog.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  23. Coloquei o botão curtir em meu blog, mas quando as pessoas curtem as páginas do blog, não aparecem na página do facebooK. É assim mesmo? O curtir no blog não vale como o curtir da página no face?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Erica!

      Acabo de fazer um teste: basta elas clicarem no botão Curtir estando conectadas ao Facebook e o link será sim publicado em seu mural.

      Assim, isso também deveria acontecer em seu caso.

      Um abraço!

      Excluir
  24. vlw amigo, ajudou muito na divulgação do meu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, André!

      Fico feliz em poder ajudar!

      Um abraço!

      Excluir
  25. OBG MEU AMIGO ... POR MAIS ESTA DICA ... AMEI !!!
    COMO SEMPRE ... SEU CUIDADO PARA CONOSCO ... SEUS LEITORES E SEGUIDORES ... SUPERA AS NOSSAS EXPECTATIVAS ... MT BOM !!!
    GD ABÇ - ROSEANE CALDEIRA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Roseane!

      Fico feliz que tenha gostado! E sempre faço o possível para trazer a vocês as novidades mais interessantes!

      Um abraço!

      Excluir
  26. Oi Adelson!
    Eu sempre trazendo mil dúvidas para você. Tenho uma página no facebook e interligue com o blog, tanto assim que tudo que escrevo no blog imediatamente vai para o facebook via networkedblogs, mas ocorreu um problema, ontem postei no blog e não apareceu. Bom, eu coloquei um aplicativo no facebook de cidades visitadas, ele dizia que se eu colocasse teria que aderir a linha do tempo, eu coloquei assim mesmo, mas só que não consegui trabalhar com a linha do tempo, tuuudo o que eu fiz aparecia lá, um horror, eram as pessoas me avisando que meu face estava louco, então eu fui na privacidade e mexi lá em tudo e isso deve ter afetado o networkedblogs, e agora o que faço para reverter isso, cancelo o aplicativo networkedblogs e faço novamente?
    Desculpe está lhe incomodando com isso, mas não tenho quem me ajude.
    Abraço e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Valéria!

      Para que o Networked Blogs funcione corretamente, é mesmo necessário que ele tenha permissões de segurança para que possa publicar em seu mural. Não tenho certeza, mas acredito que a melhor opção seja mesmo reconfigurar o Networked Blogs, para verificar se ele solicitará novamente autorização para publicar em sua conta.

      Espero que a ajude!

      Um abraço!

      Excluir
  27. Olá Adelson!
    Nos últimos dias ou semanas o Facebook andou mudando os formulários para a criação de aplicativos. Por isso, tenho encontrado dificuldades (outras pessoas também) em adicionar um formulário de comentários do Facebook no Blogger. Eu uso o Intense Debate, mas, como o Facebook vem crescendo muito, acho interessante colocar um formulário do Facebook adicionalmente, pois assim, quando alguém faz um comentário logado, tal irá aparecer no seu perfil do Face, o que contribui para a disseminação do conteúdo. Você sabe ou tem um link que ensina como implantar um formulário de comentários do Facebook no Blogger?
    Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Eu não testei, mas encontrei um tutorial em http://www.facebook.com/note.php?note_id=10150247316267917.

      Um abraço!

      Excluir
  28. Ola Adelson...

    Não sei o que esta acontecendo já fiz isto, referente a caixa com fótos de fãs do fac. umas quatrocentas vezes, e não dá certo...coloco meu endereço do fac. da minha pagina,
    igualzinho vc fêz. copio os código, primeiro, segundo, j á tente os dois juntos no gadegt HTML/JAVASCRIPT e colo, e nada só aparece o titulo que eu puser. ( Adelson, quando abre o gadegt html/scriptjava, tem que pedir link,? ai aparéce a caixinha já com htp:/ deixa e cola o código.Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Suzana!

      Acabo de realizar um teste e ele funcionou corretamente. Você deve colar no gadget HTML/JavaScript os dois códigos que serão fornecidos ao gerar a caixa de fãs, na mesma ordem em que são mostrados.

      Não será solicitado nenhum link. Só é mesmo necessário colocar o código fornecido pelo Facebook no campo Conteúdo.

      Um abraço!

      Excluir
  29. Ola Adelson
    Ufa!!!consegui!!!
    Porem há algumas diferenças que tive que fazer quanto as suas expicações:
    Ao abri o gadget HTML/JavasScript, tenho que ir na opção link, só lá é que aceitou colar ós códigos.
    Tive que conferir o código colado em meu gadget com o que copiei do saite Like Box Facebook , isto antes de salvar, pois havia algumas diferenças nos códigos, tive que modificar tirar algumas letras, além do tamanho que modifiquei para 200, modifiquei .Ai deu cérto. Um Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Suzana!

      Fico feliz que tudo tenha dado certo.

      Um abraço!

      Excluir
  30. Não consegui ainda criar um botão do Face para colocar no meu blog. Não queria esse da lateral, queria um estático que levasse a pessoa para a minha página no face. Não é o botão curtir.. alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cláudio!

      Pelo que entendi, sua necessidade é bem mais simples: basta você adicionar em seu blog um gadget de "Imagem", colocando a figura desejada e definindo o link para sua página no Facebook.

      Um abraço!

      Excluir
  31. Adelson, boa tarde!! Não consegui colocar no meu blog o botão de curtir do face, segui os passos mas aparece a seguinte informação:


    1.Include the JavaScript SDK on your page once, ideally right after the opening body> tag. como sendo o primeiro passo e
    Place the code for your plugin wherever you want the plugin to appear on your page. como sendo o segundo passo.

    Será que consegue me ajudar

    desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anna!

      Qual das opões indicadas você utilizou para colocar o botão Curtir em seu blog?

      Um abraço!

      Excluir
  32. Olá!

    Fico feliz que tenha gostado!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  33. Excelentes dicas.
    Estamos pondo em pratica.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcelo!

      Que bom que tenha gostado! Torço para que as dicas tragam ótimos resultados para você!

      Um abraço!

      Excluir
  34. Muito bom mestre!

    Eu ando meio sumido de seu blog devido ao acumulo de serviço para deixar o meu pronto, mais cada vez que venho aqui eu encontro uma novidade e mais uma aula, muito obrigado mesmo por mais este post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Fico feliz em ver que continua acompanhando meus artigos! Espero que eles estejam sendo úteis para o desenvolvimento do seu blog!

      Um abraço!

      Excluir
  35. Adelson, bom dia coloquei meu blog no gerenciador de arquivos e veio que cobrariam por cada clik e verdade, e se for, como faço para sair dele um abraço e belo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Todas as estratégias que mostro neste artigo são grátis. Você só pagará caso faça um Anúncio para sua página ou entre na opção para Promover uma publicação.

      Um abraço!

      Excluir
  36. Olá Adelson!

    Tenho seguido os passos direitinho mas não sei porque razão a caixinha da página do Facebook não fica no blog :(

    Só aparece o título, já não sei o que fazer! Tem alguma ideia do que poderá ser?


    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sara!

      Eu acessei seu blog e vi que a caixa de fãs para sua página no Facebook está sendo exibida corretamente. Assim, acredito que você já tenha conseguido resolver o problema, correto?

      Um abraço!

      Excluir
  37. Olá,
    Eu ando lendo seu blog para turbinar o meu, e quando fui colocar a opção curtir a página do blog no meu blog, o Java/HTML simplesmente não funciona. Eu coloco lá, tudo bonitinho, como vc explicou e nada, não aparece. E não é só no meu, não aparece em nenhum. Qualquer outro Java/HTML está funcionando, menos o do Facebook. Sabe como me ajudar?
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ariel!

      Qual foi o gadget que você tentou utilizar em seu blog para colocar o botão Curtir?

      A forma mais simples é disponibilizando os botões de compartilhamento oferecidos pelo próprio Blogger.

      Um abraço!

      Excluir
  38. Busquei algumas páginas no face de divulgação de blogs e divulgação de páginas e toda vez que publico algo no blog coloco lá o link. Algo interessante também que publico na página (fora o blog) também coloco nas páginas de divulgação no facebook...

    Encontro muita coisas vazias.. como "curti a minha que curto a sua".. É preciso selecionar as páginas de divulgação... De qualquer forma é uma maneira das pessoas verem sua página e seu blog..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Realmente, há diversas páginas do Facebook pobres em conteúdo - da mesma forma que há muitos blogs assim. Mas, quando utilizamos o Facebook de forma integrada ao nosso blog, ambos ganham! É uma ótima forma de criar um comunidade em torno dos nossos blogs.

      Um abraço!

      Excluir
  39. Adelson, mais uma vez eu agradeço por sua postagem.
    Já tem um tempo que criei a página para o blog no Facebook - e mais uma vez seguindo suas boas dicas!

    Acho interessante ver o blogger integrado ao Facebook, pois, ao fazer algum comentário em um blog que usa comentários do Facebook, o nome do seu blog é divulgado quando você comenta usando a sua página criada para o blog. Isso trouxe vários "Curti" para o meu blog, sem que eu conhecesse as pessoas que curtiram!

    Obrigado, Adelson, mais uma vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Wallace!

      Eu não tinha me atentado a essa questão que você citou! É interessante sabe que o nome do blog também é levado nos comentários.

      Hoje, o Facebook já é uma das principais fontes de visitas ao Gerenciando Blog. Para mim, é a comprovação que a melhor estratégia é utilizar blog e redes sociais de forma integrada, ao invés de combatê-las.

      Um abraço!

      Excluir
  40. Boa tarde,
    Interessante blog, já me tornei "seguidora" para poder ir seguindo as suas dicas...

    Estou com um problema ao compartilhar as minhas publicações do blog no facebook...
    Ao escolher a função "Share", na caixa aparece o titulo do texto ,seguido do titulo do blog e depois em vez das primeiras frases do texto, aparece um excerto dos comentários dos leitores do blog... O que acho muito estranho. :$
    Eu queria que aparecesse sim, parte do texto que escrevi no blog!

    Será que me pode ajudar?
    Obrigada
    Rosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rosa!

      Pelo que entendi, seu problema está com o componente que você usa para compartilhar as suas postagens.

      Eu sugiro que você faça um teste: tente utilizar os "botões de compartilhamento" do próprio Blogger, para verificar se eles também têm esse mesmo problema. Em caso de dúvidas, mostro como exibi-los no artigo Defina o que Será Mostrado com seus Artigos.

      Um abraço!

      Excluir
  41. Olá,
    Muito obrigada pela atenção e prontidão na resposta.

    Sim, deve ser por isso. Já os tirei e tentei voltar a usar os botões do Blogger, mas, e embora estejam seleccionados na "caixa", não aparecem na pág. do blog.(mais um problema no meu blog para resolver!) E lá voltaram os "botões" problemáticos para onde estavam! (pelo menos enquanto não consigo colocar os outros visíveis).

    Uma boa noite para si!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rosa!

      Algo que pode ajudá-la para que voltem a aparecer os botões originais do Blogger é o procedimento que mostro no artigo Reverter modelos de widget para o padrão.

      Diversos leitores tinham esse mesmo problema e ele foi resolvido dessa forma.

      Um abraço!

      Excluir
  42. Olá Adelson!
    Tenho tirado muito proveito do seu trabalho e conhecimento.
    Não é nada fácil para quem esta iniciando pedir ajuda ou se adaptar aos termos etc...parece um bicho de 7 cabeças kkk, mas, graças a sua exposição clara tenho conseguindo desvendar estes enigmas kkk meu blog tá ficando mesmo a maneira!
    Ah gostei muito do seu post sobre as "artes marciais".
    Um grande abraço aqui de Portugal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Fico muito feliz que tenha gostado da explicação! Faço sempre o possível explicar os artigos de forma que sejam entendidos por todos, independente de seu conhecimento técnico ou experiência.

      Fico ainda mais feliz em ver que sua visita veio de tão longe!

      Um abraço e seja sempre bem vinda!

      Excluir
  43. Olá, eu tentei adicionar um gadget de html no meu blog com minha pagina do facebook conforme vc ensinou, mas não deu certo, simplesmente não aparece nada, quando eu solicito o código ele me dá dois códigos, um para por depois da tag body e outro para colocar onde desejo que ela apareça, eu sigo os passos mas mesmo assim não aparece, gostaria de saber se esse é um problema do blogger e se já aconteceu com você, pode me ajudar?

    Agradeço, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rafael!

      Você pode colocar os dois código na sequência, dentro do mesmo gadget do tipo HTML/JavaScript. Dessa forma, ele funcionará corretamente no Blogger.

      Um abraço!

      Excluir
  44. Olá Adelson,

    Anteriormente tentei colocar essa ferramenta em meu blog, sem sucesso. O mais engraçado é que desapareceram algumas ferramentas da página principal. Retirei o código da ferramenta, mas continua da mesma forma. Somente quando clico no título para abrir o artigo é que aparece a ferramenta de tradução, facebook, twitter, feedburner etc, além do contador de visitas e ferramenta de busca.
    Coloquei novamente um código para contador de visitas e ferramenta de busca (ver página inicial do Nit Portal). Você sabe me dizer o que aconteceu, amigo, e o que eu faço para normalizar o problema?
    Se puder, me ajude!
    Um abraço,

    Ana POrto
    Nit POrtal Social
    http://www.nitportalsocial.blospot.com
    nitportalsocial@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana!

      É difícil saber o que ocorreu em seu caso. Mas, não vejo como a colocação do código em um gadget possa ter influenciado os demais gadgets - especialmente após a sua remoção.

      Sinto não poder ser mais útil neste caso.

      Um abraço!

      Excluir
  45. Parabéns pelo belo trabalho! Sou iniciante também e tenho aprendido muito aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renato!

      Obrigado pelos elogios! E fico feliz que os artigos estejam sendo úteis para você.

      Um abraço!

      Excluir
  46. Bom Dia Adelson, sou proprietario do gastronomiazonanorte-sp.blogspot.com, é um blog que divulga o ramo gastronomico na Zona Norte de Sao Paulo, gostaria de saber se e possivel transferir o blog para uma fan page.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lindolfo!

      Infelizmente, não conheço uma forma de fazer isso. Sempre vejo o blog e o Facebook se complementando. Particularmente, acho arriscado abandonar o blog e manter apenas a página na rede social.

      Um abraço!

      Excluir
  47. Parabéns pelos artigos... só hoje já li 3 .. e ainda consegui fazer algumas alterações no meu blog: http://claudineiarosa.blogspot.com.br/

    Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Néia!

      Fico feliz em saber que esteja gostando dos artigos!

      Um abraço e seja sempre bem vinda!

      Excluir
  48. cara, procuro investir em publicidade no facebook, pode me dá uma ajuda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruno!

      Veja o artigo Anunciar no Facebook - Vale a pena?, onde falo especificamente sobre isso.

      Um abraço!

      Excluir
  49. nao estou conseguindo vincular meu blog ao face, diz que a caracteres invalidos no codigo que foi gerado, o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Denise!

      Em qual passo do procedimento isso está ocorrendo?

      Excluir
  50. Muito bom obrigada :)
    Me ajudou bastante, estou começando agora e aprendo muito com esses tutoriais online
    me admira cobrarem tão caro por coisas relativamente simples OBRIGADA MESMO
    veja como ficou: http://unicadesivos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Que ótimo que você tenha consegui fazer!

      Quanto aos valores cobrados, nós também realizamos a prestação de serviços para Blogger, mas procuramos sempre cobrar valores justos pelos trabalhos realizados.

      Um abraço!

      Excluir
  51. Aeee, consegui!! uhuuu Só teve uma mudança pequena, qnd vc clica no "get code", os códigos aparecem em 2 aéreas diferentes, ou seja, vc precisa copiar e colar os 2 no Blogger pra dar certo (eu tentei antes com 1 só e não deu rs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernanda!

      Que ótimo que tenha dado certo! Você tem razão quanto aos códigos: preciso mesmo atualizar o artigo.

      Um abraço e obrigado pelo alerta!

      Excluir
  52. Ola,pra tirar uma dúvida ali onde crio uma página para o meu blog,como o meu blog é pessoal e escrevo sobre cinema,livros e músics não seria correto eu entrar em "marca ou Produtos" ao invés de "impresa,organização.."? E também posso colocar uma foto minha com a descrição do blog,pois estou sem programa para criar o meu próprio logo,o meu pc ta com Windows Defender ativado e não consigo baixar nada da internet em aplicativo por exemplo do baixaki.com.br!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carlos!

      Sim, você escolher outra categoria se entender que ela é mais adequada ao seu blog. Não há restrição também quanto à imagem que você colocará na página. Fica a seu critério.

      Um abraço!

      Excluir
  53. Ola Anderson tudo bem ?? Sempre que preciso de ajudar me recorro ao seus artigos com isso consegui criar um belo blog com muitas de suas dicas,e hoje pela primeira vez resolvi lhe escrever pra lhe pedir ajuda isso dentro do seu possivel . Tipo eu tenho um blog e ja tenho uma pagina criada no facebook criada manualmente sem esse seu metodo que vc descre , e por isso nao consigo postar no meu blog e as postagem aparecerem no facebook ,gostaria de saber se vc conhece algum tutorial que possa me ajudar a ligar essa minha pagina ja existente ao meu blog ,fico grato desde ja por qualquer ajuda .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      As soluções que mostro no item "Estratégia 5: Publique seus artigos automaticamente no Facebook" farão o que você deseja.

      Um abraço!

      Excluir
  54. Respostas
    1. Olá, Alex!

      Obrigado! Fico feliz em saber que gostou!

      Um abraço!

      Excluir
  55. Já tentei vários botões, já mexi nas meta tag, já fui até no Debug do Facebook e não adianta: a opção curtir não funciona. Vc clica em curtir, aparece que curtiu, mas não aparece nada no perfil da pessoa e nem em Atividades Recentes. O que pode ser?

    Algum plugin incompatível? Isso já aconteceu em um outro template meu, o botão não funcionava, só o da lateral. Mas agora, nem o compartilhamento da lateral (do Add.This) está funciondo. Alguém poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Pelo que você citou, parece mesmo ser algum erro no código ou incompatibilidade com outro gadget ou script do seu blog. Sem o endereço dele é difícil saber o que mais possa ser.

      Um abraço!

      Excluir
  56. Adelson eu estou criando meu blog agora, e com muita sorte achei o gerenciandoblog! Só q baixei o Windows Writer, como vc recomenda, e depois de preencher os campos com o endereço do meu blog, nome de usuário e senha, ele faz uma busca e diz q o nome do usuário ou senha estão incorretos!! Socorro, Meu nome de usuária é Beth Garcia, e minha senha é impossível de eu errar, muito menos várias vezes como tentei!! Oque pode ser então?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Beth!

      Em "Nome do usuário" você deve digitar o e-mail que usa para se conectar ao seu blog. Assim, funcionará. :-)

      Um abraço!

      Excluir
  57. VC SÓ ESQUECEU DE AVISAR QUE TODA ESSA EMOÇÃO É PAGA NÉ AMIGO.FUI PEGA DE SURPRESA ,MAS TUDO BEM ,AOS DESAVISADOS QUE NAÕ SE LIGAM EM OBSERVAR SE TANTA VANTAGEM ASSIM É GRATUITA.MAS MESMO ASSIM VLW A DICA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Pelo contrário: todas as ferramentas mostradas neste artigo são grátis! Qual delas você achou se tratar de uma ferramenta paga?

      Um abraço!

      Excluir
  58. Eu consegui fazer mas á dia não está mostrando mas as pessoas no meu blog, apenas o título do e o restante em branco
    O que pode está acontecendo?
    Se puder me visita para ver melhor já que não sei explicar direito
    http://garotaaudacia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jacy!

      Visitei seu blog e vi o problema ocorrendo. É possível que tenha ocorrido algum problema durante a geração ou configuração do gadget para o seu blog.

      Para confirmar, sugiro que você remova o gadget atual e realize o processo novamente.

      Um abraço!

      Excluir
  59. qualquer blog da pra vincular ao face? quero criar um blog como eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Sim, estas orientações servem para qualquer blog.

      Para aprender a criar um blog no Blogger, leia o artigo Como criar um blog no Blogger.

      Um abraço!

      Excluir
  60. Li tudo e gostei, embora não esteja familiarizada com tantos termos. Agora, no rodapé da ppagina de cada postagem do meu Blog tem as opções de compatilhamento ou envio do meu testo postado. Para o Twitter tudo vai 100%, mas já para o FAcebook não sei onde vai parar. Abro meu FAcebook, vou na pagina do meu Blog e não entrou nada que enviei. Não sei mais o que faço para acertar isso. Minhas postagens do blog eu copio e depois no Facebook e colo. Sei que não é assim, mas como corrigir isso? Grata Didileite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Didi!

      Normalmente, os compartilhamentos feitos por esse botão do Facebook aparecem no mural da pessoa que clicou nele. Faça um teste: compartilhe um seu e clique em seu próprio nome, para ver seu perfil e o que você compartilhou.

      Um abraço!

      Excluir
  61. Que legal, gostei do seu dite.
    Vou aprender muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cintia!

      Fico feliz que tenha chegado até aqui!

      Um abraço e seja sempre bem vinda!

      Excluir

Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo dos artigos. Há algumas regras na Política de Comentários que devem ser seguidas para que seu comentário seja publicado. As mais importantes:
- Não serão publicados comentários que não tenham relação com o artigo.
- Não respondo comentários por e-mail. Por isso, não deixe seu e-mail no comentário.
- Pedidos de visitas ao seu blog não serão publicados.
- Não serão publicados comentários que tenham link ou endereço do blog no corpo do texto. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.

emo-but-icon

Início item

Contrate nossos serviços

Top Blogger 2013

Acompanhe as novidades

Divulgue o Gerenciando Blog

Gerenciando Blog - Dicas para blogs

Publicidade


Anuncie aqui