192207784316955
Loading...

SEO no Blogger: novidades fantásticas

blogger130Hoje, o Blogger anunciou um pacote de novidades fantásticas para seus usuários: a partir de agora, será possível definir diversas características para otimizar os blogs para ficar mais bem posicionados nos resultados de buscas no Google e outras ferramentas. Tratam-se de configurações para apoiar a SEO (Search Engine Optimization - ou Otimização para Ferramentas de Buscas). Conheça neste artigo quais são essas novidades e como se beneficiar delas em seu blog.

 

Introdução

Depois de algumas semanas de tensão com a descontinuação do Google Friend Connect e com a mudança dos endereços dos blogs do Blogger no Brasil,  o Google agora acerta a mão e faz um anúncio que fez a alegria de muitos proprietários de blogs nessa plataforma - eu, inclusive.

Em um anúncio feito hoje no Blogger Buzz (Customize your search preferences), foram anunciadas diversas novas configurações referentes às preferências para buscas. Com essas configurações, você pode otimizar os artigos do seu blog para que eles apareçam em melhores posições nos resultados das buscas no Google e outros buscadores. O resultado final disso é que, se você fizer bom uso desses recursos, receberá mais visitas.

Algumas dessas configurações já eram possíveis anteriormente, mas apenas editando o HTML do template - o que assustava os mais inexperientes. Eu já havia mostrado algumas dessas configurações nos artigos abaixo:

A vantagem é que agora as alterações são realizadas diretamente no Blogger, sem precisar modificar o template. Assim, elas estão acessíveis a todos os usuários, independente de seu conhecimento ou experiência.

 

As ótimas novidades

Todos ficaram surpresos com as novidades que foram disponibilizadas. Elas serão de grande apoio para o SEO de quem está na plataforma Blogger, o que era apontando antes como uma das grandes deficiências. Vejam o que foi liberado:

1. Meta Tags - Agora, a tag “description” está disponível para ser definida em sua página principal e também em cada um de seus artigos. Com essa tag, é apresentado um pequeno resumo quando alguém encontra sua página no Google. Um resumo interessante pode fazer com que mais pessoas cliquem em seus links.

2. “Página não encontrada” personalizada - Com esta novidade, você pode criar uma mensagem personalizada que será exibida quando alguém tentar acessar uma página que não existe mais em seu blog, seja porque você a apagou ou porque a pessoa digitou o endereço errado. Uma página bem montada pode também impedir que o visitante saia do seu blog.

3. Redirecionamentos personalizados - De forma complementar ao item anterior, você pode também agora redirecionar qualquer endereço do seu blog para outra página. Você pode, por exemplo, criar o endereço meublog.blogspot.com.br/contato e redirecioná-lo para sua página de contato. Ou pode encaminhar o endereço de um antigo artigo para um artigo novo sobre o mesmo assunto.

4. Arquivo robots.txt - Usuários avançados podem agora determinar a forma como os rastreadores lerão as páginas de seu blog, ignorando algumas páginas que ele não quer que sejam indexadas. Isso pode ser útil para evitar conteúdo duplicado ou simplesmente para que o Google não encontre determinadas páginas de seu blog.

5. Tags de cabeçalho de robôs personalizadas - Os usuários avançados também tem liberdade para determinar algumas tags específicas para determinar algumas informações para os rastreadores do Google.

6. Atributo “nofollow” em links - Ao editar um artigo pelo editor do Blogger, você pode agora também determinar que um link deve ser “nofollow”, o que é útil para artigos publicitários ou quando você quiser citar o link de um site não confiável. O próprio Google orienta que você utilize esse atributo nessas situações.

7. Propriedades ALT e TITLE nas imagens - Também no editor do Blogger agora é possível preencher essas propriedades em imagens que você usa em seus artigos. Elas são úteis para receber mais visitas vindas do Google Imagens e para melhorar a experiência de seus visitantes.

 

Como utilizar de forma correta as novidades

Como o assunto é extenso e muito importante, preferi não escrever um único e cansativo artigo, mas sim uma série deles detalhando cada uma das funcionalidades. Assim, nos próximos dias você verá aqui no Gerenciando Blog diversos artigos falando sobre as novidades e mostrando como você pode utilizá-las bem em seu blog.

Mas, se você não quer esperar um artigo com a qualidade e detalhamento que você já conhece (olha a propaganda!), já pode conhecer as alterações acessando seu painel do Blogger. As novidades ficam em “Configurações” / “Preferências de pesquisa”, conforme mostrado abaixo:
SEOBlogger01

 

Conclusão

Quem me conhece e acompanha o meu trabalho sabe o quanto eu defendo a plataforma Blogger. Trata-se de uma plataforma simples, intuitiva e acessível para qualquer um que queira escrever em um blog, mas não tem conhecimento técnico.

Para quem tem mais conhecimento, é uma plataforma poderosa e que lhe permite disputar espaço com as demais plataformas de blog (inclusive o Wordpress). Estou no Blogger há mais de 3 anos, com ótimos resultados.

Vejo que alguns blogueiros mudam de plataforma buscando o sucesso. Pessoalmente, acredito que não é isso que lhe trará o sucesso. Invista na qualidade, na originalidade e na valorização dos seus leitores. Fazendo assim, você conquistará o sucesso em qualquer plataforma.

Quando vejo uma novidade como esta, reafirmo minha posição, pois vejo que o Google continua investindo fortemente no Blogger. Quer ver algumas novidades fantásticas que tivemos nos últimos tempos? Veja os artigos:

Ainda há deficiências, mas aposto que o Google continuará trabalhando para diminuí-las. Por isso, não vejo motivos para sair do Blogger. É aqui que o Gerenciando Blog permanecerá.

Aguardem novos artigos sobre o assunto nos próximos dias!

 

E você, o que achou das novidades do Blogger? Compartilhe sua opinião deixando um comentário!

SEO 7344286913594135303

Postar um comentário

  1. Será que o Blogger introduz ferramentas e por outro lado retira outras importantes?
    Na última segunda feira, ao entrar no blog para postar uma nova mensagem, dei pela falta dos botões de iniciação rápida. Até agora nunca mais apareceram e cada vez que quero editar uma nova mensagem ou uma já existente, tenho que andar às voltas para lá chegar. O interessante é que ao fazer a pré-visualização da mensagem esses ditos botões aparecem todos na visualização e desaparecem ao publicar a mensagem.

    Se me poder ajudar com alguma informação sobre o que se está a passar, agradecia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Teófilo!

      Pelo comentário de outros leitores, esse problema foi causado quando o Blogger fez a alteração do endereço seus blogs no Brasil (veja o artigo Seu blog no Blogger agora é blogspot.com.br).

      É bastante provável que em breve o problema seja solucionado e a edição rápida volte a aparecer.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Justo a página de erro 404, que eu estava doida para personalizar, não funciona no meu blog...

    Será algum script ou função empacando a página? Mistério...

    Agora, essas mudanças do Blogger foram sensacionais. E que venham mais mudanças.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sybylla!

      Por enquanto, fiz apenas testes rápidos com a configuração da página não encontrada, que funcionaram corretamente. Vou explorar melhor as configurações para escrever o artigo específico sobre esse assunto em breve.

      E concordo com você: as novidades são mesmo sensacionais!

      Um abraço!

      Excluir
  3. Essa noticia salvou minha semana, já to com algumas paginas salvas (a sua é uma delas) para usar como referencia para elaborar um SEO de qualidade.

    Adelson esse recurso já está disponível para a versão antiga do blogger ou e só para a nova?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ciro!

      Vale mesmo a pena explorar todas as novas funcionalidades, pois serão de grande ajuda para o SEO do seu blog.

      Eu procurei as novas opções de configuração na interface antiga e não as encontrei. Assim, assumo que elas só valem para a nova interface.

      Um abraço!

      Excluir
  4. Demais... adorei as dicas como sempre... Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thais!

      Desta vez, todos adoraram as novidades! Espero que faça bom uso delas.

      Um abraço!

      Excluir
  5. Nossa!!!! Essa notícia é simplesmente fantástica e o pior fez eu ficar meio louca agora... pois já estou realizando a migração para o wordpress..

    Eu adoro o blogger realmente... mas para mim eles não davam tanta atenção quanto deveria a plataforma.. Só que estou para quebrar a cara né...
    Enquanto ainda não realizei a mudança... já vou dar uma olhada em meu painel... quem sabe isso faça atrasar mais a mudança e talvez até desista

    obrigada pela informação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dani!

      A cada novidade que surge, há mesmo menos motivos para migrar para o Wordpress. Pelas novidades que vêm sendo liberadas, ainda veremos muitas evoluções no Blogger!

      Um abraço!

      Excluir
  6. Olá Adelson querido!

    Poxa fiquei tão entusiasmada com a notícia quanto com teu próprio entusiamo!! :))
    Realmente acredito no Blogger tb assim como você, e creio sinceramente, que ainda teremos muito mais novidades, pois ficou claro que a Google, está investindo muito, para uma plataforma que é gratuita.
    Aliás ainda quanto a isso, vejo com que frequência vejo tantas pessoas criticando duramente o Blogger, exigindo tanto, sendo que não pagam NADA, e nem mesmo gastam sequer com um domínio próprio.

    Dou graças por poder desenvolver meu trabalho, e podendo usufruir desta ferramenta gratuita, sem ter que pagar uma hospedagem.

    Sabe que ainda hoje navegando pela net, li ao menos dois comentários, de duas blogueiras ex- Blogger, que foram para o Wordpress, e agora arrependidas voltaram ao Blogger, pois não se acostumaram às ferramentas lá que segundo elas tem muitos recursos sim, mas que são apenas para quem domina bem PHP, etc entre outras linguagens bem mais complicadas que aqui, já que no Blogger qualquer pessoa pode ter um, e para o que é mais básico, nem precisa entender nada de html.

    Enfim, assim como vc continuo na expectativas de mais novidades e continuo acreditando que vem muita coisa boa ainda por aí ;)

    Um abraço meu querido, tudo de bom a ti, grata pela novidade;)

    ps: agora é aguardar seus demais posts nos explicando detalhadamente como uufruir destas novidades ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucy!

      Realmente fiquei bastante empolgado com as novidades! São fantásticas! Ainda mais quando levamos em consideração que não pagamos nada por isso.

      Quanto ao Wordpress, minha opinião é que trata-se de uma plataforma fantástica - desde que se tenha conhecimento técnico suficiente para trabalhar com ele. Mas, esse não é o caso da maioria das pessoas que têm um blog.

      Um abraço e obrigado pela visita!

      Excluir
  7. Olá Adelson,

    realmente o Blogger realizou melhorias significativas para os usuários. Isto vai tornar os blogs no Blogger mais "competitivos" em relação aos que estão no Wordpress.

    No entanto há ainda diversas coisas a melhorar, a estrutura do blog em si, a flexibilidade com plugins, etc.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Geovane!

      Sim, ainda há o que melhorar no Blogger. Novidades bem vindas seriam mesmo uma maior flexibilidade na estrutura dos artigos e a possibilidade de definir a URL de publicação.

      Quem sabe não vejamos isso ocorrer num futuro próximo?

      Um abraço!

      Excluir
  8. Adelson!

    Me auxilie por favor! O meu blog está dando removido e eu tenho certeza que não o removi. O que devo fazer? O que pode ter acontecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Neto!

      Vi que seu blog já está no ar novamente. Assim, acredito que tenha ocorrido algum problema temporário e que já tenha sido resolvido.

      Um abraço!

      Excluir
  9. Olá Adelson, nunca duvidei que o blogger sofreria tais mudanças, mas eu só lamento pela Google ter demorado tanto. A Google, é a Google, sendo assim, basta querer para passar a frente do Wordpress. A partir de agora acho dificil reclamarem do SEO no blogger.

    Abraços, Arlindo Armando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Arlindo!

      Concordo que as novidades demoram a surgir no Blogger. Mas, o importante é ver que o produto continua recebendo inovações constantes.

      Acredito que parte do problema seja o fato de haver inúmeros produtos sob o domínio do Google (diferente do Wordpress, que recebe atenção exclusiva). Outra dificuldade é o fato de qualquer alteração feita impactar imediatamente os milhões de blogs que estão nessa plataforma. No caso do Wordpress, são os administradores que decidem quando farão a atualização.

      Um abraço!

      Excluir
  10. Finalmente o Google decide olhar para o Blogger.
    Isto é um grande incremento de qualidade para o Blogger.
    A minha duvida é se para aqueles utilizadores que já inseriam Meta Tags no código fonte, por exemplo, como fica com estas alterações?
    Beneficio ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Para quem - como eu - tinha a metatag de descrição no HTML da página principal do blog, essa alteração poderá ser substituída sem perdas nem vantagens pela configuração da descrição.

      A maior novidade é a possibilidade de colocar as metatags de descrição dos artigos - o que não era possível anteriormente. Neste caso, haverá grande benefício.

      Um abraço!

      Excluir
  11. ansioso, a espera dos próximos artigos sobre as novidades do seo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Blax!

      Em breve, você verá detalhes sobre cada um dos itens que descrevi no artigo.

      Um abraço!

      Excluir
  12. Muito bom o seu trabalho informativo. Tiro muito proveito de suas informações. parabens e obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, João!

      Fico feliz em saber que os artigos sejam úteis para você.

      Um abraço e seja sempre bem vindo!

      Excluir
  13. Obrigado Adelson, mais uma vez, por colocares as novidades da Google no Gerenciando de uma maneira que até eu percebo ;).
    Realmente esta novidade no Blogger vai ajudar muito o meu trabalho, visto que não tenho muito jeito para mexer no HTML do meu site.
    Vou estar muito atento aos teus próximos posts, porque a tua maneira de explicar e de ensinar é simplesmente a melhor da web!!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luca!

      Muito obrigado pelos elogios! Minha missão é sempre explicar as novidades de uma forma que todos possam entender o que estou escrevendo, sejam novatos ou experts no assunto.

      E, aguarde mais um pouco: em breve, você verá os detalhes sobre cada uma das novidades.

      Um abraço!

      Excluir
  14. Oi Adelson,

    ótimo artigo. Estou acompanhando seu blog, está colaborando com minha constante atualização em SEO. Parabéns e obrigado!

    Um abraço,

    Claudio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Claudio!

      Obrigado pelo elogio! Fico feliz em poder ajudá-no na evolução do seu blog. Nos próximos artigos, você poderá acompanhar mais detalhes sobre o assunto.

      Um abraço!

      Excluir
  15. Olá, Adelson.
    Sou novo por aqui e no manuseio dessas ferramentas. Mas, confesso que estou gostando. Suas explicações são bem diretas e muito claras. Já estou usando algumas de suas dicas lá no meu blog (www.zecabarroso.blogspot.com.br). Quero aprender mais e usar mais.
    A minha primeira impressão á a de que as mudanças serão bastante interessantes.
    Abraço e obrigado pelas dicas.
    Zé Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Zé Carlos!

      Obrigado pelos elogios! Sempre escrevo os artigos buscando torná-los compreensíveis para todos, independente de seu conhecimento ou experiência.

      Quanto às mudanças, eu as achei ótimas! Foram mesmo um divisor de águas no Blogger.

      Um abraço e seja sempre bem vindo!

      Excluir
  16. Achei bem interessante as mudanças feitas no blogger. Eu tenho conhecimento bem avançado de Wordpress, mais com essas mudanças da pra utilizar o blogguer em pequenos projetos, até mesmo pra clientes. Vou continuar acompanhando aqui as informações, inclusive os dois post antes desse.

    Até mais!!
    Eduardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eduardo!

      Sou usuário do Blogger há mais de 3 anos e defendo que ele pode ser utilizado para projetos profissionais, ainda mais com estas novidades.

      Um abraço!

      Excluir
  17. e dae adelson
    blz?
    eu de novo!!
    rsrsr
    eu estava quase mudando para o .wordpress,mas após essas mudanças no blogger, acho que vou dar mas um tempo no blogger mesmo, tomara que melhore,pois ultimamente eu ando meio decepcionado com os serviçoes do google!!

    vlw pela noticia
    t+

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Que ótimo saber que as novidades foram suficientes para mantê-lo no Blogger! Eu continuo nele até hoje, sem intenção de mudar.

      Um abraço!

      Excluir
  18. Muito bom, adoro a forma como vc escreve sempre me ajuda muito.

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jamilly!

      Sempre procuro escrever os artigos da forma mais simples possível, para que todos possam acompanhar as orientações. Fico feliz que tenha gostado!

      Um abraço!

      Excluir
  19. Olá Adelson, adorei o post, estou iniciando com blogs de nicho e a minha idéia é usar o blogger, mas pesquisando na internet sempre encontro a mesma coisa (se quiser ter um blog profissional com bons rendimentos use wordpress e PAGUE). Seu post motivou mais ainda minha decisão, vou continuar no blogger, ja utilizei as dicas de SEO (adorei! não sabia que existiam), daqui um tempo compro um domínio pros sites.. mas quero tentar rentabilizar primeiro. Você tem um e-mail que eu possa te mandar algumas perguntas? Muito obrigada mesmo, adorei seu site e está me ajudando muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ketlyn!

      Que ótimo que tenha gostado do artigo! Sou defensor de que o Blogger é uma ótima plataforma, com ótimos recursos de SEO. Felizmente, hoje ele consegue disputar em pé de igualdade com o WordPress.

      Eu lhe indico que faça a compra e configuração do domínio próprio o quanto antes. O artigo Tutorial completo para domínio próprio no Blogger poderá ser útil para isso.

      Um abraço!

      Excluir
  20. Vlw Adelson, Muito bom seus posts, colocando algumas dicas em pratica no meu site, já obtive algum resultado e espero que melhore ainda mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Fico feliz em saber que as dicas já lhe trouxeram bons resultados! Torço também para que eles melhorem ainda mais.

      Um abraço!

      Excluir

Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo dos artigos. Há algumas regras na Política de Comentários que devem ser seguidas para que seu comentário seja publicado. As mais importantes:
- Não serão publicados comentários que não tenham relação com o artigo.
- Não respondo comentários por e-mail. Por isso, não deixe seu e-mail no comentário. Se você quer a resposta por e-mail, assine com a sua Conta do Google e marque a caixa "Notifique-me".
- Pedidos de visitas ao seu blog não serão publicados.
- Não serão publicados comentários que tenham link ou endereço do blog no corpo do texto. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.

emo-but-icon

Início item

Acompanhe as novidades

Contrate nossos serviços

Divulgue o Gerenciando Blog

Gerenciando Blog - Dicas para blogs

Publicidade


Anuncie aqui