192207784316955
Loading...

Crie seu site em HTML5 de forma fácil

HTML5130No artigo Como criar um site grátis e de forma fácil, eu mostrei como utilizar os serviços da Wix para criar um site mesmo sem conhecer linguagens de programação. Uma das restrições do serviço era que os sites eram criados em somente Flash. Recentemente, a Wix lançou uma novidade fantástica: agora, é também possível criar sites em HTML5, com as mesmas facilidades anteriores. Leia este artigo para aprender a criar seu site sem conhecer de conhecimentos técnicos e sem pagar nada por isso.

Introdução

Normalmente, para criar um site você precisa ter conhecimentos de alguma linguagem de programação. A proposta da Wix é diferente: nela, qualquer um pode criar um site de forma totalmente visual. O código da página é gerado automaticamente, sem que você precise fazer a programação. É uma forma eficiente para criar sites dos mais variados tipos, adequados a diversas necessidades.
Até pouco tempo, o único formato de sites gerados pela Wix era o Flash. Apesar do grande apelo visual, nem todos gostam desse tipo de site, especialmente pelo maior peso para carregar e pela dificuldade para serem indexados pelo Google e outras ferramentas de busca.
Agora, essa limitação acabou: na Wix, é possível gerar também sites em HTML5, com ótimo apelo visual e sem os pontos negativos trazidos pelo Flash.

Como criar um site em HTML5 na Wix

O processo de criação é bem similar ao mostrado no artigo Como criar um site grátis e de forma fácil:
1. Acesse o site da Wix e clique no botão “Comece agora!”.
2. Entre com os seus dados de acesso (caso já tenha uma conta) ou clique na aba “Inscreva-se” e preencha os dados solicitados para criar sua conta.
3. Neste passo, haverá uma pequena diferença:
  • Caso você tenha criado uma nova conta, você verá uma tela para selecionar a categoria de seu site. Escolha a desejada e clique em “Ir” ou clique em “Não está listado? Não se preocupe”.
    Site Wix HTML5
  • Caso você tenha acessado sua conta criada anteriormente, clique no botão “Comece a Criar”.
    Site Wix HTML5
4. Na próxima tela você deverá escolher o template para seu site. Veja que no canto superior esquerdo você pode agora escolher entre os templates do tipo “Flash” e “HTML 5”. Selecione esta opção e você verá somente os templates para HTML, podendo depois navegar nas categorias.
Site Wix HTML5
5. Quando encontrar o template desejado, clique na opção “Editar” abaixo dele para selecioná-lo e começar a editar seu site.
Site Wix HTML5
6. Você será levado ao novo editor de sites HTML 5, bem diferente de sua versão anterior. Há diversas operações que você pode fazer no novo editor:
  • Para editar qualquer elemento da tela (uma figura, texto, menu etc.), basta clicar no elemento e ver as opções.
    Site Wix HTML5
  • Utilizando os botões à esquerda da tela, você pode organizar suas páginas, definir opções visuais, adicionar novos elementos e definir configurações.
    Site Wix HTML5
  • Você pode também arrastar os elementos da tela para uma nova posição.
    Site Wix HTML5
  • Quando finalizar seu trabalho (ou quando desejar) você pode utilizar a barra superior direita para visualizar como seu site ficará, salvá-lo ou publicá-lo para ficar disponível na internet.
    Site Wix HTML5
O vídeo abaixo, disponibilizado pela própria Wix, mostra os recursos em funcionamento.


Os recursos pagos

Todos os recursos mostrados até agora são grátis. Ou seja: você não paga nada para construir ou publicar o seu site na internet utilizando a Wix. No entanto, há alguns recursos adicionais que você pode utilizar para tornar seu trabalho mais profissional e que são pagos. Entre esses recursos estão:
  • A remoção dos anúncios que são mostrados no site.
  • A possibilidade de colocar um domínio próprio em seu site.
  • Permissão para adicionar um favicon em seu site.
  • Configuração do Google Analytics para acompanhar suas visitas.
  • Mais espaço para armazenamento dos seus arquivos.
O valor dos planos são baixos (a partir de R$ 6,92 / mês) e dão um diferencial interessante para seu site. Há também templates pagos e, com eles, você pode montar até uma loja online utilizando a Wix.
Para contratar um plano pago, basta clicar no botão “Upgrade” que aparece em diversos locais do site.

Conclusão

A Wix fez um trabalho bastante interessante e eficiente com os novos sites em HTML 5. Eles são uma opção interessante para quem quer criar um site de aspecto profissional, mas não domina linguagens de programação. O novo editor é bastante poderoso e simples de utilizar.
E você, já experimentou o novo editor de sites da Wix? Deixe um comentário!
publicação 2007611537207865151

Postar um comentário Comentários no Blogger

  1. Olá Adelson,

    Acredito que a Wix ganhará cada vez mais espaço no mercado com essas inovações, até porque, encontrar uma plataforma de criação de sites, com tanta flexibilidade e recursos de ponta não é algo tão simples assim, mas felizmente a Wix nos brindou com essas ótimas novidades.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruno!

      Gosto muito das funcionalidades que a Wix apresenta e, por isso mesmo, faço questão de divulgar as novidades por aqui. Para quem quer criar um site sem conhecer linguagens de programação é mesmo uma ótima opção!

      Um abraço!

      Excluir
  2. Wix é mais do que ideal para aquele empreendedor bem pequeno que quer começar a divulgar seus serviços/produto na internet de forma simples, principalmente sem custo. Mais a versão paga vale a pena principalmente pra poder remover os anúncios e etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Concordo com sua visão: um site criado na Wix é uma ótima forma para divulgar produtos e serviços, sem precisar pagar pela construção de um website. E a versão paga tem mesmo atrativos bastante interessantes.

      Um abraço!

      Excluir
  3. Olá Adelson.

    Concordo Wix é uma ótima plataforma, mas a partir disso acredito que muitos não buscam conhecer e aprender as linguagens de programação, eu acho certo usar o Wix, porém para mim, vejo a obrigação de aprender a linguagem para desenvolver minha criatividade cada vez mais, explorando sempre os melhores recursos que a linguagem tem a me oferecer, e com o Wix acho ótimo para começar, e tudo mais, porém fica difícil "CRIAR" a partir disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabriel!

      Concordo com sua visão quando consideramos a situação de quem é um profissional desenvolvedor de sites. Neste caso, é realmente essencial conhecer bem linguagens de programação, para não ter limitações.

      A Wix se adequa muito bem para as pessoas que precisam criar um site e não são técnicas - ou não conhecem linguagens. Neste caso, o resultado é ótimo!

      Um abraço!

      Excluir
  4. Adelson, já conheço a Wix há um bom tempo, tenho um projeto por lá, essa versão com o editor HTML é fantástica.
    Abraços,
    Digo Cabral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Digo!

      É ótimo ouvir a opinião de quem já trabalha com a Wix! Eu já conhecia o editor em Flash e também achei fantástica a nova versão. Por isso, faço questão de recomendá-la.

      Um abraço!

      Excluir
  5. Muito bom seu artigo Adelson.
    Não utilizo o Wix, mas me parece uma ótima opção para se desenvolver um site. E agora com essas inovações está se destacando cada vez mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Herlan!

      A Wix é realmente uma ótima opção para criar sites, tanto em Flash quanto em HTML. Espero que ela possa ser útil para você futuramente!

      Um abraço!

      Excluir
  6. Como desenvolvedor web assumo que é um recurso bem "completo", até onde ele promete, e uma solução bem fácil e acessível para quem precisa criar um site e não possui conhecimento para tal e tampouco quer investir um dinheiro. Mas, no meu ponto de vista, um site realizado em cima do Wix, ou qualquer outra plataforma de 'criação de sites' é algo provisório. Não vemos grandes empresas com sites desse tipo, não podemos querer comparar o que se pode fazer numa plataforma dessa com o trabalho de um desenvolvedor web.
    Digo isso pois desde tempos venho gostando da acessibilidade que existe nessa área, mas já fui muitas vezes comparados à 'sobrinhos' e 'plataformas grátis' que 'fazem um site' à preços mínimos... vale salientar a diferença entre eles e lembrar que todo o dinheiro que você usará no desenvolvimento de um site não é um GASTO e sim um INVESTIMENTO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Entendo e concordo com o seu ponto de vista: uma ferramenta para criação de sites nunca terá a mesma flexibilidade que um desenvolvedor trabalhando em uma plataforma de desenvolvimento. Com certeza, as possibilidades são muito maiores.

      Mas, a Wix pode ter uma boa opção para quem tem, por exemplo, um pequeno negócio e não pode investir na contratação do desenvolvimento de um site. Assim, não o encaro como uma solução provisória, mas como uma alternativa de bom custo/benefício.

      Um abraço!

      Excluir
  7. Bom post sobre o Wix, pena no Blogger o HTML5 não estar disponível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      O Blogger realmente ainda tem algumas limitações quando se trata de HTML5. Mas, os templates dinâmicos já são uma ótima amostra do poder que a linguagem trará à plataforma.

      Acredito que em breve teremos novidades sobre o assunto.

      Um abraço!

      Excluir
  8. A plataforma do wix é muito boa para criação de web sites, entretanto essa ainda deixa a desejar por alguns aspectos que vou listar abaixo:

    - Velocidade de carregamento das páginas "Muito baixa"

    ( tenho algumas páginas criadas através do wix e acompanho outras que foram criadas pela plataforma e digo a velocidade de carregamento das páginas é lenta, cheguei a fazer testes em que a página de Html 5 com minha net de 10 mega demorou cerca de 12 segundos para ser carregada. Sabe o que significa 12 segundos? Seu usuário, cliente indo embora e nunca mais voltando! Acompanhe o forum da empresa e comprovará que a velocidade é um dos aspectos mais questionados pelos usuários

    - Usabilidade com navegadores desatualizados

    O wix não funciona em navegadores desatualizados, dessa forma, a página é carregada totalmente incompleta, gerando assim, aspecto amador para seu site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Entendo que todo site construído de forma automática possua limitações. Mas, o Wix vem evoluindo constantemente para melhorar a questão da velocidade de carregamento.

      Quanto aos navegadores desatualizados, o mesmo ocorre com todos os sites que utilizam recursos incompatíveis com versões anteriores.

      Obrigado por compartilhar sua opinião!

      Um abraço

      Excluir
  9. Precisava de um site para promover meu negócio e, no entanto, não tinha recurso financeiro para obtê-lo. Com o Wix criei meu site e ficou ótimo, muito funcional, atendendo minhas expectativas. Saliento a todos que não importa como e onde vc criou o seu site, pois ele não ira aparecer nas ferramentas de pesquisa logo de cara, para isso indico o Google Adwords para vc promover seu site e o Google Analytics para acompanhar o desempenho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcelo!

      Obrigado por compartilhar sua experiência!

      Quanto ao posicionamento nas buscas, um fator muito importante é mesmo a divulgação, não apenas através do AdWords: os links conquistados para a sua página são muito importantes para fins de SEO.

      Um abraço!

      Excluir
  10. Olá Adelson, excelente artigo e sugestão.
    Wix aceita transferência de domínio feito fora do país, como por exemplo, Godaddy?
    Igualmente aqueles registrados no Locaweb há diferença em mantê-los registrados lá e usar a plataforma Wix ou é melhor usar a própria Locaweb, em sua opinião? Obrigado e parabéns pelo blog e dicas sempre interessantes, oportunas e muito usuais. Joao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Na verdade, você nem precisa transferir o seu domínio para o Wix. Você pode continuar utilizando a mesma empresa de registro e apenas configurá-lo para acessar seu site.

      Veja no artigo Como configurar um domínio COM.BR no Wix um exemplo de como fazer isso.

      Um abraço!

      Excluir
  11. Olá, Adelson!

    Me permita apenas uma curiosidade.

    Ontem assisti um programa na BAND chamado O mundo segundo os brasileiros.

    O episódio mostrava os brasileiros que moram e fizeram carreira em Israel (mais precisamente em Tel Aviv), dentre eles um brasileiro, criador de uma Startup chamada Wix.

    Ele mostrou a empresa e a sua vida em Tel Aviv. Muito bacana a reportagem.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Edigley!

      Que bacana isso! Eu nem sabia que o Wix havia sido criado por um brasileiro! Interessante saber que a história chegou até a TV.

      Achei curioso quando descobri que eles ficam em Israel!

      Um abraço e obrigado por compartilhar a informação!

      Excluir
  12. Nossa, adorei a matéria. Eu tinha um blog (no blogger), mas achava que por querer algo mais profissional para minhas fotografias, ele não ajudava muito. Estou editando, vamos ver se vai ficar bom... Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir

Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo dos artigos. Há algumas regras na Política de Comentários que devem ser seguidas para que seu comentário seja publicado. As mais importantes:
- Não serão publicados comentários que não tenham relação com o artigo.
- Não respondo comentários por e-mail. Por isso, não deixe seu e-mail no comentário.
- Pedidos de visitas ao seu blog não serão publicados.
- Não serão publicados comentários que tenham link ou endereço do blog no corpo do texto. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.

emo-but-icon

Início item

Contrate nossos serviços

Top Blogger 2013

Acompanhe as novidades

Divulgue o Gerenciando Blog

Gerenciando Blog - Dicas para blogs

Publicidade


Anuncie aqui