192207784316955
Loading...

Queda de posições após o Google Penguin

GooglePenguinEste é mais um “guest post” escrito pelo Adriano Luz, do ótimo blog Publicidade na Web.

Além de escrever sobre SEO, monetização e dicas para blogs e sites, Adriano também oferece serviços de consultoria SEO.

Neste artigo, ele apresenta sua visão sobre as alterações mais recentes que o Google realizou em seu mecanismo de busca, que causaram impactos significativos nas visitas recebidas por diversos blogs e sites.


Introdução

No último mês, muitos blogueiros e webmasters sentiram o impacto das mudanças mais recentes realizadas no algoritmo do Google, apelidado de “Penguin” (ou Pinguim, em português).

Estas atualizações tem sido cada vez mais frequentes.

Neste ano já passamos por 3 atualizações do mecanismo anterior (veja o artigo Você tem medo do Google Panda?), mas esta última causou maiores alterações.

Vários sites e blogs que ocupavam as primeiras posições tiveram uma queda brusca no tráfego obtido através do Google. Isto ocorre devido a avanços no algoritmo do buscador, que tem combatido cada vez mais a utilização de spam e de links de má qualidade.

O que mudou?

Com o Penguin, o algoritmo do Google ficou mais eficiente no combate a sites que possuem muitos backlinks de má qualidade, como aqueles de perfis de fóruns, post em fóruns de má qualidade, alguns sites de bookmarks e outros.

Embora o Google tenha notificado que a alteração de algoritmo geraria cerca de 3% de mudança nos resultados de buscas, o impacto que tenho visto foi bem maior do que o estimado.

Isso levou a alterações em posições de grandes sites e blogs, fazendo com que, na maior parte dos casos, os melhores sites tenham alcançado melhor posicionamento.

O objetivo do Google, como sempre, é melhorar a experiência dos usuários que o utilizam e esta mudança foi mais um passo neste sentido.


O que é "má qualidade" para o Google?

Exemplos de má qualidade são páginas com pouco conteúdo e baixo Page Authority.

Este último, para quem não conhece, é um índice criado pela SEOMoz na tentativa de conseguir critérios similares aos que os mecanismos de busca utilizam para rankear seus sites.

Estas características de site de má qualidade normalmente estão relacionadas a páginas criadas no intuito de gerar backlinks para sites e tentar subi-los artificialmente nos buscadores. Backlinks de má qualidade nem sempre estão ligados a práticas de “Black Hat SEO” ou “Webspam” que o Google visa punir, pois toda página acaba recebendo alguns links assim.


Qual o critério?

Essa punição não deve atingir todos os sites e blog, até porque não temos como controlar os links que são criados para nossas páginas.

Porém, o Google, através de índices históricos, consegue medir a proporção de links bons e ruins de um site de boa qualidade, fazendo com que dificilmente erre ao detectar que um site está fazendo uma prática incorreta de link building.

Além disso, outros critérios são utilizados, como variação da palavra-chave, variação de domínios etc.

Muitas vezes, seu site ou blog pode ter sido rebaixado nos resultados não pela criação recente de backlinks.

Como houve alteração no algoritmo, mesmo links criados há bastante tempo para suas páginas podem influenciar negativamente os resultados, o que gerou grande preocupação nos blogueiros.


Recomendação

É nítido que todo e qualquer blogueiro e webmaster busca sempre evoluir nos buscadores, porém é preciso cuidado para não extrapolarmos os limites éticos.

Se você teve problemas ou deseja se prevenir de possíveis quedas, a criação de link building deve ser revista como forma de tentar evitar este tipo de situação.

Em caso de problemas, buscar serviços de uma consultoria séria de SEO pode ser interessante e trazer bons frutos.

E você, notou diferenças nas visitas vindas do Google para seu blog nas últimas semanas?

Deixei seu comentário!


SEO 2525839957880492551

Postar um comentário

  1. Oi Adelson,

    Eu reparei sim uma mudança nas minhas visitas os últimos dias, mas para o lado bom! Elas tiveram um aumento considerável (Isso significa que estou fazendo algo certo u.u).

    Ótimo artigo, como sempre.

    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jason!

      Isso é mesmo um ótimo sinal, especialmente quando muitos estão perdendo tráfego.

      E desta vez os elogios ficam todos para o Adriano!

      Um abraço!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá, Emerson!

      Esse pode ser um sinal de alerta. É interessante verificar os pontos citados pelo Adriano para avaliar se há alguma ação que precise ser tomada para recuperar esse tráfego.

      Um abraço!

      Excluir
  3. Olá Adriano. Eu andei acompanhando todo esse debate sobre o Google Penguin e vi também diversas críticas sobre a forma com que a Google está enxergando as buscas. Mas eu gostei bastante da ideia e, parcialmente, discordo da atualização sobre dar mais relevância aos links citados e ao SPAM.

    Notei que o Blogando com Facilidade teve um aumento no tráfego, as visitas cresceram significativamente, creio que tal atualização está beneficiando ainda mais o conteúdo de qualidade.

    Até mais e parabéns pelo artigo! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Iago!

      Eu também apreciei as iniciativas do Google, tanto no Panda quanto no Penguin. Acho ótimo que sejam feitas modificações nos algoritmos para "democratizar" os resultados do Google e permitir que sejam bem colocados resultados de boa qualidade, independente de critérios técnicos.

      E parabéns pelos resultados!

      Um abraço!

      Excluir
  4. Adelson, meu blog foi muito beneficiado com os dois updates que houveram no Google, os acessos orgânicos cresceram cerca de 60%, e isso realmente foi muito bom para o andamento de todo o projeto.

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jair!

      Esse é um resultado fantástico! Parabéns pelo grande aumento nos acessos vindos do Google!

      Um abraço!

      Excluir
  5. Olá Adelson!

    No meu blog verifiquei aumento de aproximadamente 20%. Em relação a origem tráfego, o StumbleUpon continua em primeiro, Google em segundo (crescendo muito) e Facebook em terceiro.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Edigley!

      Se as visitas vindas do Google estão crescendo, significa que ele também está vendo de forma positiva o seu blog.

      Parabéns pelo resultado!

      Um abraço!

      Excluir
  6. Oi Adelson, o meu teve um aumento significativo, por esse motivo estou voltando a postar, eu tinha resolvido parar, mas como tive pedidos até por e-mail tive que voltar né? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paula!

      Que ótimo que o aumento no número de visitas tenha sido um incentivo para você voltar a postar! Torço para que seu retorno seja definitivo!

      Um abraço!

      Excluir
  7. Levando o último mês em consideração, meu blog teve um aumento com média de 74,58% nos acessos orgânicos e vendo de forma geral, o Tráfego de pesquisa no meu blog rende 39,30% em acessos totais e e acho que, para quem disponibiliza um bom conteúdo, as mudanças serão benéficas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bella!

      Que ótimos resultados! É ótimo quando vemos os intrincados algoritmos do Google valorizando quem realmente merece - e este é o seu caso.

      Um abraço!

      Excluir
  8. Percebi um aumento muito interessante na quantidade de visitas a meu blog. Já tinha algum tempo por exemplo, que sonhava em passar de 2 mil visitas diárias e isso finalmente aconteceu durante os 3 anteriores a esse, estou muito feliz por isso!

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nestor!

      Você está realmente com números impressionantes! Parabéns pelo sucesso que vem obtendo com seu trabalho!

      Um abraço!

      Excluir
  9. Olá Adelson, também notei que minhas visitas cresceram, creio que a tendência é melhorar, basta continuar agindo da maneira certa.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ezequiel!

      Você tem razão: quando trabalhamos de forma consciente e produzindo artigos de qualidade, o resultado é mesmo compensador.

      Um abraço e sucesso para você!

      Excluir
  10. Olá Adelson!!!

    Mais um excelente artigo!!!Certamente o que realmente faz a diferença é o conteúdo!!!


    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Reginaldo!

      Sim, o conteúdo sempre estará em primeiro lugar. Conteúdo original e de qualidade sempre será reconhecido pelo Google, pois é justamente isso o que os visitantes buscam.

      Um abraço!

      Excluir
  11. Ola Adelson,

    Mais uma vez devo lhe dizer que é uma honra ter mais um guest post publicado em seu blog, que é uma das principais referencias na internet.

    Parabéns pelo trabalho.

    Um abraço
    Adriano Luz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adriano!

      Sou eu quem o agradeço por sua disponibilidade em compartilhar conosco os seus conhecimentos! Foi mais uma artigo relevante, que chamou a atenção dos visitantes.

      Muito obrigado pela colaboração!

      Um abraço!

      Excluir
  12. Quanto maior o número de normas e regulamentações, maior o número de infgratores!

    Quer saber? Acho que o Google deveria deixa um único link disponível na busca: Wikipedia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Water!

      Eu sou daqueles que acredita que o Google está no caminho certo. O objetivo, no final das contas, é privilegiar quem tem conteúdo de boa qualidade, independente do conhecimento técnico ou das estratégias empregadas. É isso o que os usuários do Google procuram.

      Um abraço!

      Excluir
    2. Mas você bem sabe que não basta ter conteúdo de boa qualidade... Se não tiver um bom conhecimento técnico ou estratégias bem empregadas o artigo, blog ou site nem vai aparecer nos resultados de buscas. E digo mais: Se a gente fosse depender, tão somente de conteúdo de boa qualidade para aparecer nos resultados de busca, nem precisaríamos das dicas, tutoriais e informações tão preciosas do Gerenciando Blog. (rs)

      Um abraço!

      Excluir
    3. Olá, Water!

      Mas, a intenção do Google é justamente dar chances iguais a todos, sem a necessidade de utilizar técnicas avançadas para conseguir boa indexação e posicionamento.

      Um dia ainda falarei sobre isso aqui no Gerenciando Blog!

      Um abraço e obrigado pela visita!

      Excluir
  13. Olá querido Adelson,

    Tudo bem com você? Espero que sim;)
    Pois bem, também vim compartilhar dos meus resultados após o Google Penguin, e para engrossar a lista dos que se beneficiaram com isso, digo que no meu caso houve um aumento em bem mais de 70% nas visitas / acessos, inclusive o aumento da quantidade de leitores que chegou até meu blog por meio das buscas no google, foi incrível!

    Pressuponho então, que mesmo sem ter conhecimento técnico para isso, devo estar fazendo a ''coisa certa'' ;)
    E claro, mesmo sem ser expert no assunto, é em blogs como o teu, que busco informações já que sempre aborda em uma linguagem acessível a todos os graus de conhecimento.
    Portanto mais uma vez muito obrigada meu querido!

    beijos, paz e sucesso a ti sempre ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucy!

      São ótimos resultados! Parabéns pelos números! Seu blog é um daqueles que merece mesmo ser encontrado e visitado por quem busca os assuntos sobre os quais você escreve.

      Um abraço e obrigado pela visita! É sempre bom vê-la por aqui.

      Excluir
  14. Olá Adelson, as mudanças do Google Panda no meu nicho não foi tão satisfatória.

    Tenho um blog há 1 ano, fiz curso SEO básico e avançado, e tive excelentes resultados por 9 meses e agora minhas visitas caíram muito.

    Fiz uma reestruturação no blog, e segui seus conselhos. Troquei layout, fiz tudo conforme recomendado, e consegui diminuir a taxa de rejeição do blog,e o tempo de carregamento do blog está ótimo, porém ele ainda está na segunda página.

    Meu blog nunca foi superficial. Sempre criei ótimos artigos e sempre procurei fazer tudo dentro da ética. Estou vendo que o Google está privilegiando blogs que não tem muito conteúdo, e os artigos são superficiais.

    Recentemente li alguns artigos dentro do Webmaster tools e já fiz tudo que o Google recomenda, mas acredito que ainda falta algo mais.

    Preciso muito de um artigo mais detalhado sobre o que fazer, pois vejo que poucos sites brasileiros falam concretamente sobre o Google Panda. Já li milhares de artigos e já fiz tudo que foi recomendado, mas minhas visitas não estão subindo.

    No momento estou sem condições de pagar uma consultoria. O correto seria a escola onde fiz o curso dar uma orientação sobre essas mudanças, já que fiz o curso no final do ano passado, e com certeza o professor que deu as aulas já sabia dessas alterações.

    Infelizmente parece que terei que gastar mais dinheiro para aprender sobre essas novas regras, pois tem muita gente nessa área de SEO que só pensa em lucrar.

    Estou desconfiada que o Google está de marcação com meu blog, pois não foi somente o domínio principal que teve queda. Todos meus artigos com outras palavras chaves que estavam na primeira página caíram.

    Adelson, se você puder me ajudar eu te agradecerei!!!

    ResponderExcluir
  15. Adelson, esqueci de falar. Antigamente quando eu colocava meu nome no Google, nos resultados, apareciam meus dois blogs. Nem como meu nome o Google mostra meu blog ganhar dinheiro na Internet.

    Será que o Google acha que meu blog é spam? Estão de marcação no meu blog!

    Essas coisas até desanimam seu trabalho na Internet...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vivian!

      Compreendo sua revolta. Mas, é difícil dizer, especificamente em seu caso, porque o Google rebaixou seus resultados nas buscas - ou o contrário, porque outros resultados foram privilegiados. Seu nicho é muito concorrido e diariamente surgem novos sites e blogs tratando o tema na internet.

      Se isso ocorreu recentemente, é provável que tenha a ver com seus backlinks, pois esse foi o principal foco de impacto do Google Penguin.

      E não acredito que se trate de "marcação" com seu blog. Como o Google trabalha com milhões de sites, as consequências - positivas ou negativas - vêm como resultado dos seus algoritmos, e não de uma análise manual.

      Torço para que você consiga reverter a situação e volte a fazer sucesso com seu blog!

      Um abraço!

      Excluir
  16. Olá Adelson, boa noite!

    Olha, eu não parei ainda para analisar o desempenho do meu blog após a mudança, mas se elas forem para beneficiar blogs que disponibilizam
    conteúdo que nos agrega valor,então o Google consiga cada vez mais êxito em suas novas implantações.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Elizeu!

      Eu compartilho de sua visão! Sempre que o Google traz novidades com o objetivo de permitir que bons artigos tornem-se mais relevantes, sempre verei isso de forma positiva.

      Um abraço!

      Excluir
  17. Como sempre ótimos artigos, parabéns pelo seu trabalho Adelson!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Obrigado pelos elogios!

      Um abraço e seja sempre bem vindo!

      Excluir
  18. Após o Penguim minhas visitas cresceram uns 15%... acho que estou fazendo tudo certo =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      O aumento nas visitas após a entrada do Google Penguin é mesmo um ótimo sinal!

      Um abraço!

      Excluir
  19. Tenho sofrido com estas mundaças, fica com Deus e parabéns pelo poste de qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Espero que seja uma situação passageira e logo você se recupere da queda.

      Um abraço!

      Excluir
  20. Desculpe-me, mas só vi sites cada vez mais irrelevantes e de péssimo conteúdo nas pesquisas que realizo pelo Google desde então.
    Cada vez mais vejo apenas as grandes marcas nas primeiras posições e a quedas de sites menores, inclusive com melhor conteúdo que os grandes. O Google está deixando claro a sua intenção com isso, e muitos profissionais de SEO estão percebendo mesma coisa: ou você é uma grande marca, ou você paga para aparecer no Google através do Adwords!
    O que percebe-se claramente é que o Google está valorizando demais as grandes marcas e a quantidade de sites com baixa qualidade de conteúdo só aumentou, a quantidade de resultados irrelevantes é bem maior do que antes.
    Tudo isso que o foi dito pelo Google de combate a spammers etc, na minha opinião e de muitos é pura lenda. O que o Google quer é o que qualquer empresa quer: LUCRO!
    Então derruba os pequenos, apesar do brilhante trabalho que vêm fazendo e mantem só as grandes "brands" na frente.
    Está claro, só não vê e não percebe isso quem não utiliza o Google para localizar produtos e serviços. Talvez para blogs que não estão ligados a uma empresa ou negócio, não tenha ocorrido tantas mudanças; mas para o pequeno e médio empresário que investia em SEO e fazia toda a lição de acordo com as diretrizes de qualidade do Google, esse levou uma pedrada na cabeça do Google, mesmo fornecendo muito mais informações, conteúdo que as grandes marcas.
    Sinceramente, não acredito muito nessa história de que conteúdo é o mais importante para o Google. Cada vez mais vejo mais sites vazios e até mesmo "parkeados" nas primeiras posições.
    Na área em que atuo, por exemplo, muitos que estão nas primeira posições não possuem a quantidade de artigos que possuo, muito menos qualidade. Tudo o que eu vejo é que, através de uma análise mais rigorosa em suas estratégias, a participação de esquemas de links, "content farms", links pagos e troca de links.
    Tomara que este seja o começo do fim deste monopólio nas buscas, nunca é saudável quando uma empresa domina o mercado desta forma.
    E se vocês tiverem curiosidade, basta procurar por sites e blogs famosos internacionais que foram duramente castigados pelo Google e verá como cresce a indignação com esse mecanismo de busca no mundo.
    Viva o BING!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Entendo sua indignação. Mas, pelo que acompanho, é uma pequena parcela de sites que foi afetada injustamente pelas mudanças do Penguin. Mesmo neste artigo você pode ver que a maioria dos sites/blogs tiveram resultados positivos com a mudança.

      Não acredito que o Google tenha interesse em prejudicar injustamente sites que estejam fazendo um bom trabalho. Não haveria ganhos para eles nisso. Pelo contrário. Por isso, o que acredito é que há ajustes que devem ser feitos no mecanismo para corrigir essas injustiças e privilegiar o conteúdo de qualidade.

      Um abraço!

      Excluir
  21. Olá Adelson,

    tivemos uma queda média de 30% no numero de visitas em nosso site e blog. Ainda estamos tentando entender o que gerou esta queda e estamos com muita dificuldade em encontrar as causas. Para gerar links efetuamos cadastros em site de vendas(OLX e outros), UOL(blogs e imagens) e não conseguimos detectar o problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Nem sempre é simples descobrir o que levou a queda. A melhor estratégia é trabalhar agora para conquistar backlinks de qualidade e de forma natural, para que eles voltem a posicioná-los bem nos resultados do Google.

      Um abraço!

      Excluir
  22. Olá Adelson e Adriano

    Este artigo é de grande importância. Infelizmente sites e blogs com conteúdo original e de qualidade, também foram drasticamente afetados. Andei pesquisando e vi casos de até 90 % de queda nas visitações. Sou a favor da democracia, como o Adelson citou em resposta a um comentário, entretanto não acho justo que blogs que sempre trabalharam de forma honesta sejam punidos por causa de backlinks de má qualidade,mas me parece que é o que está acontecendo. Mas quem manda é deus, ops, o Google rs e cabe a nós nos adequarmos as novas regras. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Juliana!

      Que ótimo vê-la por aqui!

      Infelizmente, houve casos de sites e blogs que foram afetados de forma injusta pelas alterações. Pelas recomendações que li em outros artigos, a solução é evitar a criação de novos backlinks de má qualidade e continuar trabalhando para obter os de boa qualidade.

      Um dos grandes questionamentos sobre o novo mecanismo é a impossibilidade do autor controlar todos os backlinks que são criados para o seu blog. Isso poderia ser utilizado pelos concorrentes para derrubar um site dos resultados de buscas. No entanto, o Google insiste que tem mecanismos para evitar isso.

      Só nos resta esperar que as injustiças sejam corrigidas e o mecanismo fique correto, de forma a privilegiar aqueles que realmente merecem.

      Um abraço e obrigado por sua opinião!

      Excluir
  23. Oi Adelson!
    Ando muito preocupada com o meu blog, o número de visitas caiu bastante, mas como não entendo nada destes termos técnicos que vocês falam como links, backlinks, não sei como agir. Meu blog tinha entre 250 e 300 visitas por dia cheguei a 400 e poucos, hoje com muito sacrifício chega aos 200, quando chega, agora são 11:30 e estou só com 70 visitas. Minhas postagens continuam no mesmo ritmo, na mesma linha e não sei o que fazer. Quando comento com nome/url minha foto não aparece então estou comentando com a conta do Google. Me dê uma luz por favor.
    Abraço e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Valéria!

      Quanto ao comentário com Nome/URL, é normal ele não aparecer sua foto. Mas, é a melhor opção para você conquistar links para o seu blog.

      Com relação ao problema que você cita, as recomendações que encontrei na internet para conseguir recuperar as visitas é continua a realizar esforços para produzir artigos originais e de qualidade. Também é importante obter links para as suas postagens em outros sites/blogs (esses são os baclinks). Por isso, uma boa estratégia é fazer uma boa divulgação deles em redes sociais, como o Facebook e o Twitter, por exemplo.

      Um abraço!

      Excluir
  24. Aqui tive um aumento, mas tudo dentro da normalidade.. só reparei que algumas páginas subiram nas buscas e outras desceram, mas se compensaram..

    Vamos avaliar o que pode ter ocorrido com as páginas que caíram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Roni!

      Você teve um bom resultado! Muitos sentiram apenas os resultados negativos desta mudança.

      Um abraço!

      Excluir
  25. Olá Adelson,

    Após meses e meses, tenho travado uma luta constante em meu site para tentar voltar à posição antiga. Minhas 4 principais palavras-chave eram 1o. lugar na 1a. página do google. o site tinha cerca de 2.000 visitas diárias e uma média de 100 cadastros novos por dia. 95% do meu conteúdo é acessível apenas de forma identificada (login) pois também tenho serviços de assinatura de conteúdo.

    Ontem implementei URL amigável na principal página de conteúdo e abri a mesma para o Google com apenas uma amostra inicial do texto de cada artigo. Estou incluindo as novas URL amigável, artigo por artigo, no índice do Google. Nos últimos meses tenho aumentado a velocidade das páginas, implementado compressão (GZIP), implementado CACHE (css e java), entre outras técnicas de SEO. Não obstante meu site cai dia-a-dia no posicionamento do Google.

    Por se tratar de uma aplicação Asp.Net torna-se mais difícil ainda deixar tudo mais leve. Não posso abrir o conteúdo todo ao Google pois daí o negócio deixaria de existir (hoje vejo que há uma tendência dos sites de notícias a implentar mais e mais conteúdo pago para assinantes).

    É mesmo complicada a situação e, como se não bastasse, ainda tenho problemas constantes com newsletter enviada para destinatários do hotmail e yahoo (mesmo com autenticação no servidor e tudo o mais).

    De qualquer forma parabéns pela matéria e sucesso a você e aos demais colegas.

    Att.

    Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eduardo!

      Entendo as dificuldades que você está passando.

      O ruim é que o Google mudou algumas regras na implantação do Panda e do Pinguim, que alteraram radicalmente o mecanismo de posicionamento dos artigos nos resultados da busca.

      Tive artigos meus que despencaram posições, e outros que subiram muitas posições. No total, tive pouca variação com as visitas.

      Mas, fico na torcida para que você consiga se recuperar dessa situação e volte a ter bons acessos do Google.

      Um abraço!

      Excluir
  26. Ola Adelson muito bom seu artigo. Eu estou pensando em comprar alguns blogs no nicho de tecnologia que estão parados por aí. Gostaria de fazer uma pergunta, caso eu migre o conteúdo destes blogs para o meu site (o arquivo .xml deles) para meu blog, como que fica a questão dos artigos? Eles são indexados novamente com a URL de seu meu site automaticamente ou o Google considera como conteúdo duplicado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alvaro!

      Confesso que não sei como o Google encarará isso. Como o conteúdo foi originalmente publicado nesses sites, é possível que o Google entenda que o seu é um conteúdo duplicado.

      O que você poderia fazer para minimizar esse impacto é, em vez de remover os artigos dos blogs originais, manter o artigo e remover apenas o seu conteúdo, substituindo-o por um redirecionamento para o seu blog.

      Um abraço!

      Excluir
  27. meu blog passou uns dias com bastante visitas, mais recentemente caiu muito o tráfego não sei o que aconteceu. alguém pode me dizer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Djalma!

      Você precisa avaliar de onde vinham essas visitas que não chegam mais ao seu blog. Se eram do Google, é possível que você tenha sido punido. Neste caso, é necessário avaliar se você não se enquadra nos links de baixa qualidade que o autor citou neste artigo.

      Veja o artigo O Google Penguin 2.0 chegou! para informações atualizadas sobre o assunto.

      Um abraço!

      Excluir
  28. Cara, meu site teve uma queda de 70% dos acessos, será que isso tem Haver ? pois foi de um dia pra outro.

    Minhas visitas sempre vinheram do Google, agora não consigo mais achar meu site no Mecanismo de Busca do Google, como Corrigir isso ?

    Abrçss !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Felype!

      É uma das possibilidades. Normalmente, quedas tão bruscas podem ocorrer devido a punições feitas pelo Google.

      O importante é você reavaliar o que faz em seu site, especialmente quanto a escrever textos originais, revisar links vindos ou apontando para sites suspeitos. As Ferramentas do Google para Webmasters podem ser importante apoio nessa hora.

      Um abraço!

      Excluir
  29. Pô,as visitas diárias ao meu blog caiu de 150 a 200,para 30 a 35 porque?

    ResponderExcluir
  30. Concordo plenamente com a opinião do (Seja Nosso Parceiro)
    Cada vês mais sites com baixíssimo conteúdo estão em boas posições.
    Ou que estejam ligados a produtos do google seja ele free ou pago dão subidas astronômicas.
    Um exemplo é a subida repentina de sites com extensão blogspot.
    Ou vídeos do youtube sem nenhuma qualidade ou relevância em boas posições.
    O google estar cada dia mais se declarando inimigo de especialistas em SEO.
    Uma vez que a empresa contratando e investindo em um especialistas em SEO.
    Tem um melhor resultado a médio e longo prazo a um custo bem menor.
    Ao contrario das caras e mercenárias campanhas do AdWords.
    E isso estar incomodando bastante eles pois estar pegando clientes deles.
    Se você é especialista em SEO e pega um cliente dono de uma oficina de carros importados.
    E faz o melhor conteúdo encima deste termo, o melhor site atinge baixa taxa de rejeição.
    Você teoricamente terá que ir as primeiras posições correto ?
    Porém você até poderá chegar na boa posição mais será derrubado.
    Pois irão alegar algo do tipo (página de entrada)a qual você apenas direciona o visitante.
    Para o site da oficina de carros importados e bla bla bla ou seja quem que você pague.
    Desenvolvemos um BLOG com o maior conteúdo dedicado ao assunto em língua portuguesa.
    O blog estava batendo na ultima sexta-feira 2.500 visitas ao dia.
    E com uma baixíssima taxa de rejeição, só em uma página temos 1.000 posts.
    Nosso conteúdo e domínio estar super completo e tem tudo haver com o assunto.
    Estávamos ocupando a 1,2,3 posições da 1ª do google para palavra principal e suas variáveis.
    Conseguimos tal façanha com muito esforço, pesquisas e noites de sono.
    E claro tivemos o tino comercial de anunciar banners e ganhar comissão.
    E o negócio já estava ficando lucrativo e já estávamos recebendo propostas.
    Muitas de clientes do AdWords que notaram que nosso canal era mais barato com melhor resultado.
    Pois bem na sexta-feira 05/10/2013 fomos varridos da 1ª página e estamos com 100 visitas ao dia.
    Até o momento sem nenhuma notificação oficial no WebMaster.
    Não sabemos se tiníamos muitos links podres apontando para nossa página.
    Querem e já estão conseguindo monopolizar e privatizar de vês a internet.
    De maneira a qual os pequenos tenham sempre que pagar para aparecer.
    Mesmo tendo todos os bons requisitos SEO antes requeridos pelo google.

    ResponderExcluir
  31. boa noite eu li seu artigo parabens
    eu sofri uma queda de + ou - 70 %
    eu tinha 50 mil vizualizações diarias
    agora não passa de 6 mil
    ja fiz tudo q eu poderia fazer
    vc poderia passar la no meu blog e ver si tem alguma coisa de errado ainda por favor
    desde ja meu muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anderson!

      Em seu caso, é fácil entender o que ocorreu: você divulga em seu blog sinopses copiadas de outros sites, oferece links para download de filmes que deveriam ser pagos e abre propagandas ao clicar em qualquer local de seu site.

      São 3 pontos que desvalorizam o seu blog e fazem com que ele seja mal visto para o Google. Por esse motivo, as atualizações provavelmente fizeram com que ele fosse rebaixado nas buscas.

      Um abraço!

      Excluir

Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo dos artigos. Há algumas regras na Política de Comentários que devem ser seguidas para que seu comentário seja publicado. As mais importantes:
- Não serão publicados comentários que não tenham relação com o artigo.
- Não respondo comentários por e-mail. Por isso, não deixe seu e-mail no comentário. Se você quer a resposta por e-mail, assine com a sua Conta do Google e marque a caixa "Notifique-me".
- Pedidos de visitas ao seu blog não serão publicados.
- Não serão publicados comentários que tenham link ou endereço do blog no corpo do texto. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.

emo-but-icon

Página inicial item
Acompanhe por Email
Inscreva-se em nossa lista para receber nossos conteúdos em seu Email.
Email *
Nome *
* Campo Obrigatório

Divulgue o Gerenciando Blog

Gerenciando Blog - Dicas para blogs

Publicidade


Anuncie aqui