192207784316955
Loading...

Melhore o desempenho do seu blog WordPress

VelocidadeWP130Neste “guest post”, Rodrigo Silva, do interessante blog Me Ajuda, escreve algumas dicas simples e importantes para melhorar o desempenho de blogs na plataforma WordPress. Ter boa velocidade de carregamento é essencial para garantir uma experiência agradável aos usuários e tem influência inclusive no posicionamento nos resultados do Google. Rodrigo tem 25 anos e é estudante do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. No blog Me Ajuda ele escreve sobre SEO, criação de sites e informática em geral.

 

Introdução

Um blog bem estruturado tem como um dos pontos principais a velocidade de carregamento, que ajuda na otimização (SEO) e também agrada aos leitores. Quem utiliza a plataforma Wordpress percebe que, à medida em que o tempo passa, essa velocidade começa a diminuir devido a vários fatores.

Neste artigo vou apresentar dicas simples para implementar em seu blog e que trarão bons resultados para melhorar o desempenho.

 

1. Otimização de imagens

O tamanho de uma imagem influencia diretamente no carregamento de um blog. É possível diminuir o “peso” da imagem sem perda significativa de qualidade através de plug-ins como o WP Smush.it e sites como o PunyPNG. Além de diminuir o tamanho dos arquivos e o tempo de carregamento das imagens, você economiza espaço na hospedagem.

 

2. Otimização do banco de dados

Todo conteúdo utilizado no site fica “guardado” em um banco de dados. Com o passar do tempo, essa base vai ficando lenta devido às atualizações e informações que inserimos. Além disso, todos os artigos produzidos geram “revisões”, que é uma funcionalidade interessante, mas pode atrapalhar muito o carregamento de sua página.

Ao criar um artigo, por exemplo, o Wordpress pode criar várias cópias dele como medida de segurança. Para resolver esse problema e eliminar dados desnecessários, podemos utilizar o plug-in WP-Optimize que analisa o banco de dados e exclui tudo o que é considerado “lixo”.

Sua utilização é simples: basta escolher as opções desejadas e clicar no botão “Process”, como mostra a figura, para concluir a otimização.
plugin-wp-optimize

 

3. Sistemas de caching

O sistema de cache pode ser definido da seguinte forma: ao invés de carregar páginas dinâmicas e que fazem várias consultas ao banco de dados, o seu blog servirá páginas estáticas. Ou seja: será criada uma cópia do arquivo original e toda vez que alguém acessar esse conteúdo a cópia é que será mostrada, diminuindo o tempo de carregamento.

Existem plug-ins que fazem esse “trabalho sujo” para você e com um pouquinho de leitura podem ser configurados por qualquer pessoa. Entre os mais famosos estão o Wp Super Cache, o W3 Total Cache e o Hyper Cache.

 

Conclusão

Como essas dicas você aumenta a performance do seu site e evita dores de cabeça com uso excessivo dos recursos de sua hospedagem. Espero que tenham gostado!

 

E você, utiliza estas e outras técnicas para otimizar o desempenho do seu blog? Deixe um comentário!

WordPress 4322973136712783828

Postar um comentário

  1. Olá, Rodrigo!

    Agradeço muito a sua colaboração ao Gerenciando Blog com este artigo! São dicas realmente simples - mas também importantes - e que podem auxiliar na otimização do blog.

    Um abraço e muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço a oportunidade Adelson;

      Fico feliz em repassar e reforçar dicas simples como essas que de fato ajudam os amigos blogueiros.

      Grande abraço!

      Excluir
  2. Olá, Adelson!

    O brigado por estas dicas, principalmente pelo plug-in WP-Optimize, eu estava precisando muito aliviar o banco de dados do meu blog.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luis!

      Fico feliz que tenha gostado das dicas! Espero que o plugin tenha lhe trazido bom resultado.

      Um abraço!

      Excluir
  3. Boas dicas para quem está começando a blogar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Também gostei das dicas dadas pelo Rodrigo. São realmente plugins interessantes e úteis!

      Um abraço!

      Excluir
  4. Eu usei no meu blog o "WP Smush.it", mas depois disso começou a aparecer uma mensagem de erro no "NRelated". Acabei desinstalando e diminuindo o tamanho dos arquivos de imagens na mão mesmo. Dá mais trabalho, mas não dependo de um serviço que, vai lá saber, pode parar de funcionar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thamy!

      Uma pena saber que o plugin não funcionou corretamente para você. A proposta dele é bem interessante.

      Um abraço!

      Excluir
  5. Olá, Adelson,

    Meu blog Unipress (http://www.unipress.blog.br) está instalado num VPS do Dreamhost, nos Estados Unidos. Ele está com consumo que considero excessivo de memória RAM.

    Quando instalo plugins de cache, ao invés de obter redução, o consumo da memória aumenta.

    Por favor, me dê uma luz a este respeito.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Edmar!

      Sua pergunta é bastante específica. Minha sugestão é que você busque a ajuda de um profissional especializado em WordPress. Uma ótima fonte é a Escola WordPress.

      Sinto não poder ajudá-lo nesta questão!

      Um abraço!

      Excluir

Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo dos artigos. Há algumas regras na Política de Comentários que devem ser seguidas para que seu comentário seja publicado. As mais importantes:
- Não serão publicados comentários que não tenham relação com o artigo.
- Não respondo comentários por e-mail. Por isso, não deixe seu e-mail no comentário. Se você quer a resposta por e-mail, assine com a sua Conta do Google e marque a caixa "Notifique-me".
- Pedidos de visitas ao seu blog não serão publicados.
- Não serão publicados comentários que tenham link ou endereço do blog no corpo do texto. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.

emo-but-icon

Início item

Acompanhe as novidades

Contrate nossos serviços

Divulgue o Gerenciando Blog

Gerenciando Blog - Dicas para blogs

Publicidade


Anuncie aqui