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12 dicas para escrever o post perfeito para SEO

dicas-seoQuando você escreve uma nova postagem para seu blog, há alguns cuidados que você deve tomar para garantir que o seu artigo atenda alguns critérios de qualidade do Google.

Fazendo dessa forma, você terá mais chances de que seu artigo fique bem posicionado nos resultados do Google.

O melhor é que são dicas simples de seguir, bastando você se acostumar a sempre realizá-las em seus próximos artigos.


Introdução

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas e estratégias para que seu artigo fique mais bem posicionado nos resultados dos buscadores, especialmente o Google.

Há técnicas “on page” (que são as realizadas em seu próprio blog) e “off page” (que envolvem fatores que estão fora do seu blog).

O que mostrarei neste artigo é um conjunto de técnicas “on page” de forma bastante prática.

Em cada item, além da descrição do que deve ser feito, também indicarei, quando houver, um artigo do Gerenciando Blog que mostre o procedimento com mais detalhes.

Vamos às dicas!

Dica 0 – Só publique artigos originais

Parece óbvio, mas nunca é demais insistir: só escreva artigos originais em seu blog.

Começo por este item como 0 (zero) antes mesmo de começar as dicas, de tão importante que isso é.


Copiar artigos de outros blogs é um desrespeito com o autor, além de acabar com as chances do seu artigo ficar bem posicionado no Google.

Escreva sempre artigos escritos por você e que sejam úteis e interessantes.
 
Mais informações: Que tipo de plagiador você é?


Dica 1 – Inclua palavras-chaves no título dos artigos

O título deve conter as palavras-chave que serão tratadas no artigo.

Palavras-chaves são os termos que indicam o que o artigo tratará e que o usuário provavelmente buscará no Google.

Pode ser uma frase (“Como comprar um carro usado”) ou apenas palavras relevantes (“carro usado”).
 
Quanto mais o título se aproximar da expressão que será buscada no Google, mais chances haverá de ficar bem posicionado nas buscas.

O tamanho máximo recomendado é de 63 caracteres, para evitar que ele fique cortado ao ser exibido no Google.
 
Mais informações: Como otimizar o título das suas postagens para o Google


Dica 2 – Utilize “heading tags” para organizar o texto

Devem ser utilizadas “heading tags” para destacar subtítulos da postagem, especialmente em textos longos.

Elas são importantes para mostrar ao Google a estrutura do texto e seus tópicos importantes.

Artigos com “heading tags” (como o número das dicas que uso neste artigo) o tornam mais agradável de ler e mais organizado para o leitor.
 
Mais informações: Uso de heading tags no Blogger


Dica 3 – Atribua marcadores para definir o assunto da postagem

É interessantes atribuir marcadores para separar as postagens por categorias.

As categorias também são indicativos para o Google do assunto que é tratado no artigo.

É importante fazer uso correto dos marcadores: muitos blogs utilizam marcadores específicos demais, que só são utilizados em uma postagem, o que desvirtua seu uso.
 
Mais informações: Utilizando corretamente Marcadores no Blogger



Dica 4 – Inclua as palavras-chaves na URL da postagem

Ao publicar, deve-se personalizar a URL, para que ela contenha as palavras-chaves e outras relevantes do título do artigo.

As palavras da URL devem ser separadas por hifens (-). Não devem ser utilizadas letras acentuadas na URL.

Um bom exemplo de URL seria “como-comprar-carros-usados.html”.
 
Mais informações: URLs personalizadas nas postagens do Blogger


Dica 5 – Preencha os atributos das imagens

Nas imagens, sempre devem ser preenchidas as tags ALT e TITLE.

Elas são importantes para mostrar ao visitante e ao Google sobre o que se trata a imagem.

Preferencialmente, o nome do arquivo utilizado também deve informar o que é a imagem (por exemplo: “exemplo-carro-usado-mal-conservado.jpg”).
 
Mais informações: SEO no Blogger: Novidades em imagens e links


Dica 6 – Inclua links para outras postagens do seu blog

Sempre que houver oportunidade, faça links internos para outros artigos do blog.

Isso cria relacionamento entre eles e faz com que o leitor permaneça mais tempo no site.

Você pode fazer o link utilizando o próprio título do artigo (como fiz nos itens “Mais informações”) ou usando um termo de busca. Por exemplo: “Veja mais informações sobre links nofollow”.


Dica 7 – Inclua links para postagens em outros sites e blogs

É útil incluir nos artigos links para fontes confiáveis que complementem o texto. O Google vê isso com bons olhos.

O importante é você indicar site e blogs que apresentem conteúdo de qualidade, relacionados aos texto que você está tratando.

A indicação de sites com baixa qualidade pode ser prejudicial ao seu blog.

Diferente do que alguns pregam, abandone a ridícula ideia de que “todo link externo deve ser nofollow”.

Se você confia no site que está linkando, um link “dofollow” é muito bem vindo e muito bem visto!


Dica 8 – Preencha sempre a descrição do artigo

A descrição do artigo sempre deve ser preenchida, respeitando o limite de 130 caracteres.

Deve ser uma descrição que chame a atenção do visitante e o incentive a visitar o artigo.

Como esse pode ser o trecho que o Google exibirá ao seu usuário, é importante caprichar nele.

Pode ser a diferença entre conquistar ou não o clique.
 
Mais informações: SEO no Blogger: Metatags


Dica 9 – Cuide da ortografia e gramática

É essencial que a ortografia e gramática estejam impecáveis.

Textos com erros afugentam os leitores e passam uma ideia de descuido e amadorismo.

A ortografia e gramáticas são importantes pois, além de agradarem ao leitor, o Google divulgou uma nota há bastante tempo informando que esse seria um dos fatores de posicionamento.
 
Mais informações: A Importância do Português Correto


Dica 10 – Deixe os arquivos de imagens com o tamanho mínimo

Cuidado com o tamanho dos arquivos de imagens que são incorporados às postagens.

Páginas rápidas têm mais chances de ficarem bem posicionadas nos resultados.
 
O ideal é que os arquivos tenham a dimensão exata que será exibida no blog.

Por exemplo: se você exibirá uma imagem na largura de 600 pixels, o arquivo não deve ter 1200 pixels e ser dimensionado ao exibir.

Além disso, use os recursos de compactação dos editores de imagens para deixá-las em tamanho aceitável.
 
Mais informações: Como descobrir o que deixa seu blog lento


Dica 11 – Use o negrito para destacar trechos importantes

O recurso de destacar frases e palavras importantes com negrito também é uma boa prática de SEO.

É uma forma de mostrar ao Google e ao seu leitor trechos que mereçam mais atenção.


Dica 12 – Faça a revisão do seu texto na Ferramenta SEO Blog

A Ferramenta SEO Blog pode ser útil para analisar o artigo antes dele ir ao ar.

Em “Site/Blog que o artigo será publicado”, coloque a URL completa que o artigo terá quando for ao ar.

A ferramenta dará indicações de outros pontos que podem ser melhorados para ter melhor posicionamento no Google.
 
Mas informações: Agora, SEO está ao alcance de todos


Dica Extra – Obtenha links de qualidade para seu artigo

Este não é um critério “on page”, mas é extremamente importante, por isso estou citando-o aqui.

A obtenção de bons links para o artigo é fundamental.

É importante fazer sua divulgação em redes sociais (especialmente Facebook, Twitter e Google+).

Também é importante conseguir links em sites que possuam conteúdo relacionado ao seu.
 
Mais informações: Como obter backlinks de qualidade para seu blog


Conclusão

Eu não disse que as dicas seriam simples?

No fim das contas, foram 14 e não 12 dicas, mas espero que este artigo possa se transformar em um guia que você consulte a cada novo artigo que for escrever em seu blog.

Com o tempo, isso se transformará em um processo automático para você.

Você tem alguma dica adicional, ou gostaria de comentar o texto?

Deixe um comentário!

E, se você achou o artigo útil, indique-o aos seus amigos!

Muitos blogueiros desconhecem esses pontos e perdem a chance de dar destaque aos bons artigos que eles escrevem.

Foto do início: Fotolia


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Postar um comentário

  1. Oi, Adelson
    dicas muito práticas que dão para criar um 'cheat sheet' e deixar ao lado do computador na hora de escrever os artigos ;-)
    Um grande abraço,
    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!

      Que ótimo sempre vê-la por aqui!

      E sua ideia de um "cheat sheet" fez-me pensar em algo que logo colocarei no ar! Espero facilitar com isso a consulta desses itens.

      Um abraço e obrigado pela constante presença e colaboração!

      Excluir
    2. Olá novamente, Lu!

      Graças à sua ideia, agora há um "cheat sheet" aqui: Checklist de SEO para as postagens do seu blog

      Obrigado pela inspiração! :-)

      Um abraço!

      Excluir
  2. Obrigado pelas dicas !
    Algumas eu já seguia mas serve para eu rever se estou fazendo certo. Agora uma que me chamou muito a atenção foi as metatags, essa eu desconhecia, e sempre ficava me perguntando como fazer, já abri o outro link e vou providenciar as minhas !

    Aliás muito legal, você fez o texto todo citando seus links, como você mesmo recomendou no texto. Faça o que eu digo e o que eu faço :)

    Por fim, vou procurar aqui no blog algum artigo sobre como você fez o "Sobre o autor" no final do post, é algo que eu gostaria de ver no meu. Abraço ! - amtonline.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adriano!

      Fico feliz que as dicas tenham sido úteis para você! E eu sempre procuro aplicar o que mostro aqui. Seria estranho fazer diferente, né?

      Quanto a colocar o autor no rodapé, ainda não tenho um artigo sobre isso. Mas, você encontrará um útil aqui: http://www.mundoblogger.com.br/2010/05/biografia-do-autor-do-post-no-rodape.html

      Um abraço!

      Excluir
  3. Oi Adelson,

    essas dicas são consideradas simples por muita gente, porém são as principais dicas de SEO e funcionam. Sua utilização faz toda diferença para o Sr. Google.

    Obrigado por disponibilizar sempre mais dos seus conhecimentos!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, John!

      Realmente, são dicas simples e eficiente. Essas são sempre as melhores!

      A ideia foi reunir aqui todas essas dicas para que sirvam de orientação para quem está escrevendo um artigo em seu blog.

      Um abraço!

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  4. Olá, Adelson!

    Acabei de ler o texto por e-mail e tive que vir aqui, deixar um comentário e tirar minhas dúvidas.

    Sobre a Dica 0:
    Nem sempre consigo escrever artigos da minha autoria, isso demanda muito tempo e a minha vida de professor é uma correria anormal. Sei que esse fato não serve como justificativa. Por isso intercalo as atualizações no blog com notícias sobre o tema que escrevo. Escrevo um resumo do artigo com minhas palavras, uma citação curta do texto original (traduzido ou original) e mostro o link direto para leiam o artigo na íntegra. A minha dúvida é se esta forma ainda pode ser usada, tendo em vista as novas atualizações do Google Penguin, por exemplo.

    Sobre a Dica 6:
    Todos os links internos para o o blog, devem ter nofollow? Para evitar links duplicados eu uso nofollow em algumas partes do blog, como marcadores por exemplo. Qual a quantidade máxima de links internos em cada artigo? E se eu linkar um blog (fora do conteúdo que escrevo) em um artigo, devo usar nofollow, mesmo que o texto tenha alguma relação? Para blogs do mesmo nicho não uso nofollow.

    Sobre a Dica 7:
    O que seria um conteúdo de baixa qualidade? E se o conteúdo for de ótima qualidade, mas o visual é poluído e o carregamento da página é lento demais?

    Sobre a Dica 10:
    Pequei muito neste sentido. Agora deixo o tamanho da imagem menor ou igual a largura da área de postagem. E ainda tento compactar a imagem ao máximo sem perder qualidade.

    Sobre a Dica 11:
    Não sabia da importância do negrito. Antes só o usava negrito para destacar os tópicos principais em um artigo, quando não sabia o que significava o h3.

    Sobre a Dica Extra:
    Apesar da minha baixa interação (não por motivo de tempo, e sim por cautela na quantidade de postagens compartilhadas), tenho obtido bons resultados com links vindos das redes sociais, principalmente o Facebook e o LinkedIN. Não tenho registros vindos do Twitter.

    Encerro meu comentário (digo dúvidas rsrs!) por aqui. Agora vou ali compartilhar esse artigo nas redes sociais.

    Abraço!

    PS: Quase de férias, aparecerei aqui mais vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Edigley!

      Gostei do "comentariozão"! :-) Vou tentar esclarecer suas dúvidas - que são todas bastante pertinentes:

      Dica 0 - A forma como você faz é a correta: não há nada de errado em realizar um resumo com uma citação da origem. O que não deve ser feito é a cópia literal (ou com pequenas adaptações, como alguns fazem) de outros textos.

      Dica 6 - O Google indica o nofollow para situações bem específicas:
      - Sites nos quais você não confia
      - Links pagos
      - Páginas que você não quer que sejam indexadas pelo Google
      Em todas as demais, não há problemas em usar o "dofollow".

      Dica 7 - O Google não é específico com relação a isso. Eu tento usar o bom senso: se é um site que eu me sinto bem em recomendar às pessoas, uso o "dofollow".

      Muito obrigado pela divulgação!

      Um abraço e seja sempre bem vindo aqui!

      Excluir
  5. Parabéns Adelson. Sempre publicando matérias de qualidade e pensando em nos ajudar com dicas tão importantes.

    Obrigado!
    Professor Ivair Ferrari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ivair!

      Obrigado pelos cumprimentos! E sempre procurarei postar aqui conteúdo que seja útil para quem tem um blog.

      Um abraço!

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  6. Adelson as dicas são fantásticas e acho que não precisa mais do que isso para se posicionar bem nos motores de busca.

    Porém eu queria acrescentar dois fatores o primeiro é que seu blog seja ativo, o Google gosta disso, então se você publica com frequência ponto pra você.

    Outra dica é o tamanho do artigo eu li no blog de Neil Patel que os artigos que tem de 1500 palavras a 2000 ficam melhor posicionados nos motores de busca.

    Eu também queria destacar a Dica Extra, pelo que tenho lido o Google vai começar a dá mais valor a compartilhamento sociais.

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    1. Olá, Filipe!

      A dica da regularidade é mesmo ótima! Blogs abandados têm mesmo a tendência de serem esquecidos pelo Google.

      Quanto ao tamanho do artigo, também li recentemente um artigo que mostrava que artigos mais longos tinham maior chances de ficar bem posicionados. No entanto, eu gosto de pensar que o artigo deve ter o tamanho necessário - não ser nem menor, nem maior do que o suficiente para passar suas ideias.

      Um abraço e obrigado pela colaboração com estas ótimas dicas!

      Excluir
  7. Olá Adelson! Faz tempo que visito seu blog e sigo as dicas que vc dá aqui, uma delas foi a dica das metatags, contudo, ao colocar as campanhas dentro das postagens, percebi que quando o texto possuía descrição, as campanhas não apareciam, foi então que resolvi retirar a descrição das postagens. Como faço para concertar isso?
    Se for preciso entrar em contato por e-mail, vc já possui o meu, mas por via de dúvidas: svinicius81@gmail.com
    Desde já, obrigado!

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    Respostas
    1. Olá, Vinícius!

      As metatags são mesmo essenciais para o SEO de um artigo. Ela pode ser a diferença entre alguém clicar ou não em seu link nos resultados do Google.

      Particularmente, nunca tive problemas com elas e já as uso há bastante tempo. Quanto às campanhas, você se refere a anúncios publicitários? Se for isso, não tive problemas com isso.

      Um abraço!

      Excluir
  8. Bom dia Adelson. Já faz um tempinho que tento fazer o melhor possivel em meu blog e faço praticamente tudo que vc explica aqui. Meus artigos são meus, pq sou artesã e sou eu quem faço os trabalhos, mas as vezes mostro trabalho de amigas e sempre colocava nofollow, pq vi em algum lugar que era o ideal(agora estou em dúvida de quando não usar esse recurso). Quanto as fotos não entendi quando você diz "o nome do arquivo utilizado também deve informar o que é a imagem "(por favor me explique como se faz isso), como assim?Eu faço assim, salvo minhas fotos no computador e depois hospedo no Picasa(do blog) e lá mesmo edito, diminuindo os tamanhos e colocando marca d'água, no picnic, pois nós artesãs, muitas vezes somos vítimas de "roubo" de nossas imagens, onde a pessoa posta dizendo que foi ela quem fez e as vezes até coloca:aceito encomenda, isso acontece muito , não só no blog como no face. Feito isso, quando vou postar é só ir lá no Picasa e postar e as que estão salvas no computador, vão para a lixeira.Seu blog é maravilhoso volto a repetir, sua linguagem, inteligente é fácil para todos entenderem, mas tem coisa que a gente não sabe muito bem o que é rsrsrsr, me desculpe. Obrigada, tenha um bom dia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Inês!

      Que ótimo saber que você aplica as dicas em seu blog! Quanto aos dois pontos que você citou, vou explicá-los abaixo:

      1. O nofollow é um recurso que só deve ser utilizado em casos extremos: quando você indica um link para um site no qual não foi confia, ou quando é paga para colocar um link em seu blog. Nos outros casos, não há porque usá-los.

      2. Quanto as imagens, refiro-me ao nome do arquivo. Em seu caso, por exemplo, será melhor que o arquivo se chama toalha-croche-vermelha.jpg do que DSC9800989.jpg. Assim, ao ir para o Picasa, ele manterá o mesmo nome.

      Um abraço e seja sempre bem vinda!

      Excluir
    2. Olá Adelson. Muito obrigada por suas explicações, de hoje em diante passarei a fazer o que você explicou. Esqueci de te dizer que muita coisa que já faço sobre Seo, aprendi com você, eu li Cinquenta tons de Seo e aproveitei muito, antes ouvia falar sobre Seo, mas não sabia se era de comer ou passar no cabelo rsrsrsrs, aí vi seu blog e entendi muita coisa, isso graças a essa linguagem mais simples e fácil de entender, assim vc abre seu blog a blogueiros mais inexperientes.A ferramenta para analisar a postagem, também uso graças a você. Sempre que preciso corro aqui. Continue como você faz Adelson, pq a maioria dos metabloggers, empregam uma linguagem, que da a imprensão que não querem blogueiros mais inexperiente como eu por exemplo, lendo seus artigos. É como um vendedor, que não trata bem alguém que apenas pergunta o preço e não compra, ele se esquece que o dia que aquela pessoa resolver comprar, não irá procurá-lo. Por isso a gente acaba se afastando de blogs onde não conseguimos entender a linguagem extremamente técnica. Já você , tem linguagem técnica também, mas procura simplificar bem. Se quiser não precisa publoicar esse comentário, fica a seu critério. O que eu quero mesmo é que você saiba que está ajudando bastante e lhe agradecer por isso. Sigo seu blog com gosto e sempre que recebo a postagem por e-mail, corro aqui pq tá na hore de aprender mais rsrsrsrs... Obrigada e boa noite...

      Excluir
  9. Dicas simples e certeiras, algumas aprendi a usar no blogger em alguns posts seus. Tento usa-las sempre, mas admito que às vezes peco em algumas. Quanto ao link nofollow, não entendi bem, mas links internos devem ser nofollow?

    Parabéns e abraço pelo artigo

    Aguardo resposta.

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    Respostas
    1. Olá, Marilucia!

      Fico feliz em saber que gostou das dicas!

      Quanto aos links internos, eles não devem ser nofollow, a não ser que indiquem para uma página do seu blog que você não gostaria que fosse enviada ao Google.

      Um abraço!

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    2. Dúvida esclarecida, amigo Adelson.

      Obrigada!

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  10. Oi Adelson! Você sabe dizer se faz alguma diferença em termos de SEO eu colocar textos com descrição de imagens, publicadas como legendas das mesmas ou apenas nas suas proximidades (sem usar o recurso do blogger "inserir legenda")?

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    Respostas
    1. Olá, Robson!

      Não há nenhuma indicação de que a legenda de imagens do Blogger tenha peso maior para SEO.

      O que continua sendo importante é ter o ALT/TITLE preenchidos, além do texto próximo à imagem ser relevante para o contexto que ela representa.

      Um abraço!

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  11. Olá Adelson!
    Muito bom o teu artigo, muito simples e fácil de implementar! Recomendo a todos as tuas dicas aqui escritas.

    Abraços

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    Respostas
    1. Olá, Miguel!

      Fico feliz em saber que consegui explicar as dicas forma simples. Isso é importante para perceber que SEO é bem mais simples do que se pensa. São as pessoas que o complicam!

      Um abraço!

      Excluir
  12. Uma dúvida sobre a dica 11, "destacar frases e palavras importantes com negrito também é uma boa prática de SEO".

    Destacar em itálico tem o mesmo resultado? É o recurso que eu uso mais.

    Grande abraço

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    Respostas
    1. Olá!

      Já vi autores defendendo que somente as palavras em negrito são entendidas como destaque pelo Google. No entanto, a maioria defende que, além do negrito, o itálico e o sublinhando também tem o mesmo efeito.

      Um abraço!

      Excluir
  13. Olá Adelson!

    Muito boa essas dicas! Vou estar realizando algumas alterações em meus artigos (O bom é que só tenho 20, imagina atualizando 400 posts?).

    Um Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Caio!

      Que bom que tenha gostado!

      Realmente, é bem mais simples você adequar seus artigos agora e se acostumar a fazer da forma correta a partir dos próximos.

      Um abraço!

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  14. Excelente post Adelson, parabéns. Vou ter em conta essas dicas SEO.
    Estou seguindo

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    Respostas
    1. Olá, Diogo!

      Obrigado pelo elogio! Torço para que as dicas lhe tragam ótimos resultados.

      Um abraço!

      Excluir
  15. Nossa, descobri o seu site essa semana e já tem tantos posts favoritados!! Quando será q vou dar conta de ler tudo e aplicar tudo no meu blog? rs Já tenho uns 50 posts publicados mas fui fazendo (tudo original é claro), sem pensar em classificação no google, no tamanho das imagens, etc... Mas obrigada pelas dicas! Passarei muitas horas por aqui até aprender um montão de coisas que estou querendo rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernanda!

      Vi mesmo o monte de comentários que você deixou nos artigos. Fiquei muito feliz com sua participação!

      Espero que continue aproveitando estes e os próximos artigos que serão publicados.

      Um abraço!

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  16. Respostas
    1. Olá!

      Fico feliz que tenha gostado!

      Um abraço!

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  17. conhecia algumas das dicas, mas colocar as palavras em negrito em não sabia, parabens e muito sucesso.

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    Respostas
    1. Olá, Denis!

      Que ótimo saber que o artigo trouxe ao menos uma novidade para você! O uso do negrito - quando bem feito - pode ser mesmo um diferencial.

      Um abraço!

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  18. Olá, Adelson.

    Um ponto muito importante, que considero SEO também, é escrever o que os leitores desejam ler. É muito simples perceber o que o leitor procura quando analisamos as palavras chaves de um texto.

    Dessa forma, ele se identifica com o conteúdo e pode continuar navegando pelo blog. Atualmente, o Google considera muito o comportamento do usuário dentro do blog, por isso acho essa dica tão especial.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rodrigo!

      Concordo plenamente com seu ponto de vista! Criar um conteúdo focado para o leitor é um passo essencial para que nosso conteúdo seja bem aceito e divulgado por eles mesmo. Para SEO, isso é fantástico!

      Um abraço e obrigado pelo complemento!

      Excluir
  19. Parabéns! Ótimo artigo e muito útil.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gisele!

      Que ótimo que tenha gostado!

      Um abraço e obrigado pelos elogios!

      Excluir
  20. Estou aplicando as dicas desse artigo e realmente estão dando resultado. Grato por compartilhar o conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fabio!

      Fico feliz em saber que já esteja surtindo resultados para o seu blog!

      Um abraço e sucesso para você!

      Excluir
  21. oi Adelson você pode me fala diferencia em SEO ou CEO

    ResponderExcluir
  22. FIZ MEU BLOG HOJE ESTO PROCURANDO ME INFORMA ANTES DE POSTAR ALGUMA COISA.. DICAS VALIOSAS OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  23. Por que sua página tem duas abas para a página inicial? Isso é bom pro SEO do blogger? Se sim, como fazer?

    ResponderExcluir

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