192207784316955
Loading...

Google deixou de mostrar a foto do autor nos resultados das buscas

Foto do autor nos resultados do GoogleInfelizmente, o Google voltou atrás em uma das funcionalidades mais interessantes para nós autores: agora, a foto de quem escreveu um artigo não é mais mostrada nos resultados das buscas.

Entenda o que isso muda para você e seu blog.





A mudança

No artigo Foto e nome do autor nos resultados do Google, escrito em maio/2012, eu mostrava uma grande novidade do Google: a partir daquela data, passariam a ser mostrados a foto e o nome do autor no resultados do Google. Com isso, os resultados passaram a ficar assim:


  Foto do autor nos resultados do Google


No entanto, esta semana o Google divulgou uma nota através do perfil de John Mueller no Google+, informando que eles “estão fazendo muitos trabalhos de limpeza no visual dos resultados da busca”, e uma das mudanças foi justamente a remoção da foto do autor e contagem de círculos. Por isso, o resultado acima agora aparece da seguinte forma:


  Foto do autor nos resultados do Google

De acordo com o Google, a justificativa é que essa mudança não mudará muito a taxa de cliques que o artigo recebe.

E isso tornará o visual mais limpo e adequado tanto para dispositivos móveis quanto para o desktop.

Na prática, só saberemos agora, avaliando os resultados da mudança.


O que fazer?

Infelizmente, não há o que fazer.

A mudança foi feita pela Google e não há nada que possamos fazer para manter o comportamento anterior. De qualquer forma, o nome do autor está mantido.

Então, isso ainda pode ter algum apelo para os usuários e levá-los a clicar nos resultados escritos por autores em quem eles confiam.

Por isso, se você já fez a configuração em seu blog e em seu perfil do Google+, não é necessário mudar nada.

Se você ainda não a fez, e seus resultados não mostram ainda o seu nome, vale a pena fazer a configuração. Leia o artigo Foto e nome do autor nos resultados do Google e veja como proceder.
Agradeço à Sybylla, do interessante blog Momentum Saga, por ter me chamado a atenção para esta mudança!


E você, o que achou da mudança? Concorda com a visão do Google? Deixe sua opinião em um comentário!
SEO 645046530923147035

Postar um comentário

  1. Opa, Adelson, é nóis!

    Eu é que agradeço por você sempre nos manter antenados através da blogosfera e suas mudanças.

    Abraço! :noprob:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sybylla!

      Faço questão de agradecer a você pelo toque! Sua notícia chegou na hora certa! :smile:

      Um abraço!

      Excluir
  2. Obrigada Adelson por esclarecer minhas dúvidas da última semana com este artigo. Tinha até comentado no seu artigo Foto e nome do autor nos resultados do Google que as minhas fotos tinham desaparecido das buscas e achava que eu tinha feito alguma configuração errada. É uma pena essa decisão do Google, pois acho a foto do autor era um na hora de clicar no artigo.
    Obrigada mais uma vez pelos seus artigos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carla!

      Eu também achei uma pena esta mudança! Mais de uma pessoa já havia me dito que havia clicado em um resultado da busca por ter visto na minha foto - o que comprova a teoria de que as pessoas tendem a acessar conteúdo de quem elas conhecem.

      Vamos ver como serão os resultados!

      Um abraço!

      Excluir
  3. Olá Adelson,

    Que pena ler esta notícia! Eu acredito que com essa mudança a taxa de cliques (CTR) tende a diminuir consideravelmente.

    Torço para que eu esteja errado =(

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Matheus!

      Também tenha receio de que o CTR seja afetado negativamente com esta mudança. Mas, temos que esperar e acompanhar os resultados durante algum tempo para comprovar como será.

      Também torço para que isso não ocorra.

      Um abraço!

      Excluir
  4. Adelson, por incrível que pareça, meu site, o Mídia Total, melhorou um pouco nas buscas com o fim do rel author. Mas gostava muito do recurso, agora só nos resta o nome do autor nos resultados orgânicos. Vamos esperar as próximas novidades do google.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Torricelli!

      Que resultado interessante o seu! Em meu caso, ainda é cedo para dizer. Estou acompanhando os números no Analytics por mais algum tempo para avaliar o impacto trazido pela mudança.

      Um abraço!

      Excluir
    2. É difícil falar com certeza pois meu site estava em uma crescente, mas como você disse, vamos esperar um pouco para comparar os resultados.

      Excluir
  5. Olá Adelson. Ultimamente o Google tem nos pegado de surpresa. Ainda hoje descobrir que o orkut vai fechar as portas. Vai estar até o dia 30 de setembro. O tempo de fazer o melhor que nos convier. o que me aconselha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eliene!

      O Google tem essa característica: ele abandona tantos projetos quanto inicia novos! Só nos resta adaptar da melhor forma a essa realidade.

      Quanto ao Orkut, faz muito tempo que não o utilizo, nem para fins pessoais, nem para divulgação do blog. Se você ainda o utilizava, recomendo que você passe a utilizar outras redes sociais, como o Facebook e o Google+.

      Um abraço!

      Excluir
  6. Obrigado por compartilhar a informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fabio!

      Não por isso! Faço questão de divulgar novidades como esta, que são importantes para todos que têm um blog.

      Um abraço!

      Excluir
  7. Era um recurso interessante, mas não sei se fará tanta diferença esta mudança, pois pelo menos o nome ainda continua aparecendo. Obrigado pela Informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcos!

      A justificativa do Google é justamente essa: que a foto não fará falta, e que o resultado dos cliques não deve sofrer grandes impactos. É esperar para ver.

      Um abraço!

      Excluir
  8. Eu tinha observado esta mudança recentemente, creio que não fará muita diferença e vejo como o Google que a área de busca está mais "limpa", bastando o nome do autor em suas pesquisas.
    Não sei ainda se tem ligação com a mudança ou se é apenas coincidência, mas meu blog praticamente triplicou as visitas e apareço com várias palavras chaves na primeira página de pesquisa o que antes não ocorria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ulysses!

      Realmente, os resultados ficaram mais "clean" com a mudança. Mas, eu gostava de ver a foto dos autores por lá!

      Acredito que não seja apenas isso que tenha causado tamanho aumento em suas visitas. É mais provável que tenha a ver com outros fatores, como a conquista de backlinks e publicação de conteúdos interessantes. Parabéns pela mudança!

      Um abraço!

      Excluir
  9. Olá Adelson,
    Achava essa uma boa funcionalidade, embora se eu pudesse escolher, preferiria o logo da página do blog no Google+ em vez da minha foto (e não porque e seja assim tão feio rsrs).
    Parece que o Google está reformulando muitas de suas ferramentas, e encerrando algumas outras como o Orkut, e talvez isso acabe nos trazendo boas novidades.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Almir!

      Para essa funcionalidade, tínhamos que mostrar nossa cara! rs

      E o Google está em constantes mudanças com seus produtos. Eles descontinuam produtos e funcionalidades na mesma velocidade em que os lança!

      Um abraço!

      Excluir
  10. Depois que saio isso, minha visistas aumentaram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leo!

      Que ótimo para você que a mudança o tenha beneficiado! Em meu caso, os resultados tiveram pouca alteração até o momento. Minha preocupação maior é que as visitas caíssem.

      Um abraço!

      Excluir
    2. No meu caso quando não tinha o google +, as visistas tava normal, depois que botei a autoria caio uns 20%, agora que saio a img volto, não intendo isso

      Excluir
  11. Olá, Adelson!

    Não me pergunte porque, mas eu dei uma risada ao ver sua foto com um X vermelho.

    Bom, é uma pena o Google ter tirado esse recurso, mas por outro lado, agora é mostrado uma classificação logo abaixo do resultado, de 0 a 10 com estrelinhas. Se já tinha eu não havia visto ainda.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Edigley!

      Quando eu estava pensando em uma imagem para o artigo, minha foto cortada dos resultados foi a primeira ideia que me ocorreu! :noprob:

      Quanto às estrelas, você pode me indicar uma busca em que elas apareçam, para eu verificar? Sei que é possível colocá-las da forma que mostrei no artigo Google Rich Snippets: deixe seus resultados mais agradáveis no Google.

      Um abraço!

      Excluir
    2. Olá, Adelson!

      Está aqui um printscreen de um dos meus resultados no google.

      Um abraço!

      Excluir
    3. Olá, Edigley!

      Descobri o mistério: em seu código fonte, há a implementação do "rich snippet" de avaliação do Google. É ele que está fazendo com que o artigo mostre as estrelas.

      Para você descobrir onde ele está, procure em seu HTML por "Item Reviewed:" (sem as aspas).

      Um abraço!

      Excluir
    4. Então eu deixo ele ou retiro?

      Abraço!

      Excluir
    5. Olá, Edigley!

      Como não se trata de uma avaliação real, o melhor é ser transparente e removê-la. O que ficou estranho foi todas as postagens do seu blog ficarem com essa mesma avaliação.

      Não haveria problemas se você utilizasse esse recurso para classificar recursos que você avalia em suas postagens, desde que cada uma tivesse sua pontuação própria.

      Um abraço!

      Excluir
    6. É estranho esse código vir dentro do template sem aviso.

      Obrigado, Adelson!

      Excluir
  12. Bom dia, eu percebi que depois de retirar a foto, eu tive um maior aumento de trafego em meu blog.

    Mas eu particularmente não gostei oque o google fez, pois a foto dava uma maior credibilidade aos trabalhos dos autores e confiança aos leitores.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  13. Outra coisa que aconteceu em meu blog, foi:

    Eu tinha uma taxa de rejeição muito alta em torno de 70 a 80% dia, nessa semana que ouve a mudança, como não sabia do ocorrido eu também melhorei algumas mudanças em meu blog em relação a velocidade, pois agora a minha taxa de rejeição caiu para menos de 3% ao dia, alguns dias não da nem 1% de taxa de rejeição.

    Sera que foi a mudança da velocidade que eu arrumei em meu blog, ou alguma coisa esta acontecendo no google, pois 75% do trafego no blog é orgânico do google.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jefferson!

      Eu também gostava mais da forma anterior de exibição. Mas, paciência. Infelizmente, não há o que fazer.

      Quanto à sua taxa de rejeição, ela parece baixa demais para ser verdadeira. Já vi casos em que erros de configuração no template ou em gadgets geravam uma taxa de rejeição na ordem que você citou. É interessante investigar se isso foi causado por alguma mudança sua e revertê-la, para que você possa voltar a avaliar os resultados reais.

      Um abraço!

      Excluir
  14. Eu não gostei que tiraram as fotos... achava interessante esse recurso.. de me ver lá e também demais blogueiros. Não sei... dava mais credibilidade para mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dani!

      Também não gostei da mudança. Mas, parece ser mesmo uma decisão final do Google. Resta-nos agora nos adaptarmos à nova realidade.

      Um abraço!

      Excluir
  15. Ola Adelson,

    Eu percebi realmente que nos últimos tempos não estavam sendo exibidas mais as fotos. Isto para nós blogueiros é ruim pois não da um bom destaque nos artigos como antes.

    Será que existe a possibilidade de voltar?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adriano!

      É difícil saber o que o Google fará no futuro. Mas, acho bem remota a possibilidade de que eles voltem atrás nessa decisão.

      Um abraço!

      Excluir
  16. vdd, agora que vc comentou neste post, ja faz um tempo mesmo que nao estou mais vendo as fotos dos autores no google. As vezes, pela foto do autor, eu clicava, pois sei que é de confiança aquele determinado site. Uma pena. bjs
    quatroestacoes.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Danny!

      Eu também gostava de ver as fotos por lá, tanto para eu saber de pronto que o artigo foi escrito por alguém que eu conheço, quanto para que as pessoas clicassem em meus próprios artigos.

      Mas, vejo pelas visitas que meu blog recebe que o número de visitantes vindos do Google não sofreu grande variação desde que essa mudança foi implementada.

      Um abraço!

      Excluir
  17. Hoje resolvi verificar isso daí e como não havia nada de errado decidi pesquisar e encontrei seu artigo. Fiquei feliz pelo seu artigo e pelas informações relevantes de seu blog mas um pouco chateado com essa do google. A "fotinho" aparecendo nas buscas era bem legal. Que pena :( Abraços e parabéns pelo seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jaime!

      Eu também gostava muito das fotos! Uma pena que o Google tenha decidido removê-las.

      Um abraço!

      Excluir
  18. Agora o Google+ morre de vez. Era só por isso que eu tinha uma conta lá, e tentava publicar alguma coisa.

    A mudança deve ser também para testar o comportamento de quem está usando o G+ para rankear na serp.

    Agora o G+ morreu de vez para mim...

    ResponderExcluir
  19. Parabéns por ter reconsiderado a alteração.
    Muito bom o post.

    ResponderExcluir
  20. Eu tinha percebido uma pequena queda nas visitas do meu site perto dessa data, então resolvi pesquisar e encontrei esse artigo no gerenciandoblog... Acho que realmente houve sim uma queda do numero de conversões nas pesquisas do Google, mas fazer o que né, espero que a longo prazo seja melhor isso

    ResponderExcluir

Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo dos artigos. Há algumas regras na Política de Comentários que devem ser seguidas para que seu comentário seja publicado. As mais importantes:
- Não serão publicados comentários que não tenham relação com o artigo.
- Não respondo comentários por e-mail. Por isso, não deixe seu e-mail no comentário. Se você quer a resposta por e-mail, assine com a sua Conta do Google e marque a caixa "Notifique-me".
- Pedidos de visitas ao seu blog não serão publicados.
- Não serão publicados comentários que tenham link ou endereço do blog no corpo do texto. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.

emo-but-icon

Página inicial item
Acompanhe por Email
Inscreva-se em nossa lista para receber nossos conteúdos em seu Email.
Email *
Nome *
* Campo Obrigatório

Divulgue o Gerenciando Blog

Gerenciando Blog - Dicas para blogs

Publicidade


Anuncie aqui