divulgação Google Camila Fiori

Divulgando seu blog: Comentários em outros blogs

Neste novo artigo da série Divulgando seu blog, tratarei dos comentários feitos em outros blogs, que é uma ótima forma de divulgar seu trabalho, atraindo visitantes para seu blog, desde que ela seja bem feita. Além disso, essa ação tem outros objetivos importantes:

  • É uma forma de reconhecer o bom trabalho de quem tem o mesmo trabalho que você para manter um blog.
  • Cria relacionamento com outras pessoas que passam pelas mesmas situações que você. Como em qualquer outra área da vida, esse “network” é importante e deve ser cultivado, pois essas pessoas podem ajudá-lo futuramente – ou vice-versa.
  • Você consegue links para o seu site e isso é importante para os mecanismos de busca. O Google e outros buscadores usam esses links como um dos fatores para “pontuar” e “classificar” seu site. De forma simplificada, quanto mais links você tem, melhor pontuado será seu site. Este item só é válido para blogs que não estejam com o recurso do “nofollow” ativado para os comentários. Para saber mais sobre isso, leia o artigo O que é Nofollow?.

Vamos às dicas:

  1. Procure blogs relacionados ao mesmo tema do seu. Normalmente, os visitantes desses blogs são as pessoas que se interessam pelo assunto que você trata, e é neles que você deve concentrar seus comentários. Há diversa formas de encontrar blogs relacionados: no Google, no “blogroll” (lista de blogs) de outros blogs e mesmo nos comentários de blogs que você já visita.
  2. Para facilitar o acompanhamento desses blogs, utilize o recurso do RSS. Isso evita a necessidade de ter que entrar em todos os blogs todos os dias para saber se foi colocada um novo post. Existem hoje muitas ferramentas gratuitas que simplificam o trabalho de acompanhamento de RSS, como o Internet Explorer e o Windows Live Mail. Particularmente, optei pelo Google Reader que, além de ter uma interface simples, possibilita o acompanhamento a partir de qualquer computador. Outra vantagem do Google Reader: você não precisa saber o endereço do feed de RSS. Ao adicionar uma inscrição, basta digitar o endereço do blog (por exemplo, www.tdseries.com.br), que ele já encontra o feed automaticamente.
  3. Leve a sério o comentário que você está fazendo. Pense nele como se fosse um post de seu próprio blog e tenha os mesmos cuidados com o conteúdo, a ortografia, a gramática etc.
  4. Leia o post que está comentando antes de escrever sobre ele. Pode parecer óbvio, mas há pessoas que não se dão o trabalho de ler o post antes de escrever.
  5. Ao escrever, tenha em mente que seu comentário deve estar relacionado ao que foi postado. Não use o comentário apenas para fazer propaganda de seu blog (“Olá, visite meu blog!”). Elogie ou critique o post, concorde ou discorde com o que foi escrito. Assim, o autor do post (ou os visitantes do blog) se interessarão pelo que você escreveu e sentirão curiosidade em conhecer mais sobre seu trabalho.
  6. Normalmente, os blogs dão várias opções para você se identificar. A dica óbvia: nunca comente como “anônimo”. Além de não levar ao seu objetivo de divulgação, muitos autores apagam esses comentários. A “Conta do Google” não costuma ser uma boa alternativa também, já que o link será criado para o seu perfil, e não para o seu blog. As melhores opções costumam se o “OpenID” o o “Nome/URL”, pois quem clicar no seu nome será direcionado diretamente para o seu blog.
  7. Comente sempre. O ideal é que você escreva diversos comentários diariamente, desde que siga as orientações anteriores. Isso dá trabalho, mas o resultado a longo prazo compensa.

Próximo artigo: Divulgando seu blog: Parcerias
Artigo anterior: Divulgando seu blog: Sites de links

Classifique este post

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

76 Comentários

  1. Sandra Baroni disse:

    Olá Adelson!
    Sou do blog Info-Macross, estou deixando o link aqui pq nao consigo utilizar o OpenID, dá erro, e como eu nao uso o Blog do Google, tenho que deixar aqui, para vc saber quem eu sou!!
    Vc deixou um comentário no meu blog e tenho uma pergunta: como vc fez para tirar todos os nofollws do seu blog? Estou tentando fazer isso mas nao consigo, uso o wordpress, talvez no blogger seja mais fácil neh??
    Agradeço
    Um abraço

  2. Adelson Smania disse:

    Olá, Sandra! Obrigado pela visita e pelo comentário.

    Para tirar o “nofollow” no Blogger, parece ser mais simples, porque isso é feito diretamente no HTML. Quanto ao WordPress, isso só é possível utilizando um plugin para isso. Para maiores informações, leia o artigo que escrevi sobre isso no TD Séries (http://www.tdseries.com.br/2009/02/nofollow-em-comentarios-do-blog.html).

  3. Jefferson Bessa disse:

    Amigo, como esas dicas ajudam. Obrigado!

  4. Adelson Smania disse:

    Olá, Jefferson! Fico feliz que as dicas estejam ajudando! Essa é mesmo minha intenção. Continue visitando o blog, pois sempre colocarei novas dicas para ajudar quem tem um blog.

    Um abraço!

  5. André Silva disse:

    Gostei das dicas!

    Valeu

  6. Adelson Smania disse:

    Oi, André. Que bom que tenha gostado das dicas! Vale a pena colocá-las em prática e ver o resultado em seu blog.

    Um abraço e obrigado pela visita.

  7. Sentinela disse:

    Muito didatico o post (o blog todo na verdade), mas tenho uma duvida…
    Como tratar blogs mais especificos? ou seja, a maioria dos blogs “famosos” são sobre curiosidades, noticias ou humor, e quanto a blogs mais especializados, como criar este tipo de rede sendo que são poucos blogs(no meu caso são poucos e não tão “atraentes”).

  8. Adelson Smania disse:

    Olá, Sentinela!

    É uma questão interessante a que você coloca. Visitei seu site e o trabalho é muito bem feito.

    O fato de existirem poucos blogs bons sobre a capoeira pode ser visto como uma vantagem, porque será mais fácil se destacar e tornar-se uma referência. Por outro lado, fica mais complicado mesmo colocar em prática algumas dicas que coloquei neste artigo. Mesmo assim, eu insistiria em escrever também nesses blogs. Sempre existe a chance de alguém passar por lá e encontrar seu link.

    Procurando no Google, encontrei também alguns bons sites – não blogs – que possuem seções de links. Você pode tentar contato com esses sites, expondo seu trabalho, e talvez conseguir sua divulgação.

    De qualquer forma, continue com seu bom trabalho. A persistência é também uma ótima ferramenta de divulgação: quanto mais você escrever conteúdo de boa qualidade, mais visitantes chegarão até seu blog.

    Um abraço!

  9. Marco Antonio disse:

    Dicas que realmente ajudam! Está de parabéns
    Já vou por em prática!

    Valeu.

  10. Adelson (Gerenciando Blog) disse:

    Olá, Marco!

    Esta forma de divulgação é uma das melhores, não só pela divulgação em si, mas também por ser uma ótima oportunidade de conhecer outros blogs.

    Espero que as dicas realmente o ajudem.

    Um abraço!

  11. Márcio Seabra disse:

    Minha nossa… Parabéns viu Adelson, conteúdo assim é dificil de arrancar do GOOGLE, hoje em dia só vem pornografia e propagandas, tem hora que dá nos nervos!
    Realmente, não há maneira melhor de divulgar nada do que o "BOCA-A-BOCA", ou seja, blog a blog, site a site, comentário a comentário.
    Participar de fórums de discussão, blogs e parceirias são as melhores formas de mostrar o seu trabalho a quem se interessa pelo assunto em que você trata ou serviços que você presta!

    Eu sou webmaster, designer, e programador, tenho trabalhado arduamente pra divultar ainda mais o meu trabalho com meus sites, espero podermos firmar uma parceiria futuramente!

    Grande abraço.

    Atenciosamente,
    Márcio Seabra – Webmaster
    http://www.mscriacoes.com.br
    [email protected]

  12. Adelson Smania disse:

    Olá, Márcio!

    Muito obrigado por seus elogios!

    Realmente, o trabalho de divulgação é árduo e deve ser feito continuamente. O bom é que o resultado dessa divulgação, embora seja lento, é duradouro.

    Se estiver interessado na parceira, visite a área de parceiros do Gerenciando (opção "Parceiros" do menu principal). É sempre um grande prazer poder firmar parceiras com sites de qualidade.

    Um abraço e volte sempre!

  13. Luiz F (Lúdico Medieval) disse:

    Olá, Adelson!

    Realmente parece brincadeira, mas eu mesmo já vi em outros blos, comentários que incrivelmente se encaixam no erro 4 (…há pessoas que não se dão o trabalho de ler o post antes de escrever) e ainda completam com o 5 (Olá, me visite!).

    Um sistema que uso, e não li em sua postagem, é o de tags. Quando clico na tag "Filosofia", por exemplo, de meus textos, o WordPress me direciona para os últimos artigos publicados nessa categoria em outros blogs e dessa forma é fácil encontrar outras pessoas interessadas em assuntos semelhantes ao seus.

    Teu site é bem interessante, parabéns!

    Paz e bem!

  14. Quimera disse:

    Estamos buscando parceiros, por favor entre no nosso blog.

  15. Adelson Smania disse:

    @Luiz: Os exemplos que dei foram "baseados em fatos reais". risos Já vi muitos comentários assim em meus e em outros blogs. Uma pena que muitos ainda deixem seus comentários apenas por deixá-los. A principal intenção do comentário é justamente agregar conteúdo ao artigo original, seja complementando-o, criticando-o ou apenas estimulando o autor a escrever mais.

    @Quimera: Existe uma área no Gerenciando Blog exclusivamente para as parcerias (opção Parceiros do menu superior). Caso tenha interesse, favor seguir as instruções.

    Um abraço a vocês!

  16. Elise disse:

    Mais um posto esclarecedor. Consegui retirar todos os nofollows do Litteraria, e de quebra coloquei o widget de comentários também.
    Agora restou uma dúvida, pequena. Como vc faz pra deixar o background do seu comentário de cor diferente dos demais?

    Abraços!

  17. Adelson Smania disse:

    Olá, Elise!

    Estou vendo que o Litteraria está evoluindo muito rápido! Estou acompanhando de perto e está ficando mesmo ótimo.

    Quanto à sua dúvida, vi também que você já conseguiu fazer isso sozinha. Desculpe pela demora em responder.

    Um abraço!

  18. Elise (Litteraria) disse:

    Sim, eu andei fuçando no Google e acabei achando o artigo que explicava o que eu queria. Agradeço mesmo assim!

    Acabei de pegar mais uma dica, sobre o resumo dos artigos. Usei no meu blog de teste e deu certo. Logo logo implemento no Litteraria…

    Um abraço!

  19. Lana disse:

    Bem, eu preciso aprender a descobrir este mundo de marketing virtual..mais descubro mais vejo que tenho para descobrir,lembro que cheguei a fazer um site em um programinha básico no windows 95…mas lembro que era simples..porém é o que importa..não gosto de sites entulhados de coisas..acho que desenvolvi claustrofobia virtual..e acho que vou caminhar para o pânico :/

  20. Adelson Smania disse:

    Olá, Lana!

    No início, muita gente assusta com a quantidade de informações e também de procedimentos que precisam ser feitos para divulgar um blog.

    Como eu já disse em outros artigos, até é possível você simplesmente criar seu blog e escrever seus artigos sem se preocupar com divulgação, acompanhamento, otimização e outras questões. Mas, nesse caso, a tendência é que o número de visitantes seja menor. Cabe a você decidir o quanto isso é importante para você.

    Mas, calma: não é motivo para pânico. Antes de mais nada, o trabalho com um blog deve ser prazeroso ao autor. Do contrário, dificilmente você conseguirá ter ânimo e disposição para continuar com ele.

    Um abraço e sucesso para você!

  21. Liz Dantas disse:

    Nossa,adorei ter conhecido esse site,ele irá me ajudar muito
    Parabéns

  22. Adelson Smania disse:

    Olá, Liz!

    Obrigado pelos elogios! Espero que sempre encontre artigos úteis para auxiliar seu trabalho.

    Um abraço!

  23. Adelson Smania disse:

    Olá, Tiago!

    Os comentários são uma forma interessante para divulgar o seu blog, especialmente quando são bem escritos e agregam conteúdo ao artigo comentado.

    Um abraço!

  24. Rodrigo Nascimento disse:

    Com os artigos que eu veio lendo nesse Blog percebo como os comentários nos blog ajudarão a Você auto divulgar seu Blog pois um comentário bem explicado e bem escrito ira atrair os leitores para visitarem seu Blog .

  25. Adelson Smania disse:

    Olá, Rodrigo!

    Sua conclusão é verdadeira. Por isso, é importante ter o máximo de cuidado ao escrever comentários em outros blogs, como se fosse um artigo em seu blog. Assim, é possível que outros leitores se interessem e visitem seu blog.

    Um abraço!

  26. Mariana disse:

    descobri o blog hoje e adorei, principalmente esse post! Achei tudo que eu precisava, mesmo.

  27. Adelson Smania disse:

    Olá, Mariana!

    Fico feliz que tenha gostado! Espero que volte sempre e encontre outros artigos interessantes para auxiliar na evolução do seu blog.

    Um abraço!

  28. DJ CELO disse:

    Fantástica dica cada vez que eu leio um artigo como esse ,fico contente em poder aprender um pouco mais com os conteúdos de qualidade postado no gerenciando blog

    Parabéns Pelo Artigo!

  29. Marcelo Saint disse:

    Olá Adelson, tudo bem?

    Estava pesquisando no google umas dicas para optimizar o meu blog e acabei por parar aqui. Adorei as dicas e estarei sempre acompanhando as novidades. Você poderia me informar como eu faço para saber os assuntos mais procurados na internet?

    Parabéns pelo blog e muito sucesso!

  30. Adriano Luz disse:

    @DJ Celo: Fico feliz em poder ajudar! Seja sempre bem vindo ao Gerenciando Blog!

    @Marcelo: Que ótimo que você tenha sido trazido até aqui! Espero as dicas o ajudem. Quanto à sua dúvida, ainda não escrevi sobre isso no Gerenciando Blog. Mas, há algumas ferramentas do Google que podem ajudá-lo nisso:
    http://www.google.com/press/zeitgeist2010
    http://www.google.com/trends
    http://www.google.com/insights/search/?hl=pt-BR

    Abraço a vocês!

  31. Humor To Vivo disse:

    Tenho praticado todos as dicam que leio neste blog, e espero que me de resultados esperados. obrigado e forte abraco.

  32. Adriano Luz disse:

    Olá!

    Tenho certeza de que você terá ótimos resultados se persistir na aplicação das dicas. É algo que dá trabalho, mas também dá ótimo retorno.

    Um abraço!

  33. paulo faria disse:

    Quando procurava blogs com mais de 10000 visitas ,sem querer clicei no seu blog e acabei por ler tudo e achei excelente, e muito útil para o nosso blog continue assim e no futuro vou seguir o blog mais vezes.
    Abraço e Parabéns Adelson pelo trabalho realizado e felicidades aí no Brasil.
    Paulo Faria-PORTUGAL http://www.regilde.blogspot.com

  34. Adriano Luz disse:

    Olá, Paulo!

    Fico feliz que tenha chegado até aqui, mesmo que sem querer! Espero que encontre dicas úteis e volte sempre.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  35. Samuel (XEREBEBEU) disse:

    Gostei muito das dicas, você teria algumas sober SEO?

  36. Adriano Luz disse:

    Olá, Samuel!

    Sim, há muitas dicas aqui sobre SEO. Basta clicar nessa opção no gadget de Categorias ou acessar o link SEO.

    Um abraço!

  37. César disse:

    Olá Adelson, gostei muito das dicas do post. Acredito que comentar é uma das melhores propagandas que existem para um blog, pois não custa nada e ainda é uma coisa que faz bem para todos, tanto para quem comenta quanto para o blog que recebeu o comentário. Só acho que existe um problema no sistema de comentários do Blogger, que é quando alguém deixa uma pergunta no seu post e você responde, a pessoa só irá saber a resposta se ela voltar pra conferir. Por isso acho que introduzir um sistema do Facebook (que permite isso com facilidade) pode ser bom. No meu blog eu mantenho os dois sistemas.

    Eu tenho usado as dicas do Gerenciando Blog, são muito boas mesmo!

    Abraço

    • Adriano Luz disse:

      Olá, César!

      Com o novo sistema de comentários, o Blogger já avançou bastante neste ponto. Mas, realmente não é possível ser notificado sobre respostas, a não quer que a pessoa assine com sua Conta do Google e se inscreva nos comentários.

      E fico feliz que esteja gostando das dicas!

      Um abraço e seja sempre bem vindo.

  38. humilhando disse:

    Parabéns pelo blog e pelos posts! Venho acompanhando o blog a algum tempo e as postagens sempre me ajudam e auxiliam no crescimento do meu blog. Parabéns mais uma vez!

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Obrigado pelo retorno! Fico feliz em poder ajudá-lo com seu blog. Espero que sempre encontre aqui dicas úteis para utilizar em seu blog.

      Um abraço!

  39. blogsrentaveis disse:

    Olá Adelson
    Depois de uma experiência traumatizante com um site de afiliados que acabou sendo fechado pelo governo Norte Americano, acusado de ponzi.
    Troquei o trauma e a decepção pela persistência e vontade de aprender.
    Mais perdido que cachorro que cai do caminhão de mudanças, comecei a ler e pesquisar tudo que posso, criei um blog e estou tentando desenvolvê-lo.
    Totalmente crú, tinha tudo para desistir.
    Pessoas como você não permitem que eu desista,fornecendo informações valiosas, dividindo conhecimento e mostrando que o maior sucesso é o sucesso compartilhado.
    Eu lamento ter perdido o negócio, era o meu primeiro e estava recebendo quase U$ 1.000,00 por semana. Ao mesmo tempo agradeço por ter me mostrado uma nova forma de trabalhar e conhecer pessoas.
    Parabéns pelo excelente trabalho

  40. silviamedina disse:

    Olá amigo! Muito obrigada pelas dicas. Moro na Australia e escrevo um blog sobre turismo. Espero voltar aqui para contar os resultados. Ah, e desde já aguardos sua visita!

  41. Matheus Frucky disse:

    Olá Adelson Smania, sou novato na blogosfera, e estou sempre tentando absorver o que pode haver de melhor em interação com meu público, e em especial com meus ídolos. Suas dicas me ajudaram muito, rapaz. O meu blog jornalístico, Canal Uontem, tem ficado mais "decente" – digamos assim – depois que passei a incorporar nele aquilo que as pessoas mais experientes me diziam. É até um exame de consciência, que serve de conselho pra qualquer novo membro da rede. Se você busca pleitear um projeto inovador, e ao mesmo tempo dinâmico, diminua seu orgulho e aproveite os aprendizados. É muito bom a gente ser aluno, de quem tem o que ensinar. Muito obrigado, e parabéns pelo trabalho.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Matheus!

      Fico muito feliz em saber que as dicas estão sendo úteis para o seu blog!

      Também tenho a mesma opinião que você: estou sempre pesquisando e em busca de novidades. Esse aprendizado é essencial para a nossa evolução!

      Um abraço e seja sempre bem vindo!

  42. Colorpé disse:

    Li no Globo que o Google Reader vai ser excluído, e agora? qual opção?

  43. portalbelezafeminina.blogspot.com disse:

    Muito bom o artigo, eu sempre cometia o erro de comenta com a conta do google!!!

    😀

  44. Ivan Alves Da Costa disse:

    Obrigado pela dica!

    Isso vai facilitar muito agora

  45. Letícia Wilhelm disse:

    Uau, eu sempre comentava com conta google, não tinha parado para pensar nisso… Faz sentido principalmente porque escrevo em mais de um blog, mas quero concentrar as visitas em um específico… Ótima dica, adorei! Colocando em prática já! rsrsrs

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Letícia!

      A ideia de comentar com o link do seu blog é justamente atrair atenção para ele. Mas, há também o outro lado: como o Google está valorizando cada vez mais o autor por trás dos textos, também não é má ideia assinar com sua Conta do Google.

      Um abraço!

  46. Daniele Portes disse:

    MUITO OBRIGADA PELAS AJUDAS!!! FORAM MUITAS RSRS…
    MAS, FIQUEI COM UMA DÚVIDA.
    QUANDO FOR FAZER UM COMENTÁRIO EM OUTRO BLOG, COMO POSSO FAZER PARA APARECER O NOME DO MEU BLOG, POIS SEMPRE QUE FAÇO COMENTÁRIO FICA A MINHA FOTO E MEU NOME.
    POR FAVOR RESPONDA.
    MAIS UMA VEZ OBRIGADA.
    DANIELE

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Daniele!

      Para isso, basta você assinar seus comentários como “OpenID” ou “Nome/URL”. Nessas opções, você terá sempre o link do seu blog.

      Um abraço!

  47. Cris disse:

    Oi Adelson!
    Cheguei até aqui através da Elaine Gaspareto e estou empolgada com tanta informação de qualidade!
    Dicas úteis e que mesmo eu, que vivo atrás de aprender mais a cada dia, ainda não tinha visto em outros lugares.
    Parabéns! Pelo conteúdo e pela generosidade em nos ensinar.
    Obrigada!
    Um abraço,
    Cris

  48. Rodrigo P Rodrigues disse:

    Olá Adelson, bom dia,

    Recentemente descobri seu blog e estou gostando muito, dicas muito valiosas. Parabéns.

    Também tenho notado que algumas pessoas que divulgam seus blogs em outros blogs por meio de comentários o fazem escrevendo o endereço do blog logo abaixo do nome, como:
    Adelson XXX
    https://www.gerenciandoblog.com.br

    Qual sua opinião e experiência sobre a eficácia deste modelo?
    Obrigado, abraço, Rodrigo

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Rodrigo!

      Obrigado pelos elogios!

      Quanto à sua dúvida: se for apenas um texto com o endereço, isso não tem influência nenhuma nos resultados. Se a pessoa deixa o código HTML de um link, isso pode ter influência. Mas, eu não publico comentários assim, porque eles passam a ideia de que a pessoa só quer divulgar seu blog.

      É muito mais eficiente assinar seu comentário com a sua OpenID, por exemplo, para ter um link válido para o seu blog.

      Um abraço!

  49. Fabio Alves disse:

    estou acompanhando o seu blog recentemente, mas o que posso te adiantar que, seu eu soubesse de tantas informações que estão aqui, teria economizado um bom dinheiro com cursos. parabéns pelo blog

  50. Eric Rocha disse:

    Parabéns Adelson!!!

    Gostei das dicas!!!

  51. Angélica Damasceno disse:

    Olá Adelson, estou lendo seu post, e achei as dicas bem interessantes, porém eu não consigo usar de jeito nenhum o tal de Open Id. Como faço? você tem um Post sobre isso?

  52. Geralda Antunes disse:

    Obrigado pelo post aprendi muito.

  53. Luiz Simi disse:

    Adelson,

    O conteúdo do seu blog é sensacional! Conheço muitos blogs sobre blogs estrangeiros, mas acredito que o seu seja o melhor em língua portuguesa. As suas dicas ajudam muito, e para mim tem sido uma fonte constante de idéias para divulgar o meu trabalho e torná-lo melhor. Obrigado!

  54. Nathan King disse:

    Ué Adelson, todos os blogs que eu acompanhe como o seu!! Todos na configuração HTML do blog tem que os links dos comentários serão "nofollow".

    Eu vi em outro blog que mesmo que crie um backlink para seu blog, ainda não vai valer para os buscadores, pois isso avisa para eles que não queremos que eles sigam o site que linkamos!!

    Eai?

    Tem poucos blogs que tem "follow" pois não sabem oque é aquilo e apagam o "no"

  55. Tomazia Lima disse:

    Gostei muito do artigo sobre postagem em blogs. Obrigado

  56. Thiago Abreu disse:

    Obrigado pelas Dicas Adelson, são de extrema utilidade ,principalmente para os iniciantes …

    Abraços

  57. Rafael Lima disse:

    Venha ganhar dinheiro junto a nossa empresa desenvolvendo uma atividade muito simples a partir da sua casa em suas horas livres.

    Cadastre-se hoje mesmo como divulgador(a) em nossa empresa e ganhe dinheiro realizando divulgações na Internet. Você não precisará realizar vendas e nem terá metas.
    Como divulgador(a) você poderá ter ganhos semanais e ganhos mensais realizando divulgações dentro e/ou fora da Internet. Você vai ganhar dinheiro sobre cada pessoa que vier a utilizar algum dos Serviços que nós trabalhamos ou se tornar um Divulgador Ativo através da sua Divulgação.
    Toda empresa precisa de algum tipo de divulgação para fazer com que as informações sobre os seus Serviços ou produtos cheguem aos seus potenciais clientes. Nossa empresa está em atividade desde 1998 e desde 2004 deixamos de utilizar os meios tradicionais de Divulgação (Jornal, Rádio, revistas, etc.), e passamos a oferecer esta oportunidade de parceria para pessoas que estão em busca de criar uma Renda Extra.
    O que nós fazemos é repassar para você o dinheiro que seria investido nos meios tradicionais de divulgação.

    Há muitos benefícios:

    Programa de Criação e Edição de Vídeos + Acesso ao nosso Portal de Qualificação;

    Crédito de R$ 20,00 mensais no Celular Pré-Pago ou uma Revenda de Lojas Virtuais;
    Pagamento da sua conta de telefone e Internet Banda Larga ou Crédito no celular pré pago – no valor de até R$ 110,00
    Laptop no valor de até R$ 1.600,00 e Plano de Saúde de até R$ 450,00 mensais
    Moto Honda 0 Km (XRE 300) de até R$ 16.000,00 e Plano de Previdência Privada contribuição mensal de R$ 500,00

    O que você tem a perder? NADA. Só a GANHAR!!!!!!!!!!!!
    Acesse e aproveite : http://www.frpromotora.com/45346779

  58. Cursos Online disse:

    Eu fiz um blog para divulgar cursos grátis, mas não tem acesso. O que fazer? Meu blog é http://redacaoparaaprovadoenem.blogspot.com.br/ alguém pode dar uma dica.

  59. ABAP Warrior disse:

    Fantástico…
    Tenho seguido várias dicas aqui do blog e tenho gostado do resultado.
    Obrigado e abraços.

  60. Hugo Oliveira disse:

    Ótimo artigo, comentários em blogs sempre é importante!
    Belo post.

  61. Catia Duville disse:

    Como sempre excelente artigo, e essa é uma prática que preciso começar à colocar em prática.

    A proposito, como você avalia um Blog grátis, criado na plataforma Blogspot como é meu caso?

    Vejo que ha muitas criticas, inclusive por quem esta afiliado ao tema Epico ou Wordprees Conversion…

    Abs

    Catia Duville

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.