divulgação Camila Fiori

Divulgando seu blog: Mecanismos de busca

Neste artigo da série Divulgando seu blog, vou falar um pouco mais sobre a divulgação em mecanismos de buscas. Para você ter uma idéia sobre a importância dessa divulgação, quase 35% dos visitantes que chegam ao TD Séries, que sempre tomo como exemplo aqui, vieram através de ferramentas de busca. Destes, mais de 95% chegaram através do Google. No entanto, vale a pena conhecer também e explorar as outras opções.

Google

Google

Quanto ao Google, recomendo, se você ainda não fez isso, que você leia a série de artigos sobre o Google Webmasters. Nela eu expliquei com detalhes o que é necessário fazer para que seu blog apareça nas buscas do Google e como tirar proveito de outros recursos oferecidos pela ferramenta.

Microsoft Live Search

image

Apesar de ser bem mais recente, é interessante investir também no Microsoft Live Search. A Microsoft tem investido bastante em seu mecanismo de buscas e a intenção é ameaçar a hegemonia do Google. Falando em Microsoft, não duvido de nada. Alguém ainda se lembra do ICQ, que dominava o mercado de comunicadores instantâneos antes da existência do MSN e, posteriormente, do Live Messenger? A Microsoft criou também uma área para webmasters. Ela pode ser acessada em http://webmaster.live.com/. Para poder acessá-la, é só clicar na opção “Sign in to use the tools”. Você precisará de um Live ID. Se você tem acesso ao Hotmail ou ao Live Messenger, você já tem uma e pode utilizá-la. Se ainda não tem, pode criar uma a partir da página que é exibida. Você será então levado ao “Webmaster Center”, similar à área do Google. Para adicionar seu site, basta clicar no botão “Add a site”, para acessar a área de cadastro de sites, como na figura abaixo: image As opções são conhecidas. Se você não sabe o que é um sitemap, sugiro que leia o artigo Google Webmasters: Sitemap antes de continuar. Após digitar os dados solicitados e clicar em “Submit”, você será levado à tela para confirmar que você é realmente o dono do blog. Vale o mesmo explicado no artigo do Google: selecione um dos métodos, realize a operação indicada e clique em “Return to site list”. A partir de agora, você terá acesso a informações sobre seu site. Como no Google, é normal demorar algum tempo até que as informações passem a estar disponíveis para você. Uma área bastante importante é a de “Sitemaps”, onde você poderá submeter seus sitemaps atualizados. Com uma grande vantagem: você pode fazer a submissão sem necessidade de acessar esta área. Basta digitar o seguinte comando em qualquer navegador: http://webmaster.live.com/webmaster/ping.aspx?siteMap=http://www.tdseries.com.br/feeds/posts/default (substituindo o meu endereço pelo seu).

 

Yahoo

Yahoo Para ser sincero, a busca através do Yahoo nunca levou nenhum visitante até o TD Séries. Em todo caso, ele também possui uma área para webmasters, que pode ser acessada em http://siteexplorer.search.yahoo.com/submit. Para acessar, você precisa ter uma conta no Yahoo. O mecanismo é bastante similar aos anteriores: cadastre seu site, faça a validação para garantir que você é o dono, submeta seu sitemap regularmente. Vale a pena testar e verificar se atrairá visitantes. Afinal, o trabalho nunca é demais.

Outros

Cadastrando seu blog nas 3 ferramentas citadas, você já terá feito um excelente trabalho para divulgar seu blog. No entanto, existem muitas outras ferramentas de busca espalhadas pelo mundo. Se você é preciosista e quer tentar cadastrar seu blog também nessas ferramentas, há uma forma para facilitar seu trabalho: sites especializados em enviar seu conteúdo para essas ferramentas, sem ter que entrar no site de cada uma delas. Uma dica importantíssima antes de você utilizar essas ferramentas: nunca, mas nunca mesmo, use seu e-mail “oficial” nelas. Você receberá uma enxurrada de spams no e-mail que você informar no cadastro. Por outro lado, alguns dos mecanismos de buscas só publicarão seu site após você clicar em um link enviado em um e-mail de confirmação, então não adianta colocar um e-mail falso. A solução: crie um novo e-mail, especificamente para utilizar na divulgação de seu site (em meu caso, cadastrei o [email protected]. Isso será útil também para uso em outras formas de divulgação. Abaixo está uma pequena amostra desses sites: http://www.submitexpress.com/submit.html
http://freewebsubmission.com/
http://www.evrsoft.com/fastsubmit/ Próximo artigo: Divulgando seu blog: Sites de links
Artigo anterior: Divulgando seu blog

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

44 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.