divulgação Camila Fiori

Divulgando seu blog: Mecanismos de busca

Neste artigo da série Divulgando seu blog, vou falar um pouco mais sobre a divulgação em mecanismos de buscas. Para você ter uma idéia sobre a importância dessa divulgação, quase 35% dos visitantes que chegam ao TD Séries, que sempre tomo como exemplo aqui, vieram através de ferramentas de busca. Destes, mais de 95% chegaram através do Google. No entanto, vale a pena conhecer também e explorar as outras opções.  

Google

Google

Quanto ao Google, recomendo, se você ainda não fez isso, que você leia a série de artigos sobre o Google Webmasters. Nela eu expliquei com detalhes o que é necessário fazer para que seu blog apareça nas buscas do Google e como tirar proveito de outros recursos oferecidos pela ferramenta.  

Microsoft Live Search

image

Apesar de ser bem mais recente, é interessante investir também no Microsoft Live Search. A Microsoft tem investido bastante em seu mecanismo de buscas e a intenção é ameaçar a hegemonia do Google. Falando em Microsoft, não duvido de nada. Alguém ainda se lembra do ICQ, que dominava o mercado de comunicadores instantâneos antes da existência do MSN e, posteriormente, do Live Messenger? A Microsoft criou também uma área para webmasters. Ela pode ser acessada em http://webmaster.live.com/. Para poder acessá-la, é só clicar na opção “Sign in to use the tools”. Você precisará de um Live ID. Se você tem acesso ao Hotmail ou ao Live Messenger, você já tem uma e pode utilizá-la. Se ainda não tem, pode criar uma a partir da página que é exibida. Você será então levado ao “Webmaster Center”, similar à área do Google. Para adicionar seu site, basta clicar no botão “Add a site”, para acessar a área de cadastro de sites, como na figura abaixo: image As opções são conhecidas. Se você não sabe o que é um sitemap, sugiro que leia o artigo Google Webmasters: Sitemap antes de continuar. Após digitar os dados solicitados e clicar em “Submit”, você será levado à tela para confirmar que você é realmente o dono do blog. Vale o mesmo explicado no artigo do Google: selecione um dos métodos, realize a operação indicada e clique em “Return to site list”. A partir de agora, você terá acesso a informações sobre seu site. Como no Google, é normal demorar algum tempo até que as informações passem a estar disponíveis para você. Uma área bastante importante é a de “Sitemaps”, onde você poderá submeter seus sitemaps atualizados. Com uma grande vantagem: você pode fazer a submissão sem necessidade de acessar esta área. Basta digitar o seguinte comando em qualquer navegador: http://webmaster.live.com/webmaster/ping.aspx?siteMap=http://www.tdseries.com.br/feeds/posts/default (substituindo o meu endereço pelo seu).  

 

Yahoo

Yahoo Para ser sincero, a busca através do Yahoo nunca levou nenhum visitante até o TD Séries. Em todo caso, ele também possui uma área para webmasters, que pode ser acessada em http://siteexplorer.search.yahoo.com/submit. Para acessar, você precisa ter uma conta no Yahoo. O mecanismo é bastante similar aos anteriores: cadastre seu site, faça a validação para garantir que você é o dono, submeta seu sitemap regularmente. Vale a pena testar e verificar se atrairá visitantes. Afinal, o trabalho nunca é demais.  

Outros

Cadastrando seu blog nas 3 ferramentas citadas, você já terá feito um excelente trabalho para divulgar seu blog. No entanto, existem muitas outras ferramentas de busca espalhadas pelo mundo. Se você é preciosista e quer tentar cadastrar seu blog também nessas ferramentas, há uma forma para facilitar seu trabalho: sites especializados em enviar seu conteúdo para essas ferramentas, sem ter que entrar no site de cada uma delas. Uma dica importantíssima antes de você utilizar essas ferramentas: nunca, mas nunca mesmo, use seu e-mail “oficial” nelas. Você receberá uma enxurrada de spams no e-mail que você informar no cadastro. Por outro lado, alguns dos mecanismos de buscas só publicarão seu site após você clicar em um link enviado em um e-mail de confirmação, então não adianta colocar um e-mail falso. A solução: crie um novo e-mail, especificamente para utilizar na divulgação de seu site (em meu caso, cadastrei o [email protected]. Isso será útil também para uso em outras formas de divulgação. Abaixo está uma pequena amostra desses sites: http://www.submitexpress.com/submit.html
http://freewebsubmission.com/
http://www.evrsoft.com/fastsubmit/ Próximo artigo: Divulgando seu blog: Sites de links
Artigo anterior: Divulgando seu blog

Divulgando seu blog: Mecanismos de busca
5 (100%) 1 vote[s]

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

44 Comentários

  1. NATUNEEM - DR DOG disse:

    E DAÍ, DIVULGO O MEU BLOG INTERNACIONALMENTE COMO ELES VÃO ENTRAR?

    SE NEM PESQUISAS FAZEM EM PORTUGUES?
    http://dr.dog.vilabol.uol.com.br/

  2. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Eu concordo com você: divulgando nos 3 principais mecanismos de busca (Google, Bing – ex-Live Search – e Yahoo), você já terá feito um ótimo trabalho.

    No entanto, fico surpreso com a quantidade de visitas do exterior que recebo. Não imaginava receber tantas.

    No seu caso específico, por ser um site de venda de produtos e voltado para o mercado nacional, realmente não faz muito sentido divulgá-lo externamente.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  3. xanguinho disse:

    Tinha divulgado meu blog apenas no google ainda, depois dessas dicas irei colocar nesses dois que vc indicou.Valeu pelas dicas.

    abraços fique com Deus

  4. Adelson Smania disse:

    Olá, Xanguinho!

    Divulgando nesses três, você já estará nas principais ferramentas de busca. Note apenas que o Live Search agora é o Bing. A área de webmasters fica em http://www.bing.com/webmaster.

    Um abraço!

  5. André Agui disse:

    é verdae, funciona mesmo!

    http://blogdarua9.blogspot.com/

  6. Adelson Smania disse:

    Oi, André.

    Sim, realmente funciona! risos

    Abraço!

  7. Prof. Eliane Vieira disse:

    Adelson, depois da mudança de domínio, preciso cadastrar o blog novamente no Ferramentas para webmasters ou não?

  8. Adelson Smania disse:

    Olá, Eliane.

    Sim, após a mudança, é necessário cadastrar o blog novamente. Para a ferramenta, trata-se de um novo site.

    Um abraço!

  9. Angelo Márcio disse:

    Olá, Adelson.
    Quando criei meu blog há poucos dias, nem imaginava o quanto teria que dispor de tempo e paciência para cadastrá-lo nos buscadores.
    Muito obrigado pela ajuda.

    Abraço!

  10. Adelson Smania disse:

    Olá, Angelo!

    Muita gente não imagina mesmo que o blog tome tanto tempo. Até é possível você simplesmente escrever os seus artigos e não se preocupar com nada mais. Mas, nesse caso, as visitas serão poucas. Se você quer divulgar seu blog e aumentar seu número de visitas, precisará dedicar algum tempo às tarefas de gerenciamento do blog.

    Mas, o conteúdo é sempre o fator principal para o sucesso de um blog.

    Um abraço e conte comigo para o que eu puder ajudá-lo!

  11. Ernani Maller disse:

    É um bom artigo, bastante didático, ensina muito bem como divulgar um blog, parabéns, Ernani Maller.

  12. Adelson Smania disse:

    Olá, Ernani!

    Obrigado pelos elogios! Espero que a divulgação traga novos visitantes ao seu blog.

    Um abraço!

  13. Natan Lopes disse:

    Olá Adelson Smania!!

    Não sei se você já conhece! mas há também o http://www.datahosting.com.br/divulgador/
    que envia para 321 diretórios 😀

    fiquei conhecendo ele no post: http://www.escoladinheiro.com/2010/01/11/390-diretorios-gratuitos-do-brasil-portugal-e-resto-do-mundo/

    Abraço!!

  14. Natan Lopes disse:

    Adelson, Você sabe me informar porque é tão díficil ser indexado pelo bing, já segui os passos que você indicou, e outros tutorias e nada de meu blog ser indexado ;

    Abraço!!

  15. Adelson Smania disse:

    Olá, Natan!

    Não conhecia o site que você indicou. Vou analisá-lo depois.

    Quanto ao Bing, pelo que verifiquei, todas as páginas do Gerenciando Blog estão indexadas nele (http://www.bing.com/search?q=site:www.gerenciandoblog.com.br). Por outro lado, meu outro blog está com pouquíssimas páginas indexadas. Não fiz nada de diferente de um para outro: apenas me cadastrei na ferramenta para webmasters e enviei meu XML.

    O que tentei fazer agora foi submeter a ele todos os sitemaps que uso no Google Webmaster, em que envio os artigos de 100 em 100. Vou acompanhar para ver se isso melhorará o resultado.

    Um abraço!

  16. Eduardo dos Santos disse:

    ola boa noite eu queria tirar uma duvida com vc eu criei meu blog tem 3dias tambem fiz uma conta no google adsensepara meu blog ser visitado demora muito eu ja eu ja divukguei ele em varios lugares no yahoo no msn live e no google e eu queria saber se é rapido a resposta de visitas e perguntas sobre oq eu posto no meu blog muito obrigado ficarei agaurdando uma resposta sua.

  17. Adelson Smania disse:

    Olá, Eduardo!

    No início, é necessária muita dedicação para divulgar o seu blog até que ele receba um número razoável de visitas. Continue com seu trabalhando, divulgando também em outros blogs e redes sociais e o resultado virá.

    Apenas uma correção: o Google Adsense não auxilia na visitação do seu blog. Trata-se de uma ferramenta para você ganhar dinheiro com seu blog.

    Um abraço e seja sempre bem vindo!

  18. Ola!Gostei do artigo. Sou bastante leiga no assunto e muitas vezes me esbarro com dificuldades que para muitos sao banais.

    Como eu cadastro meu blog no mecanismo de busca ask?

  19. Adelson Smania disse:

    Olá, Fátima!

    Estive pesquisando o help do Ask.com e eles informam que não estão mais aceitando o cadastramento de sites (http://asksupport.custhelp.com/app/answers/detail/a_id/2729/kw/submit).

    Há, nesse mesmo link, algumas instruções para submeter um sitemap ao Ask.com, mas eles dizem não ser uma forma garantida.

    Fiz um teste com meus próprios artigos e vi que eles são mostrados lá, mesmo eu nunca tendo feito nada para submetê-los. Isso significa que o mecanismo do Ask.com é capaz de encontrar os sites a partir de links em outras páginas já conhecidas por eles.

    Um abraço!

  20. CIA BONECAGEM disse:

    Realmente é muito interessante a rapidez com que se consegue divulgação atraves desses mecanismos de busca! Abraço!
    http://ciabonecagem.blogspot.com

  21. Adelson Smania disse:

    Olá!

    O bom posicionamento nos mecanismos de buscas é uma das melhores formas para conquistar visitas ao seu blog. Espero que as informações o tenham ajudado!

    Um abraço!

  22. Maycke Tavares disse:

    Ola!! Vlw.. msm amigo.!

  23. Saulo Souza disse:

    Obrigado pela Força, Eu estaria perdido sem vocês Obrigado Mesmo!!

  24. Pedro Furtado Leite disse:

    Caro Adelson Smania, gostaria de entender porque aumenta automaticamente o numero de visitantes sempre que faço uma postagem em meu blog. Estas visitas não são reais? Obrigado por sua atenção.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Pedro!

      Até certo limite, é natural e esperado que haja um aumento em suas visitas quando você publica um novo artigo. Isso pode ocorrer porque as pessoas assinam o seu feed ou seguem seu blog de outras formas e o acessam quando veem um novo artigo publicado.

      Um abraço!

  25. Pedro Furtado Leite disse:

    O K. Obrigado por sua atenção.
    Mas ,se for possível,
    Gostaria de ter mais informação nesta questão. Acho muito estranho aumentar imediatamente, quase concomitantemente o número de vistantes, sempre que faço nova postagem; e se eu continuar postando, o número vai aumentando sempre proporcionalmente e indefinidamente. Grato. Pedro.

  26. Pedro Furtado Leite disse:

    Caro Adelson Smania, se me permite voltar ao assunto, gostaria de saber se há diferença entre quantidade de pageviews e quantidade de visualizações? (são duas situações diferente, no blog).
    Pergunto por que observo grande diferença entre os valores destes títulos.
    A quantidade de pageviews associada ao nome do Blog (YOUCAT – APOSTANDO NA JUVENTUDE…) é grande e aumenta conforme o aumento do número de postagem; entretanto, a quantidade de visualizações das postagens é significativamente inferior e não aumenta tanto com as postagens, o que me leva a crer que há algo de errado com esta estatística. Teria relação com os anúncios, propagandas marginais? Seria algo relacionado a invasão de racker?. Desculpe, não queria mas, acabei me alongando demais. Abr. Pedro.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Pedro!

      PageViews e Visualizações de Páginas são, normalmente, a mesma coisa.

      Para eu tentar responder melhor à sua pergunta, em qual ferramenta você está acompanhando essas informações? Pelo próprio Blogger, pelo Google Analytics ou outra ferramenta?

      Um abraço!

  27. Pedro Furtado Leite disse:

    Bom dia caro Adelson,
    Informo que acompanho as estatísticas pelo próprio Blogger. Abraço!

  28. Cleber Moura disse:

    Cara fantástico, muito bom ler isso, vou por pra funcionar agora mesmo. Valeu pelas dicas

  29. Jocilene disse:

    Olá Adelson!

    Primeiramente quero parabenizá-lo pelo blog. Está me ajudando muito neste início. Suas dicas são valiosíssimas!!!

    Tenho um blog, que iniciei há poucas semanas. Ele será um complemento da loja virtual que estou montando. Será um local para divulgação dos meus produtos e também para falar um pouco de tudo.

    Fiz o blog inicialmente no WordPress porque o nome que eu queria estava disponível lá. Logo de cara percebi que não dava para mexer muito na configuração do blog e fui procurar ajuda na rede. Foi quando encontrei seu blog e vi a facilidade do Blogger. Fiz o blog do jeitinho que queria (estou fazendo ainda né?).

    Só que uma coisa me intriga. Lendo seus artigos vejo que devemos fazer várias ações para que o Google reconheça meu blog e apareça nas buscas. Quase tudo que você ensinou até aqui eu fiz e ainda assim não aparece nada referente meu blog nas buscas, porém o blog lá do WordPress, o primeiro que fiz aparece logo na primeira página de busca do Google. Lá não fiz nada!!! Só criei o blog e fiz 3 posts e depois disso iniciei novamente pelo Blogger. Fiz os mesmos posts e acrescentei mais outros. Por que isso??

    Agradeço desde já sua atenção!

    Um abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Jocilene!

      O Google pode ser capcioso nos resultados que ele mostra a você. Veja o que escrevi no artigo Como ficar em primeiro lugar no Google.

      Quanto ao outro blog não aparecer nas buscas, o mais importante é você conquistar links para ele. É isso e a qualidade dos textos que você escreve que mais impacto têm para o Google.

      Algo que comprovei é que seu blog já aparece nos resultados do Google. Veja isso clicando neste link.

      Um artigo que será bem útil para você é este: 15 dicas de SEO do Google para iniciantes

      Um abraço e seja sempre bem vinda!

  30. Renato disse:

    Ótimo post!

    Ele me foi muito útil!

    Assim que eu criei esse blog ,eu logo o submeti no google para que ele fose indexado. Em 3 dias , o meu blog já estava indexado.

    Abraços!

  31. Fabio Alves disse:

    fiz a indexação nesses mecanismos de buscas e realmente me ajudou muito. Existem outros motores de busca que são muito difíceis de indexar o site como por exemplo: Yandex e Baidu, um é russo e outro chinês

  32. josivaldocunha disse:

    Gostei muito das dicas parabéns!

  33. Catia Ferreira disse:

    adorei as dicas!
    estou montando um blog :emagrecereganharmassa.blogspot.com.br

  34. Beto Webner disse:

    Funciona mesmo!!!! Vale a pena. cadastrei meus sites http://www.freituckcestas.com.br e http://www.multinstalador.com.br e as visitas decolaram!

  35. Juliana Scherloski disse:

    Gostei muito das dicas.
    Ainda sou meio inexperiente no assunto, li um pouco a respeito do black hat. Se eu usasse estes mecanismos de busca não correria esse risco e acabaria sofrendo uma punição do google? Grata por tudo.

  36. Tânia Rocha Tutoriais e Receitas disse:

    Amigo, adorei a matéria, muito obrigada pela ajuda.

  37. Tânia Rocha Tutoriais e Receitas disse:

    Muito obrigada ajudou bastante

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.