divulgação Camila Fiori

Divulgando seu blog: Parcerias

Mais um artigo da série Divulgando seu blog, desta vez tratando sobre parcerias. A parceria, ou troca de link, como alguns chamam, consiste em convencer o dono de outro blog a publicar um link para o seu, enquanto você faz o mesmo no seu blog. Normalmente, o local onde será publicado o link é chamado de “blogroll” ou “lista de blogs”. Assim, trata-se de uma via de duas mãos, pois ambos os blogs seriam beneficiados. Como citei no artigo Divulgando seu blog: Comentários em outros blogs, existe um benefício duplo nesse tipo de divulgação: além de você receber visitas de leitores do outro blog que venham a se interessar pelo seu, os links serão considerados pelo Google e outros mecanismos de busca para pontuar seu blog. No entanto, este segundo benefício só será alcançado caso o outro blog não utilize o recurso do “nofollow”. Se você desconhece ou quer mais saber mais sobre o “nofollow”, leia meu artigo no TD Séries. Para ter sucesso na obtenção de parcerias, cito algumas dicas importantes:

  1. Cuide de seu blog – Antes de sair pelo mundo buscando parcerias, cuide de seu blog. Da mesma forma que na vida real, você está vendendo um produto e precisa torná-lo atraente para seus clientes potenciais. Com certeza, antes da outra pessoa aceitar sua parceira, ela visitará seu blog, para analisar se a troca valerá a pena. Escolha um template interessante e capriche nos posts.
  2. Acumule conteúdo – Também antes de propor uma parceria, acumule conteúdo em seu blog. Quanto menos conteúdo você tiver, menor a chance de conseguir uma parceria. É sabido que muitos blogs são abandonados pelos seus proprietários antes mesmo de completar um mês de existência. Assim, vale a pena fazer seu “dever de casa”, preparando uma boa quantidade de posts de qualidade, antes de se oferecer a outros blogs.
  3. Tenha bom senso – A parceria precisa ser boa para ambos os blogs. Se você está começando agora, dificilmente conseguirá parceria com um blog que já tem centenas de visitas diárias, porque esse blog teria pouco ou nenhum benefício. Assim, procure quem está também começando agora, pois a parceria beneficiará a ambos. Com o tempo, você estará apto a buscar parcerias maiores.
  4. Procure blogs com mesmo tema – Normalmente, é mais fácil conseguir parcerias em blogs que tratem de assuntos similares ao seu. Isso porque o visitante desse site normalmente se interessará também pelo seu conteúdo.
  5. Procure seus amigos – No início, você terá mais dificuldades em encontrar quem queira fazer parceria com você. Por isso, é normal recorrer aos amigos que já tenham blog. A amizade pode contar pontos nessa hora e ajudar na aprovação.
  6. Cuidado com suas escolhas – Da mesma forma que uma parceria pode beneficiá-lo, ela também pode prejudicá-lo. Dependendo do assunto de seu blog, você pode não querer vê-lo associado à pirataria, pornografia ou conteúdo ilegal. Sempre digo isso, mas não é uma crítica: se você tem um site com esse conteúdo, é normal buscar parceria em sites similares.
  7. Não peça a parceria em comentários – Embora muitos façam isso, é deselegante colocar um post no blog desejado solicitando a parceria. É mais “profissional”, por assim dizer, entrar em contato direto com o dono do blog, solicitando a parceria. Normalmente, os blogs possuem uma área para contato ou trazem o e-mail do proprietário. Quando for escrever, tenha novamente em mente a imagem do produto que você quer vender: indique seu endereço, descreva seu blog, fale sobre como a parceria trará benefício mútuo.
  8. Seja moderado – Um blog com dezenas de links de “parceiros” nem sempre é um bom blog. Assim, seja seletivo e só faça parcerias com blogs que realmente lhe trarão benefício.

Isso tudo dito, um último alerta: a troca de links não é vista com bons olhos por todos. Existem blogueiros conceituados que insistem que só precisa pedir links quem não tem um bom blog. Um bom artigo tratando sobre isso pode ser lido em http://viamaolotado.com/parcerias-entre-blogs/. Leia e tome sua própria decisão. Próximo artigo: Divulgando seu blog: RSS
Artigo anterior: Divulgando seu blog: Comentários em outros blogs

 

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

41 Comentários

  1. O BLOG DO SEU PC disse:

    Muito esclarecedor este post, meus parabéns! Algumas destas dicas já utilizo intuitamente.

  2. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Realmente, algumas das dicas são mesmo naturais, e acabamos seguindo-as quase sem esforço. Mas, espero que o texto tenha lhe sido útil.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  3. Tudo de Bom disse:

    Muito bacana sua matéria , meu blog tem 1 mês e eu fico temerosa em parecer incoveniente ao pedir parceria a outros sites, justamente por ainda ter poucas visitas, portanto oferecer assim poucos benefícios, mas do contrário como aumentar minhas visitas?
    Enfim, valeu!
    Abraços.

  4. Adelson Smania disse:

    Olá!

    No começo é realmente um pouco complicado conseguir parcerias. Dependendo do tema do seu blog, isso pode ser mais fácil ou mais difícil.

    Mas, se você fizer um bom trabalho e conseguir a divulgação por outros meios (o artigo Divulgando seu blog dá outras dicas), chegará o momento em que outros blogs oferecerão parceria a você. A dica é: nunca desanime!

    Um abraço e obrigado pela visita!

  5. Tudo OK disse:

    Valeu pelas dicas, serao muito uteis para o desenvolvimento de meu blog. http://www.tudo-ok.blogspot.com

  6. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Torço pelo sucesso do seu blog.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  7. Filipe disse:

    Muito bom este blog conteúdo muito esclarecedor!

  8. Felipe Pedrosa disse:

    Nossa queria começar com amigos mas ninguem tem blog u.u

  9. Adelson Smania disse:

    Olá, Felipe!

    Mesmo não tendo amigos que possuam blog, você pode propor parceria a outros blogs, especialmente àqueles que tenham um conteúdo similar ao seu.

    Um abraço!

  10. Anônimo disse:

    Olá!
    O meu blog é novo e eu recebi uma mensagem se eu queria parceria… o seu post me ajudou muito!!

    Mas eu queria saber se precisa dar e-mail, senha do blog ou alguma coisa para que aconteça a parceria…

    Brigada desde já!!

  11. R.L.F. Veículos disse:

    Valeu pelas dicas,agora vou divulgar meu site

  12. Adelson Smania disse:

    @Anônimo: Para fazer uma parceria, você não precisa fornecer seu e-mail ou senha para o parceiro. Somente é necessário dar a ele o endereço do seu blog ou o código do seu banner, caso você tenha um.

    @RLF: Espero que a divulgação e as parcerias o ajudem a ter mais visibilidade na web.

    Um abraço!

  13. augustojpascoal disse:

    As parcerias são bem vindas quando ambos os sites ou blogs referem o mesmo tipo de assuntos, nesse caso a Google pontua mais. Neste meu post: http://dinheiroaganhar.webnode.pt/news/parcerias/ também falo das parcerias e vou levar do seu site dois links para o meu artigo. Isto vai constituir uma mais valia para ambos caso este meu comentário seja aprovado. Obrigado.

  14. Adelson Smania disse:

    Olá, Augusto!

    Você tem razão: os links vindos de sites com assunto similar dão melhor resultado.

    Um abraço!

  15. Anderson disse:

    O texto é muito bom e bem explicativo, e também acho que parcerias com sites similares ao seu trazem mais visitas.

    Abraços! Anderson

  16. Adelson Smania disse:

    Olá, Anderson!

    Concordo com você: quando os sites tratam de assuntos similares, a parceria tem mais efeito.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  17. Central concuros disse:

    Valeu cara, você me ajudou muito, a parceria tem mais efeito quando o assunto entre afiliados são similares.

    Obrigado!!!

  18. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Isso é verdade: quando os assuntos são similares, a chance de um blog levar visitas para o outro é mesmo bem maior.

    Um abraço!

  19. Margareth Dortz disse:

    Essas informações foram valiosas, principalmente para uma blogueira iniciante como eu. Parabéns pela iniciativa de escrever a esse respeito!

  20. Adelson Smania disse:

    Olá, Margareth!

    Fico muito feliz em poder ajudar – especialmente quem está começando, como você. Espero que encontre aqui outras dicas úteis para seu blog.

    Um abraço e seja sempre bem vinda!

  21. Anônimo disse:

    Eu criei meu blog há 1 mes,e esse artigo ajudou bastante,obrigado!

  22. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Fico feliz que o artigo o tenha ajudado! Espero que encontre aqui no Gerenciando Blog outras dicas para apoiar o seu blog.

    Um abraço e seja sempre bem vindo!

  23. Carlos Marcelo Ribeiro disse:

    Olá Adelson,

    Gostaria de parabenizá-lo pelos excelentes artigos, pois estão sendo de grande ajuda para a melhoria de meu blog.

    Muito obrigado.

    Carlos
    http://biophotos.webs.com/

  24. Adriano Luz disse:

    Olá, Carlos!

    Obrigado pelos elogios! Fico feliz que estejam sendo úteis para você.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  25. Equipe PemOnline disse:

    Muito bem elaborado o artigo, muito bom, aliás, este site sempre muito útil em questões de gerenciamento de blogs, continue assim, ajudando sempre muitos blogueiros, parabéns!

  26. Liana Uehara disse:

    Muito obrigada pelas dicas Adelson! Há 4 meses escrevo um blog e ele está começando a crescer. Estou empolgada com os resultados e por isso, estou pensando em iniciar uma parceria em breve. Suas dicas foram muito úteis! Parabéns pelo blog!

    Liana
    http://1001dicasdeartesanato.wordpress.com/

  27. Rodrigo Lenz disse:

    Muito boas as dicas, vou botar em pratica

    Rodrigo
    http://ideiainusitada.blogspot.com.br/

  28. Blog Mídia disse:

    Olá! Como pedir corretamente uma parceria a um site, para que o mesmo aceite?

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Não há uma regra para isso. Mas, há algumas dicas que você pode seguir:

      – Dificilmente você conseguirá parceria com um blog muito maior que o seu. Isso porque a parceria precisa ser algo em que ambos ganhem.

      – Avalie se o blog já tem uma Política de Parcerias. Se tiver, é mais fácil saber o que você precisa fazer.

      – Ao entrar em contato, mostre porque a parceria será benéfica para o outro blog. Dê informações reais sobre seu blog para permitir a avaliação.

      Um abraço!

  29. JullyanaOliveira disse:

    Muito boas as dicas, vou seguir e tentar crescer com meu blog ^^

  30. Blog Leonardo disse:

    realmente é uma boa maneira de divulgar um blog.

  31. Vinícius Alves Rebeque disse:

    Olá Adelson, ótimo post e ótima série por sinal.

    Minha dúvida é: Como encontro parcerias convenientes para meu nicho? Digo uma busca no Google, que me ajude a encontrar os concorrentes que poderão ser meus futuros parceiros.
    Um exemplo: Site:meusite.com Similar da área: Saúde
    Resultado: Lista de sites da área da saúde.

  32. francisco júnior disse:

    Muito bom adicionei nos meus favoritos.

  33. Keyla Sorene disse:

    Muito obrigada pelas dicas… Ja´que o meu blog é novinho e eu tenho muitas duvidas ainda!

  34. Fabio Alves disse:

    obrigado Adelson, eu estou a cada dia que passa deixando meu blog mais profissional, para então, procurar parcerias.

  35. Sthefanny Loredo disse:

    Adorei as dicas, obrigada!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.