Scroll Top

Hospedagem - 728 x 90

Sem categoria

Divulgando seu blog

Situação típica de quem está começando um blog: você escolheu cuidadosamente o nome de seu blog, para facilitar a memorização. Encontrou um tema legal, que deu um visual bacana e atraente. Caprichou nos posts, pesquisando o assunto, escrevendo cuidadosamente, corrigindo a ortografia e a gramática antes de publicar. Ou seja: tomou todos os cuidados que poderia tomar e agora espera ansiosamente pelas visitas. Colocou um contador para acompanhar quem está chegando, mas ele permanece imóvel. A cada 5 minutos você aperta F5 para atualizar e nada. “O que fiz de errado?”, você pensa. “Cadê os visitantes?” Tenho duas notícias para você, uma boa e outra ruim. A boa é que isso é completamente normal no início, então relaxe. A ruim é que, se você não tomar nenhuma ação, os visitantes não virão até seu blog. Ou seja: você tem bastante trabalho pela frente! Existem muitas formas para divulgar seu blog. Muitas mesmo! Desde as mais simples até as mais complexas – e a eficiência de cada uma delas também varia bastante. Neste primeiro artigo, vou apenas citar rapidamente cada uma desses meios de divulgação, sem entrar em muitos detalhes. Posteriormente, voltarei a tratar com mais detalhes os itens que mereçam uma explicação maior. Vamos às dicas!

  1. Mecanismos de buscas – Os sites de busca (o Google, em especial) são sempre ótimas – talvez as melhores – fontes de tráfego para seu blog. Assim, vale a pena investir tempo nessa divulgação. O Google tem uma área específica para isso, as “Ferramentas para webmasters”, que já foram tratadas numa série de artigos aqui no Gerenciando. Se você ainda não leu, leia os artigos, pois eles contêm dicas valiosas para auxiliar o Google a encontrar seu site. Quanto aos outros, é interessante divulgar também no Live Search, da Microsoft (http://webmaster.live.com/) e no Yahoo (http://siteexplorer.search.yahoo.com/submit).
  2. Sites de links – São sites especializados em receber indicações e divulgar links. Não há nada de errado em divulgar links de seu próprio blog! Pelo contrário: estes sites são também ótimas fontes de tráfego e podem dar aquele “empurrãozinho” para tornar seu blog famoso. É necessário cuidado especial com os links que você enviará: normalmente eles passam por uma seleção, e só os melhores são divulgados. Os dois sites mais tradicionais para essa divulgação são o Ueba e o Ocioso. Outra iniciativa mais recente e bastante interessante é o Link-me, do blogueiro Marcus Aragão.
  3. Comentários em outros blogs – Esta opção é fantástica e deve ser utilizada com exaustão. Visite sempre e comente outros blogs, especialmente aqueles que têm afinidade com o seu. Ao comentar, sempre coloque o endereço de seu blog – quase todos os blogs possuem hoje o campo “site” ao postar um comentário.
  4. Parcerias – Entre em contato com proprietários de outros blogs e sugira uma parceira: você coloca um link para o blog dele e vice-versa. É outra ótima forma de gerar tráfego para seu blog. Quanto mais visitado for o outro blog, melhor – mas, normalmente será mais difícil convencer o outro lado da parceria.
  5. RSS – O mecanismo de RSS permite que os posts de seu blog sejam lidos sem a necessidade de acessar sua página. Isso pode ser feito, por exemplo, através de ferramentas como o Google Reader, o Microsoft Outlook ou o Internet Explorer. As próprias plataformas de blogs, como o Blogger, já possuem mecanismo automático de RSS.
  6. Diretórios de blogs – Tratam-se de sites onde você cadastra seu blog, normalmente dentro de uma categoria específica. Alguns bons exemplos são o BlogBlogs, o BlogGeral, o diHITT – estes em português – e o Technorati e o Blogarama – em inglês.
  7. Orkut – Existem diversas formas de divulgar seu blog no Orkut: coloque link em seu perfil, crie uma comunidade para seu blog, convide os amigos a participar dela, envie mensagens com as novidades. Mas, isso tudo deve ser usado com moderação, ou você acabará virando um “spammer”, tachado de chato e tendo o efeito inverso.
  8. E-mail – Assine todos os seus e-mails com seu nome e o endereço do blog. A forma mais simples é deixar apenas um link para o blog, mas existem mecanismos que permite colocar um “banner rotativo” com os últimos posts de seu blog.
  9. Divulgação pessoal – Conte para todos que você tem um blog, especialmente para as pessoas que têm afinidade com o assunto. Aqui, valem amigos, familiares, colegas de trabalho e quaisquer outras pessoas que compartilhem seu interesse. Mais uma vez, cuidado para não exagerar! A empolgação inicial sempre é grande e é fácil ultrapassar o limite.
  10. Messenger (MSN)– Ao invés de colocar frases bonitinhas ou a tiração de sarro do time do amigo no Messenger, coloque algo como “Visite www.tdseries.com.br”. Acredite, isso funciona. Da mesma forma, é possível também configurar seu Messenger para que os posts de seu blog apareçam no rodapé dos seus amigos.

Agora, a dica mais valiosa, sem a qual nenhuma das anteriores dará resultado: mantenha um blog de qualidade. Isso significa: postar sempre, postar com qualidade, postar com originalidade. Esse tripé é a chave do sucesso para seu blog. É simples: se 1000 pessoas forem atraídas para seu blog, mas não gostarem do que virem, elas nunca mais voltarão. Se gostarem, não só voltarão, como também o indicarão para outras pessoas. E a última dica: seja persistente. Podem demorar semanas ou meses para que você tenha um número significativo de visitantes. Enquanto isso não acontece, não desista das dicas acima. E continue sempre postando. Se seu trabalho for bem feito, mas cedo ou mais tarde, você alcançará o sucesso. Próximo artigo: Divulgando seu blog: Mecanismos de busca

Classifique este post


De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

Sobre o autor | Website

Especialista em Marketing Digital, presta Consultoria e auxilia diversos clientes. Amante por blogs, é responsável pela administração dos blogs Afiliados na web, Gerenciando Blog e Mundo Blogger.

70 Comentários

  1. Marcus Aragão disse:

    Adelson,

    Parabéns pelo post! Ele orienta quem está iniciando na blogosfera, incentiva blogar com qualidade e, acima de tudo, mostra que precisamos ser persistentes.

    Obrigado pela referência ao Link-Me.

    Abraços,
    Marcus Aragão

  2. Adelson Smania disse:

    Obrigado pela visita e pelo comentário, Marcus!

    Sempre digo que você me deu um grande incentivo desde que entrei nesse “mundo”, ao me apresentar o projeto do “Link-me”, que continuo visitando sempre.

    Um abraço e continue com seu ótimo trabalho!

  3. IDEAL CRED disse:

    Post muito importante, já coloquei seu blog nos meus favoritos obrigado pelas dicas!

    Ideal Soluções Financeiras
    Credito Consignado
    http://idealcred.blogspot.com

  4. Adelson Smania disse:

    Fico feliz que o post o tenha ajudado! Volte sempre. Continuo colocando dicas para ajudar a quem precisa divulgar e gerenciar seu blog.

  5. Download CD Mp3 Baixar grátis de graça www.com.br musica disse:

    ótimo post, um dos melhores que já li sobre o tema divulgação!

    http://treisdent.blogspot.com/

  6. Adelson Smania disse:

    Obrigado! Espero que essas dicas sejam úteis para você divulgar seu trabalho!

    Um abraço!

  7. Cecília disse:

    Muito boa essa série de posts.
    Ainda não conhecia o bloggeral, agora já vou me cadastrar.
    Já pensou em divulgar seu blog no Yahoo Respostas, ele sempre manda bastante leitores para meu blog.
    Veja como:
    http://www.informaticadesvendada.com/2009/04/divulgue-seu-blog-no-yahoo-resposta.html

  8. Adelson Smania disse:

    Oi, Cecília!

    Gostei muito do seu artigo. Nunca havia pensado no Yahoo Respostas como forma de divulgação de blog.

    Vou testar esse mecanismo. Caso dê bom resultado, escreverei a respeito, citando seu artigo como fonte.

    Obrigado pela contribuição e um abraço!

  9. Online na web disse:

    Olá, Você mandou muito bem neste artigo, parabéns, pois um blog que não é divulgado dificilmente receberá visitantes.
    Abraços

  10. Adelson Smania disse:

    Obrigado pelo seu comentário! Realmente, as visitas só chegam quando você divulga seu trabalho, especialmente no início. Depois que você tem um público fiel, elas acabam vindo naturalmente.

    Um abraço!

  11. magno disse:

    muito legal esse post esta m ajundando bastante!!

    Mais dem uma conferida nesse link é para os q procuram aqla rendinha extra tao famosa nos sites d busca,
    nao é grande coisa mais esta dando certo pra mim, vale apena conferir!
    http://magnoinfo.blogspot.com/

  12. Adelson Smania disse:

    Olá, Magno!

    Que bom que o posto o esteja ajudando.

    Um abraço!

  13. Adelson Smania disse:

    Olá, Leandro!

    Que bom que tenha tomado essa atitude! Eu falo sobre isso em meu outro artigo, Como conseguir comentários em seu blog.

    Só recomendo a moderação quando você começar a receber muitos spams. Caso contrário, o melhor é manter os comentários abertos. Acredite: o usuário sente muito mais satisfação quando já vê seu comentário publicado.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  14. Arteira disse:

    Cara… Eu te amo!!! Ou melhor, amo teu blog… rsrs.
    Digamos que ele seja minha 'Bíblia' do blog… Não é o primeiro assunto que pesquiso E ENCONTRO RESPOSTAS no seu blog. Parabéns mesmo! E, pelo amor de Deus, 'não deixe seu blog morrer' 🙂

  15. Adelson Smania disse:

    Olá, Arteira!

    Que ótimo que goste tanto assim do Gerenciando Blog! Fico mesmo muito feliz quando percebo que as pessoas encontram aqui o que procuram.

    E, pode deixar, o GB continua mais vivo do que nunca! 🙂

    Um abraço e obrigado pela visita!

  16. Mariana Mauro disse:

    Adorei suas dicas!
    Ótimos posts… Textos bem explicados e com ótimo conteúdo!
    Obrigada por compartilhar!!
    Bye!

    http://jovempornatureza.blogspot.com/

  17. Adelson Smania disse:

    Olá, Mariana!

    Fico feliz que tenha gostado das dicas! Seja sempre bem vinda aqui!

    Um abraço e obrigado pela visita.

  18. Izzy Q disse:

    adorei as dicas vou seguilas todas
    e colocar seu blog nos meus favoritos 😀
    http://ohomem21.blogspot.com/

  19. Adelson Smania disse:

    Olá, Izzy!

    Que bom que tenha gostado das dicas. Espero que volte sempre e encontre outras dicas interessantes!

    Um abraço!

  20. val disse:

    bom dia, sou blogueira novata, estou caminhando… e graças a Deus existem pessoas como você ,pessoas dispostas a dar aquela força!
    Porque quando você escreve algo, escreve para alguém, se não tenho visitas, escreverei para quem? não é mesmo?
    A dica é ótima , muito obrigada mesmo
    Tenha um lindo dia, fica com Deus
    Faça-me uma visitinha e vou adorar a sua crítica, seja ela qual for, para mim será construtiva, de muito valor .
    http://ocantinhodaval.blogspot.com

  21. Adelson Smania disse:

    Olá, Val!

    Eu que lhe agradeço pela visita e por seus comentários! Espero que elas sejam úties para divulgar o seu blog.

    Um abraço!

  22. Vampira Dea disse:

    Aqui merece muitas visitas generosidade em dicas e qualidade, parabéns, voltarei sempre para beber da fonte.
    Aproveitando Um convite: essa semana no Dea e o Mundo textos inéditos de autores convidados, sobre a mulher,em vários estilos de trabalhos, fotos, contos, poemas, tirinhas, venha conferir.
    Um beijão.A cada dois dias trabalhos novos.

  23. Adelson Smania disse:

    Olá, Dea!

    Que bom que tenha gostado das dicas! Espero que volte sempre!

    Um abraço e obrigado pela visita!

  24. Fábio disse:

    Obrigado pelas dicas, serão muito úteis.

    Um abraço.

  25. sanndy disse:

    Olá que belo blog , também tenho um para ajudar os blogueiro mas não chega nem aos calcanhares do seu que esta m a r a v i l h o s o
    parabéns e deixo aqui o meu para darem uma olhada esta muito bom também
    http://sanndy-netblog.blogspot.com
    beijos a todos

  26. Adelson Smania disse:

    Olá, Sanndy!

    Obrigado pelos seus elogios! E desejo muito sucesso para o seu blog.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  27. Dicas variadas na Web disse:

    Boa dica! Estou usando o Alexa também. 🙂

  28. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Que bom que tenha gostado das dicas! O Alexa também é um mecanismo que vale a pena ser estudado. Escrevi recentemente dois artigos sobre ele, Alexa Rank – Vida Além do PageRank e Alexa Rank – Analisando as Estatísticas.

    Um abraço!

  29. Paula disse:

    Antes de tudo queria te agradecer
    este post me ajudou muito a entender que fazendo um blog com qualidade e paciência os leitores virão naturalmente

    só queria aproveitar e divulgar o meu…
    http://botaprapensar1.blogspot.com

    valeu mesmo.

  30. Adelson Smania disse:

    Olá, Paula!

    Que bom que tenha gostado do artigo! Espero que ele a ajude a trazer mais visitas para o seu blog.

    Um abraço!

  31. eCurrículo.net disse:

    Valeu a dica do Ueba e do Ocioso !!!

  32. Renato disse:

    Belo conteúdo e boas dicas! Trabalho com Marketing Multinivel e meu blog está direcionado à esta atividade, então quanto maior for a divulgação, maiores poderão ser os rendimentos! Quem tiver interesse e quiser conhecer o nosso projeto, basta acessar: http://multinivelmilionario.blogspot.com

  33. cienciasepoemas disse:

    Adelson,

    Parabéns pelo seu trabalho, que me tem sido muito útil, já que iniciei meu blog – que não tem fins lucrativos – há apenas 3 semanas. Ontem mesmo tive um artigo aprovado pelo Ocioso e recebi quase mil visitas, mas infelizmente ninguém comentou ainda no meu blog. Guardarei o link de seu artigo sobre como conseguir comentários para o blog para quando eu tiver tempo para ler.
    Um abraço e sucesso,
    Sérgio

  34. Adelson Smania disse:

    Olá, Sérgio!

    Parabéns pela conquista! O Ocioso é uma das melhores fontes de visitas! Quando um artigo é publicado lá, realmente isso traz muitos visitantes.

    Mas, é natural que esses visitantes não comentem. É uma questão de perfil de quem acessa os agregadores. Mas, com certeza uma parcela desses visitantes gostou do seu blog e voltará mais vezes.

    Um abraço!

  35. Fábio C. Martins disse:

    É, esse tripé é o essencial.
    99% de trabalho e 1% de talento.

    Estou seguindo todas as dicas, e com vontade!
    Abraços

  36. Adelson Smania disse:

    Olá, Fábio!

    Você tem razão: muitos não imaginam que manter um blog dá tanto trabalho! Mas, é um trabalho que vale a pena, pois realmente traz retornos interessantes.

    Um abraço e sucesso para você!

  37. Camisadeiz disse:

    Caraa, simplesmente sensacional esse site, gostei muito dos toques que tem aqui viu, acho que vai contribuir muito pro Blog q eu e uns amigos fizemor ir para frente …
    Abraços

  38. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Obrigado pelo elogio! Espero que os artigos os ajudem a ter sucesso com o seu blog!

    Um abraço e obrigado pela visita!

  39. KELI CRISTINA disse:

    É tão antigo esse teu post, e tão atual pra mim…Tô quebrando minha cabeça pra divulgar meu blog, fazer com que apareçam palavras chaves no google…aiaiai, não tá fácil…

  40. Adelson Smania disse:

    Olá, Keli!

    Fico muito feliz que o artigo, mesmo antigo, a tenha ajudado! As dicas para divulgação não mudaram quase nada deste que escrevi este texto. Assim, pode segui-las que darão resultado.

    Dará trabalho, mas o resultado compensará.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  41. Fênix eternamente disse:

    Obrigado servirá de base para meu blog, que to começando agora.

    fenixeternamente2.blogspot.com

    a saga de amigos superdotados.

  42. Adelson Smania disse:

    Olá, Fênix!

    Espero que as dicas realmente ajudem a divulgar o seu novo blog. O início é a fase mais complicada! Mas, com trabalho e dedicação, você conseguirá.

    Um abraço e seja sempre bem vindo!

  43. Ronan disse:

    Já vi blog usando link patrocinado para divulgação. As dicas são boas.

  44. Adelson Smania disse:

    Olá, Ronan!

    Um link patrocinado também é uma forma eficiente para divulgação. O único detalhe é que, diferente das demais, ela envolve custos.

    Um abraço!

  45. Marcelo Saint disse:

    Adorei mais uma vez a postagem, mas fiquei com uma dúvida em relação à décima dica. Você poderia explicar mais detalhadamente como é feita a configuração do msn para que o blog apareça nos rodapés dos meus contatos?

    Obrigado e sucesso!

  46. Adriano Luz disse:

    Olá, Marcelo!

    Clique sobre o título da décima dica (Messenger (MSN)). Você será levado a um artigo contendo todos os detalhes para realizar a configuração.

    Um abraço!

  47. Felipe disse:

    ótimas dicas cara, muito obrigado. abraço.

  48. Adriano Luz disse:

    Olá, Felipe!

    Fico feliz que tenha gostado! Seja sempre bem vindo!

    Um abraço!

  49. Regina Del Buono disse:

    Adelson, boa tarde!
    seguindo seus conselhos, estou pondo em prática algumas das muitas dicas que vc menciona neste post, como sempre, em linguagem simples e objetiva, vc é bom mesmo nisto (e não digo somente pela atenção e dicas), mas é que o conteúdo é interessante mesmo.
    acabei de receber elogios de uma amiga mt querida, qd informei que eu fiz td sozinha, sempre baseada em seus artigos.
    super abraço, sucesso sempre!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Regina!

      As dicas deste artigo realmente são simples de ser seguidas, embora exijam tempo e dedicação. Mas, elas são realmente eficiente para divulgar o seu blog e os seus artigos.

      E fico feliz em saber que você já esteja recebendo elogios por isso!

      Um abraço e sucesso para você!

  50. Lidiane Franqui disse:

    Olá Adelson,

    Muito pertinentes suas dicas. O trabalho de divulgação do blog precisa ser feito constantemente, mas no início ele é vital!

    Um grande abraço e obrigada! =)

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Lidiane!

      A divulgação constante é mesmo fundamental! Como você bem disse, no início é imprescindível. De outra forma, as pessoas nunca conhecerão nosso blog.

      E, mesmo quando o blog se torna mais conhecido, ainda é importante persistir nessa prática, para sempre conquistarmos novos visitantes.

      Um abraço!

  51. Renato Augusto disse:

    Parabéns pelo artigo, segui TODAS as dicas, vamos ver….

  52. Casa da Rê etc e tal... disse:

    ótimo artigo, não conhecia não, cheguei aqui por acaso, pelo google mesmo, estou lendo os outros artigos, com certeza ajudará
    abs
    Renata

  53. wesley dos santos disse:

    Pois ja que ele pede para postar um comentario e o seu blog ta ai o meu, criei ta com dois dias e para eu aprender tudo sobre o meu blog eu leio tudo aki, uma fonte boa que vcs tem. Obrigado.e e meu Blog : adamlevinebrazil.blogspot.com

  54. Kátia Ferreira disse:

    Adelsom, gosto muito de suas dicas,tem me ajudado muito! Gostaria muito que me tirasse uma duvida! Hoje existe site como addmefast.com e curtidores.com que ajuda aumentar o numero de seguidores no seu Blog, você indica esse serviço para quem esta começando?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Kátia!

      Que ótimo saber que está gostando das dicas!

      Não indico nenhum serviço que prometa visitas ou seguidores automáticos. Além de não servirem de nada (já que os números não serão reais), você ainda poderá prejudicar o seu blog.

      Vale mais a pena continuar fazendo um bom trabalho e aumentar esses números de forma consistente e real.

      Um abraço!

  55. Wagner disse:

    Amigo, estou lendo e relendo seu blog insistentemente tentando encontrar formas de ingressar meu blog na indexação do Google. Mesmo pesquisando o site direto não o encontro na base de dados. Como dar o primeiro passo? Tenho tentado tudo que está acima, mas nem se trata uma questão de aumentar as visitas e sim começar, participar da pesquisa do Google. Pode me dar uma luz?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Wagner!

      Seu blog já está no Google! Faça a consulta site:solocimento.blogspot.com e comprove.

      Algo que você pode fazer para garantir que todos os seus novos artigos sejam indexados rapidamente é realizar o procedimento mostrado no artigo Ferramentas do Google para Webmasters: Sitemaps.

      Um abraço!

    • Wagner disse:

      Ahhh Adelson, caramba! Tava procurando com o ".br" no final, fiquei todo dia pesquisando achando que não ia ingressar nunca!

      Eu fiz essa dica do SiteMaps também, usei aquela opção de informar o XML de RSS. Mais uma que aprendi aqui!

      Só posso te agradecer, existe um universo dentro desse paradigma de blogs e mesmo para quem está acostumado com desenvolvimento, é tudo muito amplo! Parabéns pelo seu blog, utilidade pública!

      Obrigado mais uma vez.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Wagner!

      A questão do .BR no final é um detalhe pequeno, que passa mesmo desapercebido. Essa confusão começou a ocorrer quando o Blogger adicionou o sufixo do país aos domínios.

      E faço sempre o possível para escrever os artigos de forma que sejam acessíveis a todos, independente de seu conhecimento.

      Um abraço e seja sempre bem vindo!

  56. BR-21 TURISMO disse:

    Dicas excelentes neste artigo. Aliás o blog é muito interessante para quem já possui ou está em vias de possuir um blog. Estou finalizando o meu blog e pretendo colocá-lo no ar em breve, por isso achei muito importante as dicas para divulgação. http://www.solteiroviajante.com.br

  57. Fabio Alves disse:

    Eu estou utilizando agregadores de links e diretórios e realmente fazem muita diferença, especialmente para quem está começando um blog. abraço

  58. Amanda Kelly disse:

    Muito obrigada mesmo pelas dicas, vou segui-las e espero que me ajudem…

  59. Marlon Gonçalves disse:

    Excelentes dicas meu amigo, parabéns! Algumas estratégias eu ja fazia, mais muita delas eu não conhecia, irei testar agora essas novas.

    Abraços!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!