divulgação Camila Fiori

Divulgando seu blog

Situação típica de quem está começando um blog: você escolheu cuidadosamente o nome de seu blog, para facilitar a memorização. Encontrou um tema legal, que deu um visual bacana e atraente. Caprichou nos posts, pesquisando o assunto, escrevendo cuidadosamente, corrigindo a ortografia e a gramática antes de publicar. Ou seja: tomou todos os cuidados que poderia tomar e agora espera ansiosamente pelas visitas. Colocou um contador para acompanhar quem está chegando, mas ele permanece imóvel. A cada 5 minutos você aperta F5 para atualizar e nada. “O que fiz de errado?”, você pensa. “Cadê os visitantes?” Tenho duas notícias para você, uma boa e outra ruim. A boa é que isso é completamente normal no início, então relaxe. A ruim é que, se você não tomar nenhuma ação, os visitantes não virão até seu blog. Ou seja: você tem bastante trabalho pela frente! Existem muitas formas para divulgar seu blog. Muitas mesmo! Desde as mais simples até as mais complexas – e a eficiência de cada uma delas também varia bastante. Neste primeiro artigo, vou apenas citar rapidamente cada uma desses meios de divulgação, sem entrar em muitos detalhes. Posteriormente, voltarei a tratar com mais detalhes os itens que mereçam uma explicação maior. Vamos às dicas!

  1. Mecanismos de buscas – Os sites de busca (o Google, em especial) são sempre ótimas – talvez as melhores – fontes de tráfego para seu blog. Assim, vale a pena investir tempo nessa divulgação. O Google tem uma área específica para isso, as “Ferramentas para webmasters”, que já foram tratadas numa série de artigos aqui no Gerenciando. Se você ainda não leu, leia os artigos, pois eles contêm dicas valiosas para auxiliar o Google a encontrar seu site. Quanto aos outros, é interessante divulgar também no Live Search, da Microsoft (http://webmaster.live.com/) e no Yahoo (http://siteexplorer.search.yahoo.com/submit).
  2. Sites de links – São sites especializados em receber indicações e divulgar links. Não há nada de errado em divulgar links de seu próprio blog! Pelo contrário: estes sites são também ótimas fontes de tráfego e podem dar aquele “empurrãozinho” para tornar seu blog famoso. É necessário cuidado especial com os links que você enviará: normalmente eles passam por uma seleção, e só os melhores são divulgados. Os dois sites mais tradicionais para essa divulgação são o Ueba e o Ocioso. Outra iniciativa mais recente e bastante interessante é o Link-me, do blogueiro Marcus Aragão.
  3. Comentários em outros blogs – Esta opção é fantástica e deve ser utilizada com exaustão. Visite sempre e comente outros blogs, especialmente aqueles que têm afinidade com o seu. Ao comentar, sempre coloque o endereço de seu blog – quase todos os blogs possuem hoje o campo “site” ao postar um comentário.
  4. Parcerias – Entre em contato com proprietários de outros blogs e sugira uma parceira: você coloca um link para o blog dele e vice-versa. É outra ótima forma de gerar tráfego para seu blog. Quanto mais visitado for o outro blog, melhor – mas, normalmente será mais difícil convencer o outro lado da parceria.
  5. RSS – O mecanismo de RSS permite que os posts de seu blog sejam lidos sem a necessidade de acessar sua página. Isso pode ser feito, por exemplo, através de ferramentas como o Google Reader, o Microsoft Outlook ou o Internet Explorer. As próprias plataformas de blogs, como o Blogger, já possuem mecanismo automático de RSS.
  6. Diretórios de blogs – Tratam-se de sites onde você cadastra seu blog, normalmente dentro de uma categoria específica. Alguns bons exemplos são o BlogBlogs, o BlogGeral, o diHITT – estes em português – e o Technorati e o Blogarama – em inglês.
  7. Orkut – Existem diversas formas de divulgar seu blog no Orkut: coloque link em seu perfil, crie uma comunidade para seu blog, convide os amigos a participar dela, envie mensagens com as novidades. Mas, isso tudo deve ser usado com moderação, ou você acabará virando um “spammer”, tachado de chato e tendo o efeito inverso.
  8. E-mail – Assine todos os seus e-mails com seu nome e o endereço do blog. A forma mais simples é deixar apenas um link para o blog, mas existem mecanismos que permite colocar um “banner rotativo” com os últimos posts de seu blog.
  9. Divulgação pessoal – Conte para todos que você tem um blog, especialmente para as pessoas que têm afinidade com o assunto. Aqui, valem amigos, familiares, colegas de trabalho e quaisquer outras pessoas que compartilhem seu interesse. Mais uma vez, cuidado para não exagerar! A empolgação inicial sempre é grande e é fácil ultrapassar o limite.
  10. Messenger (MSN)– Ao invés de colocar frases bonitinhas ou a tiração de sarro do time do amigo no Messenger, coloque algo como “Visite www.tdseries.com.br”. Acredite, isso funciona. Da mesma forma, é possível também configurar seu Messenger para que os posts de seu blog apareçam no rodapé dos seus amigos.

Agora, a dica mais valiosa, sem a qual nenhuma das anteriores dará resultado: mantenha um blog de qualidade. Isso significa: postar sempre, postar com qualidade, postar com originalidade. Esse tripé é a chave do sucesso para seu blog. É simples: se 1000 pessoas forem atraídas para seu blog, mas não gostarem do que virem, elas nunca mais voltarão. Se gostarem, não só voltarão, como também o indicarão para outras pessoas. E a última dica: seja persistente. Podem demorar semanas ou meses para que você tenha um número significativo de visitantes. Enquanto isso não acontece, não desista das dicas acima. E continue sempre postando. Se seu trabalho for bem feito, mas cedo ou mais tarde, você alcançará o sucesso. Próximo artigo: Divulgando seu blog: Mecanismos de busca

 

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

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