Dominio: gerenciandoblog.com.br
Chave: 00e39a4dc6309327334fa422703bddd1e83c509f
Hora do cache: 1474196282
Vida do cache: 1475492282
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: 11808bbc6205bade68f0b70c302eaa74d4305945
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Hospedagem - 728 x 90

acompanhamento divulgação Google

Google Webmasters: Mostre-se ao mundo

Primeira regra do blogueiro de sucesso: “Saiba que o Google é seu amigo, e tire proveito dessa amizade”. Não estou me referindo apenas ao buscador, que é a ferramenta mais conhecida da Google Inc. Existe uma série de ferramentas e recursos do Google – felizmente grátis, em sua grande maioria – que dão uma ajuda preciosa a quem se aventura pelo mundo dos blogs. A “Central do Webmaster” – http://www.google.com.br/webmasters/, em sua versão brasileira – é um desses recursos. O Google é esperto suficiente para encontrar suas páginas, mas isso pode levar algum tempo. Através deste recurso, você conseguirá fazer com que seu blog (ou site) seja encontrado mais rapidamente pelo Google, especialmente se você modifica seu conteúdo com frequência. Além disso, também terá acesso a estatísticas importantes, que podem ajudá-lo a fazer com que seu público-alvo encontre o seu conteúdo.  

O Google já conhece meu blog?

O primeiro passo, embora não seja necessário, pode ser feito clicando na opção “Assistente de status do site”. Ao clicar nela e digitar o endereço de seu blog, você verá uma tela como a seguinte: GoogleAssistenteSite Se for exibida uma mensagem como a que está marcada em vermelho, parabéns! Seu conteúdo já está sendo indexado pelo Google, o que quer dizer que seu blog já aparecerá nas pesquisas feitas na ferramenta. Caso não apareça a mensagem, não se desespere: os próximos parágrafos o ensinarão o que é necessário fazer para chegar lá.  

Acessando as ferramentas

Independente do resultado da pesquisa acima, você pode (e deve!) clicar no botão “Leve-me às Ferramentas do Google para Webmasters”. O resultado será o mesmo que você tivesse clicado na opção “Ferramentas do webmaster (inclusive Sitemaps)” da página inicial. É aqui que a coisa começa a ficar mais interessante! Como tudo no Google, você precisa digitar as informações de sua conta para continuar. Caso você já tenha Gmail ou Orkut, por exemplo, você pode usar a mesma conta. É o indicado, pois assim você conseguirá alternar livremente entre essas e outras ferramentas que apresentarei no futuro. Caso você não tenha ainda uma conta (ou deseje criar outra), é só clicar em “Crie uma conta agora” e seguir as instruções. Quando entrar com os dados de sua conta, você verá o seu “Painel”, que será algo parecido com o seguinte, apenas com uma lista vazia: image O primeiro passo é digitar o endereço de seu blog no local indicado e clicar no botão “Adicionar site”. Após isso, você será levado para a tela de “Visão Geral”, parecida com a abaixo: image  

Confirmando que você é dono do blog

Primeira etapa concluída! Agora, o Google já sabe da existência de seu site, embora ainda faltem alguns passos. A próxima etapa, como o próprio site diz, é você mostrar ao Google que você é realmente o dono do site, para ter acesso a mais recursos. Isso é feito como medida de segurança, para impedir o acesso de outras pessoas às informações de sua página, por exemplo. Para continuar, basta clicar na opção “Verifique seu site”, na caixa amarela. Existem duas formas de fazer a verificação, ambas com o mesmo resultado final.:

  • Incluir meta tag – Este costuma ser o método mais simples – e a única opção caso seu blog esteja no “Blogger”, por exemplo. Neste caso, basta editar o HTML de seu blog (isso é feito no console de gerenciamento do próprio blog) e inserir o texto que o Google exibiu para você. Caso tenha dúvida sobre onde colocar esse texto, clique em “Mostre-me um exemplo”, e tudo deve ficar mais claro.
  • Fazer upload de um arquivo HTML – Você pode escolher esta opção caso consiga criar arquivos diretamente em seu blog – coisa que o Blogger não permite. Neste caso, basta criar um arquivo vazio, com o nome mostrado pelo Google.

Seja qual for a sua escolha, você deve realizar a ação indicada em cada uma delas e, depois disso, clicar no botão “Verificar”. Caso tenha feito tudo corretamente, você receberá a mensagem “Você verificou com sucesso o site http://…”. Parabéns! Você acaba de mostrar ao Google que o site é realmente seu.  

Utilizando as ferramentas

A partir de agora, você já pode utilizar todos os recursos disponíveis para gerenciar seu site. Vou dar uma visão geral de cada uma delas, destacando os recursos mais interessantes.

Visão Geral

Inicialmente, você verá alertas aqui dizendo que seu conteúdo ainda não está indexado. É normal demorar algumas horas para que o Google faça seu trabalho. Depois disso, atente-se para as mensagens de “Erros de rastreamento da web”, pois normalmente elas indicam que existe algo errado com suas páginas.

Configurações

  • País de destino: Caso seu blog possua conteúdo em português, é interessante selecionar “Brasil”, para que o Google possa direcionar as buscas para ele quando o usuário optar por buscar conteúdo em um país específico. Se for em inglês, não é necessário marcar nada.
  • Domínio de sua preferência: Normalmente, não é necessário alterar esta opção. Este recurso é útil quando páginas de seu site possuem referências diferentes umas das outras (http://www.gerenciandoblog.com.br/ e https://www.gerenciandoblog.com.br/), por exemplo.
  • Pesquisa de imagens: Marque esta opção para que as imagens de seu apareçam na busca de imagens do Google.
  • Taxa de rastreamento: Inicialmente esta opção não estará disponível, e normalmente não é necessário alterá-la.

Diagnóstico

Esta área mostrará detalhes sobre as páginas suas que não estão sendo indexadas corretamente pelo Google. É importante analisar os detalhes e corrigir os erros apresentados.

Estatísticas

As estatísticas são tão importantes que serão tratados no próximo post sobre este mesmo assunto. Aguardem!

Links

Nesta área, você consegue ver os links que seu blog tem entre suas próprias páginas ("links internos”) e com páginas de outros sites (“links externos”). Essa informação, especialmente a última, é interessante para você saber quais são as páginas externas que você acessa, podendo detectar links “quebrados”, por exemplo.

Sitemaps

Esta é outra área primordial, e que merecerá um post à parte.

Ferramentas

Aqui são apresentados recursos avançados para controlar a forma como o Google vê e indexa seu blog. Para não fugir do foco deste artigo, deixarei também esta área para outra oportunidade.  

E agora, o que faço?

A boa notícia é: o Google sabe que você existe. Por consequência, o mundo sabe também que você existe! E este é o primeiro passo para que seu blog seja conhecido. Com o tempo, você começará a receber visitantes chegando através do Google e se surpreenderá ao saber como e de onde eles veem. Sim, você conseguirá saber até isso! Mas, isso já é outra história. Um abraço a todos e espero que o post possa ajudá-los! Próximo artigo: Google Webmasters: Sitemap

Classifique este post


De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

Sobre o autor | Website

Especialista em Marketing Digital, presta Consultoria e auxilia diversos clientes. Amante por blogs, é responsável pela administração dos blogs Afiliados na web, Gerenciando Blog e Mundo Blogger.

74 Comentários

  1. Obrigado pela visita, Castro! Volte sempre! Espero poder continuar ajudando-o com o que já aprendi e continuo aprendendo.

    Um abraço!

  2. bocadedeus disse:

    Super legal.. estou na batalha.
    Obrigado pela disposição e boa vontade.

    ____________________________________________
    Tenho uma dúvida.

    COmo validar no WordPress usando metatag?

    Abraços e obrigado

  3. Olá! Eu é que agradeço pela visita.

    Não tenho muita experiência com WordPress, mas fiz um teste rápido e funcionou. Não sei também se existe uma forma mais simples, mas esta deu certo:
    1. Escolha o método de validação por arquivo.
    2. Crie uma nova página em seu blog no WordPress e coloque o nome dado pelo Google como título.
    3. Mande validar. Já é para funcionar!

    Os detalhes podem ser vistos aqui: http://mattdabbs.wordpress.com/2007/10/29/how-to-use-google-webmaster-tools-in-wordpress/.

    Um abraço!

  4. GRUPO A G M disse:

    Ola gostei de seu blog e gostaria de fazer parceria como faço?
    http://blig.ig.com.br/dicasnainternet/

  5. Roni SkyDiver disse:

    Tenho wordpress e finalmente conseguir colocar o código mas de outro jeito. Fui em Painel-> Páginas-> Add New e só coloquei o código fornecido pelo google, não deu certo como falava no link acima pois antes do código na url ficava a data e mês da postagem.

    http://dicainformatica.wordpress.com/

  6. É um meio de acompanhar os acessos do blog.

  7. Olá, Paulo.

    Para acompanhar os acessos, a melhor ferramenta é o Google Analytics. Caso ainda não a conheça, veja este artigo: Google Analytics: Conheça quem visita seu site.

    Um abraço!

  8. Dodão disse:

    Muito legal seu post.

    Parabéns

  9. Obrigado pelo elogio, Dodão!

    Um abraço e volte sempre!

  10. Ewerthon disse:

    Olha ali no começo ja me enrolei, o tutorial é simples, mas ali no começo e coloquei meu blog não apareceu a mensagen circulada em vermelho e não ensinou como deixar com a mensagem vermelha depois para confirmar que sou dono do site para colocar o meta-tag eu vi onde colocar a ensagem do meta tag que é após o head mas eu coloque e não deu certo, sera que é porque eu tenho um tipo hack para colocar os posts em leia mais ? e para deixa-los com leia mais tem que colocar uma mensagem em html tbm deposi do head , sera que o problema é esse ?

  11. Olá, Ewerthon!

    Este tutorial foi escrito ainda com base na antiga versão do Google Webmaster. Houve algumas alterações no procedimento, mas o básico continua inalterado.

    O fato de você ter o hack do leia mais não deve interferir no Webmaster. Se você quiser, me envie o HTML do seu template por e-mail para mim ([email protected]) e eu dou uma olhada nele para você.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  12. bloggernaweb disse:

    Ola, Adelson.

    Excelente a dica. Já estou aplicando-a. Estou acompanhando seu blog já tem algum tempo, mas só agora, depois de montar o meu, decidi vir aqui comentar.

    Comentarei mais vezes, pode ter certeza.

    Grande abraço.

    Idenaldo Rodrigues

  13. Olá, Idenaldo!

    Que bom que esteja gostando das dicas! Fico ainda mais feliz em saber que você as está aplicando em seu blog.

    Seja sempre bem vindo por aqui!

    Um abraço!

  14. Oi Amigo,

    Já coloquei o http://misturebalets.blogspot.com/ aqui tb rsss. O que seria de mim sem o seu site.

    beijoss

  15. Oi, Letícia!

    Que bom ver o Mistureba aparecendo já aqui no Gerenciando! Como sempre te digo, estou torcendo muito pelo sucesso deste seu novo projeto.

    Beijo!

  16. Dra. Paula disse:

    Socorro!!! Tudo bem que o fato de ser loira me coloca em desvantagem, mas juro que segui (e procurei) tudo direitinho… Acontece que sequer encontrei a tal da página inicial (quer dizer, encontrei, mas não apareceu nadinha do que aparece aqui…). O que eu estou fazendo de errado? Thanks!

  17. Olá, Paula!

    A culpa não é sua: a ferramenta Google Webmasters mudou bastante desde que escrevi este artigo. Pretendo escrever uma versão atualizada sobre ele. Enquanto isso, segue um guia rápido para utilizar a nova versão da ferramenta:

    1. Acesse http://www.google.com.br/webmasters.

    2. Clique em "Ferramentas do webmaster (inclusive Sitemaps)".

    3. Preencha suas informações de login caso sejam solicitadas.

    4. Clique no botão "Adicionar um site".

    5. Preencha o endereço do site que está adicionando e clique em "Continuar".

    6. Siga as instruções "Confirmando que você é dono do blog" deste artigo. Isso mudou muito pouco.

    Pronto! Com isso, você já deve conseguir utilizar as ferramentas. Se houver alguma dúvida, me escreva em [email protected].

    Um abraço!

  18. Adelson, já tenho outra pergunta.. seguinte eu já havia incluindo meu blog no google webmaster tools antes da mudança de domínio. Inclui hj o endereço novo, a duvida que tenho é: deixo os dois endereços ( o antigo do blogspot e o novo com domínio próprio) ou tenho que deletar o do blog spot? Já procurei sobre isso em tudo que é lugar e ninguém toca no assunto=/

  19. Olá, Julianna!

    Você não precisa deletar o endereço antigo, pois isso não lhe trará prejuízo algum. Eu acho interessante mantê-lo para que você consiga visualizar algumas informações sobre seu antigo endereço (como os links para ele, por exemplo). Com o tempo, os dados sobre esse endereço deixarão de ser atualizados por falta de acesso.

    Por outro lado, também não lhe fará mal algum apagá-lo. A decisão é sua.

    Um abraço!

  20. Obrigada pela ajuda novamente =O)

  21. Concentrado disse:

    Olá amigo, como eu não entendo muito bem de html, me tira alguma dúvida. Coloquei antes no meu blog um codígo do top post no meu blog bem na tag head, e agora como colocar essa que o google quer verificar se meu blog e mesmo meu? posso colocar abaixo desse outro código?

  22. Olá, Concentrado!

    Não há problema em colocar também a tag de verificação na seção "head" do seu HTML. Pode colocar abaixo do outro e dará certo. Só é importante mesmo que ela esteja antes do "body".

    Um abraço!

  23. Ola Adelson,

    Estou tentando incluir meu blog no google, mas estou tendo dificuldades…
    Li seu post e segui os passos direitinho, mas após isso tentei fazer a busca no google e o endereço do blog ainda não aparece…
    Isso é assim mesmo??? Demora pra aparecer ou é uma coisa imediata???
    Por Favor help me…estou a dias futucando sobre isso e nao consigo…

    Um abraço!!

  24. Olá, Anelise!

    É normal que demore alguns dias para que seu blog apareça no Google. Além de ter colocado-o na área de Webmasters – o que é muito importante – também é interessante que você tenha links para seu blog em páginas já indexadas no Google. Por exemplo: ao deixar um comentário, não use sua Conta do Google. Assine com seu Nome/URL, colocando o endereço do seu blog. Isso também ajudará.

    Um abraço!

  25. smart-z0ne disse:

    parabéns estou vendo todas as dicas do blog !

    estão me ajudando bastante!

  26. Olá!

    Que bom que as dicas estejam sendo úteis!

    Um abraço!

  27. Uberit disse:

    Estou começando agora, e estas dicas são de vital ajuda para que eu possa tornar meu blog mais conhecido.
    Parabéns e obrigado.

  28. Obrigado mais uma vez, claro e muito objetivo.

  29. André Campos disse:

    Olá Adelson,

    Estou com uma dúvida em relação a "Posição média" do item "Consulta de pesquisa", do Google Webmaster: por exemplo, para a consulta "passagens aereas promocionais", mostra que a posição média dessa consulta está na posição 16. Eis a minha dúvida: o que esse "16" siginifica? … Significa que meu site irá aparecer na 16ª página do Google para essa pesquisa "passagens aereas promocionais"?? Ou é outra coisa?? Não consegui entender isso ainda. Deve ser porque ainda eu estou engatinhando nesse ramo rs.
    Aguardo sua ajuda. E desde já agradeço pela força.
    Grande abraço.
    André Campos

    • Adriano Luz disse:

      Olá, André!

      A interpretação é quase a que você fez: o número 16 significa que, em média, seu artigo é o 16º a ser exibido (o que significa que está na segunda página dos resultados).

      Essa informação é valiosa para você descobrir as palavras chave forte para seu blog e aquelas onde você precisa melhorar.

      Um abraço!

  30. André Campos disse:

    Oi Adelson, obrigado pela resposta.
    Agora, eu acho estranho é que, quando eu digito essa consulta “passagens aereas promocionais”, vou procurando da página 1 até a 30, mais ou menos, e ainda não aparece meu blog como resultado dessa pesquisa.
    Porque, então, o Google fala que ela está na 16ª posição, ou seja, na posição 6 da 2ª página? Sendo que não vejo meu blog nem nas páginas bem mais a frente.
    Aguardo sua resposta, e muito obrigado pelos esclarecimentos anteriores.
    Abraço,
    André Campos

  31. nayra lima disse:

    nas ferramentas para webmaste nao apareceu
    o painel
    que faço entao?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Nayra!

      Houve algumas alterações na interface das Ferramentas para Webmasters. Em breve, pretendo atualizar este artigo para que ele mostre a interface atual.

      Mas, quando você acessa o endereço que citei no artigo, deve agora clicar no botão "Faça login nas Ferramentas do Google para webmasters" e clicar na imagem do seu blog. Caso ele não seja mostrado, clique em "Adicionar um site" e siga as instruções.

      Um abraço!

  32. Adelson,

    Me aventurei nessa empreitada de escrever um blog pq gosto de escrever, tenho opiniões q às vezes não tenho com quem dividir e achei q seria uma forma interessante de levantar discussões, mas é dificil entender o mecanismo, ainda mais q não tenho quem me oriente, ou melhor, encontrei você…rs…espero q suas dicas me ajudem a alavancar meu blog.
    Abços
    Priscila
    http://papodiminina.blogspot.com.br/

  33. Etiene Lima disse:

    Ola Adelson, seu blog esta me ajudando muito, acredito que ja li 500 mil posts e todos me ajudaram, mas nesse fui colocar meu blog novinho em folha no sitemaps aparece:

    Adicionar/Testar Sitemap
    http://etiienelima.blogspot.com/ Sitemap de teste Enviar Sitemap Cancelar

    Na hora de testar ele ja aparece erro, o que devo colocar na caixa em frente ao link do meu blog?

    Desde ja Agradeço!!

  34. Roselle Rose disse:

    Oi Adelson tudo bem?adorei seu blog, O que mas quero é meu blog circulando pelo google rsrs. vou por em pratica.

    Abraços fique na paz.

  35. Inês Andrade disse:

    Olá Adelson, me desculpe, mas não encontrei absolutamente nada do q vc mostra aqui. Nem essas imagens, não encontrei. O que estou fazendo errado?Obrigada

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Inês!

      Infelizmente, este serviço mudou bastante desde que escrevi este artigo, 4 anos atrás. Logo pretendo atualizar este e outros artigos sobre as Ferramentas para Webmasters.

      Um abraço!

  36. Nossa, estava tentando achar essas coisas lá e nada, ai leio aqui no seu último comentário que mudou… Realmente tá bem diferente, tem previsão de quando vai atualizar? Thanks!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Fernanda!

      Ainda não tenho previsão de data para isso. Mas, logo devo conseguir atualizar o artigo.

      O Google complica minha vida, pois está sempre mudando a interface de seus produtos! risos Mas, é responsabilidade minha, como metablogger, manter os artigos atualizados.

      Um abraço!

    • Adelson, um pouco depois que comentei acima eu consegui instalar e estava tudo bem. Mas depois lendo seus artigos sobre segurança, resolvi criar outro perfil para administrador do blog e o Analytics e o Webmaster tinham sido adicionados com o perfil que hoje uso como "autor". Parei de usar o Webmaster por alguns meses e desde o começo do ano que tento entrar de novo e não consigo! Não sei se essa mudança de administrador do blog tem alguma coisa a ver… Aparece essa mensagem: A confirmação falhou para http://taindopraonde.blogspot.com.br/ através do método Ficheiro HTML ( Há 29 dias ) – quando tento entrar como administrador. Se tento entrar como autor, aparece a mesma mensagem, mas com mais dias ("há 189 dias" eu acho). O seu ficheiro de confirmação não foi encontrado. O Analytics está normal, mas tenho que entrar na conta pelo perfil de autor. O que eu tenho que fazer pra conseguir entrar de novo no Webmasters? Obrigada!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Fernanda!

      Normalmente, o login deve ser feito com a conta do Administrador do blog.

      O que você pode tentar fazer é utilizar um dos métodos alternativos para a confirmação do domínio, como a colocação de uma metatag no HTML do seu template.

      Torço para que dê certo!

      Um abraço!

    • Tinha perdido o post onde fiz a pergunta rs, só achei a resposta agora. Obrigada, vou tentar, mas dá um medo mexer nessas coisas rs

  37. Não podia deixar de agradecer, rodei varios tutorias na internet e so com esse consegui o resultado que queria, com certeza virei seguidor do blog!!

  38. Lucas disse:

    Adelson,

    Eu tenho uma dúvida em relação a preferencia de domínios, vejo que meu blog (WordPress) esta indexado sem o www, o fato de não ter escolhido esse preferencia pode afetar a indexação do meu blog?

    Outra coisa, o meu dominio foi incluido nas ferramentas do google webmaster sem o www e hoje eu resolvi incluir com o www e ví que não existe página indexada com o www, eu acredito que eu fiz uma bobeira, pois eu enviei sitemap no www que eu incluir e verifiquei a propriedade.

    Fiquei preocupado, se puder, me ajude, por favor.

    Abraço, Lucas

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Lucas!

      Não há diferenças significativas entre escolher para indexar os artigos com ou sem o WWW. O importante é que eles sejam indexados uma única vez, tanto por um ou por outra opção.

      Assim, se você optou pelo endereço sem o WWW, é ele que deve ser utilizado em todos os procedimentos e configurações que você realizar.

      Um abraço!

  39. Novamente por aqui lhe pedindo uma ajuda, amigo Adelson!
    Utilizo o Google Ferramentas para Webmaster para monitoramento de meu site. Inicialmente ele era http://www.nitportalsocial.blogspot.com e posteriormente adquiri o domínio .com.br e atualizei no Ferramentas para webmaster redirecionando o primeiro para o .com.br
    Hoje aparecem dois sites a serem gerenciados o .com.br (sem problemas) e no blogspot.com ao pedir o gerenciar site aparece a mensagem:
    Falha na verificação para http://nitportalsocial.blogspot.com/ usando o método Arquivo HTML (125 dias atrás). O seu arquivo de verificação redireciona para um local não permitido.
    Mostrar destino do redirecionamento
    Confirme sua propriedade de http://nitportalsocial.blogspot.com/. Saiba mais.
    Ele me dá algumas opções para que eu prove que tenho o domínio da página. Qual delas devo utilizar (questões de segurança) e como devo fazer?
    Grata,
    Ana Porto
    http://www.nitportalsocial.com.br

  40. Érico José disse:

    Este post diz respeito a colocar o blog no google? Para aparecer em resultados melhores? Eu coloquei mas não entendi nada. É só isso por hoje? Obrigado 🙂

  41. Adelson na ferramentas Webmasteres diz: verificar o site, mas, quando pede para enviar o arquivo para o site determinado eu não sei onde colocar a informação fornecida do download que fiz. Poderia me ajudar?

  42. Muito Obrigado!
    Esse post vai me ajudar bastante.. pra mim que sou iniciante..
    vou tentar aplicar em meu site!
    Abraço!

  43. Yumi Kano disse:

    Olá Adelson,

    Sou fan do seu Blog. Lí artigo importante sobre Google Webmasters.
    Mas estou com dúvida sobre a colocação exata do metatag para meu blog.
    Na configuração antiga do Blogger fazia esse procedimento através da página em HTML da seção de configuração. Depois que houve modificação no Blogger, não consigo localizá-lo por onde colocar o código de metatag gerada pela Google analítica para meu blog.
    Até importei o blog e reabri em Dreamweaver, agora onde é o local exato para colocar a metatag dessa página inicial do meu blog? A seção (<head>), começa na linha 4 em sequência (<meta content) até linha 9 e body termina em linha 176.
    E depois de anexado esse código é preciso exportá-lo ao Blogger para que o Google reconheça o domínio do meu blog?
    Ficarei agradecida se puder me ajudar.
    Att

    Yumi

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Yumi!

      Você pode colocar a metatag em qualquer ponto que esteja entre a linha <head> e a </head>. O mais simples costuma ser fazer a edição diretamente no editor do Blogger.

      Um abraço!

  44. Tem alguma versão atualizada deste post?
    Não consegui fazer… :/

  45. Danoka disse:

    Obrigada pelas dicas. Fiz através do editar html e deu certo, porque pela forma recomendada pelo google não sabia como enviar o arquivo que baixei para o blog.

    http://praladebonitas.blogspot.com.br/

  46. Oi Adelson!

    Entrei nesse site agora e parece que ele mudou para o Search Console. Você já fez algum post sobre essa atualização? Estou achando confuso e parece que não tem mais esses recursos…

  47. Meri disse:

    Olá Adelson,
    Iniciei o meu "BLOGSPOT" recentemente e estou aprendendo muito com os seus ARTIGOS que são sensacionais. Você poderia me ajudar mais um pouco?
    Já estou inserida no GOOGLE, posso divulgar também o meu BLOGSPOT no YAHOO e BING? Isso não me causará atrito com a GOOGLE?

    • Adriano Luz disse:

      Ola Meri, tudo bem?

      Não há problemas em trabalhar para otimizar para qualquer mecanismo de busca, até porque a otimização que você faz para normalmente serve para os demais também.

      Todos seguem, com algumas diferenças de avaliação, a mesma linha, querem oferecer resultados nas buscas de páginas que satisfaçam seus visitantes.

      Então pode ficar tranquila quanto a isso.

  48. Estou gostando muito do seu blog. Estou fazendo um blog para mim e estou um pouco perdida ainda,tenho muitas dúvidas, ainda mais que eu não entendo nada de HTML, SEO e esses outros tantos códigos que são usados. Espero aprender por aqui.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!