Dominio: gerenciandoblog.com.br
Chave: 00e39a4dc6309327334fa422703bddd1e83c509f
Hora do cache: 1510957843
Vida do cache: 1511001043
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: 11808bbc6205bade68f0b70c302eaa74d4305945
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Hospedagem - 728 x 90

divulgação

Como conseguir comentários em seu blog

No artigo Divulgando seu blog: Comentários em outros blogs, dei uma série de dicas sobre como você deve se “comportar”, por assim dizer, ao comentar outros blogs. A idéia deste artigo é inversa: vou mostrar o que você pode fazer para incentivar outras pessoas a comentarem os seus artigos. Existem algumas boas razões que podem levá-lo a querer ter seus artigos comentados por outras pessoas:

  • É gratificante receber comentários. Cada comentário recebido é um reconhecimento do trabalho duro que você dá para manter o seu blog.
  • Todo comentário, positivo ou negativo, pode ajudá-lo a melhorar o seu trabalho. Através dos comentários, você verá o que está agradando e o que não está em seu blog e seus artigos.
  • Muitas das pessoas que comentarem seu blog se tornarão visitantes regulares. Se o visitante perdeu seu tempo deixando um comentário, isso quer dizer que seu blog significou algo para ele, e isso normalmente é um motivo para voltar.
  • Um blog com comentários, atrai visitantes – da mesma forma que um blog sem comentários acaba afastando muitos deles. Isso é natural do ser humano.

Percebeu como vale a pena investir um pouco de seu tempo nisso? Seguem então algumas dicas práticas que aprendi no dia a dia e que trouxeram resultado bastante positivo.

  1. Escreva artigos interessantes – Esta dica é óbvia, mas gosto de insistir no ponto: ninguém irá comentar um artigo mal escrito ou desinteressante. Então, sempre pesquise o assunto sobre o qual está escrevendo, capriche na ortografia, seja claro em suas idéias.
  2. Incite a discussão – Incentive os comentários, solicitando opiniões ou deixando questões em aberto no seu artigo. Muitas vezes, o próprio formato do artigo não permite o comentário, pois seu conteúdo não dá margem a opiniões.
  3. Comente em outros blogs – Esta é uma das melhores formas de obter comentários em seu blog. É natural que a outra pessoa venha ao seu blog retribuir seu comentário. Se ainda não leu, leia o artigo Divulgando seu blog: Comentários em outros blogs, onde escrevo com mais detalhes sobre o assunto.
  4. Aumente o número de visitantes – Outro ponto óbvio: o número de comentários recebidos é proporcional ao número de visitas ao seu site. É normal e aceitável que apenas uma pequena parcela dos seus visitantes deixem comentários. Então, invista na divulgação de seu site. Se não sabe por onde começar, leia a série de artigos Divulgando seu blog.
  5. Facilite o comentário – As plataformas de blog costumam ter a opção de solicitar ao “comentarista” que ele digite uma palavra de confirmação para deixar um comentário. Esse recurso existe para evitar o spam. Por outro lado, isso acaba espantando muitas pessoas que deixariam um comentário – se fosse mais fácil. Assim, se você tem poucos comentários, desabilite esse recurso.
    No Blogger, isso é feito em “Configurações / Comentários / Exibir uma confirmação de palavras para os comentários?”. Deixe como “Não”. Quando você começar a receber dezenas de spams por dia, poderá se dar o luxo de usar este recurso.
    Outro ponto que dificulta o comentário é a exigência de que somente usuários registrados podem comentar. Pelo mesmo motivo acima, recomendo inicialmente que você permita comentários de qualquer pessoa, inclusive os anônimos. No Blogger, essa opção fica na mesma pasta “Configurações / Comentários”, na opção “Quem pode comentar?”. Deixe marcado “Qualquer um”.
  6. Evite a moderação – A moderação é outro recurso que só faz sentido quando você começa a receber comentários indesejados. Acredite: o visitante fica feliz quando posta um comentário e ele já aparece na página. Por outro lado, dá uma certa desmotivação quando você recebe um aviso dizendo que “em breve, seu comentário será exibido”, ou algo parecido. Para desabilitar no Blogger, é só acessar a opção “Moderação de comentários” e deixar marcado como “Nunca”.
  7. Saiba aceitar críticas – É mais comum os visitantes deixarem elogios sobre seus artigos. Mas, também virão as críticas. Saiba aceitá-las e use-as para melhorar o seu trabalho. É importante perceber que essa é a visão de quem vê seu trabalho de fora.
  8. Responda todos os comentários recebidos – Este item é muito importante: responda TODOS os comentários que você recebe em seu blog. E seja rápido nisso. A resposta deve ser feita no seu próprio blog e pode ser um simples agradecimento pela visita ou uma resposta para a pessoa, se for o caso. Quem comenta percebe que seu comentário foi importante, e sente-se motivada para comentar outras vezes. Para saber quando um novo comentário é postado em seu blog, é só colocar seu e-mail na opção “E-mail de notificação de comentários”.
  9. Retribua o comentário – Se a pessoa que deixou um comentário tiver um blog, deixe também um comentário no blog dela. Para saber isso, basta clicar no nome da pessoa que deixou o comentário. Você pode ser direcionado para o blog dela, ou para a página de perfil, onde estará o link para o blog. Em sua resposta, diga algo como “vim retribuir o comentário feito ao TD Séries”, para que ela se lembre de você, e faça um comentário pertinente ao artigo que está sendo comentado.
  10. Faça parcerias – Outra dica válida especialmente para quem está iniciando: encontre alguém que também queira receber comentários, e combine de comentarem seus artigos entre si.
  11. Prestige quem comenta – Utilize widget para exibir os últimos comentários ou as pessoas que mais deixam comentários em seu blog. É uma forma da pessoa se sentir importante e motivada a comentar mais.
    No Blogger, existe uma maneira fácil de exibir os últimos comentários: insira na barra lateral um widget de feed RSS, e adicione o feed de seus comentários (é só adicionar “/feeds/comments/default” ao endereço de seu blog). Assim, sempre serão mostrados os últimos comentários na barra de seu blog.
Como conseguir comentários em seu blog
5 (100%) 1 vote


De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

Sobre o autor | Website

Especialista em Marketing Digital, presta Consultoria e auxilia diversos clientes. Amante por blogs, é responsável pela administração dos blogs Afiliados na web, Gerenciando Blog e Mundo Blogger.

160 Comentários

  1. Adelson Smania disse:

    Olá, Sandra.

    Obrigado pela visita! Eu já li seu post e o achei bem interessante! É mesmo um ótimo complemento a este artigo.

    É estranho você não conseguir usar o OpenID. Eu não costumo usá-lo porque não posso deixar meu nome, mas nas vezes em que tentei, consegui sem problemas. De qualquer forma, prefiro deixar a identificação aqui aberta (mesmo para os Anônimos). É como eu disse no artigo: quanto mais fácil for, melhor para quem comenta.

    Um abraço!

  2. Tronnos disse:

    Gostei dessas dicas.

  3. Adelson Smania disse:

    Olá, Tronnos!

    Obrigado pela visita e pelo comentário. Tomara que eles sejam realmente úteis para você.

    Um abraço!

  4. Liz Dantas disse:

    oi
    Adorei suas dicas
    Uma grande abraço

  5. Adelson Smania disse:

    Oi, Liz! Que ótimo que tenha gostado. Tomara que elas tenham um bom resultado para você.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  6. Liz Dantas disse:

    Adelson
    Tentei adicionar o conteudo do feed que você sugeriu no meu blog,para publicar os meus comentários,mas quando abro a janela,pede a url do feed.Ai não sei como fazê-lo e, onde encontra-la
    Me ajude se possível
    Muito obrigada

  7. Adelson Smania disse:

    Oi, Liz!

    No caso do seu blog, o endereço do feed para os comentários é http://sebaoliterario.blogspot.com/feeds/comments/default. Você deve inserir no seu blog um novo gadget de Feed e digitar esse endereço na janela que aparecer. Se ainda não conseguir, me escreva no [email protected] e eu dou mais detalhes.

    Um abraço!

  8. El_petejur disse:

    http://yesnocomments.blogspot.com/

    Realmente outro ponto que deixa a desejar no meu blog, as pessoas quase não comentam.
    Mas com o tempo isso mudará.

    http://yesnocomments.blogspot.com/

  9. Adelson Smania disse:

    Petejur:

    No início, é mesmo complicado conseguir os comentários. Mas, se você seguir as dicas acima, garanto que você verá o número de comentários aumentar gradativamente.

    Um abraço!

  10. Fábio Canto disse:

    Muito, bem explicado, pena não existirem, tantas pessoas assim com esse intuito de divulgação, honesta.

  11. Adelson Smania disse:

    Olá, Fábio!

    Os comentários em outros blogs são muito bem vistos, desde que não sejam apenas um propaganda para seus próprios blogs.

    Particularmente, fico sempre muito satisfeito quando vejo pessoas comentando meus artigos. É um ótimo incentivo para continuar meu trabalho.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  12. AmandaLuz disse:

    Obrigado pelas dicas!Voce realmente descomplica!
    Abraços!

  13. Adelson Smania disse:

    Olá! Que bom saber que consigo deixar as coisas menos complicadas.

    Obrigado pela visita e volte sempre!

    Um abraço!

  14. Anônimo disse:

    Muito legal o boletim.

  15. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Fico feliz que tenha gostado.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  16. Luiz F (Lúdico Medieval) disse:

    Olá, Adelson!

    A leitura dos seus textos é sempre bem construtiva. Sem falar na linguagem simples, mas não superficial, belo trabalho.

    Coloquei em prática já algumas dessas dicas, como desabilitar a moderação de comentários, por exemplo.

    Meu blog é bem novo, tem somente 4 dias, e agora que comecei a publicar textos; no entanto, tenho um pouco de medo de "assustar" as pessoas que lerem meus artigos (ou mesmo se depararem com eles), porque em geral são densos e longos. No entanto, eu os escrevo e leio com naturalidade, mesmo que para algumas pessoas eles possam parecer um pouco complicados. Talvez a saída para tentar deixá-los interessantes é colocar em prática a dica 2: "Incite a discussão"; nos próximos textos, claro!

    Paz e bem!

  17. Adelson Smania disse:

    Olá, Luiz!

    Visitei seu blog e você está fazendo um bom trabalho! É sempre bom ver textos originais na internet, ao invés de conteúdo simplesmente copiados de outros sites.

    Um recurso interessante que você já está utilizando é a divisão dos textos mais longos em artigos. É uma forma também de fidelizar seus leitores, que sempre ficarão na expectativa pelo próximo texto.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  18. Pc Alves disse:

    O seu post vai me ser muito útil. Criei um blog recentemente e apesar das visitas e subscritores de rss, não tenho tido comentários. Vou começar a implementar as tuas dicas,jácomecei por desligar a moderação.
    Cumprimentos

  19. Adelson Smania disse:

    Olá, Pc Alves!

    Que bom que tenha gostado do post! No início, é mesmo normal não recebem tantos comentários. Com o tempo, você verá que esse número crescerá.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  20. fitnessboutique disse:

    boa dicas.. gostei

  21. Hévelin Rodrigues disse:

    Olá!
    É maravilhoso dar e receber incentivos!
    Simplesmente amei os conselhos…
    Obrigada!

    Hévelin Rodrigues.

  22. Adelson Smania disse:

    Olá, Hévelin!

    Concordo com você, os comentários são mesmo o maior incentivo para um blog! Por isso, faço mesmo questão de dedicar um tempo meu para responder cada comentário recebido aqui.

    Um abraço e obrigado por sua visita!

  23. zeppelim disse:

    Muito interessante .. gostei muito.. Parabéns . Ai se tem um bom exemplo de bons conteúdos, interessantes e que realmente ajudam .. VALEU !!!

  24. Adelson Smania disse:

    Olá, Zeppelim!

    Obrigado pelos elogios e pela visita! Espero que encontre outros conteúdos interessantes aqui no Gerenciando.

    Um abraço!

  25. faça arte faça parte disse:

    achei muito interessante as suas dicas. Eu praticamente to curtindo esse momento da febre dos blogs agora que criei o meu..e quanto mais informação e dicas melhor. Parabéns pela sua iniciativa.

  26. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Hoje, o movimento em torno dos blogs perdeu um pouco do espaço para serviços como o Twitter, mas continua em alta.

    Espero que você continue encontrando dicas interessantes aqui no Gerenciando Blog para você.

    Um abraço e sucesso para seu blog!

  27. concentrado disse:

    Olá uma dica e tanto, gosto sempre de aprender com quem conhece o assunto e vejo que seu blog e um prato cheio para os blogueiros iniciantes que querem aprender. Meu blog tem apenas 6 dias de existencia e quero melhorar as minhas visitas.

  28. Adelson Smania disse:

    Olá, Concentrado!

    Que bom que tenha gostado das dicas! Especialmente para quem está começando, as dicas que dou neste artigo são importantes para conseguir comentários. Com o tempo, você notará que eles virão naturalmente.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  29. Anônimo disse:

    Há muito tempo procurava por isso!!!

  30. Mateus H. C. disse:

    Obrigado pelas dicas. Será que alguém podia visitar meu blog. Por caridade. http://espacodivertido.zip.net/

  31. Adelson Smania disse:

    Olá, Mateus!

    A melhor forma de conseguir visitas para seu blog é divulgando-o. Na série de artigos iniciada com http://www.gerenciandoblog.com.br/2009/02/divulgando-seu-blog.html, dou diversas dicas para isso.

    Tenho certeza de que irá ajudá-lo!

    Um abraço!

  32. Arthur disse:

    Olá Adelson!
    Parabéns pelo artigo. Espero que as suas dicas ajudem! Gostei daquela última (do widget). Coloquei no meu blog mas não gostei muito do resultado visual. Você tem alguma outra sugestão?
    Outra coisa, ainda sobre prestigiar os comentadores. Você sabe onde tem um widget que mostre os top comentadores? (sem estarem logados em serviços como openiD e etc..)
    Obrigado!

  33. Adelson Smania disse:

    Olá, Arthur!

    Que bom que você tenha gostado das dicas. Eu mesmo exercito isso desde que iniciei o Gerenciando Blog e elas têm dado resultado.

    Quanto aos últimos comentários, o visual está muito ligado ao template que você usa. No meu caso, como os widgets possuem borda e imagem de cabeçalho, eu gostei do resultado final. Então, uma alternativa é fazer alterações em seu template para melhorar o resultado.

    Quanto aos "top comentaristas", vi em seu blog que você já encontrou uma solução. Outra que parece funcionar bem é a do Usuário Compulsivo: http://usuariocompulsivo.blogspot.com/2008/07/widget-compulsivo-top-comentaristas.html. Vale a pena você dar uma olhada nele.

    Um abraço!

  34. J. disse:

    Olá, Adelson.

    Adorei o Artigo! Agora eu sei a forma correta para receber mais comentários no meu blog.

    Abraços,J.

  35. Adelson Smania disse:

    Olá, J.!

    Espero que as dicas realmente lhe tragam mais comentários! Exigem um pouco de trabalho, mas vale mesmo a pena.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  36. J. disse:

    Olá, Adelson!

    Qualquer esforço vale a pena quando queremos algo. As suas dicas me ajudaram muito. Estou trabalhando o máximo o possível para conseguir mais comentários. Demora um pouco, mas nem tudo vem de trem bala, não é? rsrsrs

    Eu que agradeço e um abraço!

  37. Eduardo Henrique disse:

    Agradeço pela indicação desse artigo no outro post, Porque os Blogs Morrem?. Metade dessas dicas eu já venho (tentado) por em prática há alguns dias. Agora eu resolvi colocar outros artigos no meu blog (que até ontem só dava notícias) como dicas de produtos e afins relacionados a música. Por enquanto não deu nenhum resultado, vou divulgar mais 🙂
    Também "abri" mais os posts, assim eu tento fazer as pessoas responder uma pergunta e comentar sobre o assunto em um comentário.

    Obrigado mesmo pelas dicas Adelson!

  38. Adelson Smania disse:

    Olá, Eduardo!

    Espero que essas dicas o ajudem a conquistar comentários em seus artigos! Conquistar comentários nem sempre é uma tarefa fácil, mas vale a pena.

    Um abraço!

  39. seligapa disse:

    Olá Adelson. Muito boas a suas dicas. Já coloquei algumas em prática e vou tirar proveito disso com certeza. Abraço. Parabéns pelo blog.
    Fábio

  40. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Espero que essas ações aumentem o número de comentários em seu blog! Afinal, todos gostamos de receber comentários.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  41. Ramon disse:

    Muito bom! Vou seguir seus conselhos e desativar a moderação de comentários. E como escreveram no primeiro comentário, também não consigo comentar como OpenID, raramente consigo.
    Agradeço suas dicas!

  42. Adelson Smania disse:

    Olá, Ramon!

    Sou realmente a favor de facilitar ao máximos os comentários. De todos os sistemas, o OpenID é mesmo o mais complicado.

    Um abraço e obrigado por sua visita!

  43. Fincorp Empresarial disse:

    Adelson, parabéns pelo Gerenciando Blog, como meu blog é novo estou aprendendo muito com suas postagens. Muito obrigado.

    Wilson R. Pelinson

  44. Adelson Smania disse:

    Olá, Wilson!

    Que satisfação vê-lo por aqui! Espero que o Gerenciando Blog possa ajudá-lo com o sucesso do seu blog.

    Conte comigo para o que eu puder ajudá-lo.

    Um abraço!

  45. Marlon De Almeida disse:

    Olá Companheiro…
    Sinceramente muito obrigado pelas dicas…
    Esteja certo que voltarei sempre aqui para
    sanar as dúvidas de blogueiro novato.
    Parabéns por esse ânimo de compartilhar
    tão ricos conhecimentos com todo mundo.
    Abraços
    Marlon de Almeida

  46. Adelson Smania disse:

    Olá, Marlon!

    Que bom que o artigo tenha sido útil para você! Espero que isso o ajude a conquistar comentários em seu blog.

    E seja sempre bem vindo ao Gerenciando Blog! Estarei sempre à disposição para ajudá-lo.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  47. zeca disse:

    Olá Adelson!
    Parabéns!! Muito bom o seu blog e seus artigos!!
    Estou fazendo meu primeiro blog (www.zecanoeverest.blogspot.com) e estou com dificuldade com os comentários, pois eles só aparecem no final da página e não após cada postagem. Você sabe como fazer para que os comentários apareçam mais?
    Um grande abraço,
    zeca

  48. Adelson Smania disse:

    Olá, Zeca!

    Obrigado pelos seus elogios!

    Eu visitei seu blog e o que acontece nele é normal: quando visitamos a página principal, só é mostrado o número de comentários que cada artigo tem. Os comentários somente são mostrados quando visitamos a página daquele artigo em específico.

    Você pode notar que é o mesmo que ocorre aqui no Gerenciando e também em outros blogs.

    O que você pode fazer para chamar mais a atenção para os comentários é mover o gadget de Comentários Recentes, que está no final da página, para a sua barra lateral. Assim, eles terão mais destaque.

    Um abraço e sucesso para você!

  49. zeca disse:

    Olá Adelson,

    Obrigado pela ajuda, pela visita e comentários no meu Blog!!

    Um grande abraço,

    zeca

  50. O Segredo das Sombras disse:

    Oi

    então venho tendo esse probleminha nos comentários, meu blog é acessado até por pessoas de outro país, mas o fato de não deixarem comentários me complica….
    Sem contar que estou procurando um gadget de tradução pro blog (por causa dos gringos) e também não estou encontrando.
    Creio que esses sejam os problemas principais do meu blog e o real motivo pela falta de comentários.
    Se puder dar uma dica sobre o tradutor ajudaria bastante.

    Parabéns mais uma vez pelo ótimo trabalho aqui no gerenciando.

    bjos

    osegredodassombras.blogspot.com

  51. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Conseguir comentários nem sempre é um trabalho fácil. Mas, espero que as dicas do artigo a ajudem com isso.

    Quanto ao tradutor, o mais utilizado é o do próprio Google, que pode ser encontrado em http://translate.google.com/translate_tools?hl=pt-br.

    Um abraço!

  52. ZUMBISCO disse:

    Olá, cara seu post é incrivel, gostei de mais da conta 🙂
    e sabe do que eu mais gostei? tem uma parte que voce fala para comentar todos os seus comentarios porque isso é importante, ai eu fui ver nos seus comentarios e voce comentou todos. Não adianta o mago ensinar a magia se nem ele sabe fazer.
    http://zumbisco.blogspot.com/
    se puder visita o meu, é de tirinhas abraços

  53. Adelson Smania disse:

    Olá, Zumbisco!

    Eu faço mesmo questão de responder todos os comentários deixados aqui. Não é uma tarefa fácil, mas é minha forma de mostrar que todos os comentários aqui deixados são importantes para o blog.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  54. KAKI disse:

    Mais, pergunta: como eu faço para colocar as pessoas que mais comentam no Blog até em seu Google MODERATOR tem isso..

  55. Rodrigo Nascimento disse:

    Adorei seu artigo muito estigante esse assusnto quanto mais eu leio seus artigos mais aprendo sobre esses assuntos que antes me parecia tão complexo

    att

  56. Adelson Smania disse:

    @Kaki: Ainda escreverei um artigo sobre o assunto. Mas, enquanto isso, você pode procurar no Google por "top comentadores" e encontrará alguns blogs que ensinam a fazer isso.

    @Rodrigo: Fico feliz que esteja aprendendo com meus artigos! Espero que isso o ajude na evolução do seu blog.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  57. Tartarunner disse:

    Bastante interessante as dicas. Vou começar a por em prática as suas dicas imediatamente porque é realmente muito motivador quando recebemos comentários no nosso blog. Já fiz as configurações repassadas e vou instalar o widget.

    Um forte abraço e muito grato !

  58. Adelson Smania disse:

    Olá, Tartarunner!

    Espero que as dicas o ajudem a conseguir mais comentários em seu blog!

    Um abraço e obrigado por sua visita!

  59. Laís Lima e Bárbara Suzart disse:

    Vim aqui procurar dicas de gadgets e acabei parando em "como conseguir comentários no seu blog". Dinâmico e criativo, parabéns! Nota-se seu talento, aprimorou bem ao longo desses 10 anos. Sei como é um caminho árduo esse das letras!

    Abraço,
    Laís Moura

  60. Adelson Smania disse:

    Olá, Laís!

    Muito obrigado por todos os seus elogios! Espero que sempre encontre aqui artigos úteis para o seu blog.

    Um abraço!

  61. Animals disse:

    eu já acompanho seu blog a algum tempo.
    quando tenho qualquer dúvida em relação ao meu blog, eu automaticamente acesso o gerenciando blog.
    parabéns pelo seu trabalho.

  62. Adelson Smania disse:

    Olá, Animals!

    Que bom saber que o Gerenciando Blog seja sua fonte de pesquisa para dúvidas! Espero que sempre encontre aqui o que procura!

    Um abraço e seja sempre bem vindo.

  63. Professolhaç@s disse:

    Este artigo é bom para esclarecer a todos a importância dos comentários. Acredito que a maioria das pessoas não comentam pois não entendem a importância de sua opinião. Alguns acham que perderão tempo, e outros têm medo de se expressarem. Venho segundo seu blog e seus tutoriais vêm me ajudando muito. Muitas vezes achamos que nosso trabalho não é bom exatamente por não termos comentários, mas nem sempre o motivo é este. Penso se a caixa de comentários deveria ser melhor posicionada? Há blogs que sequer encontramos o local onde deixar os comentários….que tal falar sobre isso?
    Um abração.

  64. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Realmente, apenas uma diminuta parcela das pessoas que leem um artigo escrevem um comentário sobre ele. Em um levantamento que fiz para outro artigo meu, notei que esse número é menor do que 1%. Isso considerando o meu caso, em que é natural as pessoas escreverem comentários com dúvidas sobre o texto.

    Concordo com sua observação: é essencial manter a caixa de comentários visível. Qualquer dificuldade para comentar é um motivo para que a pessoa desista da ação.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  65. Viagens pelo Brasil - Conheço essa cidade disse:

    Olá Adelson, eu novamente. Coloquei o Top Comentáristas no meu Blog http://nossasviagenspelobrasil.blogspot.com/ mas depois de 3 dias ele sumiu, o que pode ter acontecido. Na realidade aparece o título, mas os comentaristas sumiram. Obrigado pela ajuda

  66. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Que estranho isso. Normalmente, problemas assim ocorrem quando houve algum problema com o gadget: pode ter ocorrido alguma mudança que impediu seu uso, ou problemas na hospedagem do script que ele utilizava.

    Uma sugestão é você entrar em contato com o desenvolvedor do gadget. É possível que outras pessoas já tenham enfretado o problema e reportado a ele.

    Um abraço!

  67. Ananda Malheiros disse:

    Muito interessante esse artigo!
    Tirei várias dicas para meu blog que ainda está no começo.
    A gente está sempre procurando melhorar mais e mais o blog para atrair mais pessoas para conhecer o nosso trabalho.
    Parabéns pelo artigo 🙂

  68. Adelson Smania disse:

    Olá, Ananda!

    Que bom que tenha gostado! Espero que as dicas a ajudem a levar mais comentários para o seu blog.

    E torço também para que encontre aqui outras dicas úteis para auxiliá-la com seu trabalho.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  69. Federação Bernardense de futebol digital e virtual disse:

    Boa noite, a postagem já tem um tempo, mas como somos novos na net (com blog), nos ajudou muito…já retiramos a moderação dos comentário.

    À propósito, alteramos nosso emai, é possível alterar o email de entrada no blog também? Inclusive nos comentários, não era para aparecer "federacao", mas sim "liga", que é nosso novo email.

    tks

  70. Adriano Luz disse:

    Olá!

    É sim possível alterar o e-mail de entrada: você precisa transferir o seu blog para o outro endereço. Veja como fazer isso no artigo Definindo a Segurança de seu Blog.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  71. OPANKA disse:

    seus artigos são sempre muito uteis, vlw pela dica.

  72. Adriano Luz disse:

    Olá, Opanka!

    Obrigado pelos elogios! Espero que as dicas o ajudem a receber mais comentários em seu blog.

    Um abraço!

  73. Luiz Murialdo disse:

    Excelente artigo!
    Eu acho que a falta de comentários é o principal motivo para o falecimento precoce de tantos blogs. Digo por experiência própria, o meu 1º blog eu criei sobre o meu curso na faculdade e para ter uma maneira de facilitar a troca de informações entre a minha turma, para colocar coisas como avisos, datas de provas, etc… Mas a medida em que o tempo foi passando e os comentários não apareceram a minha motivação de postar novidades foi diminuindo e hoje o blog está abandonado. Há uns meses atrás criei um novo blog somente com assuntos que fazem parte da minha rotina mas sem se fixar em nenhum assunto específico, neste falo sobre os meus aquários, minhas musicas, etc… Mas também já noto que, conforme o tempo passa e os comentários não aparecem a motivação para escrever coisas novas vai diminuindo. Vai dando a impressão que estou escrevendo somente para eu mesmo ler (e deve ser mesmo :(). Mas as suas dicas são excelentes e as que falam sobre liberar comentários anônimos e sem moderação eu já implementei. Talvez o que eu esteja escrevendo não seja tão interessante assim. rsrsrsrsrs
    O meu blog é luizmurialdo.blogspot.com

    Abçs.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Luiz!

      É preciso muita dedicação para manter seu blog ativo, especialmente no começo. Os seis primeiros meses são cruciais, pois é normalmente o período em que você terá menor retorno de seus visitantes.

      Mas, vale a pena persistir!

      Um abraço!

  74. FUSCA MANIA CLUBE-CE disse:

    OBRIGADO, TODAS AS INFORMAÇÕES FORAM DE GRANDE AJUDA PARA MELHORIA DO NOSSO BLOG, AINDA ESTAMOS EM CONSTRUÇÃO E BUSCANDO SEMPRE A MELHORIA DO NOSSO BLOG.

  75. Wender Costa Pessanha de Castro disse:

    Superinteressante este post. Com certeza me ajudará bastante em meu blog[www.wecopeart.blogspot.com]. Ainda sou iniciante como blogueiro, por isso pretendo aprender mais, e mais, e muito mais.
    Seu blog está sendo de grande ajuda.
    Abraço!

  76. Djair Souza disse:

    Curti muito, valeu!

  77. Ana Lucia disse:

    Gostei muito do seu artigo, afinal quem não gosta de receber um comentário, não é mesmo ? Mas acho também que às vezes as pessoas têm uma certa preguiça para fazer comentários, só leem e pronto… Você não acha ?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Ana!

      Acredito que todos aqueles que têm um blog gostam muito de receber comentários. Quanto à preguiça, não sei se é bem esse o termo. Eu também leio muitos artigos diariamente e só comento uma parcela deles. Normalmente, eu comento quando percebo que consigo deixar uma opinião relevante sobre o assunto.

      Mas, é mesmo apenas uma pequeniníssima parcela dos leitores que escrevem comentários. Por isso, vale a pena fazermos o possível para conseguir com que mais pessoas se sintam motivadas a comentar.

      Um abraço!

  78. Adriana Helena disse:

    Olá Adelson! Muito obrigada pelas dicas!
    Todas essenciais para quem quiser continuar com um blog, pois também acredito que a essência e o pilar de um trabalho se colhe nos comentários dos visitantes e amigos!

    É uma satisfação responder a todos eles, eu vibro a cada um que recebo, mesmo que sejam poucos ou quase nenhum em determinadas postagens. Mas cada qual que é ofertado, é uma resposta de que o artigo tocou a pessoa em seu coração ou constituiu um novo aprendizado!

    Gostei muito Adelson, e vou começar a utilizar alguns dos seus recursos recomendados!!!

    Abraços e ótima noite!!!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Adriana!

      Também fico empolgado com os comentários que recebo, e gosto de responder a cada um deles.

      Além de ser muito gratificante, eles são ótimos para direcionar o nosso trabalho, pois servem como feedback sobre o que estamos realizando.

      Um abraço!

  79. HUMAITÁ RH (Maria de Lourdes) disse:

    Obrigada pelas dicas valiosas!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Maria de Lourdes!

      Eu é que a agradeço pela visita e pelo comentário! Espero que sempre encontre aqui dicas úteis para utilizar em seu blog.

      Um abraço!

  80. Andrea disse:

    Oi Adelson…mais dicas importantes postadas por vc.
    Parabéns!
    Abr.

  81. Van disse:

    Olá Adelson,

    É sempre tão bom ler seus artigos!
    Quando não posso vir até aqui – infelizmente o tempo é sempre menor do que precisamos ou desejamos – mas o leio em meu e-mail. Perder suas postagem, de jeito nenhum!

    Sou uma entusiasta do comentário, tanto comentar em blogs que visito, como receber incentivo e carinho dos amigos em meu blog. Acho que é esta interação que nos motiva, nos sinaliza como estamos nos saindo, o que pensa que nos lê, e ainda ganhamos de quebra o afeto das pessoas, a troca é muito rica e valiosa. Esta semana estou até aborrecida por não conseguir visitar todos os meus amigos e responde-los em meu post, devido a um excesso de trabalho que na próxima semana se regulariza, me possibilitando matar as saudades da interação e retribuir o tanto que recebo. É bom demais nos relacionarmos bem e prazerosamente com as pessoas.

    Abraços e um ótimo fim de semana para você!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Van!

      Temos pontos de vistas semelhantes! Também gosto muito da interação com os leitores, seja respondendo os comentários em meu blog ou comentando em outros blogs. Mas, o tempo é mesmo um recurso escasso, então entendo bem que as atividades devam ser equilibradas.

      É sempre um prazer recebê-la aqui!

      Um abraço!

  82. C.J disse:

    Bom, todos esses fatores são importantes e não devem ser esquecidos, mas o mais produtivo e que todos indicam é o comentar em outros blogs do mesmo nicho.

    Porém, vou dividir aqui uma expériência pessoal, meu nicho é a blogosfera literária e no meu caso é meio inviavel comentar em diversos blogs para divulgar o meu porquê a maioria deles, pra não dizer todos, só fazem umas postagens massificadas, divulgações e outros desinteressantes e eu não gosto de deixar comentários falsos. Prefiro deixar comentários decentes e estes demoram até dez minutos para ficarem prontos.

    Pensando em divulgar, muitos deles divulgam no SKoob. Mas aí você só obtem seguidores que te seguem se você retribuir e etc. Leitores fieis nada. Então eu andei pensando em forma inovadora de divulgar o blog: eu fiz assim, com o pretexto de uma pesquisa, sai postando a mesma pergunta na aba contato de todos os blogs que vi e no skoob. Quero que assim eles fiquem curiosos e vejam minha página. Caso eles interajam, mantenho uma interação, sigo e comento em seus sites para incentiválos a visitar o meu. Mas esse método de divulgação só funciona se você confia no seu trabalho e eu confio no meu.

    Até agora, consegui dois seguidores com isso, mas nada de comentários. #@$#[email protected] Mas não desisto.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, CJ!

      Há realmente nichos em que é mais difícil obter comentários. Mas, normalmente as dicas deste artigo funcionam bem para todos os blogs.

      Não posso avaliar sua estratégia por não conhecer o Skoob. Mas, se você sempre mostrar interesse com quem o visita e comenta, com o tempo você acumulará mais comentaristas fieis em seu blog.

      Um abraço e sucesso para você!

  83. Vanderlley Viana disse:

    Olá Adelson, meu blog é novo, com certeza vou implementar essas dicas no meu projeto para aumentar meus comentários que até agora não são muitos.
    Parabens!
    Abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Vanderlley!

      Espero que as dicas o ajudem a conquistar comentários em seu novo blog! No começo, é natural receber poucos deles.

      Um abraço!

  84. nina lindy disse:

    Obrigada você me esclareceu muita coisa.Espero ter sorte daqui para frente.É bom ter pessoas como você que explica tudo bem direitinho.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Nina!

      Que ótimo saber que o artigo esclareceu suas dúvidas! Espero que também encontre aqui outros artigos úteis para o seu blog.

      Um abraço e seja sempre bem vinda!

  85. Lia Luz disse:

    Olá Adelson estou muito contente e adorei ter encontrado
    esse blog, que me esclareu muitas duvidas e me ajudou
    em várais configurações eu só naõ consegui a caixa de comentario
    eu queria muito no meu blog, pode me ajudar por favor! abraços

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Lia!

      Fico feliz em saber que os artigos a estão ajudando!

      Mas, não entendi sua dúvida: a caixa de comentários não aparece em seu blog? Eu visitei um artigo seu e ela aparece normalmente.

      Um abraço!

  86. Henrique Scheffer disse:

    Olá, Adelson! Conheci seu blog hoje e já estou adorando as dicas! Colocarei todas em prática! Uma dúvida: se eu tenho uma página no Facebook interligada ao blog, o que é o caso, e a página tem bastante curtidas (no caso por volta de 670) eu posso divulgar o blog nas imagens, mesmo não estando falando sobre o blog? desde já agradeço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Henrique!

      É difícil dizer se isso terá efeito. O que você pode fazer é realizar essa divulgação e acompanhar se isso fará diferença em seu blog.

      Um abraço!

  87. Pena Digital disse:

    Adelson, consegui inseri e está funcionando, mas é limitado aos últimos 5 comentários. É possível aumentar a quantidade?
    Outra coisa. Saberia informar por que aparece a frase ao fundo, em inglês, tanto nesse gatget, quanto no que adicionei para mostrar os posts mais comentados? Em todos os navegadores aparecem a frase, poluindo os gadgets. A frase é "sorry, this person moved or deleted this image". Só que nenhum comentarista deletou nada.
    Se puder olhar meu blog… Abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Infelizmente, a publicação dos últimos comentários é mesmo limitada aos 5 últimos itens.

      No teste que realizei aqui, não apareceu a mensagem que você citou. Mas, acredito que você tenha resolvido isso com o novo gadget que encontrou.

      Um abraço!

  88. Gabriela disse:

    Concordo com algumas coisas.
    Que nem responder no próprio blog todos os comentários, acho desnecessário, ao meu ver, parece que a pessoa quer que o número de comentários seja alto, daí responde todos. Quando alguém me faz uma pergunta eu respondo no blog da pessoa. Até porque eu nunca lembro de voltar naquele post pra ver o que a pessoa me respondeu.

    Burnny

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Gabriela!

      Entendo seu ponto de vista, mas discordo dele. Quando um comentário não é recebido, o leitor tem a impressão de que ele não fez diferença alguma e de nem foi lido pelo autor do blog – o que muitos realmente não fazem. Por isso, considero falta de consideração não responder um comentário – seja ele uma dúvida, uma crítica ou um elogio.

      Quanto a responder o comentário no blog da pessoa, também não é uma ação que concordo. Se o comentário fica no próprio blog onde a pergunta foi feita, a resposta serve não apenas para ela, mas também para outras pessoas que lerão aquele artigo. Além disso, como é a pessoa que tem interesse na resposta, cabe a ela acompanhar o blog onde deixou a pergunta.

      Mas, são questões bastante pessoais e você tem todo o direito de agir dessa forma em seu blog.

      Um abraço!

  89. Cleiton Spoladore disse:

    GB tem sempre boas dicas para quem esta iniciando a vida de blogueiro, sempre se acha boas novidades aqui.

  90. Stella fc disse:

    nossa estou adorando seu blog! pego todos os dias dicas e mais dicas sobre como melhorar meu blog Mundo do Gato. Obrigada por fazer posts tao uteis! 😉

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Stella!

      Fico muito feliz em saber que os artigos estão sendo úteis para você melhorar o seu blog!

      Um abraço e seja sempre bem vinda!

  91. Henrique Araújo disse:

    Muito bom artigo, está de parabéns! Um de meus blogs favoritos é o GB 🙂

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Henrique!

      Obrigado pelos elogios! E fico feliz em saber que goste assim dos artigos!

      Um abraço e seja sempre bem vindo!

  92. Euripedes Jorge disse:

    Olá Adelson Smania
    Foi um prazer conhecer o seu blog. Sou iniciante como blogueiro, estou no ramo apenas a cinco meses. Gostaria de fazer uma pergunta: As suas postagens são todas no formato de texto justificado e me parece não ter associação à otimização de seo. Você usa otimização em suas postagens?
    Eu estou em busca de comentário para o meu blog, e tenho encontrado muita dificuldade para conseguir, hoje estou com 93 postagens e apenas 60 visitas diárias mesmo usando as técnicas de otimização para seo. Se você opinar sobre isso, eu ficarei muito grato. As visitas estão compatíveis com o número de postagens? Será que estou divulgando pouco? Tenho apenas um meia duzia de comentários. É pouco?
    Serei eternamente grato a você.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Euripedes!

      Já li pessoas defendendo que o texto justificado não é o melhor para leitura na web. Mas, visualmente, gosto dele assim. E uso sim diversas técnicas de SEO aqui.

      Quanto aos comentários, eles não tem relação com técnicas de SEO. Elas aumentarão o número de visitantes do seu blog, mas não garantem mais comentários.

      As dicas deste artigo servem para conseguir com que mais pessoas comentem seus artigos. Espero que elas o ajudem!

      Um abraço!

  93. SEO Natural disse:

    Uma dica que eu não vi aqui é de propor um link "dofollow" (sem o rel="nofollow"). Isso é um bom troco : Um bom comentario por um link…
    Tambem existem plugins tipo "KeywordLuv" que permitem colocar palavras-chave no link. Claro que tambem precisa de moderação !

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Já houve uma época em que os links dos comentários aqui eram "dofollow". No entanto, isso acabava atraindo tanta gente interessada apenas no link que resolvi desativar essa opção.

      Mas, você tem razão: essa é também uma ótima "isca".

      Um abraço!

  94. Gisa Hangai disse:

    Ola! Adelson! O que você acha da instalação de comentários do Disqus? Meus leitores reclamam que não querem comentar como anônimos, mas não possuem conta no google. É bom o Disqus? Fiz o cadastro, mas não consegui instalar no blog. Abraço, Gisa Hangai

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Gisa!

      Eu já vi o Disqus instalado em outros blogs, mas não cheguei a testá-lo.

      No caso de seus leitores, é possível eles utilizaram o sistema do próprio Blogger, sem a necessidade de serem Anônimos. Basta utilizar a opção Nome/URL, e preencher apenas o Nome, deixando a URL vazia.

      Um abraço!

  95. Laura Silva Silva disse:

    Olá,
    Eu adorei o seu blog!! Parabéns pelo trabalho!
    Queria perguntar: – Mesmo com tantas visitas o meu blog não tem nenhum comentário!
    Me ajude,

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Laura!

      Obrigado pelos elogios!

      E para ter mais comentários, basta seguir as dicas do artigo. O objetivo delas é justamente levar mais comentários ao seu blog. É preciso dedicação e paciência, mas elas funcionam.

      Um abraço!

  96. Gleisson (saude consciente) disse:

    Obrigado!
    Tenho seguido as suas dicas e já vejo alguns resultados o meu site é divulgado e espero os primeiros comentários.
    Ainda que com pouco tempo no ar espero mantê-lo nas mais altas posições posíveis do Google. Lendo os seus artigos eles me ajudam a abrir um leque de opções para que eu tenha sucesso neste empreendimento.

  97. tatocunha disse:

    Olá Adelson, conheci seu blog hoje e está muito me ajudando a estruturar o meu recém nascido blog. Fiquei com uma dúvida: como adicionar um widget feed RSS ?
    Parabéns pelo seu blog, abs

  98. Moraes disse:

    Muito bom seu artigo, excelente blog e conteúdo do blog, parabéns.

  99. Thainá disse:

    Muito boa as suas dicas acabei de criar o meu blog e suas dicas serão muito uteis para mim.Parabéns pelo trabalho.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Thainá!

      Obrigado pelo elogios! E espero que você sempre encontre aqui dicas úteis para utilizar em seu novo blog.

      Um abraço!

  100. barbara garbinato disse:

    Olá! Muito obrigada pela ajuda pois meu blog NUNCA tem comentários! Valeu!

  101. Fabio Alves disse:

    obrigado pelo artigo. Realmente eu estava com dúvida sobre os comentários, sua importância e como facilitar para o usuário. Ultimamente, percebi que estão instalando o moderador de comentários Disqus no blogger , mas não me agradou o fato do usuário não poder deixar seu link de site.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Fabio!

      Eu já pensei também em adotar outro gerenciador de comentários, mas acabei permanecendo mesmo no Blogger. É um sistema simples para o leitor, especialmente quando se remove suas restrições.

      Um abraço!

  102. Eric Rocha disse:

    Gostei das dicas Adelson, parabens!

  103. BOCA DOS ANJOS disse:

    valeu pelas dicas…me ajudou muito, estou começando no mundo dos blogs.

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Que ótimo saber que você chegou até aqui! Espero que encontre outras dicas úteis para usar em seu blog.

      Um abraço!

  104. Matheus Carvalho disse:

    Obrigado pelas dicas

  105. Thiago D. disse:

    ótimas Dicas, tem um porém no meu Blog, quando criei ele não veio com os comentários do Blogger, eu fiz tudo direitinho, só que nada, ai eu coloquei a plataforma de comentários Disqus, será que pode afetar em algo?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Thiago!

      Eu gosto dos comentários padrões do Blogger, pois acredito que são mais simples que os do Disqus e outros aplicativos. Mas, você pode também utilizá-los, sem problema algum.

      Um abraço!

  106. "A Garota Do Blog" disse:

    Gostei demais do seu blog

  107. Marcio disse:

    Uma dica relevante é para os blogueiros inserirem o campo de comentário e ao lado colocar os ícones de compartilhamento em redes sociais, assim como você faz aqui, dessa forma ajudar a gerar mais visitantes além de comentários!

  108. Girls of Christ disse:

    Nossa, adorei as dicas, achei que tinha alguma coisa de errada comigo ou com meu blog, mas, essas dicas ajudam muito!! Obrigado! 😀

  109. Bruno Pinna disse:

    nossa estou adorando seu blog! pego todos os dias dicas e mais dicas sobre como melhorar meu blog Financeiro. Obrigada por fazer posts tao uteis! 😉

  110. Anônimo disse:

    Nossa,muito legal suas dicas. Estou pegando essas dicas para aprimorar o meu blog.

  111. Anônimo disse:

    Estou deixando meu comentário aqui como uma forma de agradecimento, esse artigo me ajudou muito! Sucesso para seu blog! E espero sucesso no meu também kkkkkk

  112. Anônimo disse:

    Esse artigo me ajudou bastante! Infelizmente, meu blog ainda não tem comentários, mas um dia, eu chego lá!

  113. Bianca Almeida disse:

    Maravilhoso esse post… Mas eu tenho uma pergunta: e quando a crítica é destrutiva, nós devemos excluir o comentário mesmo que não tenhamos muitos outros comentários?

  114. O mundo em um so Clique disse:

    Olá, boa tarde! Somos novos nesse meio de blog, e os artigos que você escreve são bem complexos, ensina bastante coisa, somos gratos por isso. Criamos nosso blog a mais ou menos uma semana, neste caso ele tem quase 1000 views porem 2 comentários. Criamos o blog com o intuito de trazer as pessoas os melhores lugares do mundo para passar as férias. Sabemos que não será fácil de ter por agora membros fiéis e comentários que nos incentivam. Mas estamos ai a cada dia buscando o aprendizado. Sou grato por esse artigo e voltarei 🙂 "Quem sempre busca aprendizado, mais pode ensinar". Palavras de Henrique Cardoso

    • Adriano Luz disse:

      Ola Henrique,

      O índice de comentários em relação aos page views realmente é baixo. Mais seguindo essas dicas do artigo conseguimos melhorar bastante.

      Um abraço e sucesso

  115. Jeferson Casteleira disse:

    Ótimo artigo, bem explicado e claro. Tentarei seguir essas dicas em meu blog

  116. Jonas Mirandito Ultra disse:

    Belo artigo Adriano. Depois dessa vou até revisar o meu blog inteiro.

  117. Zen Pencils - Brasil disse:

    Muito bom 🙂

  118. Samuel disse:

    Caro amigo, gostaria de contar com a sua ajuda para o blogger http://www.agentesdesaude.com.br Desejamos obter a seguinte edição:
    Imagem da capa, conforme L=960, A=150; slide automático exibindo as imagens da postagem mais recente; link das postagens mais recentes as mais antigas; mais uma coluna a esquerda da mesma largura a atual

    Por gentileza, nos ajude!

    • Adriano Luz disse:

      Ola Samuel,

      Estas alterações requerem uma certa complexidade. Você precisará contratar alguém para realizar este serviço.

      Infelizmente não fazemos edição em templates já existentes.

      Um abraço

  119. felipe disse:

    muito bom amigo

  120. Ana Rita disse:

    Eu entendo a moderação em blogs de política, de críticas cinematográficas ou musicais (chove xingamentos quando alguém faz crítica negativa a algo famoso) ou qualquer assunto tabu, como homossexualismo, religião, etc. Mas tem vezes que vamos comentar em um blog que fala de assuntos normais, como moda, tecnologia, decoração e é moderado. Cansa.

    • Adriano Luz disse:

      Ola Ana,

      Existe uma variável que você não esta considerando, o spam.

      Exitem ferramentas automatizadas para criar comentários de spam que infesta muitos blogs comentários spam.

      Veja na imagem abaixo como diariamente chove estes lixos aqui no GB:

      Clique aqui para ver

      Um abraço

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!