divulgação Camila Fiori

Como conseguir comentários em seu blog

No artigo Divulgando seu blog: Comentários em outros blogs, dei uma série de dicas sobre como você deve se “comportar”, por assim dizer, ao comentar outros blogs. A idéia deste artigo é inversa: vou mostrar o que você pode fazer para incentivar outras pessoas a comentarem os seus artigos. Existem algumas boas razões que podem levá-lo a querer ter seus artigos comentados por outras pessoas:

  • É gratificante receber comentários. Cada comentário recebido é um reconhecimento do trabalho duro que você dá para manter o seu blog.
  • Todo comentário, positivo ou negativo, pode ajudá-lo a melhorar o seu trabalho. Através dos comentários, você verá o que está agradando e o que não está em seu blog e seus artigos.
  • Muitas das pessoas que comentarem seu blog se tornarão visitantes regulares. Se o visitante perdeu seu tempo deixando um comentário, isso quer dizer que seu blog significou algo para ele, e isso normalmente é um motivo para voltar.
  • Um blog com comentários, atrai visitantes – da mesma forma que um blog sem comentários acaba afastando muitos deles. Isso é natural do ser humano.

Percebeu como vale a pena investir um pouco de seu tempo nisso? Seguem então algumas dicas práticas que aprendi no dia a dia e que trouxeram resultado bastante positivo.

 

  1. Escreva artigos interessantes – Esta dica é óbvia, mas gosto de insistir no ponto: ninguém irá comentar um artigo mal escrito ou desinteressante. Então, sempre pesquise o assunto sobre o qual está escrevendo, capriche na ortografia, seja claro em suas idéias.
  2. Incite a discussão – Incentive os comentários, solicitando opiniões ou deixando questões em aberto no seu artigo. Muitas vezes, o próprio formato do artigo não permite o comentário, pois seu conteúdo não dá margem a opiniões.
  3. Comente em outros blogs – Esta é uma das melhores formas de obter comentários em seu blog. É natural que a outra pessoa venha ao seu blog retribuir seu comentário. Se ainda não leu, leia o artigo Divulgando seu blog: Comentários em outros blogs, onde escrevo com mais detalhes sobre o assunto.
  4. Aumente o número de visitantes – Outro ponto óbvio: o número de comentários recebidos é proporcional ao número de visitas ao seu site. É normal e aceitável que apenas uma pequena parcela dos seus visitantes deixem comentários. Então, invista na divulgação de seu site. Se não sabe por onde começar, leia a série de artigos Divulgando seu blog.
  5. Facilite o comentário – As plataformas de blog costumam ter a opção de solicitar ao “comentarista” que ele digite uma palavra de confirmação para deixar um comentário. Esse recurso existe para evitar o spam. Por outro lado, isso acaba espantando muitas pessoas que deixariam um comentário – se fosse mais fácil. Assim, se você tem poucos comentários, desabilite esse recurso.
    No Blogger, isso é feito em “Configurações / Comentários / Exibir uma confirmação de palavras para os comentários?”. Deixe como “Não”. Quando você começar a receber dezenas de spams por dia, poderá se dar o luxo de usar este recurso.
    Outro ponto que dificulta o comentário é a exigência de que somente usuários registrados podem comentar. Pelo mesmo motivo acima, recomendo inicialmente que você permita comentários de qualquer pessoa, inclusive os anônimos. No Blogger, essa opção fica na mesma pasta “Configurações / Comentários”, na opção “Quem pode comentar?”. Deixe marcado “Qualquer um”.
  6. Evite a moderação – A moderação é outro recurso que só faz sentido quando você começa a receber comentários indesejados. Acredite: o visitante fica feliz quando posta um comentário e ele já aparece na página. Por outro lado, dá uma certa desmotivação quando você recebe um aviso dizendo que “em breve, seu comentário será exibido”, ou algo parecido. Para desabilitar no Blogger, é só acessar a opção “Moderação de comentários” e deixar marcado como “Nunca”.
  7. Saiba aceitar críticas – É mais comum os visitantes deixarem elogios sobre seus artigos. Mas, também virão as críticas. Saiba aceitá-las e use-as para melhorar o seu trabalho. É importante perceber que essa é a visão de quem vê seu trabalho de fora.
  8. Responda todos os comentários recebidos – Este item é muito importante: responda TODOS os comentários que você recebe em seu blog. E seja rápido nisso. A resposta deve ser feita no seu próprio blog e pode ser um simples agradecimento pela visita ou uma resposta para a pessoa, se for o caso. Quem comenta percebe que seu comentário foi importante, e sente-se motivada para comentar outras vezes. Para saber quando um novo comentário é postado em seu blog, é só colocar seu e-mail na opção “E-mail de notificação de comentários”.
  9. Retribua o comentário – Se a pessoa que deixou um comentário tiver um blog, deixe também um comentário no blog dela. Para saber isso, basta clicar no nome da pessoa que deixou o comentário. Você pode ser direcionado para o blog dela, ou para a página de perfil, onde estará o link para o blog. Em sua resposta, diga algo como “vim retribuir o comentário feito ao TD Séries”, para que ela se lembre de você, e faça um comentário pertinente ao artigo que está sendo comentado.
  10. Faça parcerias – Outra dica válida especialmente para quem está iniciando: encontre alguém que também queira receber comentários, e combine de comentarem seus artigos entre si.
  11. Prestige quem comenta – Utilize widget para exibir os últimos comentários ou as pessoas que mais deixam comentários em seu blog. É uma forma da pessoa se sentir importante e motivada a comentar mais.
    No Blogger, existe uma maneira fácil de exibir os últimos comentários: insira na barra lateral um widget de feed RSS, e adicione o feed de seus comentários (é só adicionar “/feeds/comments/default” ao endereço de seu blog). Assim, sempre serão mostrados os últimos comentários na barra de seu blog.

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

160 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.