acompanhamento Camila Fiori

FEEDJIT: Veja seus visitantes em tempo real

Como eu já mencionei em artigos anteriores, o Google Analytics é uma ferramenta praticamente obrigatória para você gerenciar seu site ou blog, devido ao seu custo zero e à grande quantidade de recursos interessantes que ela traz. No entanto, existe uma outra ferramenta, o FEEDJIT, que também é interessante pela simplicidade de uso e por permitir que você visualize em tempo real as visitas que seu site recebe. O FEEDJIT permitirá a você:

  • Ver o momento exato em que alguém visita seu site ou blog;
  • Descobrir de que parte do mundo essa visita veio;
  • A partir de qual página ela acessou seu site;
  • Qual página de seu site foi acessada;
  • Para qual página essa visita foi, caso ela tenha clicado em algum link de seu site.

Existem duas versões do FEEDJIT, a gratuita e a “pro”. Todos os recursos que mostrarei aqui estão disponíveis na versão grátis da ferramenta. Outro fator positivo é que ela funciona nas plataformas mais conhecidas de blog, como o Blogger e o WordPress. Para conhecer a ferramenta e colocá-la em seu site, visite http://feedjit.com/join/. Você verá que existem 2 componentes diferentes (JavaScript ou imagem). A versão JS é a que possui mais recursos. Você só deve escolher a versão “imagem” caso seu site não suporte a primeira versão. Clique na opção correspondente. Vou tomar como exemplo aqui a versão JavaScript (http://feedjit.com/joinjs/). Você verá 4 componentes diferentes que pode colocar em seu blog. O processo para adicionar cada um é bastante semelhante:

  • Você pode clicar em “First Customize it!” para configurar as opções disponíveis, como cor e tamanho;
  • Pode clicar em “Add to your Blogger Blog”, caso esta seja sua plataforma;
  • Ou pode copiar o código fonte e colar um widget de HTML/JavaScript no seu blog.

Abaixo estão as explicações sobre cada um dos componentes disponíveis:  

1. Live Traffic Feed

imageEste é o componente mais interessante e que trará todas as informações que citei no início deste artigo. A imagem que aparecerá em seu blog é similar à figura que está à esquerda. Automaticamente, já é exibida a cidade/país de onde veio sua visita, de que página ela veio e qual página de seu site foi acessada. Uma dica: se você clicar no link do site de origem, verá exatamente a página que o visitante estava acessando naquele site. No início do componente, você verá uma mensagem com sua cidade (no exemplo, “Top Itu Blogs”). Caso a cidade esteja errada, basta clicar em “Options” (no rodapé do componente) e escolher a opção “Change your location”, escolhendo em seguida sua cidade. Outras opções disponíveis nesse menu:
Ignore my browser – Ao clicar nisso, o componente não irá mais registrar as visitas que você mesmo fez em seu site. É importante fazer isso para não influenciar no resultado.
Live Traffic Map – Será exibido um mapa mundi mostrando que parte do mundo suas visitas vieram.
Popular Pages Today – Serão mostradas quais foram as páginas mais visitadas em seu site no dia de hoje. Outra opção muito interessante que você verá logo acima é “Watch in Real-Time”. Ao clicar nessa opção, será exibida uma nova tela, onde você poderá monitorar as visitas em tempo real (ou seja, não é necessário clicar em nada, quando um novo visitante entrar, automaticamente ele será mostrado nessa tela). Nessa tela, você verá outros detalhes interessantes, além das já citadas:

  • O browser e o sistema operacional do visitante;
  • O horário exato em que ele visitou seu site;
  • Caso ele tenha vindo de uma ferramenta de busca, qual foi a palavra ou expressão que ele busco para chegar ao seu site.

 

2. Live Traffic Map

image Neste componente, serão exibidos pontos mostrando de onde vieram os seus visitantes. Ao clicar no mapa, será aberta uma nova página, mostrando o mapa mundi com detalhes (como no item “Live Traffic Map” do componente anterior. Você verá também nesse mapa quais são as páginas mais acessadas. O interessante é que, à medida em que você clica no zoom ou posiciona o mapa para uma nova região, são mostradas as páginas mais acessadas naquela região do mapa.

 

3. Recommended Reading

image Este componente mostra a “leitura recomendada”, ou seja, quais outras páginas de seu site possam interessar para quem está na página atual. Ele consegue fazer isso através de estatísticas coletadas sobre as visitas que seu site recebeu. É interessante que o conteúdo deste componente varia de acordo com a página em que a pessoa está em seu site. No caso do “TD Séries”, que estou tomando como exemplo para este artigo, ao acessar uma página sobre o seriado “Grey’s Anatomy”, serão exibidas como recomendações outras páginas do blog que também falem sobre esse seriado. Isso porque foi o destino dos outros visitantes que já estiveram nessa página antes. Outro ponto importante é que este componente funcionará melhor à medida em que mais pessoas visitarem seu site. Isso porque o componente terá mais dados para poder calcular e fazer melhores recomendações de conteúdo.  

4. Page Popularity

image O último componente, também bastante interessante, mostra as páginas mais acessadas em seu site no dia de hoje. Além de fornecer a você uma estatística rápida sobre o conteúdo mais acessado, ele pode também ser usado como uma forma de mostrar aos seus visitantes quais são as suas páginas mais interessantes ou populares. Essa é uma forma de manter o visitante em seu site, estimulando-o a visitar outras páginas suas.

 

Em resumo: todas as informações trazidas por esses componentes podem ser obtidas no Google Analytics. O diferencial do FEEDJIT é que ele é simples, em tempo real e ainda pode ser disponibilizado para seus visitantes também visualizarem as informações.

Classifique este post

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

59 Comentários

  1. Sandra - Info-Macross disse:

    Oi Adelson!
    Oi Daniel!
    Tem um selo no Info-Macross esperando você!!
    Um abraço!
    Sandra

  2. Adelson Smania disse:

    @Marcus: Obrigado por estar sempre prestigiando o blog com seus comentários. Não conhecia o Woopra. Mas, já cadastrei meus blogs nele e estou aguardando aprovação para fazer uso dele. Quem sabe não dê matéria para mais um post!

    @Sandra: Olá! Fiquei bastante feliz com o selo, Sandra! Logo tomarei as providências para publicá-lo por aqui.

    Um abraço para vocês!

  3. El_petejur disse:

    Eu quem agradeço a visita.
    Apareça mais vezes.

    Elói Stefenon

    http://yesnocomments.blogspot.com/

  4. Anônimo disse:

    o feedjit realmente funciona?como ele funciona?atraves do ip do pc?

  5. Adelson Smania disse:

    O FEEDJIT funciona sim! Veja aqui mesmo, no blog, que uso 3 plugins dele.

    Acredito que você esteja se referindo ao “Live Traffic Feed”. Nesse caso, ele determina, através de sua conexão com a internet, sua provável localização geográfica. Ela nem sempre é correta. No meu caso, por exemplo, estou em Itu, mas ele me identifica algumas vezes como Osasco ou São Paulo, por exemplo. Mas, posso clicar em “Change your location” e definir a cidade onde estou. A partir daí, minha informação será mostrada corretamente nos sites que eu visitar e que usem o FEEDJIT.

    Um abraço!

  6. Márcio Tavares disse:

    Valeu pelas dicas!

    Eu estava procurando pelo FEEDJIT e, com a sua ajuda, foi muito mais fácil fazer o que pretendia.

    Um abração!

  7. Adelson Smania disse:

    Olá, Márcio!

    Que bom que o artigo o tenha ajudado. Já vi que você está usando já os recursos do FEEDJIT em seu blog. Eles são realmente muito simples de usar e bastante úteis no dia a dia.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  8. Alice disse:

    Oi Adelson,

    Era essa ferramenta que estava procurando mas não sabia o nome…rsrs
    Só que já cadastrei o Analitics. ele traz as mesmas informações, como a localização de quem acessa meu blog?

    Abraços!!

  9. Adelson Smania disse:

    Olá, Alice!

    O FEEDJIT é menos completo que o Google Analytics, mas tem a vantagem de trazer as informações em tempo real. Ele é útil para acompanhar as informações que ocorrem num curto espaço de tempo. Mas, ele traz sim a informação de quem acessa seu blog. Eles podem ser mostrados num mapa, como explico no artigo, ou em forma de lista, como na barra lateral esquerda do Gerenciando. Outra possibilidade é acessar uma página como esta: http://live.feedjit.com/live/gerenciandoblog.com.br/

    Mas, não abro mão do Analytics. Ele é a ferramenta que uso para monitorar sempre o resultado do meu blog.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  10. shirley disse:

    oi, eu gostaria muito de colocar esse recurso no meu blog, mas qdo vou lá eles me pedem n.o de cartão d e crédito e tals, aí desisto. será que sou eu que tô lendo errado (é em inglês, né? rs)? enfim, se vc puder me dar uma mãozinha, eu agradeço!

  11. Adelson Smania disse:

    Olá, Shirley!

    Pelo visto, você está tentando entrar na versão "Pro", que é paga. Para acessar a versão gratuita, é só clicar em Widgets, na página principal, ou acessar diretamente http://feedjit.com/joinjs.

    Um abraço!

  12. Shirley Pacheco disse:

    Adelson, você é O CARA! 😀
    E eu sou A ANTINHA! 😛
    Já coloquei, tudo certinho. Brigada! bjo.

  13. Adelson Smania disse:

    Olá, Shirley!

    Que bom que tenha dado certo! Mas, não é pra tanto não… risos Fique tranquila e esteja sempre à vontade para perguntar o que quiser.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  14. Anônimo disse:

    otima dica vou deixar para usar no meu novo site

    http://www.gralcorp.com.br/

    Maycon

  15. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Que bom que tenha gostado da dica. O FEEDJIT é bem simples, mas traz dados rápidos e interessantes sobre os visitantes do site.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  16. Luiz José disse:

    Beleza!!! Há dias estava procurando um script para paginas mais visitadas. Veleu mesmo pela dica, ja coloquei no meu blog.

  17. Adelson Smania disse:

    Olá, Luiz!

    O FEEDJIT é bem simples, mas faz o que promete. Eu o utilizei durante bastante tempo aqui no Gerenciando e também em meu outro blog.

    Estou testando agora o PostRank, mas ele leva em consideração outros fatores além das visitas. Devo escrever sobre ele em breve.

    Um abraço!

  18. hobadiasgomesmmnpro disse:

    boa noite tenho um site , nãó um blogue só que como as explicaçõev vem em ingles não consegui iserir a ferramenta , peço sua ajuda por favor

  19. Adelson Smania disse:

    Olá, Hobadias!

    Eu escrevi um artigo dando mais detalhes sobre como usar o FEEDJIT em http://blogdacomentarista.blogspot.com/2009/12/de-onde-vem-seus-visitantes.html.

    Se ainda assim tiver dúvidas, escreva para [email protected] e eu o ajudo.

    Um abraço!

  20. Curiosa em Ação disse:

    Realmente, tenho que concordar,
    este blog tem os melhores tutoriais ….
    Muito didático e esclarecedor ….
    bj

  21. Adelson Smania disse:

    Olá, Curiosa!

    Obrigado pelo seu elogio Espero que sempre encontre artigos interessantes aqui.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  22. Mar... disse:

    Apareço um erro quando vai para instalar e vem uma mnsgm na pg dizendo que o IE impediu por motivo de segurança…como resolvo isso???Não tem como pegar a UR da pg????Obrigada…Mar…

  23. Adelson Smania disse:

    Olá, Mar!

    Em que momento exatamente ocorre o erro? É que não entendi à qual processo de instalação você se refere.

    Com essa informação, posso te ajudá-la melhor.

    Um abraço!

  24. Monica disse:

    Ótimo post. Muito esclarecedor, didático mesmo. Já tenho o feedjit instalado no meu blog, mas aqui obtive ótimas informacoes adicionais. Valeu!

  25. Adelson Smania disse:

    Olá, Monica!

    Que bom que tenha gostado! Em breve, escreverei novo artigo aqui no Gerenciando, comentando sobre as mudanças feitas no FEEDJIT.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  26. Wellington Ferreira disse:

    Olá Adelson!

    Tirei o dia para visitar seu blog hoje, valeu a pena. Mais uma dica interessante que já estou seguindo.

    Abraços!!

  27. Adelson Smania disse:

    Olá, Wellington!

    Estou mesmo vendo seus diversos comentários por aqui! O Feedjit é interessante mesmo. Gosto dele por sua simplicidade. Agora, com os novos recursos, ficou ainda melhor.

    Um abraço!

  28. ErikaH Azzevedo disse:

    nNão sei o que pode tá acontecendo , está dando erro nesta página…http://feedjit.com/joinjs, dá como página não encontrada. Já tentei colocar lá no blog mas nao consigo…acessei o http://feedjit.com/fg/#getBlogger.

    Desde ja agradeço…

    Erikah

  29. Adelson Smania disse:

    Olá, ErikaH!

    Houve atualização da versão do Feedjit, que também mudou a página de cadastro. Veja as instruções para a nova versão em Feedjit: As Novidades do Live Traffic Feed.

    Um abraço!

  30. Marcos disse:

    Parabens pelo artigo e pelo blog. Pelo fato de morar fora do Brasil, acabei me acostumando a buscar informaõçes em sites em ingles, mas acessando a net hoje descobri seu blog e digo que é muito bom.

  31. Adelson Smania disse:

    Olá, Marcos!

    Que bom que tenha gostado do Gerenciando Blog! Espero que sempre encontre artigos úteis aqui!

    Um abraço e obrigado por sua visita!

  32. ♠ Jão Bless ♠ disse:

    Muito bom o blog brother
    gostaria de tirar uma duvida
    Feedjit é pago ???
    =/

  33. Adelson Smania disse:

    Olá, Jão!

    A versão mais simples do Feedjit é grátis. Há, no entanto, versões com mais recursos, pelas quais você precisa pagar.

    Um abraço!

  34. ♠ Jão Bless ♠ disse:

    hum… ficaria grato se você pudesse me passar ou postar aki msm o link onde consigo ele gratis, pois não encontrei… meu email/msn: [email protected]

    Obrigado pela atenção brother !!!

  35. Adelson Smania disse:

    Olá, Jão!

    A versão grátis do Live Traffic Feed agora pode ser obtida em http://feedjit.com/freeLiveTrafficFeed/.

    Um abraço!

  36. ♠ Jão Bless ♠ disse:

    AdelsoOoooon
    Você é o Melhor !!!
    Muito obrigado msm brother
    fik na paz sempre brother
    Forte Abraço…

  37. Reginaldo Paiva disse:

    Muito boa dica Adelson,parabens pelo site!

    Uma ajuda como faço para diminuir a quantidade de usuarios que são mostrados na coluna?meu site está mostrando 9 ultimos acessos queria diminuir.

    Obrigado!

    Reginaldo Symbiandownet

  38. Adelson Smania disse:

    Olá, Reginaldo!

    Pelo que vi em seu blog, você já conseguiu encontrar a resposta, pois está mostrando apenas os 4 últimos visitantes.

    A configuração é feita na página principal de instalação do Feedjit Live Traffic: você pode escolher a largura da coluna e o número de visitantes que será mostrado.

    Um abraço!

  39. Flá disse:

    oi,o meu feedjit parece que travou,nao atualiza mais em tempo real,sabe de algo pra ajudar por favor ? 🙁

  40. Adelson Smania disse:

    Olá, Flá!

    Fui até seu blog, mas ele parece estar funcionando normalmente. Verifique no "Live Traffic" e minha visita apareceu normalmente.

    Um abraço!

  41. black™ disse:

    Muito boua a dica!!
    valew mano!!
    Ajudando geral!!

  42. Adelson Smania disse:

    Olá, Black!

    Que bom que tenha gostado!

    Um abraço e obrigado pela visita!

  43. Luana Rebouças disse:

    Olá,

    Como faço para colocar o live traffic map? Consegui colocar o live traffic feed, mas não acho a opção do mapa. Se puder responder para o meu email: [email protected]

    Grata

  44. Adelson Smania disse:

    Olá, Luana!

    Para obter o código do mapa você precisa acessar a aba "Feedjit Advanced", escolher a opção "Other Widgets" na barra à esquerda, e acessar a aba "Live Map".

    Um abraço!

  45. Emerson disse:

    Tem como reduzir a quantidade de locais que aparece no feedjit? Gostaria que aparece uns 4 ou 5 pra não ocupar muito espaço.

  46. LMady disse:

    A minha pergunta é IDÊNTICA a do Emerson,tem como controlar o número de aparições?

  47. Anunciarsites.com disse:

    Estou usando em meu site e funciona perfeitamente.
    Só que o link para obter o feedjit mudou,agora é no:
    http://feedjit.com/freeLiveTrafficFeed/.
    Abraços.

  48. As Flores do Ruanda disse:

    Coloquei seu banner no meu blog, seguindo a sua solicitação de divulgação do Gerenciando Blog. Nada mais justo! É o mínimo que posso fazer pelo desprendimento que você demonstra, ao abreviar-nos, gratuitamente, muito trabalho de pesquisa, leitura e estudo. Parabéns pela dedicação, zelo e qualidade do trabalho. Receba um sincero abraço.

    Adelson Correia da Costa
    http://asfloresdoruanda.blogspot.com.br/

    • Adriano Luz disse:

      Olá, meu xará!

      Muito obrigado pelo reconhecimento! Faço o possível para divulgar aqui as descobertas que considero interessantes e úteis a todos.

      Um abraço!

  49. Rafael Paz disse:

    Adelson, parabéns pelo blog, extremamente útil!

    Tenho uma dúvida: coloquei o Feedjit no meu blog porém suas estatísticas não batem com as estatísticas indicadas no gerenciador do Blogger. Por exemplo, o Blogger, na aba Estatísticas indica que Hoje houveram 2 visitas da Alemanha, porém o Feedjit não indicou estas visitas.
    O que pode estar errado?
    Meu blog: http://heroismitos.blogspot.com.br/

    Obrigado

  50. Ana Dantas disse:

    Oi Adelson,
    tenho uma dúvida. Eu uso o wordpress.com e copie o código HTML no widget no meu blog. Acontece que sempre vejo minhas próprias visitas. Essa opção Ignore my browser é so para a versão instalada? Como faço para esconder minhas próprias visitas neste caso?
    Abraços

  51. Fabio Alves disse:

    Ferramenta interessante. Vou testar

  52. Pedro Luso disse:

    Oi, Adriano,
    Coloquei em meus blogs os três primeiros FEEDJIT (todos estão instalados) mas só o primeiro, o Live Traffic Feed, está funcionando. Houve alguma alteração no Blogger?
    Aguardo sua resposta.
    Obrigado.

  53. Paulo Roberto disse:

    Olá!
    Eu utilizava o Feedjit há bastante tempo, em meu blog do Blogger. Excluí para teste de conteúdo misto e, ao reincluí-lo, não funcionou mais. Não sei se o motivo é porque o meu blog agora abre com protocolo https e o Feedjit funciona com http.
    Um abraço

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.