acompanhamento Camila Fiori

FEEDJIT: Veja seus visitantes em tempo real

Como eu já mencionei em artigos anteriores, o Google Analytics é uma ferramenta praticamente obrigatória para você gerenciar seu site ou blog, devido ao seu custo zero e à grande quantidade de recursos interessantes que ela traz. No entanto, existe uma outra ferramenta, o FEEDJIT, que também é interessante pela simplicidade de uso e por permitir que você visualize em tempo real as visitas que seu site recebe. O FEEDJIT permitirá a você:

  • Ver o momento exato em que alguém visita seu site ou blog;
  • Descobrir de que parte do mundo essa visita veio;
  • A partir de qual página ela acessou seu site;
  • Qual página de seu site foi acessada;
  • Para qual página essa visita foi, caso ela tenha clicado em algum link de seu site.

Existem duas versões do FEEDJIT, a gratuita e a “pro”. Todos os recursos que mostrarei aqui estão disponíveis na versão grátis da ferramenta. Outro fator positivo é que ela funciona nas plataformas mais conhecidas de blog, como o Blogger e o WordPress. Para conhecer a ferramenta e colocá-la em seu site, visite http://feedjit.com/join/. Você verá que existem 2 componentes diferentes (JavaScript ou imagem). A versão JS é a que possui mais recursos. Você só deve escolher a versão “imagem” caso seu site não suporte a primeira versão. Clique na opção correspondente. Vou tomar como exemplo aqui a versão JavaScript (http://feedjit.com/joinjs/). Você verá 4 componentes diferentes que pode colocar em seu blog. O processo para adicionar cada um é bastante semelhante:

  • Você pode clicar em “First Customize it!” para configurar as opções disponíveis, como cor e tamanho;
  • Pode clicar em “Add to your Blogger Blog”, caso esta seja sua plataforma;
  • Ou pode copiar o código fonte e colar um widget de HTML/JavaScript no seu blog.

Abaixo estão as explicações sobre cada um dos componentes disponíveis:  

1. Live Traffic Feed

imageEste é o componente mais interessante e que trará todas as informações que citei no início deste artigo. A imagem que aparecerá em seu blog é similar à figura que está à esquerda. Automaticamente, já é exibida a cidade/país de onde veio sua visita, de que página ela veio e qual página de seu site foi acessada. Uma dica: se você clicar no link do site de origem, verá exatamente a página que o visitante estava acessando naquele site. No início do componente, você verá uma mensagem com sua cidade (no exemplo, “Top Itu Blogs”). Caso a cidade esteja errada, basta clicar em “Options” (no rodapé do componente) e escolher a opção “Change your location”, escolhendo em seguida sua cidade. Outras opções disponíveis nesse menu:
Ignore my browser – Ao clicar nisso, o componente não irá mais registrar as visitas que você mesmo fez em seu site. É importante fazer isso para não influenciar no resultado.
Live Traffic Map – Será exibido um mapa mundi mostrando que parte do mundo suas visitas vieram.
Popular Pages Today – Serão mostradas quais foram as páginas mais visitadas em seu site no dia de hoje. Outra opção muito interessante que você verá logo acima é “Watch in Real-Time”. Ao clicar nessa opção, será exibida uma nova tela, onde você poderá monitorar as visitas em tempo real (ou seja, não é necessário clicar em nada, quando um novo visitante entrar, automaticamente ele será mostrado nessa tela). Nessa tela, você verá outros detalhes interessantes, além das já citadas:

  • O browser e o sistema operacional do visitante;
  • O horário exato em que ele visitou seu site;
  • Caso ele tenha vindo de uma ferramenta de busca, qual foi a palavra ou expressão que ele busco para chegar ao seu site.

 

 

2. Live Traffic Map

image Neste componente, serão exibidos pontos mostrando de onde vieram os seus visitantes. Ao clicar no mapa, será aberta uma nova página, mostrando o mapa mundi com detalhes (como no item “Live Traffic Map” do componente anterior. Você verá também nesse mapa quais são as páginas mais acessadas. O interessante é que, à medida em que você clica no zoom ou posiciona o mapa para uma nova região, são mostradas as páginas mais acessadas naquela região do mapa.

 

3. Recommended Reading

image Este componente mostra a “leitura recomendada”, ou seja, quais outras páginas de seu site possam interessar para quem está na página atual. Ele consegue fazer isso através de estatísticas coletadas sobre as visitas que seu site recebeu. É interessante que o conteúdo deste componente varia de acordo com a página em que a pessoa está em seu site. No caso do “TD Séries”, que estou tomando como exemplo para este artigo, ao acessar uma página sobre o seriado “Grey’s Anatomy”, serão exibidas como recomendações outras páginas do blog que também falem sobre esse seriado. Isso porque foi o destino dos outros visitantes que já estiveram nessa página antes. Outro ponto importante é que este componente funcionará melhor à medida em que mais pessoas visitarem seu site. Isso porque o componente terá mais dados para poder calcular e fazer melhores recomendações de conteúdo.  

4. Page Popularity

image O último componente, também bastante interessante, mostra as páginas mais acessadas em seu site no dia de hoje. Além de fornecer a você uma estatística rápida sobre o conteúdo mais acessado, ele pode também ser usado como uma forma de mostrar aos seus visitantes quais são as suas páginas mais interessantes ou populares. Essa é uma forma de manter o visitante em seu site, estimulando-o a visitar outras páginas suas.

 

Em resumo: todas as informações trazidas por esses componentes podem ser obtidas no Google Analytics. O diferencial do FEEDJIT é que ele é simples, em tempo real e ainda pode ser disponibilizado para seus visitantes também visualizarem as informações.

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

59 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.