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Google Analytics: Analisando e usando as informações

No post anterior, Google Analytics: Conheça quem visita seu site, eu mostrei como cadastrar seu blog nessa ferramenta fantástica. Se você já fez isso, então é hora de entender quais são os dados que a ferramenta mostra a você, e como fazer uso dessas informações.

Página inicial

Painel Logo ao entrar no Google Analytics, você verá um painel com o resumo dos sites que você está acompanhando em sua conta. Nessa tela, serão trazidas as informações principais de cada um deles, no período que estiver selecionado na parte superior direita da tela (o default é “Mês”). A coluna “Porcentagem de alterações”, indica a variação do índice selecionado (visitas, tempo médio no site ou taxa de rejeições) comparando-se o dia inicial e o final desse período. Para visualizar detalhes de um dos sites, clique na opção “Visualizar relatório”.  

Painel

Aqui as coisas começam a ficar mais interessantes. Na parte direita da tela, você verá um conjunto de gráficos e relatórios sobre seu site. Todos esses relatórios são referentes ao período indicado na parte superior direita da tela. Por default, é exibido os últimos 30 dias, mas isso pode ser alterado clicando-se no controle de data. Seguem explicações sobre cada um dos relatórios apresentados:

Uso do site

UsoSite Este relatório é composto pelo gráfico principal e pelos botões da área inferior. No gráfico, são mostradas inicialmente as visitas por dia, mas esse dado pode ser alterado clicando em cada um dos pequenos gráficos da área inferior. Os dados possíveis:

  • Visitas – É o número de acessos que seu site teve durante o período escolhido.
  • Exibições de página – Diferente do anterior, é o número total de páginas vistas em seu site.
  • Páginas/visita  – Número médio de páginas vistas por cada visitante. O número é obtido dividindo “Exibições de página” por “Visitas”.
  • Taxa de rejeição – É o percentual de visitantes que visualizaram somente uma página de seu site. Você precisa trabalhar para que este número diminua cada vez mais. Se a pessoa viu somente uma página e saiu de seu site, isso normalmente significa que ela não se sentiu atraída a visitar outras páginas.
  • Tempo médio no site – Como o nome diz, é o tempo médio que os visitantes permaneceram em seu site. Quanto maior, melhor.
  • % de novas visitas – Trata-se do percentual de pessoas que visitaram seu blog pela primeira vez. Se você quer ter leitores fiéis, deve trabalhar para diminuir este número cada vez mais.
Visão geral dos visitantes

Visitantes  Inicialmente, este gráfico mostra o número de visitantes que você teve a cada dia. Ele é diferente do número de “Visitas”, mostrado acima: se uma mesma pessoa entrar visitar seu site 3 vezes num mesmo dia, ele será um único visitante, mas contará como 3 visitas. Ao clicar em “exibir relatório”, você terá informações detalhadas e importantes sobre seus visitantes, como:

 

  • Browser: essencial para você saber onde deve testar seu site, para garantir que ele funcione nesses browsers;
  • Velocidade de conexão: importante para você considerar o impacto que causará ao colocar imagens, vídeos e outros recursos em seu site;
  • Resoluções de tela: também essencial para você poder dimensionar corretamente o tamanho de seu site;

 

Cobertura do mapa

Cobertura Na página principal, o gráfico mostra de que países do mundo vêm seus visitantes. Ao clicar em “exibir relatório”, você poderá visualizar essas informações de forma detalhada. Ao clicar em um país, verá a distribuição das visitas por cidade.  

Visão geral das fontes de tráfego

Fontes Este gráfico é bastante importante: ele mostra a partir de que site seus visitantes vieram. Inicialmente, a informação é mostrada de forma agrupada, mostrando se eles vêm de um mecanismo de pesquisa (como o Google, Yahoo etc.), de um site de referência (um site que possua link para o seu) ou de tráfego direto (quando seu endereço é digitado diretamente no browser, ou o usuário clicou num link de um e-mail, por exemplo). Ao clicar em “exibir relatório”, você verá exatamente a partir de que site o visitante veio. Isso permite a você direcionar melhor seus esforços de divulgação, gastando seu tempo nos sites que realmente lhe trazem visitantes. Outra informação mostrada são as palavras-chave digitadas nos mecanismos de busca pelos usuários que chegaram até seu site.  

Visão geral do conteúdo

Conteúdo Neste relatório, você verá o número de visitas que cada página do seu site recebeu. Este dado também é importante para mostrar a você qual é o conteúdo que mais tem atraído visitantes.   Assim termino este segundo artigo sobre o Google Analytics. Trata-se apenas de uma visão geral de cada uma das áreas principais. Explorando a área esquerda do site, você verá muitos outros relatórios, separados por assunto. É interessante conhecer cada um deles, pois grande parte das informações trazidas são relevantes para auxiliá-lo no processo de gerenciamento de seu site. Artigo anterior: Google Analytics: Conheça quem visita seu site
Próximo artigo: Google Analytics: Comparando seu site com a concorrência

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Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

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36 Comentários

  1. Homenzinho de Barba Mal feita disse:

    Muito esclarecedor esse post, eu consulto o google analytic, diariamente. É sempre bom conhecer novos detalhes para assim aproveitar ao máximo a ferramenta.

  2. Adelson Smania disse:

    O Google Analytics é mesmo fantástico! Que bom que você já faz uso dele. Estou preparando novos artigos, mostrando um pouco mais do que ele é capaz.

    Obrigado pela visita e pelo comentário!

    Um abraço!

  3. El_petejur disse:

    http://yesnocomments.blogspot.com/

    Excelente o seu site amigo.
    Me esclareceu muita dúvidas do Google Analytics.
    Poxa, minha taxa de rejeição ainda está alta.

  4. Adelson Smania disse:

    Petejur:

    No início, é aceitável que a taxa de rejeição esteja alta. Você pode comparar sua taxa com a de outros blogs de tamanho similar, para ver se seu número está mesmo muito acima do normal. Veja como fazer isso no artigo Google Analytics: Comparando seu site com a concorrência.

    Uma ação que estou tomando experimentalmente para tentar baixar a taxa de rejeição é a utilização do recurso “Leia mais…” na página inicial do blog. Em breve escreverei um post sobre o assunto.

    Um abraço!

  5. rafael beltrame disse:

    parabens, otima postagem! ja testei e esta tudo funcionando, obrigado!

  6. Adelson Smania disse:

    Olá, Rafael!

    Que bom que tudo deu certo! O Google Analytics é uma excelente ferramenta. Você verá que ela será muito útil em seu dia a dia, ao gerenciar o seu blog.

    Um abraço!

  7. Halini disse:

    Oi! Parabéns pelo blog!
    Vc poderia me ajudar a entende um detalhe?
    O que significa exatamente “Porcentagem de alterações”. O que aquela porcentagem em verde representa? Meu site teve uma súbita alteração neste dado mas não sei se isso é bom ou ruim! rs
    Meu contato: [email protected]
    Abraço!

  8. Adelson Smania disse:

    Oi, Halini!

    Isso é o que eu explico logo no início do artigo, em “Página Inicial”. A porcentagem é a alteração, no período selecionado (dia, mês, semana ou ano) do dado selecionado (o normal é virem as visitas).

    Caso o número seja verde, isso significa que é bom! Se for vermelho, é ruim. Dos dados possíveis, o único que é ruim quando aumenta é a Taxa de Rejeição.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  9. Halini disse:

    Obrigada Adelson!
    Realmente estou bem perdida com o Analytics! rs
    Obrigada pelo post no meu blog!
    Abraços!

  10. Adelson Smania disse:

    Olá, Halini!

    Esse sentimento de estar perdida só acontece no começo. Logo você estará familiarizada com o Google Analytics e não conseguirá mais viver sem ele! risos

    Um abraço!

  11. Anônimo disse:

    como vai,
    meu nome é otaciano
    estamos tentando filtrar os anúncios por categoria, o google diz que posso tirar cinco categorias entre religiosos, propostas para emagrecer, etc, entre outras possibilidades de encontrar o melhor anuncio para nosso site.
    sabe me dizer onde faço isto? dentro do analtics não consigo nada

  12. Adelson Smania disse:

    Olá, Otaciano!

    Eu não entendi bem sua dúvida. Você fala sobre anúncios, mas se refere aqui ao Google Analytics. Sua dúvida é referente ao Analytics ou ao AdSense, que é a veiculação de anúncios em seu blog?

    Se preferir, me escreva no [email protected] e vejo se consigo ajudá-lo.

    Um abraço!

  13. Anônimo disse:

    Olá Adelson, estou conhecendo agora o potencial do analytics, realmente é um dos melhores, senão o melhor. Mas por mais que tenha procurado, só não consegui achar uma coisa (que outros analisadores me fornecem): O IP do Visitante.
    Sabe me dizer como localizo essa informação?

  14. Adelson Smania disse:

    Olá!

    O Google Analytics realmente não exibe essa informação. Isso ocorre porque, diferente de algumas outras ferramentas, o Analytics não traz a informação de cada visitante individualmente. Ele só traz as informações de forma agrupada. Por isso, ele não mostra o IP do visitante.

    Um abraço!

  15. Sergio Nunes disse:

    Adelson

    Olá Adelson

    Parabéns pela clareza do post, com palavras simples mostrou o grande conteúdo dessa ferramenta. Tenho instalado o whos amung us em meu blog; mas pretendo mudar para o Google Analytcs.
    Visitarei seu site outras vezes.

    Abraços

  16. Adelson Smania disse:

    Olá, Sergio!

    Que bom que tenha gostado do artigo!

    Por mais que eu já tenha testado outras boas ferramentas para acompanhamento dos visitantes, o Google Analytics continua tendo a minha preferência. A ferramenta é bastante poderosa e me fornece todas as informações necessárias para eu gerenciar meu blog.

    Um abraço e seja sempre bem vindo!

  17. Joseph disse:

    Olá Adelson,

    Você já nos habituou aos seus bons artigos e este não foge à regra. Muito bom!

    Eu uso o Analytics e realmente é uma maravilha. Mas ainda só entendo o básico e mesmo assim… ainda não entendi o significado da expressão "visitantes exclusivos absolutos".

    Além disso não sei como criar Funís, Objectivos, Alertas. Se calhar seria um bom assunto para um artigo. rsrsrs

    Um abraço

  18. Adelson Smania disse:

    Olá, Joseph!

    O Google Analytics é mesmo uma ferramenta fantástica, essencial para todos que possuem um blog ou site.

    Quanto à sua dúvida, acredito que você se refira ao termo "Número absoluto de visitantes únicos", correto? Esse número é um pouco diferente (e sempre menor) que o número de "Visitas". Se uma mesma pessoa entra em seu blog 3 vezes no mesmo dia, ela é contada como 1 "visitante único", mas como 3 "visitas". Se, em cada visita ela acessou 2 páginas, serão 6 "exibições de páginas".

    Consegui explicar? Quanto aos outros conceitos, podem ser mesmo assunto para um artigo futuro.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  19. Joseph disse:

    Olá Adelson,

    Se calhar são mesmo visitantes únicos, mas veja com é apresentada a descrição geral:

    Descrição geral dos visitantes 7 de Mar de 2010 – 6 de Abr de 2010

    gráfico
    pessoas visitaram este site
    Visitas
    Visitantes exclusivos absolutos
    Visualizações de páginas
    Visualizações médias de páginas
    tempo no site
    Taxa de abandono
    Novas visitas

    Repare que é usada mesmo a expressão "Visitantes exclusivos absolutos". Frase mais sofisticada esta!

    Um abraço!

  20. Adelson Smania disse:

    Olá, Joseph!

    Realmente, o termo é sofisticado! risos Mas, trata-se do mesmo medidor. Descobri porque estamos vendo expressões diferentes: o idioma do meu Google Analytics está configurado como "Português (Brasil)". Se alterno para "Português (Portugal)", vejo o termo que você cita.

    Um abraço!

  21. .Txia. disse:

    Este Google Analytics só serve para blogs ou também serve para outras redes como o twitter?
    É que tenho uma conta no twitpic, mas só usei tres vezes. Agora entrei e diz que uma foto minha está com 55 visualizações.
    Como eu consigo ver quem foram estas pessoas? O Google só mostra as pessoas que apareceram depois de o programa ter sido instalado, né?
    Abraços!

  22. Adelson Smania disse:

    Olá, Txia!

    Você só consegue utilizar o Google Analytics em blogs e sites que você possua o controle para adicionar o código necessário. Infelizmente, o TwitPic não é um deles, e também não possui as informações que você precisa.

    Quanto à última pergunta, você só conseguirá informações sobre visitas que acontecerem após a instalação do GA em seu blog.

    Um abraço!

  23. Adelson, como é que eu configuro o idioma? Não estou entendo quase nada do meu painel, pois está em inglês.

  24. Adelson Smania disse:

    Olá, [email protected]!

    O Analytics é um tanto chato nesse ponto. Quando você entra na página dele, verá na parte superior direita da página uma caixa para selecionar a linguagem. Você deve mudá-la para Português. Sugiro que você guarde o link da próxima página (http://www.google.com/intl/pt-BR/analytics) em seus favoritos, para sempre acessar através dela.

    Se mesmo assim ele continuar em inglês, acesse a opção Settings dentro do Analytics e mude o Language para Português. Isso resolverá o seu problema.

    Um abraço!

  25. Obrigado, mas peço descilpas, pois logo que publiquei o comentário li outro que estava você explicava isso mesmo.
    Agora eu não estou conseguindo é encontrar o código de inserção no HTML do meu blog, aonde posso o encontrar?
    Não lerei nada do tipo até você responder… 😀

  26. Adelson Smania disse:

    Olá, [email protected]!

    Para encontrar o código, você precisa clicar em "Editar" no final da linha do painel inicial. Depois, clique na opção "Verificar Status" e você verá o código para publicação.

    Um abraço!

  27. Valdemir Santos Pedrozo disse:

    Olá Adelson meu nome é Valdemir, você está de parabéns pela explicações, mas queria saber mas uma coisa, qual percentual considerado bom para um blog dos itens: taxa de rejeição, taxa de visita, tempo médio no site, novos visitantes. conforme á sua opinião.

  28. Adriano Luz disse:

    Olá, Valdemir!

    Sua pergunta é bastante difícil de responder. Abaixo eu coloco quais são os valores médios para esses fatores, conforme divulgado em relatório de comparação do Google Analytics:

    Taxa de rejeição: 48%
    Tempo médio no site: 5min20s

    Sou sincero em dizer que minha taxa de rejeição é maior e o tempo é menor que a média. Então é difícil determinar qual é o valor considerado bom para um blog.

    O melhor é você realizar esforços para buscar melhores esses fatores em seu blog. Se estiver melhor que a média, já será um ótimo caminho.

    Um abraço!

  29. Alexandre Lopes disse:

    Não consigo encontrar onde no Analytics consigo descobrir o IP de quem clica.
    Alguém poderia me ajudar?

    Preciso saber disso para bloquear concorrentes que clicam nos meus anuncios do Adwords.

  30. Érico José disse:

    Olá 🙂
    Cadastrei no Analytics, mas ainda não possui nenhum dado lá. É porque cadastrei hoje?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Érico!

      As informações realmente demoram um pouco para ser mostradas no Google Analytics. As que são mostradas de imediato estão na área "Tempo Real" no painel à esquerda. As demais você conseguirá analisar no dia seguinte.

      Um abraço!

  31. Fabio Alves disse:

    Aos poucos, estou desvendando todos os recursos do Google Analytics

  32. Dby Branca disse:

    Olá Adelson, bom dia….eu não estou conseguindo ver os IPs no google analytics, vc pode me ajudar?

  33. blogmixes disse:

    Boa noite, eu queria mudar o país de origem dos anúncios colocados no meu blogue, pois o maior número de visualizações são dos USA, como posso alterar de Portugal para USA? Obrigada

  34. Evolução da Tecnologia disse:

    Olá! Gostei do seu artigo, cadastrei o meu blog http://evolucaodatecnologia.com.br/ no Google Analytics hoje, como o Fabio Alves comentou eu aos poucos,estou desvendando todos recursos do Analytics.

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