acompanhamento Google Camila Fiori

Google Analytics: Analisando e usando as informações

No post anterior, Google Analytics: Conheça quem visita seu site, eu mostrei como cadastrar seu blog nessa ferramenta fantástica. Se você já fez isso, então é hora de entender quais são os dados que a ferramenta mostra a você, e como fazer uso dessas informações.

Página inicial

Painel Logo ao entrar no Google Analytics, você verá um painel com o resumo dos sites que você está acompanhando em sua conta. Nessa tela, serão trazidas as informações principais de cada um deles, no período que estiver selecionado na parte superior direita da tela (o default é “Mês”). A coluna “Porcentagem de alterações”, indica a variação do índice selecionado (visitas, tempo médio no site ou taxa de rejeições) comparando-se o dia inicial e o final desse período. Para visualizar detalhes de um dos sites, clique na opção “Visualizar relatório”.  

Painel

Aqui as coisas começam a ficar mais interessantes. Na parte direita da tela, você verá um conjunto de gráficos e relatórios sobre seu site. Todos esses relatórios são referentes ao período indicado na parte superior direita da tela. Por default, é exibido os últimos 30 dias, mas isso pode ser alterado clicando-se no controle de data. Seguem explicações sobre cada um dos relatórios apresentados:

Uso do site

UsoSite Este relatório é composto pelo gráfico principal e pelos botões da área inferior. No gráfico, são mostradas inicialmente as visitas por dia, mas esse dado pode ser alterado clicando em cada um dos pequenos gráficos da área inferior. Os dados possíveis:

  • Visitas – É o número de acessos que seu site teve durante o período escolhido.
  • Exibições de página – Diferente do anterior, é o número total de páginas vistas em seu site.
  • Páginas/visita  – Número médio de páginas vistas por cada visitante. O número é obtido dividindo “Exibições de página” por “Visitas”.
  • Taxa de rejeição – É o percentual de visitantes que visualizaram somente uma página de seu site. Você precisa trabalhar para que este número diminua cada vez mais. Se a pessoa viu somente uma página e saiu de seu site, isso normalmente significa que ela não se sentiu atraída a visitar outras páginas.
  • Tempo médio no site – Como o nome diz, é o tempo médio que os visitantes permaneceram em seu site. Quanto maior, melhor.
  • % de novas visitas – Trata-se do percentual de pessoas que visitaram seu blog pela primeira vez. Se você quer ter leitores fiéis, deve trabalhar para diminuir este número cada vez mais.
Visão geral dos visitantes

Visitantes  Inicialmente, este gráfico mostra o número de visitantes que você teve a cada dia. Ele é diferente do número de “Visitas”, mostrado acima: se uma mesma pessoa entrar visitar seu site 3 vezes num mesmo dia, ele será um único visitante, mas contará como 3 visitas. Ao clicar em “exibir relatório”, você terá informações detalhadas e importantes sobre seus visitantes, como:

 

  • Browser: essencial para você saber onde deve testar seu site, para garantir que ele funcione nesses browsers;
  • Velocidade de conexão: importante para você considerar o impacto que causará ao colocar imagens, vídeos e outros recursos em seu site;
  • Resoluções de tela: também essencial para você poder dimensionar corretamente o tamanho de seu site;

 

Cobertura do mapa

Cobertura Na página principal, o gráfico mostra de que países do mundo vêm seus visitantes. Ao clicar em “exibir relatório”, você poderá visualizar essas informações de forma detalhada. Ao clicar em um país, verá a distribuição das visitas por cidade.  

Visão geral das fontes de tráfego

Fontes Este gráfico é bastante importante: ele mostra a partir de que site seus visitantes vieram. Inicialmente, a informação é mostrada de forma agrupada, mostrando se eles vêm de um mecanismo de pesquisa (como o Google, Yahoo etc.), de um site de referência (um site que possua link para o seu) ou de tráfego direto (quando seu endereço é digitado diretamente no browser, ou o usuário clicou num link de um e-mail, por exemplo). Ao clicar em “exibir relatório”, você verá exatamente a partir de que site o visitante veio. Isso permite a você direcionar melhor seus esforços de divulgação, gastando seu tempo nos sites que realmente lhe trazem visitantes. Outra informação mostrada são as palavras-chave digitadas nos mecanismos de busca pelos usuários que chegaram até seu site.  

Visão geral do conteúdo

Conteúdo Neste relatório, você verá o número de visitas que cada página do seu site recebeu. Este dado também é importante para mostrar a você qual é o conteúdo que mais tem atraído visitantes.   Assim termino este segundo artigo sobre o Google Analytics. Trata-se apenas de uma visão geral de cada uma das áreas principais. Explorando a área esquerda do site, você verá muitos outros relatórios, separados por assunto. É interessante conhecer cada um deles, pois grande parte das informações trazidas são relevantes para auxiliá-lo no processo de gerenciamento de seu site. Artigo anterior: Google Analytics: Conheça quem visita seu site
Próximo artigo: Google Analytics: Comparando seu site com a concorrência

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

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