acompanhamento Google Camila Fiori

Google Analytics: Comparando seu site com a concorrência

Se você leu os dois artigos anteriores sobre o Google Analytics, já deve estar tirando proveito das informações que a ferramenta disponibiliza para você. Mas, quando você vê, por exemplo, que seu site tem uma taxa de rejeição de 50% ou um tempo médio de visitas de 6 minutos, pode se perguntar: esses dados são bons ou ruins? Uma forma de analisar esses dados seria compará-los a outros sites de tamanho similar ao seu. Então, tenho uma ótima notícia para você: o próprio Google Analytics permite que você faça essa comparação! Para ter acesso a esses dados, entre, na barra esquerda de menu, na opção “Visitantes”, “Visão Geral”, “Comparação de marcas”. Ao entrar, você verá uma série de gráficos similares aos abaixo: Analytics_Benchmark Em cada um deles, você verá duas linhas:

  • uma azul, que representa os dados de seu site
  • outra cinza, que representa a média de sites de tamanho similar ao seu

Isso é possível porque o Google Analytics divide os sites em três grupos (pequeno, médio e grande), e mostra os dados médios de sites do mesmo grupo que o seu. Perceba que, além do gráfico, ele mostra também qual é a diferença percentual entre seu site e a média dos outros sites. Se o número está verde, significa que o seu número está melhor que a média; se está vermelho, ele está pior. Além disso, já é mostrado um link para o relatório detalhado que lhe dará maiores informações sobre cada um dos índices mostrados no gráfico. Outra opção muito interessante que a ferramenta oferece é a comparação com sites da mesma categoria que o seu. Para isso, basta clicar no link “Abrir lista de categorias” e escolher a categoria que mais se assemelha à do seu site para comparação. Isso é bastante útil, porque existem números que variam drasticamente de uma categoria para outra. Analytics_Categorias Pronto. Agora fica mais fácil sua análise. Se você está abaixo da média em algum dos itens, isso significa que você deve tomar ações para melhorar seus índices. Se já está acima da média: parabéns! Isso quer dizer que você já está fazendo um ótimo trabalho. Artigo anterior: Google Analytics: Analisando e usando as informações

 

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

47 Comentários

  1. Marcus Aragão disse:

    Adelson,

    Ótimo post! Eu já utilizo esta ferramenta desde que ela foi disponbilizada, mas sei que devem existir muitos blogueiros que nem sabe que isto existe.

    Parabéns,
    Marcus Aragão

  2. Adelson Smania disse:

    Olá, Marcus!

    É sempre uma honra ter sua visita e seu comentário por aqui.

    Realmente, o Google Analytics é fantástico. Muita gente desconhece sua existência e, mesmo quem já o usa, às vezes não conhece todo o seu potencial.

    Um abraço!

  3. Jenny disse:

    não achei “Comparação de marcas” em lugar nenhum 🙁 Mas adorei todo o conteúdo do blog, realmente muito útil parabéns 😀

  4. Adelson Smania disse:

    Olá, Jenny!

    Obrigado pelo elogio!

    E acho que fui muito simplista em minha explicação. A opção citada fica em “Visitantes” / “Visão Geral” / “Comparação de Marcas”. Isso assumindo que você está usando a versão em português.

    Caso ainda não consiga encontrar, me escreva e terei o maior prazer em ajudar.

    Um abraço!

  5. Jenny disse:

    Achei! Obrigada pela ajuda! Sucesso!

    ;*

  6. Adelson Smania disse:

    Oi, Jenny.

    Agradeço novamente sua visita. Aproveitei sua dúvida para alterar o texto original e facilitar a compreensão dos leitores.

    Um abraço!

  7. Anônimo disse:

    amei esse post, sao tantas funcionalidades e nao sabia dessa 🙂

  8. Adelson Smania disse:

    Olá, “Anônimo”! 🙂

    Fico feliz que tenha gostado. O Google Analytics é mesmo muito poderoso. Nestes artigos, mostrei apenas o básico da ferramenta.

    Espero que ela lhe seja muito útil!

    Um abraço!

  9. Marcos rocha disse:

    Ei adelson eu ainda to aqui e você ja me deu o prazer de visitar meu blog.. Legal demais. Obrigado… pela visita e ja adicionei seu blog nos meus feeds preferidos.. vamos nos falando e se você continuar escrevendo artigos com este nivel com certeza estarei sempre por aqui… to aqui no seu blog e dando uma olhada no analytics usando suas dicas.. muito bom mesmo…

  10. Adelson Smania disse:

    Oi, Marcos!

    Eu gosto mesmo de conhecer o trabalho de quem visita o Gerenciando Blog. Fazendo isso, já conheci ótimos sites, como o seu, que talvez eu não viesse a conhecer de outra forma.

    Espero que faça bom uso dos artigos!

    Um abraço!

  11. Marcos disse:

    Olá Adelson, obrigado pelas dicas!

    Eu li um texto, não me lembro onde, que dizia que podemos saber para onde as visitas vão após passar pelo nosso site, isso é possivel com o Analytics?

  12. Adelson Smania disse:

    Olá, Marcos!

    Eu nunca vi essa informação no Analytics. Procurei em todos os menus da ferramenta e não a encontrei. Pesquisei em outros sites e também não encontrei essa informação.

    O mais próximo disso que encontrei foram as “Principais páginas de saída”. Mas, neste caso, trata-se da última página que o visitante viu em seu site antes de sair dele.

    A única ferramenta em que vi essa informação foi o FEEDJIT (FEEDJIT: Veja seus visitantes em tempo real), que mostra isso no Live Traffic Feed. No entanto, só são mostrados os últimos acessos realizados, não sendo possível analisar dados passados.

    Um abraço!

  13. receitasdocozinheiro disse:

    Oi Adelson!
    As suas informações sobre o Analytics fora esclarecedoras. Precisava muito destas informações para entender melhor o funcionamento.
    Tenho uma dúvida: Como meu blog ainda é novo sempre modifico algumas coisas e acabo acessando muitas vezes ao dia. O Analytics conta todas essas minhas visitas? Teria como fazer o Analytics ignorar meu endereço IP?
    Obrigado.

  14. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Que bom que as informações o tenham ajudado.

    Agora, sua dúvida: suas visitas ao seu próprio site são sempre contabilizadas. Ignorá-las é possível, embora não seja tão simples. Existe um tutorial no help do Google Analytics ensinando a fazer isso: http://www.google.com/support/googleanalytics/bin/answer.py?hl=br&answer=55481.

    No entanto, digo pela minha própria experiência, que suas visitas são significativas apenas no início quando você ainda tem pouco tráfego. Com o tempo, à medida em que você consegue mais tráfego para seu blog, suas próprias visitas se tornarão desprezíveis perto do número total que você receber.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  15. receitasdocozinheiro disse:

    Oi Adelson, muito obrigado pela sua atenção.
    Não tinha pensado dessa forma. Você está certo.
    Quando estamos começando com nossos blog queremos ver resultados rapidamente, mas com pouco tráfego percebo agora que esses dados ainda são imprecisos e não devemos nos preocupar muito com esta questão até atingirmos um número maior de visitantes.
    Mesmo assim é bom irmos nos familiarizando com estas ferramentas de analize para melhor utiliza-las quando for realmete necessário.

    Obrigado novamente.

    Guilherme.

  16. Adelson Smania disse:

    Olá, Guilherme.

    O que você disse é importante: por menor que seja seu número atual de visitantes, é importante mesmo entender o Google Analytics e já fazer uso dele.

    Seu blog é excelente, e tenho certeza de que logo receberá muitas visitas!

    Um abraço!

  17. pubwebtv.com disse:

    Parabéns pela dica, otima informação para analise web… forte abraço meu caro.

    William Douglas
    SEO | Publicidade Digital
    pubwebtv.com
    pubwebtv.blogspot.com

  18. Adelson Smania disse:

    Olá, William!

    Obrigado pela visita e pelo elogio. E seja sempre bem vindo aqui!

    Um abraço!

  19. RodrigoColombo disse:

    Blog Animal Kra…
    Todos os post tbm…muito massa
    Parabéns ai pelas informações importantissimas!

    http://www.metafour.com.br

  20. Adelson Smania disse:

    Olá, Rodrigo!

    Obrigado por seus elogios! Seja bem vindo e volte sempre!

    Um abraço!

  21. André disse:

    Olá Adelson,

    Eu já usava o analytics mas não conhecia essas opções, realmente seu post está muito bom.

    Parabéns pelo trabalho, já adicionei seu Blog no meu Feed

  22. Adelson Smania disse:

    Olá, André!

    Que bom que o artigo tenha sido útil para você!

    Um abraço e obrigado pela visita!

  23. Ramon disse:

    Excelente post. Realmente o analytics é uma grande ferramenta para acompanharmos nossos projetos. Afinal conhecer é poder não é mesmo?

  24. Adelson Smania disse:

    Olá, Ramon!

    Você tem mesmo razão em sua frase: conhecimento é poder! Sem conhecer suas informações, você não consegue gerenciá-las para atender seus objetivos.

    Um abraço!

  25. Anônimo disse:

    Oi Adelson!
    ótimo post. Meu Analytics ainda está em inglês e não estou conseguindo traduzir. Como faço com o analytics em ingles? Nao consegui identificar qual a tag de comparação de categoria.
    Tenho mais dúvidas. Será que pode me ajudar? Uso o Blogger. Queria saber como faço uma votação dentro de um post. Como faço um sorteio. E por último, como posso disponibilizar um set de música para os leitores.
    Grata,
    Joana
    http://guideparlabeaute.blogspot.com/

  26. Adelson Smania disse:

    Olá, Joana!

    Para utilizar o Google Analytics em português, há dois procedimentos que você pode tentar:

    1. Acessá-lo pelo endereço http://www.google.com/intl/pt-BR/analytics, que o mostrará em português. Caso ainda esteja em inglês, clique na caixa de idioma para mudá-lo.

    2. Depois de acessar sua conta, se ainda estiver em inglês, entre em Settings e mude o idioma em Language.

    Isso deve resolver seu problema. Quanto às demais dúvidas, solicito o favor de postá-las (uma de cada vez) no Formspring para que fiquem disponíveis aos demais leitores.

    Um abraço!

  27. Toque Personalizado disse:

    Antes não estava claro para mim a utilização dessa ferramenta… agora que está td explicadinho já a ativei e estou utilizando os dados gerados! Parabéns pelo post!

  28. Adelson Smania disse:

    Olá!

    O Google Analytics é uma ferramenta essencial para todos que têm um blog ou site. Fico feliz que o artigo tenha sido útil!

    Um abraço!

  29. Vivi - Vita Colorita disse:

    Oi Adelson!
    Ótimas dicas sobre o Analytics, inclusive em outros posts. Porém não consegui localizar a opção "Comparação de Marcas" dentro da Visão Geral dos Visitantes. Será que mudaram as opções, ou eu que não estou enxergando? rs. Obrigada.

  30. Adelson Smania disse:

    Olá, Vivi!

    Infelizmente, a opção "Comparação de Marcas" foi removida do Analytics, tanto na versão antiga quanto na nova. Isso ocorreu em 16/03/11, de acordo com a nota http://www.google.com/support/forum/p/Google+Analytics/thread?tid=3d0b370dc9caccaa&hl=en.

    Nessa notícia, é dito que eles testariam um novo formato para disponibilizar essas informações e que os administradores seriam avisados por e-mail. Não recebi tal e-mail. E há muitas pessoas lá reclamando da remoção dessa funcionalidade. Espero que eles reconsiderem!

    Um abraço!

  31. Ciro disse:

    Gostaria de uma informação de configuração, recentemente eu mudei o mome do meu blog e fiz todas as configurações no Analytics, mas a url antiga continua aparecendo logo ao lado daquele numero que começa com UA.

    alem disso quando vou cadastra o perfil do Analytics na ferramenta do webmaster do google aparece dois perfis, o que sera que aconteceu?

  32. Adelson Smania disse:

    Olá, Ciro!

    Pelo que entendi, trata-se do mesmo blog, mas ele está agora em um endereço diferente. É isso mesmo?

    E também parece-me que você adicionou o novo endereço às ferramentas. Se for isso, basta excluir o endereço antigo. Em ambos os serviços, há a opção de excluir, o que não impactará seu novo endereço.

    Um abraço!

  33. Ciro disse:

    troquei so o nome auditoriumofthemind.blogspot por acirrando.blogspot e no Analytics editei o perfil acresetando a nova url, mas não criei outro perfil, so que aparece assim em cima do perfil http://auditoriumofthemind.blogspot.com UA-******-*

    mesmo estando o perfil certo acirrando.blogspot.com e quando entro no perfil para editar esta tudo nos conformes, se fosse so isso eu deixava para la.

    mas quando entro na Ferramentas para Webmasters do google e vou em administar inserir perfil do Analytics aparece isso:
    perfil: acirrando.blogspot.com url http://auditoriumofthemind.blogspot.com conta ******

    isso e assim mesmo? fica a url antiga mesmo eu tendo trocado no Analytics e na Ferramentas para Webmasters?

    valeu pela ajuda, seu blog e muito bom, e um dos meus favoritos.

  34. Internetador disse:

    Nunca tinha usado e acho que seria interessante. Pena terem retirado.

  35. Adelson Smania disse:

    @Ciro: Como o seu caso é bem específico, peço-lhe que me envie um e-mail para [email protected] com imagens mostrando o problema. Acredito que ficará mais fácil para compreender e orientá-lo.

    @Internetador: Realmente, era um ótimo recurso! Espero que o Google nos forneça uma alternativa para isso.

    Um abraço!

  36. Miller Alberto disse:

    Olá Adelson;
    Sei que esta é uma postagem antiga, mas desde que à li, estou tentando fazer algum tipo de comparação de sites.

    Acabei chegando no fórum sobre o Analytcis e descobri que essa opção foi retirada do Analytics em Março (oque é lastimável) !
    Li também que eles iriam enviar uma outra forma de fazer este procedimento, para aqueles que tinham cadastros mais antigos.

    A pergunta é:

    Você ainda consegue fazer este tipo de comparação ?

    Se conseguir, poderia me dizer se é através do Analytcis ou outro sites e afins.

    Sempre leio o Gerenciando Blog, mas nunca tive a oportunidade de parabeniza-lo pelo grande trabalho que realiza aqui.

    Abraço !

  37. Adelson Smania disse:

    Olá, Miller!

    Infelizmente, essa opção foi mesmo removida. Eles optaram por enviar um relatório trimestral aos usuários que optam por compartilhar seus dados ao realizar a inscrição no serviço.

    Mas, é um relatório bastante limitado, que não chega nem perto deste recurso. Tenho a esperança de que essa decisão seja revista algum dia. Mas, acredito que seria um dos recursos disponíveis apenas em uma possível versão paga do Google Analytics.

    Um abraço e obrigado pelos elogios!

  38. Anônimo disse:

    Excelente artigo e muito útil! Mas não encontro a opção "Comparação de Marcas" dentro de Visão Geral de Visitantes… Ela não está mais disponível? Como faço para comparar meu site com o de um concorrente, que está há mais tempo no mercado?! Abs e obrigada,

  39. Adriano Luz disse:

    Olá!

    Infelizmente, essa opção não existe mais e foi substituído por um relatório trimestral. Veja mais detalhes no comentário acima.

    Um abraço!

  40. José Antonio disse:

    Olá Adelson.
    Agora que consegui bom posicionamento para meu site descobri que não posso compara-lo com o do meu concorrente.
    Será possível o Google Analytics reativar a ferramenta "Comparação de Marcas" algum dia?

  41. Paula Caruza disse:

    Oi Adelson,
    Já q o comparativo de marcas não existe mais, como posso medir se a minha taxa de rejeição está alta ou não?

  42. Marcio Moreira disse:

    Olá Adelson
    Sempre gosto muito dos seus posts, mas nesse fiquei apenas na saudade, pois não cheguei a a achar tal funcionalidade no Google analytics. Acho q devem ter mudado a versão. Como faço pra realizar comparação de marcas no G.A hoje? Um abraço

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Marcio!

      Infelizmente, é mesmo uma funcionalidade do Google Analytics que não existe mais. Eles até passaram a enviar um relatório por e-mail depois de um tempo, mas também pararam. Então, infelizmente, é uma informação que não temos mais.

      Um abraço!

  43. Isabele Andrade disse:

    Olá Adelson!
    Primeiramente parabéns pelo blog! Tenho feito uma peregrinação direto do índice por todos os artigos que você postou. Obviamente este post é e li nos comentários que essa ferramenta tão útil foi retirada do ar e até seu último comentário não haviam criado nenhum substituto para ela, mas muito tempo se passou e já estamos em 2014.Minha pergunta é: existe hoje ao menos alguma ferramenta similar a esta na web?

    Grata,
    Isabele Andrade

  44. Superfesta Campinas disse:

    Parabéns! Excelente conteudo.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.