acompanhamento Google Camila Fiori

Google Analytics: Comparando seu site com a concorrência

Se você leu os dois artigos anteriores sobre o Google Analytics, já deve estar tirando proveito das informações que a ferramenta disponibiliza para você. Mas, quando você vê, por exemplo, que seu site tem uma taxa de rejeição de 50% ou um tempo médio de visitas de 6 minutos, pode se perguntar: esses dados são bons ou ruins? Uma forma de analisar esses dados seria compará-los a outros sites de tamanho similar ao seu. Então, tenho uma ótima notícia para você: o próprio Google Analytics permite que você faça essa comparação! Para ter acesso a esses dados, entre, na barra esquerda de menu, na opção “Visitantes”, “Visão Geral”, “Comparação de marcas”. Ao entrar, você verá uma série de gráficos similares aos abaixo: Analytics_Benchmark Em cada um deles, você verá duas linhas:

  • uma azul, que representa os dados de seu site
  • outra cinza, que representa a média de sites de tamanho similar ao seu

Isso é possível porque o Google Analytics divide os sites em três grupos (pequeno, médio e grande), e mostra os dados médios de sites do mesmo grupo que o seu. Perceba que, além do gráfico, ele mostra também qual é a diferença percentual entre seu site e a média dos outros sites. Se o número está verde, significa que o seu número está melhor que a média; se está vermelho, ele está pior. Além disso, já é mostrado um link para o relatório detalhado que lhe dará maiores informações sobre cada um dos índices mostrados no gráfico. Outra opção muito interessante que a ferramenta oferece é a comparação com sites da mesma categoria que o seu. Para isso, basta clicar no link “Abrir lista de categorias” e escolher a categoria que mais se assemelha à do seu site para comparação. Isso é bastante útil, porque existem números que variam drasticamente de uma categoria para outra. Analytics_Categorias Pronto. Agora fica mais fácil sua análise. Se você está abaixo da média em algum dos itens, isso significa que você deve tomar ações para melhorar seus índices. Se já está acima da média: parabéns! Isso quer dizer que você já está fazendo um ótimo trabalho. Artigo anterior: Google Analytics: Analisando e usando as informações

 

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

47 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.