acompanhamento Google Camila Fiori

Google Analytics: Conheça quem visita seu site

É essencial para quem mantém um blog ou site conhecer quem o visita. É uma questão de marketing: se você conhece seu cliente, pode oferecer um produto mais adequado às suas necessidades. Na internet, existe uma ferramenta fantástica para fazer isso: o Google Analytics. E o melhor: ela é totalmente grátis – isto é, se você ainda não atingiu 5 milhões de visitas em seu site, que é quando você precisará pagar por ela. Se você precisa de mais argumentos para aderir ao Google Analytics, seguem alguns dados importantes que você obterá com a ferramenta:

  • Saberá quantas visitas você recebe diariamente e quantas páginas cada visitante acessou em seu site;
  • Saberá também quais são as páginas mais acessadas do seu site, permitindo a você focar seus esforços no conteúdo que lhe traz mais visitas;
  • Descobrirá em que país, estado e cidade moram as pessoas que o visitam, possibilitando a criação de conteúdos regionais;
  • Saberá como as pessoas chegam ao seu site, se é através de um mecanismo de busca, de links em outros sites, descobrindo se a divulgação que você está fazendo está surtindo efeito;
  • Saberá qual é o sistema operacional, o browser, o tamanho da tela e outras informações sobre as máquinas de seus visitantes, permitindo a você configurar seu site ou blog para que seja exibido da maneira que se adeqüe a eles.
  • Poderá comparar os dados do seu site com os dos seus “concorrentes” de tamanho similar, para verificar se você está acima ou abaixo da média.

E muito mais. Mas, espero que, neste ponto, você já tenha se convencido da importância em utilizar o serviço. Sem ele, ou outra ferramenta similar, você trabalha “às cegas” e é mais difícil gerenciar e otimizar seu trabalho.

 

Inscrevendo seu site

  1. Para começar a utilizar o serviço, basta acessar o site www.google.com/analytics e digitar seus dados de acesso à conta do Google. Se for sua primeira vez, será exibida uma tela de apresentação, com um botão para você se inscrever. Clique nele.
  2. Na próxima tela, serão solicitados os dados do site que você está inscrevendo. Preencha-os e clique em “Continuar”.
    image
  3. Na tela de “Informações para contato”, digite seus dados e clique em “Continuar”.
    image
  4. Na tela de “Aceitar contrato do usuário”, leia as informações, marque a caixa “Sim”, se concordar com os termos, e clique em “Criar nova conta”.
  5. Na página “Adicionar acompanhamento”, será exibido um código que você deve colar em seu blog. Dê preferência ao “Novo Código de acompanhamento (ga.js)”, que dá acesso a mais recursos. Este código funciona na maioria das plataformas atuais de blog.
  6. Para ativá-lo em seu blog, você deve editar o HTML de seu modelo (no Blogger, isso é feito em “Layout / Editar HTML”) e colar o código logo antes da tag </body>, que fica próxima ao final do modelo. Após fazer isso e salvar seu modelo, volte à tela do Google Analytics e clique em “Continuar”.
  7. Caso seja exibido um ícone com uma exclamação, dizendo que o acompanhamento não está instalado, clique no botão “Editar”. Na tela que será exibida, clique em “Verificar status”, na parte superior direita da tela.

Pronto! A partir de agora, seu site já está sendo monitorado pelo Google Analytics. Isso significa que, a cada visita que seu site receber, serão enviadas informações ao serviço para permitir que você faça seu acompanhamento. Se você tiver outros sites ou blogs que deseje gerenciar, eles podem ser adicionados a partir da tela principal, clicando no botão “Adicionar perfil de website”. No próximo artigo desta série, mostrarei como analisar os principais dados que o Google Analytics traz, e como fazer uso dessas informações. Próximo artigo: Google Analytics: Analisando e usando as informações

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

130 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.