Scroll Top

Hospedagem - 728 x 90

acompanhamento Google

Google Analytics: Conheça quem visita seu site

É essencial para quem mantém um blog ou site conhecer quem o visita. É uma questão de marketing: se você conhece seu cliente, pode oferecer um produto mais adequado às suas necessidades. Na internet, existe uma ferramenta fantástica para fazer isso: o Google Analytics. E o melhor: ela é totalmente grátis – isto é, se você ainda não atingiu 5 milhões de visitas em seu site, que é quando você precisará pagar por ela. Se você precisa de mais argumentos para aderir ao Google Analytics, seguem alguns dados importantes que você obterá com a ferramenta:

  • Saberá quantas visitas você recebe diariamente e quantas páginas cada visitante acessou em seu site;
  • Saberá também quais são as páginas mais acessadas do seu site, permitindo a você focar seus esforços no conteúdo que lhe traz mais visitas;
  • Descobrirá em que país, estado e cidade moram as pessoas que o visitam, possibilitando a criação de conteúdos regionais;
  • Saberá como as pessoas chegam ao seu site, se é através de um mecanismo de busca, de links em outros sites, descobrindo se a divulgação que você está fazendo está surtindo efeito;
  • Saberá qual é o sistema operacional, o browser, o tamanho da tela e outras informações sobre as máquinas de seus visitantes, permitindo a você configurar seu site ou blog para que seja exibido da maneira que se adeqüe a eles.
  • Poderá comparar os dados do seu site com os dos seus “concorrentes” de tamanho similar, para verificar se você está acima ou abaixo da média.

E muito mais. Mas, espero que, neste ponto, você já tenha se convencido da importância em utilizar o serviço. Sem ele, ou outra ferramenta similar, você trabalha “às cegas” e é mais difícil gerenciar e otimizar seu trabalho.

Inscrevendo seu site

  1. Para começar a utilizar o serviço, basta acessar o site www.google.com/analytics e digitar seus dados de acesso à conta do Google. Se for sua primeira vez, será exibida uma tela de apresentação, com um botão para você se inscrever. Clique nele.
  2. Na próxima tela, serão solicitados os dados do site que você está inscrevendo. Preencha-os e clique em “Continuar”.
    image
  3. Na tela de “Informações para contato”, digite seus dados e clique em “Continuar”.
    image
  4. Na tela de “Aceitar contrato do usuário”, leia as informações, marque a caixa “Sim”, se concordar com os termos, e clique em “Criar nova conta”.
  5. Na página “Adicionar acompanhamento”, será exibido um código que você deve colar em seu blog. Dê preferência ao “Novo Código de acompanhamento (ga.js)”, que dá acesso a mais recursos. Este código funciona na maioria das plataformas atuais de blog.
  6. Para ativá-lo em seu blog, você deve editar o HTML de seu modelo (no Blogger, isso é feito em “Layout / Editar HTML”) e colar o código logo antes da tag </body>, que fica próxima ao final do modelo. Após fazer isso e salvar seu modelo, volte à tela do Google Analytics e clique em “Continuar”.
  7. Caso seja exibido um ícone com uma exclamação, dizendo que o acompanhamento não está instalado, clique no botão “Editar”. Na tela que será exibida, clique em “Verificar status”, na parte superior direita da tela.

Pronto! A partir de agora, seu site já está sendo monitorado pelo Google Analytics. Isso significa que, a cada visita que seu site receber, serão enviadas informações ao serviço para permitir que você faça seu acompanhamento. Se você tiver outros sites ou blogs que deseje gerenciar, eles podem ser adicionados a partir da tela principal, clicando no botão “Adicionar perfil de website”. No próximo artigo desta série, mostrarei como analisar os principais dados que o Google Analytics traz, e como fazer uso dessas informações. Próximo artigo: Google Analytics: Analisando e usando as informações

Google Analytics: Conheça quem visita seu site
5 (100%) 1 vote


De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

Sobre o autor | Website

Especialista em Marketing Digital, presta Consultoria e auxilia diversos clientes. Amante por blogs, é responsável pela administração dos blogs Afiliados na web, Gerenciando Blog e Mundo Blogger.

130 Comentários

  1. Anônimo disse:

    Muito bom tenho um blog e essa ferramenta vai me ajudar bastante!

    [red]VLW[/red]

  2. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Com certeza, o Google Analytics vai mesmo ajudá-lo. Você conseguirá informações que poderão direcionar o seu trabalho com o blog.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  3. TUTO NO BLOGGER disse:

    obrigado pela informação

  4. TUTO NO BLOGGER disse:

    Estou começando a criar um blog

  5. Adelson Smania disse:

    Olá, Tuto!

    Seja bem vindo ao Gerenciando Blog. Espero que as dicas sejam úteis para você utilizar em seu blog.

    Um abraço!

  6. André Andrade disse:

    Olá Adelson. Criei um blog há pouco tempo, como atividade acadêmica e acabei me interessando em mantê-lo no ar.
    Para mim, tem sido imprescindível as dicas encontradas por bloggers experientes como você.
    Muitos dos meus visitantes deixaram de postar comentários, simplesmente porque não havia ainda um formulário em meus posts. Aos poucos estou ajustando meu blog e passo a ser seguidor do seu.
    Aguardo sua visita e suas dicas, ok?
    Parabéns e um grande abraço.
    André Andrade Blog: Zona da Rede

  7. Adelson Smania disse:

    Olá, André!

    Fico feliz que esteja seguindo o Gerenciando Blog. Espero que as dicas sejam úteis para você.

    Um abraço!

  8. Fabio Lima disse:

    Adelson pode me ajudar a fezer um filtro no Analytics?
    Tenho um site e partre da divulgação inclui newsletter por e-mail, e nesses casos as clicadas dos visitantes aparecem no Analytics como djfs.mail.yahoo.com.br, iereq.mail.hotmail.com e várias vezes repetidas no formulário.
    Queria fdazer um filtro para que se agrupasse esse tipo de informação em mail.yahoo.com ou mail.hotmail.com entende?

  9. Adelson Smania disse:

    Fabio:

    Até onde sei, não é possível fazer esse tipo de agrupamento diretamente no Google Analytics.

    Quando eu preciso de uma análise mais elaborada, exporto os resultados do Analytics no formato CSV ou XML (a opção fica acima do gráfico) e os importo no Excel.

    Um abraço!

  10. SmsNeves disse:

    Olá!
    Muito bom o seu Blog, parabéns!

    Só tenho uma dúvida.
    Tem como eu ver QUEM visitou? Aonde vejo dentro do Analytics quem visitou?

    Obrigada!
    Abraço!

  11. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Isso depende do ponto de vista. Você não consegue exatamente saber quem a visitou, mas consegue saber muitos dados sobre esse visitante. Eu falo sobre isso no próximo artigo desta série, Google Analytics: Analisando e usando as informações.

    Ao clicar em "Visitantes", no menu da direita, você verá diversas opções, como o país de origem, que browser e sistema operacional ele usa, qual a velocidade da internet e outras informações.

    Existe outra ferramenta, o Woopra (http://www.gerenciandoblog.com.br/2009/04/acompanhe-os-visitantes-de-seu-site-com.html), que permite que você veja essas informações de cada visitante que entrou, no momento em que ele está em seu site.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  12. André disse:

    Obrigado vou começar a utilizá-lo agora mesmo!

  13. Adelson Smania disse:

    Olá, André!

    O Google Analytics é uma ferramenta essencial para gerenciar seu blog. Que bom que tenha decidido utilizá-la. Se tiver alguma dúvida, é só falar.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  14. Leo Alves disse:

    Olá,

    Muito bom os artigos sobre o Analytics! Eu uso e realmente é ferramenta fantástica!
    Tá de parabens!
    Voltarei aqui mais vezes!

    Abraço.

  15. Adelson Smania disse:

    Olá, Leo!

    O Gogole Analytics é mesmo imprescindível para quem quer acompanhar as visitas de seu blog.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  16. Bruna disse:

    Olá, adorei o seu blog! Me ajudou muito! Eu já usava o google Analytics no entanto, entende-lo é que era o difícil. Ainda estou em fase de reconhecimento do site. Gostaria de saber se há algum sistema para eu muda-lo para portugues. As minhas análises saem todas em ingles.!
    Orbigada
    BRuna

  17. Adelson Smania disse:

    Olá, Bruna!

    É possível sim alterá-lo para português, embora ele insista em voltar para o inglês às vezes. É só seguir os passos:

    1. Acesse a página em português do Google Analytics (http://www.google.com/intl/pt-BR_ALL/analytics).

    2. Confirme na barra superior se o idioma selecionado é "Português (Brasil)". Se não for, altere para esse idioma.

    3. Clique no botão "Acessar o Analytics".

    4. Este é um dos momentos em que ele costuma mudar o idioma. Verifique novamente o idicoma na barra superior e altere para "Português (Brasil)". Para facilitar, adicione este endereço aos seus favoritos.

    5. Digite seu usuário e senha e clique em "Acessar".

    6. Se ainda estiver em inglês, no menu superior entre em "Settings".

    7. Em "Language", altere o idioma para "Português (Brasil)", se não estiver assim. Clique em "Save Changes".

    Prontinho! Ele já estará todo em português, facilitando sua análise. Caso não dê certo ou tenha dúvidas, é só deixar um comentário.

    Um abraço!

  18. Humm...Caixas e Cia disse:

    Ei Adelson, parabéns pelo blog ! Se todas as pessoas dividissem o que sabem com todos nosso mundo seria outro, né! Sou mega leiga no assunto de blog, fiz um em dez 2009 e lendo suas dicas descobri que meu blog não possui comentários.risos… Gostaria que me ajudasse a colocar. Obrigada Fernanda

  19. Adelson Smania disse:

    Olá, Fernanda!

    Acabo de visitar o seu blog e deixar um comentário nele. Agora, você precisa entrar no Blogger e fazer a moderação para que ele apareça.

    Por isso, fiquei com dúvidas sobre o seu pedido. Você quis dizer que seu blog não permite comentários ou que seus visitantes não o estão comentando?

    Se for a primeira opção, então não se preocupe. Os comentários já estão habilitados nele. Só que você precisa acessar o Blogger e fazer a moderação deles.

    Se for a segunda opção, sugiro que você leia o artigo Como conseguir comentários em seu blog.

    Era isso que você queria saber?

    Um abraço!

  20. Humm...Caixas e Cia disse:

    Oi Adelson, obrigada por responder tão rápido minha dúvida.Eu quis dizer que meu blog não permite cometários, pois não vejo esta opção como nos outros blogs. Entrei no blog, vi seu comentário, muito obrigada pelo elogio, salvei mas não apareceu. Estou fazendo algo errado…Mas muito obrigada pela ajuda, vou tentando…abraços Fernanda

  21. Adelson Smania disse:

    Olá, Fernanda!

    Você não está fazendo nada errado não. Se você entrar em seu artigo (http://hummcaixasecia.blogspot.com/2010/02/azul-com-poa-preto.html), verá que meu comentário está lá.

    O que não está acontecendo é que o número de comentários não está sendo mostrado na página principal. Isso deve ser resolvido seguindo os passos abaixo:
    1. Entre em sua conta no Blogger;
    2. Acesse "Layout" / "Elementos de página";
    3. No componente "Postagens no blog", clique em "Editar";
    4. Você verá uma opção referente aos comentários (provavelmente a quarta caixa). Se estiver desmarcada, marque-a.

    Se ainda não resolver seu problema, me escreva no [email protected] e vejo outra forma de ajudá-la.

    Um abraço!

  22. Ana disse:

    Boa tarde,
    Gostaria muito de usar o Google Analytics no meu blogger.

    Já introduzi o código mas o sinal em forma de triangulo informa que o código ainda não foi introduzido.

    O meu site: http://balletdepalavras.blogspot.com

    Será que pode ajudar-me ?!

    Obrigada
    Ana

  23. Adelson Smania disse:

    Olá, Ana!

    Pelo que analisei no código-fonte de seu blog, o Google Analytics parece estar configurado corretamente. Ele continua mostrando a mensagem de que o código não foi introduzido?

    Pergunto novamente porque pode demorar um pouco até que haja a confirmação do código.

    Um abraço!

  24. Ana disse:

    Adelson Smania,

    Agradecia pelo seu comentário ao meu blog.
    Sinto-me lisonjeada.

    Tem razão a confirmação do código hoje já está confirmada.

    Muito obrigada.

    Ana

  25. Adelson Smania disse:

    Olá, Ana!

    Os elogios que fiz em seu blog são merecidos!

    E que bom que o Analytics tenha funcionado. É mesmo normal demorar um tempo até que o código seja confirmado.

    Um abraço!

  26. Mizael disse:

    Muito bom, boa dica. Gostei da iniciativa. Vou nessa, também.

  27. Marcinha disse:

    Muito bom o tutorial, parabens!

    Agora posso satisfazer minha curiosidade de saber quem le meu blog! 🙂

  28. Adelson Smania disse:

    Olá, Marcinha!

    O Google Analytics é uma ferramenta indispensável para gerenciar seu blog. Você terá informações importantes através dele.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  29. Leonardo B. Arnaud disse:

    Interessante! No blogspot eu não encontrei nada relacionado, por isso me dispus ao trabalho de procurar. Muito obrigado pelas informações! Será que eu chego em 5 milhões de visitas no meu blog? rsrs

  30. Adelson Smania disse:

    Olá, Leonardo!

    O Google Analytics é uma ferramenta extremamente importante para você gerenciar seu blog. Vale a pena conhecê-la e utilizá-la sempre.

    Quanto aos 5 milhões de visitas, torço por você! 🙂

    Um abraço e obrigado pela visita!

  31. Ana M. disse:

    Isto vai dar muito jeito , era exactamente isto que eu estava à procura . Já tenho o codigo , mas eu não encontro a etiqueta HEAD no meu HTML , será que me pode ajudar ?

  32. Ana Nóbrega disse:

    Boa tarde, eu uso o Analytics há algum tempo já, mas percebi, nos útlimos meses, que ele não tem indicado corretamente o número de visitantes. Eu sei que há visitas porque recebo comentários e eu mesma já acessei o blog de outras máquinas (e sem fazer login) e ainda assim ele não acusa visitantes. Você sabe o que acontece?

    Grata pela atenção,

    Ana Nóbrega

  33. Adelson Smania disse:

    Olá, Ana!

    O que está acontecendo exatamente? Ele não está registrando nenhuma visita, ou está registrando um número menor do que o real?

    Se for o primeiro caso, é possível que o código do Analytics esteja errado, ou posicionado em local errado.

    Se for o segundo, é possível que ele esteja no local errado de seu template, e por isso não está acusando todas as visitas.

    Um fato que você deve atentar é que as visitas não são registradas da mesma forma por todas as ferramentas, por isso uma pequena variação no número é normal.

    Um abraço!

  34. Ana Nóbrega disse:

    Obrigada pela atenção!

    Pois é, Adelson, ele não acusa visita nenhuma! Mas acusava antes, por isso acho estranho o código estar errado. A não ser que tenha alguma atualização que eu não tenha feito.

    Abraço!

  35. Adelson Smania disse:

    Olá, Ana.

    É realmente estranha a situação. Não deve ser atualização, pois coloquei o meu código do Analytics há mais de um ano em meu template e nunca precisei modificá-lo.

    O que você pode fazer é realizar novamente a configuração em seu template, obtendo o código do Google Analytics e colocando-o em seu HTML. Como ele não está funcionando, você não tem nada a perder.

    Um abraço!

  36. igrejatribodeisrael disse:

    Ola Amigo, nao conseguir efetuar com sucesso suas indicadoes, na verdade o meu nem saiu disso ( Acompanhamento não instalado (Última verificação: 07/11/2010 17:46:50 )
    O código de acompanhamento do Google Analytics não foi detectado na página inicial de seu website. Para que o Google Analytics funcione, você ou seu administrador da web precisa adicionar o código a cada página do website.) nao sei se coloquei o codigo correto no html, sera que pode me ajudar.

    abracuss

    Aguardo

    Otavio Junior

  37. Adelson Smania disse:

    Olá, Otavio!

    Se esse erro está ocorrendo, é porque o código do Google Analytics não está colocado no local correto em seu template.

    Faz algum tempo já que o posicionamento do código foi alterado. Seguindo as instruções do GA, ele deve ser colocado imediatamente antes da tag /head.

    Verifique se o código está no local correto.

    Um abraço!

  38. Notícias via Net disse:

    Muito boa esta dica, valeu.

  39. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Que bom que tenha gostado. O Google Analytics é mesmo uma ferramenta fantástica!

    Um abraço e obrigado pela visita!

  40. Marcelo Meirelles disse:

    Olá!

    O meu Google Analytics funciona que era uma beleza… há cerca de uma semana não está mais registrando as visitas, embora eu já tenha verificado e o status está OK… as estatísticas no blogger continuam aparecendo corretamente… você já viu isso acontecer?

    Abração, Marcelo.

  41. Adelson Smania disse:

    Olá, Marcelo!

    Em todos os casos que vi isso acontecer, estava ocorrendo algum problema na configuração do Google Analytics. O mecanismo do Blogger é diferente e não usa essa configuração.

    Minha sugestão é que você verifique novamente a configuração, especialmente se o código está no local correto em seu template.

    Um abraço!

  42. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Segundo a ajuda do próprio WordPress, isso não é possível. Veja em http://en.support.wordpress.com/stats.

    Um abraço!

  43. Site disse:

    muito importante usar o Analytics, essencia para otimizar um site ou blog.

  44. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Realmente, o Google Analytics é uma ferramenta essencial para monitorar e gerenciar qualquer site ou blog.

    Um abraço!

  45. Andréia disse:

    Eu achei interessante, mas não entendo pq no meu blog aparece como o visitantes. Será que leva um tempo para aparecer ou tem algo errado?

  46. Adelson Smania disse:

    Olá, Andréia!

    Pode realmente demorar algumas horas para que os resultados comecem a aparecer. Caso ainda não esteja aparecendo, confirme se você fez corretamente a colocação do código do Google Analytics em sem template.

    Um abraço!

  47. Sabrina Pache disse:

    Boa noite, Adelson, gostaria da sua ajuda, faz pouco tempo que tenho blog e estou tentando colocar o analytcs e não consigo… quando estou na pagina dos termos e condições para cadastrar e vou clicar para criar nova conta, dá erro de página, será que estou fazendo alguma coisa errada? Se você puder me ajudar agradeço desde já…
    Sabrina http://www.artdecorandoavida.blogspot.com

  48. Sabrina Pache disse:

    Oi Adelson, obrigada por responder, consegui cadastrar o analytcs hoje, descobri que teria que mudar o idioma de português para o ingles UL e assim consegui cadastrar… obrigada pela atenção

  49. Paulo Basto disse:

    Ola bom dia
    Eu administro alguns sites, mas não recorria ao Google Analytics.
    A base dos sites são em JOOMLA, e verifiquei que existe uma aplicação o m´´odulo para integrar no site e assim coloquei num dos sites.
    O problema eh que no site pede para colocar um segundo c´odigo que eu não sei o que eh nem ouvi falar.

    Parâmetros do módulo

    Analytics _uacct code (AQUI COLOQUEI o CODIGO UA-xxxxxxx-2)

    Analytics _udn site : _________ ????? aqui o meu problema!!!!

    Module published? NãoSim

    https NãoSim

    AGRADECO A AJUDA se puder!

  50. Adelson Smania disse:

    Olá, Paulo!

    Infelizmente, não conheço Joomla para poder ajudá-lo. Mas, encontrei um link que mostra como integrá-lo ao Google Analytics: http://www.goodwebpractices.com/joomla/add-google-analytics-to-joomla.html

    Espero que o ajude!

    Um abraço!

  51. SSDS disse:

    Simples e objetivo. Resumindo, um ótimo tópico.

    Obrigado pela ajuda

  52. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Que bom que tenha gostado. Apesar do artigo precisar de uma atualização, devido às mudanças na interface, as ideias continuam valendo.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  53. Anônimo disse:

    Olá,gostaria de saber se precisa pagar para colocar o meu site no Google Analytics.E tambem gostaria de saber se vc poderia fazer um toturial de como fazer templates para bloggers.

  54. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Como eu disse no início do artigo, o Google Analytics é totalmente grátis! Ele só é pago para quem já atingiu a marca de 5 milhões de visitas – que é um número muito alto.

    Quanto à sua sugestão, visite a área de Sugestões do Gerenciando Blog (no menu superior ou no canto inferior da tela) e coloque essa sugestão – ou vote nela, se já estiver lá.

    Um abraço!

  55. Blog O Gato sem rabo disse:

    ola amigo, obrigado pela dica,me ajudou muito
    exelente blog

  56. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Obrigado pelos elogios! Espero que sempre encontre aqui artigos úteis para gerenciar o seu blog.

    Um abraço!

  57. Anônimo disse:

    Eu preciso saber quem visitou meu blog… origem tanto faz…mas tem como saber o link de cada visitante?

  58. Adelson Smania disse:

    Olá!

    A informação que você quer é difícil de ser obtida. Isso porque não é possível saber exatamente quem é o visitante que está em seu blog.

    A ferramenta mais próxima disso que conheço pode ser vista no artigo Feedjit: As Novidades do Live Traffic Feed. Mas, ele só mostrará os visitantes que forem cadastrados nesse serviço.

    Um abraço!

  59. Anônimo disse:

    Olá Adelson.
    Primeiramente parabéns pelo site, já está nos favoritos e sem dúvida a partir de agora vou acompanhar.
    Acabei de me inscrever e agora parece que o limite gratuito é 10 milhões de visitas. Minha dúvida é, quando atingir isso o Google avisa, e vc opta ou não por continuar?

    Outra dúvida é que minha página é redirecionada para outro link fora do meu domínio. Na pasta raiz tem apenas o index e o arquivo .htaccess. Ambos fazem o redirecionamento, coloquei os 2 apenas para garantir. Se eu colocar o código nesse index, mesmo redirecionando, ele pega as informações?

    Um abraço e mais uma vez parabéns!

  60. Adriano Luz disse:

    Olá!

    Quando você ultrapassa o limite de 10 milhões de visitas por mês (que é número extremamente alto), haverá algumas restrições na sua conta, que você pode ver em detalhes em http://support.google.com/analytics/bin/answer.py?hl=pt-BR&topic=1009620&answer=1070983.

    Quanto à outra questão, infelizmente não sei responder.

    Um abraço e obrigado pelos elogios!

  61. Frases e Textos para Compartilhar disse:

    Oi Adelson
    Continuando a ler seu blog. Consegui quase
    tudo que me interessei em agregar a meu blog.
    Mas,hoje não consegui me cadastrar no Google Analytics. Depois que coloco a URL do blog, aparece uma msg "URL ends with an invalid top-level domain name". Sinceramente não entendi.
    Obrigada pela ajuda.
    Menah Catelli

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Menah!

      Você está copiando corretamente o endereço de seu blog para o Google Analytics? Alguns pontos que você pode verificar ao fazer a configuração:

      1. Tentar realizá-la com o sem o http:// no início do endereço.

      2. Confirmar se não está sendo colocada a / no final do endereço.

      Acredito que isso solucionará o seu caso.

      Um abraço!

  62. A Mi Me Gusta Eso disse:

    Olá Adelso,

    No meu blog não estou conseguindo ativar o acompanhamento, está como: Acompanhamento não instalado, mas eu já coloquei o código antes do /head…
    O que eu faço? Please, preciso muito de ajuda!

    Desde já agradeço

    • A Mi Me Gusta Eso disse:

      Então, agora diz que está recebendo dados, mas já faz quase 2 dias, e só aparece informação de quem visualizou na última semana.
      Será que eu fiz algo errado?

      Ah! Desculpa, antes 'comi' uma letra do seu nome x)

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Pelo que você descreveu, o Google Analytics está funcionando corretamente. Você só poderá visualizar as informações geradas após ter instalado corretamente o código em seu blog.

      Um abraço!

  63. Fernanda. disse:

    Olá Adelson,
    fiquei tããão feliz para instalar o Google Analytics no meu Blogger, no entanto, ele(Google Analytics) só está mostrando as visitas de hoje, mas eu quero que ele(Google Analytics) mostre as visitas desde do começo do meu blog até agora, mesmo que no começo eu não tenha instalado o Google Analytics. Por favor, me ajude para fazer isso no Google Analytics ou me indique um outro contador que faça isso.

    Obs.: Instalei o Google Analytics não faz nem duas horas, será que isso interfere. Aguardo uma resposta sua.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Fernanda!

      O Google Analytics só consegue mostrar as estatísticas das visitas ocorridas após a sua instalação. Antes disso, ele não possui nenhuma informação sobre seu blog.

      Você pode obter algumas informações básicas sobre esse período nas estatísticas do próprio Blogger, como mostrei no artigo Estatísticas no Blogger in Draft.

      Um abraço!

  64. Fernanda. disse:

    Muuuito obrigada, Adelson.

    Abraços,
    Fernanda

  65. Tulio disse:

    Adelson, bom dia. Primeiramente, parabéns pelo conteúdo.
    Tenho um site em PHP, e fiquei na dúvida de onde publicar o código do google analytics, já que no php não tem /body, pois o início de tudo é o index.php.
    Pode me dar alguma dica neste ponto ?

    Valeu.
    Abr

  66. Caroline C. Medeiros - Fisioterapeuta disse:

    Oi Adelson,

    Parabéns pelo blog! Descobri seu blog hoje, enquanto buscava um jeito de colocar o "poderá também gostar de".
    Aí já vi mais umas coisas aqui e resolvi colocar esse Google Analytics, mas não consegui fazer direito. Aparece no status: Acompanhamento não instalado. Será que colei o código no lugar errado?
    Abraço.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Caroline!

      Fico feliz que tenha chegado ao Gerenciando Blog! Espero que sempre encontre aqui artigos úteis para o seu blog.

      Quanto à sua dúvida, é normal que demore algumas horas para que a mensagem de "Acompanhamento não instalado" deixe de ser exibida. Caso ainda tenha problemas, no artigo Como configurar o Google Analytics em seu blog eu mostro outro método ainda mais simples para fazer a instalação em seu blog.

      Um abraço!

  67. PH SOUZA disse:

    oi será que pode me ajudar, meu blog chegou a 9965 visitas, depois de um tempo ele estava marcando 9910, pouco depois estava com 9985 fiz questão de reparar se ai chegar a 10000 e simplemente depois de 9999 voltou para 9100, não sei o que fazer, gostaria que me ajudasse desde ja grato.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, PH!

      Não entendi a sua dúvida. O problema que você reportou está ocorrendo no Google Analytics? Em caso positivo, onde exatamente ele ocorre?

      Um abraço!

  68. PH SOUZA disse:

    olá Adelson!

    O problema esta no contador de visitas do blogger não é google analytics. O contador ultrapassou 10000 visitas, que era a questão anterior, mas quando chegou a 10444 comecou a regredindo novamente. percebir que tinha 10444 e no mesmo instante em segundos voltou para 10435. ele cresce e diminui.
    obrigado abraço.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, PH!

      Entendi o problema. Infelizmente, não sei porque ele ocorre. Eu não gosto muito de exibir os marcadores de visitas nos blogs, por isso prefiro soluções como o Google Analytics – que é o assunto deste artigo.

      Minha sugestão é que, se você deseja um contador confiável, passe a utilizar o Google Analytics. Ele é mesmo ótimo!

      Um abraço!

  69. Lana Ludmila disse:

    Ola Adelson,

    Já tenho meu blog a algum tempo e o Analytics sempre funcionou perfeitamente. Mas, no final de janeiro troquei meu template para um "responsive", ai começo o problema. O Analytics não ta marcando o numero de visitantes corretamente. Houve uma queda drástica na contagem. Enquanto o whos.amung.us diz que tem 74 online, o Analytics diz que tem apenas 01.
    Onde pode estar o erro?

    Meu blog é http://surpresanamorados.blogspot.com.br/

    E o script que estou usando é:

    var _gaq = _gaq || [];
    _gaq.push(['_setAccount', 'UA-9231205-1']);
    _gaq.push(['_setDomainName', 'blogspot.com']);
    _gaq.push(['_setAllowLinker', true]);
    _gaq.push(['_trackPageview']);

    (function() {
    var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true;
    ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl&#39; : 'http://www&#39😉 + '.google-analytics.com/ga.js';
    var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s);
    })();

    Muito Obrigada,

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Lana!

      O que notei de diferente em seu código é que há duas linhas nele que normalmente não são necessárias (a do _setDomainName e a do _setAllowLinker). Você pode tentar removê-las para verificar se isso mudará os resultados.

      O que você também pode fazer é usar a configuração simplificada do Blogger, que permite a configuração sem necessidade de alterar o HTML do seu template. Veja em Como configurar o Google Analytics em seu blog.

      Um abraço!

  70. Lana Ludmila disse:

    Olá Adelson,

    Obrigada pela dica. Removi as linhas do código. Agora é só esperar um dia! :/

    Quanto a configuração simplificada, o link de ajuda diz: "Esta configuração é específica para os modelos de Visualizações dinâmicas e Layout". Não entendi muito bem. Mas, eu sei que o meu blog não é "Visualizações dinâmicas".

    Outra coisa que notei é o código do meu template antigo, ele é bem diferente. Será que eu devo usar ele?
    Mas, pelo que eu li no site do Analytics este atual é melhor. Correto?

    Obrigada mais uma vez,

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Lana!

      A configuração simplificada deveria também funcionar em seu blog. Mas, o melhor é mesmo aguardar alguns dias para avaliar se o serviço se estabilizou em seu blog.

      Quanto ao código, você está usando a versão correta dele.

      Um abraço!

  71. Rubens Carvalho disse:

    Olá. Desde ontem tento instalar o google analytics no meu blog, mas não funciona. já pus o código imediatamente antes da tag /head, porém na minha tela aparece acompanhamento não instalado. o que faço?? obrigada.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Rubens!

      Vi seu código fonte e, aparentemente, sua instalação está correta.

      Mesmo mostrando como não instalado, ele está registrando as visitas que seu blog recebe? Caso esteja, significa que está tudo correto, a despeito de mostrar como não instalado.

      Um abraço!

  72. Rubens Carvalho disse:

    Tem razão. Obrigado!!

  73. João Alves disse:

    Olá! Meu nome é João Alves e quero lhe dar os parabéns pelas postagens, nos dá melhor visão de como obter melhores resultados com nossos blogs / sites.
    Estou com um pequeno problema,pesquisei pela net e não encontrei uma resposta para o ocorrido, creio que possa ajudar com seus conhecimetos.
    Quando entro no Blogger e vou em estatísticas consigo visualizar que meu blog está sendo visto em outros países, mas, quando vou gerenciar pelo Google Analytics ele mostra apenas visitas vindas do Brasil, o que posso mudar para mostrar todas as visitas?
    Instalei recentemente o código no meu blog.
    Grato,
    João Alves.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, João!

      Na verdade, não é necessário alterar nada no Google Analytics para que ele mostre corretamente as visitas vindas de outros países. Uma vez instalado o código, isso é feito de forma automática.

      Infelizmente, há diferenças na forma de coleta de informações em cada sistema, o que pode explicar porque os resultados são diferentes em seu caso.

      Um abraço!

    • João Alves disse:

      Obrigado pela atenção. É uma pena não conseguir ver, de forma uniforme esta situação, pois tenho recebido várias visitas dos Estados Unidos, Ãlemanha, Japão entre outros, mas não sei até que ponto estas visitas de fato existem e até que ponto valeria a pena investir em campanhas para estes países também, mas de qualquer forma, fico grato pelo retorno e mais uma vez, parabéns pelo seu brilhante trabalho, forte abraço, fica com Deus.

  74. Sonhos de Melbi disse:

    Olá! Estou adorando o blog *-* Fiz meu cadastro e apareceu pra eu colocar o código no blog. Utilizo o Blogger e eles mudaram agora o Editar HTML, quando pesquiso "< /body>" não aparece nada, mesmo clicando nas setas que mostram todo o conteúdo. Você poderia me dizer como faço então para colocar o código? Obrigada!

  75. J.R.Medeiros disse:

    Olá, Adelson:
    Interessante sua aula. Segui os passos por você indicados e penso ter feito a inscrição no Google Analytics. Uma pergunta: Não deveria aparecer algo como um "banner" ou algum outro indicativo no meu blog, sinalizando a monitoração pelo Google Analytics? Com relação aos acessos ao meu blog vou ser notificado por e-mail ou, para saber tais detalhes, terei de fazer login específico?
    Grato.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, JR!

      O Google Analytics funciona de forma "silenciosa", sem exibir nada de diferente no blog. Assim, é normal não haver um banner ou algo similar.

      Quanto às informações, você precisa se logar no endereço http://www.google.com/analytics para ter acesso às suas informações.

      Um abraço!

  76. BrVirtual//Edu disse:

    Eu tenho usado o Analytics para um blog mas agora tenho 2 posso incluir no mesmo? Os 2 vão ficar com o mesmo ID de propriedade?

  77. BrVirtual//Edu disse:

    Tenho 2 blogs e coloquei no Analytcs com o mesmo ID de propriedade pois os 2 blogs estão no mesmo gmail, não sei se esse procedimento é correto e também vejo que parece que se misturam ao efetuar a contagem de visitas e não me parece satisfatório. Como proceder?

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Mesmo estando no mesmo GMail, você precisa fazer uma inscrição separada para cada blog, e configurar o ID diferente em cada um dos blogs. Dessa forma, não haverá confusão entre as visitas, que serão computadas separadamente.

      Um abraço!

  78. penelope-esmalte.blogspot.com.br disse:

    Olaa tudo bem, gostei do post, foi o que melhor explicou como proceder, mas mesmo assim não aparece nada no meu blog. Fiz minha inscrição no Analytics, ele me passou o código, mas não aparece o continuar, mesmo assim fiz como você indicou, coloquei o código no meu blog entre script e body mas até agora não apareceu nada. Resolvi então voltar ao site do Google Analytics e ir na aba configurações da sessão e lá aparece ACOMPANHAMENTO NÃO INSTALADO e daí não consigo sair, se puder me dar uma ajuda a mais
    Obrigada

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Gisele!

      Pelo que vi em seu blog, foram adicionadas as informações do Google Analytics em diversos pontos diferente, o que pode fazer com que os números sejam computados de forma errada.

      Como vi que você já preencheu o ID em seu blog, você pode retirar os trechos onde foi feita a instalação manual.

      Caso ainda haja alguma dúvida, é só deixar um comentário.

      Um abraço!

  79. adolfo santos disse:

    se eu tiver mais de um blog tenho que ter um cadastro para cada blog ?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Adolfo!

      Sim, cada blog seu precisa ser inscrito separadamente no Google Analytics, para que cada um tenha seu próprio código de acompanhamento.

      Um abraço!

  80. Fernanda Scafi disse:

    Já estou usando o Google Analytics desde sábado eu acho, mas pq as estatísticas dele são totalmente diferentes das do Blogger??? Eu coloquei para não contar as minhas visualizações, então não é isso. O número de visitantes do Analytics é 1/3 do número do Blogger…

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Fernanda!

      Infelizmente, cada ferramenta utiliza seu próprio mecanismo de contagem, e elas mostram mesmo resultados diferentes.

      Além de suas próprias visualizações, é também importante se atentar é que você deve comparar o número de Visualizações de Páginas do Google Analytics com os dados do Blogger.

      Um abraço!

  81. Gilmar Torquato disse:

    Adelson, o que eu não consigo entender no Google Analytics é o número de visita total no blog. No meu blog, em visita, os números mudam, claro, mas as vezes eles recuam, isto é, ontem tinha mais do que hoje. Aquela contagem de visita, então, não é a contagem total de visitas que o blog já teve desde que foi instalado o Google Analytics, e sim, o total de visitas por um certo período, tipo 3 meses, estou certo? Se fosse para contar a visita total de um blog esse número nunca poderia recuar. Já venho observando isso a algum tempo e meu blog já aumentou as visitas diárias mas a contagem geral as vezes recua. Por que isso acontece? O Google Analytics não conta a visita total de um blog? Tenho um outro contador no meu blog (sem que apareça para o público), o New StatPress, que também gosto muito, esse sim, me dá as visitas, páginas visitadas, diárias e desde quando o instalei, no primeiro dia do blog, e nunca "voltou" a contagem das visitas, como no Analytics. Fica a pergunta : por que isso acontece?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Gilmar!

      Você está certo em sua conclusão: quando você acessa o Google Analytics, por padrão ele mostra os dados referentes aos últimos 30 dias.

      Para sempre ver o valor acumulado até aquele momento, basta você alterar o controle de data (fica na área superior direita da tela) para que a contagem seja iniciada na data de instalação em seu blog.

      Um abraço!

  82. Paula disse:

    Olá, Adelson.

    Também estou com problemas ao inserir o código de acompanhamento. Segui as instruções e o pus antes do /head, mas o status permanece em "não instalado". O único relatório que consigo visualizar é o "tempo real", o que é uma pena, porque só isso não me serve. Habilitei o "relatório de informações demográficas" e alterei a linha necessária, mas como o Analytics nem acha o código de acompanhamento, tampouco reconhece esse. Não há outra solução além da instalação manual? Como ter certeza se estou fazendo correto?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Paula!

      Se o relatório de Tempo Real já está funcionando corretamente, significa que o código está instalado corretamente e o Analytics já está recebendo informações sobre seu blog. Também confirmei em seu código-fonte e o código do Analytics está definido corretamente.

      Assim, você poderá consultar todos os relatórios nos próximos dias.

      Um abraço!

  83. Erica Bosi disse:

    Olá Adelson. Por favor, me tira uma dúvida: minha estatística do Blogger é muuuito maior do a do Analytics. As diferenças entre os dois tipos de leitura são extremamente grandes assim mesmo ou pode haver algum erro em meu código Analytics?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Erica!

      Há algum tempo, estou fazendo experimentos para determinar os motivos dessa diferença. O primeiro ponto é que você deve comparar os dados do Blogger com a Visualizações do Analytics (e não as visitas). Ainda assim, é bastante provável que os números do Blogger sejam bem maiores.

      Não se trata de erro em seu código, mas da forma diferente que os produtos usam para coletar e computar as informações. Na dúvida, confie nos dados do Google Analytics.

      Um abraço!

    • Erica Bosi disse:

      Oi Adelson!
      Obrigada pela resposta.
      Os resultados de visualizações são mesmo muuuito diferentes. Mesmo sabendo que o mês de dezembro e janeiro é de baixa no nicho, fico bem desanimada ao dar mais atenção aos resultados no Analytics. Mas… fazer o quê, né? Não devo ser a única.
      Grande abraço!
      E mais uma vez obrigada.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Erica!

      O segredo é não desanimar nessa época e continuar trabalhando normalmente em seu blog. Continue escrevendo artigos e divulgando essas postagens, e elas ajudarão a minimizar a queda nas visitas.

      Um abraço!

  84. PJarvis Santos disse:

    Ok pode apagar meu comentario anterior, fui lendo os outros comentarios aki no seu blog e descobri q demora um pouco né rsrss entao esperarei, ah e "tempo real" já esta funcionando pois antes nao estava. Muito obrigado e só uma duvida: posso deixar o "id" e o "codigo" ou é um ou o outro? Coloquei os dois, mas fico desconfortavel tendo akele codigo no meu html se ele nao esta servindo de nada, entao posso retira-lo sendo que ja colei o id em configuraçoes no painel de controle?? Otimo blog e continuarei acompanho!!

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Se o seu template já estiver preparado para exibir o código do AdSense somente inserindo o ID no Blogger, essa é a única modificação necessária.

      Ou seja: se ele passou a exibir as informações no "Tempo Real" somente com a colocação do ID no Blogger, você pode remover o código colocado no HTML.

      Um abraço!

  85. Fabio Alves disse:

    O Google analytics é a ferramenta essencial para monitoração de sites.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Fabio!

      Eu gosto muito do Google Analytics. Já testei diversas outras ferramentas, mas nenhuma me fez sair dele.

      Um abraço!

  86. NOSSA CONTA disse:

    No Google anlystic marca visitas de usuarios diferentes, instalei um gadgetdo Feed Jit e não marca nada, qual está certo?

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Cada ferramenta tem o seu método próprio de contar as visitas. Na dúvida, confio mais no Analytics do que nas demais.

      Um abraço!

  87. Unknown disse:

    funciona também para fanpage?

  88. Renie Raz disse:

    Olá,
    Tenho instalado o google analytics a 10, mas tenho meu blog a uns 3 anos. Bem, o analytics aparentemente está normal, contudo não faz leitura alguma anterior a instalação. É normal? Ele só analisará da instalação em diante?

    Sem mais

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Renie!

      Exatamente: o Google Analytics só consegue monitorar as visitas do seu blog após sua instalação. Não há como ele avaliar as visitas realizadas antes disso.

      Um abraço!

  89. Mercadoauto.net de disse:

    Realmente as pessoas nem imagina como um bom SEO destaca.

  90. Victor Aguiar disse:

    Olá Adelson, seu blog me ajudou muito com a instalação e o entendimento de como funciona o Google Analytics. Entretanto, tenho uma dúvida: É possível utilizar o G. Analytics como um contador e um "mapa" de visitas, diretamente no site? Ou seja, eu consigo visualizar em minha página o número de visitantes? Obrigado.

  91. Anônimo disse:

    Ola! Gostaria de saber se o google Analytics analisa as visitas mandada de uma pagina em especifico do facebook digamos que uma pagina que eu patrocino?

  92. Ana Isabel de Paula disse:

    Olá, instalei a pouco tempo o analytics mas tenho uma dúvida: ele registra as minhas próprias visitas ao blog? Ou eu tenho como instalar alguma coisa – como existe no blogger – que não rastreie minhas próprias visualizações de página? Obrigada e adoro sua disposição em compartilhar conhecimento!!

  93. Lídio Falcão disse:

    Tenho o site da empresa que é esse: http://www.acupula.NET
    Já uso o google analytic nele a umas semanas. Só que ele todos os dias eu vejo a região que esta sendo acessada … Só que ele informa que ta sendo muito acessado do exterior MSM. Media de 20 visita ao dia do exterior de vários paises e 6 ou 5 do Brasil. Isso diariamente. Acho estranho pq não sei como ta sendo acessado lá. No google analitc informa que é através de uns blog lá estranho. Alguem sabe me informa se estas informações esta correta que o analytic ta me passando? E porque acontecendo isso?! Agradeço desde já.

  94. Eduardo Antonio Damasio da Silva disse:

    Gostei!

  95. magno Linho disse:

    Meu site é de surf, mais agora você pode ganha dogecoin por visita a cada dia e por visita dos seus indicados. veja http://surfcom.meusurf.com

  96. Lívia disse:

    Me cadastrei nesse Google e infelizmente só consigo ver em tempo real. Gostaria de saber a quantidade de usuários visualizaram cada págima no total e não só "nesse momento". Como fazer isso?

  97. Maicon Douglas Deré disse:

    Olá tenho um blog, quanto vou pagar depois de 5 milhoes de visualizaçoes ??
    Obrigadaa

  98. CERQUILHO ESPORTES disse:

    Olá,
    Instalei o Google analytcs no meu site, depois de 1 ano e meio.
    Tem como eu ver a visualização completa dos países, cidades…desde o início?

    Coloquei a data do início até o momento no google analytics, mas o mesmo só me mostra a partir do dia q instalei no site.

    Abços!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!