Google SEO Camila Fiori

Otimização do blog para o Google: Conceitos básicos

SEO (Ou “Search Engine Optimization”) é um assunto que precisa ser conhecido e dominado por todo blogueiro ou webmaster. Em uma definição simples, trata-se de otimizar seu site ou blog para que ele seja melhor “entendido” e “lido” pelas ferramentas de busca. Como conseqüência, um site otimizado normalmente aparecerá em uma posição melhor quando um usuário fizer uma busca em que sua página seja encontrada. O assunto é extenso e envolve diversos fatores, alguns mais simples, outros bastante complexos. A idéia deste artigo é mostrar noções iniciais sobre este assunto, especialmente para quem nunca ouviu falar sobre isso, e mostrar algumas dicas de como aplicar os conceitos na prática. O foco principal será o Google, mas as dicas também auxiliarão a obter uma melhor colocação em outras ferramentas. Em novembro/2008, o Google divulgou o excelente documento “Google’s Search Engine Optimization – Starter Guide” (www.google.com/webmasters/docs/search-engine-optimization-starter-guide.pdf), que servirá de base para este artigo. O documento é um be-a-bá para quem quer conhecer melhor os itens que podem ser melhorados em um site para que ele esteja otimizado para o Google. Como é costume aqui no “Gerenciando Blog”, utilizarei meu outro blog, o “TD Séries” (www.tdseries.com.br) para os exemplos que darei. Vamos às dicas!  

1. Título das páginas

O título é uma parte importantíssima de cada página de seu blog, seja a página principal ou cada um de seus post. Ao abrir cada uma de suas páginas, o título será mostrado na barra de título do browser (ou no título de cada aba aberta, dependendo da ferramenta utilizada). Além disso, o título será mostrado com destaque na página de resultado do Google. Por exemplo, ao pesquisar “td séries” no Google, será trazida um resultado como a seguinte:
Nova Imagem
Já uma busca que retorne um de seus posts, será mostrada como abaixo:
Nova Imagem (1)
Note que a primeira linha do resultado é sempre o título daquela página. No seu blog, o título da página principal pode ser alterado na aba “Configurações”, “Básico”, “Título”. Quanto ao seus posts, o título mostrado será o que você deu a ele quando o postou. No Blogger, é automaticamente adicionado o nome do Blog ao título do post (no exemplo acima, “TD Séries: Seriados Inesquecíveis”). Recomendações do Google quanto aos títulos:

  • O título deve descrever com precisão o conteúdo da página – Assim, não coloque um título sem relação com o conteúdo do seu blog ou post, nem deixe essa informação vazia.
  • Crie títulos únicos para cada uma de suas páginas – Evite repetir o mesmo título em páginas diferentes. Isso é grave e pode até fazer com que o Google não consiga indexar essas páginas e, por conseqüência, elas nunca serão mostradas numa busca. O Google Webmasters pode auxiliá-lo a detectar títulos que o Google vê como duplicados. Se você não sabe como fazer isso, leia o artigo https://www.gerenciandoblog.com.br/2009/02/google-webmasters-mostre-se-ao-mundo.html. Na área de “Diagnósticos”, “Análise de Conteúdo”, eles podem ser visualizados facilmente. E uma dica importante: caso você perceba que seus artigos com comentários estão aparecendo nessa lista como duplicados, leia o artigo http://www.johnnyrox.com/2008/10/corrigindo-ttulos-duplicados-no-blogger.html, do Johnny Rox, onde ele ensina como corrigir esse problema.
  • Use títulos breves – Caso o título seja longo demais, o Google mostrará apenas o início dele na página de resultados.

Se você quiser entender como o Google encontra essas informações em suas páginas, visualize o código HTML delas e procure pela tag “<title>”.  

2. Descrição das páginas

Este item é importante para definir o que será mostrado logo abaixo do título do seu blog quando ele for encontrado pelo Google. No exemplo acima, a descrição do blog é o texto “Comentários sobre diversos seriados de TV…”. É importante ter uma descrição clara de seu blog para que o usuário interesse-se por ele ao encontrá-lo no Google. A descrição do blog também é feita na aba “Configurações”, “Básico”, “Descrição”. Se sua página não tiver uma descrição definida (como acontece com os posts), o Google selecionará automaticamente uma parte do texto daquela página que ele acredite estar relacionado com a busca que foi feita. Se quiser ver a descrição no código HTML, ela estará na tag “<meta name="description"”. As dicas do Google:

 

  • Resuma o conteúdo da página – Como no título, evite colocar uma descrição que não expresse o conteúdo real da página. Também evite descrições genéricas como “Blog sobre séries”.

 

3. Conteúdo

Mais uma vez, ressalto aqui a importância do conteúdo de seu blog. De nada adianta ser um mestre em SEO, dominar e usar todos os recursos, se o seu conteúdo não é interessante. O usuário encontrará seu blog, mas dificilmente voltará a ele caso ele não se interesse pelo que viu. O Google ressalta que este é o fator mais importante entre todos os outros citados em SEO. As dicas mais importantes do Google:

  • Escreva textos fáceis de ler – Escreva em linguagem clara, evitando erros de ortografia e gramática. Na maioria das vezes, você deverá também evitar gírias, abreviações e “internetês” (“Vc flw issu!”). Evite também colocar imagens contendo textos. Além desse conteúdo não ser indexado pelo Google, dificulta a cópia do mesmo por um usuário que deseje fazer anotações, por exemplo.
  • Organize seu texto – Evite textos longos tratando dos mais variados assuntos. Separe suas idéias por posts, tópicos, parágrafos.
  • Use linguagem relevante – Tenha em mente o que o usuário pode procurar no Google para chegar até o seu artigo. Assim, inclua em seu texto palavras-chave que podem trazer usuários do Google para seu blog.
  • Crie conteúdo original – Evite apenas copiar textos de outros sites ou blogs. O Google detecta textos duplicados e pode não exibir ou até punir seu site ao detectar isso, banindo-o dos resultados ou colocando-o nas posições mais baixas. Seja original, escreva suas próprias idéias.

  Paro por aqui neste artigo. Estas são as dicas iniciais – e as mais simples – para você começar a otimizar seu site para o Google. Seguindo essas dicas simples sempre, você terá um blog com maior qualidade e com maior chance de ser encontrado pelos usuários do Google.

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

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