acompanhamento Camila Fiori

Acompanhe os visitantes de seu site com o Woopra

Woopra Eu devo a ideia deste post ao blogueiro Marcus Aragão. Quando eu escrevi sobre o FEEDJIT, ele comentou sobre o Woopra, outra ferramenta que também permite o acompanhamento online dos visitantes do seu blog ou site. Resolvi testar a ferramenta e confesso que fiquei impressionado com os recursos e a qualidade gráfica do software. Ela mostra dados similares ao do Google Analytics, mas com a vantagem de exibi-las em tempo real. Ou seja: você consegue ver um visitante chegando ao seu site no exato momento em que ele entra em sua página. O Woopra possui inclusive um recurso que pode até assustar seus visitantes: você consegue conversar com eles através do seu site!  

Iniciando

Para começar a utilizar o Woopra, é necessário realizar seu cadastro no site http://www.woopra.com. Após realizar seu cadastro, você deve cadastrar também seus sites. Aqui, é preciso ter paciência: meus blogs foram aprovados em 10 dias, mas isso pode demorar mais tempo. Então, se você tem a intenção de utilizar o Woopra, cadastre os seus blogs o quanto antes. Depois de cadastrá-los, você verá o código HTML que deve ser colocado em seu site para que ele comece a enviar os dados para o Woopra. Você até já pode colocar o código imediatamente no template de seu blog, mas lembre-se de que ele só começará a funcionar quando seu site for aprovado. O Woopra tem duas interfaces para utilização: uma versão web, que será aberta diretamente eu seu browser, e outra desktop, que deve ser baixada e instalada em seu computador. É altamente recomendável que você opte pela segunda opção, pois é ela quem apresenta os melhores recursos. O download é feito no próprio site http://www.woopra.com, e existem já versões para Windows, Linux e MacOs.  

Utilizando a ferramenta

Após ter instalado o Woopra e seus sites terem sido aprovados, basta acessar a ferramenta e entrar com seu usuário e senha. Na primeira tela, você verá seus sites aprovados na barra à esquerda e novidades sobre o Woopra na área central da tela. Para ir ao “console” do seu site, clique sobre ele. Você verá então uma tela similar à seguinte: Woopra Dashboard O visual é impressionante, concorda? Veja que coloquei um número sobre cada área dessa tela, para facilitar o acompanhamento das descrições de cada uma delas. 1. Seleção dos sites – Permite que você selecione o site cujas informações você deseja visualizar. 2. Número de visitantes – Resumo que mostra o número total de visitantes, as visitas e visualizações do dia. 3. Gráfico de visitas do dia – Mostra, hora a hora, o número de visitantes e visualizações do site no dia. 4. Seleção de funcionalidades – Permite selecionar as outras páginas de funcionalidades do Woopra. 5. Resumo do número de visitantes – Mostra, dia a dia ou hora a hora, o número de visitantes e visualizações do site. 6. Número de visitas de cada página – Mostra o número de visitas que cada página do seu site teve. 7. Sites de referência – Mostra a partir de que página os visitantes chegaram ao seu site. 8. Buscas – Mostra as buscas e palavras-chave que os visitantes utilizaram nas ferramentas de busca para chegar até seu site. 9. Visitantes – Mostra, no mapa ou numa lista de países, de onde vieram os seus visitantes. 10. Informações rápidas – Como num painel de notícias, os dados sobre seu site ficam “rolando” nesta área.   Além do console mostrado acima (o “Dashboard”), o Woopra também oferece outras páginas com funcionalidades interessantes, que podem ser acessadas pelos botões da área 4 mostrada acima:

Live
Woopra Live

Esta é uma das áreas mais impressionantes: é possível ver os visitantes que estão em seu site neste momento, vendo detalhes sobre ele, como o país de origem, o browser, o sistema operacional e a resolução da tela.

Também é possível dar um nome a esse visitante (“Tag this visitor”), permitindo acompanhar suas futuras visitas.

Outro recurso interessante é que você consegue saber todas as páginas vistas pelo visitante durante sua visita.

E o mais incrível: é possível iniciar um chat com o visitante (“Start a conversation”). Na tela dele, aparecerá uma nova janela para que você possa conversar com ele.

Search
Woopra Search

Aqui é possível realizar buscas dos visitantes, podendo filtrá-los de acordo com diversas informações, como país de origem, página visitada, idioma e outros.

AnalyticsWoopra Analytics

Esta área é similar ao Google Analytics, e permite visualizar informações como duração das visitas, percentual de novos visitantes, taxa de rejeição de seu site e muitas outras. É possível ver também quais são as páginas mais visitadas de seu site, ou quais são os sites que mais visitantes enviando ao seu.

Manage
Woopra Manage

Outro recurso interessante: aqui, você pode criar suas próprias regras para que você seja alertado quando um evento acontecer. Por exemplo: quando um visitante dos EUA chegar ao seu site através do Google.

Também é possível fazer algumas customizações no mapa onde seus visitantes são mostrados.

A ideia deste primeiro artigo é dar apenas um “overview” sobre o Woopra, mostrando suas principais funcionalidades para que você avalie se vale a pena ou não fazer uso dele. Nos próximos artigos, detalharei o que é possível fazer com ele. Em minha opinião, é uma ferramenta poderosíssima e muito útil no trabalho de gerenciamento de seu blog ou site. Assim como no Google Analytics, as informações mostradas podem direcionar o seu trabalho, de forma a focar o que lhe trará mais resultado.

Acompanhe os visitantes de seu site com o Woopra
5 (100%) 1 vote[s]

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

31 Comentários

  1. Adelson Smania disse:

    Olá, Marcus!

    Obrigado pela visita e pelo comentário. Se não fosse por sua dica, provavelmente eu ainda não conheceria esta ótima ferramenta.

    Um abraço!

  2. Sandra Info-Macross disse:

    Olá Adelson!
    Vou testar! Achei muito legal a idéia!
    Um abraço!

  3. Adelson Smania disse:

    Olá, Sandra!

    Espero que você goste do Woopra. Ainda estou fascinado pela qualidade e recursos das ferramenta.

    Um abraço!

  4. Sierra disse:

    atualmente eu uso mais de um sistema de acompanhamento do meu blog

    google analytics / woopra / hitstats

    porém os dados entre um e outro não fecham.
    qual o mais confiável ?

    (ainda em tempo: boa postagem)

  5. Designtecnológico disse:

    Bem legal mesmo! Parabéns!

  6. Adelson Smania disse:

    @Sierra: Ótima questão a que você levantou. Realmente, existe uma leve diferença entre os dados informados por cada ferramenta. No meu caso, ela é pequena, normalmente menor que 10%. Tentei encontrar uma fonte sobre o assunto, mas não encontrei nenhum lugar que informasse qual é o mais confiável. Na dúvida, fico com os dados do Google Analytics, pelo seu tempo e pela empresa que existe por trás da ferramenta.

    @Designtecnológico: Obrigado pelo comentário! Espero que seja útil para você.

    Um abraço!

  7. Carlos H. Gomes disse:

    Parabéns pra vc, esse post ficou muito bom e fácil de se compreender. Que pena que eles ainda não aprovaram o meu site no woopra. :(, Sucesso pra vc. Abraço

  8. Adelson Smania disse:

    Olá, Carlos!

    Obrigado pelo elogio! Quanto à aprovação, tenha um pouco de paciência. Isso pode levar algumas semanas, mas vale a pena esperar.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  9. CAFÉ NO BULE disse:

    Muito bom o post Adelson… quem é ruim sou eu que sou um blogueiro iniciante e apanho demais para implementar os recursos. Fiz tudo como vc explicou mas agora não sei como colar o código HTML. Pode me dar um auxílio? Desde já agradeço muito.
    Abraços

  10. Adelson Smania disse:

    Olá, Café no Bule!

    Vamos ao passo a passo:

    1. Acesse http://www.blogger.com, e entre com seu usuário e senha.

    2. Acesse a opção "Layout" de seu blog.

    3. Entre na pasta "Editar HTML".

    4. Marque a opção "Expandir modelos de widgets".

    5. Selecione TODO o código que aparece abaixo de "Editar Modelo".

    6. Copie e cole esse código em um editor de textos, como o Bloco de Notas. Salve uma cópia desse arquivo, para o caso de precisar voltá-lo.

    7. No editor de textos, coloque o código do Woopra no final do seu modelo, antes de da linha /body.

    8. Copie todo o texto e cole de volta no Blogger, no mesmo local de onde o copiou.

    9. Clique no botão "Visualizar", para garantir que não há erros no seu HTML.

    10. Se não der erro nenhum, clique em "Salvar Modelo".

    Pronto! Se tiver alguma dificuldade, me escreva no [email protected] e eu o ajudo.

    Um abraço!

  11. Anônimo disse:

    Boa tarde,

    obrigado por todo o blog e não só por este post.
    Gostava de saber se também é possível utilizar com blogs wordpress.

    Um abraço!
    Fernando

  12. Adelson Smania disse:

    Olá, Fernando!

    Isso depende de você está falando do WordPress.com ou de um blog WordPress hospedado em um provedor.

    No primeiro caso, não é possível, por não ser possível alterar seu template. Essa é uma grande limitação do WordPress.com.

    No segundo caso, não há problema algum.

    Um abraço e seja sempre bem vindo!

  13. Sírius disse:

    Como instalar o woopra através do painel de controle do webnode?
    Se for possível mande um passo a passo para um marinheiro de primeira viagem.
    Grato!

  14. Adelson Smania disse:

    Olá, Sírius.

    Infelizmente, como não conheço nada sobre o WebNode, não poderei ajudá-lo.

    Um abraço!

  15. PJorge disse:

    Realmente é muito útil ter informações de pessoas que, como você, entende do assunto. Também vou seguir seu conselho e passar a usar essa ferramenta do woopra.
    Grato cara e um grande abraço.
    pjorge em 25/08/2010

  16. Pedro Lins disse:

    Achei muito interessante o Woopra e realmente não conhecia essa ferramenta.

    Possuo um blog pessoal e vou testar.

    vlw!

  17. Adelson Smania disse:

    PJorge e Pedro: O Woopra é mesmo uma ferramenta bem interessante. Ele possui inclusive algumas funcionalidades não suportadas pelo Google Analytics, como a visualização dos visitantes em tempo real.

    Vale a pena testar.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  18. VARAL DE TALENTOS disse:

    Olá!
    Eu entrei hoje aqui porque coloquei o Feedjit no meu blog, que é direcionado à lojistas.Mas, ao acessá-lo hoje, o feedjit tinha "sumido".Tentei acessar o site mas não consigo, esta fora do ar.Isso acontece sempre?Será que é válido tentar colocar o Woopra?

    Um abraço e parabéns por este site tão bacana e que nos dá tantas informações e dicas!
    Regina

  19. Adelson Smania disse:

    Olá, Regina!

    Verifiquei seu blog agora e parece que o Feedjit voltou a funcionar. O Woopra tem um objetivo diferente: ele serve para você controlar as visitas que recebe, mas seus visitantes não o vêem.

    E obrigado pelos elogios! Seja sempre bem vinda aqui.

    Um abraço!

  20. Regina disse:

    Adelson,

    recebi sua ilustre visita no blog!Obrigada pela sua atenção!O Feedjit resolveu voltar!
    Já virei sua fã!

    Um forte abraço!Obrigada!
    Regina

  21. Claudio Moraes disse:

    Tenho usado o Woopra depois que segui sua dica!
    Estou muito satisfeito .
    Mas gerencio 2 Blog com o Wopra, colei o script no mesmo lugar nos dois blog os dois estão aparecendo no Woopra , porém efetivamente só umé Gerenciado

  22. Adelson Smania disse:

    Olá, Claudio!

    Para monitorar 2 blogs diferentes no Woopra, você precisa adicionar os dois à sua conta. Cada um deles terá um código diferente. Dessa forma, você conseguirá gerenciar os dois sem problemas.

    Um abraço!

  23. MORRIS ALBERT disse:

    Olá amigo!!! Sabe me dizer o que foi que houve com o site. Toda vez que tento me cadastrar e cliclo em "sign up now!", nada acontece. A página não chega nem a carregar. Parece que o site está inativo. Aguardo resposta.

  24. thomaz disse:

    olá Adelson, tudo bem? já fiz o cadastro a mais de um mes e não me aparecem as visitas que tive,apesar de er recebido notificações dogoogle analytics. é normal esta demora toda?
    obrigado

  25. Adelson Smania disse:

    @Morris: Desculpe-me, só agora vi seu comentário aqui! Fiz um teste e o cadastro de novos membros no Woopra está funcionando normalmente. Você pode tentar acessá-lo diretamente em https://www.woopra.com/members/signup.jsp.

    @Thomaz: Confesso que faz bastante tempo qu enão utilizo mais o Woopra. O que costumava demorar era sua aprovação no serviço. Depois disso, era só realizar a colocação do código HTML no template que o serviço já começava a mostrar corretamente as estatísticas. Você já fez essa alteração? Sugiro verificar se está tudo correto.

    Um abraço!

  26. universomaterno disse:

    Em primeiro lugar muito obrigada por todas as informações que estou recendo em seu blog, estou adorando e estão muito úteis para mim!
    Já me inscrevi no Woopra, mas não sei como inserir o código HTML deles no meu site. Tenho dois sites um que é baseado no worpress (www.universomaterno.com.br) e outro que é uma loja online da UOL (www.universomaterno.com), como faço?

  27. Adriano Luz disse:

    Olá!

    Obrigado pelos elogios!

    Para o Worpress, há instruções na página http://www.woopra.com/installation-guide. Procure por WordPress e você encontrará as instruções.

    Quanto ao UOL, não sei dizer se é possível adicionar na loga online o código HTML/JavaScript. Recomendo que você entre em contato com o suporte do UOL.

    Um abraço!

  28. Anônimo disse:

    ola ,gostaria de saber se é possível ver o nome do visitante, seu email,e se ele copiar as fotos
    obrigado pela atenção

  29. Fabio Alves disse:

    Irei testar. abraço

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.