Google SEO Camila Fiori

Atualização do PageRank do Google

Google PageRank Na semana passado, o Google começou a atualizar o PageRank dos sites. Se você está se perguntando “e o que eu ganho com isso?”, vou dar uma visão geral sobre o tema. Nas próprias palavras deles, “o PageRank é a visão do Google acerca da importância de uma página”. Tirei essa definição da própria “toolbar” do Google para o Internet Explorer. Trata-se de um número de 0 a 10, onde 10 é a nota máxima que um site pode obter. Quando você começa um site, ele terá o PageRank (ou PR) igual a 0. À medida que sua página se torna mais “importante” para o Google, esse número crescerá – ou diminuirá, se for o caso. Para você ter uma ideia da dificuldade de se obter um PR 10, cito alguns sites que encontram-se no extremo máximo da escala:

Não consegui encontrar nenhum site brasileiro que tenha obtido nota 10. O UOL, por exemplo, tem um PR 8. O site da Adobe, sempre citado nas listas de PR 10, encontra-se atualmente com 9. Neste primeiro cálculo, tanto o TD Séries quanto o Gerenciando Blog obtiveram PR 1. A importância do PR é discutível. Alguns defendem que esse número mágico é um dos principais fatores para o Google classificar os sites nos resultados da busca. Já outros argumentam que a importância é menor do que se imagina, pois os fatores principais são as palavras-chave encontradas e o conteúdo da página. De qualquer forma, é um sinal positivo ver o PR de seu site crescendo, pois isso normalmente é sinal de maturidade do trabalho e popularidade do site. O cálculo exato do PR nunca foi divulgado pelo Google. Mas, sabe-se que ele se baseia no número de outros sites que possuem links para o seu, e do PR desses sites. Isso significa que tem muito mais peso receber um link de um site com PR 5 do que um link de um site com PR 1. Daí a importância de você obter links para seu site a partir de outros site, como citações de artigos seus ou comentário deixados nesses sites. Aqui, um detalhe importante: o Google desconsidera para esse cálculo os links marcados com o atributo “nofollow”. Se quer saber mais sobre isso, leia o artigo “Nofollow” em comentários do blog – Injustiça ou necessidade?. Outro ponto importante: não tente enganar o Google. Existem diversos esquemas milagrosos na internet para aumentar rapidamente o PR de seu site. O efeito costuma ser o contrário: o mecanismo é “inteligente” o bastante para descobrir essas malandragens, e isso é premiado com uma punição, que pode ser o rebaixamento de seu PR ou mesmo a eliminação de seu site das buscas do Google. Neste ponto, você pode estar se perguntando: “como eu descubro o PR de meu site ou blog?” A forma oficial é a “toolbar” do Google, que está disponível em http://toolbar.google.com para o Internet Explorer e o Firefox. Após instalá-la, o PR da página que você estiver visitante poderá ser visto como na figura abaixo: Google PageRank   Existem diversos outros sites que disponibilizam também a visualização do PR de forma “extra-oficial”. Nesses sites, pode ser realizada apenas a consulta de uma determinada página, ou também pode ser obtido um botão com seu PR para colocar em seu site ou blog. Alguns exemplos:

  Você conhece outros sites interessantes sobre o assunto? Ou quer compartilhar o seu PR? Aproveite e deixe seu comentário!

Classifique este post

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

80 Comentários

  1. Eduardo disse:

    Excelente artigo.
    O meu site passou de 0 para 2 agora de 2 para 4. estou bem feliz com isso.

    abraços
    http://www.vivenciaemtecnologia.com

    • Adir Mota JR disse:

      Não consigo compreender ! Meu site tem boa indexação no google , os meus artigos aparecem quase que instântaneos nos buscadores principalmente google e tenho mais de 700 links apontando para meu site que tem apenas 5 meses mesmo assim não tenho pagerank , além disso recebo uma boa taxa de visitação diarias e boa intereção nas redes sociais ,Você poderia me dar uma ideia do que pode estar acontecendo.?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Adir!

      O Google está demorando cada vez mais para fazer atualizações do PageRank. Pode ser por isso que os seus resultados ainda não tenham sido alterados.

      Mas, se você está obtendo um bom número de visitas, não precisa se preocupar com isso.

      Um abraço!

    • Amilton Cesar Camargo disse:

      Ótima dica pois tem sites de page rank 0 na primeira página do Google
      como explicar isto?
      http://www.kithinodecadastro.com.br/

  2. Adelson Smania disse:

    Olá, Eduardo!

    Obrigado pelo comentário. E parabéns pelo seu resultado. Um PR 4 é realmente respeitável. Visitei seu blog e notei que você tem feito realmente um ótimo trabalho.

    Um abraço!

  3. Caipira disse:

    E eu estacionei no PR3… como é difícil pular um pontinho neste ranking.

  4. Daniel disse:

    Pulei de 0 pra 3, acho que de início é um bom resultado!

  5. Adelson Smania disse:

    @Caipira: Quanto mais alto for o seu PR, mais difícil será subir na escala. Isso ocorre porque o cálculo do PR é exponencial. Assim, é mais difícil passar de um PR 3 para 4, do que foi passar do 2 para o 3, por exemplo.

    @Daniel: Realmente, um PR 3 é um ótimo número, especialmente se você está começando.

    Parabéns a ambos pelo resultado!

    Um abraço!

  6. Marcelo disse:

    Fala pessoal!
    To trabalhando no pagerank do site http://www.reisman.com.br – eu estacionei no 2 !

    Vcs podem me ajudar? preciso de pelo menos o pg 3.

    Parabens pelo Blog!
    Marcelo

  7. Adelson Smania disse:

    Olá, Marcelo!

    A única forma de você melhorar o seu PR é obtendo mais links de outros sites, preferencialmente daqueles que possuem PR alto. No seu caso específico, seu site possui PR 2 mesmo possuindo poucos sites apontando para eles, porque o PR desses sites é alto.

    Para obter esses links sem custo, você pode deixar comentários em outros sites, fazendo referência ao seu. Não vale apenas o texto, como você deixou aqui, precisa ser o link. Além disso, é necessário verificar se o site não está com o “nofollow” ativado.

    E tenha consciência, como eu respondi acima para o Caipira, que é cada vez mais difícil aumentar seu PR. Cada degrau exige mais “pontos” que o anterior para ser conquistado.

    Um abraço e bom trabalho!

  8. Reisman disse:

    Muito obrigado pela pronta resposta!
    Como eu verifico se o site esta “nofollow” ?

    Abraço,
    Marcelo

  9. Marcelo disse:

    Uma outra dúvida ( desculpe mais sao muitas! )
    Estavamos em quinto lugar a 2 dias atras no google para a palavra “alianças” isso faz mais de 4 meses. Derrepende caimos para a oitava posicao, vcs sabem o porque ?
    Tem algum lugar que da pra verificar?

    Obrigado! MArcelo

  10. Adelson Smania disse:

    Olá, Marcelo! Vamos às respostas!

    Quanto ao “nofollow”, recomendo que você leia antes o artigo http://www.tdseries.com.br/2009/02/nofollow-em-comentarios-do-blog.html em meu outro blog.

    Não querendo desanimá-lo, mas adianto que a maioria dos blogs hoje tem o “nofollow” ativado. Ou seja: você não ganha links deixando comentários neles. Para saber se o site tem ou não isso ativado, é necessário exibir o código-fonte dele, e procurar o endereço com que você deixou seu comentário. Se ele estiver seguido da palavra “nofollow”, é porque isso está ativado. Faça um teste aqui nesta página mesmo!

    Posteriormente, é possível descobrir no Google quantos links existem para seu site. Basta digitar link:http://www.reisman.com.br na caixa de busca. Ele mostrará quais são os sites que têm link para o seu.

    Quanto ao posicionamento do seu site no Google, é disso que trata o SEO: são diversas técnicas que devem ser aplicadas constantemente para que seu site continue bem posicionado. Provavelmente, seu site ficou em uma posição mais baixa agora porque os seus concorrentes devem ter investido nisso. Uma dica: leia o artigo http://gerenciandoblog.blogspot.com/2009/04/ferramentas-para-analisar-seo.html. As ferramentas citadas lá podem lhe dar sugestões interessantes.

    Espero ter ajudado! Como eu disse, o assunto é extenso.

    Um abraço!

  11. Paulo disse:

    Acho que por vezes se dá demasiada importância ao pagerank, vejam o caso do john chow que mesmo penalizado, dexindexado e tudo o mais continuou a ter milhares de visitantes.

    Não basta atingir um pr2 e pensar que isso vai trazer para sempre mais X ou Y visitantes.

  12. Adelson Smania disse:

    Olá, Paulo!

    Concordo com o PR não pode ser super-estimado. Mas, ele não pode ser também subestimado. Hoje, ele ainda é um dos fatores – embora com menor peso – que o Google leva em consideração para classificar os resultados exibidos na busca. Como muitos blogs – como os meus – ainda têm o Google como a maior fonte de visitas, é importante fazer o possível para ser “bem visto” aos olhos do Google.

    O aumento de PR acontece de forma natural, à medida em que você faz o seu trabalho de divulgar seu blog, por exemplo. Nisso, não vejo problema nenhum

    Um abraço e obrigado por compartilhar sua idéia!

  13. Luís Fernando Mizutani disse:

    A ferramenta SEO Quake instala uma barra no Firefox que traz diversas estatísticas e informações sobre o site/blog aberto no browser. Entre elas traz o Pagerank de todas as páginas (internas e externas). Exemplos de site com alto PageRank são a NASA e a Wikipedia (PR9).
    Abraço

  14. Adelson Smania disse:

    Olá, Luís!

    Gostei da sua dica e vou testá-la aqui. Uso pouquíssimo o Firefox, pois uso o Chrome no dia a dia.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  15. Freud Flintstones disse:

    oi, esclarecedor seu post.. mas me tire uma duvida,
    quanto tempo demora pra PageRank reconhecer meu blog? meu blog é novo, tem menos de 3 semanas, mas ja teve mais de 15mil visitas e ja tem paginas indexadas pelo google, mas meu PR está N/A

    tem algo que eu possa fazer pra ter o pag rank 1 pelo menos??

  16. Adelson Smania disse:

    Olá, Freud! A propósito, bem legal o seu nick.

    15000 visitas em 3 semanas é um número respeitável! Quanto ao PageRank, o Google faz essa atualização regularmente, aproximadamente a cada 3 meses. A última ocorreu na última semana de maio, em um tempo menor do que esperávamos. Então, deve levar ainda uns dois meses para a próxima atualização.

    Aproveite esse tempo para divulgar seu site e conseguir bons links para ele, o que pesará no próximo cálculo.

    Um abraço!

  17. Lilian disse:

    Olá,
    Seus artigos são ótimos.
    Se puder me ajudar com uma dúvida, eu agradeço. Comecei o meu site no wordpress e depois coloquei em um domínio próprio. Ele tem 1 mês e meio no domínio e estava indo bem. Tive um problema com o sitemap e verifiquei através do webmaster tools que o google ficou 10 dias sem conseguir acessá-lo. Meu site começou a perder visitas e agora não recebo mais nenhuma visita do google. Parece que ele foi punido. Pois consigo ver os links do site, mas quando busco por títulos de posts, eles não aparecem na busca. Minha dúvida é, fui punida ou deve ter sido esse problema no sitemap? Cadastrar o blog e links dos posts em ferramentas como gostei, dihitt, blogblogs, etc, pode fazer o site ser punido?
    Abraços e obrigada,
    Lilian

  18. Adelson Smania disse:

    Olá, Lilian!

    É difícil dizer com certeza se você foi punida. O que você pode fazer é entrar com um pedido de reconsideração (veja em http://www.google.com/support/webmasters/bin/answer.py?answer=35843&hlrm=en). É a forma mais segura de você saber o que houve.

    Quanto a cadastrar os seus links nesses sites, não acredito que seja o problema. De qualquer forma, uma boa prática nesse caso é você cadastrar seus posts com títulos e descrições diferentes em cada uma delas, para evitar que ele seja considerado como conteúdo duplicado. Veja mais detalhes sobre isso em Divulgando seus artigos com o Post Social.

    E deixe também aqui o endereço do seu blog! Eu gostaria de conhecer o seu trabalho.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  19. Lilian disse:

    Obrigada Adelson!

    Vou fazer o pedido de reconsideração. Adorei a dica do Post Social. Seu site é ótimo!

    Abraços,
    Lilian

  20. melhores receitas disse:

    meu site de receitas com 55 mil receitas pulou de 0 para 2.

  21. Adelson Smania disse:

    Olá, Melhores Receitas!

    É um ótimo resultado. Continue divulgando sempre seu site e esse número será cada vez maior.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  22. Adelson Smania disse:

    Olá, André.

    Vi o site que você indicou. Ele traz mesmo algumas informações interessantes. Eu gosto muito do SEO Quake, um plugin para o Firefox que traz também diversas informações sobre um site. Escrevi sobre ele em https://www.gerenciandoblog.com.br/2009/07/use-o-seo-quake-para-analisar-o-seu.html.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  23. Gilson disse:

    Olá.. O meu Portal estacionou no PR 1. Alguma sugestão para alavanca-lo?
    http://www.ehospede.com.br

  24. Adelson Smania disse:

    Olá, Gilson!

    Na teoria, aumentar seu PageRank é simples: você precisa de backlinks de qualidade. Ou seja: outros sites precisam criar links para o seu site. Você pode conseguir isso de algumas formas:
    – comentando em blogs
    – fazendo parcerias
    – tendo seus artigos linkados em outros blogs

    Quanto maior o PR do site onde você conseguir o link, maior será a contribuição para o seu.

    Na prática, isso significa ter um site de qualidade e divulgá-lo corretamente. Todas as dicas que você encontrará para aumentar o PageRank estarão em torno disso.

    Um abraço!

  25. Gilson disse:

    Adelson,

    Obrigado pelas dicas…

  26. Adelson Smania disse:

    Olá, Gilson!

    Eu é que o agradeço pela visita ao Gerenciando Blog.

    Um abraço!

  27. mazinha disse:

    Poxa, obrigada pelas dicas, vai me ajudar um monte!

  28. Adelson Smania disse:

    Olá, Mazinha!

    Que bom que as dicas a ajudem. Volte sempre!

    Um abraço!

  29. surge disse:

    nao sei como funciona esse pange rank so sei que meu blog ta sumindo do google nem uma postagem que eu faço o google indexa nao sei o que ouve antes ele levava minutos para indexar agora nao importa o que eu faça ele nao indexa nao sei se tem haver com esse pange rank :blog com problema http://animeq-ja.blogspot.com/ se tiver uma ideia do que ouve poste ai no seu site

  30. Adelson Smania disse:

    Olá, Surge!

    Pelo que verifiquei, seus artigos estão sim no Google. Basta procurar no Google por site:http://animeq-ja.blogspot.com e você verá os seus artigos que estão indexados nele.

    O que pode acontecer é que eles não estejam bem posicionados no resultado das buscas. Algumas causas para isso:
    1. Se os seus textos forem copiados de outros sites, o Google irá entendê-los como conteúdo duplicado e não mostrá-los.
    2. Talvez seu conteúdo não esteja otimizado para o Google. Leia aqui no Gerenciando Blog outros artigos sobre SEO (é só procurar por eles no Índice, na barra lateral esquerda).

    Um abraço!

  31. Superachei Imóveis disse:

    Parabéns pelo Post. É um trabalho a longo prazo, e conteúdo relevante é de suma importância. Respeitar as regras dos Mecanismos de Busca deve ser sempre levado em conta.

  32. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Você tem razão: os reflexos no PR demoram a aparecer, mas é importante trabalhar para isso.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  33. Mike disse:

    A quanto tempo actualiza o google o pagerank?

  34. Adelson Smania disse:

    Olá, Mike!

    Não há uma periodicidade definida. Antes, ela era feita normalmente a cada 3 meses. Depois, ficamos muito tempo sem atualizações, o que aconteceu no final do mês passado.

    Um abraço!

  35. Rodrigo Nascimento disse:

    Boa noite!

    Excelente artigo, meu PR ainda é 0 queria saber se tem alguma forma de aumentar meu PR? Há Parabéns pelo seu PR deve ter muito duro ao mesmo tempo gratificante ter conseguido PR 4.

    att!

  36. Adelson Smania disse:

    Olá, Rodrigo!

    A melhor forma para aumentar o seu PageRank é conseguindo links de qualidade para o seu site. Isso pode ser feito deixando comentários em outros blogs (como você já vem fazendo), divulgando artigos em agregadores de notícias, em redes sociais etc.

    Mas, alerto que o Google está atualizando o PageRank cada vez com menos frequência. Assim, pode demorar para você sair do PR 0.

    Um abraço!

  37. Grifo Etiquetas disse:

    Olá!
    Tenho um Blog no blogspot e pretendo ter um domínio personalizado como o seu dentro do proprio blogspot, mas fiquei em duvidas qto as mudanças, estou com diversos cadastro em site de buscas, isto pode implicar quando faço a mudança do domínio?, ou seja vou ter que cadastrar tudo de novo ou perco a posição que atualmente possuo no Google..é isto??

    Att.
    Tânia

  38. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Você tem razão em suas considerações: quando você muda o domínio de um blog, você perderá muito do que já conquistou, incluindo os links que apontam para ele, o posicionamento na buscas, os rankings etc.

    Mesmo assim, normalmente vale a pena fazer a mudança, pois você recuperará tudo isso com o tempo.

    Um abraço!

  39. MassMarketingMakers disse:

    Olá pessoal …
    Alguem sabe quando vai ser a proxima atualização de PAGERANK ?

    meu site é :

    http://massmarketingmakers.com
    e
    http://www.mostrarsite.com.br


    Quando sair a proxima atualização … creio dar um Belo de um salto … sou 2 ainda…

    Fabrício s dias

  40. Adelson Smania disse:

    Olá, Fabrício!

    O PageRank foi novamente atualizado no final do mês de junho. Agora, é impossível prever quando haverá uma nova atualização.

    Um abraço!

  41. Marcelo disse:

    Parabéns pelo anúncio!
    Realmente uma abordagem muito esclarecedora e completa.
    Meu filho criou um site recentemente (cerca de um mês), fez todos os procedimentos de registro nos buscadores e aparecere "a página atual não está classificada pelo Google". (a página é http://www.premium-publicidade.com.br ).

    Pergunto: existe um tempo médio que ele precisa aguardar para ser avaliado, no mínimo, como PR0?

    Grato,

    Marcelo.

  42. Adelson Smania disse:

    Olá, Marcelo!

    Infelizmente, não é possível saber o tempo que levará para um site ser rankeado pelo Google. Antigamente, a atualização era feita com mais frequência. Agora, ela demora alguns meses. Assim, só resta esperar.

    Um abraço e obrigado por sua visita!

  43. frases-amor disse:

    de que forma um blog se prejudica em colocar follow?obrigado.

  44. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Seu PageRank não será prejudicado ao definir seus links como "follow". Quando você deixa um link como "nofollow", o prejudicado será o blog para onde esse link aponta, pois ele não receberá seu "voto" para cálculo do PageRank.

    Um abraço!

  45. Tailândia Pará disse:

    Olá amigo como faço para usar o "nofollow" no meu portal?: http://portal.tailandiapara.com

  46. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Para habilitar ou desabilitar ou nofollow, é necessário realizar procedimentos específicos para cada plataforma.

    Como o seu portal está no WordPress, é necessário utilizar plugins que o desabilitem.

    Um abraço!

  47. Israel disse:

    Tenho 58 backlinks, mas meu pagerank continua em 0, pq?

  48. Adriano Luz disse:

    Olá, Israel!

    Há algumas possibilidades:

    1. Que esses 58 links sejam de baixa qualidade (nofollow, baixo PR, muitos links) e sua contribuição não seja suficiente para lhe dar o PR 1.

    2. Que você não tivesse todos esses links quando o Google fez a atualização do PR. Nesse caso, ele pode aumentar na próxima atualização (mas é impossível saber quando isso ocorrerá).

    3. Ou que seu site tenha sido punido pelo Google por problemas em seu conteúdo e que você tenha perdido o seu PR.

    Um abraço!

  49. Elizeu disse:

    Meu site http://www.revendasonline.com tem PR de 1, fiz outro com um domínio mais relacionado com o produto que vendo http://www.aromatizantesms.com.br, acho que nas próximas semanas meu PR vai para 2 ou 3, já que fiz um trabalho de divulgação legal. 🙂

  50. Adriano Luz disse:

    Olá, Elizeu!

    As atualizações de PageRank têm sido cada vez mais raras. E elas também vem tendo cada vez menos valor para as buscas.

    O mais importante é você escrever artigos originais e de qualidade em seu blog. Esse sempre será o melhor método de SEO!

    Um abraço e obrigado pela visita!

  51. e1 veiculos disse:

    Muito bacana suas postagens, eu gostaria de uma ajuda fiz uma a mais ou menos 45 dias que ja esta com quase 2000 visitas sem divulgação, quero melhorar ele, mas sou iniciante,mas acho que estou indo bem pra quem nunca teve um site,quero saber como posto links para aumentar Pr do meu site ja que no momento esta 0. desde já agradeço atençao ate mais
    http://www.e1veiculos.com.br/

  52. Imagens Para Facebook disse:

    gostei, mas é muito chato o google demora muito para indexar os pagerank
    estou esperando ele indexar do meu site
    http://www.coisasparafacebook.com/
    ele tinha PageRank 1 mas troquei de domínio agora e esperar pra ver!

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Realmente, o Google está levando bem mais tempo para atualizar o PageRank das páginas – e muitos apostam que chegará o dia em que o PR simplesmente deixará de ser exibido.

      Mas, isso não deve impedi-lo de continuar escrevendo artigos de qualidade em seu blog e otimizando-os. Independente do PageRank, há outros fatores que o Google leva em consideração para posicionar as páginas nos resultados das buscas.

      Um abraço!

  53. Jorge Luis disse:

    Eu estou seguindo muitas dicas aqui do seu site para aumentar meu pagerank e tá dando certo, agora é esperar a próxima atualização do PageRank

  54. Jeferson Jander disse:

    Meu Page Rank ainda é baixo, esse semana estou buscando melhorar a visibilidade do meu site na minha cidade.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Jeferson!

      Não desanime: se você escrever sempre artigos de qualidade em seu blog, eles atrairão links e seu PR aumentará de forma natural.

      Um abraço!

  55. Rio Plan disse:

    Olá adicionei o meu site http://www.rioplan.com.br e estar aparecendo em zero. Como faço para aumentar a minha posição, e outra pergunta essa posição me diz qual é a posição que estou no Google?

  56. Anônimo disse:

    Ok, agora como vamos conseguir um site com PageRank 5 pra colocar o nosso??????????
    Fala Sábido!

    • Adriano Luz disse:

      Prezado Anônimo:

      Não há nenhum "sabido" aqui. O que faço nos artigos é compartilhar o que aprendi, para que possa ser útil para outras pessoas.

      Caso você não tenha entendido o que escrevi, eu mostrei com o exemplo que muitas vezes um único link de qualidade tem mais peso do que uma infinidade de links ruins. Não precisa ser um site com PR 5. O mesmo vale para PR 4 e 3, por exemplo.

      Seja "sabido" e leia o artigo Link building: consiga links que são importantes para seu blog, para entender como obter links de qualidade para seu blog.

  57. birapcbira disse:

    Excelentes dicas,valeu que artigo excelente parabéns!

  58. roger disse:

    como aumenta page rank?

    de quanto quanto tempo google atualiza pagrank que dia/mes?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Roger!

      Para aumentar o PR, você deve conquistar links de qualidade que apontem para o seu blog.

      Quanto à data de atualização, não existe uma previsão. O Google libera as atualizações sem uma regularidade definida.

      Um abraço!

  59. Artesanato com a Memeia disse:

    Olá Adelson

    Tenho um blog sobre artesanato que fará um ano em abril. Faço toda produção, fotos, textos, vídeos e os trabalhos. A minha maior dificuldade e lidar com as ferramentas da google. Nunca sei se posso ou devo acionar determinadas ferramentas. E hoje pesquisando sobre baclinks cheguei do seu blog. Então devo permitir? É bom para aumentar a visitação?

    Obrigada e seu blog é muito úteis para as pessoas que estão começando
    Amélia Loreto
    http://www.artesanatocomamemeia.com

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Amélia!

      Fico feliz em saber que os artigos do Gerenciando estão sendo úteis para você!

      Quanto à sua dúvida, nunca haverá nenhum prejuízo ao seu blog pelo fato de você utilizar ferramentas do Google. Elas nunca interferem em seu blog, apenas a ajuda com informações e orientações que você pode seguir para melhor o seu trabalho.

      Um abraço!

  60. Fabio Alves disse:

    Os links de qualidade que ajudam o PR do Google se elevar quais são?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Fabio!

      Links de qualidade são aqueles que vêm de blogs e sites que já estejam bem posicionados nas buscas e, preferencialmente, tratem o mesmo tema que você trata em seu blog.

      Um abraço!

  61. Nair Santos Silva disse:

    Fazem 40 dias que fiz um blog, suas postagens tem me ajudado muito.

  62. Adriano Luz disse:

    Olá!

    Isso acontece porque faz muito tempo que o Google não atualiza mais o PageRank. Não há previsão de quando isso acontecerá novamente.

    Um abraço!

  63. Verdade Estampada disse:

    Ótima matéria.

  64. Vinícius Silva disse:

    Aprendo muito com o Gerenciando Blog, esse é mais um excelente post. Parabéns!

    Vinícius Silva,
    http://www.mundobiologia.com

  65. Sexualine Website disse:

    Eu irei trabalhar em PageRank Google no meu site http://www.sexualine.com!!Obrigado por me mostrar este artigo!!

  66. Thiago araujo disse:

    Gostei muito deste blog a vários blogs bons na internet ultimamente fiquei meio desamparado pois estava procurando um blog de lutas tipo mma combate sabe e depois da procura finalmente achei um blog de mma http://www.todasaslutas.blogspot.com/ la assisti varias lutas online e isso foi otimo pra mim agradeço pelo serviço prestados pelos blogs

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.