divulgação Camila Fiori

Divulgando seus artigos com o Post Social

PostSocial A série de artigos Divulgando seu blog foi um dos primeiros posts que escrevi aqui no Gerenciando Blog. Escolhi esse assunto porque sei o quanto é complicado, especialmente para quem está começando, receber visitas em seu blog. Uma das formais mais eficientes de divulgação foi tratada no artigo Divulgando seu blog: Sites de links. Tratam-se de sites especializados na divulgação de links e que são uma ótima fonte de divulgação. Em meu caso, sempre que escrevo um novo artigo, eu submeto-o a esses sites. Hoje, essa é minha segunda maior fonte de visitas, sendo ultrapassada apenas pelo Google. No entanto, o processo de divulgação nesses sites costuma tomar certo tempo. Você precisa entrar no site, criar sua conta (caso seja sua primeira vez), logar-se, clicar no link de divulgação, preencher as informações e, finalmente, submeter seu artigo. Recentemente, conheci um site, o Post Social (http://www.postsocial.com.br), que tem uma proposta interessante para facilitar esse trabalho. Ele não faz a submissão automática dos artigos. O que ele faz é trazer os links dos diversos sites de divulgação, permitindo também que você preencha os campos que esses sites solicitam, facilitando seu trabalho de copiar e colar cada informação. Em alguns dos sites, algumas informações já são inclusive preenchidas automaticamente. Além dessa facilidade, a lista de sites para divulgação está sendo constantemente atualizada. Atualmente, já são 39 sites.  

Como utilizar o Post Social

1. Acesse o site http://www.postsocial.com.br. Você verá uma tela como a seguinte:
Post Social 2. Preencha a caixa “Link / URL para recomendar” com o endereço do seu artigo e clique em “Avançar”. 3. Preencha as demais informações (Título, Descrição, Palavras-chave e E-mail). Deve ser informado um e-mail real, porque você precisará acessá-lo para completar o processo. 4. Na lista à esquerda, selecione os sites onde deseja divulgar seu artigo. Algumas caixas de seleção podem estar na cor vermelha, o que indica que ele não pode ser selecionado, ou porque o site está inativo, ou o mecanismo de divulgação ainda não está funcionando. 5. Com todas as informações acima preenchidas, clique em “Avançar”. 6. Uma nova tela será exibida, onde você deve digitar o código que foi enviado para seu e-mail e clicar em “Iniciar Recomendação”. Ao clicar, você verá uma tela como a seguinte:
Post Social 7. Agora, começa o trabalho manual e mais demorado: em cada um dos sites apresentados, você deve clicar sobre o link ou imagem para enviar seu artigo. Em cada site, serão solicitadas as informações para publicação do artigo (link, título etc.), que podem ser copiadas da página que foi exibida no Post Social. Você precisa clicar em “C”, caso ainda não tenha uma conta nele, ou em “L” para apenas se logar e visitar o site. Aqui, cabe uma observação importante, que devo ao Eduardo, do Professional Blogger: em seu artigo Como evitar Conteúdo Duplicado nos Digg-likes, ele orienta que o título e descrição sejam diferentes em cada um desses sites. Isso evita o conteúdo duplicado, que é algo negativo para o Google, e ainda aumenta a probabilidade de seu artigo ser encontrado nas ferramentas de busca, pois aumenta o número de termos e palavras-chaves associadas ao seu artigo. O Social Post permite isso, pois sempre será exibida a página com esses dados, que você deve preencher antes de submeter seu artigo.  

 

Opinião

Eu gostei da ferramenta, porque ela automatiza um trabalho que eu já fazia antes manualmente. Além disso, fica mais fácil descobrir quando surge um novo site para divulgação. Um ponto negativo é que a lista de sites não é completa: existem ótimos sites, como o Link-me e o Colmeia, por exemplo, que me dão ótimo retorno de visitantes, e não estão no Post Social. Continuarei fazendo a divulgação manual nesses sites. Uma última recomendação: como o trabalho de divulgação em cada site toma certo tempo, pode não valer a pena divulgar em todos os links sugeridos pelo Post Social. Minha dica é que, após divulgar, você acompanhe o retorno dos visitantes pelo Google Analytics, e priorize os que lhe dão mais retorno. Em Links úteis para gerenciar seu blog eu mantenho atualizada a lista dos sites em que faço a divulgação, já ordenada pelo retorno que recebo.

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

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