divulgação Camila Fiori

Divulgando seus artigos com o Post Social

PostSocial A série de artigos Divulgando seu blog foi um dos primeiros posts que escrevi aqui no Gerenciando Blog. Escolhi esse assunto porque sei o quanto é complicado, especialmente para quem está começando, receber visitas em seu blog. Uma das formais mais eficientes de divulgação foi tratada no artigo Divulgando seu blog: Sites de links. Tratam-se de sites especializados na divulgação de links e que são uma ótima fonte de divulgação. Em meu caso, sempre que escrevo um novo artigo, eu submeto-o a esses sites. Hoje, essa é minha segunda maior fonte de visitas, sendo ultrapassada apenas pelo Google. No entanto, o processo de divulgação nesses sites costuma tomar certo tempo. Você precisa entrar no site, criar sua conta (caso seja sua primeira vez), logar-se, clicar no link de divulgação, preencher as informações e, finalmente, submeter seu artigo. Recentemente, conheci um site, o Post Social (http://www.postsocial.com.br), que tem uma proposta interessante para facilitar esse trabalho. Ele não faz a submissão automática dos artigos. O que ele faz é trazer os links dos diversos sites de divulgação, permitindo também que você preencha os campos que esses sites solicitam, facilitando seu trabalho de copiar e colar cada informação. Em alguns dos sites, algumas informações já são inclusive preenchidas automaticamente. Além dessa facilidade, a lista de sites para divulgação está sendo constantemente atualizada. Atualmente, já são 39 sites.  

Como utilizar o Post Social

1. Acesse o site http://www.postsocial.com.br. Você verá uma tela como a seguinte:
Post Social 2. Preencha a caixa “Link / URL para recomendar” com o endereço do seu artigo e clique em “Avançar”. 3. Preencha as demais informações (Título, Descrição, Palavras-chave e E-mail). Deve ser informado um e-mail real, porque você precisará acessá-lo para completar o processo. 4. Na lista à esquerda, selecione os sites onde deseja divulgar seu artigo. Algumas caixas de seleção podem estar na cor vermelha, o que indica que ele não pode ser selecionado, ou porque o site está inativo, ou o mecanismo de divulgação ainda não está funcionando. 5. Com todas as informações acima preenchidas, clique em “Avançar”. 6. Uma nova tela será exibida, onde você deve digitar o código que foi enviado para seu e-mail e clicar em “Iniciar Recomendação”. Ao clicar, você verá uma tela como a seguinte:
Post Social 7. Agora, começa o trabalho manual e mais demorado: em cada um dos sites apresentados, você deve clicar sobre o link ou imagem para enviar seu artigo. Em cada site, serão solicitadas as informações para publicação do artigo (link, título etc.), que podem ser copiadas da página que foi exibida no Post Social. Você precisa clicar em “C”, caso ainda não tenha uma conta nele, ou em “L” para apenas se logar e visitar o site. Aqui, cabe uma observação importante, que devo ao Eduardo, do Professional Blogger: em seu artigo Como evitar Conteúdo Duplicado nos Digg-likes, ele orienta que o título e descrição sejam diferentes em cada um desses sites. Isso evita o conteúdo duplicado, que é algo negativo para o Google, e ainda aumenta a probabilidade de seu artigo ser encontrado nas ferramentas de busca, pois aumenta o número de termos e palavras-chaves associadas ao seu artigo. O Social Post permite isso, pois sempre será exibida a página com esses dados, que você deve preencher antes de submeter seu artigo.  

Opinião

Eu gostei da ferramenta, porque ela automatiza um trabalho que eu já fazia antes manualmente. Além disso, fica mais fácil descobrir quando surge um novo site para divulgação. Um ponto negativo é que a lista de sites não é completa: existem ótimos sites, como o Link-me e o Colmeia, por exemplo, que me dão ótimo retorno de visitantes, e não estão no Post Social. Continuarei fazendo a divulgação manual nesses sites. Uma última recomendação: como o trabalho de divulgação em cada site toma certo tempo, pode não valer a pena divulgar em todos os links sugeridos pelo Post Social. Minha dica é que, após divulgar, você acompanhe o retorno dos visitantes pelo Google Analytics, e priorize os que lhe dão mais retorno. Em Links úteis para gerenciar seu blog eu mantenho atualizada a lista dos sites em que faço a divulgação, já ordenada pelo retorno que recebo.

Classifique este post

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

33 Comentários

  1. Lucaimura disse:

    Realmente nunca tinha dado muita importância aos sites de links, mas agora ao ver o teu post sobre o assunto, vou mudar de atitude. É graças a posts inteligentes como este aqui que eu aprendo muita coisa útil.
    obrigado pelo óptimo conselho!!
    Um abraço.

  2. Adelson Smania disse:

    Oi, Luca!

    Como eu disse, no caso do Gerenciando Blog e do TD Séries, grande parte das visitas vêm de sites de links. Existem alguns em que é mais difícil publicar seu link, mas o retorno é maior (algumas centenas de visitantes). De qualquer forma, eu recomendo que você faça uso desse recurso.

    No seu caso específico, o interessante do Post Social é que ele tem também alguns sites de Portugal.

    Um abraço!

  3. Rodrigo disse:

    Grande conselho! Obrigado por dividir, é de pessoas assim que precisamos, e são pessoas assim que não deveriam sair nunca de circulação…e só crescer!

  4. Adelson Smania disse:

    Olá, Rodrigo!

    Obrigado pela visita! A idéia do Gerenciando Blog é justamente compartilhar o que venho aprendendo nesta vida de blogueiro.

    Um abraço e volte sempre!

  5. botojaweb.com disse:

    Ótima diga. Eu já conhecia uma ferramenta parecida que é o Site “socialposter” (http://socialposter.com/generator.php) que conta com muito mais sites para divulgação de publicações. E o que você falou a respeito de que nem todos estes são viáveis por não te dar retorno de visitas, é a mais pura verdade, de todos esses eu divulgo apenas nos que me geram visitas, atualmente são 35. 70% das visitas dos sites de referência vem desses site.

  6. Sandra Info-Macross disse:

    Olá Adelson!
    Mais uma vez parabéns pelo post! Só fiquei com uma dúvida: é necessário ser cadastrado em todos esses sites? Ou o post social consegue publicar o link sem ser cadastrado? No meu blog escrevi esses dias sobre como deixar mais rápido o processo de divulgação nas redes sociais colocando atalhos no próprio blog para as redes que eu uso, isso já me ajudou muito!
    Um abraço!

  7. Eduardo disse:

    Adelson!,

    Eu particulamente faço esse trabalho manual, em apenas três redes sociais. Porque ao aplicar seu post neste metodo acima você estará colocando o mesmo titulo e mesma descrição em varios lugares, ainda mais, correndo o risco de ser banido pelo google por conteudo duplicado.
    Fica como sugestão este link http://www.professionalblogger.com.br/como-evitar-conteudo-duplicado-nos-digg-likes/

    Abraços e Sucesso..
    Eduardo

  8. Adelson Smania disse:

    @Botoja: Eu não conhecia o Social Poster. Visitei o site e realmente tem uma quantidade enorme de sites lá. Uma diferença é que o Post Social traz os sites nacionais. Obrigado pela dica!

    @Sandra: Obrigado por colocar o link do seu artigo. Eu o li e é um complemente interessante. Quanto à sua dúvida, o Post Social exige que você tenha um usuário cadastrado nas ferramentas, e faça o login nelas. Ou seja: o resultado é como se você tivesse cadastrado a notícia a partir dos próprios sites.

    @Eduardo: Bem interessante o seu artigo. Lendo-o, fiquei com uma dúvida, ainda não esclarecida: ao postar nos sites que indiquei, eu normalmente escrevo um resumo do artigo, então o texto não será encarado como duplicado. Vou avaliar melhor a questão e esclarecer isso no meu artigo. Obrigado por sua valiosa colaboração.

    Abraço a todos e obrigado pela visita!

  9. Robosn Alves disse:

    Ola!
    Adorei o post!
    tenho um blog aonde nao possuo muitas visitas.
    Ele so tem 3 meses de vida e realmente pelo que vi o maragao da um otimo resultado em visitas.
    Fiz trovas de banners e links com ele.
    Te achei através dele tb.
    Estou fazendo agora minhas publicações de links no site que vc recomendou e vamos ver o resultado!

    ps:gostaria de fazer trocas de links ou banners?
    URL do meu site:
    http://downfind.blogspot.com

    se quiser me mande um mail para: [email protected]

    Abraços e mais uma vez parabens pelo post…muito util mesmo!

    fuissssssss

    😉

  10. Adelson Smania disse:

    Olá, Robson!

    Obrigado pela visita. O Marcus Aragão tem me apoiado muito desde meu início nesta vida de blogueiro! Ótimo poder contar com alguém como ele.

    Quanto à parceira, respondo isso num e-mail para você.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  11. Sandra Info-Macross disse:

    Olá Adelson!
    Mais uma vez estou prestigiando seu execelente blog!
    Tem um selo esperando você no blog Info-Macross.
    Um abraço!

  12. Adelson Smania disse:

    Olá, Sandra!

    Mais uma vez, muito obrigado pela indicação! Fico muito feliz em receber elogios de você, porque conheço a qualidade do seu trabalho.

    Um abraço!

  13. Luana disse:

    Muito obrigada, Adelson.O Post Social realmente é uma ferramenta muito útil e estamos trabalhando para que ela fique cada vez melhor e agilize mais a vida do blogueiro. Muito obrigada pelo post, eu o lí justamente através da recomendação que deixou no Post Social, como sou eu quem modera o conteúdo, acabei lendo e gostei muito. Obrigada mais uma vez, continue utilizando o Post Social, divulgando para seus leitores e amigos e nos dando sugestões para melhorar nosso serviço.AbraçosLuana

  14. Adelson Smania disse:

    Olá, Luana!

    Obrigado por ter vindo aqui comentar. Realmente, o Post Social é uma ferramenta fantástica e fiz questão de divulgá-lo aqui no Gerenciando Blog.

    Um abraço!

  15. Bronca no Trombone disse:

    Como sou “blogueiro de primeira viagem”, todo esse universo é novo para mim, e este post foi de muita valia para que eu possa, aos poucos, trazer visitantes para o meu modesto blog, que eu criei em 2007, mas só agora, um mês atrás, é que eu resolvi “assumir a paternidade da criança e alimentá-la”. Obrigado por informações tão úteis e preciosas!

  16. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Fico feliz que o artigo o tenha ajudado. São raros os blogs com tanto tempo de vida quanto o seu. Cuide bem mesmo de sua “criança”! risos

    Um abraço e volte sempre!

  17. Anônimo disse:

    Boa dica para saber quais são os sites que aceitam posts.

  18. Adelson Smania disse:

    Eu gosto mesmo de divulgar meus posts nesse tipo de sites. Mas, você tem que acompanhar mesmo o resultado: alguns desses sites trazem um grande número de visitantes, enquanto outros nem valem o trabalho da publicação. Mas, você só saberá isso acompanhando os números.

    Se você visitar a página Links úteis para gerenciar seu blog, verá que deixei os sites ordenados pelo número de visitantes que me retornaram.

    Um abraço!

  19. Camila Rodrigues disse:

    Vou fazer agora mesmo isso para meu blog http://www.isatkm.com.br

    otimo seu artigo
    muito obrigada

  20. Adelson Smania disse:

    Olá, Camila!

    A ferramenta é interessante e vale a pena utilizar. Ela economiza um bom tempo na divulgação de seus artigos.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  21. denis disse:

    adora achar sites como o seu.que tem um bom aspecto,com otimos post e um bom visual.

  22. Adelson Smania disse:

    Olá, Denis!

    Obrigado pela visita e pelos elogios! E seja sempre bem vindo ao Gerenciando Blog.

    Um abraço!

  23. Joao Bobo disse:

    Gosto muito do serviço, agiliza bastante o processo…

  24. Adelson Smania disse:

    Olá, João.

    O Post Social é mesmo interessante, desde que você tome o cuidado de evitar títulos e descrições duplicadas nos serviços, para evitar ser punido pelo Google.

    Um abraço!

  25. Rodrigo Lobato disse:

    Hey! Muito bom o artigo! Realmente, o Post Social é um modelo de ferramenta interessante. Infelizmente ainda tem alguns problemas (por exemplo, ele quebra o seu título em códigos casa possua caracteres especiais). Mas já quebra um galhão!

    Fiquei pensando que seria interessante se o Post Social enviasse todos os links automaticamente, mas isso não seria bom em termos de SEO, já que o conteúdo seria duplicado e perderia relevância!

    A melhor coisa é ir na mão mesmo e fazer o que você disse, monitorar pelo analytics!! 😛

    Obrigado pelas dicas e parabéns pelo blog! Quem tiver afim, dá uma passada no meu (www.asoperarias.com.br) e opine! Um abraço a todos!

  26. Adelson Smania disse:

    Olá, Rodrigo!

    Muitos ainda cometem o erro de divulgar o artigo com o mesmo título e introdução em todos os agregadores e redes sociais.

    Fazendo manualmente é possível potencializar essa divulgação, embora dê um pouco mais de trabalho.

    Um abraço e obrigado por sua visita!

  27. Emerson Gravações | Baixar CD MP3 Grátis disse:

    É o que eu estava Precisando, Muito Obrigada Adelson.

  28. Adelson Smania disse:

    Olá, Emerson!

    Que bom que o artigo tenha vindo em boa hora para você! O Post Social é um recurso bastante útil, que pode economizar tempo precioso na divulgação dos artigos.

    Um abraço!

  29. Ana Carla Cunha disse:

    Poxa, estou a meses lendo sobre marketing e blogs na net, e só agora achei seu blog, com muito conteúdo interessante, parabéns, muito bom.

  30. Adelson Smania disse:

    Olá, Ana Carla!

    Fico feliz que tenha chegado até o Gerenciando Blog! Espero que você encontre aqui artigos úteis para auxiliar na evolução do seu blog.

    Um abraço e obrigado pelos elogios!

  31. Roberto Dimas disse:

    Olá Adelson, gostei da dica mas fico uma dúvida, alguns agregadores exigem ter o banner deles no site para poder aceitar os links enviados.

  32. Adriano Luz disse:

    Olá, Roberto!

    Você tem razão: em casos assim, a única solução é você adicionar o banner deles antes de utilizar o Post Social.

    Um abraço!

  33. João Carreira disse:

    Adelson bom dia o site http://www.postsocial não está funcionando?

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.