divulgação publicação Camila Fiori

Como assinar seus comentários

assinar Nos artigos Divulgando seu blog: Comentários em outros blogs e Como conseguir comentários em seu blog, já falei sobre algumas dicas relacionadas ao assunto, tanto para você comentar em outros blogs como para atrair comentários para seu blog. Um detalhe importante – e às vezes desapercebido – ao escrever um comentário é a forma como você irá “assiná-lo”, ou seja, de que forma você irá se identificar nele. Neste artigo, vou esclarecer um pouco sobre as formas disponíveis, e as vantagens e desvantagens em cada uma delas. A identificação em um comentário é muito importante para que o autor do artigo saiba quem você é. Se você deixar essa informação de forma correta, ele poderá entrar em contato com você, conhecer seu trabalho e até retribuir o comentário que você deixou. Pessoalmente, recomendo fortemente essa última ação, porque é uma forma de mostrar reconhecimento e agradecimento pelo comentário deixado. Isso faz com que a outra pessoa se sinta valorizada e volte ao seu blog. Dependendo da plataforma onde o blog está hospedado, existem diferentes possibilidades para “assinar” seu comentário. Abaixo descreverei as possibilidades existentes.

 

WordPress

Os blogs em WordPress, por exemplo, permitem uma forma única de identificação, conforme exemplo na figura abaixo: Comentários WordPress Neste caso, o importante é sempre você preencher o endereço de seu blog no campo “Site”. Quando seu comentário for publicado, seu nome se transformará em um link para o seu site. Com relação ao campo nome, minha sugestão é que você utilize seu nome e site. Pessoalmente, considero que isso facilita, para o autor do blog, identificar qual blog você “representa”. Além disso, é mais elegante do que assinar apenas com o nome do blog, que fica mais impessoal. Ao responder, gosto de tratar a pessoa pelo nome.

Blogger

Já os blogs hospedados no Blogger possuem diversas formas para você se identificar quando você escreve um comentário. Nem todas estão disponíveis em todos os blogs, porque isso depende da configuração de cada um. Isso é alterado em “Configurações” / “Comentários” / “Quem pode comentar?”. Eu deixo meus blogs abertos para o comentário de qualquer um, incluindo comentários anônimos. Nunca tive nenhum problema com isso e, se algum dia eu tiver, posso simplesmente deletar o comentário indesejado. Quando você comenta um blog nessa plataforma, como o TD Séries e o Gerenciando Blog, você verá uma lista de opções para se identificar, como na figura abaixo: Comentários_Blogger Abaixo, eu cito cada uma delas, e alguns motivos para usar ou não usar essa opção. Deixarei as opções menos populares para o final da lista.

 

Conta do Google

Aparentemente, esta é a forma mais simples de você deixar um comentário em outro blog. Normalmente, você já está logado em sua conta do Google, porque estava acessando seu blog ou GMail, e é uma opção tentadora. No entanto, se você é autor de um blog, ela deve ser evitada. O motivo é simples: ao utilizar esta opção, o link criado será para o seu perfil do Google e não para o seu blog. Isso significa duas coisas:

  • Caso o autor do blog comentado deseje conhecer seu trabalho, ele terá que entrar em seu perfil, encontrar seu blog na lista mostrada e só então entrar nele.
  • Este link não será considerado pelo Google no momento de calcular os links existentes para seu blog. Isso tem importância para o cálculo do PageRank do seu blog, por exemplo.

Mas, existe uma alternativa para a qual eu recomendo esta forma de assinatura: quando você está respondendo os comentários em seu próprio blog. Neste caso, faz sentido que o link seja criado para o seu perfil, para que os seus visitantes possam conhecer mais detalhes sobre você. Além disso, não existe o prejuízo de perder o link feito em outro site.  

 

OpenID

O OpenID também é uma forma muito interessante para deixar seus comentários, pois ela já é normalmente um link para o seu blog. Essa forma de identificação é hoje controlada por uma empresa independente. No entanto, diversas empresas aderiram à essa idéia, como o Blogger e o próprio WordPress. A lista completa pode ser vista em http://openid.net/get/. Assim, ao escolher identificar-se por esse mecanismo, basta você informar o endereço de seu blog. Normalmente, você será levado à página de login de seu blog, para garantir que você pode usar essa OpenID. A única crítica que faço a esse mecanismo está explicada no próximo item: quando existem vários autores de um mesmo blog, não é possível identificar qual deles assinou com a OpenID.  

Nome/URL

Particularmente, esta é minha forma preferida de deixar comentários em outros blogs. Para mim, ela une as vantagens da Conta do Google (porque seu nome é mostrado) e da OpenID (porque deixo um link para o meu blog). Para que isso funcione, sempre deixo meu nome como “Adelson (TD Séries)” ou “Adelson (Gerenciando Blog)”, dependendo do assunto do blog que estou visitando. Outro argumento que uso para defender esta modalidade ao invés da OpenID é quando houver mais de um autor no blog. Deixando apenas o OpenID, não é possível identificar qual foi a pessoa que escreveu o comentário. Pode parecer um detalhe sem importância, mas prefiro responder alguém tratando-o pelo seu nome, pois isso me parece menos impessoal. Para efeitos de links no Google, tanto esta modalidade quanto a OpenID já lhe garantem o link, desde que o nofollow não esteja ativado no blog. Se esse recurso estiver ativado, você não terá o link com nenhuma delas.  

Anônimo

Esta opção deve ser evitada a todo custo. Quem recebe um comentário anônimo não sabe com quem está falando, impossibilitando conhecer o trabalho dessa pessoa. A única hipótese em que se justifica deixar um comentário anônimo é quando, por qualquer motivo, nenhuma das outras alternativas seja possível. Nesse caso, é essencial deixar seu nome e, se for o caso, o endereço do seu blog, na própria mensagem.  

LiveJournal, WordPress, TypePad, AIM

Estes são mecanismos menos utilizados, que funcionam desde que você seja cadastrado em algum desses serviços. Para ser sincero, nunca vi nenhum comentário assinado dessa forma.   Nem todas as dicas que dou são uma unanimidade. Elas se baseiam em minha experiência pessoal e na percepção que tenho sobre cada caso e sei que existem alguns pontos em que outros autores discordam. Neste caso, ficarei bastante satisfeito em ouvir as opiniões contrárias e suas justificativas. E você, o que pensa sobre o assunto? Deixe seu comentário!

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

271 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.