Dominio: gerenciandoblog.com.br
Chave: 00e39a4dc6309327334fa422703bddd1e83c509f
Hora do cache: 1474196282
Vida do cache: 1475492282
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: 11808bbc6205bade68f0b70c302eaa74d4305945
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Hospedagem - 728 x 90

divulgação publicação

Como assinar seus comentários

assinar Nos artigos Divulgando seu blog: Comentários em outros blogs e Como conseguir comentários em seu blog, já falei sobre algumas dicas relacionadas ao assunto, tanto para você comentar em outros blogs como para atrair comentários para seu blog. Um detalhe importante – e às vezes desapercebido – ao escrever um comentário é a forma como você irá “assiná-lo”, ou seja, de que forma você irá se identificar nele. Neste artigo, vou esclarecer um pouco sobre as formas disponíveis, e as vantagens e desvantagens em cada uma delas. A identificação em um comentário é muito importante para que o autor do artigo saiba quem você é. Se você deixar essa informação de forma correta, ele poderá entrar em contato com você, conhecer seu trabalho e até retribuir o comentário que você deixou. Pessoalmente, recomendo fortemente essa última ação, porque é uma forma de mostrar reconhecimento e agradecimento pelo comentário deixado. Isso faz com que a outra pessoa se sinta valorizada e volte ao seu blog. Dependendo da plataforma onde o blog está hospedado, existem diferentes possibilidades para “assinar” seu comentário. Abaixo descreverei as possibilidades existentes.

 

WordPress

Os blogs em WordPress, por exemplo, permitem uma forma única de identificação, conforme exemplo na figura abaixo: Comentários WordPress Neste caso, o importante é sempre você preencher o endereço de seu blog no campo “Site”. Quando seu comentário for publicado, seu nome se transformará em um link para o seu site. Com relação ao campo nome, minha sugestão é que você utilize seu nome e site. Pessoalmente, considero que isso facilita, para o autor do blog, identificar qual blog você “representa”. Além disso, é mais elegante do que assinar apenas com o nome do blog, que fica mais impessoal. Ao responder, gosto de tratar a pessoa pelo nome.

Blogger

Já os blogs hospedados no Blogger possuem diversas formas para você se identificar quando você escreve um comentário. Nem todas estão disponíveis em todos os blogs, porque isso depende da configuração de cada um. Isso é alterado em “Configurações” / “Comentários” / “Quem pode comentar?”. Eu deixo meus blogs abertos para o comentário de qualquer um, incluindo comentários anônimos. Nunca tive nenhum problema com isso e, se algum dia eu tiver, posso simplesmente deletar o comentário indesejado. Quando você comenta um blog nessa plataforma, como o TD Séries e o Gerenciando Blog, você verá uma lista de opções para se identificar, como na figura abaixo: Comentários_Blogger Abaixo, eu cito cada uma delas, e alguns motivos para usar ou não usar essa opção. Deixarei as opções menos populares para o final da lista.

 

Conta do Google

Aparentemente, esta é a forma mais simples de você deixar um comentário em outro blog. Normalmente, você já está logado em sua conta do Google, porque estava acessando seu blog ou GMail, e é uma opção tentadora. No entanto, se você é autor de um blog, ela deve ser evitada. O motivo é simples: ao utilizar esta opção, o link criado será para o seu perfil do Google e não para o seu blog. Isso significa duas coisas:

  • Caso o autor do blog comentado deseje conhecer seu trabalho, ele terá que entrar em seu perfil, encontrar seu blog na lista mostrada e só então entrar nele.
  • Este link não será considerado pelo Google no momento de calcular os links existentes para seu blog. Isso tem importância para o cálculo do PageRank do seu blog, por exemplo.

Mas, existe uma alternativa para a qual eu recomendo esta forma de assinatura: quando você está respondendo os comentários em seu próprio blog. Neste caso, faz sentido que o link seja criado para o seu perfil, para que os seus visitantes possam conhecer mais detalhes sobre você. Além disso, não existe o prejuízo de perder o link feito em outro site.  

OpenID

O OpenID também é uma forma muito interessante para deixar seus comentários, pois ela já é normalmente um link para o seu blog. Essa forma de identificação é hoje controlada por uma empresa independente. No entanto, diversas empresas aderiram à essa idéia, como o Blogger e o próprio WordPress. A lista completa pode ser vista em http://openid.net/get/. Assim, ao escolher identificar-se por esse mecanismo, basta você informar o endereço de seu blog. Normalmente, você será levado à página de login de seu blog, para garantir que você pode usar essa OpenID. A única crítica que faço a esse mecanismo está explicada no próximo item: quando existem vários autores de um mesmo blog, não é possível identificar qual deles assinou com a OpenID.  

Nome/URL

Particularmente, esta é minha forma preferida de deixar comentários em outros blogs. Para mim, ela une as vantagens da Conta do Google (porque seu nome é mostrado) e da OpenID (porque deixo um link para o meu blog). Para que isso funcione, sempre deixo meu nome como “Adelson (TD Séries)” ou “Adelson (Gerenciando Blog)”, dependendo do assunto do blog que estou visitando. Outro argumento que uso para defender esta modalidade ao invés da OpenID é quando houver mais de um autor no blog. Deixando apenas o OpenID, não é possível identificar qual foi a pessoa que escreveu o comentário. Pode parecer um detalhe sem importância, mas prefiro responder alguém tratando-o pelo seu nome, pois isso me parece menos impessoal. Para efeitos de links no Google, tanto esta modalidade quanto a OpenID já lhe garantem o link, desde que o nofollow não esteja ativado no blog. Se esse recurso estiver ativado, você não terá o link com nenhuma delas.  

Anônimo

Esta opção deve ser evitada a todo custo. Quem recebe um comentário anônimo não sabe com quem está falando, impossibilitando conhecer o trabalho dessa pessoa. A única hipótese em que se justifica deixar um comentário anônimo é quando, por qualquer motivo, nenhuma das outras alternativas seja possível. Nesse caso, é essencial deixar seu nome e, se for o caso, o endereço do seu blog, na própria mensagem.  

LiveJournal, WordPress, TypePad, AIM

Estes são mecanismos menos utilizados, que funcionam desde que você seja cadastrado em algum desses serviços. Para ser sincero, nunca vi nenhum comentário assinado dessa forma.   Nem todas as dicas que dou são uma unanimidade. Elas se baseiam em minha experiência pessoal e na percepção que tenho sobre cada caso e sei que existem alguns pontos em que outros autores discordam. Neste caso, ficarei bastante satisfeito em ouvir as opiniões contrárias e suas justificativas. E você, o que pensa sobre o assunto? Deixe seu comentário!

Classifique este post


De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

Sobre o autor | Website

Especialista em Marketing Digital, presta Consultoria e auxilia diversos clientes. Amante por blogs, é responsável pela administração dos blogs Afiliados na web, Gerenciando Blog e Mundo Blogger.

271 Comentários

  1. Montardo disse:

    Adelson: sempre que alguém comenta no meu blog, fico em dúvida de responder no mesmo, pois como geralmente será algo apenas “protocolar”, como agradecer o comentário, parece que estou querendo aumentar os comentários do blog. Quando posso acrescentar algo ao que já foi escrito no post,é mais fácil, pois se trata de um acréscimo ao texto. Por outro lado, como vou saber se quem comentou vai voltar ao post para conferir se respondi ou não? A dúvida é: quando quem comenta deixa um endereço no qual é possível contatá-lo, qual a melhor opção: responder no meu post ou no endereço que ele disponibilizou?

  2. Iara Grisi disse:

    Tenho a mesma dúvida do Montardo.

  3. Olá, Montardo e Iara!

    Pessoalmente, eu faço as duas coisas.

    Ao responder em meu próprio blog, vejo dois pontos positivos nisso: quem vê os comentários, percebe que o autor se preocupa em responder, o que é um incentivo a mais para deixar comentários. O outro ponto é que, como neste nosso caso, outras pessoas que lêem o comentário, já vêem a dúvida do outro respondida.

    Agora, entendi também o ponto citado pelo Montardo: isso pode parecer que se está apenas querendo aumentar o número de posts do blog. Por isso, costumo esperar acumular alguns comentários e respondê-los de uma única vez.

    Quanto a escrever no blog da pessoa que comentou, vejo isso mais como uma retribuição da visita. Normalmente, não respondo a pergunta lá, até porque normalmente fugiria do contexto do outro blog. Com isso, eu consigo também conhecer o trabalho de quem está me visitando, e já tive ótimas surpresas, pois conheci excelentes blogs.

    Obrigado pelo comentário! Gosto mesmo quando surgem questões como estas aqui. Muitos assuntos não possuem uma verdade absoluta e a discussão é sempre saudável.

    Um abraço!

  4. O OpenId , tem o inconveniente de mostrar o nome do Blog e parece que vc ta querendo se autopromover, o que sempre me deixou meio sem graça, mas tenho usado esta forma. Linkar pra seu perfil no blogger tb não acho interessante pelos motivo explanados pelo Adelson. Bem vou começar (agora )a usar o Nome/url, valeu mais uma vez adelson.
    Ah e quanto a responder aos comentários, vou seguir sua dica também.
    abcs

  5. Olá Adelson!
    Passei aqui para lhe dizer que tem um selo no meu blog para você e olha o que encontro: mais um ótimo artigo!
    Já que estou aqui, eu uso o subscribe to comments, onde quem comenta pode escolher se quer receber os outros comentários que tiverem no artigo por e-mail, a minha dúvida é que eu acho que quando eu respondo, o e-mail não vai, só quando alguém escreve um novo comentário. Mesmo assim em todos os blogs que tem essa opção eu deixo marcada e recebo os novos comentários por e-mail, é bom saber o que outros estão comentando também. Agora, quanto a usar o OpenId, gostaria muito de saber porque que com o meu endereço nunca funciona, eu digo nunca por que em nenhum blog que já tentei deu certo, sempre dá erro, então quando não tem a opção nome/url, acabo tendo que deixar o comentário com o perfil do google, e o pior, ele linka para um blog que um dia eu criei e nunca usei!
    Por isso prefiro usar sempre nome/url ou então o padrão do wordpress.
    Não esqueça de pegar seu selinho e parabéns mais uma vez pelo seu blog, que eu “corujo” sempre. Rs…
    Um abraço!

  6. Olá Adelson!
    Nunca me tinha apercebido da diferença das assinaturas e da sua importância em termos de links. Eu normalmente assino com a conta do Google mas agora vejo que não é a melhor maneira.
    Queria saber a tua opinião sobre o pessoal que coloca um link de uma postagem própria nos comentários dos outros blogs… será essa uma boa maneira de contornar o nofollow?!!
    Obrigado pela dica, vou aplicar agora mesmo.
    Um abraço.

  7. @Marcos: Eu sempre tive a mesma sensação que você quanto ao OpenID. Sempre me pareceu bastante impessoal, e por isso eu o evito ao máximo.

    @Sandra: Obrigado por mais esse selo! Fico feliz de sempre tê-la “corujando” por aqui. risos E parabéns a você por essa conquista. Sou fã de seus artigos e sempre estou no Info-Macross lendo seus textos.
    Você citou um ponto interessante: inscrever-se por e-mail nos comentários é mesmo interessante, especialmente quando você está aguardando uma resposta.
    Quanto ao problema com o OpenId, depois lhe escrevo para conversarmos sobre isso.

    @Luca: A questão que você traz sobre links no texto dos comentários é bem importante. Pessoalmente, não vejo nada de errado nisso, desde que seja feito de forma coerente. Vejo até de forma positiva: quando recebo um comentário aqui e o texto tem um link para outro artigo que complementa o meu, vejo que isso agrega o conteúdo.
    A Sandra, do Info-Macross, por exemplo, costuma fazer isso aqui porque nossos blogs tratam de assuntos similares. Eu faço o mesmo no blog dela. Então, os leitores de ambos os blogs conseguem ver a visão de outro autor sobre o mesmo assunto.
    Mas, essa visão não é unânime. Esses dias mesmo li um artigo no http://www.gfsolucoes.net em que o Gustavo recomenda “nunca, jamais, coloque algum link para publicidade de seu blog dentro do espaço reservado para o comentário”.
    Resumindo: vai depender da forma como você colocou o seu link e da visão do autor do blog. Pode ser visto tanto de forma positiva como negativa.

    Um abraço a todos vocês e obrigado pela visita!

  8. Tem jeito de colocar o nome e o link, mas sem ter que escrever todas as vezes que vai comentar?
    Beijos nossos,

  9. Salve, Adelson! Muito bom o seu trabalho. Sabe, tenho algumas dificuldades com os comentários do meu blogue, que prefiro na plataforma blogger pela facilidade de manuseio.
    Entretanto, quando alguém faz um comentário no WordPress, por exemplo, existem os campos de e-mail e URL do site. Quando somos informados do comentário (se estiver moderado), aparece todos os dados do comentarista, inclusive o número do IP. Já no blogger isso não é possível… Não é possível uma ova! Fiz um comentário no blogue do jornalista Políbio e recebi em meu e-mail sua resposta (atrevida, por sinal), com meu IP e tudo mais…sabe como se faz isto?
    Prefiro deixar meus comentários abertos aos anônimos, e tem uma turma que me enche o saco…
    Abs!

  10. @Rostinhos: Que bom que vocês gostaram do post! Quanto a colocar automaticamente o nome, os blogs do WordPress já gravam isso automaticamente. Quando você voltar naquele blog, seu nome e URL já estarão lá. Quanto aos do Blogger, nunca consegui fazer com que essa informação ficasse gravada.

    @BodegaCultural: Estava agora pesquisando o que você comentou sobre receber os dados de quem deixou o comentário, mas não encontrei nada. Imaginei que fosse utilizado algum gadget específico para isso, mas visitei o blog o Políbio e ele parece utilizar os comentários originais do Blogger.
    Quanto aos anônimos, eu também prefiro deixá-los abertos. Até o momento, não tive problemas com isso.

    Abraços para vocês!

  11. Dayse Fashion disse:

    Realmente,esse pequeno detalhe é o que faz toda a diferença na hora de divulgar o blog.De nada adianta fazer bons comentários,se não colocar a url de seu blog,ou colocar o endereço do seu perfil no google 🙂

  12. opa..valeu pela visita no blog da série. novos episodios são postados sempre as quartas-feira.

  13. Olá, Dayse!

    Concordo com você: o comentário, além de ser uma forma de prestigiar o autor do texto original, deve ser entendido como um “cartão de visitas” de quem escreve.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  14. cova-do-urso disse:

    Adelson

    Parabéns por estar a ensinar as pessoas a fazerem os seus comentários. Por estranho que possa ser, há muitas pessoas que ficam intimidadas.

    Gostei de saber que vocês responde sempre aos comentários que lhe deixam. Também faço isso e o retorno é muito saboroso.

    Gostei do seu blogue.

  15. António Rosa disse:

    Adelson

    Esqueci assina no post do cova-do-urso: – António

    Foi uma falha, pois quando se usa o OpenID, devemos sempre escrever o nosso nome que usamos no nosso blogue.

    Abraço

    António

  16. Olá, António!

    Obrigado pela visita! Tenho mesmo esse hábito de ir ao blog de quem me visita, como forma de agradecimento à visita ao meu blog. Gosto mesmo de conhecer o trabalho dos outros!

    Um abraço!

  17. Olá, Adelson!

    Sua dica me pareceu interessante pois que criei um blog a alguns dias e estava procurando saber como deixar o link para o mesmo em comentários de outros blogs/sites.

    Favoritei seu site, porque imagino que será útil para encontrar respostas de eventuais dúvidas.

    Paz e bem!

  18. Ops, mesma falha do António, esqueci de assinar o post – Luiz F.

  19. Olá, Luiz!

    Que bom que a dica lhe tenha sido útil. Tomara que você volte sempre e encontre aqui dicas úteis para auxiliar no gerenciamento do seu blog.

    Um abraço!

  20. Olá, Adelson!

    Só por curiosidade, ainda nesse assunto sobre comentários, você sabe como deixar aquele recado fixo ao final do post pra quem posta comentários, como o que tem neste site aqui? http://www.lendo.org/meu-quinto-semestre-na-faculdade-de-letras/

    Lá no final ele colocou: "Caros(as) leitor(as)…"

    Att! ;D

  21. Olá, Luiz!

    Para configurar essa mensagem, é só entrar nas Configurações de seu blog e acessar a aba "Comentários". A opção que define a mensagem é a "Mensagem do formulário de comentário". Basta colocar seu texto e ele será exibido ao criar um novo comentário.

    Um abraço!

  22. Olá, Adelson!

    Não encontrei essa opção… =/
    Acho que meu tema não permite.

    De qualquer forma, obrigado!

    Att!

  23. Olá, Luiz!

    Desculpe-me, cometi um enorme engano em minha resposta: a opção que eu lhe indiquei aplica-se ao Blogger e o seu blog está no WordPress. Perdão pelo engano!

    Pesquisei o assunto, mas até o momento não encontrei a resposta. Se eu conseguir algo, eu o aviso.

    Um abraço!

  24. Olá, Adelson!

    Obrigado pela solicitude. 😉
    Se eu encontrar algo, te informo.
    Att!

  25. Kilza Miranda disse:

    Ei Adelson me passe seu email, estou com algumas dúvidas. Até +

  26. Luiz Fernando disse:

    Olá, Adelson!

    Pesquisando sobre o assunto, descobri que para colocar aquele recado fixo aos comentaristas do blog, eu tenho que mudar para domínio próprio. Eu não imaginava que era mais complicado que pensava, rsrs. Meu blog está no serviço gratuito, fornecido pelo WordPress.com, lá como “nomedoblog.wordpress.com”, e pelo que vi não é possível a instalação de plugins.

    Bom, vi que tem muitos posts por aqui, que ensinam a mudar de domínio, se eu ver que vale a pena, eu faço o trabalho todo, rsrs.

    Att! 😉

  27. Olá, Luiz!

    Obrigado por ter vindo aqui compartilhar seu achado!

    O WordPress em sua versão grátis tem mesmo muitas limitações. Eu conheço pouco sobre ele, mas as avaliações que já li dizem que o Blogger é muito mais flexível do que ele.

    Já a versão paga e hospedada em servidor próprio é indiscutivelmente mais poderosa do que o Blogger. Ela é muito mais flexível e possui mais plugins prontos.

    Agora, a avaliação fica por sua conta: vale a pena partir para o WordPress pago e mantê-lo em um provedor próprio?

    Um abraço!

  28. La'vie Saint disse:

    Mto legal esse teu site velho!
    tem me ajudado aki a esclerer mtas duvidas!
    continua ai, que os catarinas agradecem! xD
    abraço

  29. Olá, La'vie!

    Que ótimo que esteja gostando do Gerenciando. Espero que sempre encontre dicas úteis aqui.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  30. Arte no Mural disse:

    Gostei muito do Blog, parabéns! Principalmente para pessoas como eu,que estão iniciando neste universo dos BLOGs.
    Por favor, se possível, eu gostria de dois esclarecimentos:
    1-Existe uma maneira de voltar atrás e abrir o espaço para comentários, depois do blog ter sido realizado inicialmente sem espaço para comentários?
    2- Existe alguma forma de localizarmos um comentário anônimo?
    Agradecida

  31. Olá!

    Que bom que tenha gostado do Gerenciando Blog! A idéia aqui é justamente divulgar dicas interessantes para quem também tem um blog. Vamos às suas perguntas:

    1. Se entendi bem sua pergunta, é possível sim. Basta você acessar http://www.blogger.com, entrar em "Configurações" / "Comentários". A primeira opção é onde você informa se seu blog receberá ou não comentários.

    2. Estou com dúvidas sobre o que você quer saber. Se quer saber quem deixou um comentário anônimo, isso não é possível. Se você quer localizar em que artigo está o comentário anônimo, isso é possível. Você pode exibir os comentários de seu blog acessando o seu blog, mas colocando o trecho /atom.xml?max-results=1000 após o endereço original. Assim, você pode locar um comentário específico.

    Era isso mesmo que você queria saber?

    Um abraço e obrigado por sua visita!

  32. Arte no Mural disse:

    OLá!
    Obrigada pela resposta!
    Você conseguiu visitar meu blog? O que achou?
    Como te disse, sou iniciante neste universo e resolvi, num belo dia, fazer um blog clicando no "Crie seu blog sozinha"rssss.Levei uma surra mas acho que fiz alguma coisa. Algumas fiz no susto e não entendo muito como funcionam…O ATOM e as postagens , por exemplo, eu não sei utilizar direito. Consegui colocar uma poesia lá mas quando coloco outra coisa ela desaparece… e gostaria que ficasse!
    A parte de comentários, no momento em que eu estava fazendo o blog, achei melhor não colocar para evitar chateação pois poderia me ver em alguma situação desagradável e não saber contorná-la. Depois de pronto o meu blog e com as pessoas visitando. Comecei a me arrepender pois todos reclamavam o fato de não poder comentar. Tentarei colocar agora o espaço para comentários depois da sua ajuda.
    Com relação a segunda pergunta é relacionada as pessoas que eventualmente entrem no meu blog e façam cometários desagradáveis anonimamente. Neste caso eu gostaria de saber se existe um meio de saber quem é esta pessoa, bloquear o seu acesso no blog e até , quem sabe, visitar seu site e deixar um recado também …Tipo "olho por olho" sabe?rsss
    Vou aproveitar e fazer mais duas perguntas: o que é denunciar SPAM?Como se utiliza essa ferramenta? Existe em blog ou só no Orkut?
    Como fazemos para aparecer no blog os meses com os anos que vejo em todos que visito?
    Atencisamente
    Beatriz

  33. Arte no Mural disse:

    OI Adelson !Estou escrevendo para pedir desculpas pelos errinhos que cometi na mensagem anterior…escrevi correndo e fiz a revisão sem atenção!
    Atenciosamente
    Beatriz

  34. Olá, Beatriz!

    Que bom que tenha se aventurado a criar o seu blog sozinha! Hoje existe muita ajuda na internet para ajudar quem está na mesma situação que você. Claro que o Gerenciando Blog é um desses lugares e espero sempre vê-la por aqui.

    Visitei sim seu blog! Achei bacana sua idéia de divulgar trabalhos de educação artística lá.

    Algumas dicas que dou a você:
    1. Para escrever artigos em seu blog, sugiro o Windows Live Writer. Leia sobre ele aqui: http://www.gerenciandoblog.com.br/2009/05/utilizando-o-live-writer-para-escrever.html.

    2. É impossível saber quem deixou um comentário anônimo. Você pode até configurar seu blog para não receber esse tipo de comentários, mas particularmente não vejo necessidade disso. Escrevi um artigo sobre isso em http://info.macross.com.br/blogando/o-dilema-da-moderacao-de-comentarios/. O que eu faço quando recebo um comentário indesejado é deletá-lo. Só isso.

    3. Para exibir o índice por ano/mês, é só seguir os passos abaixo:
    – Acesse http://www.blogger.com.
    – Entre na opção "Layout".
    – No local onde você quer colocar esse índice, clique em "Adicionar um Gadget".
    – Escolha o "Arquivo do Blog" (será um dos últimos).

    Se você tiver mais alguma dúvida ou problema, fiquei à vontade para enviar um e-mail para [email protected].

    Um abraço!

  35. Arte no Mural disse:

    Obrigada Adelson!
    Sabe eu tenho muitas dúvidas mesmo!Tenho dificuldades com a informática e por mais que todos digam que é uma coisas simples pra mim trata-se de um bicho de sete cabeças! Quando acho que dominei uma a outra ataca!rssss
    Não entendi muito bem
    Para começar gostaria de confirmar se entendi realmente a sua explicação anterior sobre locar , após o endereço original o trecho atom.xml?max-results-1000… neste caso vou descobrir de onde veio o comentário ou onde ele está locado dentro do dentro do meu blog?
    Abraços
    Beatriz

  36. Olá, Beatriz!

    Vamos fazer assim: me escreva no e-mail que citei acima. Fica mais fácil para esclarecer as suas dúvidas.

    Um abraço!

  37. Concentrado disse:

    Parabéns pelo artigo, me tirou grandes duvídas em relação ao assunto

  38. Olá, Concentrado.

    Que bom que tenha gostado deste artigo! Parece algo simples, mas a assinatura dos comentários tem mesmo grande importância.

    Um abraço!

  39. Olá Adelson!

    esta do nome/url eu não conhecia, na verdade eu não conhecia nenhuma destas outras formas de assinatura. Eu achava que assinando com a conta do Google as informações do blog já apareceriam.

    Mas uma que aprendi aqui.

    Obrigado e abraços!!!

  40. Olá, Wellington!

    A forma de assinar comentários faz mesmo bastante diferença. Que bom que tenha gostado da dica!

    Um abraço!

  41. LiS disse:

    Como vai Adelson?Espero que sempre "lindamente".Quero agradecer suas indicações.Todas deram certo em meus blogs,bem assim entendi…rs.Resolvi assinar com nome e a url,pois acredito que os outros blogs são derivados deste.De novo, obrigada!

    LiSPareto

  42. Olá, Lis!

    Estas dicas são bem simples, mas trazem um resultado interessante ao seu blog! Espero que você receba agora ainda mais visitas.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  43. Muito interessante este artigo, eu não havia percebido o quão importante é o modo que assinamos um comentário.

    Mas, fiquei com algumas dúvidas:

    1. Você disse que é sempre bom assinar os comentários em outros blogs com nosso nome e o nome do blog, como por exemplo: "Adelson (TD Séries)" ou "Adelson (Gerenciando Blog)", mas o que devemos fazer quando o nome do blog é muito extenso; ainda assim é uma boa opção colocar o nome do blog?

    2. Quero levantar novamente a questão que foi citada no primeiro comentário, sobre: "parecer que queremos apenas aumentar o número de comentários". Você respondeu que para evitar esta situação, você espera acumular alguns comentários, pode parecer uma pergunta tola, mas como funciona isso, você espera acumular comentários no blog ou em determinado post? Se surge um comentário que você sabe que o leitor espera uma resposta (como uma dúvida por exemplo), você o responde ou espera mais alguns comentários?

    Já acompanho seu blog há algum tempo, mas este é meu primeiro comentário, e começo colocando em prática o que aprendi neste post. Rsrs.

    Forte abraço.

  44. Olá, Igor!

    São perguntas interessantes as suas. No caso delas, não existe uma resposta "cientificamente correta", por assim dizer. risos Vou responder com base em minha experiência:

    1. Quando vou comentar em lugares onde o tamanho do nome é limitado, deixo como "Adelson (Gerenciando)" ou apenas "Adelson". O mais importante é mesmo o link para o blog.

    2. Eu costumo responder os comentários a cada 2 ou 3 dias. Este costuma ser tempo suficiente para acumular alguns comentários no artigos. No entanto, pode aconteces do artigo ter apenas um comentário, especialmente em artigos antigos.

    E fico feliz que os artigos estejam sendo úteis para você!

    Um abraço e obrigado por acompanhar o Gerenciando Blog!

  45. Olá Adelson,
    venho novamente recorrer ao seu blog; talvez este post não seja o mais adequado para eu postar a minha dúvida, já que o meu comentário não tem a ver com o post em si, mas tem a ver com comentários.

    Eu estou criando um novo layout para o meu blog, e resolvi personalizar a área de comentários, mas reparei um pequeno "erro" nas condicionais do blogger. Vou explicar mais detalhamente.

    Aqui no Gerenciando Blog, o seu comentário é destacado do comentário dos leitores com uma cor de fundo mais forte, eu também utilizo isso no meu blog, até aí tudo bem. Vou supor que assim como eu, você utiliza uma condicional para mudar a cor de fundo do seu comentário, algo como:

    <*b:if cond='data:comment.author == data:post.author'*>

    Porém, eu reparei que esta condicional não é totalmente "perfeita", pois post.autor faz referência ao nome que usamos para assinar as postagens (exemplo: IGOR SOUSA), então se alguém comentar com o mesmo nome usado para assinar os posts, o comentário do mesmo ficará com a cor de fundo igual a do autor do blog.

    E não adianta mudar o nome usado para assinar a postagem para IGOR SOUSA ADMIN, pois os comentários já publicados como IGOR SOUSA não se atualizam com o novo nome, então meus comentários passariam a ser considerados como comentários de um leitor.

    Claro que isso não deve ser preocupante para pessoas com nomes "diferentes", mas para pessoas que tem um nome muito comum, isso pode se tornar um problema.

    Mas, sabendo isto, gostaria de perguntar se você sabe alguma maneira de evitar isso ou se há alguma maneira de evitar que comentários com o mesmo nome do autor fiquem destacados, algo como uma condicional que use o ID do perfil do autor para destacar os comentários.

    Apenas para exemplificar tudo o que falei, vou comentar com o seu nome, usando a opção Nome/URL e colocando um link para o meu blog.

    Como este comentário é apenas para exemplificar o que eu falei, se você quiser pode aceitá-lo para ver como fica e excluí-lo depois.

    Caso queira me enviar a resposta por e-mail, segue abaixo:
    [email protected]

    Espero que não tenha sido muito confuso na minha explicação.

    Forte Abraço.
    Igor (Bloggando Na Web)

  46. Olá, Igor!

    Você explicou bem o seu ponto. Tanto que levei um susto ao ver um comentário publicado por mim mesmo – e que eu não havia escrito. Mas, vou deixá-lo aqui justamente para ilustrar sua dúvida.

    Estive pesquisando o assunto, mas não encontrei uma forma segura de evitar o problema que você cita. Em todos os artigos que encontro escritos sobre o tema, sempre é utilizada a comparação cond='data:comment.author == data:post.author', que dá margem ao erro citado por você.

    Uma saída razoável para quem tem nomes mais comuns é fazer o que você citou, alterando o nome no perfil. Uma idéia que tive é colocar um caracter especial no nome para dificultar que outra pessoa utilize o mesmo nome (como você fez em seu exemplo). Mas, você tem razão: os comentários antigos continuarão com o mesmo nome e não serão considerados como sendo do autor do artigo. Isso teria mesmo que ser feito no início do blog.

    Em resumo: não encontrei uma solução melhor para o caso.

    Um abraço!

  47. Cometi um erro em outro post. Nao coloquei meu nome. Mas agora aprendi! Gostei muito do seu blog por ser bem claro nas explicacoes. Estou trabalhando em uma empresa voltada para SEO e com isso melhoramente de page ranks e aprendi bastante coisa la. ficam as vezes pequenas duvidas, e enta prefiro procurar por elas em portugues. Vou virar freguesa do seu blog agora!

  48. Olá, Camilla!

    Seja sempre bem vinda ao Gerenciando Blog! Espero que ele seja bastante útil para você.

    Um abraço e obrigado por sua visita!

  49. Rejane disse:

    Tenho um blog e muitas vezes as pessoas tentam comentar mas não conseguem. No geral, essas pessoas não tem blogs e nem costumam visitar algum com frequência. Elas se confundem na hora de colocar o perfil, desde que não têm conta no google. Como devo orientá-las? Que elas usem o perfil Nome URL? Estou fazendo isto aqui, ou seja, no item URL não coloquei o link de minha página, só para tentar ver se o comentário segue. Um abraço

  50. Olá, Rejane!

    A forma mais simples de comentar para quem não tem um blog ou mesmo conta no Google é o Nome/URL. Neste caso, como você mesma fez, basta preencher somente o nome. Isso é melhor do que deixar como Anônimo.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  51. Excelente dica
    Confesso que nunca tinha prestado muita atenção nessa questão
    A partir de hoje, vou usar a opção Nome/URL

    Abraço

  52. Olá, Douglas!

    É uma mudança bem simples, mas que com certeza levará mais visitas ao seu blog.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  53. Alexandra disse:

    Adorei 🙂 AJudou bastante 😉

  54. Olá, Alexandra!

    Que bom que tenha gostado! Vi que já colocou a dica em prática ao assinar este comentário. 🙂

    Um abraço e obrigado por sua visita!

  55. Priscila F. disse:

    achei esse assunto muito interessasnte!! isto ajuda bastante quem ainda tambem è novo em fazer blogs. abraço.

  56. Olá, Priscila!

    São dicas simples, mas realmente úteis na hora de deixar um comentário. Quando bem usadas, podem aumentar a chance do seu blog ser visitado a partir de um comentário deixado em outro blog.

    Um abraço e obrigado por sua visita!

  57. Otimo post, graças a vocês consegui indexar minhas paginas e agora elas finalmente aparecem na pesquisa do googlem, muito obrigado ! (:

  58. Olá Adelson,

    Venho há algum tempo acompanhando seu trabalho aqui no Gerenciando Blog e só tenho a lhe agradecer, pois sou um daqueles donos de "Blogs abandonados" e só agora que resolvi tocar o meu de uma forma mais profissional.

    Para isso o Gerenciando Blog foi fundamental, tanto nas dicas, quanto na própria organização do blog, de onde, devo confessar, copiei algumas idéias desavergonhadamente.

    Entrando no assunto "comentários", fica apenas uma dúvida: pelo fato do título de meu blog ser realmente o meu nome, seria interessante utilizar a OpenID? Ou voçê acha que mesmo no meu caso o mais aconselhável seria a opção Nome/URL?

    Mais uma vez grato por toda ajuda que você tem me dado.

    P.S.: até agora estou comentando com a OpenID…

  59. Shirley disse:

    Olha ai eu treinando com o que eu acabei de aprender!hehe =P

    Obrigada pela ajuda!

  60. Adelson,

    Nem Precisa responder minha dúvida. Meu próprio comentário já respondeu tudo…rs

    Valeu, companheiro!

  61. @Fernando: Que ótimo! Assinar corretamente os comentários é um detalhe muito pequeno, mas que faz uma diferença enorme nas visitas que trarão ao seu blog e nos resultados de indexação.

    @Evandro: Em seu caso, não fará grande diferença comentar com Nome/URL ou OpenID. Particularmente, ainda preciso o Nome/URL onde estiver disponível. Fica mais "simpática" a assinatura do que o endereço do OpenID.

    @Shirley: Que bom ver que já está colocando em prática o que aprendeu!

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  62. Karin disse:

    Adorei o seu site! Fácil de entender e de navegar! Parabéns

  63. Olá, Karin!

    Obrigado pelos elogios! Espero que sempre encontre artigos úteis aqui.

    Um abraço e seja sempre bem vinda!

  64. Marcelo disse:

    Olá boa noite, comecei um blog há muito pouco tempo e ainda tenho muitas dúvidas, mas graças a vc e seu trabalho , várias delas já foram resolvidas , muito obrigado!!!!!!!!
    OBS: seu blog já está nos favoritos!!!
    VLW

  65. Mel Gama disse:

    Muito bom! Está de parabéns pelo conteúdo de seu blog! 🙂

  66. Psicodêmico disse:

    Muito boa a dica meu amigo, teu blog é 10!
    Abraço.
    Rogério
    http://www.psicodemico.blogspot.com

  67. @Marcelo: Fico feliz em poder ajudar! Espero que sempre encontre artigos úteis aqui no Gerenciando Blog!

    @Mel: Obrigado pelos elogios! Seja sempre bem vinda.

    @Psicodêmico: Fico feliz que tenha gostado! Volte sempre.

    Abraço a todos vocês e obrigado pela visita!

  68. Adorei, até resolvi testar aqui!
    beijos e obrigada pelas dicas!

  69. Sybylla disse:

    No meu blog as pessoas comentam pelo Intense Debate, que já deixa pronto o link da pessoa com a sua página pessoal. Assim a interação fica mais rápida e a moderação também. E não recebo spans.

  70. @Leninha: Você fez corretamente seu teste! Assinando assim, você ganha um link direto para o seu blog, que é uma das técnicas para que seu blog apareça mais bem posicionado nos resultados do Google.

    @Sybylla: O Intense Debate é uma ótima opção também! Possui muitos recursos interessantes que ainda faltam ao sistema de comentários do Blogger.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  71. Cristiano disse:

    Legal Adelsom essa parte eu sempre comentava com a conta do Google valeu e obrigado por nos brindar com suas maravilhosas dicas, que sempre ajudam os mais inexperientes em blogs como eu.

  72. Olá, Cristiano!

    A maior parte dos comentários é feita com a Conta do Google. Com isso, perde-se uma ótima oportunidade de ganhar backlinks diretos para o seu blog.

    Um abraço!

  73. Waldimir disse:

    Estou gostando dos seus posts, são muito bons.

    1 abç

  74. Luciana disse:

    Uma dica simples, mas super útil. Eu estava toda feliz comentando nos blogs usando minha conta google!! Agora aprendi!

  75. Olá, Luciana!

    Pelo seu comentário, vi que você já aprendeu mesmo! Assinando assim, você atrai mais visitas ao seu blog e ainda ganha um link direto para ele, o que é muito importante para otimizar seu conteúdo nos resultados do Google.

    Um abraço!

  76. Mais uma vez, muitíssimo obrigado.

  77. Olá, Fabio!

    Fico feliz que esteja gostando dos artigos! Seja sempre bem vindo ao Gerenciando Blog.

    Um abraço!

  78. Muito bom msm este post me ajudou !

  79. Olá, Bebé!

    Que ótimo que o artigo o tenha ajudado! Assinando seus comentários da forma como fez aqui será de grande ajuda para a divulgação de seu blog.

    Um abraço!

  80. Muito bom esse artigo me ajudou muito sempre ficava na duvida de como assinar um comentário, mais agora ja sei como devo fazer.

    att

  81. Olá, Rodrigo!

    Que bom que o artigo tenha esclarecido suas dúvidas! Assinando com seu Nome/URL, você acumulará links valiosos para o seu blog.

    Um abraço!

  82. Adelson,

    sempre surpreendo-me com seus artigos. Informações simples, porém valiosas, como esta de comentar com NOME|URL.

    Parabéns.

  83. Olá, Arierom!

    Esta é uma dica simples, mas que muitos ainda não seguem. Ao fazer isso, perdem uma oportunidade valiosa de conseguir mais backlinks para seus blogs.

    Um abraço!

  84. lenibeatriz disse:

    Seu trabalho é muito importante, pois informa de maneira clara e simples, o que possibilita o entendimento sobre o assunto abordado, até pelos iniciantes, como eu.

    Agora vou testar a assinatura.
    —————–
    Testei e gostei.

    Obrigada. Aprendi mais um item.

    Continue ensinando!

  85. Platina Vip disse:

    Muito bom, sensacional, aprendi bastante e espero poder aprender mais, e pondo prática.

  86. Leni e Platina Vip:

    Que bom que tenham gostado do artigo! Trata-se de um item simples, mas que pode fazer muita diferença ao assinar um comentário.

    Abraço a vocês e voltem sempre!

  87. Eu já havia percebido dias atrás que em alguns comentários meus em outros Blogs, minhas assinaturas levavam ao meu Blog e outras ao meu perfil, mas não sabia o porque que isso mudava dependendo do blog que eu deixava o comentário. Agora, aprendi tudo com sua postagem sobre o assunto.
    Obrigada!
    Abraço!

  88. Olá, Viviani!

    Muitos não percebem mesmo essa diferença. Mas, ela é muito importante para você conquistar links para o seu blog.

    Um abraço e obrigado por sua visita!

  89. Laupa disse:

    Seu site é dez!!! leio sempre!!!! e recomendo!!! obrigada por ter me ensinado a assinar meus comentários!!! eu ainda assinava com a conta do google!

  90. Olá, Laupa!

    Obrigado pelos elogios! E muitos ainda assinam com a Conta do Google, perdendo uma grande oportunidade de ganhar links para seus blogs.

    Um abraço e seja sempre bem vinda!

  91. Marcos disse:

    Parabéns,recentemente criei um blog que está em desenvolvimento e tirei muitas duvidas atraves do seu blog.

  92. Olá, Marcos!

    Que ótimo saber que os artigos o estejam ajudando! Espero que volte sempre e encontre outros artigos interessantes.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  93. Legal mas tenho uma duvida.
    Colocar link no rodapé do blog é errado, ja fiz isso em alguns blogs, e eles não gostaram!
    FALA AE!

  94. Olá, Felipe!

    O que eu não gosto é de ver comentários em que a pessoa coloca um link no próprio texto do comentário. O que eu sugiro é que você coloque o link no campo da URL – que é o local correto para isso.

    Um abraço!

  95. Amei essas dicas e agora mesmo já estou comentando de outra forma. Essa sua dica vale ouro, ou melhor vai valer mais Links! Obrigado Adelson.

  96. Olá, Nestor!

    É uma estratégia que vale a pena! Esses backlinks são realmente importantes para otimizar o seu blog.

    Um abraço e seja sempre bem vindo!

  97. Opa, gostaria de dizer q gostei muito do seu site, bem organizado e d fácil entendimento. Agradeço por existir pessoas como voce q estão ai para nos ajudar.

  98. Olá, A. Balem!

    Fico feliz que tenha gostado do Gerenciando! E sou eu quem agradeço a visita e o comentário!

    Um abraço!

  99. Belo post.. Sempre bem atualizado… Vai ter sempre um novato que vai precisar dessas dicas!

    Abraços!

  100. Parabéns pelo post, e com muita certeza, o nome e o url da pessoa é a melhor forma de divulgar o blog da mesma.
    Parabéns…

  101. @Robinho: Eu percebo que não são apenas os novatos que se beneficiariam dessa dica: muitos blogueiros experientes ainda assinam seus comentários com a Conta do Google, desperdiçando preciosos backlinks.

    @Anderson: Que bom que você já tenha consciência disso! Assinando assim, você conquistará links valiosos para o seu blog.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  102. Lourdes Costa disse:

    Muito obrigada pelas informações, só assim me dei conta do tempo que perdi, deixando de divulgar meu blog, pois sempre faço comentários de um modo que não me traz benefícios, mas ainda bem que os comentários foram sinceros, assim não posso dizer que perdi tempo.
    Obrigada.

  103. Olá, Lourdes!

    É muito comum as pessoas comentarem com sua Conta do Google ao invés do endereço do blog. Mas, se você fizer os comentários dessa forma a partir de agora, tenho certeza de que isso lhe trará benefícios ao longo do tempo.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  104. Yo Treves disse:

    Olá Adelson eu queria saber se tem uma forma de colocar essa lista de identificacão do blogger nos comentario do worpress, quando o usuario vai comentar escolher se identificar por anonimo, nome/url, wordpress,contas google, etc. bem desde já agradeço.

  105. Adriano Luz disse:

    Olá, Yo!

    Até onde sei, não é possível utilizar no WordPress um sistema parecido com o do Blogger.

    Mas, como não sou especialista na plataforma, minha sugestão é que você consulte o blog Escola WordPress, uma ótima fonte de informação. Um artigo interessante sobre os comentários é o 16 truques e dicas para estilizar e modificar os comentários do seu blog!.

    Espero que o ajude!

    Um abraço!

  106. Leda Amana disse:

    Obrigada. Estou blogando agora e não tenho experiência (uso a conta da mamãe, porque só tenho 11 anos) e gostei muito de suas dicas. Leda

  107. Adriano Luz disse:

    Olá, Leda!

    Que bom recebê-la aqui! O Gerenciando Blog está aberto para blogueiros de todas as idades! Espero poder ajudá-la com seu blog.

    Um abraço!

  108. gostei mto e ja ate estou fazendo como vc comentou, deixando um comentário para q o blog do meu grupo apareça no google! espero ter feito corretamente!

  109. Adriano Luz disse:

    Olá, Carlos!

    Seu blog já está aparecendo nos resultados do Google! Faça a busca site:jucuniaoemcristo.blogspot.com e confira.

    Um abraço!

  110. Olá Adelson!
    Estou começando blogar agora, e seus posts estão sendo imprescindiveis para meu inicio.

    obrigado.

  111. Adriano Luz disse:

    Olá, Flávio!

    Que bom saber disso! Fico feliz em poder ajudá-lo neste início do seu blog.

    Um abraço e seja sempre bem vindo!

  112. Maryjeco disse:

    Olá Adelson.Parabéns pelo site.Bem útil para os blogueiros de plantão. Por exemplo, meu blog não aparece no google quando coloquei o endereço, assim como você instruiu, mas aparece como blog da maryjeco, que é o nome do blog. Obrigada pelas ótimas dicas.Aproveite, e faz uma visitinha lá, ok? Um abraço

  113. Adriano Luz disse:

    Olá, Maryjeco!

    Obrigado pelos elogios!

    Fiz um teste e o Google exibe corretamente as páginas do seu blog. Procure por site:mariautilidades.blogspot.com e você verá a lista das páginas indexadas.

    Um abraço!

  114. RicardoSilva disse:

    Valeu… o arquivo aqui contido me ajudou muito em publicar o meu blogs na pagina de pesquisa do google.

    Um abraço!!!

  115. Po Muito Bom – Isso Que Eu Chamo de gerenciar um blogger – Vida eterna – ajuda muito –

  116. Adriano Luz disse:

    @Leonardo: Você notará que, com o tempo, você terá ótimos reflexos para seu blog com essa pequena alteração.

    @Ricardo: Fico feliz que o artigo o tenha ajudado! Uma vez no Google, é importante continuar com essa estratégia, pois ela lhe renderá importantes backlinks para o seu blog.

    @Juniiin: Que ótimo que tenha gostado!

    Abraço a todos vocês e obrigado pela visita!

  117. Oi Adelson
    Seguinte,descobri como colocar recado fixo ao final do post pra quem posta comentários.Olha só,vc vai em configurações e depois em postagens e comentários.Dai é só escrever no local que diz mensagem do formulário do comentário.
    Abraços e Feliz Ano Novo

  118. Adriano Luz disse:

    Olá, Enecí!

    Realmente, essa sua dica funciona perfeitamente. É dessa forma que eu coloco o aviso que possuo aqui no Gerenciando Blog, logo antes do formulário para escrever um novo comentário.

    Obrigado por compartilhar!

    Um abraço!

  119. Kaline disse:

    Muito bom esse post, ajudou bastante. obrigada!

  120. Grazi disse:

    Vou seguir todas as suas dicas e espero que de certo! rs 🙂

  121. Rafael disse:

    Gosto muito das suas dicas já usei varias e pretendo usar mais. obrigado por nos proporcionar essa forma de aprendizagem.

  122. ivonete disse:

    estou criando um blog, e suas digas são otimas.
    obrigado

  123. muito bom seu blog. Estou começando agr nesse mundo e estou aprendendo muito aqui. Obrigado

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Murilo!

      Fico feliz que tenha gostado! A forma de assinar o comentário é um detalhe bastante simples, mas que fará muita diferença se você sempre segui-la.

      Um abraço e sucesso para você!

  124. Muito bom seu blog, adicionei esta pagina aos meus favoritos… Não tinha o habito de comentar em blogs mas a partir de hoje vocês me verão muito por ai… Obrigado.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Eloi!

      Comentar em outros blogs é uma estratégia eficiente para divulgar o seu blog. Comentários bem feitos costumam atrair a atenção dos outros visitantes para conhecer o seu blog.

      Um abraço!

  125. Oi gente, preciso de ajuda: sempre q vou postar comentário, aparece: URL inválido. E é de fato a url do meu blog. Agora, se coloco apenas o meu e-mail, aí consigo. Alguém tem alguma dica? Obg.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Núbia!

      Você só pode colocar o endereço do seu blog caso escolha as opções "Nome/URL" ou "OpenID". Aparentemente você está fazendo isso corretamente, pois seus comentários estão sendo assinados com o seu nome e a URL do seu blog.

      Onde exatamente ocorre o erro que você citou?

      Um abraço!

  126. Com quase 3 anos de blog que uma amiga me explicou isso outro dia, e não estva ausando sempre, e vi que alguns blogs não deixam essa opção, deve ser por desconhecimento tamém.
    Mas só agora lendo a relação com links e pagerank vou fazer assim sempre, rs
    Obrigada, ótima matéria!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Ana Marina!

      A forma de assinar os comentários é um pequeno detalhe mas que pode fazer grande diferença para a divulgação do seu blog. Quando assinamos com o link do nosso blog, é muito mais simples para os leitores clicarem nele e chegarem até nossa página.

      Um abraço e seja sempre bem vinda!

  127. Olá Adelson,
    Muito útil sua dica. Acabei de colocar meu blog no ar e ainda estou batendo cabeça para deixá-lo acessível. Só uma pergunta, se o comentário for feito com nome/url todas as informações do perfil vão estar a mostra?
    Obrigada,

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Quando você comenta com seu Nome/URL, o leitor que clicar em seu comentário será levado diretamente ao seu blog. O ideal é que haja no blog uma área com as suas informações.

      Um abraço!

  128. Adorei a matéria, desculpa se estiver fazendo isso novamente, mas sou nova no ramo e não sei se meu comentário entrou ou não.
    Há tempos tenho entrado no seu site para tirar dúvidas mas nunca deixo nenhuma mensagem.
    Obrigado pela ajuda no site e por esta matéria super esclarecedora!

  129. ASSESSO disse:

    Suas matérias são muito boas, parabéns. Estou tentando indexar o meu site ( http://www.assessoconsultoria.com.br ). Toda ajuda é bem vinda.

  130. faladonajuu disse:

    Muuuuuuito obrigada, aqui estou resolvendo todos os meus problemas e dificuldades!!!

  131. Evanio Sales disse:

    Muito bom. Apesar do conteúdo do meu blog ser um pouco restrito, tenho o objetivo de fazê-lo crescer e suas dicas vão me ajudar muito nesse trabalho!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Evanio!

      Vi que seu blog fala especificamente sobre uma cidade. Mas, você tem mesmo potencial para fazê-lo crescer, e vi que você está fazendo um bom trabalho. Futuramente, você pode inclusive explorar a possibilidade de exibir publicidades locais, pois elas podem atingir seu público alvo de maneira eficiente.

      Um abraço e sucesso para você!

  132. ana mosalina disse:

    Olá adelson, adorei o seu blog. Eu sou principiante nessa coisa de blogs e sites e tive a idéia de criar um blog com alguns assuntos muito comentados na minha faculdade. O problema é que ninguém consegue encontra-lo pelo google, e isso me fez encontrar vc. Vou explorar suas dicas e depois volto pra dizer o que aconteceu… contudo, gostaria de pedir que vc visitasse o meu blog e dissesse qual a sua opinião.

    Obrigada, faço votos que o seu trabalho continue cada vez melhor.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Ana!

      Espero que você encontre aqui dicas para fazer um ótimo trabalho em seu blog! O mais importante sempre será o conteúdo.

      Algo que notei é que você está gerando apenas Páginas Estáticas. É ideal que você crie também Postagens, que formam o conteúdo regular de seu blog.

      Um abraço e sucesso para você!

  133. edy disse:

    como responder aos comentários do meu blog ??

  134. Adelson

    Muito obrigado por mais essa dica te confesso que sou assim, quase todos os blogs que visito com assuntos relevantes ao meu ou não, comento sobre a postagem da maneira a se relacionar com o artigo mais apenas com a conta de perfil do google mais hj aprendie a usar minha url e te agradeço VALEU A DICA.

  135. Pois é Adelson, você nunca me deixa na mão cara, sempre acho algum artigo interessante que ajuda na melhora do meu blog, paz irmão.

  136. Mary disse:

    Olá Adelson,
    O "responder a comentário" no blog, a outra parte receberá algum aviso de que o comentário foi respondido? Não seria melhor adicionar os comentários do Facebook? O que acha?

    Obrigada pelo seu blog!

    Mariana Blattmann
    Beleza Clássica

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Mariana!

      No Blogger, só receberão notificações por e-mail os comentaristas que assinarem com sua conta do Google e clicarem na opção "Inscrever-se por e-mail", que fica no final dos comentários.

      Os comentários pelo Facebook são uma opção, mas eu ainda não gosto da forma como eles se integram ao blog.

      Será perfeito quando tivermos no Blogger um sistema de comentários como o WordPress, em que cada comentarista deixa seu e-mail e URL, e pode receber nele as respostas.

      Um abraço e obrigado pela visita!

  137. olá, Adelson parabéns pela postagem e obrigado pelas dicas espero aprender mais lendo os tutoriais são muito bons valeu

  138. Fabiane disse:

    Muito legal as dicas… vou tentar seguir, para que o meu blog seja conhecido…
    Abraços

  139. Oi………..visito sempre seu blog para ler dicas para personalizar o meu.
    Aprendo muito sobre esse novo mundo………Obrigada pela disponibilidade.

  140. Adelson você publica uma matéria melhor que a outra, ja sou seu fã!
    Muito obrigado!

  141. oi Adelson
    incrível…
    faz tanto tempo que estou na blogosfera e não tinha percebido meu engano.
    Seu artigo é muito didático…
    Você por acaso é professor, heim?
    rs
    grande abraço querido,
    vou ver se eu fiz direitinho….

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Liliane!

      Obrigado pelos elogios! E não sou professor, embora eu goste muito de compartilhar o que aprendo! 🙂

      E você fez tudo certo: ao clicar em seu nome, o visitante é direcionado para o seu blog, facilitando o acesso.

      Um abraço e seja sempre bem vinda!

  142. Manoela disse:

    Estou começando a montar meu blog e estou muito satisfeita porque no seu espaço estou encontrando tudo o que preciso neste momento.Já estou colocando em prática as dicas deste artigo.
    Obrigada.

  143. bem escrito, palavras bem escolhidas, achei incrivel esta sua postagem ala me ajudou muito cara, muito obrigado.

  144. lenibeatriz disse:

    Adelson,

    gosto muito dos teus artigos e da maneira como explicas.

    Já postaste sobre como seguir Blogs? Como deixar que o dono do blog que seguimos tenha uma informação completa sobre nós? As vezes só encontro como contatar por e-mail e não sei se meu seguidor tem blog ou não.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Leni!

      Que ótimo saber que você gosta dos artigos que escrevo aqui!

      Quanto à sua dúvida, isso era mais simples quando o gadget Seguidores funcionava completamente – o que não ocorre mais. Hoje, isso ainda pode ser possível quando você disponibiliza em seu blog um gadget do Facebook, por exemplo.

      Quando a pessoa deixa um comentário em nosso artigo, também é possível chegar até seu blog quando ela assina com seu Nome/URL (como você fez) ou com seu perfil do Google.

      Um abraço!

  145. Caro, estou com problemas não estou achando mais o caminho para reconfigurar a assinatura no final de cada post. Pode me ajudar, por favor! Fui em Layout, Postagens, editar, mas não aparece a opção para que eu mude o nome.

    Obrigado!

  146. Rafa mais disse:

    Oi Adelson, gostei muito das dicas, serão com certeza muito úteis. Adorei o site, estou lendo todos os tutoriais. Muito obrigado pelas dicas. Abraço.

  147. Obrigado pela dica, aproveitando a deixa já vou testar por aqui mesmo!!!
    Eber Urzeda.

  148. Eber Urzeda disse:

    Olá, Smania!
    Acabo de testar suas dicas, aqui mesmo no seu blog. E realmente a opção Nome/URL me pareceu a mais interessante. Antes de publicar testei visualizando cada uma das opções, para então publicar a este!
    Uma pergunta; Como estou começando um Blog de crônicas, mesclando literatura e futebol, eu gostaria de saber com quantas crônicas ou páginas estaria bem para começãr a divulgar?
    Um abraço!
    Eber Urzeda

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Eber!

      Não há uma resposta exata para isso. Mas, o ideal é que você já tenha algum conteúdo em seu blog, para que os visitantes que chegaram até ele tenham o que ler.

      Um abraço!

  149. Estou iniciando, na blogstera, confesso que estou perdida e adorei conhecer seu blog e todas essas dicas, muito obrigada por compartilhar conosco.

  150. Geraldo disse:

    Adelson muito obrigado pelas dicas, vou tentar todas elas e ver se meu site começa a aparecer no google

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Geraldo!

      Fiz um teste aqui e vi que seu blog já está sendo indexado pelo Google. Você só precisa trabalhar agora para otimizá-lo e conquistar posições melhores nos resultados das buscas.

      Um abraço!

  151. Gostei do seu Blog… Parabens!

  152. Olá Adelson Smania, parabéns pelo seu trabalho! gostei muito desse artigo. Eu tenho um blog em wordpress há 1 ano e meio onde posto conteúdo educativo e a política que adotei em relação aos comentários foi deixar os mais recentes logo no topo e você faz exatamente o contrário. Por que você adota essa estratégia? Não é mais interessante para o visitante ver logo de cara os comentários mais recentes ao invés de ter que rolar a página até o final? Desde já, obrigado pela atenção.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Guga!

      Obrigado pelos elogios!

      Quanto à sua dica, pode mesmo ser uma boa mudança. Mas, não sei se é possível fazer essa mudança no Blogger. Vou pesquisar o assunto, mas acredito que isso não seja possível atualmente.

      Um abraço e obrigado pela sugestão!

  153. MEU QUERIDO PARABENS PELO COMENTÁRIO ME AJUDOU BASTANTE ACABEI DE CRIAR O MEU SITE !!! VLWWWWWWWWWW

  154. Márcio Mello disse:

    Gostei do post!
    Já estou testando o Nome/Url aqui mesmo 🙂

    Os posts do gerenciandoblog tem sido muito útil pra mim que estou começando.

    Obrigado!!!

  155. Cris disse:

    Gostei muito desta publicação. Vou testar e volto para contar se vai dar certo. Estou começando um blog. Obrigada.

  156. Parabéns Adelson!

    Estou me tornando visitante de carteirinha de seu Blog. Sempre entro aqui em busca de uma novidade para meu blog e saio com várias idéias novas!

    Muitas das ideias vistas aqui estão ajudando meu blog a aumentar o número de visitantes!

    Obrigado!!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Marcelo!

      Que ótimo saber que os artigos estão sendo tão úteis para você! Fico ainda mais feliz em saber que isso já está ajudando a aumentar o número de visitantes de seu blog.

      Um abraço e seja sempre bem vindo!

  157. Adelson estou desde manhã lendo e colocando em práticas suas dicas. parabéns pelo trabalho.

  158. Gostei muito do seu site, sou novato no ramo de blog e estou apreendendo muito no seu site.

  159. Renata disse:

    Olá, Adelson…
    Criei meu blog recentemente e descobri seu site o qual estou gostando e aprendendo muito. Parabéns e mt obrigada!

  160. Olá, Adelson
    Fantástico o seu trabalho, tenho aprendido muito com você e aperfeiçoado meus trabalhos na rede.

    Abraços e muito sucesso!!!

  161. Sissym disse:

    Puxa Adelson, como gosto de suas dicas!

    Obrigada!

  162. legal venho no se blog direto explicações simples para meu conhecimento!

  163. Thomas disse:

    Mais uma vez gostaria de parabenizá-lo pelo trabalho! ótimas dicas que tem me ajudado bastante, continue assim!!!!

  164. Parabéns Adelson pelas dicas. Muito obrigado.

  165. opa..Gostei do blog. Esteticamente esta show. Muito conteúdo bom. Vou salvar como um dos meus favoritos.

  166. Moisés disse:

    Olá Adelson, estou acompanhando o blog e gostando muito das dicas! Parabéns pelo serviço oferecido!

  167. Infotec Blog disse:

    Muito interessante esse artigo!!

    Atualmente eu uso no meu blog o sistema de comentários do Facebook. Que tem se saindo uma ótima forma de compartilhar os artigos do blog nas redes sociais.

    Mas uma vez parabéns pelo artigo esclarecedor.

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      O sistema de comentários do Facebook também é bastante interessante! Outra alternativa que muitos blogs usam é manter os dois sistemas (Blogger e Facebook) funcionando em paralelo.

      Um abraço e obrigado pelos elogios!

  168. Érico José disse:

    Obrigado pelas dicas. Sou iniciante e está me ajudando bastante. Vou ler o blog inteiro 😀

  169. Olá Adelson, pena que comentar como nome/URL não aparece a foto. Mas mesmo assim é uma das melhores formas para comentar. Abraços

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Fernando!

      É mesmo uma pena que não seja possível vincular a foto do autor quando se faz comentários dessa forma. Mas, também acredito que seja uma forma bastante eficiente para divulgar nossos blogs.

      Um abraço!

  170. Eric Rocha disse:

    Exelente post!

    Parabéns pelo seu trabalho!!!

  171. Herebene disse:

    Olha Parabéns você faz um excelente trabalho.

  172. Muito obrigado pela matéria sobre openid. Depois de pesquisar muito em vários sites finalmente entendi aqui. Parabéns pelo seu trabalho!

  173. Obrigada pelas dicas, gosto muito da sua clareza .

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Patricia!

      Que ótimo saber que você gostou do artigo! Sempre faço o possível para escrevê-los da forma mais clara possível, para que todos possam compreendê-los e segui-los.

      Um abraço!

  174. Ótimo tutorial! Eu frequentemente vejo essas opções de comentários em muitos blogs, mas até algum tempo atrás eu assinava com o perfil do Blogger, sem saber que isso era prejudicial para as visitas ao meu blog.

    Aldeson: Você recomendaria trocar o widget de comentários do Blogger pelo do Disqus, pois eu fiz isso no meu blog e às vezes pergunto se foi uma boa escolha.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Marcel!

      Obrigado pelos elogios!

      Eu já testei o Disqus, mas eu achei seu visual um pouco complicado. Por isso, preferi ficar com a simplicidade do sistema do Blogger – que também poderia ser ainda mais simples em minha opinião.

      Um abraço!

  175. Thais disse:

    Bom dia Adelson, descobri seu blog ontem e estou adorando. Tem muitas dicas e está me ajudando muito. Fiz um blog recentemente e ainda não entendo muita coisa. Parabéns pelo seu e obrigada por nós ajudar.

  176. METANOIA disse:

    Olá! Obrigada! Estou começando um blog agora e suas dicas tem sido muito valiosas.

  177. Geraldo disse:

    Obrigado pelas dicas! São imprescindíveis para mim que sou iniciante!
    Abraços!

  178. Cleber disse:

    Muito bom… Agradecido pela disponibilização do material.

  179. Muito obrigado Adelson!

    Seus posts estão me ajudando a melhorar o blog que comecei!

  180. Simoni disse:

    Olá, Adelson
    Tenho uma duvida, quando comento com minha conta google minha foto aparece, já quando comento com nome/URL aparece essa fotinho fundo azul e silhueta, como vai ficar aqui, já que vou comentar com nome/URL, como faço para que apareça minha foto nos comentários. É melhor comentar assim porque aparece o link direto para nosso blog não é mesmo, poupa trabalho kkk. Desde já te agradeço.

  181. Boa noite, Adelson

    Mais um artigo simples e de suma importância.
    Já mudei minha forma de fazer meus comentários.
    Obrigado pela dica.

  182. Olá Adelson,
    Você está de parabéns, ótimas matérias e com um bom nível de entendimento. Criei um blog recentemente e estou aproveitando algumas dicas suas.

  183. Parabéns pela iniciativa!!!

  184. Huglen disse:

    Muito legal este post….e mais legal ainda esse blog…vou segui-los no face…..e ate aprendi divulgar meu blog……rsrsrsrsrsrs

  185. Lucio Fogaça disse:

    Olá Adelson,

    Eu quero expressar a minha gratidão pelas informaçoes valiosas do seu site. Realmente elas estão me ajudando muito, na construção do meu blog e negócio de revenda de salgados congelados. Continue assim!!!! Muito obrigado

  186. francisco disse:

    Muito bem esclarecedor este seu artigo. Eu não sabia direito como funcionava a indexação de links em nomes de usuários nos comentários. Depois deste artigo, ficou claro como o dia!!!

  187. Nossa quanto comentário,realmente muito bom.

  188. As dicas serão muito uteis para o meu blog. Obrigado

  189. Parabéns pelo Blog. Muito útil para mim que estou começando nesse mundo. Bela iniciativa!

  190. Olá!
    Suas dicas estão sendo muito valiosas, muito obrigado pelo conteúdo!Vou acompanhar mais.

  191. Ofir disse:

    Este blog é uma verdadeira bússola para os navegantes novatos. Para alcançar a terra firme (melhor posicionamento no segmento atuante) o gerenciando blog fornecer as melhores coordenadas. Um forte abraço!

  192. thyagohaast disse:

    Adelson, Faz pouco tempo que passei a usar o WordPress e seu site tem me ajudado bastante, obrigado pelas dicas.

  193. ThyagoHaast disse:

    Muito boa suas dicas e tem me ajudado bastante a tirar algumas duvidas. Parabéns e obrigado.

  194. Tiago disse:

    Muito bom suas dicas…. parabens…

  195. David disse:

    Gostei muito da sua dica, criei meu blogue recentemente e não tenho experiência nenhuma e graças as suas dicas meu blogue está ficando cada vez melhor.

  196. Renne – Ache Boleiras
    Achei excelente seus textos e explicações! muitas dúvidas que eu tinha foram esclarecidas aqui
    vc está de parabéns!
    http://www.acheboleiras.com.br

  197. Interessante obrigado pela dica, preciso aprender muito ainda sobre o assunto.

  198. Geisa disse:

    Oi Adelson, o seu site vem sido de grande ajuda para mim, muito obg. Você está de parabéns

  199. olá Adelson sou angolano iniciante quero lhe pedir muinto Obrigado palas dicas que você tem postado, tem me ajudado bastante, tenho aprendendo muito quando visito o seu site. Deus que o abençoe muito.

  200. Michelle disse:

    Gostei muito do post, é bem explicado e de fácil entendimento. Parabéns pelo trabalho!

  201. Mard disse:

    Vou testar as dicas

  202. Alisson disse:

    Obrigado pelas ótimas dicas, estou cada vez mais aprendendo sobre o SEO.

  203. felipe disse:

    suas dicas me ajudaram bastante muito obrigador por compartilhar……
    e parabéns pelo ótimo blog….

  204. Obrigado pelas dicas!

  205. muito interessante suas dicas ,me ajudou bastante muito obrigado…

  206. Nossa, adorei as dicas e já comecei testar aqui mesmo rsrs.
    sempre usava a conta do Google, que é o nome do blog.
    Obrigada.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!