divulgação publicação Camila Fiori

Escrevendo e divulgando um bom artigo

Escrever200 A idéia deste post é trazer algumas dicas importantes sobre o processo envolvido na criação de um novo artigo em seu blog. Se você vê seu blog apenas como uma forma de diversão e não se importa com o retorno do seu trabalho – e não há nada de errado nisso – então este artigo não é para você. Mas, se você quer que o seu artigo seja lido, comentado e torne-se uma referência, vale a pena ler e aplicar as dicas abaixo. Para organizar melhor o texto, ele foi divido em três momentos diferentes: antes de escrever, enquanto estiver escrevendo e após escrever. Para cada um desses momentos, existem ações que podem ser tomadas para melhorar o resultado final.  

1. Antes de escrever

Este é o momento de pensar em “o que escrever”, ou seja, definir qual será o assunto do seu post. Se você ainda não tem nem idéia sobre o que quer escrever, sugiro dois artigos: Procurando ideias para novos artigos, na sua rotina e no seu dia-a-dia, do Fique-rico, e Não sabe mais sobre o que escrever? Faltou inspiração?, escrito pela Sandra no Info Macross. São um ótimo remédio contra a falta de criatividade. Quando já tiver se decidido sobre o assunto, é hora de seguir as dicas abaixo.

Pesquise outros blogs

Esta etapa inicial é importantíssima e deve ser realizada antes mesmo de você iniciar o seu artigo. Você pode fazer isso através do Google ou, mais especificamente, do Google Blog Search (http://blogsearch.google.com). Caso você não encontre ninguém falando sobre o tema que você irá escrever, isso pode significar duas coisas: ou o assunto não interessa a ninguém – e nem vale a pena escrever sobre ele – ou você encontrou uma ótima oportunidade para preencher essa lacuna. Vai do seu bom senso a análise nesse caso. Mas, o que é mais comum é você encontrar já diversas outras pessoas falando sobre o mesmo assunto que você. Neste caso, é importante que o seu artigo não seja apenas “mais um”. Leia os outros artigos para descobrir onde você pode ser diferente. Pode ser um aspecto que ainda não foi tratado, uma nova informação, uma corrente divergente. Se você se limitar a escrever o que os outros já escreveram, a sua chance de se destacar é pequena. Então, antes mesmo de começar a escrever, pergunte-se: “valerá a pena ler o meu artigo?”. Anote os links que você encontrar, pois você fará uso deles.

Pesquise o assunto

Pronto. Você decidiu-se a escrever seu artigo e já sabe quais diferenciais ele deverá ter. É hora então de pesquisar sobre o assunto. Por mais que você já domine o que vai escrever, é sempre uma boa idéia pesquisar o assunto no Google, em busca de novidades e informações que possam agregar valor ao seu artigo. Filtre o que realmente vale a pena ler, pois normalmente você encontrará  muito conteúdo de baixa qualidade. E gaste um tempo lendo os artigos que selecionou. Isso o ajudará bastante na redação do seu artigo.  

2. Escrevendo

Seja original

Se você realizou as pesquisas que citei acima, já sabe o que os outros escreveram. Evite, então, ser repetitivo e crie algo original, que chame a atenção. Ponha-se no lugar de quem está lendo seu artigo. Você o indicaria para outras pessoas lerem? Se a resposta for um sincero “sim”, você está no caminho correto.

Escolha um bom título

Crie um título que chame a atenção de quem você pretende atrair. Lembre-se que a concorrência que você enfrentará em leitores de RSS e ferramentas de busca será grande. Se o título não for interessante, é bem provável que a pessoa nem virá até sua página para lê-lo.

Cuide da ortografia e gramática

Para muitos, esta é a parte mais chata e complicada da elaboração de um artigo. Mas, ela deve ser levada com extremo cuidado. Eu mesmo já deixei de ler artigos que pareciam interessantes porque me deparei com erros graves logo no primeiro parágrafo. Leia, releia, utilize as ferramentas de correção, peça para alguém ler. Quanto mais cuidado você tomar, melhor será o resultado final.

 

Cite outros artigos

Se, durante a sua pesquisa, você encontrou artigos interessantes em outros blogs – ou em seu próprio – e que tenham um conteúdo relacionado com o seu, cite-os, indicando o link para acessá-los. É uma ótima forma de complementar seu texto sem ser repetitivo. Além disso, essa prática é vista com bons olhos pelos outros blogueiros, porque é uma mostra de reconhecimento pelo trabalho deles e uma divulgação do artigo original. Mas, seja comedido nesta prática: cite apenas alguns artigos, escolhendo aqueles que realmente valem a pena. E, um detalhe importante: ao colocar o link, configure-o para ser aberto em outra página (se não sabe como, leia a última seção do artigo Utilizando o Live Writer para escrever em seu blog).  

3. Após escrever

Depois que você já escreveu seu artigo, é hora de divulgá-lo. A não ser que seu blog já tenha um grande fluxo de visitantes, ninguém saberá de seu artigo. Então, você precisa “espalhar a notícia” de que existe um novo artigo em seu blog. Com as dicas abaixo, você fará isso de forma simples e eficiente.

Atualize o sitemap do Google

Vá à página http://www.google.com/webmasters e atualize o sitemap de seu blog. Dessa forma, o Google indexará mais rapidamente o seu artigo, e ele estará disponível para quem fizer uma busca pela ferramenta. Se você não sabe do que estou falando, leia o artigo Google Webmasters: Sitemap.

Divulgue em sites

Divulgue seu artigo em sites específicos para a divulgação. Na página Links úteis para gerenciar seu blog eu cito os sites que me trazem mais retorno de visitas. Uma alternativa é o Post Social, que citei em meu artigo Divulgando seus artigos com o Post Social. Muitas dessas ferramentas fazem a triagem dos artigos recebidos, então você só será publicado caso tenha realmente escrito um artigo de boa qualidade.

Comente outros artigos

E, por fim, volte aos blogs onde você encontrou artigos relacionados ao seu e deixe comentários. Mas, seja consciente: leia o artigo, escreva um comentário relevante e, por fim, indique o link do seu artigo como um complemento à leitura. Seja extremamente cuidadoso ao fazer isso, para não fazer apenas uma “propaganda gratuita” do seu blog. Comente também nos blogs cujo artigo você tenha eventualmente citado no seu texto. Diga ao autor que você gostou do texto dele e o citou. Fazendo isso da forma correta, o resultado será positivo tanto para você quanto para o autor do texto original.   É isso. Seguindo essas dicas simples, você aumentará as chances de ter escrito um artigo com boa qualidade, e que será encontrado e lido com interesse pelos seus visitantes.

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

45 Comentários

  1. Klaibson disse:

    Olá.

    Meu nome é Klaibson e vi seu blog no http://www.profissionais.com.br

    Estou lhe escrevendo para fazermos uma parceria, ou seja, uma troca de links, você adicione meu blog na sua lista e em seguida, eu adiciono você na minha lista, que tal?

    Meu blog é http://www.brofficeparaleigos.blogspot.com e email [email protected]

    Boa semana.

  2. Sandra Info-Macross disse:

    Olá Adelson!
    Muito bom artigo, é assim mesmo, já lemos em vários blogs sobre isso (inclusive no meu, obrigada pela citação), mas juntando todos e tirando o que há de melhor em cada um sai um novo artigo. Como sempre de altíssima qualidade!
    Sempre esqueço de mandar abrir os links externos em outra página, isso tenho que me policiar!
    Valeu pelas dicas! Um abraço!

  3. Adelson Smania disse:

    @Klaibson: Eu te responderei via e-mail.

    @Sandra: Gostei bastante mesmo do seu artigo! Por isso mesmo ele foi citado aqui. Quanto a abrir os links em outra página, considero mesmo importante.

    Um abraço a vocês e obrigado pela visita!

  4. Lucaimura disse:

    Oi Adelson.
    Eu faço alguma pesquisa para os meus posts e uso apenas o que considero relevante para os artigos em questão. Eu confesso que não faço referência a outros blogs e nem coloco nenhum link, agora vejo que é uma falha grave da minha parte e prometo corrigir esse defeito.
    Obrigado mais uma vez pelos óptimos conselhos, é graças a eles que vou vendo as pequenas asneiras que vou fazendo 😉
    Um abraço.

  5. Marcos Rocha disse:

    Adelson, parabéns pelo seu artigo. O tema é importante e foi tratado por você de uma forma muito profissional.
    Quanto a utilizar as idéias de outros blogs, todo cuidado é pouco para não cair na tentação de Ctrl+C – Ctrl+V , prática desnecessária e imoral que vem se proliferando na Blogsfera. A ética e os bons costumes devem sempre prevalecer e os plagiadores que utilizam artigos sem citar a fonte acabam sempre se dando mal (ao menos é o que esperamos que aconteça!!)
    Mais uma vez parabéns pelo seu artigo.
    Marco Rocha

  6. Adelson Smania disse:

    @Luca: Que bom vê-lo de volta aqui. Não considero o que você faz uma falta grave. Mas, considero uma boa prática linkar outros artigos interessantes. Como eu disse, acrescenta conteúdo e é uma forma de reconhecer o bom trabalho do outro. E, estou longe de ter a verdade absoluta! risos Só compartilho aqui um pouco da minha experiência.

    @Marcos: Concordo plenamente com você: copiar o conteúdo de outros sem lhes dar o crédito é extremamente anti-ético. Já me decepcionei ao ler bons artigos e descobrir, através do Google, que é apenas uma colagem de trechos de outras pessoas.

    Grande abraço a vocês, e obrigado por compartilharem suas idéias aqui.

  7. Guilherme disse:

    Muito bom artigo, dica importante para divelgação de nossos trabalhos.
    Obrigado

  8. Beth Cruz disse:

    Você traçou um bom roteiro para se escrever um bom texto. Parabéns pela bo post!
    Abraço

  9. blognotapreta disse:

    Muito Bom! Esses realmente são passos fundamentais, se não forem observados com cuidado com certeza o retorno será insatisfatório.

    Um abraço!

  10. Anônimo disse:

    Olá, Adelson

    Gostei.
    Uma das coisas que também faço para saber que artigos escrever é usar a o que procuro e não encontro.

    (Em blogs do blogger só consigo comentar com anónima. Porquê?)

  11. Adelson Smania disse:

    @Guilherme: Eu é quem agradeço pela visita e pelo comentário. Voltei sempre.

    @Beth: Obrigado! Espero que o roteiro seja mesmo útil em seu dia a dia.

    @BlogNotaPreta: Concordo com você. Escrever um bom artigo é apenas um pedaço de nosso trabalho. Sem um boa divulgação, não teremos o retorno esperado e merecido!

    @Anônimo: Sua dica é interessante. É mesmo uma forma de preencher a lacuna que existia. Como você não encontrou, outras pessoas também podem estar procurando pela mesma coisa.
    Muito estranho você não conseguir comentar. O que acontece quando você tenta as outras alternativas, como OpenID e Conta do Google?

    Um abraço para todos vocês!

  12. Iara Grisi disse:

    Olá Adelson!
    Antes de mais nada, obrigada pela visita.
    Achei sua postagem muito objetiva e útil para blogueiros iniciantes como eu. O que acha de colocar um pequeno resumo no início antes do link “Leia mais”? Nos blogs que costumo ler em geral vejo apenas o primeiro ou segundo parágrafos; às vezes fica estranho.
    Forte abraço

  13. Adelson Smania disse:

    Olá, Iara!

    Obrigado por sua visita! Fico feliz que o texto tenha sido útil para você.

    Quanto à sua sugestão, ela é bem interessante. Preciso pensar como colocá-la em prática.

    Hoje, o que faço é realmente o que você diz: o início do texto é mostrado na tela principal, e para ver o texto completo é necessário clicar no “Leia mais”. Vou pensar em sua sugestão para os próximos artigos.

    Um abraço e obrigado pela dica!

  14. by sumy disse:

    Gostei do post.
    Há dias que falta inspiração,realmente!
    Abs

  15. Adelson Smania disse:

    Olá, Sumy!

    Obrigado pela visita. E, realmente, todos temos dias em que a inspiração está em baixa. Mas, lendo os artigos que citei, com certeza surgirão novas idéias.

    Um abraço!

  16. Edmilson disse:

    Olá cara,
    o seu Artigo me ajudou muito !
    valeu pelas Dicas !
    Espero melhorar o conteudo do meu blog depois dessas dicas

    abraços e sucesso

    http://www.topjovem.com.br

  17. Adelson Smania disse:

    Olá, Edmilson!

    Torço também para que seu trabalho fique cada vez melhor. Volte sempre, espero poder ajudá-lo nesse processo.

    Um abraço!

  18. Alexandre Forato disse:

    Gostei dessas dicas. Vou tentar aplicar algumas.

  19. Adelson Smania disse:

    Olá, Alexandre.

    Que bom que tenha gostado! As dicas são simples e devem ajudá-lo em seu trabalho.

    Um abraço!

  20. Joseph disse:

    Olá Adelson,
    Tenho lido quase todos os seus artigos, mas resolvi comentar este porque foi o primeiro que li.
    Tenho encontrado na blogosfera muitos artigos onde se pretende ensinar, sobre um determinado assunto. Mas acabam por deixar o principiante no meio da ponte, pois dizem para fazer, mas não dizem como.
    Este seu artigo, por exemplo, é um magnífico modelo do que, em meu entender deve ser feito.
    Você indica a lista do que pretende transmitir,ainda indica "bibliografia"(refiro-me aos links).E em outros posts que já li, ensina passo a passo, como fazer.
    O Adelson tem uma cabeça muito bem arrumada, que se nota pela clareza dos seus posts que além do mais são muito pedagógicos.
    Se eu, que pouco sei, tivesse encontrado textos tão bem estruturados como os seus, certamente já estaria mais adiantado na minha aprendizagem.E provavelmente mais estimulado, para voltar a escrever no meu blog, que está em "estado de coma".
    Vou aparecer mais vezes e tirar algumas dúvidas.
    Fico-lhe grato.

  21. Adelson Smania disse:

    Olá, Joseph!

    Fiquei muito feliz com seu comentário. Que bom que estou conseguindo atingir meu objetivo de ajudar quem precisa gerenciar seu próprio blog.

    Fico ainda mais feliz em saber que você irá "ressuscitar" o seu blog.

    Volte sempre aqui! Espero poder ajudá-lo sempre!

    Um abraço!

  22. xanguinho disse:

    Vivendo e aprendendo, suas dicas são muito criativas e muito fácil de colocar em prática, isso que os blogueiros iniciantes precisam lê.Vou parar um pouco e começar a colocar as dicas que estou aprendendo visitando os blogs realmente bons. seu blog já está nos meu favoritos para mim furça um pouquinho para aprender mais ainda.

    abraços fique com Deus.

    xanguinho

  23. Adelson Smania disse:

    Olá, Xanguinho!

    Seja bem vindo ao Gerenciando Blog. Obrigado pelos seus elogios. Espero que encontre bastante artigos úteis aqui.

    Um abraço e volte sempre!

  24. geralidadesdavida.net disse:

    Para não deixar um link no conteúdo do comentário (eu não gosto) o melhor é usar o OpenID.
    Você pode falara do seu artigo sem colocar o link.
    Valeu pela dica!

    Marco Antonio

  25. Adelson Smania disse:

    Olá, Marco!

    Eu só não elejo o OpenId como meu preferido porque sempre preciso colocar meu nome no final do comentário, como você fez. Como muitos não fazem isso, o comentário parece "impessoal".

    Mas, é mesmo uma ótima "assinatura". Quando o blog não permite o Nome/URL, opto também pelo OpenId.

    Um abraço!

  26. Iúri disse:

    Olá Adelson,

    Esse já deve ser o quarto ou quinto artigo que leio e comento, rsrsrs. Realmente todo o conteúdo do seu site é ótimo!

    Meu blog tem somente poucas semanas que criei, mas minha intenção é escrever conteúdo relevante, expondo principalmente minha opinião, abrindo assim um espaço para discussões e troca de experiências.

    Ah! Teve um comentário que fiz em seu blog que, infelizmente, saiu com um erro de concordância, rsrsrs. Tenho o maior cuidado, mas às vezes escapa.

    Abraço, e sucesso!
    Iúri.

  27. Adelson Smania disse:

    Olá, Iúri!

    Obrigado pelos elogios!

    Seu blog tem algo que valorizo muito: conteúdo original. Isso é mesmo ótimo, pois é a melhor forma de agregarmos valor à internet.

    Torço para que seu blog tenha sucesso e vida longa! Você verá que não é uma tarefa fácil mantê-lo, mas o trabalho é extremamente gratificante.

    Um abraço e seja sempre bem vindo ao Gerenciando Blog!

  28. Ernandes Rodrigues disse:

    Parabéns!
    Prático, claro e objetivo.

    De fato, precisamos pesquisar bastante antes de publicar qualquer tipo de texto. Assim, poderemos evitar erros vários tipos de erros.

    No início, quando engatinhamos no uso do blog, encontramos alguns entraves. Mas a prática leva a perfeição.

  29. Adelson Smania disse:

    Olá, Ernandes!

    Que bom que tenha gostado do artigo. Procurei reunir dicas que acabei mesmo aprendendo com o tempo. Mas, você tem razão: com a prática, esse processo torna-se natural.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  30. Adelson Smania disse:

    Olá, Natan!

    Não se preocupe com o tamanho do comentário. O importante é o conteúdo dele!

    Mas, eu não entendi porque você discorda da escolha do título. Eu o considero extremamente importante! Só leio artigos cujo título eu acho interessante – e tenho certeza de que muitos fazem o mesmo. Por isso, é mesmo necessário especial para a escolha do título de todo artigo.

    Um abraço!

  31. blogdonatan.com.br disse:

    Então Adelson, não é que eu discorde, mas acredito que o tiítulo atraente quando divulgado em um agregador de conteudo traz um retorno interessante.

    Mas acho que no quesito Indexação, fica prejudicado, cito o fato de meus 3 posts estarem indexado na primeira página das pesquisas do google, para as palavras que eu queria que fossem indexado!

    Pois já vi posts muito bem elaborados, não estarem indexados na primeira pagina da palavra chave do mesmo, pois o titulo está atrativo, mas falta a palavra chave no título

    Abraço

  32. webprincipiante.com disse:

    Quando li o titulo do artigo pensei já sei o que ele vai dizer mais estava totalmente errado!!rsrs à dicas que lá no fundo sabia e não lembrava exatamente e outras são de grande importanciae não sabia.
    O de citar links atualmente faço isso,mais acredito que muitos não façam porque querem algo em troca(parcerias) e não fazem por acharem que é propaganda gratuita e perderia leitores,sabemos que em blogs não tem isso e não custa citar algo que complemente o artigo…
    Vou dar uma lida no artigo citado da Sandra.
    Abraço!

  33. Adelson Smania disse:

    Olá, Web Principiante!

    Que bom que o artigo o tenha surpreendido! Realmente, não há nenhum segredo nas dicas que citei neste artigo. Mas, são pontos que precisam ser lembrados e colocados em prática a cada artigo que escrevemos.

    Um abraço e obrigado por sua visita!

  34. Casadavi disse:

    Excelente conteudo , uma grande ajuda para quem esta inicinado um blog . um grande bjo .

  35. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Que bom que tenha gostado! Espero que as dicas sejam úteis.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  36. Batalha Vips disse:

    Olá Adelson , gostei muito desse post. Ultimamente eu estou sem inspiração esse é o principal motivo para eu postar algo de outro blog mais sempre colocando os creditos dos autores , mais eu não me sinto bem fazendo isso pois queria que meu blog fosse totalmente original.

    Abraço !

  37. Adelson Smania disse:

    Olá!

    O melhor é evitar essa tentação e nunca copiar artigos de outros autores. Você pode ser punido, perdendo posições no Google e, em última instância, até tendo seu blog cancelado.

    Como citei no artigo, há várias formas para ter ideias para novos artigos. Espero que sua inspiração volte em breve!

    Um abraço!

  38. Lume disse:

    Olá Adelson!
    Sou iniciante e suas dicas têm me ajudado muito.
    Abraços.

  39. Adriano Luz disse:

    Olá, Lume!

    Fico feliz em poder ajudar! Espero sempre vê-la por aqui.

    Um abraço!

  40. Bento Santiago disse:

    Tudo o que está escrito no artigo é verdade, mas fico desanimado quando vejo que os blogs mais famosos do Brasil vivem de puro besteirol( com raras exceções ). É aquela idiotice dos memes contra o texto planejado e bem escrito.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Bento!

      Realmente, há muitos sites e blogs que vivem apenas de humor, muitas vezes apenas republicando o que já foi visto em outros locais. Mas, como isso é o que atrai o internauta, acaba fazendo escola e "inspirando" muitos a fazerem o mesmo. Uma pena!

      Um abraço!

  41. Adryhana Trigueiro disse:

    Eu só quero agradecer as dicas, pra mim foi de fundamental importância, tenho um blog comecei a pouco tempo, e estou na net, procurando dicas de ajuda para melhorar sempre, então mutio obg!!!
    meu blog: http://emcasacomsofia.blogspot.com.br/ caso vc queira me enviar mais alguma dica!!!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Adryhana!

      Obrigado pelo seu retorno! Fico feliz em saber que as dicas a estão ajudando! Espero que encontre sempre aqui artigos interessantes para colocar em prática em seu blog.

      Um abraço e seja sempre bem vinda!

  42. baixar musica mp3 - CDs, DVDs disse:

    Uma única palavra define a qualidade das informações disponibilizadas neste site: EXCEPCIONAL!.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.