layout Camila Fiori

Trocando o template do blog – Parte 1

Layout O template de um blog define a sua identidade visual. Ele é a primeira impressão que seu visitante terá ao acessar seu blog. Por isso, ele é um dos fatores mais importantes para um visitante decidir se voltará ao seu blog ou não. Blogs com ótimo conteúdo perdem visitantes por possuírem um layout confuso, onde o leitor não consegue encontrar o que quer. A boa notícia é que existem milhares de templates grátis na internet. A notícia ruim é que trocar um template nem sempre é uma tarefa tão simples. O objetivo desta série de artigos é auxiliar quem tomou a decisão de que é hora de mudar a aparência do seu blog. Esta primeira parte é uma introdução ao trabalho, e trata as fases iniciais para a escolha do seu novo template.

 

1. Quando mudar?

Antes de mais nada, a troca do template não deve ser uma tarefa constante. Como eu disse, o template é sua identidade visual, e os visitantes se sentirão perdidos se, a cada vez que entram, virem um layout diferente. Por outro lado, uma mudança de template de tempos em tempos é bem-vinda, especialmente quando ela vem acompanhada de novas funcionalidades para seu blog. Recentemente, troquei o template de meus dois blogs, primeiro o TD Séries e agora o Gerenciando Blog. Vou compartilhar aqui meu processo pessoal para a mudança do template.  

2. Escolhendo um novo template

Para mim, esta costuma ser a fase mais demorada do processo. Justamente pela enorme quantidade de templates disponíveis na internet, o processo de busca por um novo template pode ser longo e cansativo. É preciso ter em mente que o template escolhido deve ter relação com o tema de seu blog. Existem templates mais “sérios”, por assim dizer, que não se enquadram bem em um blog humorístico, por exemplo. Quando procuro um novo template, tenho isso em mente: o template é adequado para o meu conteúdo? Existem inúmeros sites que disponibilizam ótimos templates grátis para download. Cito abaixo alguns bons sites de templates para o Blogger, que é o meu caso, mas diversos outros podem ser encontrados em uma rápida busca pelo Google: http://templatesparanovoblogger.blogspot.com
http://templatesparablogspot.blogspot.com
http://btemplates.com
http://www.blogtemplates.info Faça o download daqueles que você achar mais interessantes e guarde o link de onde você baixou o template, pois você pode precisar voltar ao site para ler as instruções. Isso é realmente importante, porque existem alguns templates que só funcionam corretamente quando as instruções de configuração são seguidas à risca.  

3. Testando o novo layout

Antes de aplicar o novo template em seu blog, é altamente recomendável que você realize testes. Para isso, crie um novo blog que será utilizado apenas para seus testes, caso você não tenha um com essa finalidade. O objetivo desta etapa é permitir que você visualize como ficará o seu blog após a aplicação do novo template. Para que o teste seja mais próximo do real, publique alguns dos artigos de seu blog oficial neste blog de testes. Se você já utiliza o Windows Live Writer, isso é muito simples de ser feito. Se ainda não utiliza, leia o artigo Utilizando o Live Writer para escrever em seu blog, pois isso facilita bastante esta etapa. No Live Writer, siga os passos abaixo:

 

1. Configure a ferramenta para ser utilizada com seu novo blog de testes.
2. Abra o post do seu blog oficial.
3. No menu “Blog”, alterne para o blog de testes.
4. Clique no botão “Publicar”.

O ideal é que você faça isso com alguns artigos, para ter uma experiência mais próxima da real. Um detalhe importante: para evitar que o Google indexe seu blog de testes e considere esses posts como conteúdo duplicado, entre em “Configurações” / “Básico” e marque “Não” na opção “Permitir que mecanismos de pesquisa localizem seu blog?”. Aproveite o seu blog de testes para configurar e testar os widgets que você tem em seu blog oficial, e também para testar outras funcionalidades que você pretenda colocar nele.   Este primeiro artigo da série deve permitir a você se decidir pelo template que efetivamente será aplicado em seu blog. Nos próximos artigos, mostrarei a continuação deste processo, ensinando-o a customizar o template e aplicá-lo em seu blog oficial. Próximo artigo: Trocando o template do blog – Parte 2

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

33 Comentários

  1. HAZEL disse:

    Caro Adelson, parabéns pelo teu blog. Está muito bem organizado, com informação muito útil e com um layout muito bom.

    Gostaria de perguntar uma coisa, pois já pesquisei muito no Google e não consegui encontrar resposta para isso: como posso fazer para que o nome do meu blog apareça automaticamente na caixa de pesquisa do Google, quando digitamos as primeiras letras?

    Muitas vezes, pesquiso sobre outros blogs, e basta digitar as primeiras letras do nome, e aparece logo automaticamente o resto, e com o meu isso não acontece. Não consigo entender porquê, já que o meu blog está inscrito no Google há muito tempo, e sempre aparece nos resultados.

  2. cova-do-urso disse:

    Adelson, este template está excelente, dá um toque profissionalizante e é de muito bom gosto. De certeza que terá imenso sucesso. Parabéns. Abraço.

    António Rosa

  3. Adelson Smania disse:

    @Hazel: Obrigado por seus elogios! A resposta para sua pergunta não é tão simples. O mecanismo que faz com que as palavras sejam sugeridas na busca chama-se Google Suggest.

    Na página http://labs.google.com/suggestfaq.html você tem algumas informações sobre esse mecanismo. Lá, eles informam que “os algoritmos usam uma vasta quantidade de informações para prever as buscas”.

    Em termos práticos, isso significa que, infelizmente, não existe uma receita mágica para seu blog aparecer na busca.

    @António: Obrigado pelos elogios! Fiquei bastant feliz também com sua visita ao TD Séries. Apareça sempre!

    Um abraço a vocês e obrigado pela visita!

  4. HAZEL disse:

    Caro Adelson,

    Obrigada pela simpática visita!
    Agradeço muito pela informação sobre o Google Suggest, que já li toda, e enviei um email para a Google.

    Percebi que não tenho muito a fazer, senão esperar…!

    De qualquer das formas, agradeço muito pela tua resposta e esclarecimento.

    Desejo muita sorte ao teu blog, e estarei sempre por aqui para aprender com as tuas dicas.

    Um abraço de Portugal!

  5. Adelson Smania disse:

    Olá, Hazel!

    Gostei mesmo do seu trabalho! Está de parabéns por ele.

    Tomara que obtenha mais esclarecimentos com o Google. Se quiser compartilhar a resposta aqui quando recebê-la, o espaço é seu!

    Volte sempre, espero que encontre artigos que a ajudem em seu trabalho.

    E fiquei muito feliz com a visita internacional! É mesmo uma honra receber a visita sua e de outros compatriotas seus que visitam o Gerenciando.

    Um abraço!

  6. HAZEL disse:

    Olá, Adelson

    Obrigada! A Casa Claridade é fruto de muito carinho e dedicação.

    A Google respondeu-me, indicando que estão a trabalhar no sentido de melhorarem o glossário, e indicaram-me um link para um fórum sobre esse tema.

    Quando acessei o link, fui direccionada então para um fórum que já não existe (!!!!), e, portanto, é uma situação para a qual não encontrei solução prática, e nem a resposta deles foi concreta.

    Se um dia descobrir como fazer isso, venho contar-te!

    Abraços

  7. Adelson Smania disse:

    Oi, Hazel!

    Obrigado por seu retorno! Fiquei mesmo muito feliz em vê-la trazendo a informação dada pelo Google. Uma pena o fórum não existir mais. 🙁

    Um abraço e sucesso para você!

  8. Normal, mas nem tanto... disse:

    Explicação perfeita!

    Ainda não escolhi o Template.. Mas vou fazer isso logo!

    Beijocas! =)

  9. CENTRO ESTÉTICO BEAUTY HAIR disse:

    Olá, é a primeira vez que entro no seu blog e goste muito, estou querendo mudar meu template, e não sei como fazer então espero que consiga, quem criou o meu blog foi minha sobrinha, pois, eu não sei mexer, mas, como ela anda muito ocupada no trabalho eu estou olhando algumas matéria sobre como fazer isso pra ver se consigo né. tenho medo de perder minhas matérias do blog sabe.tem que ser o be a bá mesmo sabe. qualquer dica será otimo

  10. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Entendo seu medo em mudar seu template. A principal dica que dou para quem está começando é criar um blog de testes e fazer a mudança primeiro nele. Lá você pode errar à vontade, sem medo de danificar seu blog oficial.

    Quanto estiver segura do que está fazendo, aí sim faça a mudança no oficial.

    Um abraço!

  11. John P. disse:

    sinceramente é o melhor blog que já ví!!!!

    I-N-C-R-I-V-E-L!!!!!

    USEI VARIAS DICAS NO MEU.

  12. Adelson Smania disse:

    Olá, John!

    Obrigado pelos elogios! Que bom que as dicas tenham sido úteis para você.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  13. Isabela disse:

    Olá! É a primeira vez que entro neste blogue, está realmente muito bom, parabéns :)…Talvez me possa ajudar a resolver um problema. Hoje de repente o meu template ficou sem imagem, não percebi porquê. Acabei por descobrir a possível razão quando li o seu tutorial ;). Agora tenho que trocar o template, mas não sei como o fazer sem perder os seguidores. Alguma sugestão?(estou hospedada no blogger). Obrigada.

  14. Adelson Smania disse:

    Olá, Isabela!

    Você pode trocar o seu template sem medo, pois não perderá seus seguidores. Os seguidores não ficam gravados em seu template, por isso não há esse problema. Você só precisará voltar a colocar o gadget dos seguidores, caso seu novo template não o tenha.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  15. Isabela disse:

    Agradeço a ajuda Adelson…Bj

  16. Ayla - Music Down disse:

    Adelson, boa noite..

    Parabéns pelo blog, fantástico..

    Vim pedir um "help"..

    Hj ao abrir meu blog me deparei com uma triste surpresa..Meu template ficou branco..rss

    Dá uma olhada please ??? Me ajuda ??? Tô desesperada..

    Abraços e Boas Festas..

    Ayla

  17. Adelson Smania disse:

    Olá, Ayla!

    Pelo que vi, o problema está no site em que estão hospedadas as imagens que seu blog usa (http://www.webpagedesign.ws/jeans2c), que parece estar fora do ar.

    Por isso, uma das recomendações que faço no próximo artigo desta série sobre troca de template é justamente você hospedar as imagens em um site onde só você as utilize.

    Agora, você tem duas opções: se você tiver uma cópia dessas imagens, pode hospedá-las em um site e alterar seu template (as instruções estão no próximo artigo).

    Mas, se você não as tiver, só resta aguardar que o site original volte ao ar. Em último caso, a alternativa é a troca do template.

    Um abraço e obrigado pelos elogios!

  18. Ayla - Music Down disse:

    Obrigada mesmo, mas tô até triste..rs

    Uma, pq meu template voltou e agora saiu do ar novamente..

    Segundo, pq se tiver q trocar o template, não tenho a menor idéia do q fazer..rs

    Resumindo… meu blog q estava ficando tão bom…danou-se..snifffff..

    ( Tenho cópia das imagens do template q tá fora, mas não entendo nadica de nada…buá..rs )

    Abraços..

  19. Adelson Smania disse:

    Olá, Ayla!

    Não fique triste! Se você tem as imagens do seu template, é um pouco mais simples. O primeiro passo, é hospedá-las em um site (sugiro o Webs.com, veja em https://www.gerenciandoblog.com.br/2009/09/webs-otimo-site-para-hospedar-seus.html).

    Depois, se tiver dificuldades com seu template, me escreva em [email protected] e eu a ajudo.

    Um abraço!

  20. Luamar Lopes disse:

    Muito obrigadddaaaaaaaaaaaaaa muito brigada mil vezes me ajudou muito

  21. Adelson Smania disse:

    Olá, Luamar!

    Que bom saber que o artigo a ajudou em seu blog!

    Um abraço e seja sempre bem vinda aqui!

  22. leticia disse:

    poxa queria uma ajudinha, e que meu template nao fica grande tipoo nao ouculto todo o espaço da pagina.. e fica estranho… pensei em excluir.. as tem mas de 9000 visitas (nem sei oque tem de tao legal la) ha template nao ta boom 🙁

  23. Adelson Smania disse:

    Olá, Letícia!

    Você não precisa excluir seu blog: basta trocar seu template para um que ocupe toda a tela, ou alterar o seu para que faça isso. Para esta segunda opção, você precisa conhecer código HTML. Se não conhece, opte pela primeira.

    Um abraço!

  24. Emerson Almeida disse:

    Meu Template é novo, Mais estou Fazendo uma Modificações usando um Blog de Teste para que fique Mais Rápido e Funcional.

  25. Adelson Smania disse:

    Olá, Emerson!

    Essa é mesmo a melhor estratégia: quando seu template estiver funcionando perfeitamente em seu blog de testes, será a hora de colocá-lo em seu blog oficial.

    Um abraço!

  26. Andréia disse:

    Adelson
    o meu template é daqueles que a gente escolhe no próprio blogger. Eu gosto dele, não queria mudar não. Mas ele não tem aquelas guias horizontais embaixo do título e eu acho que se tivesse meu blog ficaria mais organizado.
    Mas eu não entendo uma coisa, se eu escolher outro template terei que ficar obrigatoriamente com o desenho que vem nele, ou poderei aproveitar só o layout?
    Ou será que tem como colocar essas guias sem mudar o template?

  27. Adelson Smania disse:

    Olá, Andréia!

    No Blogger, é simples você colocar um menu logo abaixo do cabeçalho: basta você entrar no Design de seu blog e colocar um novo gadget "Lista de Links", arrastando-o para baixo do cabeçalho.

    E quando você escolhe outro template, você pode sim mudar a figura. No Blogger Template Designer, é só indicar o endereço da nova. Se for um template mais antigo, ainda é possível: é necessário localizar o endereço da figura em seu HTML e substituí-lo.

    Um abraço!

  28. Itiruçu Notícias disse:

    Boa noite, tenho um blog toquei o templates e perdir os seguidores o que pposso fazer agora.
    Agradeço se poder me ajudar.

  29. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Não há relação nenhuma com o template e os seguidores do seu blog. O que pode ter acontecido é um problema com o gadget de seguidores. Minha sugestão é que você o remova e adicione novamente.

    Um abraço!

  30. Carol disse:

    Ola, Adelson, cheguei aqui procurando por ajuda no google, eu tenho um blog que apos algum tempo,mais do que deveria, resolvi trocar o template, e depois de tanto martelar a cabeça pra la e pra ca, ainda me resta um problema, o template se assimila como uma agenda, mas na aparencia da aba que deveria ter uma data, aparece undefined, e eu nao sei o que mudar, ja fui em configurações e acertei a data e nada. Você poderia me ajudar, ate talvez escrever um post sobre isso?
    O Blog em questão é:
    http://www.pelomundocomacarol.blogspot.com
    E outra pergunta, o Blogger e sempre muito complicado mudar o layout, e queria saber se acha que o WordPress e melhor nisso, pois alguns afirmam, outros negam. Eu ja nao sei o que fazer, pois cada vez que preciso mudar de layout e essa procura por ajuda transloucada!

  31. Adelson Smania disse:

    Olá, Carol!

    Pelo que vi em seu blog, você já conseguiu resolver o problema. Sinto não ter podido ajudar!

    Quanto a mudar o layout, eu não vejo grandes dificuldades no Blogger. Pelo contrário: com a ferramenta Template Designer (ou Designer do Modelo), até mesmo quem não conhece CSS ou HTML consegue fazer grandes alterações.

    No WordPress (pelo menos, até onde sei) esses ajustes pela própria ferramenta não são possíveis. Assim, é bastante provável que você continue com os mesmos problemas se mudar de plataforma.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  32. Lesly Monrat disse:

    Oi Adelson, seu blog é muuiito útil, obrigada por compartilhar quebras-cabeças com a gente. Seguinte, estou tentando mudar o template do meu blog, mas sempre que faço isso muitas coisas se perdem e não consigo arrumá-las, será que você pode indicar algum na temática kids que aceite bem o que já tenho no ar. Abraços!

  33. Dicas de jogos 157 Net disse:

    Olá estou querendo mudar de Template no meu blog atualmente ele está bem posicionado no google , e estou com medo de mudar, se eu mudar o template ele vai perder posição no google ou continuar no mesmo ranking?
    obrigado!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.