layout Camila Fiori

Trocando o template do blog – Parte 1

Layout O template de um blog define a sua identidade visual. Ele é a primeira impressão que seu visitante terá ao acessar seu blog. Por isso, ele é um dos fatores mais importantes para um visitante decidir se voltará ao seu blog ou não. Blogs com ótimo conteúdo perdem visitantes por possuírem um layout confuso, onde o leitor não consegue encontrar o que quer. A boa notícia é que existem milhares de templates grátis na internet. A notícia ruim é que trocar um template nem sempre é uma tarefa tão simples. O objetivo desta série de artigos é auxiliar quem tomou a decisão de que é hora de mudar a aparência do seu blog. Esta primeira parte é uma introdução ao trabalho, e trata as fases iniciais para a escolha do seu novo template.

 

1. Quando mudar?

Antes de mais nada, a troca do template não deve ser uma tarefa constante. Como eu disse, o template é sua identidade visual, e os visitantes se sentirão perdidos se, a cada vez que entram, virem um layout diferente. Por outro lado, uma mudança de template de tempos em tempos é bem-vinda, especialmente quando ela vem acompanhada de novas funcionalidades para seu blog. Recentemente, troquei o template de meus dois blogs, primeiro o TD Séries e agora o Gerenciando Blog. Vou compartilhar aqui meu processo pessoal para a mudança do template.  

2. Escolhendo um novo template

Para mim, esta costuma ser a fase mais demorada do processo. Justamente pela enorme quantidade de templates disponíveis na internet, o processo de busca por um novo template pode ser longo e cansativo. É preciso ter em mente que o template escolhido deve ter relação com o tema de seu blog. Existem templates mais “sérios”, por assim dizer, que não se enquadram bem em um blog humorístico, por exemplo. Quando procuro um novo template, tenho isso em mente: o template é adequado para o meu conteúdo? Existem inúmeros sites que disponibilizam ótimos templates grátis para download. Cito abaixo alguns bons sites de templates para o Blogger, que é o meu caso, mas diversos outros podem ser encontrados em uma rápida busca pelo Google: http://templatesparanovoblogger.blogspot.com
http://templatesparablogspot.blogspot.com
http://btemplates.com
http://www.blogtemplates.info Faça o download daqueles que você achar mais interessantes e guarde o link de onde você baixou o template, pois você pode precisar voltar ao site para ler as instruções. Isso é realmente importante, porque existem alguns templates que só funcionam corretamente quando as instruções de configuração são seguidas à risca.  

3. Testando o novo layout

Antes de aplicar o novo template em seu blog, é altamente recomendável que você realize testes. Para isso, crie um novo blog que será utilizado apenas para seus testes, caso você não tenha um com essa finalidade. O objetivo desta etapa é permitir que você visualize como ficará o seu blog após a aplicação do novo template. Para que o teste seja mais próximo do real, publique alguns dos artigos de seu blog oficial neste blog de testes. Se você já utiliza o Windows Live Writer, isso é muito simples de ser feito. Se ainda não utiliza, leia o artigo Utilizando o Live Writer para escrever em seu blog, pois isso facilita bastante esta etapa. No Live Writer, siga os passos abaixo:

 

1. Configure a ferramenta para ser utilizada com seu novo blog de testes.
2. Abra o post do seu blog oficial.
3. No menu “Blog”, alterne para o blog de testes.
4. Clique no botão “Publicar”.

O ideal é que você faça isso com alguns artigos, para ter uma experiência mais próxima da real. Um detalhe importante: para evitar que o Google indexe seu blog de testes e considere esses posts como conteúdo duplicado, entre em “Configurações” / “Básico” e marque “Não” na opção “Permitir que mecanismos de pesquisa localizem seu blog?”. Aproveite o seu blog de testes para configurar e testar os widgets que você tem em seu blog oficial, e também para testar outras funcionalidades que você pretenda colocar nele.   Este primeiro artigo da série deve permitir a você se decidir pelo template que efetivamente será aplicado em seu blog. Nos próximos artigos, mostrarei a continuação deste processo, ensinando-o a customizar o template e aplicá-lo em seu blog oficial. Próximo artigo: Trocando o template do blog – Parte 2

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

33 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.