layout Camila Fiori

Trocando o template do blog – Parte 3

Template Esta é a última parte da série de artigos iniciada com o Trocando o template do blog – Parte 1, onde busquei dar algumas dicas para quem pretende trocar o template de seu blog. Se você leu os dois artigos anteriores, já está com seu novo template escolhido e testado para ser aplicado em seu blog oficial. Aqui, você aprenderá a fazer mais alguns ajustes e a aplicá-lo com segurança em seu blog.  

6. Realizar ajustes para ferramentas

No item anterior, mostrei como fazer ajustes visuais para alterar a aparência de seu template. Agora, o foco são os ajustes para as ferramentas que você utiliza para gerenciar o seu blog. Se você leu meus artigos anteriores sobre o Google Analytics e o Woopra, por exemplo, sabe que existem algumas instruções que você precisa adicionar ao seu template para que elas funcionem corretamente. O mesmo ocorre em ferramentas como o Google Webmaster ou outros mecanismos de busca. O que você precisa fazer agora é copiar o código de seu template antigo para o seu novo template. As dicas: 1. Em uma ferramenta de edição de texto (recomendo o Notepad++), abra o template antigo e o novo, cada um em uma janela separada. 2. Localize as partes do código que foram adicionadas por você. Os códigos normalmente ficam no início do template, com tags “meta”, ou no final dele, antes da tag “</body>”. 3. Copie essas partes para o seu novo template. Aqui vem a dica importante: ao copiá-las, coloque uma “marcação” sua para identificar esses trechos, assim o trabalho ficará muito mais fácil da próxima vez. Eu gosto de colocar minhas iniciais, indicando também o motivo da alteração. Colocando da forma abaixo, o trecho não causará nenhum impacto em seu template:

<!– AFS INÍCIO Google Analytics –>

Com este últimos ajustes, você está com seu template pronto para ser aplicado em seu blog oficial. Salve o template com as alterações em disco, pois é este template que você utilizará a partir de agora.  

 

7. Salvar uma cópia de seu blog oficial

Antes de aplicar o novo template em seu blog oficial, é importantíssimo que você salve uma cópia do template atual do seu blog. Isso é facilmente feito na página de gerenciamento do seu blog, na aba “Layout” / “Editar HTML”, opção “Baixar modelo completo”. Caso ocorra algum problema ao alterar o template, você sempre conseguirá voltar o template original. Outra dica que dou nesta etapa é que você guarde uma “foto”, por assim dizer, do seu layout atual. Assim, visualize seu blog no navegador, capture a tela com a tecla “Print Screen” e cole essa figura num editor de imagens. Isso servirá para você guardar o histórico dos layouts que seu blog teve, e também para que você mesmo possa acompanhar a evolução dos seus trabalhos.  

8. Aplicar o template no blog oficial

Finalmente, é hora de aplicar o novo template, com todas as alterações que você fez, em seu blog oficial.  

9. Testar o blog oficial

Este último passo também é importante: após ter aplicado o template em seu blog oficial, teste todos os links e widgets novamente, para confirmar que estão funcionando corretamente. Isso é importante para evitar que um de seus visitantes acabe descobrindo o problema por você.   Pronto! Você tem agora o seu blog com um novo template aplicado nele. O processo pode parecer complicado, mas é mais simples do que parece. Os passos que citei são importantes para que você tenha segurança do que está fazendo e também para que não perca funcionalidades que você tinha em seu template anterior. Se você quiser compartilhar suas experiências sobre o tema, é só deixar um comentário. Artigo anterior: Trocando o template do blog – Parte 2

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

14 Comentários

  1. Sandra Info-Macross disse:

    Olá Adelson!
    Ótima série para quem usa blogger, aprendi algumas coisinhas com eles!
    Um abraço!

  2. António Rosa disse:

    Adelson

    Estes seus tutoriais são mesmo um bem. Aprendi hoje isso do nofollow. Vou seguir o seu conselho. Bom fim-de-semana.

  3. Adelson Smania disse:

    @Sandra: Obrigado pelo elogio! A série é mesmo mais focada para quem usa o Blogger, mas existem dicas que podem ser aplicadas em outras plataformas também.

    @António: A causa pelo “nofollow” já é antiga e faço mesmo questão de divulgá-la sempre que posso. Fico feliz em ter mais um adepto dessa nobre causa.

    Um abraço a vocês!

  4. Na$k© disse:

    Salve Adelson, estou de volta! hehehe

    Parabeniza-lo pela paciencia e didatica para distribuir conhecimento! Sei o quanto é cansativo mecher com internet e não ser reconhecido!

    Uma dica que deixo aos blogueiros, nunca confiem no metodo de salvar o blog. Ja tive problemas, para reverter, fazendo tudo na “unha”.

    Melhor forma de salvar é o famoso Ctrl C e Ctrl V … Crie uma pasta e nela somente coloque os arquivos referentes ao blog. Copie e cole o codigo no Bloco de Notas(txt) mesmo. Isso serve tanto para o codigo principal como pros gadget.

    Agora queria fazer uma sugestão de post, um tema pouco discutido, mas com bastante importancia. Meta Tags.
    Outro tema que acho de insuma importancia é validação do codigo(w3c). Fiz uma pesquisa, e li em alguns blogs, que não haveria como fazer por conta do template.

    Uma frase para aqueles menos afortunados … Conhecimento é tudo na terra do nada!

    grande abraço

  5. Adelson Smania disse:

    Olá, Na$k©!

    Gostei muito do seu comentário!

    A sua dica sobre o CTRL+C e CTRL+V é interessante. Eu já adoto esse método há algum tempo, mais por comodidade do que por ter tido algum problema com o método “tradicional”.

    Quanto às suas sugestões de post, vou avaliá-las com cuidado. Os temas parecem bem interessantes mesmo!

    E nosso trabalho é mesmo “pesado”, por assim dizer, mas é algo que faço com imenso prazer! A visita e comentários que recebo por aqui já são um grande incentivo para continuar o trabalho.

    Um abraço e obrigado pelo comentário.

  6. marcelo dalla disse:

    Muito bom!!! Mas achei complicado. Será que eu consigo? No aniversário de um ano do meu blog quero mudar tudo, Voltarei aqui pra seguir as indicações à risca. Abraço e obrigado!

  7. Adelson Smania disse:

    Olá, Marcelo!

    Tenho certeza de que você consegue! Se você seguir os passos desta série de artigos, verá que no início você aplicará todas as alterações num blog de testes, então é uma ótima oportunidade de aprender e sentir as eventuais dificuldades.

    Um abraço!

  8. Rosan disse:

    Eu queria mudar o template do meu blog.
    Fiz o dawloads de alguns modelos. Mas diz que são para o novo bloger com XM alguma coisa e não entendi nada. Li todo o teu artigo sobre troca de template e
    fiquei até tonta(não ria).

    gostaria de ser sua vizinha, para bater lá na sua porta e pedir por favor me ajuda, que eu não sei nada…
    vou esperar um tempo e mais adiante vou tentar, quem sabe já me curei da tonteira….
    um abraço.

  9. Adelson Smania disse:

    Olá, Rosan!

    Não é tão complicado assim mudar o template do blog. O fato de serem "templates para o novo blogger" quer dizer que eles servem para o seu, sem problemas. É que antes deste, havia um antigo formato no Blogger (antes mesmo de eu ter meus blogs aqui).

    A dica que eu lhe dou agora é: crie um novo blog só para você testar a mudança de templates (e também outras coisas que você ver por aqui e gostar). Lá, você não terá problema nenhum caso tudo dê errado, pois não haverá nada a perder.

    E conte comigo para o que você precisar de ajuda. Você verá que não é mesmo tão complicado assim.

    Um abraço! E que sua tonteira já esteja curada. 🙂

  10. Prof. Ricardo Leme disse:

    Adelson,

    Inicialmente parabéns pela série de posts, ajudou muito a minha vida!

    Vou colocar aqui no teu blog uma dúvida que quem sabe alguma outra pessoa já passou pela mesma situação… 😉
    Eu estou montando o blog da Fatec Itu e surgiu uma dúvida boba, mas que não estou conseguindo alterar…
    No template que eu estou utilizando, cada post tem um texto no fim com o popular Leia mais…, porém no caso do meu template vem Keep Reading… (Na data da postagem aparece também Posted on)

    O estranho é que se eu procurar no XML do meu template eu não tenho esses textos! Você saberia dizer onde ficariam essas informações? Será que o template possui referência a outro arquivo?

    Para dar uma olhadinha, o blog é: http://fatec-itu.blogspot.com/

    Forte abraço meu amigo!

  11. Adelson Smania disse:

    Olá, Ricardo!

    Que bom que os artigos o tenham ajudado!

    Já vi o novo blog da Fatec e ficou ótimo! É uma ótima forma de divulgar o conteúdo aos alunos e outros interessados.

    Quanto às dúvidas, eu estou analisando seu template e vou enviar as respostas para seu e-mail.

    Um abraço e obrigado por estar sempre por aqui!

  12. Edigley Alexandre disse:

    Olá, Adelson!

    O meu maior medo na hora de trocar o layout por outro é a indexação. É tanto código que as vezes fico perdido.

    Essas dicas me encorajam. Já tenho um layout novo, quase pronto e em breve se tudo ser certo atualizo.

    Abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Edigley!

      Realmente, não é uma tarefa simples trocar o template sem perder funcionalidades ou a qualidade do que atualmente temos.

      Um costume que tenho é sempre identificar no template as mudanças que fiz manualmente, para facilitar a passagem delas para um novo template.

      Um abraço!

  13. Bruno Bezerra disse:

    Olá Adelson, bela postagem!

    Troquei o template de meu blog e quis testar se o código XML apresentava erros. Visitei o site da W3.org e fui até a página ''Validator'' (página bastante temida por webmasters), e inseri o endereço de meu blog. Alguns segundos depois da análise, foi constatado que meu template apresentava 245 erros em toda a sua estrutura. O que eu posso fazer para reverter esse caso?

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.