layout Camila Fiori

Trocando o template do blog – Parte 3

Template Esta é a última parte da série de artigos iniciada com o Trocando o template do blog – Parte 1, onde busquei dar algumas dicas para quem pretende trocar o template de seu blog. Se você leu os dois artigos anteriores, já está com seu novo template escolhido e testado para ser aplicado em seu blog oficial. Aqui, você aprenderá a fazer mais alguns ajustes e a aplicá-lo com segurança em seu blog.  

6. Realizar ajustes para ferramentas

No item anterior, mostrei como fazer ajustes visuais para alterar a aparência de seu template. Agora, o foco são os ajustes para as ferramentas que você utiliza para gerenciar o seu blog. Se você leu meus artigos anteriores sobre o Google Analytics e o Woopra, por exemplo, sabe que existem algumas instruções que você precisa adicionar ao seu template para que elas funcionem corretamente. O mesmo ocorre em ferramentas como o Google Webmaster ou outros mecanismos de busca. O que você precisa fazer agora é copiar o código de seu template antigo para o seu novo template. As dicas: 1. Em uma ferramenta de edição de texto (recomendo o Notepad++), abra o template antigo e o novo, cada um em uma janela separada. 2. Localize as partes do código que foram adicionadas por você. Os códigos normalmente ficam no início do template, com tags “meta”, ou no final dele, antes da tag “</body>”. 3. Copie essas partes para o seu novo template. Aqui vem a dica importante: ao copiá-las, coloque uma “marcação” sua para identificar esses trechos, assim o trabalho ficará muito mais fácil da próxima vez. Eu gosto de colocar minhas iniciais, indicando também o motivo da alteração. Colocando da forma abaixo, o trecho não causará nenhum impacto em seu template:

<!– AFS INÍCIO Google Analytics –>

Com este últimos ajustes, você está com seu template pronto para ser aplicado em seu blog oficial. Salve o template com as alterações em disco, pois é este template que você utilizará a partir de agora.  

 

7. Salvar uma cópia de seu blog oficial

Antes de aplicar o novo template em seu blog oficial, é importantíssimo que você salve uma cópia do template atual do seu blog. Isso é facilmente feito na página de gerenciamento do seu blog, na aba “Layout” / “Editar HTML”, opção “Baixar modelo completo”. Caso ocorra algum problema ao alterar o template, você sempre conseguirá voltar o template original. Outra dica que dou nesta etapa é que você guarde uma “foto”, por assim dizer, do seu layout atual. Assim, visualize seu blog no navegador, capture a tela com a tecla “Print Screen” e cole essa figura num editor de imagens. Isso servirá para você guardar o histórico dos layouts que seu blog teve, e também para que você mesmo possa acompanhar a evolução dos seus trabalhos.  

8. Aplicar o template no blog oficial

Finalmente, é hora de aplicar o novo template, com todas as alterações que você fez, em seu blog oficial.  

9. Testar o blog oficial

Este último passo também é importante: após ter aplicado o template em seu blog oficial, teste todos os links e widgets novamente, para confirmar que estão funcionando corretamente. Isso é importante para evitar que um de seus visitantes acabe descobrindo o problema por você.   Pronto! Você tem agora o seu blog com um novo template aplicado nele. O processo pode parecer complicado, mas é mais simples do que parece. Os passos que citei são importantes para que você tenha segurança do que está fazendo e também para que não perca funcionalidades que você tinha em seu template anterior. Se você quiser compartilhar suas experiências sobre o tema, é só deixar um comentário. Artigo anterior: Trocando o template do blog – Parte 2

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

14 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.