Scroll Top

Hospedagem - 728 x 90

Microsoft publicação

Utilizando o Live Writer para escrever em seu blog

Gerenciando Blog Live Writer Existem algumas formas diferentes para você escrever os artigos em seu blog. As próprias plataformas, como o Blogger e o WordPress, possuem uma interface para permitir a edição de artigos. O Microsoft Word 2007 também permite que você escreva seu artigo e o poste em seu blog. No entanto, nenhuma ferramenta se compara ao Live Writer, uma poderosa ferramenta gratuita da Microsoft, desenvolvida especialmente para facilitar a postagem em blogs. Veja neste artigo como instalar e fazer uso dos melhores recursos que essa ferramenta apresenta, para escrever seus artigos em menor tempo e com maior qualidade. Se você já conhece a ferramenta, veja no final do artigo alguns recursos interessantes que o Writer oferece.  

Instalando

O Live Writer faz parte do pacote Windows Live, que contém também o Live Messenger, por exemplo. Assim, se você tem o Messenger instalado em sua máquina, é possível que você já tenha também o Writer. Procure-o na pasta “Windows Live” do menu de programas do Windows. Caso ele não esteja lá, basta fazer o download gratuito em http://download.live.com/writer. A instalação é muito simples, bastando seguir os passos mostrados pela ferramenta.

 

Configurando

Uma vez instalado, é hora de configurar a ferramenta para escrever em seu blog. Para isso, basta seguir os passos abaixo:

  1. Entre no menu “Blogs”, “Adicionar conta de blog”.
  2. Na tela, selecione o tipo do seu blog. Caso ele seja um blog do Blogger ou WordPress, selecione a opção “Outro serviço de blog”. Clique em “Próximo”.
  3. Digite o endereço do seu blog (por exemplo, http://www.gerenciandoblog.com.br), o seu nome de usuário e senha que você usa para acessá-lo. Se você é a única pessoa a utilizar o Writer, seu trabalho será facilitado se marcar a opção “Lembrar minha senha”. Clique em “Próximo”.
  4. Neste momento, a ferramenta se conectará ao seu blog e baixará os arquivos necessários para exibir o layout da sua página enquanto você escreve. Dependendo de sua velocidade de conexão, esta etapa pode demorar um pouco.
  5. Se o processo foi realizado com sucesso, será exibida uma tela para você confirmar o nome com que seu blog será exibido no Writer. Nessa mesma tela, você pode escolher a opção “Compartilhar meu blog no Windows Live”. Se clicar nessa opção, serão exibidas mensagens em seu Messenger a cada novo artigo que você publicar. Leia mais em Divulgando seu blog: E-mail, Divulgação Pessoal e Live Messenger). Clique em “Concluir”.

Pronto! A partir de agora, o Live Writer está pronto para você publicar seus artigos no blog. Se você possuir outros blogs, é possível configurar a ferramenta para postar em todos eles. Quando você for escrever, basta alternar o blog através do menu “Blogs”.  

Utilizando

Para escrever os posts, o processo básico é extremamente simples. Siga os passos abaixo:

  1. Ao entrar no Live Writer, já será aberta uma página em branco para você escrever uma nova postagem. Basta escrever um título para ela na parte superior da tela. Uma vantagem que você já nota é que o local onde você escreve seu texto já está com o tamanho e visual que ele ficará no blog.
  2. Ao escrever sua postagem, você tem acesso a diversas opções de formatação, como se estivesse no Word. Assim, você pode aplicar negrito, sublinhado etc. Pode também criar listas com marcadores ou numeração. Isso pode ser feito através do menu “Formatar” ou pelos botões da barra principal.
  3. É possível inserir em suas postagens diversos objetos diferentes, como imagens, tabelas, vídeos e outros. As opções estão disponíveis no menu “Inserir” ou na barra de botões.
  4. Quando finalizar seu texto, basta clicar no botão “Publicar”.

 

Recursos Adicionais

Este foi o processo básico. Abaixo, cito algumas das funcionalidades que fazem o diferencial na ferramenta.

Artigos

  • Salvando o artigo antes de publicar: Para evitar perder o seu texto, é altamente recomendável que você salve o seu trabalho regularmente. Para isso, você tem duas opções. Se clicar em “Salvar rascunho”, a cópia ficará apenas em seu computador. Se abrir essa opção e clicar em “Postar rascunho no blog”, a cópia ficará em seu próprio blog, mas sem estar disponível para seus visitantes.
  • Abrindo postagens do blog: Além de escrever novos artigos, você pode também editar um artigo já postado em seu blog, mesmo que ele não tenha sido feito pelo Writer. Para isso, basta clicar na opção “Abrir” e selecionar o seu blog.

Visual

  • Quando o visual atrapalha: Se o template do seu blog possui figuras ou cores escuras, pode ficar difícil escrever no Writer. Neste caso, vá ao menu “Exibir” e desmarque a opção “Editar utilizando tema”. Seu texto será exibido em uma página limpa.
  • Atualizando o tema do blog: Se você mudou o template ou fez outra alteração visual em seu blog, basta entrar no menu “Exibir”, “Atualizar tema” para que o Writer atualize também seu ambiente de edição.

Imagens

  • Configurando imagens: Após inserir uma imagem, se você clicar nela verá diversas opções no Painel de Tarefas, na parte direita da tela (se ele não estiver sendo exibido, vá no menu “Exibir”, “Painel de Tarefas”. Lá, você pode configurar o tamanho, posição, margens e outras opções.
  • Texto alternativo para imagens: No artigo Otimização de blog para o Google: Mais dicas, eu falei sobre a importância de colocar textos alternativos em imagens. Para fazer isso no Writer, basta acessar o Painel de Tarefas da imagens, entrar em “Avançadas” e preencher a caixa “Alternar texto”.
  • Definindo uma marca d’água: Uma forma de impedir que outras pessoas utilizem imagens e fotos suas é colocar uma marca d’água nelas. O Writer também permite que você faça isso, também na opção “Avançadas”, “Marca d’água”.

Ajustes

  • Utilizando a correção ortográfica: É extremamente importante que você corrija seus textos antes de publicá-los. Para isso, basta entrar no menu “Ferramentas”, “Verificar ortografia”.
  • Visualizando a postagem no blog: Antes de publicar a postagem, você pode ver exatamente como ela ficará em seu blog. É só selecionar a pasta “Visualizar” na parte inferior da tela.
  • Realizando ajustes avançados: Se você conhece código HTML, pode ainda realizar ajustes em sua postagem, acessando a pasta “Código-fonte” na parte inferior da tela.
  • Definindo tags ou categorias: O Writer reconhece automaticamente as tags que já estão em uso em seu blog. Ao escrever sua postagem, você pode defini-las na parte inferior da tela. Pode também criar uma nova tag, clicando no botão “Adicionar categoria”.
  • Alterando a data de publicação: Você pode controlar também a data e hora com que o seu post será publicado no blog. Isso é feito pelo controle de data que fica na parte inferior direita da tela.
  • Configurando links: Ao colocar um link para um site ou outro artigo seu, é possível definir opções dele clicando no botão “Inserir hiperlink”. Uma opção interessante de ser configurada (especialmente quando o link indicar para outro site), é “Abrir link em nova janela”, para impedir que o visitante saia do seu site.

  O Live Writer é mesmo uma ótima ferramenta, cheia de recursos interessantes. Espero ter conseguido mostrar as vantagens de uso dela para escrever os seus posts. E você, já usa o Live Writer? Deixe sua opinião ou dica para uso da ferramenta.

Classifique este post


De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

Sobre o autor | Website

Especialista em Marketing Digital, presta Consultoria e auxilia diversos clientes. Amante por blogs, é responsável pela administração dos blogs Afiliados na web, Gerenciando Blog e Mundo Blogger.

116 Comentários

  1. Iara Grisi disse:

    Olá Adelson!
    Uso o Windows Live Writer e também considero uma excelente ferramenta. Já usei plugin do Firefox, o próprio blogger para word e o Live Writter é o melhor.
    Abraços

  2. Adelson Smania disse:

    Olá, Iara!

    Eu uso o Blogger e também já passei pelas mesmas ferramentas que você. Hoje, não troco o Live Writer por nada!

    Um abraço e obrigado pela visita.

  3. Marcos disse:

    Olá Adelson, gostaria de saber se o Blogger aceita tabelas, eu publiquei alguns posts com o Windows Live Writer usando tabelas.
    Publiquei através do Windows Live Writer e na hora ficou uma beleza, porém ao fazer atualização pelo proprio editor (painel) do Blogger.com as tabelas ficaram desconfiguradas.

    Obrigado!

  4. Adelson Smania disse:

    Olá, Marcos!

    O Blogger aceita sim tabelas, sem problemas. Eu mesmo tenho artigos aqui que escrevi com o Live Writer e que possuem tabelas.

    Fiz um teste rápido, publicando um artigo com tabelas e editando-o posteriormente pelo próprio Blogger, e a tabela continuou intacta.

    No entanto, minha recomendação é que, mesmo após publicar o artigo, a edição dele seja sempre feita dentro do Live Writer. No passado, já tive más experiências com outros itens, que também apareciam bagunçados após editar o post dentro do Blogger.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  5. Marcos disse:

    Olá Adelson!

    Obrigado pela resposta, suas dicas foram ótimas e já estou publicando e atualizando os posts pelo Live Writer!

    Um abraço!

  6. Adelson Smania disse:

    Olá, Marcos!

    Que bom que as dicas o tenham ajudado! O Live Writer é uma ferramenta extremamente útil. Faça bom proveito.

    Um abraço!

  7. Profª Andréia disse:

    cara to precisando de uma nova ajudinha…da uma olhadinha no meu blog…la tem umas linhas pontilhadas e umas pretas como e que faço para tiralas…
    vou está muito agradecido se puder me ajudar

    http://madrugasam.blogspot.com/
    boa noite!

  8. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Gostei do seu novo layout! A cor vermelha ficou ótima! Parece que eu conheço essas figuras de algum lugar… risos

    Para remover as bordas, procure no seu template por “border: 1px” . Mude o 1 para 0 e as bordas sumirão.

    Um abraço!

  9. Profª Andréia disse:

    ha, sobre as figuras crie novas e hospedei em um site tinypic.com, so que na hora q mudei, os textos ficaram tortos, ai tive que usar as suas mesmo!risos!
    grato amigo!

  10. allan disse:

    fmz entao…

  11. Letícia disse:

    Oi Adelson,

    Eu de novo hehehe, qmanda vc dar dicas legais??? rsss
    Olha baixei o writer, e estou aqui fazendo meu primeiro post com ele. Seguinte tenho marcadores, não sei se vc chegou a reparar, ficam na coluna esquerda do blog, mas no writer não sei como colocalos. Tipo o que vc tem aqu Marcadores: Microsoft, publicação
    Entende? Qdo cliquei numa opção marcadores ele colocou uma bolinha rsss
    Não tem como colocar marcadores no writer?
    Abraços

  12. Profª Andréia disse:

    grande estava colocando uma barra horizontal…como é q faço pra diminuir a margem de cima???
    grato!

  13. Letícia disse:

    Oi Adelson, eu pra variar rsss.
    Vi num site e achei muto legal uma opção, não sei se é gaget, com os últimos 12 posts do site. Tem como fazer isso no blog?
    http://colunas.epoca.globo.com/bombounaweb/2009/05/24/susan-boyle-e-hoje/#comments
    esse é o link, fica no lado direito, últimos posts
    abraços

  14. Adelson Smania disse:

    @Letícia: Que bom que esteja gostando das dicas! Isso é um bom sinal! risos Vamos às suas dúvidas:
    – No LiveWriter, o que você quer é chamado de “Categorias” e ficam numa caixa bem na parte inferior da tela. Quando você clicar para abrir essa caixa, ele já mostrará os “Marcadores” que você tem em seu blog. Basta marcar o desejado para sua postagem.
    – Para mostrar os últimos posts, existem algumas opções. Uma forma é adicionar um widget de Feed e adicionar o seu feed de posts (http://filhosadotivos.blogspot.com/feeds/posts/default). Outra forma é utilizar o FeedBurner para isso. Em “Publicize”/”BuzzBoost”, ele consegue gerar um código HTML com os seus últimos posts. Você pode usar esse código em um widget de HTML/JavaScript.

    @Profª Andréia: A margem superior é definida pela propriedade “margin-top”. Basta localizar e diminuir o valor dela.

    Um abraço para vocês!

  15. Letícia disse:

    Adelson mas estava querendo dar uma reformulada nos meus Marcadores. Como eu não entedia muito bem pra que ele servia no inicio, fiz uma salada e agora estava querendo arrumar. Tem como excluir alguns marcadores que já existem?
    Hj criei uns efeitos com o álbum de fotos, arei esse recurso, ficou bem legal hehehheh

  16. Adelson Smania disse:

    Oi, Letícia!

    A única forma que conheço para você “organizar” novamente seus marcadores é editando os seus artigos e refazendo os marcadores. Aqueles que não estiverem mais associados a nenhuma postagem automaticamente desaparecerão.

    Quanto ao álbum de fotos, eu vi que ficou mesmo legal em seu blog! Bem bacana!

    Um abraço!

  17. Letícia disse:

    Oi amigoooo,
    hehehehe totalmente enturmada rsssss. Seguinte, como faço para postar com datas anteriores no write???
    Naquela parte dos depoimentos, lá no menu, eu posto todos eles com a data de 08/04, para ficarem mais escondidinhos rssss. Mas no write não achei um lugar onde eu possa alterar a data.
    tem?
    abraços

  18. Adelson Smania disse:

    Oi, amiga Letícia! risos

    Tem sim!

    Para alterar no Live Writer a data de postagem do artigo basta marcar a caixa “Definir data de publicação”, que fica no rodapé direito da ferramenta, e escolher a data desejada, abrindo a caixa ao lado.

    Um abraço!

  19. Letícia disse:

    Aiiiii amigoooooo, tão simples e eu aqui quebrando a cabeça hehehehe
    O q seria do meu blog sem vc rsssss

    Abraços

  20. Adelson Smania disse:

    Oi, Letícia!

    Que bom que deu certo! E você está se virando muito bem com seu blog! Sempre estou por lá acompanhando a evolução dele.

    Um abraço!

  21. Anônimo disse:

    Olá!! Ainda estou em fase inicial de construção de meu blog. Ao tentar usar esta dica, que achei maravilhosa, pois já utilizava o Live Writer para publicações no Live Spaces e estou familiarizado com o mesmo, embora ele seja muito fácil e poderoso.
    Ao começar a configuração do Writer, houve um erro de conexão ao meu Blog, informando que os serviços XML-RPC estariam desabilitados no blog. E dava o caminho (path) para configura-lo. Como estou usando WordPress em plano de servidor, acho legal dar esta dica para quem tiver o mesmo problema: é só efetuar o login no WordPress, acessar “Configurações”, depois “Escrita” e, no campo “Publicação Remota”, habilitar as opções “Protocolo de Publicação Atom” e “XML-RPC”. Pronto Funcionou perfeitamente. OBS: se vc habilitar somente a segunda, pode ser que o Writer não reconheça seu tema, o que será feito através da seleção de “Publicação Atom”.
    Abraços!

  22. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Obrigado por ter vindo aqui compartilhar a sua descoberta! Com certeza, sua dica será útil para muita gente.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  23. Letícia disse:

    Olá amigo, ó eu aqui de novo rsssss.
    Juro que não consegui achar, aí vim pedir um help a vc só para variar um pouquinho hehehhe.
    O writer tem a opção de bloquear comentários no post? Pq os posts que eu faço com informações eu costumava tirar a opção para comentários, mas no writer não achei essa opção e qdo fui tentar editar direto no blog deu uma mensagem de erro. Então acho que não é legal ficar utilizando um e outro, ou utilizo apenas o writer ou apenas o painel de blog.
    Será q vc conseguiu me entender rsssss, espero que sim.
    Abraços

  24. Adelson Smania disse:

    Oi, Letícia!

    Até onde sei, o Live Writer não tem essa opção. Procurei aqui e não encontrei nada.

    Mas, fiz um teste: postei com o Writer, fui no blog, editei o post e removi a opção de comentar. Funcionou sem erros!

    No seu caso, que erro está ocorrendo?

    Um abraço!

  25. Letícia disse:

    Oi Amigo!!!
    O blog está completamente malucooooooo, tem hora que dá erro tem hora que não. Deixa pra lá. Tem hora que dá uma mensagem que não posso abrir o meu próprio blog, olha que folga??? Eu acho que este meu blog está adiquirindo vida própria heheheheh temperamentalllll rssss
    abraços

  26. Adelson Smania disse:

    Oi, Letícia!

    Seu blog deve estar sentimental… risos Mas, se precisar se ajuda, já sabe, é só "gritar".

    Um abraço!

  27. Anônimo disse:

    boas, tenho um problema. Quando faço COLAR ESPECIAL com MANTER FORMATAÇÂO o WLWriter altera sempre as configurações, ficando as configurações do texto por defeito. Como posso alterar o tipo de letra, tamanho , etc… e fiquem por defeito.

    obrigado

  28. R.S disse:

    Ola sou novato por aqui mas Writer é de suma importancia para meu blog.por ser um blog jornalistico.
    tudo bem tá dando um erro na publicação de aruivo.
    tipo a pmatéria sem foto ele publica normal.
    mas quando coloco uma imagem dar o seguinte erro:

    Falha em Carregamento de Arquivo – The remote server returned an error: (403) Forbidden.
    o que faço para solucionar o Problema.
    agradeço e espero que tenha jeito pois é muito importante para o meu trabalho de informação.
    abraços e aguardo respostas.

  29. Adelson Smania disse:

    Olá, R.S!

    Eu nunca havia visto esse erro. Pesquisando sobre o assunto, encontrei este artigo: http://revitize.blogspot.com/2008/10/windows-live-writer-upload-image-error.html. O autor teve o mesmo problema que você. No caso dele, o erro aconteceu após atingir o limite de 500 fotos num único álbum do Picasa (o Live Writer posta automaticamente suas imagens em um álbum). Ele renomeou o álbum original, e o problema foi resolvido.

    Veja se isso o ajuda.

    Um abraço!

  30. Mariana Mantovani disse:

    Olá, eu estou encontrando o mesmo problema

    (The remote server returned an error: (403) Forbidden)

    ao tentar enviar um album de fotos. Segui sua orientção, mas não resolveu o problema…vc tem mais alguma dica?
    Obrigada!

  31. Adelson Smania disse:

    Olá, Mariana!

    Seu caso parece ser um pouco diferente do acima.

    Quando você coloca um álbum de fotos no Live Writer, ele não vai para a conta do Picasa e sim para a sua conta do Windows Live. Então, o problema de "acesso negado" não parece ser no Picasa, e sim no Live.

    Quando você tentou publicar o artigo, ele pediu seu nome de usuário e senha do Windows Live?

    Se preferir, me escreva no [email protected].

    Um abraço!

  32. Iúri disse:

    Olá Adelson,

    Essa é mais uma ótima dica!
    Ontem instalei o WLW, e fiz meu primeiro post nele! Realmente fantástico, pois a visualização dele é bem melhor que a do Blogger.

    Sem falar nas propriedades das figuras, marca d'agua, textos dos hiperlinks, etc.

    Agora, só falta o SEO, hehehe.

    Abraços.

  33. Adelson Smania disse:

    Olá, Iúri!

    O Windows Live Writer é mesmo fantástico! Depois que comecei a utilizá-lo, nunca mais escrevi meus posts em outra ferramenta.

    Quanto ao SEO, tenho certeza de que logo você colocará tudo em prática!

    Um abraço!

  34. Beauté Et Tout disse:

    Oi Adelson, tudo bem? Adorei as dicas do Live Writer, eu tenho mas nunca usei, já até dei uma olhadinha mas não vi exatamente o que ele faz. Vou testar.
    Gostaria muito de saber como coloco essas imagens do "Poderá também gostar de: …..", essas imagens e tal….já vi em alguns blogs, mas não ensinam passo-a-passo.
    Atenciosamente,
    Raquel.
    [email protected]

  35. Adelson Smania disse:

    Olá, Raquel!

    Que bom vê-la de volta por aqui. Vale a pena você conhecer o Live Writer. É a melhor ferramenta que já vi para postar no blog.

    Quanto ao plugin para exibir os artigos relacionados, trata-se do ótimo LinkWithin. Eu escrevi um artigo sobre ele em http://www.gerenciandoblog.com.br/2009/08/mostre-artigos-relacionados-com-o.html.

    Um abraço!

  36. Lívia disse:

    Oi Adelson, estou com o mesmo problema da Mariana. Quando eu tento publicar uma foto ele dá erro e não permite a publicação.
    "The remote server returned an error: (403) Forbidden."

    Adorei seu blog, conheci pelo google e vai pro meu reader, claro!

  37. Adelson Smania disse:

    Olá, Lívia!

    O seu problema parece ser um pouco diferente do da Mariana. No caso dela, o erro acontecia ao enviar um álbum de fotos.

    Você viu a resposta que dei acima ao R.S? Isso resolve o seu problema?

    E obrigado por seguir o blog pelo Reader! Espero que volte sempre aqui.

    Um abraço!

  38. Elivan disse:

    Olá, eu começei a usar o Windows Live Writer há mais ou menos 1 semana e sempre funcionou direitinho, mas da ultima vez que eu fui publicar uma postagem apareceu o seguinte erro:
    O servidor remoto retornou um erro: (500) Erro Interno do Servidor.
    Eu percebi que esse erro se dá somente quando eu tento publicar postagens com imagens.
    Se puder me ajudar agradeço muito.

  39. Adelson Smania disse:

    Olá, Elivan!

    O seu problema continua ocorrendo? Normalmente, o erro 500 ocorre quando acontece um erro no servidor. Como neste caso parece se tratar de um erro no servidor do Picasa, não há o que ser feito, a não ser esperar que ele volte ao normal.

    Como vi em seu blog que há postagens novas com imagens, imagino que tenha voltado ao normal. Se ainda tiver problemas, me avise e verifico mais a fundo.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  40. Elivan disse:

    Depois de um tempo isso parou sim, ai deu para publicar as postagens com imagens.

  41. Los Carneiros disse:

    Olá amigo… Otima Postagem!
    Tenho uma dúvida que você pode ajudar, quando tentava editar uma postagem antiga ela ficava no seu lugar de sempre… se fosse uma postagem de outubro ficaria com a mesma data. Porem agora quando tento editar uma postagem ela fica com a data do dia que estou editando… por favor me ajude!

    P.S: Uso o Writer

  42. Adelson Smania disse:

    Olá, Los Carneiros!

    Estou fazendo um teste em meu blog com o Writer e não ocorreu o problema.

    Uma dúvida: a caixa "Definir data de publicação", que fica no canto inferior direito da tela não está marcada? Deveria estar desmarcada para manter a mesma data anterior.

    Um abraço!

  43. Los Carneiros disse:

    Ola amigo…

    Consegui arrumar o Writer, obrigado pela dica!

  44. sabioblogger disse:

    Cliquei no link para ir a galeria de plugins para writer. E nenhum disponivel, edito o post bacana com todas as imagens corretinho, porém o post é grande quando entro no painel para adicionar o jump break da merda e bagunca toda a formatacao q tinha feito antes. Se fizer o jump e editar no writer depois, fica formatado porem sem jump break

  45. Adelson Smania disse:

    Olá, Sábio Blogger!

    Vou ficar devendo esta resposta para depois. Como estou viajando, estou sem acesso a todos os meus recursos. Assim que eu retornar de viagem, faço os testes e lhe dou uma resposta.

    Um abraço!

  46. Jú Tofolli disse:

    Olá. Adelson!!!

    A muito tempo trabalho com computadores, mas nunca havia surgido interesse em montar um blog, até que surgiu a necessidae. Então aqui estou… Já li muitos dos seus artigos, e achei tudo bem bacana.
    Agora tenho algumas dúvidas; será que pode me ajudar???
    Seguinte: descobri o writer ontem lendo um de seus post, e adorei já que estava quebrando a cabeça pra postar em meu blog. Bom quero muito colocar as fotos uma ao lado da outra, e faço isso no writer, mas qdo publico??? afffff muda toda a configuração, no próprio writer apanho um pouco com os espaçamentos. Como posso resolver isso?
    Outra dúvida é qdo tentei postar um album de fotos, ele não carrega de jeito nenhum. Como faço??? Socorro!!!!!
    Juliana
    http://brinquedodepano.blogspot.com

  47. Adelson Smania disse:

    Olá, Jú!

    Que bom que esteja gostando dos artigos do Gerenciando Blog!

    Uma forma de você trabalhar com imagens e manter sua formatação ao publicar é inserir uma tabela em seu artigo, com uma célula para cada imagem, e colocar as imagens dentro dela. Costumo fazer isso quando preciso que as imagens fiquem lado a lado.

    E qual é o erro que ocorre quando você tenta colocar o álbum de fotos? Ou não ocorre erro nenhum e mesmo assim ele não exibe?

  48. concentrado disse:

    Adelson, gostaria de uma dica. Estou criando uma página para parceria no meu blog. Mais não consigo inserir codígos HTML para os banner do meus amigos?.Por exemplo pegar os códigos da caixa link-me colocar pra reuni todos os meus parceiros em um só lugar.

    Outra dúvida. Como faço pra colocar minha caixa link-me no inicio do texto da parceria para pessoas pegarem meu banner?

    Desde já agradeço.

  49. Adelson Smania disse:

    Olá, Concentrado!

    Você já leu o artigo Criando um banner para o seu site? Lá, no item 3, eu mostro como criar a caixa que você pode publicar na sua página de parceiros para pegarem o seu banner.

    É isso o que você precisa?

  50. Jú Tofolli disse:

    Olá Adelson… td bem???
    Olha consegui colocar as fotos daquele jeito que te falei… foi na raça mas consegui… vou tentar fazer com a tabela pra ver se facilita. Quanto ao album acho q estava dando erro pois eu não os tinha criado dentro no windows live space. Agora tbm deu certo. Acho que vou apanhar um pouquinho no começo né?? Mas Obrigada por td!!!!

    Agora, tenho uma outra pergunta a fazer… Alias são duas: Primeiro é para que serve essa opção que aparece abaixo de nossos comentários "links para essa postagem" e "criar link".
    E a outra é que quando busco meu blog no google, a única maneira de visualiza-lo é digitar seu endereço por completo, e mesmo assim sua descrição sai cheio de htmls. Como faço pra sair uma descrição bonitinha????
    Aguardo sua resposta…
    Obrigada mais uma vez

    Jú Tofolli
    http://brinquedodepano.blogspot.com

  51. Adelson Smania disse:

    Olá, Jú!

    Que bom vê-la de volta por aqui! Vamos às suas dúvidas:

    1. Os links que aparecem após os artigos são seus "backlinks". No Blogger, eles funcionam assim: se uma pessoa que tem um Blogger gostar de seu artigo e quiser escrever sobre ele, ela pode usar a opção "Criar link". Ao fazer isso, ela criará uma nova postagem com um link para a sua, e o artigo dela aparecerá na sua lista e "links para essa postagem". Na prática, quase não vejo isso sendo usado. Se você preferir, pode desativar essa opção em "Configurações" / "Comentários" / "Backlinks", marcando a opção "Ocultar".

    2. A descrição que aparece quando você busca seu blog no Google é controlada por algumas tags que você pode colocar em seu template. As mais importantes são a "title", que mostra o título de sua página, e a "description", que é a descrição mostrada no Google. Você encontrará mais informações sobre o assunto em Otimização do blog para o Google: Conceitos básicos.

    Se ainda tiver dúvidas, é só me dizer.

    Um abraço!

  52. Letícia disse:

    Adeeeeeeelson!!! Mais triste do que não estar ainda usando o Live Writer para facilitar minha vida foi descobrir que ele até já estava instaladinho na minha máquina!!!! rs….
    Amei!!! Agora nem dá mais vontade de postar direto no blogger…. Já instalei pluggins, estou aprendendo várias coisas… muito bom!!!!
    Valeu!!!!!

  53. Adelson Smania disse:

    Olá, Letícia!

    Que ótimo vê-la aqui! E que bom que sua tristeza tenha durado pouco! risos

    O Window Live Writer é mesmo uma ferramenta fantástica. Depois que o conheci, nunca mais fiz minhas postagens de outro modo. Fico feliz mesmo que tenha gostado!

    Um abraço e obrigado pela visita!

  54. Elivan disse:

    Cara eu estou com um problema no WIndows Live Writer.

    Eu não consigo acessar as opções dele. Quando eu vou em ferramentas e depois em opções aparece uma mensagem assim do windows: "Windows Live Writer parou de funcionar. O windows está verificando uma solução para o prolema…"

    Acontece isso também quando eu seleciono uma palavra para colocar um Hiperlink.

    Mas as outras opções continuam funcionando corretamente, apenas quando clico em "Opções" e "Hiperlink" aparece essa mensagem.

    É a primeira vez que ele dá probelma já fazem quase uns 6 meses que eu uso ele, eu descobri aqui no seu blog e nunca deu problema.

    Eu gostaria de saber se você sabe o que pode ser isso, eu tentei reparar o Windows Live mas não adiantou, continua do mesmo jeito. Até ontem a noite ele estava normal, hoje a tarde aconteceu isso.

    Se você souber o que é e puder me ajudar cara, agradeço muito.

    Obrigado!!!

  55. Adelson Smania disse:

    Olá, Elivan!

    Muito estranho esse comportamento do Windows Live Writer.

    Uma tentativa que eu faria é desinstalá-lo e instalá-lo novamente. Já tentou fazer isso?

    Se ainda não funcionar, me avise e vejo uma forma para ajudá-lo.

    Um abraço!

  56. Elivan disse:

    Olha Adelson, eu tentei reparar o Windows Live Writer mas o problema continuou, então eu desinstalei ele, mas eu notei que mesmo depois de eu ter desisntalado, ele continuou funcionando normalmente, como se eu não tivesse desinstalado, então depois eu instalei ele denovo mas o problema continuou.

    Eu pensei em desisntalar o Windows Live inteiro, mas eu decidi esperar para ver se você tivesse alguma solução.

  57. Adelson Smania disse:

    Olá, Elivan!

    A única tentativa que vejo é desinstalar mesmo o Windows Live e instalar a versão mais atual. Torço para que isso resolva o problema!

    O mais estranho é isso ter começado de repente, sem alteração alguma.

    Um abraço!

  58. Elivan disse:

    Olá Adelson,

    Eu estou visitando seu blog novamente, aliás, eu sempre visito ele.

    Mas desta vez eu passei para falar que eu consegui resolver o problema que eu estava tendo no Windows Live Writer.

    Eu fui em um fórum do Windows Live Writer e pedi ajuda lá. Demorou um pouco para que eu pudesse resolver o problema, pois eu tive que enviar alguns arquivos e eles também demoravam a responder.

    Mas enfim, eu decidi passar aqui para colocar a resolução deste problema que talvez possa ajudar mais alguém.

    A solução para o meu problema foi a seguinte:
    "
    Clique em Iniciar(start)> Executar ( Run).

    Então copie esse em "% appdata% Windows Live Writer LinkGlossary" (sem aspas), pressione enter.

    Faça uma cópia do arquivo linkglossary.xml nessa pasta, exclua o original.

    Tente carregar o Windows Live Writer então. Se você nunca usou o recurso de glossário link do Live Writer, você provavelmente pode simplesmente apagar a cópia.

    Se você utiliza-lo, você pode querer abri-lo no Bloco de Notas para que você possa olhar para as configurações que você vai precisar re-entrar."

    Isso foi o que me recomendaram no fórum. Resolveu o meu problema, talvez possa resolver de mais alguém.

    Só relembrando, o meu problema era que quando eu clicava em "Opções", "Contas" ou em "Hiperlink" o Windows Live Writer parava de funcionar.

    Não sei se pode colocar estas coisas nos comentários, mas se não puder você apaga ele ai.

    Valeu!

  59. Adelson Smania disse:

    Olá, Elivan!

    Muito obrigado por ter vindo aqui compartilhar a sua solução! Isso pode realmente ser útil para outras pessoas.

    E claro que pode deixar isso nos comentários. É um complemento importante para o artigo.

    Um abraço e obrigado, mais uma vez.

  60. AlexandrePereira disse:

    Se eu desinstalar (como faço isso ?) o Windows Live Writer inteiro as postagens programadas desaparecem ? Corre o risco de eu apaga-las também e perde-las ?

  61. Adelson Smania disse:

    Olá, Alexandre!

    O Windows Live Writer faz parte do Windows Live Essentials. Para desinstalá-lo, basta procurar esse programa na lista de programas do Windows.

    Quanto às suas postagens, se elas já estão postadas em seu blog com uma data futura, não há risco de perdê-las. Mesmo desinstalando o WLW, ele manterá seus dados na pasta AppData.

    Mas, se você não quer risco algum, a Juliana, do Dicas Blogger, citou um programa interessante para fazer backup do WLW em sua postagem http://www.dicasblogger.com.br/2010/03/backup-do-windows-live-writer.html.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  62. Maria Lúcia Marangon disse:

    Adelson, você pode me ajudar? Onde fica a opção para postar um vídeo que está no meu computador?
    Um abraço.

  63. Maria Lúcia Marangon disse:

    Adelson, mais duas dúvidas: como configurar o tamanho de uma foto e por que a foto da postagem não está aparecendo (como antes aparecia) em um link colocado no meu outro blog? Continua configurado para mostrar miniatura, tanto que, se eu postar pelo blogger, a miniatura aparece.

    Obrigada. Abraços!

  64. Maria Lúcia Marangon disse:

    Oi! Sou eu de novo … rsrsrs…

    Achei como configurar o tamanho da imagem, mas ainda tenho as outras duas dúvidas:
    Não tem como postar vídeo direto do pc?
    Por que a miniatura da foto não aparece no link do meu outro blog, se está configurado para aparecer? Será que configurei alguma coisa errada no Writer?

    Desculpe estar te amolando toda hora, mas você sabe que você é o meu guru. rsrsrs…

  65. Adelson Smania disse:

    Olá, Maria Lúcia!

    O problema das imagens do WLW não apareceram quando somos linkados em outros blogs já me foi reportado por outros leitores e ainda não descobri como acertar isso. O problema ocorre devido ao link estranho que o WLW cria para a imagem. Uma alternativa – embora trabalhosa – é editar o artigo no Blogger após postá-lo e colocar lá a imagem.

    Quanto ao vídeo do computador, essa funcionalidade está em "Inserir" / "Vídeo". Depois, é só escolher a pasta "Do Arquivo". Nessa pasta você deve selecionar o vídeo e preencher as demais opções. Ele será enviado YouTube e publicado em seu blog.

    E pode continuar "amolando" à vontade. Ajudar é sempre um prazer.

    Um abraço!

  66. black™ disse:

    Vai me ajudar e muito!!
    Meu primeiro blog! aehuaehuae
    Carbass
    Valew manim!

  67. Adelson Smania disse:

    Olá, Black!

    Que bom que o post irá ajudá-lo. O Windows Live Writer é a melhor e mais prática ferramenta para publicar artigos em seu blog. Vale a pena!

    Um abraço e sucesso com seu blog!

  68. Leonardo disse:

    Há preciso de ajuda. É o seguinte eu já tinha o live writer mas como num sabia pra que serve nunca tinha usado agora que me interessei fui abrir lá pra ver como é, mas ele não abre
    não aparece mensagem alguma ele simplesmente nem chega a carregar é como se eu não tivesse clicado em nada
    e para piorar eu tentei baixar de novo com o link deste site e nahora de executar o programa ele da um erro e não executa

  69. Adelson Smania disse:

    Olá, Leonardo!

    Qual é exatamente o erro que ocorre quando você tenta instalar a nova versão? E qual é o sistema operacional em que você o está instalando?

    É provável que esteja ocorrendo alguma incompatibilidade ou conflito com outro programa.

    Um abraço!

  70. blogehagora disse:

    Muito interessante, por incrível que pareça eu ainda não conhecia essa ferramenta..hehe

    Muito bom, vou começar a usar a partir de agora..
    Valeu!!

    Cristiane. =)

  71. Adelson Smania disse:

    Olá, Cristiane!

    O Windows Live Writer é, sem dúvidas, e melhor ferramenta para você escrever em seu blog. Depois que começar a utilizá-la, você não irá mais abandoná-la.

    Um abraço!

  72. Mundo Jovem disse:

    Muito bom mesmo esse Live Writer, estou começando a uza-lo e já percebi o quanto me será útil… Valeu pelas dicas.

  73. Menina de Luxo disse:

    Muito boa sua matéria!
    Adorei.

  74. Adelson Smania disse:

    Olá, Menina de Luxo!

    Que bom que tenha gostado! Espero que goste da experiência de escrever os seus artigos no Live Writer.

    Um abraço!

  75. Valéria disse:

    Oi Adelson!
    Tudo bem?
    Ando me atualizando(risos) e instalei o Writer. E agora só poderei postar com ele? meus posts vão ficar lá onde estão os outros no rol de posts editados no blog ou vai ser criada uma nova listagem de posts? Fiz isso, ams com aquela pontinha de incerteza do novo. Ainda mais eu que tudo faço no erro/acerto.rsss
    Mais uma perguntinha, sobre outro assunto, como faço para sincronizar legenda e música em um video no movie maker? peguei uma música que não tem tradução ainda no you tube e peguei imagens e coloquei no movie maker, mas não consigo fazer coincidir o tempo de cada imagem com suas respectivas legendas na música. pode me ajudar?!
    Grande abraço!

  76. Adelson Smania disse:

    Olá, Valéria!

    Quanto ao Writer, poderei ajudá-la: você poderá utilizá-lo tanto para escrever novas postagens quanto para editar as criadas anteriormente pelo Blogger. Da mesma forma, as postagens feitas pelo Writer também aparecerão em sua lista do Blogger e poderão ser editadas por lá.

    Em resumo: independente de onde você fizer a postagem, ela irá para a mesma lista.

    Quanto ao Movie Maker, infelizmente não é minha especialidade.

    Um abraço!

  77. Mirian Barbiere disse:

    Bom dia Adelson

    Sou nova por aqui e me interessei bastante sobre o uso do Windows Writer. Só que, quando fui baixar através do link do seu artigo, apareceu um aviso de vírus. Acabei cancelando o dowload. Pode me explicar? Obrigada
    Mirian

  78. Adriano Luz disse:

    Olá, Mirian!

    É estranho você receber aviso de vírus, pois o Windows Live Writer é um programa disponibilizado pela própria Microsoft. Fiz um teste agora aqui e ele foi baixado sem problemas.

    A única diferença é que o endereço agora mudou. O correto é http://explore.live.com/windows-live-writer.

    Torço para que funcione! É uma ótima ferramenta.

    Um abraço!

  79. JOBTUR disse:

    Adelson!
    Adorei as dicas. Estão ajudando muito na otimização do meu blog!
    Obrigada, Silvia

  80. Arthur h. disse:

    Adelson, o WLW é realmente muito bom, mas encontrei um problema, o meu blog usa o Hack do ''leia mais…'' na pagina principal e quando eu vou fazer a postagem o programa não me deixa fazer a postagem porque o hack impede, não sei o que fazer, o que eu faço para escrever a postagem geral, não a pagina principal!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Arthur!

      Em meu caso, também utilizo o "Leia Mais" e ele funciona corretamente com o WLW. Em meu caso, o "Leia Mais" é o recurso nativo do próprio Blogger, bastando que eu adicione uma "linha de quebra" no ponto em que desejo fazer a divisão.

      Um abraço!

  81. Sweet Lembranças disse:

    Eu não conhecia esse programa, instalei e já estou usando para atualizar meu blog.
    Obrigada por compartilhar essas informações de forma tão clara e objetiva.
    Abraços!

  82. Sweet Lembranças disse:

    Só um detalhe não me agradou muito, ele não mostra antes o estilo da fonte, é preciso selecionar para ver como fica no texto..

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Fico feliz que você tenha gostado do Windows Live Writer! Para mim, é uma ferramenta essencial para escrever os artigos do blog.

      Mas, não entendi bem o problema que você reportou. Em meu blog, tenho estilos diferentes de fontes nos subtítulos e eles são exibidos corretamente. Também fiz um teste alterando a fonte de trechos do corpo do texto e foram exibidos de forma correta.

      Você pode explicar melhor o problema?

      Um abraço!

  83. Osvaldo Gomes disse:

    Ola Adelson!
    Obrigado pelo artigo. Instalei o WLW, é optimo. Mas tenho aqui um probleminha: consigo apenas postar na página principal do meu blog e não vejo como publicar noutra pag. o meu blog tem apenas duas páginas http://pensangolano.blogspot.com/). Tem como postar noutra? Agradecia a ajuda. Hugs!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Osvaldo!

      Na verdade, todas as postagens do seu blog sempre vão para a mesma "página". Isso porque não existe o conceito de "página" no blog nesse sentido.

      Assim, é natural que todas as suas postagens fiquem juntas. Quando você tiver postagens suficientes para ocupar uma página, elas começarão a aparecer divididas.

      Espero ter conseguido ser claro em minha explicação!

      Um abraço!

  84. Beatriz Feijo disse:

    Gostei muito do seu Blog e adorei tb esta sugestão!
    Obrigada
    http://www.maismulherr.com/

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Beatriz!

      Que bom saber que gostou do Gerenciando Blog! Espero que ele possa ser útil para o seu blog.

      Um abraço e seja sempre bem vinda!

  85. Adelaide Veiga disse:

    Hoje descobri através do seu blog o WLW, fui procurar no Google sobre marca d'agua e cheguei aqui. Depois de algumas leituras nos post relacionados, como utilizo o Windows XP procurei instalar o WLW do link deste post de 2009, por ser mais antigo. Porém o programa instalado está em inglês e eu preciso muito também de um editor de texto em português. Finalmente, existe WLW em português para Windows XP.

  86. Sergio disse:

    Olá. Ótimo post. uso há tempo o write, contudo não consigo colocar vídeos do youtube, os atuais, que são em formato inframe, ou de outros seites. Como resolver está questão? Obrigado.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Sergio!

      É simples colocar um vídeo em sua postagem através do WLW. Primeiro, você deve obter o código acessando no Youtube a opção "Compartilhar"/"Incorporar". Depois, é só colar esse código no WLW, mas na aba "Código-fonte".

      Um abraço!

  87. Jakeline Mejorado/Mandala e Yoga disse:

    Olá Adelson!
    Estou criando meu blog baseado em suas dicas, agradeço muito sua disposição e didática em ajudar.
    Tentei instalar o Live Writer , mas como tenho um MAC, não consegui. Poderia me sugerir outra opção?
    Aproveito para dizer que consegui criar um e-mai com meu domínio pelas dicas que você colocou após o google não disponibiliza-lo mais gratuito.

    Mais uma vez obrigada e Parabéns!!!

  88. José David Nunes disse:

    Amigo, Adelson, muito boa a dica para "página não encontrada"
    Abraço!

  89. Carlos Jorge disse:

    Valeu Adelson, ótima ajuda…

  90. Lesly Monrat disse:

    Olá Adelson, tudo bem?

    Instalei o programa, e estou tentando colocar marca d´água nas fotos já publicadas, mas acontece que não estou conseguindo porque não fica disponível este recurso. Pode me ajudar? Obrigada

  91. Zeel Fontes disse:

    Oi, Adelson. Mais um muito obrigado. Acabei de instalar. Estou curtindo demais os novos recursos!

  92. Larissa Alves disse:

    Olá! Não estou conseguindo logar no WLW. Aparece a mensagem que o login está incorreto, mesmo estando correto. Você pode me ajudar?

  93. Emerson Roberto Rosso disse:

    Caro tentei inserir meu blog do blogger e quando tento aparece a mensagem erro de senha e usuario, já não sei o que fazer

  94. Bruxa disse:

    Oi Adelson!
    Vim ler um pouquinho mais. Parece ter bem mais recursos na parte de edição do que o blog, o que seria bem interessante para postar.
    Porém agora fique com um dúvida: Precisa de conexão com a internet apenas para editar?

    Abraços,
    Márcia

  95. LOGOS THERAPEUTICA disse:

    olá Adriano,
    estou tentando configurar o windows live wirte para o meu blogspot – google – e o processo para em login e senha do usuário do blog. O programa informa que os dados estão incorretos, o que não é verdade. Você sabe como se procede nesta situação?

  96. Iracema Brandão disse:

    Olá, boa noite. Seus posts são excelentes. Baixei o Writer, segui os passos, mas na hora em que ele tenta conectar – se ao blog, acusa "usuário ou senha inválidos". O que não procede. Vc teria uma luz? Meu blog é do Blogger. Obrigada, boa noite.

  97. Sileni Machado disse:

    Boa tarde! Poderiam me ajudar, por favor? Há 3 anos uso o WLW e, ao meu ver, é a melhor ferramenta de editor de textos para blogs, porém, 3 dias atrás quando fui publicar um post através do WLW deu a seguinte mensagem: "o nome de usuário ou a senha estão incorretos", mas não estão (são os mesmos dados que uso para acessar o blog). Já desinstalei o WLW e instalei de novo, já alterei a senha do blog… nada dá certo, não sei mais o que fazer! =(
    Tenho 3 blogs adicionados ao WLW, deletei dois na tentativa de adicioná-los de novo, mas nem isso consigo, dá a mesma mensagem! Fiquei totalmente a pé sem o WLW! Poderiam me ajudar, por favor! (Tô rezando aqui por uma luz no fim do túnel!). Desde já agradeço a atenção! Muito obrigada!

  98. António Resende disse:

    Olá, boa tarde. Seus Baixei o Writer, segui os passos, mas na hora em que ele tenta conectar – se ao blog, acusa "usuário ou senha inválidos". Meu blog é do Blogger. Quer o link, o email e a pp estão corretos… O que fazer? Obg pela atenção.
    http://www.autocaravanaspt.blogspot.com

  99. Buffadão disse:

    Iracema e Logos, isto é devido a uma configuração que existe nas suas contas do Google, procure no google sobre "Acesso para aplicativos menos seguros".

  100. Paula Mariano disse:

    Também estou com o mesmo problema da Iracema Brandão. Eu usava normalmente o live writer, mas depois que precisei formatar meu computador, o live writer não aceita mais minha senha/usuário.
    O que pode estar acontecendo?
    Obrigada pela atenção.

  101. Luanda Reinaldo disse:

    Ola, parabéns pela publicação. Gostaria de tirar uma duvida simples, quando baixamos o Live Writer aparece três campos para serem preenchidos: endereço web do blog, nome de usuário e senha. Gostaria de saber desse usuário e senha, já coloquei todos os possíveis usuários e não consigo prosseguir. Obrigada

  102. Luanda Reinaldo disse:

    Ah so lembrando que coloquei como usuário já meu email, mas continua dizendo que são inválidos. Você saberia me informar de onde é este login? obrigada

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!