Dominio: gerenciandoblog.com.br
Chave: 00e39a4dc6309327334fa422703bddd1e83c509f
Hora do cache: 1510957843
Vida do cache: 1511001043
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: 11808bbc6205bade68f0b70c302eaa74d4305945
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Hospedagem - 728 x 90

divulgação serviços

Criando uma página de contato com o Wufoo

Gerenciando Blog Wufoo Os visitantes de seu blog possuem uma forma de enviar uma mensagem privada a você? Caso a resposta seja negativa, esta é uma boa oportunidade para você colocar uma página de contato em seu blog. É muito importante que você forneça essa forma de contato, pois existem assuntos que não podem ou não devem ser tratados num comentário aberto aos demais visitantes. Por exemplo: propostas de parcerias, pedidos de auxílio, críticas e diversos outros assuntos podem soar deselegantes e fora do contexto de seus artigos. Neste artigo, mostrarei uma forma simples e poderosa de fazer isso: o Wufoo.

Em meus blogs, antes de criar a página de contato, já recebi alguns comentários similares a “procurei, mas não encontrei uma forma de contato”. Foi a partir desses comentários que senti a necessidade de abrir esse canal. Inicialmente, resolvi o problema publicando um endereço de e-mail para contato. Isso já é um grande avanço. No entanto, uma página de contato dá um ar mais profissional ao blog.

Existem diversas opções para fazer isso. Das que eu testei, o Wufoo foi a que mais me agradou. Ele possui os quesitos que eu precisava: mensagens em português, boa flexibilidade para customizar a página e é gratuito! Ou quase isso: na versão grátis, você terá algumas limitações: poderá criar apenas 3 páginas e receber 100 contatos por mês. Se você quer apenas criar um form de contato, isso deve suprir sua necessidade.

A ideia é simples: você cria uma página de contato e coloca um link para ela em seu blog. Quando o visitante escrever um recado para você, você receberá um e-mail com a mensagem.
Vamos ao procedimento!
1. Acesse http://wufoo.com/signup/ e clique em “Sign Up” na modalidade “GRÁTIS”.
2. Preencha as informações solicitadas e clique em “Create Account”.
3. Você será automaticamente levado para o “Form Manager”, que é a área onde você gerenciará seus forms. Como você ainda não possui nenhum,deve clicar na opção “New Form” ou “Let’s go make one!” para criar o seu primeiro.
Gerenciando Blog Wufoo
4. Você será levado para a edição do seu form. Agora, você tem duas opções: você pode arrastar os campos da esquerda para a área da direita e criar seu próprio form, ou pode clicar em “Wufoo Form Gallery” (em destaque na imagem abaixo). Esta última opção é a mais simples, pois você já partirá de um modelo pronto. Vou usar esta opção neste tutorial.
Gerenciando Blog Wufoo
5. Na próxima tela, a “The Wufoo Form Gallery”, escolha a opção “2 – Contact Form”. Clique no botão “Customize” para personalizar seu form de contato.
6. Você voltará para a tela do item 4. A diferença é que agora você já terá seu form de contato na área à direita.
Gerenciando Blog Wufoo
7. Agora, você tem a oportunidade de personalizar o seu form. Algumas opções:
– Na aba “Add a Field”, você pode adicionar novos fields que serão preenchidos pelo seu visitante. Por exemplo: você pode colocar uma caixa “Web Site”, para que ele digite o endereço de seu site. Você pode colocar uma caixa “Multiple Choice” para que ele indique o tipo de contato (“Parceria”, “Dúvida”, “Sugestão” etc.).
– Na aba “Field Settings”, você deve selecionar os campos à direita e definir suas propriedades. Por exemplo: em “Field Label”, você altera o texto acima do campo, traduzindo-o para o português. Em “Instructions for User”, você coloca uma mensagem que aparecerá quando o visitante parar o mouse sobre o campo.
– Na aba “Form Settings”, você define as opções do seu form. Aqui, você deve definir o “Form Name”, que é a mensagem que aparecerá no cabeçalho do seu form. Deve também alterar o “Language”, para que as mensagens do sistema sejam exibidas em português. Em “Confirmation Message”, você deve escrever a resposta que será exibida quando seu visitante enviar a mensagem. Você pode marcar a opção “Send Confirmation Email to User”, para que ele receba uma cópia do e-mail enviado.
8. Quando tiver acabado, clique em “Save Form”. Você verá uma caixa com 3 opções: continuar editando seu form, definir notificações de e-mail ou voltar ao gerenciando de forms. Clique na segunda opção para definir como você receberá as mensagens.
9. Você tem 3 opções para ser notificado quando uma nova mensagem for recebida: por e-mail, por SMS (que não funciona no Brasil) ou por RSS. Particularmente, deixo configurado para receber as notificações por e-mail. Neste caso, basta preencher seu e-mail na primeira caixa e definir a opção “Set Reply To” como “Email” (ou o nome do campo que você escolheu no seu form). Quando terminar, clique no botão “Save Settings”.
10. Seu form de contato já está pronto! Você verá uma tela similar à seguinte:
Gerenciando Blog Wufoo
Algumas ações possíveis nessa tela:
Edit: Volta para a edição do seu form.
View: Visualiza seu form, para que você confira o resultado.
Code: Aqui, você obterá o código para utilizar em seu blog. Você pode utilizar o “Link to form” para obter o endereço que utilizará em um menu. Você pode também acessar a opção “Embed Form Code” e publicá-lo na área de HTML de uma Postagem ou Página estática.
11. Você pode ainda alterar o tema do seu form, colocando seu logotipo e as cores do seu blog. Para fazer isso, clique na caixa “Default Theme” acima dos forms e escolha “New Theme”. Você será levado para a tela de edição de tema, onde poderá customizar diversos itens.
12. O resultado final você vê aqui: http://gerenciandoblog.wufoo.com/forms/escreva-para-o-gerenciando-blog/ ou clicando no item “Contato” do menu do Gerenciando Blog.
Gerenciando Blog Wufoo
Pronto! Se você seguiu os passos corretamente, já tem um form de contatos para seu blog. Agora, é só esperar pelas mensagens dos visitantes!
Classifique este post


De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

Sobre o autor | Website

Especialista em Marketing Digital, presta Consultoria e auxilia diversos clientes. Amante por blogs, é responsável pela administração dos blogs Afiliados na web, Gerenciando Blog e Mundo Blogger.

161 Comentários

  1. Lucaimura disse:

    Excelente dica Adelson!!
    Eu já tenho um formulário de contacto no meu blog, mas não estou muito contente, quer com o aspecto final quer com o modo de funcionamento.
    Assim o teu post veio na hora h 🙂

    Um abraço.

  2. Renan disse:

    Adelson,
    Adorei a dica, ja coloquei no meu blog, só gostaria de deixar mais colorido, não tem opção para incluir imagens e tal. Mas estou muito grato pela dica.

  3. HAZEL disse:

    Boa noite, Adelson

    Hoje trago mais uma dúvida cabeluda:

    Em quase todos os blogs que entro (incuindo o meu), o Internet Explorer dá erro, e obriga a fechar a sessão.

    Pesquisei nos fóruns da Microsoft, e alguém aconselho a instalar o Internet Explorer 8 (eu estava a usar o 7). Pois bem, instalei o 8, cheia de esperança de vir a ter o problema resolvido, e afinal… tudo na mesma!

    No Firefox, esses erros não se verificam, porém não consigo adaptar-me a esse navegador, porque vejo sempre as letras meio distorcidas. Não tem a mesma qualidade do IE.

    Posto isto, gostava de saber qual a tua opinião, se também te acontece o mesmo, qual navegador usas…

    Abraço e obrigada

  4. Adelson Smania disse:

    @Luca: Que bom que o meu post chegou na hora certa para você! Eu já uso o Wufoo há algum tempo e estou satisfeito com o resultado. É possível customizar o form de contato para ele ficar bem similar ao template do blog. Espero que você goste!

    @Renan: Realmente, para colocar imagens ele é um pouco limitado. O único local em que vi que isso é possível é no cabeçalho do form, como eu fiz. Mas, se você entrar em "Themes", você consegue deixá-lo mais colorido. Vi o form que você criou e ficou bacana!

    @Hazel: Olá! Gosto de suas dúvidas cabeludas – embora nem sempre eu tenha resposta para elas. risos Nunca tive esse problema do IE fechar com blogs. Eu ia sugerir para você usar a versão 8, mas já vi que não adiantou.
    Fui usuário do IE por anos. Tive rápidas experiências com o Opera, mas não gostei muito. Só mudei de navegador quando foi lançado o Google Chrome. Hoje, sou fã dele e não o troco por nada. Ele é simples, leve, rápido e tem todas as funcionalidades que preciso. Teste e depois me conte o que achou!

    Um abraço a todos vocês e obrigado pela visita!

  5. amorinopolino disse:

    Muito bom seu blog!.
    Gostei bastante
    Espero receber sua visita no meu tbm, fica o convite:
    http://www.pointdaspromocoes.com/
    voltarei maix vzs…
    Abraços…

  6. Adelson Smania disse:

    Olá, Amorinopolino!

    Obrigado pelo comentário! Já passei em seu blog e achei bem bacana.

    Um abraço e volte sempre!

  7. Iara Grisi disse:

    Olá Adelson, caro amigo. Vim acrescentar uma dica ao seu artigo. Já usei o Wufoo mas troquei recentemente pelo FormFacil. Além do formulário de contato dá pra fazer enquetes e outras coisas mais. Além do mais, é nacional. Este é o link: http://www.formfacil.com/
    Abração!

  8. Adelson Smania disse:

    Olá, Iara!

    Dica interessante a sua! Eu não conhecia o Form Fácil. Interessante saber que existe uma ferramenta nacional para fazer isso.

    Obrigado pela colaboração!

    Um abraço!

  9. Elisabeth disse:

    Adorei a dica, muito obrigada.

    =)

    http://bubuscandu.blogspot.com

  10. Adelson Smania disse:

    Oi, Elisabeth!

    Que bom que tenha gostado! Já vi o formulário de contato no seu blog e ficou bem bacana.

    Um abraço!

  11. Letícia disse:

    Oi Amigoooooooo!!!! heheheheh
    Fazia um tempinho que eu não postava aqui hehehe, estou pensando seriamente em seguir essa sua dica e coloca-la no meu blog. O povo tem preguiça de mandar e-mail, mas se já tiver um espacinho no blog com essa função acho que facilita. Migo vc precisa providenciar um selinho para divulgação do seu blog que é tão legal e ajuda tantas pessoas. Faça o seu selinho eu serei a primeira a divulga-lo no meu blog hehehehe, já estou pedindo ajuda para fazer um pra mim tb.
    Abraços

  12. Adelson Smania disse:

    Olá, Letícia!

    Realmente, você anda um tanto sumida! risos Seus comentários são sempre benvindos aqui.

    É importante mesmo ter uma forma de contato para o blog. O Wufoo facilita isso, e pode até ser incorporado ao seu próprio template.

    Nunca havia pensado na idéia do selo! Quem sabe um dia… risos

    Um abraço e obrigado pela visita!

  13. HAZEL disse:

    Obrigada pela resposta, Adelson.
    O Google Chrome é simpático, porém, não visualizo as letras dos blogs da mesma forma que o faço no IE…
    Obigada na mesma, valeu

    Abraço!

  14. rumoliberdadefinanceira disse:

    Adelson,
    Como sempre seu blog me ajudando!

    Muito obrigado!
    Sucesso!

  15. Sandra Info-Macross disse:

    Oi Adelson!
    Quanto tempo!
    POis é, comecei a fazer um formulário de contato para meu blog e adivinha: sem tempo de terminar!
    Um dia eu consigo!
    Um abraço!

  16. Adelson Smania disse:

    @Hazel: Que pena que não possa usar o Chrome. Eu já sou fanático mesmo por ele, e não fico sem. Nunca tive mesmo problemas.

    @rumoliberdadefinanceira: Que bom que continue encontrando dicas úteis aqui!

    @Sandra: Olá! Você andava mesmo sumida daqui. Fico feliz com seu retorno aqui. E estou torcendo para que seus ótimos artigos logo voltem ao Info-Macross.

    Um abraço a todos vocês!

  17. Maurício disse:

    Olá,

    Também há dois plugins muito interessantes para WordPress:
    Contact Form 7 (Takayuki Miyoshi)
    Enhanced WordPress Contact Form (Joost de Valk)
    Já testei todos dois e são muito bons.

    Um abraço.

  18. Adelson Smania disse:

    Olá, Maurício!

    Obrigado pela contribuição. Como meus artigos são mais focados no Blogger, é muito interessante conhecer também o "outro lado".

    Um abraço!

  19. Haqim disse:

    Seu post me salvou,falew mesmo
    mas como vc substituiu "submit" por "enviar?
    Obrigado desde já!

  20. Adelson Smania disse:

    Olá, Haqim!

    Essa opção fica um pouco escondida. Isso é feito na tela de temas (passo 11 do tutorial acima, ou clicando em "Themes" na tela de edição de forms).

    Uma das "properties" do tema é "buttons", onde você pode definir o texto que será exibido no botão de envio.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  21. Marcos Lirio disse:

    Olá, amigo,
    Achei muito interessante esta opção. Apenas gostaria de matar uma curiosidade: quando se clica no botão "enviar" sempre vai entrar um link da Wufoo ou tem jeito de não aparecer?
    Ou por ser grátis isto não pode ser modificado?
    Abraço grande e sucesso!

  22. Adelson Smania disse:

    Olá, Marcos!

    Na versão grátis, é mesmo inevitável mostrar uma página com uma pequena propaganda do Wufoo após enviar a mensagem.

    O que pode ser feito para "disfarçar" isso é incorporar o form de contato a uma página de seu blog (veja um exemplo em meu blog de testes: http://hapkido2009.blogspot.com/2009/08/teste-de-contato.html).

    Para fazer isso, basta ir até a área "Codes" do form, obter o "Embed Form Code" e colá-lo em uma página de seu blog.

    Isso ajuda?

    Um abraço e obrigado pela visita!

  23. Marcos Lírio disse:

    Obrigado pela sua atenção e sucesso sempre!
    Abraço grande.

  24. SmsNeves disse:

    Adelson, ameeeeeeei seu Blog!!! Muito obrigada pela dica, viu?

    Estava procurando algo assim e ainda não tinha encontrado! Obrigada!!!!

    Agora só preciso aprender a mudar o template ou adicionar mais uma coluna no meu Blog. Rs

    Beijão!

  25. Adelson Smania disse:

    Olá, SmsNeves!

    Que bom que tenha gostado do blog.

    Eu uso o Wufoo há bastante tempo e ele é realmente muito bom.

    E se quiser mesmo aprender a trocar o template, é só ler a série de artigos que começa em Trocando o template do blog – Parte 1.

    Um abraço!

  26. SmsNeves disse:

    Obrigada pela visita no meu Blog e pelas palavras!
    No começo é muito difícil.. Navego há tempo, mas gerenciar um é diferente. Rs..
    Obrigada pelo apoio!
    Vou ler tudinho sim.. To precisando aprender, esse template do Blogguer é horrível! Rssss

    Beijão!!!

  27. Gustavo Fernandes disse:

    Adorei sua dica, estava mesmo precisando brigadão !

  28. Adelson Smania disse:

    Oi, Gustavo!

    Que bom que tenha gostado. O Wufoo é mesmo ótimo.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  29. Adauri Almeida disse:

    Já entendi o funcionamento, mas gostaria que ao entrar na página de contato aparecesse logo o formulário como é na sua página.

    abraço…

  30. Adelson Smania disse:

    Olá, Adauri!

    O logo deve ser colocado no "Theme Designer". Quando você o coloca lá, consegue visualizá-lo na parte inferior da tela?

    Após isso, você deve associar o seu tema ao form que você criou. Isso é feito no "Form Manager".

    Se mesmo assim o problema persistir, me escreva no [email protected] e eu o ajudo por lá.

    Um abraço!

  31. Kárcio Sángeles disse:

    Ótima postagem e ótimo blog!!!Parabéns!!

    A muito tempo eu tava procurando um site que fizesse formulários e o Wufoo é melhor que eu achei, esse tutorial ta muito bom, mais eu preferir montar o meu proprio formulario do que pegar um pronto rsrs o site é bem intuitivo.

    Acesse meu blog:

    http://WWW.PALCODAMENTE.CO.CC

    E novamente PARABÉS pela qualidade do blog "Geenciando Blog"

  32. Adelson Smania disse:

    Olá, Kárcio!

    Obrigado por seus elogios! Fico feliz que tenha gostado do Gerenciando Blog. Espero que lhe seja útil também em outras oportunidades. Já estou também visitando seu blog.

    Um abraço e obrigado por sua visita!

  33. Jorge Purgly disse:

    Caro Adelson,
    Criei um formulário e tenho algumas dúvidas:
    1- Como posso substituir no blog o texto fill out my form por Faça Contato! com letras de tamanho maior?
    2- Posso colocar o mesmo formulário em todos os meus 6 blogs? (Simplesmente copiando e colando o mesmo html nos 6 blogs). Fiz isso com o Who is amung us e funciona muito bem, integrando inclusive as informações dos blogs, o que é para mim muito conveniente, já que a proposta dos 6 blogs é de se ter 6 primeiras páginas e um blog complementando o outro, podendo-se facilmente migrar de um para outro como a janela do XeeSM.
    Desde já, muito obrigado por seu continuado apoio. Se cheguei até aqui foi graças a você, sem dúvida!
    Um forte abraço,
    Jorge
    Meu mapa social em
    http://xeesm.com/JorgePurgly
    Meu blog principal em
    http://purgly.blogspot.com

  34. Adelson Smania disse:

    Olá, Jorge!

    Bom ver que está agora investindo no Wufoo! Ele é uma das ferramentas que mais uso em meu dia a dia, tanto para receber comentários quanto propostas de parceria. Vale mesmo a pena!

    Quanto às suas dúvidas:
    1. É sim possível fazer o que você quer. Quando você coloca o link para o seu form em seu blog, você o fez num widget de "HTML/JavaScript", correto? Basta editar esse widget e alterar à vontade o texto e a fonte. Você só precisa garantir que o hyperlink para seu form continue inalterado.

    2. Sim, é possível compartilhar o mesmo form do Wufoo em todos os seus blogs. Basta publicar o mesmo link em todos eles.

    Um abraço e conte sempre comigo!

  35. Jaqueline disse:

    OI Adelson,
    é com o wufoo que posso fazer um formulario também?
    Tipo:qtos vidros de florais deseja?
    obrigado

  36. Adelson Smania disse:

    Olá, Jaqueline!

    É sim possível fazer o que você deseja. Para ter algumas idéias, visite a página de exemplos do Wufoo em http://wufoo.com/examples/.

    Um abraço!

  37. Water disse:

    É a primeira vez que apareço por aqui. Parabés pelo blog, muito útil!

    Gostei do formulário wufoo. Mas estou com um pequeno problema e gostaria de sua ajuda: Gostaria de colocar apenas um campo para nome e ele sempre pede dois(nome e sobrenome). Nos exemplos que vejo por ai saiu com espaço para um único nome. É assim que quero. Como vc fez isso?

    Amigo vc pode rsponder aqui mesmo. aguardo sua resposta.

    Um abraço!

    Waterfire
    Webmaster do AstralService

  38. Adelson Smania disse:

    Olá, Water!

    Obrigado pelos elogios!

    Quanto à sua dúvida: o campo do tipo "Name" vem separado em nome e sobrenome. Para colocar um único campo, você deve colocar um do tipo "Single Line Text", e colocar "Nome" no "Field Label".

    Se você tiver também o campo "Name" em seu formulário, basta apagá-lo.

    Um abraço!

  39. Mônica Bustamante disse:

    Oi, Adelson,

    Adorei as suas dicas e fiz o formulário. Mas achei o link pequeno e não sei como modificá-lo (não entendo HTML/Javascript).
    Então, queria colocar o formulário todo (página inteira) no menu do meu blog, mas entrei no "Full Page Form Code", salvei, mas não sei como aplicar no blog. Por favor, me ajude.
    Obrigada!

    Mônica

  40. Adelson Smania disse:

    Olá, Mônica!

    O "Full Page Form Code" não pode ser utilizado em blogs. Ele só pode ser colocado em sites onde seja possível hospedar uma página HTML completa, o que não é o nosso caso.

    O que você pode fazer é utilizar o "Link to form". Neste caso, você receberá o link para uma página do Wufoo, fora de seu blog (veja um exemplo: http://gerenciandoblog.wufoo.com/forms/proposta-de-parceira/). Basta colocar esse link no menu do seu blog.

    Um abraço!

  41. Coisas da Sisi - Simples e Chique disse:

    Olá!

    Quero fazer um sorteio no meu blog pelo wufoo. Como faço o formulário?

    Simone

  42. Adelson Smania disse:

    Olá, Simone!

    Para criar o formulário, basta seguir as instruções deste artigo. O importante, num formulário para um concurso, é que as pessoas preencham uma forma para você entrar em contato com elas – como e-mail, por exemplo. Quando elas se cadastrarem, ficarão registradas no Wufoo com um número único. Esse é o número que você utilizará no sorteio.

    Para mais informações sobre como realizar sorteios em seu blog, leia o artigo http://www.gerenciandoblog.com.br/2010/08/ganhe-visitas-sorteando-brindes-em-seu.html.

    Um abraço!

  43. Jalls disse:

    Olá. veja eu tentei fazer mas, quando entro na página do WUFOO, apesar de inglês, uso a tradução, lá não tem a parte GRATUITA, a não ser que passei desapercebido. Alguém pode detalhar direito onde exatamente tenho que fazer o cadastro GRÁTIS? estou perdido, obrigado

  44. Adelson Smania disse:

    Olá, Jalls!

    Acabo de ler na página do Wufoo que eles não estão mais oferecendo o plano grátis em algumas áreas do mundo (pelo visto, o Brasil é uma delas) porque os formulários estavam sendo utilizados para a coleta de e-mails para spam, entre outros problemas. Uma pena ter chegado a isso.

    Prometo em breve escrever novo artigo no Gerenciando Blog com uma alternativa ao Wufoo. Uma possibilidade é utilizar o Google Docs, que apresentei no artigo Publicando Planilhas e Apresentações em seu Blog. Há uma opção de Formulário que pode ser utilizada para contato.

    Um abraço!

  45. Jaqueline disse:

    Olá Adelson,
    o wuffo entao não está mais aceitando cadastros? (gratuitamente)

  46. Adelson Smania disse:

    Olá, Jaqueline!

    O Wufoo havia suspendido a inscrição de novos cadastros vindos do Brasil, pois essas contas estavam sendo utilizadas para gerar spam.

    Hoje fiz um teste e aparentemente voltou ao normal. Então, minha dica é: cadastre sua conta o quanto antes para aproveitar que voltou!

    Um abraço!

  47. Jaqueline disse:

    Oi Adelson,
    onde coloco o codigo gerado que vc explica?
    coloquei em paginas mas nenhuma pagina aparece.

  48. Adelson Smania disse:

    Olá, Jaqueline!

    O local onde colocará o código depende do uso que você fará dele: se optar pelo link, ele deve ser colocado em um menu do seu blog.

    Caso opte pelo código JavaScript, ele pode ser incorporado ao HTML de um artigo ou página do seu blog.

    Um abraço!

  49. Sr.D disse:

    excelente tutorial, apesar de estar meio antigo e o site ter algumas novidades ainda assim ajudou muito, parabéns pelo trabalho que ainda continua ajudando muita gente

  50. Adelson Smania disse:

    Olá. Sr.D!

    Felizmente, o Wufoo está sempre trazendo novidades! Continua sendo um ótimo serviço para formulário de contato em blogs e sites.

    Um abraço e seja sempre bem vindo!

  51. Andrei mkt disse:

    Muito bom já está rodando em meu blog. Perfeito.

  52. Adelson Smania disse:

    Olá, Andrei!

    Fico feliz que tenha funcionado para você! Você verá que é uma ótima forma para seus leitores entrarem em contato com você.

    Um abraço!

  53. Ina Gonçalves disse:

    Eu estou com um pouco de dificuldade de postar o código no meu blog, pode me ajudar?

  54. Anônimo disse:

    (TATY) Só é possível colocar como uma postagem?

  55. Adelson Smania disse:

    Olá, Ina e Taty!

    O código HTML gerado pode ser publicado de diversas formas em seus blogs:

    1. Em um gadget do tipo HTML/JavaScript.
    2. Em uma nova Postagem.
    3. Em uma nova Página.

    Em meu caso, optei por colocá-lo em uma Página. Basta entrar na área de Postagens do blog, clicar em "Editar Páginas" e depois em "Nova Página". Depois, é só colar lá o código e publicar a página.

    Se ainda tiverem dúvidas, podem me escrever para [email protected].

    Um abraço!

  56. Julio disse:

    Achei esse tutorial excelente, já coloquei essa ferramente no meu blog e ficou show. Agradeço pelas dicas dadas, sempre acompanho o seu site e aprendo muita coisa.
    Continue com esse trabalho, nós blogueiros agradecemos!

  57. Angelo disse:

    muito legal, precisei de um formulario para contato e achei , foi muito util a dica, estou seguindo,

  58. Adelson Smania disse:

    Júlio e Angelo:

    Fico feliz que tenham conseguido colocar o Wufoo em seus blogs! Já o uso há bastante tempo e ele é muito eficiente.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  59. Anônimo disse:

    Antes de mais nada, parabéns pela postagem.
    Bom, entendi a explicação e consegui fazer "tudo" que queria com essa ferramenta (que me permitiu customizar de forma drástica, que é a coisa que mais gosto). No entanto, ao testar, percebi que se eu clicar em enviar ele envia automaticamente (mesmo que não tenha conteúdo). Portanto, gostaria de saber como definir campos obrigatórios.
    Obrigado.

    Felipe.

  60. Adelson Smania disse:

    Olá, Felipe!

    Isso é possível sim: basta marcar a caixa "Required" para os campos que você quiser que sejam obrigatórios.

    Um abraço!

  61. Aline disse:

    Oi tenho uma duvida, segui todos os seus passos certinho , mas onde colo no meu blog o codigo html?
    Desde ja obrigada!

  62. Adriano Luz disse:

    Olá, Aline!

    Você pode publicar o código HTML em uma postagem normal, ou então em uma página estática. Em ambos os casos, basta você selecionar a opção "HTML" quando for colar o seu código.

    A página estática é a melhor opção. Para saber como utilizá-las, sugiro a leitura do artigo Como criar páginas estáticas no Blogger.

    Um abraço!

  63. Ciro disse:

    Ola Adelson, você ainda irá publicar o post sobre o uso dos formularios do Google docs?

  64. Adriano Luz disse:

    Olá, Ciro!

    Devo fazer isso futuramente! Por favor, cadastre essa sugestão clicando no "Sugira um artigo", na parte inferior da tela, para que os outros visitantes também avaliem a ideia.

    Um abraço!

  65. Cristina Marino de Souza disse:

    olá Adelson,
    Estava seguindo sua orientação para criar um formulário quando vi um engano:
    Na próxima tela, a “The Wufoo Form Gallery”, escolha a opção “3 – Contact Form”. Clique no botão “Customize” para personalizar seu form de contato.
    Na verdade a opção é a número 2
    Espero ter sido útil nessa humilde contribuição,
    Abraço grande!

  66. Linda Mulher disse:

    Olá, eu segui todos os passos, mas na hora de ver como ficou aparece uma página em inglês com um nº 404 e umas coisas escritas. já tentei colocar o código tb no meu blog e diz q a página não pode ser encontrada. Se puder me dar alguma dica do q está acontecendo. obrigada!!!!

  67. Adriano Luz disse:

    @Cristina: Obrigado por sua observação! Como faz muito tempo que escrevi este artigo, é possível que tenha ocorrido alteração no sistema desde então. Já fiz o acerto no artigo.

    @Linda Mulher: O erro 404 ocorre quando a página acessada não foi encontrada. É possível que tenha ocorrido um erro ao criar sua página. Minha sugestão é que você tente realizar novamente o procedimento. Se o erro persistir, me escreva ([email protected]).

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  68. Luci disse:

    Oi Adelson, segui a dica da Iara e usei o FormFácil e achei ele bem mais fácil por ser todo em português. Ele dá dicas e vai orientando como devemos fazer. É bem simples. Fica a dica se vc quiser experimentar e indicar ele também.

    Veja como ficou a caixa do formulário no meu blog:
    http://vivaiona.blogspot.com/

  69. Adriano Luz disse:

    Olá, Luci!

    Obrigado por compartilhar a dica! Outros visitantes já utilizaram o FormFácil e também o elogiaram.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  70. Frases e Textos para Compartilhar disse:

    Oi Adelson, não consegui ir até o fim.
    Não achei o "botão customize". Só cheguei até a tela Contact Form. 🙁
    Voltarei depois, quem sabe.
    Abraço
    Menah Catelli

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Menah!

      O botão "Cutomize" foi substituído pelo "Add to Wufoo", bastando clicar nele para dar andamento ao processo.

      Um abraço!

  71. Cah disse:

    Infelizmente esse wufoo se limita a enviar apenas um formulário por usuário. Sendo assim, ajuda?
    Fui testar no meu blog e, ao tentar enviar um novo formulário surge a seguinte mensagem:

    "Houve um problema com seu envio.
    Lamentamos, mas esse formulário está limitado a um envio por usuário."

    WTH?

  72. Sigma Soluções de Internet disse:

    valeu pelas dicas, porém utilisei o FORM FACIL e achei bem interessante e extremamente fácil.

    http://sigmasolucoesweb.blogspot.com/

  73. wilรмiтн disse:

    So tenho que agradecer era o que procurava,meus parabéns!!!Você é 10…

    supernetfilmes.blogspot.com

  74. Caio Eduardo disse:

    Olá, acabei de criar meu blog, gostaria de saber como eu coloca este formulário no menu contato do meu blog.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Caio!

      Há duas formas para fazer isso:

      1. Criar um item em seu menu e adicionar o link para o formulário do Wufoo, que você obtém na área "Code".

      2. Ou criar uma página estática e incorporar nela o código de seu formulário de contato, que você também obtém na área "Code". Neste caso, o link que você colocará em seu menu é o da página estática.

      Um abraço!

  75. DI FILÓ ACESSÓRIOS disse:

    Oi Adelso!!!
    Parabéns pelo blog, estou adorando, e está me ajudando muuuuito!!!!
    Consegui fazer tudinho no Wufoo, mas na hora de postar na minha página dá o seguinte erro:
    O URL contém caracteres inválidos.
    Nisso eu estou usand o HTML link que vc sugeriu.
    e quando tento as outras opções tb não dá certo….
    Pode me ajudar?!

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Quando você utiliza o HTML Link, você deve criar um atalho em seu blog para que esse formulário seja acessado. Isso pode ser feito no menu do seu blog ou mesmo em um link na coluna lateral.

      Um abraço!

  76. Simone Oliveira disse:

    Seu site tem resolvido minha vida blogueira ultimamente, Adelson. Adorei a dica, ainda não conhecia o Wufoo. Muito bom e muito prático, gostei! Beijos, ótimo domingo!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Simone!

      Fico feliz em poder ajudá-la! Espero que encontre também aqui outras dicas úteis para o seu blog.

      Um abraço e seja sempre bem vinda!

  77. TUPPERWARE & CIA disse:

    Será que alguém poderia me ajudar fiz tudo direitinho, mas não consigo colocar no blog, quando colco o html ele fica só o codigo não fica o formulário…agradeço.

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Recentemente, enfrentei problemas ao tentar incorporar o código do formulário de contato em uma página do meu blog. A solução – embora não seja a melhor – é criar apenas um link para a própria página do formulário do Wufoo.

      A diferença, neste caso, é que os visitantes perceberão que saíram do seu blog para preencher o formulário.

      Um abraço!

  78. Anônimo disse:

    Uma dica é se vc não tiver muitos emails , é criar uma página de sac no sistema http://ww.regentte.com.br/regro/ro_comofunciona.htm e colocar na página, vc ainda consegue monitorar os emails pelo sistema

  79. Priscila Braga disse:

    cadê esse tal botão "customize"?? não aparece!!! como faço?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Priscila!

      O procedimento está um pouco diferente na versão atual. Após escolher a opção "Contact Form", você deve clicar no botão "Add to Wufoo", que aparece acima dele, para poder customizar o seu formulário.

      Um abraço!

  80. SONIA disse:

    OI ADELSON, acabei de criar a página de contato! Adorei e foi tudo grátis por aqui nos US! Abraços!

  81. Patricia Tayão. disse:

    Deu tudo certo, só não sei onde colocar o link de contato no blog.

  82. Rebeca Marota disse:

    Adelson, gostaria muito de parabenizá-lo pelo excelente blog, muito esclarecedor!
    Estou tentando colocar o formulário em uma página do meu blog porém apresenta o seguinte problema – Copio o link HTML e colo na minha página… que aparece é: "Fill out my form!". Mas eu gostaria muito de colocar da mesma forma que aparece em seu blog, o formulário como parte integrante da página e que não abrisse uma página exclusiva para ele. Gostaria que meus visitantes não precisassem sair de meu blog para me enviar uma mensagem. Desde logo, muito grata.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Rebeca!

      Para funcionar da forma como você deseja, você deve copiar não o link, mas o código do form no Wufoo (fica em "Embed Form Code", opção "JavaScript Version") e colá-lo em sua postagem ou página estática (que precisa estar no modo de edição de HTML).

      Fazendo isso, o formulário ficará incorporado à página.

      Obrigado pelos elogios e seja sempre bem vinda!

    • ASP Almeida disse:

      Obrigado pela sua dedicação em nos ajudar Adelson.
      Minha dúvida é a seguinte, eu optei por usar o JavaScript, porém a formatação q realizei no site do Wufoo não foi a mesma q apareceu na minha página de contato.
      Minha formatação é esta: http://maoboss.wufoo.com/forms/posso-ajudalo
      Fica assim na página: http://aspalmeida.blogspot.com.br/p/teste.html
      Certo de sua atenção, agradeço desde já.
      Maurício

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Maurício!

      Pelo que percebi, a principal diferença está no cabeçalho: ele é mostrado no Wufoo, mas não no código JavaScript. Se você quiser manter exatamente o mesmo layout, você precisaria colocar essa mesma imagem em sua página de contato, logo antes do código JavaScript do Wufoo.

      Torço para que funcione corretamente!

      Um abraço!

    • ASP Almeida disse:

      Desculpe minha ignorância mas não entendi. Colocar a imagem antes do código ai os campos não terão funcionalidade, não é?
      Eu fiz o seguinte:
      Em página e criei uma nova em branco; cliquei em HTML e colei os códigos do JavaScript; publiquei e a configuração veio imperfeita. Fiz algo errado?

      Maurício

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Maurício!

      O que quis dizer é que, para manter o mesmo layout da página que você mostrou, basta você adicionar uma imagem com o cabeçalho nessa mesma página, antes do código.

      Dessa forma, ficará primeiro a imagem com o cabeçalho e em seguida o formulário do Wufoo funcionando corretamente.

      Um abraço!

  83. Mara Rúbia: [email protected] disse:

    Olá amigo.
    Adoro o seu blog, tem me ajudado muito pois sou blogueira "de primeira viagem", rs.
    Eu fiz e deu tudo certo. Só achei estranho porque o formulário ficou enorme no meu blog, porque será hein? 🙁 Ficou extendido de uma ponta a à outra. E quando eu o fiz escolhi o tamanho médio para a área de edição das mensagens e o grande para a área de email.
    Me ajuda, please! 🙂
    Obrigada.
    Mara

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Mara!

      Espero que os artigos que você encontra aqui continuem sempre sendo úteis para o seu trabalho!

      Eu procurei o formulário de contato em seu blog, para ver como ficou, mas não o encontrei. Onde ele está disponível?

      Um abraço!

  84. Élida disse:

    Ótimo post. Indiquei ele para um amigo meu.

  85. Monny Souza. disse:

    Entendi como faz no site do Wufoo
    mas não sei como coloco no meu blog.
    Onde eu colo o código?
    Obrigada

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Monny!

      A resposta depende da opção que você escolheu. Se você escolheu gerar apenas um link, ele pode ser publicado em um menu de seu blog. Caso você tenha optado por gerar o código-fonte, ele deve ser incorporado a uma página estática ou postagem de seu blog.

      Caso ainda tenha dúvidas, informe-me o que você deseja fazer e explicarei com mais detalhes.

      Um abraço!

  86. Anônimo disse:

    se o usuário tiver um NEXTEL o serviço de receber notificações é disponivel para o Brasil…

    eu uso!

  87. Edigley Alexandre disse:

    Olá Adelson!

    É a que eu uso desde o começo do blog. Excelente.

    Abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Edigley!

      Eu já o utilizo o Wufoo desde que escrevi este artigo (ou seja, 3 anos) e o acho um excelente produto!

      Um abraço!

  88. Glaucia Cisotto disse:

    Olá, gostei muito de suas dicas estou usando várias.
    Poderia me ajudar a encontrar "link de contato do meu blog."
    Utilizo: http://30vezesmais.blogspot.com.br/

    Code: Exibe o código HTML que você utilizará para disponibilizar o form em seu site. Você verá diversas opções. Eu uso o “Link to Form”, opção “Use this HTML Link in a Webpage”. Esse é o código que coloco no link de contato do meu blog.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Glaucia!

      O "link de contato" é um link que você pode colocar um seu menu ou mesmo em um gadget da barra lateral, onde seus visitantes clicarão para ter acesso ao formulário de contato. Neste caso, o formulário ficará em um endereço do Wufoo, fora do seu blog.

      É a opção mais simples para ter o formulário de contato em seu blog.

      Um abraço!

  89. Banca Wisdom disse:

    Olá Adelson, fiz a conta no Wufoo porém não consigo adicionar um ícone de contato como você fez no cabeçalho do seu blog. Claro, aqui na sua página existem vários botões abaixo do cabeçalho como Assinatura Anuncie e Índice.
    Se puder me sugerir um link que ensine a fazer estes botões ficaria grato, quero utilizar em meu blog.

  90. ♥๑♥ Ana ♥๑♥ disse:

    Ok, fiz tudo que vc disse, mas no final o código html não funcionou, gostaria de saber pq, já que o formulário ficou certinho..

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Ana!

      Eu já enfrentei problemas em alguns blogs ao tentar incorporar o código do Wufoo a uma página. Neste caso, uma forma de contornar o problema é apenas publicar o link em seu blog para a página do próprio Wufoo.

      Um abraço!

  91. Anna Layena disse:

    Obrigada Adelson, aprendi bastante com seu blog e pude melhorar bastante o meu. Quebrei um pouco a cabeça com esse aqui então tive que comentar.rsrsrs

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Anna!

      Fico muito feliz em saber que os artigos do Gerenciando Blog estão sendo úteis para a evolução do seu blog!

      Um abraço e seja sempre bem vinda!

  92. Dieine Rocha disse:

    Oi! Resolvi criar meu blog hoje e dei de cara com este aqui!! Muito bom, muuuito bom mesmo!
    Obrigada pelas dicas!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Dieine!

      Espero que você consiga encontrar aqui bastante dicas para utilizar em seu novo blog! Precisando de ajuda, é só comentar no artigo em que você tiver dúvidas. Será um prazer ajudá-la!

      Um abraço!

  93. otaku-pride-xd-xd disse:

    Ola!

    Eu estou com uma dovida!
    Mais exatamente em que parte do html eu devo colar esse código???
    Pois esta dando erro na hora de salva o html…
    me ajude por favor!

  94. Flávia Goffi Ozório disse:

    Adorei!! Foi muito útil pra mim.

  95. Cristina Mota disse:

    Não consegui deixar o formulário na página de Contato como é o seu aqui no site. Só consegui um deixar um link para o formulário. Mas está funcionando muito bem. Mesmo assim, voce sabe como deixar o formulário direto na página de Contato do blog?

    Obrigada pelas informações!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Cristina!

      Coloquei instruções no artigo para mostrar como fazer isso. Veja no item 10, em "Code", como proceder.

      Um abraço!

  96. Miguel disse:

    Onde aparece o URL, não consegui passar para meu blog.

  97. Clécio disse:

    Muito obrigado pelas dicas,sou novo nesse mundo dos blog e com certeza aqui no seu
    estou aprendendo bastante!!!
    ja estou a espera de contatos!!!rsrs

    abraço.
    Clécio

  98. Vereador Marcelo Drumond disse:

    Olá Adelson, estou aqui mais uma vez:
    Item 10 – "Code: Aqui, você obterá o código para utilizar em seu blog. Você pode utilizar o "Link to form" para obter o endereço que utilizará em um menu. Você pode também acessar a opção "Embed Form Code" e publicá-lo na área de HTML de uma Postagem ou Página estática."

    Esta foi sua orientação. Desejo colocar o formulário aberto na página criada através do menu de contato. Tenho o código conforme indicado por você, porém onde e como devo colocá-lo na página criada para contato para quando alguém clicar no menu seja aberto o formulário? Agradeço por sua ajuda!
    Ana Porto
    http://www.nitportalsocial.blogspot.com

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Ana!

      Você deve editar a página onde ficará o formulário de contato e acessar a aba "HTML" dessa página. É lá que você deve colar o código gerado pelo Wufoo.

      Um abraço!

    • Nit Portal Social disse:

      Olá Adelson,

      Em que trecho do HTML editado da página devo colocar o código gerado pelo Wufoo?
      Na verdade, foram gerados diversos códigos, dentre eles o que consta no ítem Copy and "Paste this Code into Your Website or Blog Post", seria esse?
      Um abraço, amigo e me desculpe por tantas perguntas!
      Ana Porto
      http://www.nitportalsocial.blogspot.com

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Ana!

      O código é exatamente esse! Você deve utilizar a primeira versão ("JavaScript Version (Recommended)"). Somente se ela não funcionar é que você deve tentar a segunda.

      Um abraço!

  99. Gaby disse:

    Olá Anderson, eu gostaria de mudar o e-mail que coloquei no Wufoo que enviará as perguntas que me farão.
    Como faço?
    Também queria saber como mudo o follow de assinaturas.
    Abraço.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Gaby!

      Para isso, você precisa entrar em "Account" e clicar em "Change user information". Lá você poderá alterar o seu e-mail.

      Quanto à outra parte da dúvida, não entendi. O que exatamente você deseja fazer?

      Um abraço!

  100. Fabiola Paschoal disse:

    Coloquei o formulário numa página estática, mas gostaria de saber como eu faço para responder quando alguém envia uma pergunta. Tipo, tem uma maneira de eu já responder diretamente pelo próprio comentário da pessoa (como funcionam os comentários de blogs por exemplo) ou eu preciso ver o e-mail dela na respostaa e retornar "manualmente"?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Fabiola!

      A cada contato recebido, você receberá um e-mail (desde que tenha configurado o Wuffo para isso). Essa é a mesmo a única forma para você retornar os contatos recebidos.

      Um abraço!

  101. Fernanda Scafi disse:

    Yes! Agora sim, consegui o que queria rs Não personalizei com logotipo e tal pq ainda tenho que fazer um melhor para o blog rs Se quiser conhecer, é http://taindopraonde.blogspot.com.br/. Aos poucos estou adicionando umas sugestões daqui lá no blog. Comecei tudo isso na internet atrás de "como colocar um mapa do google maps no post" e não só o link para abrir em outra página e ai fui fuçando, achei seu site e ontem o que mais gostei que coloquei lá foi a opção de mostrar outras sugestões de leitura no final do post.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Fernanda!

      O Wufoo é mesmo ótimo! Eu o uso há anos e já tenho até uma conta paga nele. Foi o melhor serviço para criar uma página de contato entre todos que testei.

      E espero que continue entrando nos demais artigos!

      Um abraço!

  102. . disse:

    Muito bom seu blog.
    Eu estou precisando de ajuda as mensagem do formulário não esta chegando no email cadastrado,poderiam fazer um passo a passo para eu ver onde errei.
    Desde já agradeço.

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Confirme se o endereço de e-mail está correto seguindo os passos abaixo:

      1. Acesse a opção "Notifications" abaixo do formulário de contato que você criou.
      2. Verifique se o seu e-mail está preenchido corretamente em "To My Inbox" / "Your Email Address".

      Um abraço!

  103. Nina Marinho Manzi disse:

    Seu site é maravilhoso! Obrigada pelas dicas!

  104. Lene Resieri disse:

    Quero mais uma vez registrar os meus parabéns pelos artigos publicados em seu blog, são sempre muito úteis e confiáveis. Abraços

  105. Primavera Noise disse:

    Olá, Adelson eu fiz todos os processos de criação do formulário de contato e não deu certo.
    Na opção: 9. Você tem 3 opções para ser notificado quando uma nova mensagem for recebida: por e-mail, por SMS (que não funciona no Brasil) ou por RSS. Particularmente, deixo configurado para receber as notificações por e-mail. Neste caso, basta preencher seu e-mail na primeira caixa e definir a opção “Set Reply To” como “Email” (ou o nome do campo que você escolheu no seu form). Quando terminar, clique no botão “Save Settings”. eu optei pela ''email'' e salvei, mas não fui redirecionado para a opção: 10. Seu form de contato já está pronto! Você verá uma tela similar à seguinte:
    Essa tela não apareceu.

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Houve algumas pequenas mudanças na interface do serviço.

      Mas, você está recebendo corretamente as notificações por e-mail?

      Um abraço!

  106. Emanuelle Lima disse:

    Obrigado pela dica!Antes usava JotForm e sempre dava erro, Wufoo até agora têm sido bem mais eficiente.
    Beijos,
    http://misssorrisos.blogspot.com.br/

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Emanuelle!

      Que ótimo saber que gostou do Wufoo! Eu já o utilizo há diversos anos, e nunca tive problemas com ele.

      Um abraço!

  107. planning forza disse:

    Bom dia Adelson,

    obrigada pelas dicas… Com o seu passo a passo eu consegui desenvolver meu formulário muito bem. Mas precisava que ele só fosse respondido 1 vez por participante. No meu caso vou disponibilizar a pesquisa via email (link), existe alguma possibilidade de limitar?

    Obrigada,
    Thais!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Thais!

      Há uma forma de você tentar bloquear isso: após criar o seu formulário, edite-o e acesse a aba "Form settings". Nela, marque a opção "Allow Only One Entry Per IP".

      Um abraço!

  108. Thiago D. disse:

    Bem útil essa dica, mais assim, tinha feito no começo um fórum, que coloquei até no Menu, seria a mesma coisa?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Thiago!

      Não. O formulário de contato é diferente do fórum. No fórum, toda a conversa fica aberta e disponível para os visitantes. O formulário de contato serve para que as pessoas possam contatá-lo de forma privada e direta.

      Um abraço!

  109. Vem Comigo disse:

    Olá, Adelson! Não consigo visualizar no meu blog no Blogger iserido o codigo html link no gadget. Que faço? Obrigada

  110. Vocal Kiriu's disse:

    Cara, obrigado pela dica, me ajudou e muito! Valeu mesmo a força ai…sucesso pra vc!

  111. Yan Shay disse:

    Eu consegui tudo perfeitamente ,mas o problemas é aonde eu coloco o codigo no HTML ,sera que podia me dar uma força ?

  112. Pedro Lucas disse:

    nao acho o botao de customize

  113. Anônimo disse:

    Olá Bom Dia,

    Gostaria de saber como traduzir a mensagem de confirmação de cadastro do Wufoo que aparece em inglês, seria esta mensagem que aparece" Great! Thanks for filling out my form!"

  114. Amanda Kelly disse:

    Boa noite!
    Gostaria de agradecer por esse post, mesmo depois de alguns anos em que foi postado ele foi extremamente útil para mim. Obrigada!

  115. O que foi, Brendex? disse:

    Obrigada pela dica, seu blog é o primeiro que procuro quando estou com alguma dúvida.
    http://oquefoibrendex.blogspot.com.br/

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!