Google SEO Camila Fiori

Google atualiza PageRank novamente

GooglePageRank Pouco menos de um mês após a última atualização, ocorrida na final de maio, o Google mais uma vez surpreende a todos e libera novos números atualizados dos PageRanks dos sites. Veja neste artigo como saber o novo PageRank do seu blog e que impacto isso terá. Como expliquei no artigo Atualização do PageRank do Google, o PR é um número entre 0 e 10 e expressa a importância que o Google dá a cada site que ele indexa. Quanto maior o PR, mais significativo é o site para o Google. Esse é um dos fatores que faz com que um site apareça antes do outro nas buscas realizadas no Google. Por isso, o aumento desse número é uma preocupação natural de quem gerencia um site ou blog. O principal fator utilizado no cálculo é o número de sites que possuem links para o seu. Extremamente importante é também o PR desses sites: possuem mais peso os links feitos por sites que possuem uma boa classificação. Como eu defendo também naquele artigo, o PR não é único fator importante. O conteúdo do site sempre será a melhor forma de otimização. Sem isso, você dificilmente conseguirá links de qualidade. Na atualização de hoje, o TD Séries, meu outro blog, manteve seu PR 3. Já o Gerenciando Blog, que possuía  foi pego num mau momento: como fiz minha migração para o domínio próprio esta semana, estou com o PR igual a zero. Eu já esperava por isso, como comentei no post Mudança para domínio próprio. Uma ironia nisso: de acordo com as ferramentas que mostram o PR, meu domínio anterior, gerenciandoblog.blogspot.com, teria agora um PR 3! Continuo agora trabalhando para recuperar e superar esse valor. Quer saber o PageRank do seu site? Utilize a “toolbar” do Google para Internet Explorer (mais detalhes neste link)ou visite um dos sites abaixo: http://www.blogeweb.com/calcular-pagerank/index.php
http://www.marketingdebusca.com.br/pagerank E quanto ao seu blog? Qual seu PR atual? Houve alteração nesta atualização? Deixe seu comentário aqui!

 

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

18 Comentários

  1. Montardo disse:

    Fui rebaixado! Realmente fiquei surpreso com o pagerank de 4 na atualização de maio (antes era 3, para o qual voltei nesta nova atualização). Acho que 4 era um tanto quanto exagerado, mas fico na dúvida quanto aos critérios, pois o meu blog mantém um crescimento regular.

  2. Adelson Smania disse:

    Olá, Montardo!

    O cálculo exato do PageRank é um mistério. Encontrei uma ótima explicação (embora em inglês) para o cálculo em http://www.webworkshop.net/pagerank.html.

    Uma possível explicação para seu caso é que os sites que possuem links para o seu tenham sido rebaixados, causando a conseqüente redução de seu PR. Mas, é só uma teoria. Difícil saber com exatidão o que houve.

    De qualquer forma, um PR 3 é um número respeitável!

    Um abraço e obrigado pela visita!

  3. Fabio Lima disse:

    Não entendi!
    Na atualização de Maio tive meu PR de 1 para 2.
    Agora depois dessa de Junho estou em -1!
    Não fiz alterações no blog que pudessem justificar isso, pelo contrário, postei artigos que foram mais populares que o normal!
    O que pode ter ocorrido?
    Alguém?

    Adelson parabéns pelo blog.

    Fabio Lima

  4. Adelson Smania disse:

    Olá, Fabio.

    Alguma variação de uma atualização para outra é normal. Mas, uma queda de dois pontos é mesmo algo a ser avaliado. Estive avaliando sua situação para tentar te dar ao menos uma pista.

    Algo estranho que notei: pesquisando no Google por sites com links para o seu (link:fabioalima.blogspot.com), não encontrei nenhum resultado. Como o PageRank é calculado de acordo com o número de links para o seu site, isso explica bastante coisa. Agora, continua estranho o fato desses links não existirem.

    Uma possibilidade para a punição pelo Google é a utilização de algum mecanismo que viole as Diretrizes para Webmasters. Uma página interessante sobre o assunto está aqui: http://www.google.com/support/webmasters/bin/answer.py?answer=66356.

    Caso você não tenha encontrado nada de errado, uma possibilidade é entrar com um Pedido de Reconsideração ao Google (https://www.google.com/webmasters/tools/reconsideration). É a forma oficial de questionar o Google sobre o problema que você enfrentou.

    Espero ter ajudado!

    Um abraço!

  5. Rafael Ramos disse:

    Olá,

    Saberia dizer quando será a próxima atualização? Eles dão alguma previsão?

    Meu blog existe há 2 meses e queria saber se vou sair do zero! rs

    Abraços!

  6. Adelson Smania disse:

    Olá, Rafael!

    É difícil dizer com certeza, uma vez que não existe um "cronograma", por assim dizer, com as atualizações de PageRank programadas.

    A blogsfera esperava nova atualização em agosto, mas isso não ocorreu. Então, só nos resta esperar. Como troquei o domínio do Gerenciando Blog logo antes da última atualização, ocorrida em junho, também estou com o PR zerado e aguardando ansioso a próxima classificação.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  7. Profissionais Web disse:

    Olha, pela minha experiência, o maior fator é mesmo os links com PR alto que apontam pro teu site.

    Eles podem te levar à alturas jamais sonhadas como também podem te rebaixar à um nível tremendamente abismal.

  8. Francisco disse:

    Alguém sabe quando será a próxima atualização mais ou menos?!

  9. Adelson Smania disse:

    @Profissionais: Você tem mesmo razão: conseguir links em sites com alto PageRank são mesmo o fator mais impactante no seu próprio PR. Tanto que existem sites com alto PR que vendem links.

    @Francisco: Venho buscando informações sobre nova atualização do PageRank, mas não encontrei nada. estranho porque já são mais de 3 meses desde a última atualização.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  10. Andrew disse:

    Pelo jeito você conseguiu voltaro ao pagerank 3, não é?

    Teria alguma dica para otimização do meu site?

    é o http://animespace.com.br

    Abraços, Andrew

  11. Adelson Smania disse:

    Olá, Andrew!

    Na verdade, o Gerenciando Blog está com PR 4 desde a última atualização.

    Quanto às dicas, sugiro que você navegue entre os artigos aqui do Gerenciando Blog, especialmente os da categoria SEO. Você pode visitá-los através do "Índice", que fica na coluna esquerda.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  12. Alex Carlomagno disse:

    Alguém sabe de quanto em quanto tempo o google atualiza os pagesranks?

    mto bom o blog amigo ( ñ sei se devo falar blog ou site rsrssrrs)

  13. Adelson Smania disse:

    Olá, Alex!

    Infelizmente, não há uma regularidade na atualização do PageRank pelo Google. Normalmente, isso ocorre a cada 3 meses, aproximadamente. Mas, já houve épocas de atualização em menos de 1 mês e outras vezes em que isso demorou bem mais.

    Quanto a chamar de blog ou site, é uma questão interessante (talvez eu escreva sobre isso aqui um dia): pode chamar das duas formas! Tudo o que você acessa na internet é um site. Existem diversos tipos de sites e um deles é o blog. Assim, todo blog é também um site.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  14. Luis Duarte disse:

    Tive o mesmo problema que alguns posts acima. Mudei o meu URL e, siguindo os criterios do Googl coloque o redirecionamento 301, isso fazem cerca de 3 semanas e até agora o meu PR que era 3 não foi atualizado. Tomar que eu tenha o mesmo resultado que este blog!

    Meu URL é http://www.websitemarketing.com.br. Mantenho vcs aviados caso meu PR for atualizado, assim podemos saber mais sobre o tempo de atualizaçao ou se o robo do google atualiza tudo ao mesmo tempo.

    Obrigado

    Luis

  15. Adelson Smania disse:

    Olá, Luis!

    Particularmente, nunca passei pela necessidade de realizar o redirecionamento 301. Em meu caso, antes eu tinha apenas um subdomínio no Blogspot, que depois transferi para o domínio próprio em que estou hoje. Em meu caso, perdi todo o PR que tinha até então, e recomecei do zero.

    Estive pesquisando a questão da perda do PR ao usar o redirecionamento 301. Encontrei diversas matérias dizendo que isso realmente ocorre, pois o Google não garante a transferência do PR nesse caso. Uma matéria pode ser lida aqui: http://www.nuvemseo.net/redirecionamento-301-nao-passa-todo-o-pagerank.

    Uma abordagem interessante – embora trabalhosa – é buscar onde estão seus backlinks e solicitar a alteração para seu novo endereço, quando isso for possível.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  16. Ganhar Dinheiro disse:

    Quando será atualização em 2011 alguém sabe?

  17. Andréia disse:

    O meu blog aparece na pesquisa do google, geralmente como primeiro ou segundo da lista. Mas meu PR está em zero, não entendi pq.

  18. Adelson Smania disse:

    @Ganhar Dinheiro: O PR foi atualizado pela última vez em janeiro/11. Há alguns rumores de que ele possa ser atualizado novamente nas próximas semanas – mas são ainda apenas rumores.

    @Andréia: Como faz diversos meses que o PR não é atualizado, isso pode explicar porque seu site está com 0. Aguarde a próxima atualização. Independente disso, há diversos outros fatores que o Google utiliza para ordenar os resultados de busca, por isso você já consegue boas colocações.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.