Google Camila Fiori

Google Web Elements

Google Na última semana, o Google lançou seus Web Elements. Como o próprio nome já diz, trata-se de uma série de componentes ou partes, que você pode utilizar em seu blog ou website, como uma forma de ter acesso aos produtos e serviços do Google. Diferente dos gadgets, os Web Elements são criados pelo próprio pessoal do Google, o que já é uma garantia de sua qualidade. Veja neste artigo como tirar proveito deles em seu blog. O uso dos Google Web Elements é extremamente simples. Basta visitar o site http://www.google.com/webelements, escolher o componente desejado e configurar as opções desejadas. Com isso, você já terá o código HTML para ser colocado em seu blog. No caso do Blogger, é só entrar em “Layout” / “Elementos de Página” e adicionar um novo Gadget do tipo “HTML/JavaScript”. Ao colar nessa caixa o código fornecido, seu Web Element passará a funcionar. Por enquanto, são poucos os Web Elements disponíveis, mas eles já são extremamente úteis. Segue uma breve descrição e exemplos de uso para cada um deles: 1. Calendar – Para utilizá-lo, você precisa configurar antes uma Google Agenda. Com ele, você pode exibir em seu blog datas de shows, estréia de filmes, eventos esportivos ou o que mais se adequar ao seu tema. 2. Conversation Este Web Element é bem bacana. Com ele, você pode criar uma espécie de “mural de recados” em seu blog, onde as pessoas deixam recados ou discutem assuntos livres, assinando com sua conta do Google. Você pode ver um exemplo dele aqui no Gerenciando Blog, na barra à direita. 3. Custom Search Outro componente muito interessante e útil: é uma forma simples e rápida para você disponibilizar uma busca de seu blog, utilizando o mecanismo do Google. O resultado da busca será expandido abaixo da própria caixa e pode ser aberto em uma nova página ao clicar em “Mais resultados”. Já estou utilizando esse Web Element aqui no Gerenciando, na barra da esquerda. 4. Maps Com este Web Element, é possível colocar um mapa do Google Maps em seu blog. Com isso, você pode indicar o endereço do seu negócio ou de um evento específico e os visitantes podem obter orientações sobre como chegar até lá. 5. NewsMais um elemento bacana: com ele, é possível exibir notícias diretamente em seu site, escolhendo o assunto ou palavra-chave desejado. No exemplo abaixo, estou exibindo notícias com a palavra “seriados”.

6. Presentations Com este Web Element, você pode exibir em seu blog apresentações criadas no Google Docs. O mais interessante é que, se você atualizar a apresentação no Google Docs, este elemento é automaticamente atualizado. 7. Spreadsheets Este é bastante similar ao anterior, mas agora você pode exibir suas planilhas em seu blog. Você pode criar tabelas e gráficos no Google Docs, e eles serão mostrados diretamente em sua página. 8. YouTube News Este Web Element permite que você exiba vídeos de notícias de algumas agências internacionais que estão disponíveis no YouTube. Abaixo está um exemplo:
  Os Google Web Elements permitem uma boa variedade de novos conteúdos para seu blog, com a garantia de qualidade do Google. Fica por conta de sua imaginação quais são aqueles que se adequam melhor ao seu trabalho. E tenha bom senso na hora de utilizá-los: tome o cuidado de não poluir o visual do seu blog ao utilizar elementos demais. Futuramente, mais Web Elements devem ser disponibilizados. Por isso, vale a pena visitar o site regularmente para verificar as novidades. Quer compartilhar suas idéias para uso dos Google Web Elements? Deixe seu comentário!

 

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

30 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.