Scroll Top

Hospedagem - 728 x 90

Sem categoria

Mudando para seu domínio próprio – Parte 2

Domínios Continuando o artigo anterior desta série, hoje vou mostrar para vocês o “passo a passo” que segui para mudar o Gerenciando Blog para seu próprio domínio, o www.gerenciandoblog.com.br. Antes de ler este artigo, é interessante ler o anterior, pois lá eu listei as vantagens e desvantagens em fazer essa mudança. Lendo aquele artigo, você terá argumentos que o auxiliarão a avaliar se vale a pena fazer a migração. O tutorial será detalhado para quem tem seu blog hospedado no Blogger. No entanto, mesmo quem o tem em outras plataformas, como o WordPress, poderá fazer uso dos conceitos e instruções, adaptando-os para sua necessidade.

Devido às mudanças no Blogger em setembro/2012, escrevi um novo artigo com os procedimentos atualizados sobre este assunto: Tutorial completo para domínio próprio no Blogger.

 

Um pouco de teoria

Antes do tutorial propriamente dito, é importante entender um pouco os elementos envolvidos neste processo. O diagrama abaixo mostra os 3 elementos envolvidos: Gerenciando Blog DomínioQuando o seu blog está hospedado no Blogger, você não precisa se preocupar com nada disso, pois tudo é feito automaticamente dentro do próprio serviço. Ao decidir por ter seu próprio domínio, você precisa intervir em um ou mais dos itens citados.    

Opções

Dependendo do resultado que você quer obter (e do quanto você está disposto a gastar), existem diversas opções para você “tomar controle” da situação acima. A opção mais “radical”, por assim dizer, é você tornar-se completamente independente do Blogger, tirando de lá inclusive a hospedagem de suas páginas. Para isso, você teria que contratar um serviço de hospedagem, para onde suas postagens seriam importadas. Normalmente, as empresas que fazem esse serviço podem se encarregar também dos demais itens (registro do domínio e servidor DNS). Já a opção mais “simples” é oferecida pelo próprio Blogger. A própria ferramenta oferece o serviço completo, incluindo os 3 itens, que você contrata de um parceiro do Google, a um custo anunciado de US$10 por ano. Nunca usei esta opção e minha maior dúvida é se você poderá futuramente utilizar o mesmo domínio caso decida migrar para outra plataforma. Caso decida-se por ela, siga os procedimentos abaixo: 1. Acesse a página “Configuração” / “Publicação” de seu blog.
2. Clique em “Domínio personalizado”, logo no início da página.
3. Digite o domínio desejado na resposta a “Que endereço você deseja atribuir ao seu blog?” e clique em “Verificar disponibilidade”.
4. Siga as demais instruções. No meu caso, optei por uma solução intermediária: mantive as páginas hospedadas no Blogger, registrei eu mesmo o domínio e utilizei um servidor de DNS gratuito. Nessa opção, vou pagar R$ 30 ao ano pelo domínio, mas pude registrá-lo como “com.br” e tenho certeza de que ficarei independente da plataforma, caso deseje mudar futuramente. O tutorial abaixo explicará cada etapa do processo.  

1º Passo: Registrando seu domínio

Antes de registrar o seu domínio, você precisa tomar uma decisão: seu domínio será um “.com” ou um “.com.br” (ou “.com.pt”, para os leitores de Portugal)? Na prática, existe pouca diferença entre os dois. Trata-se de uma preferência pessoal, e você deve decidir-se pela opção que parecerá mais agradável aos seus visitantes. Outra escolha que pode ser feita é o tipo do domínio: os “.com” são os mais populares. No entanto, existem outras opções, como o “.net”, “.info”, “.blog” e algumas específicas para determinados profissionais liberais. O preço entre essas opções costuma variar. Caso se decida por um domínio “.com”, o registro deve ser feito em sites como o   www.godaddy.com ou o www.domain.com. Para domínios em Portugal, há o www.dominios.pt. Se sua opção for por um “.com.br”, recomendo que o registro seja feito diretamente no www.registro.br, ligado ao “Comitê Gestor da Internet”, órgão responsável pelos domínios no Brasil.  Neste tutorial, mostrarei esta última opção:

Atualização 17/01/11: No artigo Domínio .com.br para seu Blog Ficou Mais Simples é mostrado o novo processo de cadastro de um novo domínio, ainda mais simples do que era quando escrevi este artigo.

1. Acesse o site www.registro.br. 2. Verifique a disponibilidade do domínio que você deseja, preenchendo a caixa que é exibida na página inicial e clicando em “Pesquisar”. Veja que não é necessário digitar o “www”, somente “gerenciandoblog.com.br”, por exemplo. Caso o domínio desejado esteja disponível, você poderá registrá-lo.
Gerenciando Blog Disponibilidade
3. Clique na opção “Registro” do menu superior.
Gerenciando Blog Registro 4. Caso ainda não tenha cadastro no site, faça-o em “Não possui identificação?”. Caso já possua, entre com seu Id e Senha de acesso. 5. No menu superior direito, escolha em “Novos Domínios” a modalidade correspondente à sua situação. Existem alguns tipos de domínio que são específicos para determinadas categorias.
Gerenciando Blog Novo 6. Na próxima tela, leia com atenção o contrato e, se estiver de acordo com os termos, clique em “Concordo”. 5. Na tela seguinte, preencha as informações referentes ao domínio que você está registrando, e também suas informações pessoais. Na área de “Delegações DNS”, você precisa informar o endereço do servidor de DNS que você utilizará. Neste tutorial, utilizarei o EveryDNS (mais detalhes no próximo tópico) como exemplo. Caso você vá também utilizá-lo, deve preencher essas informações de acordo com a próxima figura (os demais campos devem ficar em branco):
Gerenciando Blog DelegaçõesDNS 7. Ao finalizar, clique no botão “ENTRAR”. 8. Caso tudo tenha sido feito corretamente, você receberá uma mensagem de confirmação. A partir de então, você poderá acompanhar o processo através do e-mail que você informou. Caso exista alguma pendência, ela será informada no e-mail de confirmação que você receberá poucos minutos depois do registro. 9. Se não houver pendências, alguns minutos depois você receberá outro e-mail, informando o sucesso de seu cadastro e com os dados para pagamento bancário. Seu domínio já deve estar publicado em, no máximo, 30 minutos. Uma das formas de confirmar se ele já foi publicado é pelo serviço de WhoIs do próprio registro.br.  

2º Passo: Configurando o Servidor DNS

Vamos configurar agora o segundo elemento necessário para o domínio funcionar corretamente, o Servidor DNS. No meu caso, optei pelo EveryDNS, um serviço grátis. Ele não é 100% livre de erros, mas foram raras as vezes em que senti problemas ao acessar o meu domínio. Atualização 19/07/10: Como o EveryDNS não aceita mais inscrições gratuitas, escrevi o artigo Zone Edit: Servidor Gratuito de DNS apresentando outra opção. 1. Acesse http://www.everydns.com. 2. Em “Signup”, digite seus dados e clique no botão “Signup”. 3. Na coluna à esquerda, digite seu domínio na opção “Add new domain (basic)” e clique em “>> (basic)”.
Gerenciando Blog EveryDNS1 4. No alto dessa mesma coluna, em “Primary Domains”, clique no domínio que você acabou de adicionar. 5. Na coluna à direita, você verá uma tela similar à abaixo. Vamos agora alterar esses dados para que eles fiquem configurados corretamente.
Gerenciando Blog EveryDNS2 6. Abaixo da tabela, preencha as informações “Add a record” exatamente como abaixo (só “www” mesmo) e clique em “Add Record”:
Gerenciando Blog EveryDNS3 7. Pronto! Ao final, a tabela deve ficar similar à abaixo:
Gerenciando Blog EveryDNS4  

3º Passo: Configurando seu blog para o novo domínio

Agora, falta a última parte, que é a mais simples: informar ao Blogger que você possui um domínio próprio. 1. Acesse sua conta no Blogger. 2. Entre em “Configurações” / “Publicação”. 3. Clique em “Alternar para: Domínio Personalizado”:
Gerenciando Blog Blogger1
4. Clique em “Ir para configurações avançadas”:
Gerenciando Blog Blogger2   5. Agora é só digitar na caixa “Seu domínio” o domínio que você registrou:
Gerenciando Blog Blogger3 6. Pronto! Preencha a “Verificação de palavras” e clique em “SALVAR CONFIGURAÇÕES”.  

Conclusão

Se você seguiu os passos corretamente e tudo correu bem, logo seu blog estará acessível pelo novo endereço. Agora, é hora de voltar ao primeiro artigo desta série e verificar o trabalho que você precisa fazer após a migração, para redirecionar os antigos links para o novo endereço. E para que seu blog seja acessado também através do domínio, mas sem o www, leia o artigo Seu Domínio Próprio sem o WWW.   E você, já tem seu domínio próprio? Pretende fazer a migração? Deixe seu comentário!

Classifique este post


De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

Sobre o autor | Website

Especialista em Marketing Digital, presta Consultoria e auxilia diversos clientes. Amante por blogs, é responsável pela administração dos blogs Afiliados na web, Gerenciando Blog e Mundo Blogger.

155 Comentários

  1. Joseph disse:

    Olá Adelson,
    Porque neste momento não tenho muito tempo disponível, fiz apenas uma leitura apressada. No entanto já deu para ver que o artigo é uma verdadeira aula. Está descrito com muito pormenor. O Adelson é extremamente metódico!

    Depois vou ler mais calmamente e se eu tiver alguma dúvida, voltarei aqui.
    Parabéns

  2. Adelson Smania disse:

    Olá, Joseph!

    Obrigado pelos elogios. Espero que o artigo lhe seja realmente útil. Qualquer dúvida, estou às ordens.

    Um abraço!

  3. Anônimo disse:

    Olá Adelson
    Parabéns pelo site e pela tutorial!

    Segui as suas recomendações para passar o meu google site para domínio próprio.

    Tenho um site na plataforma google site (http://sites.google.com/site/254512) e criei o domínio no Uol Host. Usei o EveryDNS para configurar.

    Vc sabe se demora muito para isso funcionar? Será que é muito tempo ou é imediato?

    Abraços!!!

  4. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Fazendo o registro diretamente pelo registro.br, é questão de minutos para que tudo esteja funcionando normalmente. Como o seu foi pelo UOL Host, não sei se o tempo será o mesmo.

    Você pode confirmar pelo WhoIs do registro.br (https://registro.br/cgi-bin/whois) se o seu domínio já está registrado e funcionando.

    Um abraço!

  5. Trekking Joel disse:

    Muito útil este post!
    Gostei da explicação detalhada.
    Parabéns!

  6. Trekking Joel disse:

    no registro.br não consegui colocar o DNS 3 Slave:
    ns4.everydns.net.
    O reg.br acusa: "tempo esgotado". 🙁
    deixei so com os tres primeiros dns
    Será q funciona? daqui a 48 saberemos 😀

  7. Adelson Smania disse:

    Olá, Joel!

    Estranho ter dado esse erro. Nos meus dois domínios tenho os 3 slaves configurados, sem erro.

    No meu caso, o domínio já estava ativo e funcionando menos de 1 hora do cadastro. Espero que o seu esteja também rapidamente no ar.

    Um abraço!

  8. Luiz Fernando disse:

    Olá, Adelson!

    Com sua explicação até pareceu fácil, rsrs. Mas, acho que não estou seguro para mudar para um domínio próprio. Quem sabe resolvo isso um dia desses. De qualquer forma, parabéns pela clareza!

    Att! 😉

  9. Adelson Smania disse:

    Olá, Luiz!

    O processo é mais simples do que parece! Mas, é uma decisão importante a ser tomada. Como eu disse no artigo anterior desta série, há vantagens e desvantagens nessa troca.

    Quando você se decidir pela mudança, conte comigo para o que eu puder ajudá-lo.

    Um abraço!

  10. Prof. Ricardo Leme disse:

    Para variar, mais um post com texto digno de sair nas melhores revistas de TI do país! 🙂

    Aproveito para colocar uma dica para quem já possui a hospedagem na Locaweb.

    O procedimento é o seguinte:

    Você deve acessar a zona de DNS. Na wiki da Locaweb mostra como acessa-la:
    http://ajuda.locaweb.com.br/pt-br/Como_acesso_minha_Zona_de_DNS

    Nela vc deve criar a entrada CNAME da seguinte forma:

    Entrada: www
    Tipo: CNAME
    Ttl: Não mudar
    Prio: Não mudar
    Conteúdo: ghs.google.com

    Não se esqueça de excluir a outra entrada www existente em sua zona de DNS.

    O restante é só seguir o post do meu grande amigo Adelson.

  11. Adelson Smania disse:

    Olá, Ricardo!

    É sempre bom vê-lo por aqui! Obrigado por seus bondosos comentários!

    Agradeço também sua valiosa dica! Importante mesmo sua dica sobre o Locaweb. Comentários assim são muito importantes para os demais visitantes.

    Um abraço e seja sempre bem vindo aqui!

  12. Eliane disse:

    Adelson, e se for o domínio ".com", como seria o procedimento? Abraço

  13. Adelson Smania disse:

    Olá, Eliane!

    Para fazer isso com um domínio .com, você pode utilizar um dos serviços que citei no artigo (www.godaddy.com ou http://www.domain.com).

    Eu nunca fiz isso, mas verifiquei em outros blogs que o processo é simples. No caso do GoDaddy, por exemplo, ele já possui o servidor de DNS incluído. Assim, você consegue fazer o passo 1 e 2 direto pelo GoDaddy.

    O passo 3 é exatamente o mesmo.

    Outra opção ainda mais é você adquirir o domínio diretamente no Blogger, como citei no início do artigo, seguindo as instruções do site.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  14. Le Patron disse:

    Olá,

    Estou desesperado.

    Já comprei meu domínio há um mês e não consigo fazê-lo funcionar.

    Pelo menos comigo não é tão simples assim (seguir o tutorial).

    Na hora de configurar o DNS do EveryDNS no menu do registro.br, só da erro: Tempo esgotado

    Eu já tentei outros como o freedns.com.br, esse deu certo na configuração do DNS, mas ele não ativa meu domínio.

    Tentei o freedns.afraid.org e também da o maldito erro de Tempo esgotado.

    Já tentei alterar a posição dos DNS's, dias e horários diferentes, etc.

    Eu simplesmente cansei de tanto pesquisar e tentar.

    Alguma boa alma pode me ajudar?

    Eu só quero fazer o mesmo procedimento do tutorial: usar meu blog num domínio próprio

    [email protected]

    Obrigado

  15. Adelson Smania disse:

    Olá, Marcos!

    Eu continuo usando o EveryDNS sem problema nenhum. O fato de dar tempo esgotado em um dos servidores não deveria impedir seu domínio de funcionar corretamente.

    Mesmo com a mensagem de "tempo esgotado", você consegue gravar as configurações no registro.br?

    Outra informação importante: qual é o seu domínio?

    Me passe essas informações e farei o possível para ajudá-lo.

    Um abraço!

  16. ffff disse:

    Opa,

    Valeu pela força Adelson.

    Olha, eu não consigo salvar. Os 4 endereços DNS dão como tempo esgotado.

    Meu domínio é http://www.lepatron.com.br

    Eu tentei cadastrar em outros sites, mas parece que não da certo também. Eu não consigo entender.

    Valeu amigo.

    Um abraço.

  17. ffff disse:

    Outra coisa Adelnson,

    Sabe se seria possível eu fazer o mesmo procedimento através do site freedns.com.br ao invés do everyDNS.com?

    Esse eu consegui configurar no registro.br

    Abraço.

  18. Julianna Steffens disse:

    Quanto tempo demora para o blog funcionar depois da troca de domínio?

  19. Adelson Smania disse:

    Olá, Julianna!

    Desculpe pela demora para responder, mas eu estive viajando.

    Normalmente, a troca é muito rápida, levando menos de uma hora para que seu blog já seja acessado pelo novo domínio. No entanto, os serviços citam que pode levar de 1 a 2 dias para que tudo esteja funcionando corretamente.

    Um abraço!

  20. PHD EVENTOS disse:

    Oi!Muito bom o seu post!

    Mas estou com uma dúvida!
    No meu e-mail diz que tenho 4 pendências.É normal?

  21. Falcão disse:

    Para os colegas de cima. Pra mim tb apareceu como tempo esgotado, mas depois regularizou sozinho. O meu domínio estava demorando para ativar e achei estranho. Eu havia configurado errado a parte mais fácil, no blogger. No ítem 6 da explicação acima, em vez de botar http://www.meudominio.com.br coloquei somente meudominio.com.br sem o www. Depois que pus o www imediatamente consegui acessar minha pagina.

    Parabéns pelo post. Muito útil.

  22. Adelson Smania disse:

    @PHD: No e-mail que você recebeu (ou na própria página do registro.br), não são explicadas quais são as pendências existentes? A única que consigo imaginar é a pendência de pagamento.

    @Falcão: Obrigado por compartilhar sua experiência! Comentários como o seu são muito úteis para os demais visitantes.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  23. Douglas Paz - Blog disse:

    Kara valeu, ja estava aperiado com esse negocio de dominio.

    Bem que o google poderia facilitar a vida de nos blogueiros! Sorte muita sorte!

    http://www.douglaspazblog.com sera o meu novo endereço!

  24. Adelson Smania disse:

    Olá, Douglas!

    Torço para que tudo dê certo com seu novo domínio! Precisando de ajuda, estou à disposição.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  25. Anônimo disse:

    Pessoal como poderia usar este tutorial para redirecionar e hospedar na minha máquina com ip dinâmico obrigado.

  26. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Confesso que não sabia se isso era possível. Pesquisando no Google, encontrei alguns sites que falam sobre alternativas para isso:

    http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20010515.php
    http://br-linux.org/2008/alternativa-para-quem-tem-dominio-registrado-e-ip-dinamico

    Espero que isso o ajude!

    Um abraço!

  27. Scrollux disse:

    eu entrei em contato com empressa q registro meu dominio, ai a empresa fez o procedimento.
    so q quando digito o endereço na barra do navegador em vez de abrir meu blog abre a pagina inicial do google

  28. Adelson Smania disse:

    Olá, Scrollux!

    É bem provável que haja algum erro na configuração feita pela empresa.

    Qual é seu novo domínio? Você pode verificá-lo em https://registro.br/cgi-bin/whois/?c, para ver se ele está registrado.

    Um abraço!

  29. Scrollux disse:

    Meu domínio esta registrado no site http://www.100br.com.br/
    Domínio: http://www.scrollux.com
    obrigado por me respoder abraço

  30. Natan Lopes disse:

    Adelson utilizei oseu artigo, e ocorreu tudo certo!!
    Melhor artigo do tipo que eu vi!!!

    scrollux, no site que vc registrou tem a seção dúvidas

    http://www.100br.com/duvidas.php

    lá tem a resposta!!

    abçs!!

  31. Adelson Smania disse:

    @Scrollux: Uma consulta mostrou que seu domínio está realmente registrad (veja em http://www.whois.net/whois/scrollux.com). Aparentemente, o que está havendo é um erro ou no DNS ou no seu Blogger. Como você contratou uma empresa, o ideal é que eles verifiquem para você.
    Vale também a dica que o Natan deu!

    @Natan: Obrigado pelo elogio. E fico feliz que seu domínio já esteja no ar!

    Abraço a vocês!

  32. Natan Lopes disse:

    Scrollux,

    O 100BR é um site de registro de domínio, similar ao REGISTRO.BR (FAPESP).

    Para alterar a tabela de DNS acesse o site http://www.100br.com, preencha os campos e-mail e senha na área de administração para acessar o painel de edição de DNS e redirecionamento. Clique em "Editar" na coluna DNS, selecione o ítem "DNS próprio ou do seu provedor de hospedagem" e clique no botão "Editar DNS". Preencha a primeira linha com o nome do primeiro servidor de DNS, preencha a segunda linha com o nome do segundo servidor de DNS, deixe as linhas restantes ficam em branco e depois clique no botão "Salvar".

    Utilize o DNS que o Adelson indicou neste post e garanto que tudo vai dar certo!!

    Abçs!!

  33. Scrollux disse:

    eu pedi para Hostnet tira um screenshot para ver as configurações se estava certo
    link do screenshot screenshot

  34. Adelson Smania disse:

    Olá, Scrollux.

    O problema realmente parece estar na configuração feita no Hostnet. O CNAME deve apontar para ghs.google.com, e não para o endereço do seu blog. Os detalhes estão em
    http://www.google.com/support/blogger/bin/answer.py?hl=br&answer=55373.

    Lembre-se que também é necessário fazer a alteração de configuração em seu blog (3º passo indicado acima).

    Espero que isso ajude!

    Um abraço!

  35. Scrollux disse:

    Obrigado pela ajuda!!
    Eu modifiquei o screenshot e enviei para hostnet para eles configurar o CNAME
    e deu certo!!!
    Link screenshot
    Outra coisa eu posso adiciona o link seu no meu Blog???
    Obrigado abraço

  36. Adelson Smania disse:

    Olá, Scrollux!

    Que ótimo que tenha dado certo! Parabéns pelo novo domínio.

    E claro que pode coloca o link do Gerenciando em seu blog. Ficarei muito agradecido pela divulgação.

    Um abraço e sucesso para você!

  37. jogosdepc disse:

    Fiz tudo de acordo como você explicou, mas não consigo acessar meu site sem o www. Ele funciona assim http://www.jogosdepc.com.br, mas não funciona assim jogosdepc.com.br. Eu percebi que o seu site funciona das duas formas. Poderia me ajudar por favor? Obrigado.

  38. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Recentemente, escrevi um artigo complementando este, mostrando como configurar seu domínio para acesso sem o www. O artigo está em Seu Domínio Próprio sem o WWW.

    Um abraço!

  39. jogosdepc disse:

    Eu li ontem e resolvi o problema. Valeu pela ajuda.
    A grande vantagem do blogspot é não ter limite de banda, mas a disvantagem é nunca aparecer em primeiro no google para certas palavras chave. Minha palavra chave ( jogos de pc ) é um exemplo. Os blogs estão lá no final com o título "Postagens de blogs sobre jogos de pc"

  40. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Que bom que tenha funcionado.

    Mas, o fato de seu blog não aparecer nos primeiros resultados não se dá pelo fato de estar no Blogger.

    Tudo é questão de SEO. Aqui no mesmo no Gerenciando você encontrará diversos artigos sobre o assunto. A dificuldade é que sua palavra-chave é muito disputada, então é mais difícil ficar bem posicionado.

    Um abraço!

  41. Link Musicas disse:

    Eu comprei um dominio .com e uso o blogger.com

    fiz tudo como manda só que com ou sem WWW meu dominio não foi encontrado… não aparece nada oq eu fiz de errado?

    Registrei o DNS no http://www.everydns.com

  42. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Você viu a resposta que dei acima? Acredito que seu caso seja o mesmo. Leia o artigo Seu Domínio Próprio sem o WWW. Acredito que seja isso que esteja faltando.

    Um abraço!

  43. DJ Souqbar disse:

    Olá Adelson!
    Muito bacana seu blog, através dele consegui fazer o direcionamento de forma bem simples!
    Vou recomendar seu blog, certo!
    Abraço!

  44. Adelson Smania disse:

    Olá, DJ Souqbar!

    Que bom que tenha gostado e tenha conseguido migrar para seu domínio!

    Um abraço e obrigado por divulgar o Gerenciando Blog!

  45. galera gdy disse:

    é normal dá tempo esgotado? depois se regulariza como o carinha ai falou?

  46. identidadeX disse:

    Boa noite!
    Criei um dominio no UOL Host e coloquei ele no blogger só que quando entro no meu blog aparece uma mensagem do Apache.Dei um tempinho entrei de novo alguns minutos depois e apareceu que o IE não podia abrir a página da web.Qual será o problema?

  47. Adelson Smania disse:

    @Galera: Às vezes, ocorre mesmo o timeout em alguns dos servidores, mas o redirecionamento funciona corretamente mesmo assim. Neste caso, o melhor é esperar algumas horas e testar para verificar se funcionou.

    @IdentidadeX: Estou achando estranho o erro do Apache. Eu nunca tive esse problema com meus domínios. Se o problema persistir, minha sugestão é que você entre em contato com o UOL Host para que eles possam auxiliá-lo.

    Um abraço a vocês!

  48. galera gdy disse:

    obrigado!!!
    seu blog
    ajuda bastante os que estão começando
    nessa area!!

  49. Wellington Carlos disse:

    Olá Adelson, boa noite!!

    Consegui, a princípio, fazer o meu cadastro no registro.br, estou aguardando o e-mail de confirmação para ver se surgirá alguma pendência.
    A minha dúvida é a seguinte, pesquisando encontrei este outro site: http://www.redehost.com.br Lá vi que eles oferecem vários planos com limites de tráfego, espaço e emails. Na prática o que isso significa? O registro.br também oferece estes serviços?
    Me desculpe se a pergunta for tola demais, sou leigo no assunto e gostaria de uma parecer dealguém que conhece do assunto para não fazer a escolha errada.

    Abraços,

    http://vendedordelivros.blogspot.com/

  50. Adelson Smania disse:

    Olá, Wellington!

    Nenhuma pergunta é tola. Fique sempre à vontade para perguntar o que desejar!

    O registro.br fornece apenas o serviço de registro de domínio. No exemplo que cito aqui precisamos usar o EveryDNS como servidor de DNS e a hospedagem dos arquivos continua sendo feita no Blogger.

    Em serviços com o RedeHost, eles oferecem o pacote completo para você: domínio, DNS, hospedagem e e-mail. Na prática, isso é necessário apenas se você deseja sair do Blogger e hospedar seu blog em um servidor próprio. Isso ocorre com quem quer manter um site em WordPress (um concorrente dop Blogger), por exemplo, que exige um servidor próprio.

    Então, cabe a você a decisão: se você está satisfeito com o que o Blogger lhe oferece, apenas o registro do domínio é suficiente.

    O outro atrativo, que é o e-mail próprio, também é possível mesmo que você siga este tutorial. Eu, por exemplo, já tenho o e-mail [email protected]. Vou ensinar como a fazer isso num artigo futuro.

    Um abraço!

  51. Wellington Carlos disse:

    Olá Adelson!

    Então só depois que eu tiver o retorno do registro.br de que está tudo ok é que eu que eu posso fazer o cadastro no EveryDNS?

    Obrigado pelo retorno!

    vendedordelivros.blogspot.com.br

  52. Adelson Smania disse:

    Olá, Wellington!

    Você até pode realizar o cadastro no EveryDNS antes de estar tudo ok no registro.br. O único porém é que seu domínio só funcionará corretamente depois que o registro.br estiver ok. Mas, isso costuma ser muito rápido, em torno de algumas horas.

    Um abraço!

  53. Lufe Sampaio disse:

    Ola Adelson. Tive uns probleminhas aqui. No registro.br fiz o cadastro do dominio como pessoa física e coloquei os servidores dns. Mas da erro. Diz tempo esgotado. Existe algum outro serviço gratuito de dns que você recomende?
    Abraço

  54. Lufe Sampaio disse:

    Oi Adelson…eu de novo. Troquei o ns1.everynet… pelo ns4.everynet como master no registro.br e funcionou. Sem pendências.=D

  55. Adelson Smania disse:

    Olá, Lufe!

    Que bom que tenha funcionado!

    O EveryDNS está em fase de transição, pois ele foi há pouco tempo vendido para outra empresa. No entanto, seus serviços continuam funcionando normalmente. Outras pessoas também tiveram problemas de timeout, mas depois funcionou corretamente.

    Se mesmo assim você quiser testar outros serviços, dê uma olhada no artigo http://www.poroficio.com/2010/01/ulevitch-anuncia-venda-do-provedor.html. L[á o Alan Dantas faz uma sugestão.

    Um abraço!

  56. Rota Seguros disse:

    Oi Adelson!

    Tenho um blog, porem gostaria de colocar um blog em um outro site. exemblo
    site: http://www.rotaseguros.com.br
    blog: http://www.rotaseguros.com.br/blog ou blog.rotaseguros.com.br

    isso é possivel pelo blogger? caso negativo, como posso fazer isso?

    Obrigado.

    Att.: Rodrigo

  57. Adelson Smania disse:

    Olá, Rodrigo!

    Segundo a ajuda oficial do Blogger (http://www.google.com/support/blogger/bin/answer.py?answer=55373&&hl=en), você pode fazer a configuração do subdomínio para seu blog (ou seja blog.rotaseguros.com.br). A configuração de um diretório (www.rotaseguros.com.br/blog) não é permitida.

    Para fazer a configuração do subdomínio, as instruções são as mesmas citadas aqui, sempre colocando o endereço do subdomínio ao invés do domínio.

    Nessa linha de pensamento, vejo uma possibilidade mas que preciso testar: aparentemente, é possível configurar diversos subdomínios diferentes, cada um deles apontando para um blog diferente hospedado no Blogger.

    Espero que isso o ajude!

    Um abraço!

  58. Adelson Smania disse:

    Olá, Henrique!

    Pelo que vi, o Blog du Bóis já está em seu domínio próprio, o que indica que tudo deu certo!

    E fico à sua disposição para contato.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  59. Henrique Bóis disse:

    Olá Adelson, me chamado Fábio "henrique bóis" é um cliente que estou desenvolvendo um blog para ele, é o seguinte a redirencionamento ta sendo feito, mas a página sumiu, o que eu faço?

  60. Adelson Smania disse:

    Olá novamente, Fábio.

    Qual é a página que sumiu? Achei que o blog fosse justamente o http://www.blogdubois.com.br. Não é esse?

  61. Henrique Bóis disse:

    é sim, aqui não esta aparecendo nada, mas tentei agora e tá tudo ok, obrigado irmão, agora vou organizar os links e o layout, este é o primeiro blog que vendo, cobrei 500,00 pratas pelo serviço… este seu post me ajudou muito.. ou melhor salvou minha pele seu caba da peste.. com isso vc ganhou um fim de semana aqui em são luis do maranhão. nossa casa tá de portas abertas.. hehheeh

  62. Adelson Smania disse:

    Olá, Henrique!

    Fico feliz que tenha dado certo. Conte comigo para o que precisar.

    Sucesso para você!

  63. Rota Seguros disse:

    Adelson,

    estou precisando da sua ajuda, procurei em varios lugares mas não consegui encontrar.

    Por exemplo. eu trabalho com planos de saúde, planos odontológicos e outros seguros. gostaria de criar um pagina principal para cada seguimento com mesmo tema e layout, porem com conteudo diferente, tipo, uma pagina principal do site, outra http://www.rotaseguros.com.br/planosdesaude, /planoodontologico, /blog e /seguros, isso é possivel?

    Agradeço desde já,

    Rodrigo

  64. Adelson Smania disse:

    Olá, Rodrigo.

    No Blogger não é possível fazer o que você quer. Não exatamente dessa forma, pelo menos. O que você poderia fazer é criar diversos blogs diferentes, um para cada tema e todos com o mesmo layout. Depois, você registraria cada um em um subdomínio (planosdesaude.rotaseguros.com.br, seguros.rotaseguros.com.br etc.).

    Outra alternativa é criar um site fora do Blogger para fazer isso e hospedá-lo em um servidor próprio. Assim, você ficaria independente das limitações do Blogger.

    Um abraço!

  65. Coyote disse:

    Muito obrigado

    jah segui todos os paços e em breve terei meu dominio proprio

    valew a ajuda mesmo..

  66. Adelson Smania disse:

    Olá, Coyote!

    Que ótimo ver que você já está em seu domínio próprio! Parabéns pela mudança.

    Um abraço!

  67. Anônimo disse:

    Quanto terei que pagar pelo dominio?
    Ou este é gratuito?

  68. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Como informei no artigo, o registro do domínio é pago. Para registrar um domínio "com.br", o valor atual é de R$30 por ano. Para um registro "com", há opções bem mais baratas (encontrei até por R$15 ano ano).

    Um abraço!

  69. Dinheiro Legal disse:

    Adelson, tenho um domínio no Superdomínios.

    Eles redirecionaram esse domínio para o blogspot.
    Só que, depois de configurar o 3º. passo, aparece o redirecionador de página "sim", "não"; mas a gente fica sem acesso à plataforma para escrever posts, assim como acessar os que já foram publicados no blogspot.

    Desse modo, consta acesso por legaldinheiro.blogspot.com e
    http://www.dinheirolegal.com

    Douglas

  70. Adelson Smania disse:

    Olá, Douglas!

    Da forma que está o acesso ao seu domínio, parece que foi realizada alguma configuração diferente no domínio ou no servidor de DNS.

    Quando as configurações são feitas de acordo com o artigo, mesmo quem acessa seu blog pelo endereço antigo será direcionado para o seu domínio próprio. Faça um teste, acessando http://gerenciandoblog.blogspost.com. Você verá que será levado automaticamente para o http://www.gerenciandoblog.com.br.

    O ideal seria checar com eles as configurações feitas, para confirmar se tudo está correto.

    Um abraço!

  71. Jorge Murilio de Aquino - Adoniran Peres disse:

    Prezado colega,

    Agradeço sinceramente a explicação detalhada – dígna de um pedagogo! Segui sua orientação e migrei imediatamente para o domíno.www.turisnacional.com.br
    Não querendo abusar, gostaria que dirimisses mais uma dúvida minha. Após migrar para o domínio percebí que o mesmo fica com a aparência antiga do blogger – Se mais tarde eu quiser dar-lhe características de site, poderei manter o mesmo domínio? terei que procurar pra isso com webdesign? mudar de DNS? – grato mais uma vez, um fraterno abraço,
    Jorge Aquino

  72. Adelson Smania disse:

    Olá, Jorge!

    Que ótimo que tenha dado certo a migração para seu domínio! É um grande passo para o seu blog!

    Quanto à sua dúvida sobre a aparência do Blogger, isso está bastante ligado ao template que você utiliza, o que define a aparência do seu blog. Com certeza, você já visitou muitos sites que estão ainda hospedados no Blogger, mas que não deixam isso transparecer.

    Para alterar seu template, sugiro que você leia minha série de artigos iniciada em Trocando o template do blog – Parte 1. Lá eu falo bastante sobre o assunto.

    No futuro, caso deseje abandonar a plataforma Blogger, você pode migrar seu conteúdo para outro serviço, como uma hospedagem própria, e ainda assim manter o seu domínio.

    Um abraço!

  73. Telmo disse:

    Caro amigo. Em primeiro lugar, muito obrigado pelos tutorias. Segui vários deles e consgui configurar o que mais estava querendo: os emails pelo google apps.
    Antes do seu tutorial, um amigo me ajudou a configurar pela conta dele do locaweb e apontamos para uma hospedagem gratuita (http://ideiasengenharia.webs.com). Ao seguir seu tuto, é claro, desviei este destino. Agora o meu dominio (www.ideias.eng.br) não está mais apontando a hospedagem. Estou usando o everydns que nem você brilhantemente nos ensinou. Destaco que os emails estão funcionando perfeitamente.
    Minhas dúvidas são: como apontar novamente para o free host que estou usando?
    É possível hospedar no próprio google sites e apontar para ele?
    Se você me esclarecer estes 2 pontos, meu redirecionamento ficará completo.
    Muito obrigado e tenha um bom dia.

    links: domínio – http://www.ideias.eng.br
    free host – http://ideiasengenharia.webs.com/
    redirecionador – http://ideias.mooo.com/
    meu email – [email protected]

  74. Adelson Smania disse:

    Olá, Telmo!

    Como você está utilizando o Webs.com como hospedagem, as instruções para o direcionamento de seu domínio para lá são um pouco diferentes das que cito em meus artigos, específicos para o Blogger.

    Eu pesquisei a questão no Webs.com (que uso para hospedar alguns arquivos do blog) e não parece ser possível direcionar domínios que não sejam .com ou .com.uk para lá. A página onde isso deveria ser possível é http://members.webs.com/Members/domainHelp.jsp?. O que é possível lá é você adquirir um novo domínio, já direcionado para sue site.

    A outra possibilidade, utilizando o Google Sites dentro do Google Apps me parece mais viável. Como seu domínio já está direcionado para lá, deve ser uma alteração simples. A página http://sites.google.com/support/bin/answer.py?hl=pt_BR&answer=99448 mostra como fazer isso.

    Espero tê-lo ajudado!

    Um abraço!

  75. Dinheiro Legal disse:

    Oi Adelson,

    Resolvi o problema.
    A própria empresa fez a configuração de DNS e criou o CNAME.

    Meu trabalho foi só configurar a página no Blogger.

    Fiz um post explicando isso, com link para cá.

  76. Adelson Smania disse:

    Olá, Douglas!

    Que bom que tenha funcionado. E obrigado pela divulgação do meu artigo!

    Um abraço e seja sempre bem vindo aqui!

  77. Douglas disse:

    Olá Adelson!

    Já está feita a correção.

    Este seu post foi ótimo porque através dele descobri que o meu provedor faz essa configuração e cria o CNAME, como fizeram. Mas é preciso que a gente peça. Caso contrário, pensam que a gente vai hospedar o site noutro provedor. Por isso o dinheirolegal continuava sem ligação ao blogspot.

    Essa é mais uma lição que você pode complementar aqui.

    Foi bom também porque aprendi a apagar comentários.

    Boa semana.

  78. Diego Jardim disse:

    Olá Adelson. Agora que o EveryDNS foi vendido e a outra empresa não está fornecendo DNS gratuito qual servidor de DNS gratuito eu poderei usar? Tem como vc me orientar sobre como configurar esse outro DNS. Eu fiz a primeira etapa do tutorial no registro.br com os dados do everydns então precisarei mudar o pedido no registro.br? Alias, parabéns pelo otimo tutorial. meu e-mail [email protected]

  79. Adelson Smania disse:

    @Douglas: A forma de fazer a configuração varia muito, de acordo com o provedor ou servidor DNS escolhidos. O importante é ter dado certo! E que bom que tenha aprendido a apagar os comentários! Tem horas em que isso é mesmo necessário.

    @Diego: Você tem razão: infelizmente, o EveryDNS parou de oferecer o serviço gratuito, mas ele continua funcionando para quem tinha uma conta antiga. Devo escrever um artigo futuramente dando mais detalhes, mas seguem algumas sugestões de serviços grátis:
    https://store.opendns.com/get/basic
    http://freedns.afraid.org
    http://www.xname.org
    Quanto ao registro.br, você precisa mesmo fazer a alteração para direcionar para o novo servidor DNS escolhido.

    Um abraço a vocês!

  80. Diego Jardim disse:

    Value pela explicação Adelson. Uma outra dúvida: se eu registrar um domínio .com no GoDaddy não é preciso encontrar um servidor de DNS? O próprio GoDaddy fornece o DNS? Eu acabei de registrar um domínio no GODaddy pq decidi que pro meu blog vai ser melhor usar apenas .com sem BR. No entanto apos terminar a 3ª etapa do tutorial no Bloguer o endereço continua exibindo propagando do GoDaddy e nao o meu blog ou mesmo quando pesso dentro do painel do Bloguer para visualisar meu blog ele vai para o domínio novo mas aparece apenas as propagandas do GoDaddy em vez das informações do meu blog. O que é isso? meu mail: [email protected]

  81. Adelson Smania disse:

    Olá, Diego!

    Como não utilizo o GoDaddy, é difícil dizer com certeza. Encontrei uma página de help do serviço (http://help.godaddy.com/article/681) que informa que, se você usar o "nameserver" deles, é possível fazer a alteração seguindo os passos indicados lá.

    O fato de aparecer as propagandas indica que o seu DNS ainda não está direcionado para o seu blog.

    Um abraço!

  82. karen disse:

    eu coloquei um domino próprio ontem, e eu configurei o DNS hoje, dai umas 3 horas depois, eu fu acessar o site pra ver se estava funcionado, ai apareceu: Aviso!
    Site aguardando publicação de arquivos.
    Mais todas as páginas do site estão funcionando no novo endereço,por exemplo a pagina de gifs que eu disponibilizo lá ta direitinho, mais quando vou pra pagina principal…
    que é a pagina inicial (home) aparece aquela mensagem, porque?
    Demora muito pra funcionar tudo, ou tem alguma coisa errada?

  83. Campus disse:

    Você poderia me explicar, se souber, como adicionar o google sites no hostnet. Desde ja, obrigada. Ass: Jessyca

  84. Adelson Smania disse:

    Olá, Jessyca!

    Segundo a ajuda do Goole Sites, isso é sim possível. É feito entrando em "Mais Ações" / "Administrar site" / "Endereço da Web". Lá você deve colocar o domínio que você registrou. Após configurar, serão exibidas as alterações que você deve realizar no Hostnet referentes ao CNAME.

    Mais informações em http://sites.google.com/support/bin/answer.py?hl=pt_BR&answer=99448.

    Um abraço!

  85. Luisa disse:

    Olá Adelson..

    Estou tentando seguir os passos do seu post, mas não consigo logar no everydns. Você poderia me ajudar?
    Criei uma conta no dyndns (conforme aparece no site), mas tento logar e não funciona.

    Obrigada.
    Luisa
    Luisa

  86. Luisa disse:

    Oi.. já percebi que o every dns nao funciona mais para novos usuarios.
    Teria como vc fazer um post explicando como utilizar outros serviços dns?

    Obrigada

  87. Adelson Smania disse:

    Olá, Luisa!

    Realmente, o EveryDNS não aceita mais inscrições gratuitas. Futuramente, devo escrever um artigo aqui no Gerenciando citando as alternativas existentes.

    Enquanto isso, veja as alternativa que dei acima, na resposta ao Diego.

    Um abraço!

  88. Luisa disse:

    Olá Adelson,

    Obrigada pela resposta.
    Consegui colocar o site no ar com o FreeDNS (http://www.luisaeraphael.com.br). Ele é bem diferente do EveryDNS e eu não sabia direito como colocar as configurações. Estou enviando as imagens de como ficou a tabela configurada. Está funcionando, mas tenho medo de ter algo errado e alguém tentar acessar alguma coisa e não conseguir. Se puder de uma olhada olhe nos links as fotos:
    http://sites.google.com/site/luisaeraphael/icon/imagem3.bmp
    http://sites.google.com/site/luisaeraphael/icon/imagem2.bmp
    http://sites.google.com/site/luisaeraphael/icon/imagem1.bmp

    Veja que na minha tabela existem apenas os 2 itens. Isto esta certo? Quando cadastrei o domínio no freeDNS ele colocou vários itens automaticamente, mas fui deletando para ficar como o seu.
    Ele parece ser bem simples de usar, se você puder dar uma olhada para mim, eu agradeceria.

    Obrigada,

    Luisa

  89. Adelson Smania disse:

    Olá, Luisa!

    Pelo que vi, seu direcionamento do www está correto. O que não está funcionando é o seu "naked domain", ou seja o endereço http://luisaeraphael.com.br. Isso não costuma trazer grandes problemas, mas se quiser acertar isso, leia o artigo http://www.gerenciandoblog.com.br/2009/12/seu-dominio-proprio-sem-o-www.html.

    E gostei da interface do FreeDNS! Eu o avaliarei futuramente.

    Um abraço!

  90. Luis disse:

    Valeu pela dicas.
    Você poderia me indicar os melhores lugares com bons preços para comprar um domínio?

  91. Adelson Smania disse:

    Olá, Luis!

    Se você pretende comprar um domínio .com.br, a melhor alternativa é fazê-lo diretamente no http://registro.br. Se você prefere um .com, mais barato, uma boa alternativa é o GoDaddy.

    Eu utilizo ambos e nunca tive problemas.

    Um abraço!

  92. Scientist disse:

    Ola gostei muito bem simplificado, estou com uma duvida, como mudar um dominio do GoDaddy para o uol host sera que pode me ajudar

  93. Adelson Smania disse:

    Olá, Scientist!

    No UOL Host, há uma página explicando como fazer a migração de um site para lá, inclusive explicando a mudança do domínio: http://tutorial.uolhost.com.br/index.php?ind=&p=resposta&res=378#rmcl.

    Espero que ajude.

    Um abraço!

  94. Dani *Blog-Maria Flor* disse:

    Adelson,
    Te escrevi uns dias atrás. Deu tudo certo. Domínio registrado, email do google ativo.
    Há muito tempo queria fazer isso, e só agora ao acaso descobri seu blog que me incentivou e ajudou muito. Obrigada mesmo.

    Tenho algumas perguntas que mandei no google, não sei se terei resposta deles, se você puder ajudar…

    – Depois que migro meu blogspot para o domínio o que acontece com meu antigo
    endereço do blogspot? Ele continua sendo meu, ou é totalmente substituído pelo
    domínio? Alguma outra poderá usar meu antigo endereço do blog?

    – Uma vez migrado, não posso mais voltar para o endereço do blog? Por exemplo,
    se eu não quiser renovar o registro e quiser voltar ao blogspot.

    – Depois que mudar o domínio ele será redirecionado certo? Vai ser sempre assim
    ou chegará uma hora que não redirecionará mais?

    – Tenho que fazer alguma manutenção periódica após mudar o domínio ou não? Só
    com aquelas configurações de DNS, google apps ele funcionará sempre?

    – Assim que eu alterar blogspot para o domínio, já é automático o
    redirecionamento ou leva algum tempo até entrar no ar?

    Desculpa por tantas perguntas rs não se apresse em responder, faça quando puder.
    Muito obrigada novamente por toda atenção.
    Um abraço,
    Dani

  95. Adelson Smania disse:

    Olá, Dani!

    Suas perguntas são interessantes! Vamos aos esclarecimentos:

    1. Seu endereço antigo no Blogspot continuará existindo normalmente e reservado para você. Assim, ninguém mais poderá utilizá-lo.

    2. Você pode voltar ao seu antigo endereço na hora que quiser. Basta desfazer as configurações feitas no Blogger.

    3. Seu endereço no blogspot será redirecionado ao seu domínio enquanto houver essa configuração no Blogger. Assim, se alguém tentar acessar seu blog pelo endereço antigo, será levado ao novo domínio.

    4. A única manutenção é realizar anualmente o pagamento do seu domínio. Fora isso, só será necessária alteração em casos extraordinários, como alguma mudança no servidor de DNS.

    5. Pode demorar algumas horas para que tudo esteja funcionando corretamente. Isso é normal.

    Espero ter sanado todas as suas dúvidas.

    Um abraço!

  96. Dani *Blog-Maria Flor* disse:

    Adelson,
    Mais uma vez, obrigada por toda ajuda.
    Em breve farei as mudanças, estou mais segura agora.
    Abs,
    Dani

  97. Tais disse:

    Eu fiz todo o procedimento que vocês ensinaram e deu certo quando eu digito o endereço do meu blog (do blogspot) já muda direto para o domínio .com.br só que o blog não aparece ao inves disso aparece uma tela escrito SITE EM CONSTRUÇÃO.
    Quanto tempo demora para o blog voltar a aparecer?
    ou tem que fazer mais alguma coisa para isso?

  98. Adelson Smania disse:

    Olá, Tais!

    Essa mensagem não é normal. Pelo que percebi acessando o seu endereço, o site que está sendo mostrado não é um blog do Blogger.

    As configurações estão feitas corretamente? Sugiro conferir todos os passos para garantir que não tenha sido colocado o endereço errado em nenhuma das configurações.

    Um abraço!

  99. Giovani Mattiollo disse:

    Muito bom, mas ainda não estou seguro em fazer. Quero, mas parece difícil.
    Meu blog é http://gremista-sangueazul.blogspot.com

    Muito bom seu site!
    Abraço

  100. Adelson Smania disse:

    Olá, Giovani!

    Registrar um domínio próprio vale mesmo a pena. Na próxima semana pretendo publicar um artigo que tornará o processo ainda mais simples.

    Um abraço e seja sempre bem vindo!

  101. Marcia disse:

    Olá Adelson,

    Independente que quem compramos o dominio no meu caso UOL tenho que realizar o 2º Passo: Configurando o Servidor DNS?

  102. Adelson Smania disse:

    Olá, Marcia!

    Existe serviços de registro de domínio que já fornecem também o servidor de DNS. Agora, inclusive o Registro.br já fornece esse serviço – e esse é o tema de meu próximo artigo.

    Um abraço!

  103. Maithê (URGENTE) disse:

    Olá Adelson,

    preciso de explicação de como cadastrar o servidor DNS e o email no Google Apps, eu tentei mas não consegui, a sua explicação do ZoneEdit é do jeito antigo, agora mudou, tem como vc me mandar por email certinho ou por msn? eu preciso urgente deste email, pois é para uma empresa!!

    Estou no aguardo.

  104. Maithê disse:

    Boa tarde!

    Muito obrigada pela ajuda, consegui configurar o google apps, eu não estava conseguindo antes, mas depois me lembrei que no registro.br ja tem o DNS, configurei por la mesmo, nem foi preciso usar o Zone Edit!
    Parabéns pelo blog, tudo bem explicado, mesmo eu demorando um pouco pra fazer, tava só meio perdida pra cadastrar o dns, mas dps q lembrei q no registro.br dava, conseguir fazer direitinho o resto!

    Um abraço.

  105. Adelson Smania disse:

    Olá, Maithê!

    Fico feliz que tenha conseguido solucionar o problema. E seja sempre bem vinda ao Gerenciando Blog!

    Um abraço!

  106. Mega instalações disse:

    Olá Adelson,
    Cara, que dica preciosa neste post ,
    muito legal essa iniciativa de migar para um dominio registrado.
    Torna o blog mais respeitado.
    Gostaria de saber se apos de migrar para dominio proprio preciso contratar hospedagem para as postagem ?

  107. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Se você continuar com o seu blog no Blogger, não é necessário pagar pela hospedagem. Todos os seus artigos continuarão no Blogger, hospedados gratuitamente, com a única diferença de que serão acessados através de seu novo domínio.

    Um abraço!

  108. My World Is Pink disse:

    Oiiiie!Sabe eu consegui fazer o registro só que pagar,até que vale a pena mas gastar minha mesada com isso tô fora!Tem como mudar o dominio para .com grátuitamente?

  109. Adelson Smania disse:

    Olá!

    É um investimento bastante pequeno. Mas, isso depende do foco que você quer dar ao seu blog.

    Há uma opção grátis em Domínio Grátis para seu Blog ou Site.

    Um abraço!

  110. Miguel disse:

    Ola, tenho um dominio .com e estou tentando usar o servico da google apps para ter meu emails personalizados com o meu dominio. Estou levando um baile haha. Tenho o meu dominio la na REDEHOST e nao sei bem como configurar la para funcionar, ate criei um arquivo TXT la com o codigo que o google me passou mas minha conta no google aps nao esta funcionando, fala que o google nao consegui me identificar como proprietario do dominio. Alguem poderia me ajudar? Muito obrigado Miguel G

  111. Adelson Smania disse:

    Olá, Miguel!

    Normalmente, a confirmação do endereço via DNS, criando um registro CNAME, funciona para qualquer serviço de domínio. Mas, como não conheço a fundo a RedeHost, não posso dizer onde isso é feito.

    Minha sugestão é que você entre em contato com o suporte, passando a questão a eles.

    Um abraço!

  112. Mosca SS disse:

    Adelson, tenho um blog a algum tempo e comprei um domínio… mais para reservar o nome do que efetivamente para usar. O meu dominio é http://www.moscajustforfun.com.br o que eu queria era que simplesmente ao se digitar esse endereço, ele fosse direto para o http://www.moscajustforfun.blogspot.com. Não precisaria mudar na barra de endereços nem nada. Pelo que entendi, não teria nenhuma mudança no blog. Não dá pra fazer só isso? Apontar o domínio para o site do blogger diretamente?
    Abs e parabéns pelo blog e por esse post. Realmente muito completo!

    Mosca SS
    http://www.moscajustforfun.blogspot.com

  113. Adelson Smania disse:

    Olá, Mosca!

    Você até pode fazer isso, configurando um Web Forward em seu domínio através do Zone Edit (veja detalhes em http://www.gerenciandoblog.com.br/2010/12/nova-versao-do-zone-edit.html).

    Mas, a configuração no Blogger é tão simples que vale a pena realizá-la.

    Um abraço!

  114. Paula Torres disse:

    Oi Adelson! Fiz a mudança para .com.Registrei no tehospedo.Agora quanto tempo demora para voltar a funcionar? Porque deu essa mensagem:
    O registro DNS do seu domínio ainda não foi configurado corretamente. Se você tiver adquirido esse domínio recentemente, o processo de configuração poderá levar um dia. Obg

  115. Paula Torres disse:

    Boa tarde Adelson!Consegui fazer a mudança.E sabe aquela página de redirecionamento para o blog?Não aparece! Quando dou o endereço do pudscake.blogspot.com ele já vai direto para o .com .
    Muito obrigada! O seu blog está ajudando muito. Agora vou criar um e-mail.
    Abç

  116. Adelson Smania disse:

    Olá, Paula!

    Percebi que era mesmo apenas questão de tempo para que seu domínio estivesse no ar: já visitei seu novo endereço e confirmei que está tudo funcionando perfeitamente.

    Um abraço e sucesso para você!

  117. Otaviano Rocha disse:

    Belo trabalho meu caro! A internet precisa de pessoas dedicadas assim!

  118. Jerusa disse:

    OLá
    Sou novata nesses questões, então não entendi se isso serviria para um site que vou criar agora.
    Me inscrevi no google apps e tenho aquele link deles que fica http://sites.google.com/a/seudominio.com.br.
    Tenho como deixar usando o google apps apenas http://www.meudominio.com.br?

  119. geeksmaniacs disse:

    Olá Adelson Smania!
    Parabéns pelo site!
    Tenho um dúvida em relação ao post, pois você mostrou como mudar de domínio, mas na plataforma Blogger. Eu gostaria de saber como faço para mudar meu domínio de wordpress.com para apenas .com, meu blog funciona assim geeksmaniacs.wordpress.com, eu gostaria de mudar o domínio para .com ai que entra minha dúvida, se eu posso mudar apenas o domínio e não precisar pagar hospedagem, ou seja, pretendo deixar-ló hospedado no wordpress mesmo, se isso é possível peço gentilmente que você me ajude, se preferir pode postar um artigo relacionado aqui no blog, pois muitas pessoas assim como eu têm essa dúvida.
    Desde já agradeço sua compreensão, espero que você possa me ajudar. Sucesso!

  120. Adelson Smania disse:

    @Jerusa: O procedimento de registro de um domínio próprio funciona também para o Google Sites. No entanto, sugiro que você leia o artigo Domínio .com.br para seu Blog Ficou Mais Simples, pois agora ficou mais simples o registro do domínio .COM.BR.

    @GeekManiacs: É sim possível registrar um domínio para seu blog no WordPress.com, mesmo sem contratar hospedagem própria. No entanto, você precisa pagar uma taxa ao WordPress para permitir o direcionamento do domínio. Veja mais detalhes sobre isso em http://en.support.wordpress.com/domain-mapping/map-existing-domain.

    Abraço a vocês!

  121. Graziela Bentes disse:

    Primeiramente, parabéns pelo blog. Desde que eu o encontrei não paro de ler cada artigo, rs.
    Não sei se alguém já postou essa pergunta, confesso que não consegui ler todos os comentários então, desculpe a minha ignorância mas, se eu passar o meu blog para meu domínio próprio, eu vou poder editar, postar e etc. da mesma forma que pelo blogger? Porque eu não sou muito expert nessas coisas, e tenho medo de não conseguir mais mexer com facilidade depois.

  122. Adelson Smania disse:

    Olá, Graziela!

    Fico feliz que esteja gostando dos artigos!

    Quanto à sua pergunta, tudo continuará sendo feito da mesma forma depois que você configurar o domínio próprio em seu blog. A única diferença será mesmo o endereço pelo qual ele será acessado.

    Um abraço e seja sempre bem vinda!

  123. FESSAL disse:

    Olá Adelson!

    Seguinte, a Everydns esta me pedindo para migrar para a dyndns, pois esta empresa adquiriu a outra, vc sabe se é seguro esta migração, achei um pouco estranho…
    Enfim

    Agradeço desde já!

  124. Adelson Smania disse:

    Olá, Fessal!

    Realmente, a EveryDNS foi adquirida pela DynDNS. O problema é que, até onde sei, o serviço da DynDNS é pago. Uma saída para o caso é utilizar os serviços do Zone Edit, outra empresa que fornece um DNS grátis e de boa qualidade.

    Leia mais a respeito no artigo A Nova Versão do Zone Edit.

    Um abraço!

  125. Amigas e Afins disse:

    Olá!

    Recentemente eu fiz esta migração! Mas agora quero fazer emails com @amigaseafins.com
    Tentei usar o google apps (vi seu post sobre isso) Mas quando eu tento seguir seu passo a passo lá em Primeiros Passos e tals…eu nao consigo…aparece a seguinte mensagem: Enter your domain name

    This domain has already been registered with Google Apps. Please contact your domain administrator for instructions on using Google Apps with this domain.

    Mas eu sou a adm e nao sei como acessar essa conta!
    Vc pode me ajudar??

    Obrigada

  126. Adelson Smania disse:

    Olá!

    É possível que outra pessoa tenha iniciado o uso do Google Apps com o seu nome de domínio. Mas, é possível reverter a situação. Siga os seguintes passos:

    1. Acesse http://www.google.com/apps/intl/pt-BR/group/index.html.

    2. No canto superior direito, clique em "Fazer login".

    3. Na caixa que aparecer, digite o seu domínio, escolha a opção "Gerenciamento de domínio" e clique em "Ir".

    4. Na próxima página, clique na opção "Não consegue acessar sua conta?", logo abaixo da caixa de senha.

    5. Em seguida, clique em "Redefina sua senha de administrador".

    Depois, é só seguir as instruções dadas pelo Google. É possível que sua senha seja enviada para seu e-mail ou que você reinicie o processo, fazendo um novo cadastro.

    Um abraço!

  127. Andréia (Deus quer falar com você hoje) disse:

    Olá Adelson, tudo bem? Já li e reli sua série de artigos sobre domínio próprio várias vezes nos últimos meses. Finalmente tomei coragem e vou migrar para o domínio próprio. Tive dificuldades com o nome do domínio, pois o título do meu blog é imenso… (fruto da inexperiência). Acabei decidindo registrar grande mesmo :S Mas tenho 2 dúvidas:

    1. Eu entendi que Registrando no godabby não precisa do servidor DNS, é isso mesmo?

    2. Como eu quero .com, estou pensando em registrar na gobdabby. Lá tb tem a opção de registrar .com.br e .net. Vc acha interessante fazer os 3 lá, ou seria melhor fazer estes por aqui, como no uol host?

  128. Adriano Luz disse:

    Olá, Andréia!

    Essa é uma decisão importante e bastante benéfica para seu blog! O ideal é manter o domínio o mais curto possível, justamente para permitir às pessoas o decorarem e digitarem facilmente. Quanto às suas respostas:

    1. Hoje, praticamente todas as empresas que registram domínios (incluindo o GoDaddy e mesmo o Registro.br) já possuem o serviço de DNS incluído. Isso facilita bastante as coisas.

    2. Particularmente, gosto de registrar meus domínios .BR diretamente no Registro.br, assim não tenho intermediários. Mas, empresas sérias como o GoDaddy e o UOLHost são bastante confiáveis. Não conheço casos de pessoas que tiveram problemas com elas.

    Um abraço e sucesso para você!

  129. Vitor Farias disse:

    Olá Adelson!
    Ótimo artigo e muito instrutivo! Parabéns!

    Mas tenho uma dúvida: ao registrar um novo domínio .com.br e informar ao Blogger que possuo meu domínio próprio, todos os artigos e páginas se encontrarão com este domínio, ou ele me servirá apenas para redirecionar para o meu atual domínio (.blogspot.com)?

    À exemplo pego o próprio Gerenciando Blog que tem a postagem no próprio domínio http://www.gerenciandoblog.com.br/2009/06/mudando-para-seu-dominio-proprio-parte_21.html ao invés de ser gerenciandoblog.blogspot.com/…

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Vitor!

      Uma vez alterado seu blog para um domínio próprio, o Blogger fará automaticamente o redirecionamento de todas as suas páginas para o novo endereço.

      Um abraço!

  130. Arthur h. disse:

    Adelson, eu queria saber se no registro simples do blogger há outras formas de pagar o domínio em questão comprado além do cartão de credito, desde já agradeço a sua atenção!

    Arthur Holanda
    Artyplay.blogspot.com

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Arthur!

      Quando o domínio é contratado diretamente no Blogger, a única opção de pagamento é mesmo o cartão de crédito. Caso você faça o registro de um domínio .COM.BR diretamente no Registro.br, poderá pagar também por boleto bancário.

      Um abraço!

  131. Arthur h. disse:

    Tenho outra duvida Adelson, quando estava para pagar meu domínio próprio da Google acabei fechando o site do pagamento e agora não sei mais como encontrar a pagina de pagamento do domínio que eu pedi, por favor como faço para encontra-lo?
    (obs.: O meu navegador não gravou o endereço da pagina o que eu faço?)

    • Adriano Luz disse:

      Arthur:

      Infelizmente, não sei como proceder neste caso. Eu tentaria fazer novamente o registro do mesmo domínio, para verificar se você será levado à página de pagamento.

      Caso não funcione, sugiro que entre em contato com o suporte do Blogger.

      Um abraço!

  132. Arthur h. disse:

    Obrigado Adelson pelos seus esclarecimentos, me ajudaram muito, saiba que sou fã do gerenciando blog e que o seu trabalho serve de inspirarão para mim melhorar cada dia mais o meu blog, desde já agradeço a atenção!!

    artyplay.blogspot.com

  133. juliano disse:

    muito obrigado,funcionou perfeitamente pra mim.

  134. Tiago Albino Borges Souza disse:

    Olá Adelson!

    Antes de mais nada, parabéns pelo artigo. Muito útil!

    Eu registrei o dominio mundodolivro.com para um blog no Blogger.
    Fiz o processo como o tutorial do proprio blogger instruiu. POrém pedi a empresa onde registrei o dominio para que fizesse as configurações para mim.

    Feito isso, toda vez que acesso pelo dominio, aparece a página indicando que serei redirecionado.

    Gostaria de saber qual o prazo para que meu blog volte a aparecer normalmente. (eu fiz o processo dia 14-08-12, e até o momento continua com a mesma mensagem.

    Abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Tiago!

      O prazo normal para que seu domínio próprio esteja acessível é 24 horas. Pela mensagem que está sendo apresentada ao acessar o seu blog, acredito que a configuração não tenha sido feita da maneira correta no domínio.

      Minha sugestão é contatar a empresa e solicitar a eles para que revisem a configuração realizada.

      Um abraço!

  135. CELSO MATHIAS disse:

    Obrigada, Adelson! Minha dúvida foi esclarecida.

  136. Anônimo disse:

    olá boa noite. preciso da ajuda de vcs aqui. tenho um site no google site , comprei um dominio no registro br e marquei a opçao usar dns do registro br, fiz a configuraçao no dns coloquei o www a 74.125.134 que pede
    e abaixo coloquei meudominio.com.br cname ghs.google.com , ao digitar na barra de endereço aparece um pagina erro 404, nao sei oque possa estar acontecendo alguem pode me ajudar
    meu email é [email protected] desde ja agradeço

  137. Camila Madeira disse:

    Oi, registrei um dominio no hostnet, agora estou tentando configurar o dsn, mas que coloco o cód. dado pelo blogger, aparece uma mensagem dizendo que não tenho permissão para isso. Sabe me dizer o q esta acontecendo?
    Parabéns pelo blog!

  138. Rachel Bonino disse:

    Olá!
    Existe algum tutorial específico para aplicação de domínio próprio no wordpress? Agradeceria muitíssimo!
    Um abraço,
    rachel

  139. Anônimo disse:

    Ola…sabe como mudar um site do google sites p meu dominio?

  140. Anônimo disse:

    Muito bem explicado, porém, extremamente complexo.
    Às vezes compensa jogar um WordPress dentro de um domínio comprado normalmente aqui na "terrinha das bananas" e comprar uma template bonita do que configurar uma URL personalizada para Blogspot.

  141. Fernanda Scafi disse:

    Fiz antes de ontem e troquei certinho, mas eu tenho certeza que não mexi e o meu código do analytics foi apagado!! 2 dias de sofrimento tentando ver o que era e hoje descobri e recoloquei o código! Ufa!

  142. Mauricio Dvorak disse:

    Primeiramente parabéns pelas postagens! Acompanho a algum tempo e tem me ajudado muito, porém há algo q já revirei na internet e não achei! Como apontar 2 domnínios com.br para o blogger? No blogger só é permitido um direcionamento, a dúvida é: direciono o domínio novo .com.br para o q já está direcionado para o blogger?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!