divulgação Camila Fiori

Divulgando seu blog no Twitter – Parte 1

Twitter Mesmo que ainda não o use, você já deve ter ouvido falar do Twitter. Afinal, trata-se de uma das maiores febres da internet nos últimos meses, embora a ferramenta tenha sido lançada em 2006. O que vou mostrar neste artigo é como você pode fazer do Twitter o seu aliado para divulgar o seu blog. Caso você ainda não sabia do que estou falando, o Twitter é uma ferramenta de microblog em que seus “posts”, por assim dizer, podem ter apenas 140 caracteres. “Só 140 caracteres?”, você pode estar se perguntando. Exatamente, só isso. Ou seja: não é possível escrever um artigo completo, como você faria em seu blog. Mas, há formas interessantes de utilizá-lo a seu favor, especialmente para divulgar artigos e idéias que você já escreve em seu blog. A idéia é simples: as pessoas que se tornarem seus “seguidores” no Twitter, passarão a receber as mensagens que você escrever. Nesta primeira parte do artigo, mostrarei os passos iniciais na ferramenta. Além disso, o Twitter é mais uma vitrine onde seus artigos podem ser exibidos e encontrados por pessoas interessadas no tema de seu blog. Hoje, o Google ainda não indexa os artigos do Twitter, mas existem fortes rumores de que isso seja feito em breve (http://www.estadao.com.br/noticias/tecnologia+link,google-pode-surpreender-com-busca-para-twitter,2783,0.shtm). Pelos motivos expostos acima, acredite: vale a pena investir na ferramenta.

 

Criando sua conta no Twitter

Antes de mais nada, é necessário que você crie uma conta no Twitter. Há duas opções: você pode criar uma conta pessoal, em seu nome, ou uma conta específica para o seu blog. Há justificativas para ambas as opções. Na dúvida, crie ambas. Isso aumentará a chance de que você seja encontrado. 1. Acesse http://twitter.com.
2. Clique em "Get Started – Join!"
3. Preencha as informações solicitadas. Caso esteja criando a conta para o seu blog, preencha “Full name” com o nome do seu blog (por exemplo, “Gerenciando Blog”) e “Username” com o domínio ou subdomínio dele (“gerenciandoblog”, no meu caso). Isso fará com que você seja mais facilmente encontrado.
4. Clique em “Create my account”. Pronto! Você já tem sua conta no Twitter. A partir de agora, você passa a ter uma página como http://twitter.com/gerenciandoblog. Após a criação da conta, serão exibidos passos opcionais para você encontrar amigos no GMail e outros locais. Se não quiser fazer isso agora, pode ser feito depois. A ferramenta também sugerirá pessoas que você pode seguir, mas você também pode deixar isso para depois. Agora, vamos fazer alguns pequenos ajustes para a sua conta recém-criada:
1. Entre em “Settings”, “Account” e preencha pelo menos as informações “More Info URL” (endereço do seu blog) e “One Line Bio” (descrição do seu blog).
2. Entre em “Picture” e coloque uma imagem para a sua conta (uma foto ou logotipo do seu blog).
3. Entre em “Design” e altere a imagem de fundo e as cores de acordo com sua preferência.  

 

Conseguindo seguidores

Esta é a etapa mais trabalhosa do processo. O segredo aqui não é apenas encontrar seguidores. Existem sites e ferramentas que prometem encontrar milhares de seguidores para você automaticamente. Mas, isso é como ter milhares de amigos no Orkut e não conhecer nenhum deles. O ideal é que você consiga seguidores que possam realmente se interessar pelos assuntos que você escreve. Algumas dicas 1. Divulgue seu Twitter em seu blog – Isso é extremamente simples: coloque um link ou uma figura em seu blog, com um link para a sua conta no Twitter. Assim, quem visita seu blog poderá começar a segui-lo também no Twitter. 2. Torne-se seguidor de outras pessoas – É natural que essas pessoas também se tornem seguidores. Você pode procurar quem seguir pela própria ferramenta (opção “Find People”. Outra opção é procurar nos sites ou blogs que você já visita. Muitos já possuem essa opção. Por exemplo, quer seguir o Gerenciando Blog? Clique em http://twitter.com/gerenciandoblog e pressione o botão “Follow”. Com o tempo, você conseguirá gradativamente aumentar seu número de seguidores. A tendência é que eles aumentem numa escala geométrica: ou seja, quanto mais seguidores você tiver, mais fácil será para conseguir novos.   Agora, você já pode utilizar o Twitter para divulgar suas idéia e chamar a atenção para o seu trabalho. No próximo artigo, mostrarei como fazer para que seus artigos sejam divulgados automaticamente no Twitter, sem a necessidade de cadastrá-los manualmente. E você, já utiliza o Twitter para divulgar o seu blog? Você tem alcançado um bom resultado com essa divulgação? Deixe seu comentário aqui!

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

19 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.