Dominio: gerenciandoblog.com.br
Chave: 00e39a4dc6309327334fa422703bddd1e83c509f
Hora do cache: 1510957843
Vida do cache: 1511001043
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: 11808bbc6205bade68f0b70c302eaa74d4305945
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Hospedagem - 728 x 90

divulgação

Divulgando seu blog no Twitter – Parte 1

Twitter Mesmo que ainda não o use, você já deve ter ouvido falar do Twitter. Afinal, trata-se de uma das maiores febres da internet nos últimos meses, embora a ferramenta tenha sido lançada em 2006. O que vou mostrar neste artigo é como você pode fazer do Twitter o seu aliado para divulgar o seu blog. Caso você ainda não sabia do que estou falando, o Twitter é uma ferramenta de microblog em que seus “posts”, por assim dizer, podem ter apenas 140 caracteres. “Só 140 caracteres?”, você pode estar se perguntando. Exatamente, só isso. Ou seja: não é possível escrever um artigo completo, como você faria em seu blog. Mas, há formas interessantes de utilizá-lo a seu favor, especialmente para divulgar artigos e idéias que você já escreve em seu blog. A idéia é simples: as pessoas que se tornarem seus “seguidores” no Twitter, passarão a receber as mensagens que você escrever. Nesta primeira parte do artigo, mostrarei os passos iniciais na ferramenta. Além disso, o Twitter é mais uma vitrine onde seus artigos podem ser exibidos e encontrados por pessoas interessadas no tema de seu blog. Hoje, o Google ainda não indexa os artigos do Twitter, mas existem fortes rumores de que isso seja feito em breve (http://www.estadao.com.br/noticias/tecnologia+link,google-pode-surpreender-com-busca-para-twitter,2783,0.shtm). Pelos motivos expostos acima, acredite: vale a pena investir na ferramenta.

 

Criando sua conta no Twitter

Antes de mais nada, é necessário que você crie uma conta no Twitter. Há duas opções: você pode criar uma conta pessoal, em seu nome, ou uma conta específica para o seu blog. Há justificativas para ambas as opções. Na dúvida, crie ambas. Isso aumentará a chance de que você seja encontrado. 1. Acesse http://twitter.com.
2. Clique em "Get Started – Join!"
3. Preencha as informações solicitadas. Caso esteja criando a conta para o seu blog, preencha “Full name” com o nome do seu blog (por exemplo, “Gerenciando Blog”) e “Username” com o domínio ou subdomínio dele (“gerenciandoblog”, no meu caso). Isso fará com que você seja mais facilmente encontrado.
4. Clique em “Create my account”. Pronto! Você já tem sua conta no Twitter. A partir de agora, você passa a ter uma página como http://twitter.com/gerenciandoblog. Após a criação da conta, serão exibidos passos opcionais para você encontrar amigos no GMail e outros locais. Se não quiser fazer isso agora, pode ser feito depois. A ferramenta também sugerirá pessoas que você pode seguir, mas você também pode deixar isso para depois. Agora, vamos fazer alguns pequenos ajustes para a sua conta recém-criada:
1. Entre em “Settings”, “Account” e preencha pelo menos as informações “More Info URL” (endereço do seu blog) e “One Line Bio” (descrição do seu blog).
2. Entre em “Picture” e coloque uma imagem para a sua conta (uma foto ou logotipo do seu blog).
3. Entre em “Design” e altere a imagem de fundo e as cores de acordo com sua preferência.  

Conseguindo seguidores

Esta é a etapa mais trabalhosa do processo. O segredo aqui não é apenas encontrar seguidores. Existem sites e ferramentas que prometem encontrar milhares de seguidores para você automaticamente. Mas, isso é como ter milhares de amigos no Orkut e não conhecer nenhum deles. O ideal é que você consiga seguidores que possam realmente se interessar pelos assuntos que você escreve. Algumas dicas 1. Divulgue seu Twitter em seu blog – Isso é extremamente simples: coloque um link ou uma figura em seu blog, com um link para a sua conta no Twitter. Assim, quem visita seu blog poderá começar a segui-lo também no Twitter. 2. Torne-se seguidor de outras pessoas – É natural que essas pessoas também se tornem seguidores. Você pode procurar quem seguir pela própria ferramenta (opção “Find People”. Outra opção é procurar nos sites ou blogs que você já visita. Muitos já possuem essa opção. Por exemplo, quer seguir o Gerenciando Blog? Clique em http://twitter.com/gerenciandoblog e pressione o botão “Follow”. Com o tempo, você conseguirá gradativamente aumentar seu número de seguidores. A tendência é que eles aumentem numa escala geométrica: ou seja, quanto mais seguidores você tiver, mais fácil será para conseguir novos.   Agora, você já pode utilizar o Twitter para divulgar suas idéia e chamar a atenção para o seu trabalho. No próximo artigo, mostrarei como fazer para que seus artigos sejam divulgados automaticamente no Twitter, sem a necessidade de cadastrá-los manualmente. E você, já utiliza o Twitter para divulgar o seu blog? Você tem alcançado um bom resultado com essa divulgação? Deixe seu comentário aqui!

Classifique este post


De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

Sobre o autor | Website

Especialista em Marketing Digital, presta Consultoria e auxilia diversos clientes. Amante por blogs, é responsável pela administração dos blogs Afiliados na web, Gerenciando Blog e Mundo Blogger.

19 Comentários

  1. marcelo dalla disse:

    Pois é amigo! Entrei no Twitter mais pra isso mesmo. Confesso q nao senti muita diferença, mas é mais uma forma de divulgação. Agora que eu to começando a ver um pouquinho de graça naquilo. rsrsrsrs. Ótimo artigo!!! abraço

  2. António Rosa, José disse:

    Olá

    Também uso o twitter para promover o blogue, mas sou bastante cauteloso para não cansar os seguidores. Se eu me canso deles, porque não se hão-de cansar de mim?

    Ao fim de meses é que começo a gora a ter feedback do Twitter. Também compreendo que a natureza temática do meu blogue não seja propriamente um assunto de multidões.

    Abraço.

  3. Adelson Smania disse:

    @Marcelo: Confesso que ainda preciso "começar a gostar" do Twitter. De qualquer forma, já o vejo como uma preciosa ferramenta de divulgação e devemos fazer bom proveito dela.

    @António: Concordo com você: temos que ser cautelosos para não transformar o Twitter em uma "metralhadora de mensagens". E sua observação é bastante importante: dependendo do conteúdo do blog, há opções de divulgação que se adequam melhores que outras.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  4. disse:

    Só vc me convenceu a isso!!!!
    Bjs

  5. Adelson Smania disse:

    Oi, Lê!

    Pessoalmente, não sou grande fã do Twitter. Mas, como eu disse acima para o Marcelo, é uma ferramenta importante para a divulgação de um blog. Por isso, não podemos ignorá-la.

    Beijo!

  6. Fernando Archinto disse:

    Fiz uma conta recentemente no Twitter e espero conseguir bons resultados com ele para meu blog. Ainda não domínio essa ferramentea. Fico sem entender alguma mensagens que enviam mas com o tempo vou me acostumar e vou aprender a usá-lo de forma eficiente.
    Abraços

  7. Adelson Smania disse:

    Olá, Fernando!

    O Twitter é uma ferramenta que nós, blogueiros não podemos desprezar. Sua popularidade é enorme e é importante tirarmos proveito dela como forma de divulgação para o nosso trabalho.

    Quanto a não entender algumas das mensagens, isso é natural. É necessário selecionar o que realmente vale a pena entre o que recebemos lá.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  8. Jaqueline disse:

    Oi Adelson,como as pessoas irão descobrir q a gente fez um twitter? só se comerçarmos a adicionar outras pessoas?
    Gostaria de faze-lo para divulgar meu blog.

  9. Adelson Smania disse:

    Olá, Jaqueline!

    Há alguns lugares bem simples – e eficientes – para você divulgar seu Twitter. O principal é divulgá-lo em seu próprio blog. Veja no meu caso, na caixa "Siga-nos", na barra direita, há o endereço do Twitter, entre outros. Outro lugar que você pode divulgar é em sua assinatura de e-mail.

    Um abraço!

  10. Jaqueline disse:

    Oi Adelson,mas o problema é justamente esse…meu blog não recebe visitas ainda.
    Se eu colocá-lo lá vai dar na mesma.
    Obrigado

  11. Adelson Smania disse:

    Olá, Jaqueline!

    Entendo sua preocupação. Mas, a solução para isso é algo que conversamos por e-mail. No artigo Divulgando seu blog há diversas formas para você divulgar seu blog. À medida em que você as colocar em prática, seu blog começará a ter mais visitas. É um processo que deve ser realizado constantemente.

    Com o tempo mais pessoas virão até seu blog. É importante que elas já encontrem no seu blog o endereço do seu Twitter, pois é uma forma de fidelizá-las e fazer com que retornem.

    Um abraço!

  12. opiniaodomau disse:

    Valeu garoto suas dicas,são do bem…

  13. Adelson Smania disse:

    Obrigado! Espero que as dicas lhe sejam úteis.

    Um abraço!

  14. Édison disse:

    Eu estive relutando para entrar na onda do Twitter, mas agora, depois destas digas cheguei a conclusão que não dá pra ficar de fora.

  15. Adelson Smania disse:

    Olá, Édison!

    Mesmo que você não goste do Twitter, ele é uma ferramenta poderosa para divulgar o seu blog. Assim, vale a pena investir seu tempo na ferramenta.

    Um abraço!

  16. José Nunez disse:

    estou nessa… Muito suas boas dicas

  17. Pingo de Cultura disse:

    Eu comecei a pouco tempo no twitter, de vez em quando recebo umas visitar dos meus seguidores. Acho que a tendência é aumentar. Ah, sigo o Gerenciando Blogs no twitter.

  18. Adelson Smania disse:

    @José: Obrigado pelos elogios! Espero que as dicas o ajudem.

    @Pingo de Cultura: O Twitter pode ser uma boa fonte de visitas, desde que seja bem utilizado. Além das publicações automáticas, como mostrei aqui, é importante também gerar tweets manuais, para mostrar aos seguidores que há alguém efetivamente gerenciando a conta.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  19. Jonas Pereira Santos disse:

    ola´sua matéria e muito boa deu para entender um um pouco, mas estou novo no blog tenho poucas palavras para postar no meu blog, vou esperar mais um pouco para colocar meu blog no twitter.um abraço

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!