divulgação Camila Fiori

Divulgando seu blog no Twitter – Parte 2

Gerenciando_TwitterFeed No artigo anterior, mostrei os passos básicos para você cadastrar uma conta no Twitter para divulgar o seu blog. Neste artigo, conforme prometido, mostrarei como divulgar automaticamente os seus artigos lá utilizando o Twitter Feed, sem a necessidade de postá-los manualmente. O funcionamento do Twitter Feed é simples: nele, você associa o feed de artigos do seu blog à sua conta do Twitter. Cada novo artigo do blog é automaticamente enviado ao Twitter. É uma forma eficiente de automatizar o processo de divulgação. Vamos às instruções! 1. Caso você ainda não tenha sua conta no Twitter, leia o artigo anterior e crie uma. 2. Acesse o Twitter Feed (http://twitterfeed.com). 3. Clique em “Register Now” ou “Sign up”. 4. Preencha as informações solicitadas (apenas seu e-mail e uma senha) e clique em “Create Account”.
Gerenciando_TwitterFeed1 5. Se tudo correu bem, você já será levado à próxima tela, onde poderá adicionar o seu feed:
Gerenciando_TwitterFeed2  6. O próximo passo é conecta-se à sua conta do Twitter. Para isso, clique no botão “Connect your feed to your “Twitter Account”. Ao fazer isso, será solicitado seu nome de usuário e senha do Twitter, como na tela abaixo. Preencha as informações e clique em “Allow”.
Gerenciando_TwitterFeed3 7. Preencha agora as informações do seu Feed. Em “Feed Name”, deve ser colocado um nome que será mostrado apenas para você, para identificar o seu feed. Em “RSS Feed URL”, deve ser colocado o endereço do feed dos seus artigos. Após preenchê-lo, clique no botão “test rss feed”, para garantir que ele esteja correto.
Gerenciando_TwitterFeed4 8. Para definir as demais opções, clique em “Advanced Settings”, na parte inferior da tela. Na figura, estou mostrando as opções que escolhi para os meus artigos. Abaixo da figura está a explicação para cada item.
Gerenciando_TwitterFeed5
– Update Frequency: Intervalo em que seu feed será verificado por novos posts. A segunda opção indica quantos posts podem ser colocados em cada post no Twitter.
– Post Content: Aqui você escolhe se será postado no Twitter o título do post original, a descrição ou ambos. A segunda opção deve permanecer marcada para ser postado também o link do artigo original. A opção “Shorten link through” é necessária para diminuir o tamanho do endereço original, a fim de não ultrapassar os 140 caracteres.
– Post Sorting: Indica a ordem em que os artigos serão exibidos (data de publicação ou código de identificação).
– Post Prefix: Texto fixo que será mostrado no início do post no Twitter.
– Post Suffix: Texto fixo que será mostrado no final do post no Twitter.
– Keyword Filter: Permite que você filtre os artigos que serão publicados, de acordo com palavras-chave que você definir. 9. Para finalmente criar seu feed, é só clicar no botão “Create Feed”. A partir de agora, os novos posts do seu blog serão automaticamente enviados para o seu Twitter. O post no Twitter ficará similar ao abaixo:
Gerenciando_TwitterFeed6   Se você não utilizava o Twitter para divulgar os seus artigos imaginando que teria um trabalho a mais, esta é uma excelente forma de fazer isso sem ter trabalho adicional a cada novo post.

Classifique este post

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

59 Comentários

  1. Lucaimura disse:

    Mais uma excelente dica Adelson. Confesso que nunca dei muita importância ao Twitter (que pecado!!), mas lendo o teu post vejo que estou a perder uma excelente ferramenta de divulgação.

    Um abraço.

  2. Adelson Smania disse:

    Olá, Luca!

    Confesso que também nunca fui grande fã do Twitter. Mesmo assim, eu o vejo como uma ferramenta interessante de divulgação de nosso trabalho. Ainda mais com uma ferramenta como o Twitter Feed, que deixa o trabalho automático.

    Um abraço e obrigado pelo comentário!

  3. geralidadesdavida.net disse:

    Prefiro fazer manualmente. Não sei como funciona isso na prática, mas me parece que acontece o mesmo problema com os posts recentes: mesmo colocando uma data antiga ele aparece por lá como recente e eu detesto isso! Se eu coloco uma data antiga é para aparecer lá trás.
    Meu medo seria atualizar uma página estática e ela aparecer no Twitter.

    Marco Damaceno

  4. Adelson Smania disse:

    Olá, Marco.

    Entendo sua preocupação.

    Neste caso, vale a forma como esses artigos são mostrados no feed. Pelo que observei até o momento, os artigos atualizados ou os postados com datas antigas não são exibidos nos meus feeds. Isso ocorre, por exemplo, com a área de links, que é constantemente atualizada, mas só apareceu no feed quando a postei.

    Um abraço!

  5. disse:

    Como fazer quando vc tem dois blogs???
    Se pergunto, é porque tenho dúvidas…
    Help me!!!

  6. Adelson Smania disse:

    Oi, Lê!

    Eu também tenho mais de um blog. Nesse caso, vejo duas opções:

    1. Criar um Twitter para cada blog. Isso é importante porque o assunto de um blog pode não interessar para os leitores do outro blog.

    2. Criar um Twitter em seu nome (e não do blog), para onde você pode enviar o feed de seus dois blogs. Essa conta serve para quem quer seguir seu trabalho, independente do blog onde você está escrevendo.

    Eu optei pelas duas opções. Assim, tenho o meu Twitter pessoal, além de um para cada blog.

    Espero ter ajudado! E obrigado pela visita!

  7. Andrea Marcondes disse:

    Olá, acabo de conectar ao Twitter e estava completamente perdida por lá rs
    Obrigada por clarear as idéias e contribuir para alguma evolução na minha página! rsrsrs
    Sucesso!!!
    Abraços

  8. Adelson Smania disse:

    Olá, Andrea!

    Também fiquei perdido quando comecei a usar o Twitter. Só com o tempo fui entender que aquilo poderia ser útil para alguma coisa. risos

    Um abraço e obrigado pela visita!

  9. Claudia Farnesi disse:

    Adelson,

    suas orientações foram muito importantes p/ eu conseguir postar meus posts no Twitter!

    Parabéns pelo blog vou tentar acompanhar!!!

    Abs,

    Claudia Farnesi – http://www.claudiafarnesi.com.br

  10. Adelson Smania disse:

    Olá, Claudia!

    Que bom que o artigo a tenha ajudado. E espero que volte sempre aqui e encontre dicas úteis.

    Um abraço!

  11. .Alan David disse:

    paga alguma coisa para divulgar o meu blogger?

  12. Adelson Smania disse:

    Oi, Alan!

    A divulgação no Twitter é totalmente grátis. Pode usar à vontade.

    Um abraço!

  13. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Infelizmente, só é possível divulgar automaticamente os artigos a partir do momento em que você configura o Twitter Feed.

    Para divulgar os posts antigos, a única forma que vejo para fazer isso é escrevendo tweets manuais com o link para eles.

    Um abraço!

  14. Obra Da Graça disse:

    Preencha agora as informações do seu Feed. Em “Feed Name”, deve ser colocado um nome que será mostrado apenas para você, para identificar o seu feed. Em “RSS Feed URL”, deve ser colocado o endereço do feed dos seus artigos. Após preenchê-lo, clique no botão “test rss feed”, para garantir que ele esteja correto.

    já estou nesse campo.
    Em “RSS Feed URL”, deve ser colocado o endereço do feed dos seus artigos.
    "endereço do feed? o que devo fazer agora. Me perdi. como colocar os psts do meu blog no twitter? Me ajude.

  15. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Falta pouco para você conseguir publicar seus posts automaticamente no Twitter! No seu caso, o endereço do seu feed é http://feeds2.feedburner.com/gloriosaesperanca. É só colocar essa informação no campo "RSS Feed URL" e prosseguir com o cadastro.

    Um abraço!

  16. Thiago disse:

    olá.. estou apanhando pra caramba tambem.. não consigo passar do RSS Feed URL já pelegei e não consigo.. é o mesmo problema ai do "Obra da Graça"

    meu blog esta ai na URL

  17. Adelson Smania disse:

    Olá, Thiago!

    No seu caso, o que pode estar dificultando é o fato de seu blog estar hospedado no Spaceblog. Confesso que não conheço muito a plataforma, mas percebi que o RSS do seu blog fica em http://static.blogstorage.hi-pi.com/spaceblog.com.br/s/si/sistemasdegestaopublica/rss.xml. Esse é o endereço que você deve colocar no "RSS Feed URL".

    Faça um teste e me diga se funcionou. Se preferir, me escreva no [email protected].

    Um abraço!

  18. Victor S. Gomez disse:

    Suas dicas são extremamente excelentes. Estou usando quase todas. Ainda não consegui parar de ler seus escritos, estou com seu blog aberto desde cedo. Obrigado pelas ótimas informações. Abraços

  19. Adelson Smania disse:

    Olá, Victor!

    Fico feliz que esteja gostando assim do blog! Torço para que encontre dicas úteis para seu trabalho.

    Um abraço!

  20. MarcoA_A_M disse:

    Minhas edições de posts estão caindo no twitter também. Tem como evitar isso? Como faço?

  21. Adelson Smania disse:

    Olá, Marco!

    Pelo que vi em seu Twitter, há alguns tweets de artigos de seu blog gerados pelo TwitterFeed e outros pela API do Twitter. Vi também um vindo do diHITT. Não pode ser isso que está gerando a duplicidade de tweets?

    É que sempre usei o TwitterFeed e, mesmo editando artigos, eles só são publicados uma única vez.

    Um abraço!

  22. Anônimo disse:

    Olá Adelson li a matéria, abri meu twitter e fiz também a lição de casa da parte dois, mas parece que alguma coisa não deu certo, pois no endereço onde deveria divulgar o poste do meu blog apareceu o seguinte recado: HTTP Error (Code) and Message: (404) null
    Vc tem como me ajudar. Obrigado por tudo e um bom 2010!

    Franco Sansone
    [email protected]

  23. Adelson Smania disse:

    Olá, Franco!

    O erro 404 significa que um arquivo não foi encontrado. Você digitou corretamente o endereço? Uma forma simples de testar é colocar esse mesmo endereço no navegador para verificar.

    Um abraço!

  24. falecomseuchefe disse:

    Oi Adelson, obrigado por retornar.

    Na verdade quem me passou o endereço foi a própria FeedBurner. No meu Twitter apareceu o link para o blog, mas quando você clica aparece a mensagem da FeedBurner dizendo:FeedBurner could not deliver this feed to you because of the specific problem listed below:HTTP Error (Code) and Message: (404) null

    Se eles admitem que me passaram o endereço errado, deveriam me explicar como corrigir. Não é verdade?

    Espero que depois destas explicações você possa me ajudar. Obrigado e um abraço.

    Franco

  25. Adelson Smania disse:

    Olá, Franco!

    Agora entendi melhor seu problema. Visitei seu Twitter e pude constatar o problema.

    Uma dúvida: você está usando o TwitterFeed, correto? Em caso positivo, estou entendendo que você usou o endereço do RSS disponibilizado pelo FeedBurner. Se for isso mesmo, faça um teste: tente usar o feed original do seu blog (http://falecomseuchefe.blogspot.com/feeds/posts/default) no TwitterFeed.

    Por favor, me avise sobre o resultado.

    Um abraço!

  26. [email protected]§T£R disse:

    Obrigado pela imformação… mais tenho uma duvida… eu tentei colocar meu blog mais ele indicou erro… este erro é por causa da origem do meu blog? Blog do [email protected]http://blogdiversidademaster.blogspot.com/

  27. Adelson Smania disse:

    Olá, [email protected]§T£R!

    Qual foi exatamente o erro que ocorreu?

  28. Mari disse:

    Olá Adelson,

    Como sempre o que a gente precisa encontra aqui.
    Mas queria saber como colocar o link do meu twitter no meu blog sem fazer o feed?

    Abraços!!

  29. Adelson Smania disse:

    Olá, Mari!

    Que bom vê-la aqui no Gerenciando Blog!

    Pelo que entendi, você só quer colocar o link de seu Twitter, é isso mesmo? Se for, há diversas formas.

    A mais simples é adicionar um gadget de "Lista de Links" e configurar lá o seu endereço do Twitter. Outra forma que dá só um pouco mais de trabalho é colocar um gadget de "HTML/JavaScript", onde você pode colocar até uma figura com link para o seu Twitter.

    Veja o que acha melhor. E, se tiver dúvidas, é só escrever para [email protected].

    Um abraço e sucesso para seu novo blog!

  30. Prof. Epaminondas disse:

    Olá Adelson,

    Depois do seu último retorno, o twitter anunciou automaticamente o os posts que escrevi no meu blog.
    Mas agora voltou a não funcionar novamente. Vou tentar usar sua sugestão e depois te aviso.

    Obrigado e um abraço,

    Franco

  31. crash crash burn disse:

    Cara não consigo passar da parte Create Feed.
    No campo Feed name eu coloco: Crash Burn
    E no RSS Feed URL: http://crash-crash-burn.blogspot.com/

    E não passa dessa primeira parte.
    Da a seguinte mensagem…

    1 error prohibited this feed from being saved
    There were problems with the following fields:

    Feedurl We couldn't parse this feed, please check URL and/or feed content are valid

  32. Adelson Smania disse:

    Olá, Crash Burn!

    O erro está na URL do seu feed. Ao invés de colocar o endereço do blog, você deveria colocar http://crash-crash-burn.blogspot.com/feeds/posts/default.

    Mas, vi algo estranho em seu blog: ao tentar acessar seu RSS, estou sendo redirecionado para o seu Twitter. Você alterou isso intencionalmente? Isso deve fazer com que seu feed não funcione corretamente.

    Um abraço!

  33. Mari disse:

    Oi Adelson, voltei
    Então eu queria colocar um gadget de "HTML/JavaScript", com figura para o link do meu Twitter. Eu tentei mas deu erro. Cheguei até a salvar a figura no http://imageshack.us

  34. Adelson Smania disse:

    Olá, Mari!

    Que bom vê-la de volta por aqui! Se ocorreu o erro, deve haver algum problema com o código HTML que você tentou colocar. Um exemplo de código HTML que mostra a figura com um link é o do próprio banner do Gerenciando Blog, que fica no topo da barra direita.

    Mas, se você tiver dificuldades, fique à vontade para escrever em meu e-mail ([email protected]), que eu a ajudo com prazer.

    Um abraço!

  35. Catarina disse:

    oi, olha não consegui, diz q o meu URL não é valido me ajuda por favor! manda a resposta para
    [email protected]

  36. Adelson Smania disse:

    Olá, Catarina!

    O erro mais comum que costuma ocorrer é informar a URL do blog, ao invés de colocar a URL do seu feed. No seu caso, o correto seria informar http://kah-catarina.blogspot.com/feeds/posts/default. Foi isso o que você colocou?

    Um abraço!

  37. Catarina disse:

    mesmo dessa forma q você disse não esta indo o que faço?

  38. Adelson Smania disse:

    Olá, Catarina!

    Qual é o endereço que você está preenchendo em "RSS Feed URL"? Se preferir, envie para meu e-mail: [email protected].

    Um abraço!

  39. ☆Estrela Santana☆ disse:

    Muito obrigada pelas dicas!!!! Ajudou demais!!!

  40. Adelson Smania disse:

    Olá, Estrela!

    Fico feliz que as dicas a tenham ajudado!

    Um abraço e obrigado pela visita.

  41. ALINE disse:

    Adelson, me ajuda.. eu não consigo sair da parte do URL… Aparece esta mensagem: we couldnt parse this feed, please check URL and / or feed content are valid.

    ME AJUUDAA POR FAVOR!!
    ALINE

  42. Adelson Smania disse:

    Olá, Aline!

    Um erro comum é colocar o endereço do blog ao invés do endereço do feed. Em blogs no Blogger, basta adicionar /feeds/posts/default ao final do seu endereço.

    Se você já está fazendo isso corretamente e ainda assim ocorre erro, me escreva para [email protected] informando o endereço do seu feed.

    Um abraço!

  43. Maricota disse:

    Oi Adelson
    Acho que fiz algo errado, pois meu feed não está alimentando o twitter. Adicionei /feeds/posts/default no final do meu endereço do blog, dicasdamaricota/blogspot.com, mas nada aconteceu. Me ajuda, por favor? Meu twitter é dicasdamaricota.
    Obrigada

  44. felipe disse:

    Amigo, eu criei um site usando o google sites, e criei também uma conta no Twitter, conforme seu tutorial, mas, eu não consigo divulgar meu site no twitter. Quando chego na tela Create no campo Blog URL or RSS Feed URL (help) ele não aceita e dá o erro Couldn't parse feed, check your blog or feed URL and try again quando eu mando testar. Será que falta alguma configuração?
    Grato

  45. Adelson Smania disse:

    Olá, Felipe.

    Provavelmente, você está tendo problemas porque o Google Site não tem um mecanismo de RSS automático, como o Blogger tem. Pesquisei e encontrei a página http://siteshelp.kccloudsolutions.com/step-by-step-guides/googlesitesrssfeed explicando como criar um feed para o Google Sites. Só depois dele criado é que você poderá utilizar o Twitter Feed.

    Um abraço!

  46. Anônimo disse:

    Olá Adelson, valeu pelas dicas. Meu filho é mágico e acho que ele vai se divulgar legal no twitter. Eu que estou incentivando ele a fazer o seu twitter e gostaria se saber de ti, se já tem alguém que cuide dos conteúdos de um twitter. Tipo alguem que manja legal e faz o movimento para divulgar um site.
    Vlw abraços

  47. Naylton Cerqueira dos Santos disse:

    Olá não consigo o meu da essa mensagem

    Your feed might be empty or missing publish dates or GUIDs. A feed needs to contain publish dates or GUIDs in order to work with twitterfeed, see
    **help**

  48. sussesso agora disse:

    gostaria de saber,se possível se posso fazer um
    feed das matérias que publico no Dihhit?
    atenciosamente:
    janio f costa

  49. Adelson Smania disse:

    Olá, Jânio!

    Pesquisei o assunto, mas não encontrei no diHITT o RSS com as notícias publicadas. Até há uma opção, mas que só funciona quando você está logado em sua conta, o que não funciona para fins de divulgação.

    Um abraço!

  50. Gaspinha disse:

    Adelson, vc é o cara!!
    Posts super explicativos para quem é uma "porta"…rsrs, como eu!!
    Creio q consegui configurar a publicação automática de posts no Facebook e no Twitter. Aliás, neste último não apareceu a tela de permissão como está no seu tutorial, mas levando-se em conta o tempo em que foi escrito o artigo muitas coisas devem ter mudado, não?
    Bem, só queria te agradecer por fazer eu me sentir capaz de mexer com estas "novidades".
    Quando publicar um novo post venho te contar se deu certo.
    Obg

  51. Lara disse:

    Não gosto muito de Twitter. Posso divulgar meu site no Facebook?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Lara!

      Toda divulgação é válida! Seja em redes sociais e outros meios, o mais importante é você levar os seus artigos ao conhecimento de quem possa se interessar por eles.

      Um abraço!

  52. Fernanda Scafi disse:

    Já fiz tudo isso ai, agora é esperar publicar o próximo post e ver se dá certo rs Já publiquei um hoje e o próximo só amanhã. Enquanto isso, estou organizando o blog!

  53. line nina disse:

    Your feed might be empty or missing publish dates or GUIDs. A feed needs to contain publish dates or GUIDs in order to work with twitterfeed, see help que erre e esse que eu nao consigo configurar???

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Line!

      É bastante provável que tenha havido algum erro ao informar o feed o seu blog. Sugiro que você tente realizar novamente a configuração, se atentando para o endereço correto do feed.

      Um abraço!

  54. Bruno Invernizzi disse:

    Pow cara, atualiza este post, atualizaram o site lá e eu não consegui entender suas instruções direito!

  55. Jack Dash disse:

    parabens me ajudou muito

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Sem tempo para Criar Conteúdo para seu blog?

E se você tivesse uma Agência produzindo seu conteúdo de GRAÇA?
EU QUERO!
Não, eu tenho tempo de sobra!
close-link
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!