acompanhamento Google Camila Fiori

Saiba antes com o Google Alerts

exclamação Eu iniciei meu primeiro artigo aqui no Gerenciando Blog com uma frase de minha autoria: “Saiba que o Google é seu amigo, e tire proveito dessa amizade”. O que eu queria dizer naquela época – e reforço agora – é que o Google disponibiliza uma série de ferramentas interessantes que nós, blogueiros, podemos utilizar gratuitamente para auxiliar no gerenciamento de nossos blogs. Assim, já tratei aqui do Google Webmasters, Google Analytics, Google Web Elements, Orkut e do FeedBurner. Neste artigo, vou mostrar como fazer uso de outra dessas ferramentas: o Google Alerts. Como próprio nome sugere, o Google Alerts envia a você um alerta assim que uma nova página com determinadas palavras-chaves aparece nos principais resultados do Google. Esse alerta é enviado diretamente para o seu e-mail ou para um feed RSS. Você consegue imaginar o poder que isso pode lhe trazer? É uma ótima forma de estar à frente de sua concorrência ou manter-se atualizado sobre um determinado assunto. Para configurar um alerta, é muito simples: 1. Entre na página do Google Alerts. 2. Na página principal, você já verá um formulário para criar um alerta, como o abaixo:
Google Alerts  3. Você deve preencher as informações do alerta que deseja receber e clicar em “Criar Alerta”:

  • Termos de pesquisa – Digite aqui o termo sobre o qual deseja receber alerta. Aqui, valem as mesmas regras que se aplicam a uma pesquisa no Google. Você pode, por exemplo, colocar as palavras entre aspas, para trazer apenas a frase completa.
  • Tipo – Estão disponíveis quatro tipos de alerta: completo (todos os resultados), notícias (resultados do Google Notícias), web (resultados do www.google.com) e grupos (resultados do Google Grupos).
  • Freqüência – Você receber um e-mail sempre que o termo aparecer (“novas ocorrências”), ou um único e-mail por dia ou semana, agrupando os resultados.
  • Seu e-mail – Endereço de e-mail onde você irá receber o alerta.

Outra forma de acessar o serviço é estando logado em sua conta do Google (basta clicar nos links da tela principal). Lá você pode visualizar e gerenciar todos os alertas que você tem, com a opção de receber os alertas em um feed RSS. Agora, vou dar algumas dicas de como você pode fazer uso do Google Alerts para gerenciar o seu blog. Com alguma criatividade, você conseguirá encontrar outras utilidades para ela. 1. Novidades sobre um assunto – Essa é a forma mais comum de uso. Se você escreve sobre seriados de TV, pode configurar um alerta sobre determinadas séries e receber a notícia em primeira mão. É uma forma de estar à frente de sua “concorrência”. 2. Referências a seu blog – Quer saber quando alguém citar o seu blog? Crie um alerta com o nome (ou endereço) dele e o Google avisará quando alguém citá-lo. 3. Referências a você – O mesmo pode se aplicar a você. Crie um alerta com o seu nome e você saberá quando seu nome for citado em algum blog ou site. 4. Indexação do seu blog – Esta é outra forma interessante de fazer uso dos alertas. Com os alertas, você saberá quando seu artigo for indexado. Caso o título da página de seus artigos já possua o título do blog (o que é comum no Blogger), o alerta do item 2 funcionará para este fim. Caso o título seja diferente, você pode criar um alerta para cada artigo que você publicar. 5. Conteúdo duplicado – Quer saber se outras pessoas estão copiando o seu conteúdo? A idéia do item anterior também funciona para este caso. Como o “copiador” pode alterar seu título ao postar, crie um alerta com uma frase de cada artigo.   Uma observação para não criar falsas expectativas: para que você receba o alerta, a página onde o termo aparece deve ficar entre os 20 primeiros resultados. Por isso, ainda é possível que os eventos citados acima aconteçam sem que você receba um e-mail. E você, já faz uso do Google Alerts? Conhece alguma outra utilidade para a ferramenta? Compartilhe sua opinião nos comentários!

 

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

30 Comentários

  1. Adelson Smania disse:

    Voltei aqui para ilustrar o uso do Google Alerts. Este artigo foi publicado às 18h30. Às 19h43, recebi o e-mail do Google Alerts sobre ele:

    Alerta do Google de Websites sobre: "gerenciando blog"
    Gerenciando Blog Saiba antes com o Google Alerts
    Eu iniciei meu primeiro artigo aqui no Gerenciando Blog com uma frase de minha autoriaSaiba que o Google é seu amigo e tire proveito dessa amizade O que eu …

    Isso mostra como a ferramenta é rápida!

  2. Lucaimura disse:

    Mais uma ferramenta interessante do Google. Devo confessar que desconhecia a sua existência, mas em boa hora fizeste este post Adelson, vou dar um bom uso a esta nova dica.

    Um abraço.

  3. Adelson Smania disse:

    Olá, Luca!

    Eu conheço já o Google Alerts há um bom tempo, antes mesmo de iniciar meus blogs. Algum tempo após começar meus blogs é que percebi como ela poderia me ser útil! Espero que você faça bom proveito.

    Um abraço!

  4. disse:

    Desculpa por colocar esse pedido aqui, mas espero que me perdoe!!!
    Lindo, socorro!!!
    As meninas estão me mandando e-mails dizendo que não estão conseguindo entrar no meu blog, pq o internet explorer diz que não pode abrir…
    Aff….
    O problema é que a maioria das meninas usam o IE e se vc falar em mudar de navegador, parece que estou falando palavrão e ninguém tem que fazer isso por mim, certo???
    O que fazer se o internet explorer diz que não pode abrir meus blogs??? Ah… fiz um teste e o windows diz que o problema não é no meu pc… O que fazer, pois usei o IE para testar e aqui tbm me enviaram a mesminha resposta???
    Aguardo sua ajuda…
    Bjssss

  5. Adelson Smania disse:

    Oi, Lê!

    Não se desespere! risos Tentei acessar seu blog pelo IE e realmente ocorreu o erro. Vendo os detalhes do erro, ele mostra a mensagem abaixo:

    Mensagem: Não foi possível concluir a operação. Erro: 800a03e8.
    Linha: 1804
    Caractere: 35
    Código: 0

    Analisando o código fonte de sua página, nessa linha existe um script para contagem de visitas:

    script type="text/javascript"
    antes = 'Você me visitou';
    depois ='vezes, obrigada!!! Se comentou, aguarde minha visitinha!!!';
    src="http://cidadeweb.110mb.com/visitas.js" type="text/javascript"

    Então, o erro parece estar nesse trecho. Para confirmar se é isso mesmo, desative temporariamente esse gadget. É possível que isso faça com que seu blog volte.

    Espero ter ajudado!

    Abraço e volte sempre!

  6. marcelo dalla disse:

    Boa! Mais uma que aprendo por aqui. Farei bom uso do Google Alerts. Valeu amigo!

  7. Adelson Smania disse:

    Olá, Marcelo!

    Que bom que tenha gostado! O Google Alerts é mesmo bem interessante para auxiliar nosso trabalho.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  8. disse:

    Ah… não abusando, mas usando!!! Como faço pra ver suas respostas direto no meu blog, Feeds???
    Tenho limitações, como pode ver… (mas quem não as tem)??? Quero comentar e ver suacer lá, pra eu correr aqui e te visitar!!! Bjaum!!!

  9. Adelson Smania disse:

    Olá, Lê.

    Há duas formas para acompanhar as respostas: você pode usar o link abaixo desta caixa – "Inscrever-se por e-mail" – e passará a receber e-mails com os comentários neste artigo específico.

    Ou pode assinar o feed de comentários: https://www.gerenciandoblog.com.br/feeds/comments/default. Há também o feed principal, que traz os novos artigos: http://feeds.feedburner.com/GerenciandoBlog.

    Sinta-se sempre bem vinda!

    Um abraço!

  10. Anônimo disse:

    Gostei da dica, por que nunca pensei que existisse isso aí no Google. Vou tentar usar para o blog que vou criar. Valew, cara!!!!

    Joseph

  11. Adelson Smania disse:

    Olá, Joseph!

    Muita gente não conhece mesmo o Google Alerts, ou desconhecem como essa ferramenta pode ser poderosa para auxiliar no gerenciamento dos blogs.

    Quando seu blog estiver no ar, volte aqui e deixe seu endereço.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  12. Renato disse:

    Boa Dica, realmente é muito útil este recurso, e parabéns pelo artigo…

  13. Adelson Smania disse:

    Olá, Renato!

    Que bom que tenha gostado! Espero que aproveite bem a dica.

    Um abraço e obrigado pelo comentário!

  14. Sandra - Info-Macross disse:

    Oi Adelson!
    Adorei isso! Vou testar! Um abraço!

  15. Adelson Smania disse:

    Olá, Sandra!

    O Google Alerts é uma ótima ferramenta. Sempre o uso para acompanhar a indexação de meus artigos, referências feitas aos meus blogs e o surgimento de novos artigos que me interessem.

    Um abraço!

  16. Blogueigoo disse:

    Gostei da dica. Estou precisando descobrir quem anda me copiando. Já descobri vários copiadores através do site copyscape.

  17. Adelson Smania disse:

    Olá, Blogueigoo!

    Recentemente, escrevi um artigo sobre plágio, Plágio: o que Fazer Contra essa Praga, onde falo também sobre o CopyScape. Ótima ferramenta!

    Um abraço!

  18. Marcos disse:

    Ola,

    Sim o Google Alerts me ajuda no momento de incluir conteudo no meu site sobre animais de estimação. Assim ao inves de procurar todo dia no google…. as melhores noticias veem até meu e-mail 🙂 Super prático.

    Minha dificuldade é quando utilizo várias palavras. Ainda não consegui fazer com que me envie quando o material tenha obrigatoriamente todas as palavras

    Vamos ver se consigo 🙂

    []´s
    Marcos
    http://www.conteudoanimal.com.br

  19. Adelson Smania disse:

    Olá, Marcos!

    Também acho o Google Alerts uma ótima ferramenta e sempre o utilizo para acompanhar alguns assuntos interessantes.

    Estranhei sua dificuldade. Na teoria, o resultado do Alerts deveria ser o mesmo de quando você faz essa pesquisa no Google.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  20. Melissa disse:

    Adelson pelo que entendi, se o site em questão não for indexado no Google entre os 20 primeiros eu não receberei o alerta com meu site?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Melissa!

      Na versão atual do Google Alerts, é possível marcar uma configuração em seus alertas para que você seja notificada sobre todos os resultados, independente da posição em que ele apareça. Isso significa que ele ficou ainda mais útil do que antes!

      Um abraço!

  21. Mr. Game World disse:

    Olá! Tudo bem? Parabéns pelo post, muito interessante conhecer o Google Alert. Apesar de já mexer há certo tempo nas ferramentas do Google, confesso que essa eu não tinha conhecimento. Agora, me perdoe pela minha ignorância, mas eu gostaria de um explicação de algo que não entendi, e eu ficaria muito agradecido se tu pudesse me ajudar: meu interesse no Google Alert é basicamente pegar possíveis plágios dos meus textos. Mas nesse caso, não entendi como devo fazer isso. Tenho que colocar no primeiro campo da página (onde diz "termos de pesquisa") a URL do meu Blog? Ou tenho que digitar alguma palavra do meu texto? Sendo a opção a correta, eu deveria criar diversos alertas? Esse não é um processo ainda mais trabalhoso do que procurar na própria pesquisa do Google? Não existiria uma forma totalmente automática para rastrear plágios, com uma margem de erro bem pequena? Desculpe-me por tantas perguntas, mas eu realmente ando preocupado com plágios, e gostaria de uma boa forma de identificá-los. Muito obrigado pela atenção! Parabéns pelo conteúdo aqui apresentado! Sucesso para você!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Mr. Game!

      Para monitorar plágio com o Google Alerts, você realmente precisa criar um alerta para cada um de seus novos artigos, contendo um trecho dele (preferencialmente, do meio do artigo e entre aspas).

      A vantagem de fazer isso ao invés de fazer a pesquisa no Google é que você será avisado se alguém copiar futuramente um artigo seu.

      E, infelizmente, a única ferramenta automática que eu conhecia para monitorar os plágios não existe mais. Uma pena!

      Um abraço!

  22. Juan A. Dias disse:

    Estou de volta ao seu blog mais uma vez, dessa vez para um assunto que me deixou super triste. Estou sendo plagiado, na verdade nem sei se posso chamar de plágio. Fiz um projeto chamanado snestalgia.blogspot.com.br fiz um roteiro de como dar andanmento no meu blog que é sobre jogos antigos que é um assunto que amo. Conquistei muitas coisas o blog, mes que vem iria por em dominio .com.br mas um cara fez isso essa semana e veio pedir pra unir as coisas e se recusou em mudar o nome do site que ele copiou do meu. Fiquei indiguinado pois não importa se é blogspot ou .com.br ou sei la o que… Eu venho divulgando essa marca eu criei de tudo para chegar onde estou. Não sei se estou certo, mas pretendo denunciar pois acho que tenho direito.

  23. João Carlos TR - Desenvolvimento Web disse:

    Em dois dias, lí dois artigos que me ensinaram muito, não tive dúvidas, assinei sua Newsletter pra não perder mais nada.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, João!

      Que ótimo receber esse retorno seu! Espero que continue encontrando aqui dicas úteis para o seu blog.

      Um abraço!

  24. TUCA MARTINS DA SILVA disse:

    Olá Adelson! Parabéns pelo artigo! Ótimas dicas!!! Valeu pelo toque do Google Alerts!!! Vivendo e aprendendo…sempre!!!!

  25. Bruno Nascimento disse:

    o conteúdo é de mais, cada postagen nos leva mas longe de ver dificuldade. e ao alcance da vitoria valeu.

  26. Marcos Limberger disse:

    Ótima ferramenta e ótimas dicas!
    Abçs

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.