SEO Camila Fiori

Use o SEO Quake para analisar o seu site

SEOQuake O SEO Quake é uma ferramenta gratuita muito útil para auxiliar no gerenciamento do seu blog. Com um único clique, você consegue visualizar diversas informações simultâneas sobre o seu blog – ou o seu concorrente, como o PageRank, número de páginas indexadas, ranking no Alexa e muitas outras. Veja neste artigo como utilizar a ferramenta. A dica sobre o SEO Quake me foi dada pelo Luís Fernando Mizutani, do http://insighter.org, em um comentário deixado no artigo Atualização do PageRank do Google. Desde então, venho testando a ferramenta e fiquei fascinado com o seu potencial e simplicidade de uso. Trata-se de um plugin para o Internet Explorer e Firefox, que disponibiliza uma nova barra de ferramenta no browser. Assim, ao visitar uma página, é possível obter as informações referentes a ela.  

Instalando o SEO Quake

Instalar o SEO Quake é simples: basta acessar o site http://www.seoquake.com e escolher a versão desejada (IE ou Firefox). ATUALIZAÇÃO: O Montardo, do Aprendendo a Vida, me alertou que no site principal do SEO Quake só existe agora a versão para o Firefox. Para baixar a versão para o Internet Explorer, é necessário acessar http://ie.seoquake.com. Após baixar o instalador, basta executá-lo e seguir as opções específicas para cada browser. Para escrever este artigo, testei ambas as versões. A instalação no IE foi mais simples, mas há menos recursos de uso que a versão para o Firefox. No entanto, mesmo que você use o IE, não se preocupe: as informações que você terá já serão suficientes para a análise que mostrarei aqui. Após ter instalado o SEO Quake, basta visitar a página que você deseja consultar. As informações sobre ela serão exibidas na nova barra do SEO Quake. Veja os exemplos abaixo, ambos consultando o TD Séries, o primeiro deles no Firefox e o segundo no Internet Explorer (para exibir as informações no IE, é necessário clicar no primeiro botão “?” do SEO Quake):
SEOQuake_FF SEOQuake_IE  

Analisando as informações

Em ambos os browsers, são mostradas informações similares. As informações mais importantes estão na tabela abaixo. Quando existirem duas figuras, o ícone superior é o exibido no FireFox e o inferior no Internet Explorer.

image
image
PageRank no Google da página que está sendo exibida. Se você não sabe o que é isso, leia o artigo Atualização do PageRank do Google.
image PageRank do domínio da página. Por exemplo, se você estivesse visitando uma página interna do TD Séries, no “PR” seria exibido o PageRank dessa página, e no “PR dom” o Pagerank do www.tdseries.com.br.
image
image
Número de páginas indexadas pelo Google.
image Número de páginas indexadas pelo Yahoo.
image
image
Número de páginas indexadas pelo Bing.
image
image
Classificação do site no ranking do Alexa. Quanto menor for esse número, melhor a classificação dele.
image image Link para trazer diversas informações sobre a página que está sendo vista, inclusive o nome do proprietário do domínio.

 

E como isso me será útil?

Neste ponto, esta é a pergunta mais natural. Vejo três possibilidades de uso da ferramenta: 1. Análise do seu próprio site: Este é seu uso mais óbvio. Com o SEO Quake, você tem informações importantes sobre as páginas do seu próprio site. Com base nessas informações, você pode tomar ações para divulgá-lo melhor em determinada ferramenta de busca, por exemplo. 2. Análise do seu concorrente: Outro uso interessante do SEO Quake é para analisar as páginas dos sites concorrentes. Com ele, você pode comparar os dados de seu site com aqueles que você considera seus concorrentes, como uma forma de verificar que pontos você precisa melhorar para equiparar-se a ele. 3. Análise de seus parceiros: Outro ótimo uso do SEO Quake é para você avaliar os atuais e os futuros parceiros, especialmente para fins de troca de links. A ferramenta lhe dará informações importantes a respeito do seu possível parceiro, fornecendo-lhe informações preciosas para aceitar ou não uma parceira, ou para propô-la a um site interessante.   Além do SEO Quake, há diversas opções para analisar outros aspectos do seu site. Algumas delas podem ser vistas no artigo Ferramentas para analisar SEO. E você, já usa o SEO Quake? Deixe aqui seu comentário sobre a ferramenta.

Use o SEO Quake para analisar o seu site
1 (20%) 1 vote[s]

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

12 Comentários

  1. geralidadesdavida.net disse:

    Uma das melhores dicas que encontrei para blogueiros. Vou usar essa ferramenta sim pode ter certeza!

    Marco Damaceno

  2. Lucaimura disse:

    Olá Adelson!!
    Desta vez não fui o primeiro 🙂
    O SEO Quake é muito bom, já testei e está aprovado.
    Consegui boas informações acerca do meu blog, ele fornece muitos pormenores da nossa página e, principalmente, os nossos pontos fracos, facilitando a rápida resolução dos mesmos.
    Um abraço.

  3. Adelson Smania disse:

    @Marco: Que bom que tenha gostado! Espero que a ferramenta o ajude a evoluir com seu blog.

    @Luca: O importante não é ser o primeiro, é particiar! 🙂 E isso você sempre faz. Bom ter um parecer positivo de alguém que já utiliza a ferramenta.

    Obrigado a vocês pela visita e pelo comentário!

  4. Montardo disse:

    Adelson: no link do Seo Quake que acessei hoje só tem para o Firefox.

  5. Adelson Smania disse:

    Olá, Montardo!

    Quando eu escrevi o artigo, havia o link para ambos a partir da página principal do SEO Quake.

    Vi agora que eles fizeram uma divisão e existe uma página específica para o SEO Quake para o IE: http://ie.seoquake.com. Baixei e instalei aqui e está funcionando corretamente.

    Vou atualizar este artigo, citando o novo endereço e dando seu nome como fonte.

    Por isso sempre digo que os comentários me auxiliam muito a manter o conteúdo do Gerenciando.

    Um abraço e obrigado pela dica!

  6. koragem disse:

    é muito legal a ferramenta, estou utilizando agora. Bem pratica não precisa acessar outro site alternativo. mas deixo ai minha dica do Woopra: você acompanha em tempo real visitas, de onde vem, qual pais, numero, sites de referencia, e tudo mais funciona igual ao analistic, mas só que em tempo real. quem quizer testar não vai se arrepender, eu até fiquei vidrado no programa, que tema interface bem simples e bem completa.

  7. juntosnocandomble disse:

    a esqueci parabéns pelo site. e sucesso irmão, meu blog é de religião afro brasileira, se quizer pode fazer uma visitinha. Que Deus lhe abençoe!!

  8. Adelson Smania disse:

    Olá, Koragem!

    O Woopra é mesmo uma ótima ferramenta. Escrevi sobre ela no artigo https://www.gerenciandoblog.com.br/2009/04/acompanhe-os-visitantes-de-seu-site-com.html. Ele é mesmo ótimo para acompanhar os visitantes do site.

    Quanto ao SEO Quake, o foco dele é um pouco diferente: ele mede a "importância", por assim dizer, do seu site, trazendo números importantes nesse sentido.

    Um abraço e obrigado pela visita e pelos elogios!

  9. Luis Fernando Mizutani disse:

    Adelson, ótima análise da ferramenta e sobre os indicadores que ele fornece. Agradeço por ter citado o insighter como fonte para este teu tópico.

    Grande Abraço,

  10. Adelson Smania disse:

    Olá, Luis!

    Que ótimo vê-lo por aqui novamente! Fiz mesmo questão de citar o Insighter e seu nome. Se não fosse por você, não teria descoberto esta ótima ferramenta.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  11. Carlos Frederico Braga disse:

    Ótimo artigo, já instalei o SeoQuaker no meu Chrome e funciona perfeitamente, é uma ferramenta excelente, mais estou com uma dúvida Adelson, não consegui identificar como identificar se o site é DoFollow, já marquei o ícone Highlight no-follow, mas não entendi como funciona, poderia me ajudar!
    Atenciosamente,
    Freddy Braga
    Adm Marketing Imobilíario

  12. Fabio Alves disse:

    acabei de instalar a extensão. gostei muito. obrigado

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.