Dominio: gerenciandoblog.com.br
Chave: 00e39a4dc6309327334fa422703bddd1e83c509f
Hora do cache: 1490534354
Vida do cache: 1490793554
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: 11808bbc6205bade68f0b70c302eaa74d4305945
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Hospedagem - 728 x 90

infraestrutura serviços

Onde hospedar arquivos para seu blog

ArquivosEm diversas situações, precisamos hospedar arquivos que usaremos em nosso blog. Dou exemplos encontrados em artigos recentes que escrevi aqui no Gerenciando Blog: um banner ou um favicon. Existem também diversos outros arquivos utilizados pelo template do blog, como as imagens e os códigos JavaScript. Vou mostrar neste artigo diversas opções existentes para hospedar esses arquivos, desde as mais simples até as mais complexas e completas. Nos arquivos anteriores que citei como exemplo na introdução, já falei brevemente sobre este assunto. Como a questão levantou dúvidas, achei por bem dedicar um artigo esclarecendo-a melhor. Este artigo só não interessará àqueles que já possuem seu blog hospedado em um servidor próprio e não precisam se preocupar em ter outro lugar para colocar seus arquivos. Este caso é a melhor situação, pois a dependência de outros sites e serviços é mínima. Se este não é o seu caso, leia este artigo com atenção. Há dicas bastante interessantes sobre detalhes que podem passar desapercebidos.  

O que devo levar em consideração?

Esta é uma pergunta importante a ser feita. Vou mostrar aqui diversas opções de serviços. Para ajudá-lo a escolher, levantei alguns fatores que você deve considerar para fazer sua opção. São eles:

  • Facilidade de uso – O item é auto-explicativo. Existem desde os mecanismos mais simples, onde basta enviar seu arquivo, até os mais complexos, que exigem a criação de um site para hospedá-los.
  • Disponibilidade – Um item bastante importante: uma disponibilidade baixa significa que o serviço poder ficar fora do ar, prejudicando a visualização do seu site. Quando isso ocorre, sua página demora a carregar ou não mostra corretamente todos os itens.
  • Tipos de arquivo suportados – Alguns serviços só aceitam a publicação de alguns tipos de imagens. Já outros aceitam qualquer arquivo. Exemplos de arquivos que nem todos os sites suportam são os GIFs animados, os .ICO e os JavaScripts.
  • Possibilidade de atualização – Existem serviços que permitem que você substitua um arquivo já enviado, mantendo o mesmo nome e caminho. Isso é importante, por exemplo, para a imagem do banner do seu site. Se você colocar a imagem em um lugar que não aceite atualização e quiser trocá-la, precisará contatar todos os sites que possuem a imagem antiga. Se puder fazer a atualização, basta trocar a imagem e a nova será automaticamente exibida.
  • Nome e caminho amigáveis – Existem serviços em que você não controla o nome e caminho do arquivo que você enviou. Isso pode fazer com que o endereço da figura do seu banner fique parecido com http://454we.dfdfderwewes.com.rd/dfdfs/SdrtQ112Wdsc_rtre.gif (este é um exemplo fictício, claro). Funcionará corretamente, mas não é elegante. Já em outros, é possível deixar a mesma imagem disponível no caminho http://gerenciandoblog.webs.com/Gerenciando.gif (este é um exemplo real). Notou a diferença?

 

Avaliação dos serviços

Para escrever este artigo, testei os serviços mais populares existentes. Todos eles são gratuitos. Cada serviço será avaliado no itens acima, podendo receber de 1 a 3 estrelas. Quanto mais estrelas, melhor a pontuação do serviço nesse item. O último item da avaliação, que chamei de “Teste”, é o link para o banner do Gerenciando Blog que hospedei em cada um dos serviços, para mostrar como fica o endereço de acesso para o mesmo arquivo, ilustrando o item “nome amigável”.

 
Dropbox
Facilidade estrelaestrela
Disponibilidade estrelaestrelaestrela
Tipos de arquivo estrelaestrelaestrela
Atualização estrelaestrelaestrela
Nome amigável estrela
Site http://www.getdropbox.com
Teste http://dl.getdropbox.com/u/1661478/Gerenciando.gif

O Dropbox me foi sugerido pelo Luca, do Luca BD, a quem agradeço a colaboração. O funcionamento dele é diferente dos outros serviços: você precisa baixar e instalar o programa em sua máquina. A partir daí, você trabalhará com os arquivos em seu computador e eles serão enviados automaticamente para o site do serviço, onde você irá acessá-las. Isso facilita muito o trabalho de atualização dos arquivos, pois basta alterá-los em seu computador, e eles serão enviados automaticamente para o site. Uma dica importante: os arquivos que você irá usar em seu site precisam ficar na pasta “Public”, que é acessível para todos. Para descobrir o link para o arquivo, basta clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção “Dropbox / Copy Public Link”.  

GoogleSites
Facilidade estrela
Disponibilidade estrelaestrela
Tipos de arquivo estrelaestrela
Atualização estrelaestrelaestrela
Nome amigável estrelaestrela
Site http://sites.google.com
Teste http://sites.google.com/site/gerenciandoblog/Home/Gerenciando.gif

O Google Sites não é apenas um lugar para você armazenar seus arquivos. Ele é um construtor de sites, onde você pode criar um site completo. Para utilizá-lo para armazenar seus arquivos, você precisa antes criar um site. Sugiro que ele tenha o mesmo nome de seu blog, justamente para que o caminho de acesso fique mais amigável. Após isso, você faz o carregamento dos arquivos para ele e passa a utilizá-los em seu blog. Uma dica importante é que você precisa tornar seu site público para que os arquivos fiquem acessíveis para todos. Isso é feito em “Configurações do Site / Compartilhamento”. O Google Sites permite que os arquivos sejam atualizados e até guarda a versão anterior do arquivo, caso você deseje voltá-lo. Embora essa tenha sido minha escolha inicial para armazenar as imagens de meus templates, vejo restrições para uso do Google Sites. Uma delas é com relação ao tipo de arquivos: embora ele aceite o upload de GIFs animados, a animação não é mostrada, o que impede seu uso para banners animados. Outra restrição séria – e surpreendente para mim, tratando-se do Google – é com relação à disponibilidade: percebo que algumas vezes os arquivos não são carregados ao acessar o site, o que compromete o acesso dos visitantes.  

ImageShack 
Facilidade estrelaestrelaestrela
Disponibilidade estrelaestrelaestrela
Tipos de arquivo estrela
Atualização estrela
Nome amigável estrela
Site http://www.imageshack.us
Teste http://img197.imageshack.us/img197/1353/gerenciando.gif

O ImageShack é um dos serviços mais conhecidos e simples para hospedagem de imagens na internet. Mas, ele possui grandes limitações: uma vez feito o upload, não é mais possível alterar a imagem. Por isso, desaconselho seu uso para imagens de banner, por exemplo – a não ser que você não pretenda alterá-lo nunca mais. Outra limitação é o quanto aos tipos de arquivos: o serviço só aceita imagens. Arquivos favicon do tipo .ICO, por exemplo, não podem ser armazenados lá.  

Webs
Facilidade estrela
Disponibilidade estrelaestrela
Tipos de arquivo estrelaestrelaestrela
Atualização estrelaestrelaestrela
Nome amigável estrelaestrelaestrela
Site http://www.webs.com
Teste http://gerenciandoblog.webs.com/Gerenciando.gif

De forma similar ao Google Sites, o Webs também é um construtor de sites. Ele possui recursos poderosos, permitindo a criação de um blog ou até uma loja virtual dentro de seu site. Mas, vou avaliá-lo aqui somente como um local para armazenar arquivos. O serviço permite que os arquivos sejam carregados e atualizados através do “File Manager” (“Gerenciador de Arquivos”). Quanto aos tipos de arquivos, é possível armazenar qualquer arquivo nele: imagens, .ICO, JavaScript, arquivos Flash etc. O caminho e nome são o mais amigável possível. Se você criar seu site com o nome de seu blog, o resultado final é ótimo. A disponibilidade só não ganhou a nota máxima porque houve um dia em que os banners de meus blogs não estavam sendo exibidos corretamente. O problema durou algumas horas, e depois voltou ao normal. O custo para tantos pontos negativos é a dificuldade de uso. Entre todos os serviços, ele é o mais complicado, especialmente para quem não tem familiaridade com o idioma inglês e com um construtor de sites. Como no Google Sites, você precisa primeiro criar um site, para só depois carregar os seus arquivos.  

Conclusão

Você deve ter percebido que os serviços são bastante diferentes entre si. Sua escolha depende do seu perfil e do que você precisa. Muitos blogueiros precisam apenas de um local para armazenar a imagem do seu banner, querem o serviço mais simples e não se preocupam em alterá-la futuramente. Neste caso, o ImageShack é a escolha mais natural. Outros já possuem intimidade com esse tipo de ferramenta e não se preocupam com a dificuldade maior que o Dropbox e o Webs apresentam. Ambas são ótimas opções, porque são bastante flexíveis e poderosas. A vantagem do Dropbox é a conveniência de trabalhar com os arquivos diretamente em seu computador, sem precisar fazer upload deles para a web. A diferença do Webs está no link mais amigável, com um nome mais agradável para quem o vê. Particularmente, optei pelo Webs. Futuramente, escreverei um artigo específico sobre a ferramenta, mostrando um passo a passo para quem quer utilizá-la mas ainda acha o processo complicado.   E você, onde armazena os seus arquivos? Por que optou por esse serviço? Deixe seu comentário!

Classifique este post


De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

Sobre o autor | Website

Especialista em Marketing Digital, presta Consultoria e auxilia diversos clientes. Amante por blogs, é responsável pela administração dos blogs Afiliados na web, Gerenciando Blog e Mundo Blogger.

33 Comentários

  1. Lucaimura disse:

    Olá Adelson!!
    O teu artigo está muito completo e bastante elucidativo.
    Para quem está a começar na blogosfera, o armazenamento de imagens é a principal dificuldade que encontram, por isso este tipo de artigos são muito importantes.
    Quem me dera ter lido o teu artigo quando comecei… tinha-me poupado muitas dores de cabeça :D.
    Pelo teu texto parto do principio que irás fazer brevemente, fazer um artigo dedicado aos construtores de sites (espero que sim), por isso sugiro que visites o Webnode.com. Estou a testar neste momento e promete muito.

    Um abraço.

  2. Adelson Smania disse:

    Olá, Luca!

    Obrigado pelo comentário! Fiz questão de citar neste artigo o Dropbox, que você sugeriu e é mesmo uma ótima ferramenta.

    Logo escreverei mesmo um artigo trazendo mais detalhes sobre o Webs, que foi a melhor opção que encontrei entre os construtores de sites. Vou apreciar muito sua opinião sobre o Webnode.com para compor o artigo.

    Um abraço e obrigado por mais esta visita!

  3. Jorge Montardo disse:

    Adelson:
    Quando mudei o template do blog, seguindo suas dicas, salvei as imagens e as coloquei no Google Sites.
    Fiz todas as mudanças nos links das imagens e…nada. Não carregou nenhuma.
    Depois de duas ou três tentativas, sem resultado, decidi usar outra dica tua em outra sugestão para armazenar imagens(não lembro agora qual), na qual indicavas o Webs.
    Fiz tudo de novo e, na primeira tentativa, deu tudo certo.
    Certamente o problema foi meu, não do Google Sites, mas é claro que a minha opção é pelo Webs!
    Só mais um comentário: não consegui colocar o "leia mais" no novo template, pois o texto fica fora das margens. Mas tudo bem, no mais está tudo certo.
    Um abraço.

  4. António Rosa disse:

    Adelson

    Muito agradecido pelas suas dicas. Vou testar o web.

    Abraço

  5. Adelson Smania disse:

    @Montardo: Uma possibilidade é que o site que você montou no Google Sites não estivesse público. Enfrentei problemas parecidos no início. Mas, eu o troquei pelo Webs pela maior flexibilidade que ele tem. Não houve restrição com nenhum arquivo que precisei hospedar lá.
    Quanto ao "Leia mais", vou testá-lo em seu template e depois eu o informo por e-mail

    @António: Espero que goste do Webs! Ele só é um tanto exigente no início, precisando de cadastro e montar um site. Na próxima utilização, ele fica bem mais simples.

    Um abraço a vocês e obrigado pela visita!

  6. Fabiano Roberto disse:

    sinceramente estou meio desapontado com as hospedagens, a proxima que vou testar é essa do google sites

    o getdropbox uma vez sumiu com varias javascript que eu usava e o imageshack que uso atualmente as vezes desaparece com uma imagem.

    se o google sites não resolver vou pagar hospedagem no photobucket para poder hospedar flash

  7. Adelson Smania disse:

    Olá, Fabiano!

    O maior problema que encontrei com o Google Sites foi a limitação dos tipos de arquivos. Fora isso, é uma excelente ferramenta.

    Entre todos, minha escolha é mesmo o Webs: lá, consigo hospedar qualquer tipo de arquivo, e houve apenas um dia em que eles ficaram indisponíveis.

    Melhor que essas opções, só uma hospedagem paga mesmo.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  8. Guuu disse:

    Apesar da facilidade do ImageShack, acredito que ele não deixe por muito tempo a sua imagem em hospedagem.. o que é terrivel para banners, principalmente para trocas em blogs..
    Sugere algum outro?
    (desconheço tanto o web quanto o dropbox, mas acredito que sejam tenham o mesmo problema)

  9. Adelson Smania disse:

    Olá, Guuu!

    O ImageShack não é mesmo a melhor opção para um arquivo de banner. Eu sugiro o Webs (escrevi mais sobre ele em http://www.gerenciandoblog.com.br/2009/09/webs-otimo-site-para-hospedar-seus.html).

    Ele não tem o problema de apagar o arquivo armazenado e ainda permite que você troque o arquivo mantendo o mesmo nome, o que é ótimo para atualizar seu banner.

    Um abraço!

  10. scrollux.com disse:

    Tem o MyDataNest
    Fácil de usa.
    Quem quiser testa.
    Braço…..

  11. Adelson Smania disse:

    Olá, Scrollux!

    Obrigado pela dica! Futuramente, testarei o serviço.

    Um abraço!

  12. Gil Marcos Rodrigues disse:

    Adelson,
    Postei um arquivo .js no google.sites para utilizá-lo no meu blog. Código abaixo:
    … src='http://sites.google.com/site/gilrodrigues2k9/meus-codigos/ddsmoothmenu.js'

    Porém o script não carrega. O que pode estar faltando?

    Já havia armazenado o mesmo js do FileAve.com, mas não estou conseguindo acessar o meu subdomínio externamente???

    Link:
    http://gilrodrigues.fileave.com/ddsmoothmenu.js"

    Agradeço se puder me ajudar.
    tks, Gil

  13. Diário de Vagas disse:

    Eu estava com um problemão de não ter opções de hospoedagem gratuita de arquivos javascript, o webs parece que finalmente solucionou meu problema.

    Valeu mesmo!

  14. Adelson Smania disse:

    Olá!

    O Webs.com é mesmo bem flexível e aceita praticamente todos os tipos de arquivo. É uma ótima opção!

    Um abraço!

  15. BruNoLoKo¹³ disse:

    Obrigado pela dica, estava procurando um site para hospedar meus .js

    Para minha necessidade o Webs se sai melhor.

    Abs

  16. Adelson Smania disse:

    Olá, Bruno!

    Eu já utilizo o Webs.com há mais de um ano e o serviço vem atendendo bem a minha necessidade. Espero que também o atenda bem!

    Um abraço!

  17. Alexandre Demetrius Pereira disse:

    Adelson, estou numa dúvida cruel: o webs não serviria mais aos arquivos permanentes do blog (aqueles que estão incorporados na estrutura), tais como fotos, favicons, banners, etc?

    Para a hospedagem de arquivos destinados a downloads dos usuários, estou pensando num dos três sites seguintes: box.net, midiafire ou bandongo.com. O que você acha?

    Um dos requisitos principais pra mim é que o site não apague meus arquivos, como alguns fazem caso você não entre na conta ou não haja downloads por um certo período.

    Não escolhi o dropbox porque não está muito claro pra mim se, p.ex., eu mudar de computador, como vou fazer com a pasta "public".

    Outra coisa: pra quem tem conta no googledocs, não seria mais fácil usá-lo para proporcionar acesso aos usuários com um link?

    Grande abraço;

    Alexandre

  18. Adelson Smania disse:

    Olá, Alexandre!

    Não há uma regra para escolher onde colocar os arquivos. Em meu caso, tenho utilizado o Webs.com para todos os tipos de arquivo que utilizo aqui no Gerenciando – inclusive para donwload. Gosto muito da ferramenta e nunca tive problemas com ela.

    A única limitação é o tamanho da caixa para conta gratuita.

    Um abraço!

  19. José disse:

    a facilidade nesses horas supera qualquer quesito

  20. Adelson Smania disse:

    Olá, José!

    A facilidade de uso é um dos fatores a ser considerados. Mas, qualquer serviço se torna mais fácil à medida em que você o utiliza mais. Assim, mesmo quando ele parece difícil no começo, mas há outros atrativos, vale a pena testar.

    Um abraço!

  21. Marcelo disse:

    Excelente essa sua dica, utilizando estes serviços você poderá economizar com o plano da sua hospedagem de blog paga, pois os maiores arquivos ficariam fora do seu provedor de hospedagem, além de não sobrecarregar o servidor e deixar o site mais rápido.

  22. Adelson Smania disse:

    Olá, Marcelo!

    Essa é realmente uma das utilizações possíveis. Em meu caso, utilizo esses serviços de hospedagem para os arquivos de apoio ao blog (como as figuras e scripts utilizados no template).

    Um abraço e obrigado pela visita!

  23. Crepe em domicilio disse:

    Muito bom o post, parabéns….

    Eu tinha colocado algumas imagens no flicker, o dropbox utilizo, porém nunca tinha pensando em colocar os arquivos e referenciá-los…

    Valeu pela dica

  24. Anônimo disse:

    Para quem tem dificuldade com o Inglês no caso do webs, pode usar o google chrome ele tem um tradutor fantántastico.

  25. Adriano Luz disse:

    @Crepe: Obrigado pelos elogios! Eu gosto muito do Webs.com devido à simplicidade do endereço final da imagem. É o mais próximo que consegui de uma hospedagem própria!

    @Anônimo: Obrigado por sua dica! Com certeza ajudará quem não tem intimidade com o idioma.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  26. #Henrique disse:

    Uma boa opção para hospedar imagens é o Picasa Web. Uso e não me arrependo..

  27. Adriano Luz disse:

    Olá, Henrique!

    Para imagens, o Picasa Web é realmente uma ótima opção!

    Um abraço e obrigado pela visita!

  28. Douglas Feer disse:

    Também uso e recomendo o Webs!

  29. Lucas Andrade disse:

    Olá, Adelson!

    Você saberia informa se o google site existe um limite de armazenamento? Todos eles existem um limite?

  30. Aline C. Duarte disse:

    Bah tive esse problema ontem esta editando meu blog e as imagens uma hora apareciam outras nao eu fiquei pensando e um bom tempo ate que me irritei- achando que o problema fosse com o template que nao suportava tantas caixas de html, ate que apaguei todos os codigos que tinha como rascunho e sai da frente do pc de tao irritada que fiquei, nada tava dando certo, mas nao tinha pensando na possibilidade do problema ser no proprio site de hospedagem- Minha teca
    Abraço Pense.Repense.

  31. Buffet de crepe disse:

    Muito bom o post. Tiver alguns problemas parecido mais conseguir resolver e no final deu tudo certo.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!