infraestrutura serviços Camila Fiori

Onde hospedar arquivos para seu blog

ArquivosEm diversas situações, precisamos hospedar arquivos que usaremos em nosso blog. Dou exemplos encontrados em artigos recentes que escrevi aqui no Gerenciando Blog: um banner ou um favicon. Existem também diversos outros arquivos utilizados pelo template do blog, como as imagens e os códigos JavaScript. Vou mostrar neste artigo diversas opções existentes para hospedar esses arquivos, desde as mais simples até as mais complexas e completas. Nos arquivos anteriores que citei como exemplo na introdução, já falei brevemente sobre este assunto. Como a questão levantou dúvidas, achei por bem dedicar um artigo esclarecendo-a melhor. Este artigo só não interessará àqueles que já possuem seu blog hospedado em um servidor próprio e não precisam se preocupar em ter outro lugar para colocar seus arquivos. Este caso é a melhor situação, pois a dependência de outros sites e serviços é mínima. Se este não é o seu caso, leia este artigo com atenção. Há dicas bastante interessantes sobre detalhes que podem passar desapercebidos.  

O que devo levar em consideração?

Esta é uma pergunta importante a ser feita. Vou mostrar aqui diversas opções de serviços. Para ajudá-lo a escolher, levantei alguns fatores que você deve considerar para fazer sua opção. São eles:

  • Facilidade de uso – O item é auto-explicativo. Existem desde os mecanismos mais simples, onde basta enviar seu arquivo, até os mais complexos, que exigem a criação de um site para hospedá-los.
  • Disponibilidade – Um item bastante importante: uma disponibilidade baixa significa que o serviço poder ficar fora do ar, prejudicando a visualização do seu site. Quando isso ocorre, sua página demora a carregar ou não mostra corretamente todos os itens.
  • Tipos de arquivo suportados – Alguns serviços só aceitam a publicação de alguns tipos de imagens. Já outros aceitam qualquer arquivo. Exemplos de arquivos que nem todos os sites suportam são os GIFs animados, os .ICO e os JavaScripts.
  • Possibilidade de atualização – Existem serviços que permitem que você substitua um arquivo já enviado, mantendo o mesmo nome e caminho. Isso é importante, por exemplo, para a imagem do banner do seu site. Se você colocar a imagem em um lugar que não aceite atualização e quiser trocá-la, precisará contatar todos os sites que possuem a imagem antiga. Se puder fazer a atualização, basta trocar a imagem e a nova será automaticamente exibida.
  • Nome e caminho amigáveis – Existem serviços em que você não controla o nome e caminho do arquivo que você enviou. Isso pode fazer com que o endereço da figura do seu banner fique parecido com http://454we.dfdfderwewes.com.rd/dfdfs/SdrtQ112Wdsc_rtre.gif (este é um exemplo fictício, claro). Funcionará corretamente, mas não é elegante. Já em outros, é possível deixar a mesma imagem disponível no caminho http://gerenciandoblog.webs.com/Gerenciando.gif (este é um exemplo real). Notou a diferença?

 

Avaliação dos serviços

Para escrever este artigo, testei os serviços mais populares existentes. Todos eles são gratuitos. Cada serviço será avaliado no itens acima, podendo receber de 1 a 3 estrelas. Quanto mais estrelas, melhor a pontuação do serviço nesse item. O último item da avaliação, que chamei de “Teste”, é o link para o banner do Gerenciando Blog que hospedei em cada um dos serviços, para mostrar como fica o endereço de acesso para o mesmo arquivo, ilustrando o item “nome amigável”.

 
Dropbox
Facilidade estrelaestrela
Disponibilidade estrelaestrelaestrela
Tipos de arquivo estrelaestrelaestrela
Atualização estrelaestrelaestrela
Nome amigável estrela
Site http://www.getdropbox.com
Teste http://dl.getdropbox.com/u/1661478/Gerenciando.gif

O Dropbox me foi sugerido pelo Luca, do Luca BD, a quem agradeço a colaboração. O funcionamento dele é diferente dos outros serviços: você precisa baixar e instalar o programa em sua máquina. A partir daí, você trabalhará com os arquivos em seu computador e eles serão enviados automaticamente para o site do serviço, onde você irá acessá-las. Isso facilita muito o trabalho de atualização dos arquivos, pois basta alterá-los em seu computador, e eles serão enviados automaticamente para o site. Uma dica importante: os arquivos que você irá usar em seu site precisam ficar na pasta “Public”, que é acessível para todos. Para descobrir o link para o arquivo, basta clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção “Dropbox / Copy Public Link”.  

 

GoogleSites
Facilidade estrela
Disponibilidade estrelaestrela
Tipos de arquivo estrelaestrela
Atualização estrelaestrelaestrela
Nome amigável estrelaestrela
Site http://sites.google.com
Teste http://sites.google.com/site/gerenciandoblog/Home/Gerenciando.gif

O Google Sites não é apenas um lugar para você armazenar seus arquivos. Ele é um construtor de sites, onde você pode criar um site completo. Para utilizá-lo para armazenar seus arquivos, você precisa antes criar um site. Sugiro que ele tenha o mesmo nome de seu blog, justamente para que o caminho de acesso fique mais amigável. Após isso, você faz o carregamento dos arquivos para ele e passa a utilizá-los em seu blog. Uma dica importante é que você precisa tornar seu site público para que os arquivos fiquem acessíveis para todos. Isso é feito em “Configurações do Site / Compartilhamento”. O Google Sites permite que os arquivos sejam atualizados e até guarda a versão anterior do arquivo, caso você deseje voltá-lo. Embora essa tenha sido minha escolha inicial para armazenar as imagens de meus templates, vejo restrições para uso do Google Sites. Uma delas é com relação ao tipo de arquivos: embora ele aceite o upload de GIFs animados, a animação não é mostrada, o que impede seu uso para banners animados. Outra restrição séria – e surpreendente para mim, tratando-se do Google – é com relação à disponibilidade: percebo que algumas vezes os arquivos não são carregados ao acessar o site, o que compromete o acesso dos visitantes.  

ImageShack 
Facilidade estrelaestrelaestrela
Disponibilidade estrelaestrelaestrela
Tipos de arquivo estrela
Atualização estrela
Nome amigável estrela
Site http://www.imageshack.us
Teste http://img197.imageshack.us/img197/1353/gerenciando.gif

O ImageShack é um dos serviços mais conhecidos e simples para hospedagem de imagens na internet. Mas, ele possui grandes limitações: uma vez feito o upload, não é mais possível alterar a imagem. Por isso, desaconselho seu uso para imagens de banner, por exemplo – a não ser que você não pretenda alterá-lo nunca mais. Outra limitação é o quanto aos tipos de arquivos: o serviço só aceita imagens. Arquivos favicon do tipo .ICO, por exemplo, não podem ser armazenados lá.  

Webs
Facilidade estrela
Disponibilidade estrelaestrela
Tipos de arquivo estrelaestrelaestrela
Atualização estrelaestrelaestrela
Nome amigável estrelaestrelaestrela
Site http://www.webs.com
Teste http://gerenciandoblog.webs.com/Gerenciando.gif

De forma similar ao Google Sites, o Webs também é um construtor de sites. Ele possui recursos poderosos, permitindo a criação de um blog ou até uma loja virtual dentro de seu site. Mas, vou avaliá-lo aqui somente como um local para armazenar arquivos. O serviço permite que os arquivos sejam carregados e atualizados através do “File Manager” (“Gerenciador de Arquivos”). Quanto aos tipos de arquivos, é possível armazenar qualquer arquivo nele: imagens, .ICO, JavaScript, arquivos Flash etc. O caminho e nome são o mais amigável possível. Se você criar seu site com o nome de seu blog, o resultado final é ótimo. A disponibilidade só não ganhou a nota máxima porque houve um dia em que os banners de meus blogs não estavam sendo exibidos corretamente. O problema durou algumas horas, e depois voltou ao normal. O custo para tantos pontos negativos é a dificuldade de uso. Entre todos os serviços, ele é o mais complicado, especialmente para quem não tem familiaridade com o idioma inglês e com um construtor de sites. Como no Google Sites, você precisa primeiro criar um site, para só depois carregar os seus arquivos.  

Conclusão

Você deve ter percebido que os serviços são bastante diferentes entre si. Sua escolha depende do seu perfil e do que você precisa. Muitos blogueiros precisam apenas de um local para armazenar a imagem do seu banner, querem o serviço mais simples e não se preocupam em alterá-la futuramente. Neste caso, o ImageShack é a escolha mais natural. Outros já possuem intimidade com esse tipo de ferramenta e não se preocupam com a dificuldade maior que o Dropbox e o Webs apresentam. Ambas são ótimas opções, porque são bastante flexíveis e poderosas. A vantagem do Dropbox é a conveniência de trabalhar com os arquivos diretamente em seu computador, sem precisar fazer upload deles para a web. A diferença do Webs está no link mais amigável, com um nome mais agradável para quem o vê. Particularmente, optei pelo Webs. Futuramente, escreverei um artigo específico sobre a ferramenta, mostrando um passo a passo para quem quer utilizá-la mas ainda acha o processo complicado.   E você, onde armazena os seus arquivos? Por que optou por esse serviço? Deixe seu comentário!

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

33 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.