acompanhamento Camila Fiori

Resultado da mudança para domínio próprio

EvoluçãoNúmeros Em 17/06/09, fiz a mudança do Gerenciando Blog para seu domínio próprio, www.gerenciandoblog.com.br. Antes disso, ele era acessado por seu endereço do Blogger, gerenciandoblog.blogspot.com. Naquela época, escrevi dois artigos mostrando como fazer essa migração e as vantagens e desvantagens que essa mudança poderia trazer. Trago neste artigo algo que me foi solicitado naqueles artigos: os resultados obtidos com a mudança do domínio. Para fazer a medição do resultado obtido, apurei os dados principais no Google Analytics referentes a dois períodos de 30 dias:

  • Antes: 19/05 a 17/06, os últimos dias em que o blog foi acessado por seu antigo domínio.
  • Depois: 13/07 a 11/08, os 30 dias mais recentes. Preferi fazer assim porque os dias logo após a mudança são “tenebrosos”, porque o blog deixa de aparecer nas pesquisas do Google, que são grande fonte de visitas.

Adianto que é difícil mensurar, no resultado obtido, quanto se deve à mudança de domínio e quanto se deve ao trabalho constante de divulgação que faço do Gerenciando Blog. Mas, vamos aos números:

 

Itens Antes Depois Variação
Período 19/05 a 17/06 13/07 a 11/08  
Visitas 2.243 4.240 89%
Pageviews 4.802 7.993 66%
Páginas / Visita 2,14 1,89 -12%
Taxa de rejeição 60,45% 65,87% 9%
Tempo médio no site 03min51s 03min15s -16%
PageRank 2 0  

Na coluna “Variação”, indico a diferença obtida com a mudança. Um número azul indica que a mudança foi positiva, um número vermelho que ela foi negativa. Para quem não está familiarizado com os termos, sugiro a leitura do artigo Google Analytics: Analisando e usando as informações, onde explico cada um deles. Confesso que fiquei surpreso com o aumento do número de visitantes do site. Em menos de 2 meses, o número quase que dobrou. Esse foi, para mim, o maior ganho que tive com a mudança do domínio. As visualizações de páginas também cresceram, embora num ritmo menor. Já os índices de “Páginas / Visita”, “Taxa de Rejeição” e “Tempo médio no site” tiveram ligeira queda. Mas, não posso atribuir isso à mudança do domínio. Vou continuar acompanhando esses números para tentar reverter a situação. Destes itens, o único em que estou acima da média dos outros sites de tamanho similar é o “Tempo médio no site”. A média dos outros é de 02min26s. Como sei isso? Veja no artigo Google Analytics: Comparando seu site com a concorrência. Outro ponto negativo, mas esperado, é a perda do PageRank que eu havia alcançado. O Gerenciando Blog estava com PR2 na última atualização no domínio original, e esse valor é perdido quando se migra para outro domínio. Estou agora na expectativa por uma nova atualização, para verificar em que situação estou. Esta semana, tive outra boa surpresa: o Gerenciando Blog ultrapassou a marca de 100 seguidores, sem contar aqueles que recebem as notícias através do feed de RSS. Em resumo: valeu a pena a mudança para domínio próprio. Como eu esperava, foi um passo importante na evolução do Gerenciando Blog. Caso você tenha se interessado e deseje seguir o mesmo caminho, leia a série de artigos iniciada com Mudando para seu domínio próprio – Parte 1.

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

22 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.