acompanhamento Camila Fiori

Resultado da mudança para domínio próprio

EvoluçãoNúmeros Em 17/06/09, fiz a mudança do Gerenciando Blog para seu domínio próprio, www.gerenciandoblog.com.br. Antes disso, ele era acessado por seu endereço do Blogger, gerenciandoblog.blogspot.com. Naquela época, escrevi dois artigos mostrando como fazer essa migração e as vantagens e desvantagens que essa mudança poderia trazer. Trago neste artigo algo que me foi solicitado naqueles artigos: os resultados obtidos com a mudança do domínio. Para fazer a medição do resultado obtido, apurei os dados principais no Google Analytics referentes a dois períodos de 30 dias:

  • Antes: 19/05 a 17/06, os últimos dias em que o blog foi acessado por seu antigo domínio.
  • Depois: 13/07 a 11/08, os 30 dias mais recentes. Preferi fazer assim porque os dias logo após a mudança são “tenebrosos”, porque o blog deixa de aparecer nas pesquisas do Google, que são grande fonte de visitas.

Adianto que é difícil mensurar, no resultado obtido, quanto se deve à mudança de domínio e quanto se deve ao trabalho constante de divulgação que faço do Gerenciando Blog. Mas, vamos aos números:

 

Itens Antes Depois Variação
Período 19/05 a 17/06 13/07 a 11/08  
Visitas 2.243 4.240 89%
Pageviews 4.802 7.993 66%
Páginas / Visita 2,14 1,89 -12%
Taxa de rejeição 60,45% 65,87% 9%
Tempo médio no site 03min51s 03min15s -16%
PageRank 2 0  

Na coluna “Variação”, indico a diferença obtida com a mudança. Um número azul indica que a mudança foi positiva, um número vermelho que ela foi negativa. Para quem não está familiarizado com os termos, sugiro a leitura do artigo Google Analytics: Analisando e usando as informações, onde explico cada um deles. Confesso que fiquei surpreso com o aumento do número de visitantes do site. Em menos de 2 meses, o número quase que dobrou. Esse foi, para mim, o maior ganho que tive com a mudança do domínio. As visualizações de páginas também cresceram, embora num ritmo menor. Já os índices de “Páginas / Visita”, “Taxa de Rejeição” e “Tempo médio no site” tiveram ligeira queda. Mas, não posso atribuir isso à mudança do domínio. Vou continuar acompanhando esses números para tentar reverter a situação. Destes itens, o único em que estou acima da média dos outros sites de tamanho similar é o “Tempo médio no site”. A média dos outros é de 02min26s. Como sei isso? Veja no artigo Google Analytics: Comparando seu site com a concorrência. Outro ponto negativo, mas esperado, é a perda do PageRank que eu havia alcançado. O Gerenciando Blog estava com PR2 na última atualização no domínio original, e esse valor é perdido quando se migra para outro domínio. Estou agora na expectativa por uma nova atualização, para verificar em que situação estou. Esta semana, tive outra boa surpresa: o Gerenciando Blog ultrapassou a marca de 100 seguidores, sem contar aqueles que recebem as notícias através do feed de RSS. Em resumo: valeu a pena a mudança para domínio próprio. Como eu esperava, foi um passo importante na evolução do Gerenciando Blog. Caso você tenha se interessado e deseje seguir o mesmo caminho, leia a série de artigos iniciada com Mudando para seu domínio próprio – Parte 1.

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

22 Comentários

  1. António Rosa, José disse:

    Olá Adelson

    Acredito que as mudanças positivas ocorridas com o seu blog, devem-se sobretudo ao seu trabalho (mais conteúdo, mais comentários, diálogo com os seus comentadores, mais qualidade, etc,). Claro que não duvido da bondade do novo domínio…

    Antes das minhas férias (hoje mesmo), deixei-lhe um selo para seu maravilhoso blogue.

    Até daqui a uns dias, amigo.

    Abraço.

  2. Adelson Smania disse:

    Olá, António!

    Concordo com você, quando diz que os números sejam reflexo de uma combinação de todos esses fatores. De qualquer forma, a mudança de domínio teve sua parcela de contribuição.

    Muito obrigado por deixar selo para o Gerenciando Blog. Fiquei muito lisonjeado!

    Boas férias para você! Um abraço!

  3. Roman Rise disse:

    Muito boas as mudanças por sinal, saiba que tudo que precisei para criar meu blog aprendi aqui, inclusive a etiqueta blogueira e não ser aquele chato spammer.
    sucesso.

  4. Adelson Smania disse:

    Olá, Roman!

    Fico muito satisfeito quando recebo comentários como este seu. Para mim, o mais gratificante é ver que os artigos estão sendo realmente úteis para quem tem um blog.

    Obrigado pela visita e sucesso para você também!

    Um abraço!

  5. Ferrockxia disse:

    oie sou a Ferrockxia do como fazer web, valeu pelas visitas.

    olha acho que o dominio proprio pro blog dá mta credibilidade eu ao menos vejo assim um layout bem
    desenvolvido, dominio proprio quer dizer que o blogueiro leva a serio oq ue faz então vale a pena acompanhar as postagens blogs abandonados encontro mtos por aí é uma pena porque tem coisas legais né…

  6. Adelson Smania disse:

    Olá, Ferrockxia!

    Que honra receber sua visita aqui!

    Concordo com o que você diz: o domínio próprio acaba mesmo criando um compromisso maior do blogueiro para com seu blog. Quem escolheu um domínio próprio normalmente já se decidiu por levar essa atividade a sério.

    Mas, o contrário não é verdade: existem ótimos blogs ainda sem um domínio próprio, também com ótimos conteúdos e template. Minha intenção ao trazer estes números foi dar mais um incentivo para esses blogueiros.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  7. by sumy disse:

    Eu vou aguardar. Toda vez que faço mudanças no meu blog, acontece algo inesperado.
    Parabéns pelos ótimos resultados!
    Abs

  8. Adelson Smania disse:

    Olá, Sumy!

    A mudança para domínio próprio é algo bem simples. Quando estiver decidida, espero que os artigos lhe sejam úteis.

    Abraço e obrigado por sua visita!

  9. Sandra Info-Macross disse:

    OI Adelson!
    Valeu a pena mesmo! Fica muito mais profissional quando se tem um domínio próprio, além do mais você também mudou seu layout que ficou muito bom e acredito que tenha contribuído para o sucesso!
    Um abraço!

  10. Adelson Smania disse:

    Olá, Sandra!

    Realmente valeu a pena! É difícil saber o quanto disse veio da mudança de domínio, mas concordo com você: um domínio próprio dá um ar mais profissional ao blog.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  11. Laninha28 disse:

    Estou começando no meu blog e é muito importante ter pessoas como voce, pois estou com algumas dificuldades em algumas coisas, não consigo vizualisar os comentários do meu blog.se puderes me ajudar. obrigada.

  12. Adelson Smania disse:

    Oi, Laninha!

    Espero que sempre encontre aqui dicas úteis para o seu blog! Tento escrever o artigo de uma forma que todos entendam.

    Quanto aos comentários no seu blog, eu coloquei um no artigo com dicas sobre geladeira e ele apareceu normalmente. Veja se você consegue visualizá-lo corretamente. Se não conseguir, me escreva no [email protected] e eu tento ajudá-la.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  13. Prof. Eliane Vieira disse:

    Adelson, obrigada pela preocupação em responder à minha pergunta, fui pesquisando na net e consegui fazer a configuração do domínio .com
    Estou seguindo suas postagens para organizar o blog, mas tenho uma pergunta: tenho que cadastrar de novo no google analytcs? Abração!

  14. Adelson Smania disse:

    Olá, Eliane!

    Vi mesmo que conseguiu fazer a migração sozinha.

    Quanto à sua pergunta, não é necessário alterar nada no Google Analytics. Ele continuará mostrando os dados mesmo após a mudança do seu domínio.

    Eu escrevi um artigo (https://www.gerenciandoblog.com.br/2009/06/mudando-para-seu-dominio-proprio-parte.html) onde cito quais são as preocupações que você deve ter antes e depois de migrar para seu domínio próprio. Lá pode haver algumas informações interessantes para você.

    Um abraço!

  15. Prof. Eliane Vieira disse:

    Adelson, muito obrigada pela resposta.
    Só que tenho mais uma…rs
    Na página de pesquisa do Google ainda está aparecendo .blogspot.com, preciso alterar alguma coisa para aparecer .com ou ele faz automaticamente? Obrigada.

  16. Adelson Smania disse:

    Oi, Eliane!

    Esse é um dos pontos negativos quando trocamos o domínio de nosso blog: passamos a ser desconhecidos pelo Google por algum tempo.

    O processo de reindexação costuma ser automático. Fiz uma pesquisa e vi que as páginas de seu novo domínio já estão aparecendo normalmente no Google. Para ver isso, é só pesquisar no Google por site:http://www.portuguesconcurso.com. Ele mostrará as páginas que já foram indexadas.

    Um abraço!

  17. Prof. Eliane Vieira disse:

    Adelson, obrigada pelas respostas! Só que estou preocupada, pois estão aparecendo vários erros de rastreamento no Ferramentas para Webmasters (15 restringido por robots.txt e 4 página não encontrada). Isso ocorreu depois que cadastrei o "novo" blog no ferramentas. O que pode estar acontecendo, será que para o google as páginas estão duplicadas? Tenho mesmo que cadastrar os 2 blogs (.blogspot.com e .com)? Você poderia, mais uma vez, me ajudar? Abraço!

  18. Prof. Eliane Vieira disse:

    Obs.: os erros aparecem nos dois blogs

  19. Adelson Smania disse:

    Olá, Eliane!

    Os erros que estão aparecendo não me parecem ter relação com o cadastro do novo domínio. O que você fez está correto: é necessário cadastrar o novo domínio na ferramenta.

    Quanto aos endereços restringidos pelo robots.txt, você chegou a verificar quais são eles? No meu site, tenho 28 páginas restringidas, mas nenhuma delas é uma página de artigo. São todas páginas de resultados de busca. Isso ocorre porque o robots.txt padrão bloqueia as páginas que contenham o termo "/search". Se o seu caso for o mesmo, não precisa se preocupar.

    Quanto às páginas não encontradas, é necessário verificar também na ferramenta que páginas são essas.

    Se ainda houver dúvidas, é só me dizer.

    Um abraço!

  20. Prof. Eliane Vieira disse:

    Adelson,
    restringidas pelo robots.txt aparece assim:
    http://portugues-concurso.blogspot.com/search/label/Concursos. Em todas elas aparecem esse "search/label/alguma coisa do site.
    Em página não encontrada aparece assim:
    http://portugues-concurso.blogspot.com/ps/rpc_relay.html
    http://portugues-concurso.blogspot.com…05/desvendando-os-segredos-da-esaf.html
    404 (Não encontrado)- 2 páginas
    http://portugues-concurso.blogspot.com…esvendando-os-segredos-do-cespeunb.html
    http://portugues-concurso.blogspot.com/2009/09/aposto-video-aula.html
    Fui no blog para verificar se tinha digitado alguma coisa errada, mas tá tudo certinho 🙁

  21. Adelson Smania disse:

    Oi, Eliane!

    Quanto às páginas restringidas, você não precisa se preocupar. O Google restringe as páginas de busca por padrão, pois todas elas já estão indexadas.

    E as páginas não encontradas já existiram algum dia em seu blog? O Google as indexou, mas não as encontra mais, por isso o erro.

  22. Anônimo disse:

    Adelson, tenho 2 páginas que ainda estão no blog e o Ferramentas coloca como não encontradas…:(

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.