Google SEO Camila Fiori

Google e a Ditadura dos Top 10 – Parte 1

Palavra Chave Este artigo é o primeiro fruto do evento que citei no artigo Show Day de Estratégias Digitais com Martha Gabriel. Um dos temas mais empolgantes tratados foi o SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização de Mecanismos de Pesquisa). Trata-se de um conjunto de técnicas que devem ser aplicadas a um site para melhorar seu posicionamento nas buscas feitas por sites como o Google. O objetivo deste e dos próximos artigos desta série é esclarecer o que é a “Ditatura dos Top 10” e mostrar algumas técnicas simples de otimização para seu blog. Nesta primeira parte, o foco serão as palavras-chave. O termo “Ditadura dos Top 10” foi utilizado pela Martha Gabriel para ilustrar a necessidade de um site estar entre os 10 primeiros resultados do Google para ser encontrado e acessado. Isso ocorre porque estatísticas demonstram que muitas pessoas visualizam apenas a primeira página de resultados. Outra informação importante é que, quanto mais próximo do topo dos resultados da busca o seu site estiver, maior o número de visitas que ele receberá. Já li artigos em outros sites mostrando como colocar sua página em primeiro lugar na pesquisa. Muito do que li conduz o leitor a uma falsa conclusão. Por isso, é necessário ter cuidado se você pretende contratar uma consultoria SEO, buscando empresas sérias. Explicando com exemplos algumas dessas conclusões:

  • É fácil fazer minha página ser a primeira ao pesquisar ótimo site para hospedar seus arquivos. Isso porque foi utilizada como termo de busca a frase exata de um artigo de meu blog.
  • Mais difícil é consegui um bom resultado pesquisando termos mais comuns e curtos, como linkwithin, posterous ou wufoo. Isso porque a “concorrência” é muito maior: existem milhares de páginas com esse termo e o Google precisa acreditar que sua página tem uma relevância maior que as demais para esses termos.
  • Muito mais difícil é conseguir estar entre os primeiros resultados quando as palavras buscadas são genéricas, como blog ou SEO.

 

O quanto isso é importante?

O Google é a maior fonte de visitantes para a grande maioria dos blogs (o meu, inclusive). Saber qual é a relevância dele para o seu site é simples se você já utiliza o Google Analytics. Entre na ferramenta e acesse o relatório “Fontes de Tráfego” / “Visão Geral”. Nas “Principais fontes de tráfego”, serão mostradas duas tabelas:  

1. Origens

Aqui, o Google Analytics mostra de onde vêm as visitas para seu blog. No caso do Gerenciando Blog, veja que 44% dos visitantes vêm do Google. Ou seja: quase a metade dos visitantes que chegam ao meu blog vem do Google.
SEO_Origem

2. Palavras-chave

Aqui, são mostradas quais foram as palavras que foram pesquisadas nas ferramentas de busca e que trouxeram o visitante ao seu site. No meu caso, veja que as 3 primeiras palavras são justamente as que citei acima. SEO_Keywords Em resumo: é extremamente importante otimizar seu site para os mecanismos de busca, em especial para o Google. Se você fizer um trabalho bem feito, seu número de visitantes aumentará consideravelmente.  

O que devo otimizar?

Neste ponto, há duas ideias importantes que você deve ter muito claras: 1. Você irá otimizar páginas do seu blog e não o blog em si. Isso porque são as páginas de seus artigos que possuem conteúdo que atrairá seus visitantes. Por isso, o trabalho de otimização deve ser feito em cada artigo que você escreve. 2. Você precisa saber que palavras-chave você deve otimizar. Isso é um tanto óbvio: é impossível você otimizar seu blog para qualquer consulta que seja feita no Google. Assim, você deve escolher palavras para otimizar e focar seu trabalho nelas. Para o segundo ponto, há algumas ferramentas bastante úteis que irão auxiliar o trabalho da seleção das palavras. Digo “auxiliar” porque é você quem deve determinar qual é o seu público e quais são os assuntos que você irá tratar em seu blog. Como o foco deste artigo é o Google, vou mostrar ferramentas que o próprio Google disponibiliza para isso.  

1. Google Analytics

Conforme já mostrei acima, o Analytics mostra quais são as palavras-chave que já trazem mais visitas ao seu site. Um caminho é otimizar essas palavras, porque você já fez boa parte do trabalho.  

 

2. Google Webmasters

O Google Webmasters é outra ferramenta incrivelmente útil para gerenciar um blog. Já falei sobre ela na série de artigos iniciada com Google Webmasters: Mostre-se ao mundo, um dos primeiros artigos publicado aqui no Gerenciando Blog. De lá para cá, a ferramenta sofreu evoluções, mas os conceitos básicos continuam os mesmos. Algum tempo após seu cadastro, você terá acesso a informações importantíssimas relacionadas à busca do seu site no Google. Para vê-las, basta acessar o relatório “Seu site na web” / “Termos de pesquisa mais comuns”. Você verá duas tabelas:

  • Impressões

Nesta primeira parte, serão mostradas as consultas feitas no Google em que seu site foi mostrado, independente se o usuário clicou em link para sua página ou não. As primeiras linhas do relatório mostram as buscas mais realizadas. Ou seja: são ótimas dicas de palavras-chave que você pode otimizar para conseguir mais visitas. Outra informação importante mostrada é a “Posição” em que sua página apareceu. Quanto menor esse número, mais próximo do topo você está e mais visitas você receberá.
Webmasters_Impressões

  • Taxa de clique

Esta segunda parte é similar à primeira, mas mostra somente as palavras-chave que foram buscadas no Google e que efetivamente levaram o usuário até sua página. O resultado será bastante similar ao mostrado no Google Analytics. A diferença é que aqui é mostrada também a posição em que sua página se encontra no resultado das buscas.
Webmasters_Cliques  

3. Google Insights para Pesquisa

Diferente das ferramentas anteriores, o Insights para Pesquisa não irá considerar os dados de seu site. O que a ferramenta mostrará a você são as palavras-chave que os usuários mais pesquisaram no Google, podendo filtrá-las por local, período de tempo ou categorias. Um exemplo: quero saber as palavras mais buscadas no Brasil nos últimos 90 dias, na área de “Alimentos e Bebidas”. O resultado será o seguinte:
GoogleInsights
Isso significa que, se um tenho um site nessa área, posso conseguir muitos visitantes caso consiga otimizá-lo para as palavras-chave mostradas nesse resultado.  

Conclusão

Parodiando uma frase da Martha Gabriel, as palavras-chave são o coração da otimização de busca. Antes de começar o processo de otimização em si, você precisa saber o que irá otimizar. Qual é o público que você deseja atingir? Que palavras ele digitará para chegar ao seu site? Você já tem então uma tarefa a realizar: descubra quais são as palavras-chave importantes para seu site ou blog. No próximo artigo, você verá quais são os próximos passos para otimizar seu conteúdo para essas palavras-chave.

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

66 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.