Dominio: gerenciandoblog.com.br
Chave: 00e39a4dc6309327334fa422703bddd1e83c509f
Hora do cache: 1506413692
Vida do cache: 1506456892
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: 11808bbc6205bade68f0b70c302eaa74d4305945
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Hospedagem - 728 x 90

Google SEO

Google e a Ditadura dos Top 10 – Parte 1

Palavra Chave Este artigo é o primeiro fruto do evento que citei no artigo Show Day de Estratégias Digitais com Martha Gabriel. Um dos temas mais empolgantes tratados foi o SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização de Mecanismos de Pesquisa). Trata-se de um conjunto de técnicas que devem ser aplicadas a um site para melhorar seu posicionamento nas buscas feitas por sites como o Google. O objetivo deste e dos próximos artigos desta série é esclarecer o que é a “Ditatura dos Top 10” e mostrar algumas técnicas simples de otimização para seu blog. Nesta primeira parte, o foco serão as palavras-chave. O termo “Ditadura dos Top 10” foi utilizado pela Martha Gabriel para ilustrar a necessidade de um site estar entre os 10 primeiros resultados do Google para ser encontrado e acessado. Isso ocorre porque estatísticas demonstram que muitas pessoas visualizam apenas a primeira página de resultados. Outra informação importante é que, quanto mais próximo do topo dos resultados da busca o seu site estiver, maior o número de visitas que ele receberá. Já li artigos em outros sites mostrando como colocar sua página em primeiro lugar na pesquisa. Muito do que li conduz o leitor a uma falsa conclusão. Por isso, é necessário ter cuidado se você pretende contratar uma consultoria SEO, buscando empresas sérias. Explicando com exemplos algumas dessas conclusões:

  • É fácil fazer minha página ser a primeira ao pesquisar ótimo site para hospedar seus arquivos. Isso porque foi utilizada como termo de busca a frase exata de um artigo de meu blog.
  • Mais difícil é consegui um bom resultado pesquisando termos mais comuns e curtos, como linkwithin, posterous ou wufoo. Isso porque a “concorrência” é muito maior: existem milhares de páginas com esse termo e o Google precisa acreditar que sua página tem uma relevância maior que as demais para esses termos.
  • Muito mais difícil é conseguir estar entre os primeiros resultados quando as palavras buscadas são genéricas, como blog ou SEO.

 

O quanto isso é importante?

O Google é a maior fonte de visitantes para a grande maioria dos blogs (o meu, inclusive). Saber qual é a relevância dele para o seu site é simples se você já utiliza o Google Analytics. Entre na ferramenta e acesse o relatório “Fontes de Tráfego” / “Visão Geral”. Nas “Principais fontes de tráfego”, serão mostradas duas tabelas:  

1. Origens

Aqui, o Google Analytics mostra de onde vêm as visitas para seu blog. No caso do Gerenciando Blog, veja que 44% dos visitantes vêm do Google. Ou seja: quase a metade dos visitantes que chegam ao meu blog vem do Google.
SEO_Origem

2. Palavras-chave

Aqui, são mostradas quais foram as palavras que foram pesquisadas nas ferramentas de busca e que trouxeram o visitante ao seu site. No meu caso, veja que as 3 primeiras palavras são justamente as que citei acima. SEO_Keywords Em resumo: é extremamente importante otimizar seu site para os mecanismos de busca, em especial para o Google. Se você fizer um trabalho bem feito, seu número de visitantes aumentará consideravelmente.  

O que devo otimizar?

Neste ponto, há duas ideias importantes que você deve ter muito claras: 1. Você irá otimizar páginas do seu blog e não o blog em si. Isso porque são as páginas de seus artigos que possuem conteúdo que atrairá seus visitantes. Por isso, o trabalho de otimização deve ser feito em cada artigo que você escreve. 2. Você precisa saber que palavras-chave você deve otimizar. Isso é um tanto óbvio: é impossível você otimizar seu blog para qualquer consulta que seja feita no Google. Assim, você deve escolher palavras para otimizar e focar seu trabalho nelas. Para o segundo ponto, há algumas ferramentas bastante úteis que irão auxiliar o trabalho da seleção das palavras. Digo “auxiliar” porque é você quem deve determinar qual é o seu público e quais são os assuntos que você irá tratar em seu blog. Como o foco deste artigo é o Google, vou mostrar ferramentas que o próprio Google disponibiliza para isso.  

1. Google Analytics

Conforme já mostrei acima, o Analytics mostra quais são as palavras-chave que já trazem mais visitas ao seu site. Um caminho é otimizar essas palavras, porque você já fez boa parte do trabalho.  

2. Google Webmasters

O Google Webmasters é outra ferramenta incrivelmente útil para gerenciar um blog. Já falei sobre ela na série de artigos iniciada com Google Webmasters: Mostre-se ao mundo, um dos primeiros artigos publicado aqui no Gerenciando Blog. De lá para cá, a ferramenta sofreu evoluções, mas os conceitos básicos continuam os mesmos. Algum tempo após seu cadastro, você terá acesso a informações importantíssimas relacionadas à busca do seu site no Google. Para vê-las, basta acessar o relatório “Seu site na web” / “Termos de pesquisa mais comuns”. Você verá duas tabelas:

  • Impressões

Nesta primeira parte, serão mostradas as consultas feitas no Google em que seu site foi mostrado, independente se o usuário clicou em link para sua página ou não. As primeiras linhas do relatório mostram as buscas mais realizadas. Ou seja: são ótimas dicas de palavras-chave que você pode otimizar para conseguir mais visitas. Outra informação importante mostrada é a “Posição” em que sua página apareceu. Quanto menor esse número, mais próximo do topo você está e mais visitas você receberá.
Webmasters_Impressões

  • Taxa de clique

Esta segunda parte é similar à primeira, mas mostra somente as palavras-chave que foram buscadas no Google e que efetivamente levaram o usuário até sua página. O resultado será bastante similar ao mostrado no Google Analytics. A diferença é que aqui é mostrada também a posição em que sua página se encontra no resultado das buscas.
Webmasters_Cliques  

3. Google Insights para Pesquisa

Diferente das ferramentas anteriores, o Insights para Pesquisa não irá considerar os dados de seu site. O que a ferramenta mostrará a você são as palavras-chave que os usuários mais pesquisaram no Google, podendo filtrá-las por local, período de tempo ou categorias. Um exemplo: quero saber as palavras mais buscadas no Brasil nos últimos 90 dias, na área de “Alimentos e Bebidas”. O resultado será o seguinte:
GoogleInsights
Isso significa que, se um tenho um site nessa área, posso conseguir muitos visitantes caso consiga otimizá-lo para as palavras-chave mostradas nesse resultado.  

Conclusão

Parodiando uma frase da Martha Gabriel, as palavras-chave são o coração da otimização de busca. Antes de começar o processo de otimização em si, você precisa saber o que irá otimizar. Qual é o público que você deseja atingir? Que palavras ele digitará para chegar ao seu site? Você já tem então uma tarefa a realizar: descubra quais são as palavras-chave importantes para seu site ou blog. No próximo artigo, você verá quais são os próximos passos para otimizar seu conteúdo para essas palavras-chave.

Classifique este post


De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

Sobre o autor | Website

Especialista em Marketing Digital, presta Consultoria e auxilia diversos clientes. Amante por blogs, é responsável pela administração dos blogs Afiliados na web, Gerenciando Blog e Mundo Blogger.

66 Comentários

  1. Iúri disse:

    Olá Adelson,

    Realmente a utilização de palavras-chave faz toda a diferença na otimização. Tenho lido alguns artigos sobre SEO, mas ainda não consegui parar para melhorar meu blog.

    Espero logo fazê-lo, para constar entre os "Top 10"…

    Ótimas dicas!

  2. Lucaimura disse:

    Bem Adelson, só posso dizer que os teus posts cada vez estão melhores… sinceramente.
    Explicas-te tão bem a importância das palavras-chave que até eu percebi :D.
    A importância das palavras-chave é grande em termos de SEO, mas se os teus posts não tiverem conteúdo de nada serve esse trabalho todo. No teu caso concreto, basta a excelência dos teus textos e ideias para fomentar as visitas. Estou a tomar notas dos teus conselhos e vou aplicar todos… bem quase todos!!

    Um abraço.

  3. juslaboral.net disse:

    Adelson, no que se refere ao teu trabalho, assino embaixo o último comentário.

    Sobre o tema em tela, curiosamente meus artigos que melhor estão posicionados são os que menos gosto. Talvez seja o caso de melhorar palavras-chave dos artigos que julgo mais importantes ou melhor elaborados. Mas, serão esses os mais procurados, conforme as palavras-chave mais lançadas no sistema de buscas?

    Temos dura escolha: escrever para ficarmos melhor nas pesquisas ou trazer conteúdo relevante para leitores? Também não adianta escrever "às moscas", isto é, temas para que ninguém os leia. Optei por escrever aquilo que me dá mais prazer (pago um preço por isso, obviamente), por certo período, para, posteriormente, trabalhar melhor com palavras-chave. Razão: construir conteúdo "linkável", digamos, assim, e firmar "nome" com base em conteúdo de qualidade (pretensiosamente).

    Na Revisto INFO, de julho/2009, página 27, John C. Dvorak escreveu polêmico artigo intitulado: "O Google é inútil" (acredito que esteja disponível on line no site da INFO).

    Disse o autor, em síntese, que artigos de qualidade tendem a ficar esquecidos para sempre (mesmo usando técnicas SEO). O motivo, segundo o autor, seria: "no fim das contas o SEO funciona, mas tende a ser adotado por aqueles sites de reviews fajutos que querem vender coisas. O resultado disso, no longo prazo, é óbvio: só prova que todos os buscadores são falhos. Algo deveria substituí-los. Mas o quê? Ainda não ouvi falar de nada que pudesse escapar das trapaças de SEO."

    Esta série veio em boa hora. Estarei acompanhando atentamente aqui. Parabéns, mais uma vez.

    Marcos

  4. Sandra - Info-Macross disse:

    Olá Adelson!
    Mais uma vez um ótimo artigo!
    Eu nunca consegui me cadastrar na tools for webmasters, vou tentar denovo agora, tomara que dessa vez dê certo, me parece ser uma ótima ferramenta, vou dar uma olhada no google insights também que não conheço. Vou aguardar o resto da série!
    Um abraço!

  5. Adelson Smania disse:

    @Iúri: Todo o esforço gasto em SEO vale a pena. Você verá que nem é tão complicado, mas é necessária disciplina para seguir os passos.

    @Luca: Obrigado pelos elogios! E você tocou num ponto crucial: CONTEÚDO é a palavra mais importante de qualquer trabalho de otimização. Ainda falarei sobre isso no próximo artigo, mas de nada vale aplicar as técnicas mais mirabolantes se você não tem um conteúdo de qualidade.

    @Marcos: Antes de mais nada, parabéns pelo comentário! Ele é muito interessante porque traz um enfoque diferente à questão do SEO.
    Entendo seu dilema entre escrever o que interessa ou o que traz visitas. Aqui mesmo no Gerenciando, muitas vezes escrevo artigos que sei que dificilmente serão bem posicionados numa busca no Google. Mesmo assim, vale a pena escrevê-los, por uma série de fatores – e o simples prazer de escrevê-los já é um deles.
    Li o artigo de Dvorak, realmente muito polêmico. O que ele escreve faz sentido. Só não concordo quando ele diz que SEO é "uma lista de truques que devem ser usados para enganar serviços como o Google". Hoje, o Google já dá muito mais relevância ao conteúdo do artigo do que a metatags ou mesmo ao PageRank da página. Penso assim: a próprio Google Inc. é a maior interessada de que seu buscador tenha credibilidade. Por isso, sempre focará esforços para detectar e punir tentativas de enganar seu mecanismo. Claro que isso nem sempre acontecerá na velocidade necessária.
    Outro ponto é: independente de qualquer outra coisa, é fato que os buscadores são grande fonte de visita para qualquer site. Nesse mesmo evento sobre Estratégias Digitais, Martha Gabriel mostrou que a busca é a segunda atividade mais realizada na internet, perdendo apenas para e-mail. Ou seja: gostando ou não, é importante nos preocuparmos com o posicionamento no Google. É como eu digo sobre o Twitter: por mais que eu não goste dele, não posso ignorar sua importância.

    @Sandra: Tomara que você consiga se cadastrar no Google Webmasters. É mesmo uma ótima ferramenta para auxiliar no gerenciamento do blog. Há informações importantíssimas lá!

    Grande abraço a vocês e obrigado a todos pela visita e pelos comentários!

  6. Shirley disse:

    adelson, não sei bem se me enquadro na polêmica do "conteúdo", já que em meu blog o conteúdo é totalmente direcionado, e são imagens na maioria das vezes. ainda assim eu aqui e ali conto uma historinha, falo uma abobrinha em forma de "introdução" pros meus gráficos. enfim, até o momento tô (parcialmente) satisfeita com meu blog. maaaaaas, é claro, já usei aqui e ali uns truquezinhos pra otimizar o mocinho… rs. mas o que eu queria questionar mesmo é pq no analytics não aparecem minhas visitas que vieram a partir de buscas :-S. olha, tem coisas que só acontecem com o Botafogo – outras, só comigo! kkkkkkk
    bjão, querido, e obrigada pela tua generosidade em sempre auxiliar estes pobres seres tão carentes de saber – os blogueiros!

  7. Camisetas disse:

    Tenho estudado bastante a respeito de SEO e seguido as dicas passadas, parabéns pelo blog estarei com certeza visitando regularmente.

  8. Adelson Smania disse:

    @Shirley: Você disse algo interessante também: dependendo do público e do conteúdo do seu blog, a otimização pode não ser tão importante como é para outros. Faz mesmo sentido! Quanto ao Analytics, estranho não aparecem as visitas vindas de buscadores. Se você entrar em "Fontes de Tráfego" / "Mecanismos de Pesquisa" não aparece nada? E pode contar comigo para o que eu puder ajudar!

    @Camisetas: Obrigado pelo elogio! Espero que volte sempre e encontre dicas interessantes aqui.

    Um abraço a vocês!

  9. Normal, mas nem tanto... disse:

    Nossa! Ótimas as dicas!

    Eu não sabia como usar o Google Webmasters, sua explicação ajudou muito, me fez entender melhor como funciona. =)

    Obrigada!
    Abraço! =)

  10. Adelson Smania disse:

    Olá, Sara!

    O Google Webmasters mostra muitas informações importantes! Além do que eu mostrei aqui, há muita coisa importante também na série original de artigos sobre ele (http://www.gerenciandoblog.com.br/2009/02/google-webmasters-mostre-se-ao-mundo.html).

    Um abraço e obrigado por sua visita!

  11. Rosan disse:

    Adelson
    vou perguntar coisas fora do assunto da postagem. e desculpa minha ignorancia,
    1º no quadro de seguidores quando clicamos sobre a foto ela abre com o nome, link se a pessoa colocou, o que eu gostaria de saber é como que alguns tem um sublinhado embaixo do nome e que clicando abre o perfil da pessoa, como se faz isso? Como é que tem em alguns e outros não, como no meu por exemplo.
    E o Analytics é só em ingles ou tem como traduzir e só eu que não descobri como?
    Já me cadastrei no Anolytics, mas lendo teu post vi que tu explica para ir em tal lugar, pelo jeite em portugues e eu abri a página e é tudo em ingles, e eu sou péssima em ingles, vou na intuição e não por conhecer.
    se puderes me ajudar de novo,lhe fico grata.
    beijo

  12. Adelson Smania disse:

    Olá, Rosan!

    Pode perguntar à vontade!

    Quanto aos seguidores, vou ficar devendo a resposta por enquanto. Vou verificar e depois de informo.

    No Google Analytics, é possível sim mudar o idioma. Faça assim:

    1. Quando você entrar, no canto superior direito da tela, haverá uma opção "Settings". Clique nela.
    2. Uma das opções é o "Language". Altere para "Português (Brasil)".
    3. Clique em "Save changes".

    Pronto! Ele estará em português. Mesmo assim, pode acontecer de você entrar novamente e voltar a estar em inglês. Basta repetir os passos.

    Um abraço!

  13. Rosan disse:

    Adelson
    muito obrigada, vou fazer isso, porque sempre que abria me confundia toda por causa da língua.
    bom fim de semana
    beijo

  14. Dinheiro Fácil disse:

    Pois hé, vasculhar as palavras mais buscadas é uma excelente forma de dar o leitinho pra quem quer mamar.

    Assim todos saem satisfeitos.

  15. Rosário Notícias disse:

    Show de bola! Abraços.

  16. Sem Fronteiras disse:

    Olá amigo,
    Já estou seguindo você, se quiser me seguir é um prazer, este site tem me ajudado muito à melhorar o meu site, so teve um problema foi com o banner, não comseguir o codigo padrão da caixa, se poder me ajudar mande um e-mail,
    Alair Alcantara abraços!

    [email protected]

  17. Adelson Smania disse:

    Olá, Sem Fronteiras.

    Fiquei à vontade para me escrever no [email protected].

    Um abraço!

  18. otimização de sites disse:

    Olá. Primeiramente gostaria de dar os parabéns pelo post! Um tema muito interessante.

    Pra falar a verdade eu estou bem acostumado com todos este termos e programas que o google oferece, mas acho que o google analytics, google webmaster tools e outros programas ainda são bem complicados…
    A ideia inicial era ser uma interface de fácil utilização para qualquer pessoa que possua um site, mas acredito que não é assim que as coisas funcionam.

  19. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Eu penso que há ferramentas do Google que todos podem utilizar com facilidade (como o GMail e o Google Reader) e outras focadas em um público com maior conhecimento técnico, como as que você cita. O que ocorre com essas ferramentas é que elas até podem ser utilizadas por leigos, mas será difícil aproveitar todo o potencial delas.

    Um abraço!

  20. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Mais uma colaboração minha para o Desafio Mestre SEO! risos

    Um abraço!

  21. Aldo Cioffi disse:

    Excelente sua postagem com dicas ótimas!

    Já estou aproveitando aqui!

    Grande abraço!

  22. Adelson Smania disse:

    Olá, Aldo!

    Espero que as dicas o ajudem a posicionar melhor o seu blog nos resultados das pesquisas do Google.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  23. Senior disse:

    Valeu pelas dicas, a primeira página já é difícil…imagine a primeira…hehehe

  24. Fernando de Moraes disse:

    Achei ótimo o artigo já estou aplicando os conceitos.

    Obrigado.

    Fernando de Moraes

  25. Adelson Smania disse:

    @Senior: Realmente, é complicado estar nas primeiras posições do Google, especialmente quando se trata de palavras-chave disputadas. Mas, mesmo que não esteja nas primeiras posições, o fato de estar na primeira página já ajuda muito!

    @Fernando: Que bom que o artigo tenha sido útil!

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  26. Adelson Smania disse:

    Olá, Vivian!

    Vale mesmo a pena estudar o assunto e colocar as dicas em prática. Isso trará ótimo resultado, especialmente com relação ao número de visitas que você recebe em seu blog.

    Um abraço!

  27. Patrick Rodrigues disse:

    Interessantíssimo esse post espero estar no top 10 do google agora. 😀

  28. John Herbet disse:

    Achei um pouco superficial, mas levando em consideração que esse assunto é tratado por vários sites e blogs é realmente muito difícil se aprofundar no assunto sem ser repetitivo.Mas quem sou eu pra falar! Seu blog é muito bom.

  29. Adelson Smania disse:

    @Patrick: É necessário bastante trabalho e dedicação, mas é perfeitamente possível chegar ao Top 10.

    @John: Que pena que tenha achado o artigo superficial! Espero que você tenha lido também os dois artigos que completam este, que era apenas uma introdução ao tema. E seja sempre bem vindo!

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  30. Alexandra disse:

    muito bom o texto parabéns pelo trabalho, me ajudou bastante. Perseverança é o caminho.

  31. Amil disse:

    Realmente não é fácil ir para as primeiras páginas, é necessário mta dedicação.

  32. Adelson Smania disse:

    @Alexandra: Fico feliz que o artigo a tenha ajudado! E é realmente preciso muita perseverança, dedicação e paciência para conseguir boas colocações no Google.

    @Amil: Não é mesmo uma tarefa fácil. Mas, também não é uma tarefa impossível. Criando conteúdo de qualidade e com muito trabalho duro, você conseguirá.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  33. CANTINHO DA EDNA disse:

    TÔ COMEÇANDO AGORA…
    MEU CANTINHO NEM TEM CARA DE BLOG AINDA, MAS, COM O VENHO LENDO AKI, CERTAMENTE VOU CONQUISTAR VITÓRIAS EXPRESSIVAS… OBRIGADA POR COMPARTILHAR TANTAS DICAS PRECIOSAS. BOM FERIADO!

  34. Adelson Smania disse:

    Olá, Edna!

    Também tenho certeza de que você conquistará muitas vitórias! Espero que os artigos do Gerenciando Blog possam ajudá-la na evolução do seu blog.

    Um abraço e seja sempre bem vinda!

  35. JANE MEDEIROS disse:

    Já li um vários posts do blog hoje. Como tenho aprendido aqui. Volto sempre. Tem-me ajudado muito.Jane Medeiros

  36. Adelson Smania disse:

    Olá, Jane!

    Fico feliz em poder ajudá-la. Seja sempre muito bem vinda ao Gerenciando Blog!

    Um abraço!

  37. Gabriel disse:

    Agora eu entendi vou experimentar suas dicas obrigado pela informação.

  38. Adriano Luz disse:

    Olá, Gabriel!

    Seguindo as dicas, tenho certeza de que seus artigos passarão a aparecer mais bem posicionados nos resultados das buscas do Google.

    Um abraço!

  39. carlos disse:

    seus artigos são de grande utilidade muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos

  40. MARTIM PESCADOR - CAÇADOR/SC disse:

    Valeu!!!! vamos para a próxima…

  41. soemrondonia.com.br disse:

    Muito bom amigo!
    Vou continuar com as próximas.

  42. annepavao disse:

    Oi Adelson. Acabei de me regitrar com o Analytics e acho que já fiz besteira. Coloquei a info do meu site direitinho mas o Analytics fala que eu tenho 0 views, o que não é possível. Alguma dica? Desde ja agradeco!
    Anne

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Anne!

      É natural que demore algum tempo (até 24 horas) para que os dados do Google Analytics sejam coletados e mostrados corretamente em seu blog. Por isso, se você acabou de instalá-lo, pode ser esse o motivo.

      Caso você já tenha feito a configuração há um tempo maior, sugiro a leitura do artigo Como configurar o Google Analytics em seu blog, onde mostro o procedimento detalhado de configuração, para avaliar se você fez todos os procedimentos necessários.

      Um abraço!

  43. Fatos e Fotos BR disse:

    Boas Dicas !!! Parabéns !

  44. Josiane disse:

    Nossa muito obrigada pelo post vai me ajudar muito em nosao loja

  45. Marco Aurélio disse:

    Estou gostando muito das dicas

  46. Felipe Shibukawa disse:

    As palavras chaves realmente mudam o "Top 10 da Ditadura". Por exemplo, pesquisando no Google o termo Futurama Simpsons (o nome de meu blog), eu nem o encontrei nos 100 primeiros resultados, mas se eu pesquisar Futurama em Os Simpsons #1 o post do meu blog aparece em segundo lugar nas pesquisas. Realmente, as palavras chaves mudam tudo.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Felipe!

      As palavras chaves são realmente importantíssimas ao considerar o posicionamento de uma página na busca. Dizer "meu blog está em primeiro nos resultados do Google" não faz sentido, pois é uma afirmação incompleta. Só é possível fazer essa avaliação ao considerar as palavras chaves buscadas.

      Um abraço!

  47. João Mussamba Dala Joaquim disse:

    Adelson, valeu mesmo, teus ensinamentos são bem simples e compreensiveis, mas eu sou uma pessoa muito nova nestes casos eu criei o blog, mas mesmo assim necessito ainda de muita coisa… espero a sua ajuda

    • Adriano Luz disse:

      Olá, João!

      Espero que você possa encontrar nos artigos aqui do Gerenciando Blog a ajuda que precisa para evoluir com o seu blog. Quando tiver dúvidas sobre um artigo específico, basta deixar um comentário nele.

      Um abraço!

  48. Teolandia Portal disse:

    Ótimo artigo!

  49. DDT Wrestling disse:

    Muito Bom, espero que de certp

  50. Sylvio disse:

    Estar entre os 10 primeiros não é para qualquer um, principalmente quando se trata de uma palavra-chave concorrida. Isso sem contar que o google faz atualizações frequentes e modifica a regras do seo regularmente.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Sylvio!

      A única regra de SEO que nunca mudará é a questão de termos conteúdo original, de qualidade e atualizado. Isso é infalível a todas as atualizações.

      Mas, não é mesmo nada simples ficar entre os primeiros resultados.

      Um abraço!

  51. gavioes do morro suzano disse:

    Obrigado pelas dicas….

  52. Lucas disse:

    Muito bom Adelson!
    Estou lendo em 2014 e mesmo com um artigo antigo de 2009 tem uma coisa que ainda não mudou (e nem vai mudar) que é criar conteúdo de qualidade e original, com isso com certeza consegue subir para o top 10.

    Abraço e sucesso!

  53. Fabiano Machado disse:

    Parabéns pelo blog, muito obrigado pelas dicas, irão ajudar muito!

  54. Dos santos disse:

    Muito bom! Mais para chegar no top 10 é questão de muito,muito,muito trabalho….

  55. Bianca Andrade disse:

    Ótimas dicas adorei!
    Obrigada pelo post Adriano.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!