Sem categoria Camila Fiori

Webs, ótimo site para hospedar seus arquivos

Webs No artigo Onde hospedar arquivos para seu blog, eu já citei o Webs como sendo uma das melhores opções para hospedar os arquivos que você utilizará em seu blog. Ele é um site que permite hospedar praticamente qualquer arquivo necessário à construção de um blog, como imagens, favicons, animações em flash e muitos outros. Neste artigo, vou mostrar o tutorial para quem deseja utilizar essa opção, mas ainda a acha complicada. Antes de começar o tutorial propriamente dito, vale citar que o Webs é mais do que um site para hospedar os seus arquivos. Ele é um construtor de sites. Ou seja: você poderia construir nele o seu site inteiro, seja ele um blog, uma loja virtual ou o que você imaginar. Mas, aqui, vou me limitar a mostrá-lo como um local para hospedar seus arquivos.  

Vantagens

Conforme citei no artigo anterior, o Webs tem vários pontos positivos que fizeram com que eu o elegesse o meu “repositório de arquivos”:

  • O serviço permite o armazenamento de qualquer tipo de arquivo. Tive problemas com outros serviços para armazenar um GIF animado para meu banner ou um ícone para meu favicon. O Webs permite esses e muitos outros tipos de arquivos.
  • O link em que o arquivo fica armazenado é simples e claro. O banner do Gerenciando Blog, por exemplo, fica armazenado em http://gerenciandoblog.webs.com/Gerenciando.gif.
  • Depois de feito o upload do arquivo, é possível substituí-lo por uma nova versão, sem que o link seja alterado. Isso é importante, por exemplo, para o banner do seu blog. Você pode alterá-lo futuramente sem precisar contatar quem já o publicou. Uma vez atualizado o arquivo, a nova versão será automaticamente exibida onde ele estiver publicado.
  • O melhor de tudo: o serviço é gratuito! Existem algumas limitações nessa versão, mas nada que impeça ou atrapalhe seu uso.

 

 

Cadastrando-se e criando seu site

Para começar a utilizar o Webs, basta acessar o endereço http://www.webs.com e seguir as instruções: 1. Na tela inicial, preencha as informações do endereço que você deseja para seu site e sua senha de acesso. Dica importante: como endereço, procure usar o nome do seu blog, justamente para que o link de seus arquivos seja similar ao seu site. Após preenchê-las, clique no botão “Create a Website”.
Webs1 2. Na próxima tela, preencha as informações para criação de sua conta. Você precisa escolher um template para seu site. Como você não irá utilizá-lo, escolha qualquer um dos que forem exibidos. No final dessa tela, marque a opção “I agree to the Terms of Service” e clique em “Create my Site”. 3. A próxima tela, “Select a Webs package to match your needs:”, permite que você escolha entre a versão grátis e as versões pagas do Webs. Clique no botão “No Thanks, Continue” marcado abaixo, para continuar com a versão grátis.
Webs2
4. Após isso, você será levado a uma tela onde pode escolher entre ter ajuda para montar o seu site, ou fazê-lo sozinho. Como não iremos criar o site, escolha a segunda opção e clique em “Continue”:
Webs3 5. Pronto! Seu site está criado. Como era isso o que precisávamos, você já pode clicar no logotipo do Webs (canto superior esquerdo da tela), para ser levado à tela inicial do serviço.
Webs4  

Armazenando seus arquivos

Antes de iniciar esta parte do tutorial, uma dica: quando você entrar novamente no  Webs, basta preencher seu usuário e senha na parte superior direita da tela para acessar seu site:
Webs5 1. Para adicionar arquivos ao seu site, você utilizará o “File Manager” (“Gerenciador de Arquivos”). Clique no botão correspondente, no menu superior:
Webs6 2. Serão exibidas diversas opções para fazer o carregamento dos arquivos. Na versão gratuita algumas delas não estão disponíveis. A mais simples é a “Single File Uploader”, onde se faz o carregamento de um arquivo por vez:
Webs7 3. Ao clicar, será exibida a caixa para seleção do arquivo. Basta clicar no botão “Escolher Arquivo” para selecionar o arquivo que será carregado. Na caixa “Choose an Upload Directory” é possível selecionar a pasta para onde será enviado o arquivo (caso você tenha criado uma nova). Se mantiver a opção default, ele será colocado na pasta principal. Quanto à opção “Optimize Pictures and Video for the Web”, sugiro que você a deixe desmarcada. Se estiver marcada, suas imagens podem ser redimensionadas. Ao final, clique no botão “Upload File”.
Webs8 4. Pronto! Seu arquivo já está carregado no Webs. Você o verá no quadro da parte inferior da tela:
Webs9 5. Para obter o endereço do arquivo, há duas opções:
a) Clicar com o botão direito do mouse sobre o nome dele e escolher a opção “Copiar endereço do link”.
b) Clicar sobre o nome do arquivo. Ele será exibido em uma nova janela, e será possível copiar o endereço dele diretamente na barra do navegador.   Feito! A partir de agora, você já tem o seu espaço no Webs para armazenar qualquer arquivo que precise para seu blog. O processo não é tão complicado, e você terá um ótimo site para complementar seu blog.

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

52 Comentários

  1. Neto disse:

    Perfeito, cara!

    Já fazia um tempo que eu queria uma opção diferente do Picasa para armazenar os arquivos 🙂

    Valeu!

  2. Iúri disse:

    Adelson,

    Mais uma ótima dica!
    Com o upload do Blogger das figuras do meu blog, logo pode acabar o espaço. Além do mais, pode-se fazer o upload de vários tipos de arquivo (um PDF, por exemplo), para compartilhar no blog.

    Já criei minha conta 😀

    Abraço.

  3. Adelson Smania disse:

    Olá, Neto e Iúri!

    O Webs é mesmo uma ótima opção para armazenar os arquivos que utilizamos no blog. É muito mais flexível que o Picasa e outras ferramentas similares.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  4. Shirley disse:

    Ok, se vc manda, vou usar… rs.
    Adelson, o que vc pode falar sobre o technorati? eu tenho uma conta lá, mas te juro que ainda não entendi direito o objetivo daquilo 😐 Vê aí oque vc pode fazer por mim! rs 😛
    Abração, e bom finde!

  5. Adelson Smania disse:

    Olá, Shirley!

    Eu não mando, não! risos Mas, recomendo com muita ênfase que o Webs seja utilizado para armazenar seus arquivos. É mesmo uma ótima opção.

    Quanto ao Technorati, ele é um agregador de blogs, ou seja, um lugar onde pessoas do mundo todo cadastram seus blogs. A partir do momento que seu blog é cadastrado lá, ele fica visível para os usuários do site, podendo lhe trazer mais visibilidade. Existe um sistema de ranking para os blogs cadastrados: quanto maior seu ranking, maior também sua visibilidade.

    Em resumo: é mais um lugar para você divulgar sue blog. Consegui explicar?

    Um abraço!

  6. Iara Grisi disse:

    Olá Adelson! Gostei da dica, vou experimentar. Uso o Picasa para fotos e o 4Shared para arquivos mas este parece mais completo. Obrigada!

  7. Adelson Smania disse:

    Olá, Iara!

    Experimente mesmo, vale a pena. Você verá que poderá centralizar todos os seus arquivos no Webs.

    Um abraço!

  8. Normal, mas nem tanto... disse:

    Realmente é um ótimo site para hospedar!

    E foi graças a vc que consegui hospedar minhas imagens, pois me deu o caminho certinho.

    Obrigada! Seu Blog é muito bom mesmo!!! E fará cada vez mais sucesso! =)

    Abraço! =)

  9. Adelson Smania disse:

    Oi, Sara!

    Muito obrigado por seus elogios!

    Sabia que este artigo começou com o pequeno passo a passo que escrevi para vocês? Por isso sempre elogio e ressalto a importância de comentários e dúvidas deixados pelos visitantes.

    Um abraço!

  10. mimos da ale disse:

    olá!gostei muito desse artigo,me ajdou bastante ainda tenho um pouco de dificuldade pois não tenho noção nehuma do que estou fazenod,ainda estou tentando montar meu blog.as informações tem sido muito boa ,valeu

  11. Adelson Smania disse:

    Olá, Ale!

    Tomara que as dicas a ajudem! Se você tiver alguma dúvida, estou à disposição.

    Um abraço!

  12. Elise disse:

    Você salvou a minha produção literária! Eu tava tentando fazer isso há tempos, e não conseguia. Muito, muito obrigada! =D

  13. Adelson Smania disse:

    Olá, Elise!

    Que ótimo saber que o artigo foi tão útil assim para você!

    Um abraço e seja sempre bem vinda aqui.

  14. Fernando Lessa disse:

    Adelson,
    Mais uma vez muitíssimo obrigado pela dica.
    Ficou tudo mais simples agora para mim.
    Vou poder utilizar recursos que antes eu nem desconfiava.
    E como não poderia deixar de ser, vou repassar agora mesmo para a minha comunidade do twitter.
    Um Abração.

  15. Adelson Smania disse:

    Olá, Fernando!

    Que ótimo que os artigos estejam sendo úteis para você! O Webs.com é mesmo um ótimo serviço. Já o utilizo há algum tempo e ele tem me servido muito bem.

    Um abraço e obrigado por divulgar!

  16. Natan Lopes disse:

    Olá Adelson Smania!!!

    Você sabe me informar se os servidores do web estão passando por alguma manutenção pois as imagens que eu armazeno lá estão ficando fora do ar direto, e tenho notado o mesmo em seu blog.
    Abraço!!

  17. Adelson Smania disse:

    Olá, Natan!

    Estranho você estar enfrentando problemas com o Webs. Aparentemente, está tudo normal aqui. Acabo de limpar meu cache e carregar as páginas novamente e as imagens apareceram corretamente.

    Também procurei no Twitter do Webs (http://twitter.com/websdotcom) e não há nenhuma notícia sobre problemas nos serviços. Da outra vez que enfrentei problemas, havia notícia lá.

    Um abraço!

  18. Anônimo disse:

    Ola Meu querido ….. Obgrigado pela dica ,,,, ]

    Tenho uma duvida ;;….

    como faço para mudar o templates da pagina para um Template Baixado da net ou construido …

    é por que eu ja tenho um e deu muito trabalho para criar ….. e os taplates do WEBS são muito Simples

    Obrigado mais uma vez

  19. Adelson Smania disse:

    Olá!

    O que mostro neste artigo é como utilizar o Webs.com apenas para armazenar os arquivos que serão utilizados no Blogger. Assim, não é necessário criar a página ou mudar o template no Webs.com. Isso é feito diretamente no Blogger, onde há uma grande variedade de templates.

    Um abraço!

  20. Anônimo disse:

    o melhor que existe de hospedagem é
    http://www.sharedarchives.com/ é de graça nao tem muito banner e não tem que esperar pra fazer download
    Recomendo!!!

  21. Adelson Smania disse:

    Olá!

    As propostas do ShareArchives e do Webs são diferentes. No serviço que você indica, não é possível, por exemplo, hospedar uma imagem que será utilizada em um arquivo do blog. Isso porque ele disponibiliza apenas o link para download, e não para ser referenciado em um HTML.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  22. Adriana disse:

    Olá Adelson,

    Vc sabe me dizer se possui algum limite de banda por mes? Eu armazenava meus arquivos flash no photobucket mas me expulsaram por causa da banda e estou na busca de outro site… [email protected]!

  23. Adelson Smania disse:

    Olá, Adriana!

    A grande limitação da versão gratuita do Webs.com está no espaço que você pode consumir: apenas 40 Mb de arquivos. Não encontrei nenhuma informação referente ao consumo de banda.

    Você encontrará outras opções de hospedagem gratuita no artigo https://www.gerenciandoblog.com.br/2009/08/onde-hospedar-arquivos-para-seu-blog.html.

    Uma outra opção é contratar uma empresa como a Hospedagem Anual. Eles oferecem hospedagem de arquivos a um baixo preço. Vale a pena consultá-los sobre seu caso.

    Um abraço!

  24. Por causa deste artigo consegui hospedar algumas de minhas imagens, e irei colocar-las no HTML dos meus banners!
    Muito obrigado pela ajuda, ela me foi muito útil!

  25. Adelson Smania disse:

    Olá, [email protected]!

    O Webs.com é mesmo um ótimo serviço. Sempre o utilizei para hospedar imagens e outros arquivos para meus blogs.

    Um abraço!

  26. Yukioa disse:

    Eu sempre hospedo em meu proprio plano e hospedagem porque estão com uma ótima promoção de espaço.
    Boa dica.

  27. Adelson Smania disse:

    Olá, Yukioa!

    Para quem tem um plano de hospedagem, a melhor alternativa é mesmo utilizá-lo para hospedar os arquivos. O Webs.com é uma boa alternativa para quem não quer pagar pela hospedagem.

    Um abraço!

  28. Caio Ladislau disse:

    Nossa, cara, desejo muito sucesso a você e ao gerenciandoblogs.com, seus posts são muito bons, isso vai me ajudar muito!

    Parabéns, um bom trabalho mereçe reconheciment!

  29. Adelson Smania disse:

    Olá, Caio!

    Obrigado pelos elogios! Espero que sempre encontre aqui artigos úteis para colaborar com o sucesso do seu blog.

    Um abraço!

  30. João Vítor disse:

    Olá, estou com uma dúvida:

    O webs também hospeda arquivos em HTML(para fazer sites online)?

    Grato,
    João Vítor Dias

  31. Adelson Smania disse:

    Olá, João!

    O Webs é, antes de mais nada, um construtor de sites. Assim, você pode criar nele suas páginas. Também é possível hospedar lá os seus HTMLs: fiz um teste agora e funcionou corretamente.

    Um abraço!

  32. @sjodiel disse:

    Olá Adelson

    Obrigado pela explicação, juro que estava meio lost no Webs.
    Abraços

  33. Adelson Smania disse:

    Olá, Sjodiel!

    Fico feliz em poder ajudar! Gosto muito do Webs.com e faço questão de divulgá-lo!

    Um abraço!

  34. Anônimo disse:

    Olá Adelson

    Quero lhe agradecer pela atenção e pela resposta pelo e-mail. Gostei muito das dicas.
    sandra da luz

  35. Adriano Luz disse:

    Olá, Sandra!

    Faço questão de sempre ao menos tentar ajudar a todos que me procuram!

    Um abraço!

  36. Sybylla disse:

    Hoje o Webs está fora do ar. Ele me deixou na mão… rs E se não voltar, vou ter que reinstalar todos os scripts. Lady Murphy quando ataca, não tem dó. =P

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Sybylla!

      Ontem, eu notei que o Webs estava fora do ar apenas durante uma atualização do Gerenciando Blog. Esse, infelizmente, é o lado ruim dos serviços grátis. Mas, por outro lado, é raro isso ocorrer: já vi blogs hospedados com problemas muito mais frequentes!

      Um abraço!

  37. Arthur h. disse:

    Oi Adelson!

    Parece que o Webs continua fora do ar, no meu site, aqui no Gerenciando e em todos os sites que utilizam esse ótimo serviço (ou pelo menos agora que pode ter dado outra falha temporária) o que será que esta acontecendo?

    Um abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Arthur!

      Infelizmente, o Webs está mesmo fora do ar. Estou acompanhando os comentários pelo Twitter, mas ainda não encontrei uma previsão de retorno do serviço. Uma pena.

      Um abraço!

  38. Arthur h. disse:

    Olá Adelson, mais uma vez te incomodando, rsrs

    Finalmente e felizmente o serviço Webs está de volta, e muitas das imagens armazenadas la (de todos os sites que eu conheço que usam) estão de volta, mas mesmo assim optei por usar um segundo serviço de armazenamento (casa ocorra uma outra falha ou uma falha mais grave no site, enfim…estou usando o picasa que é um ótimo serviço também e é próprio do Google, o que facilita bastante as coisas, mesmo assim continuo usando o Webs (como principal serviço aliás) obrigado pela dica e parabéns pelo blog que esta cada vez melhor!

    Um abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Arthur!

      Depois desta última instabilidade, migrei todas as minhas imagens para o Google Sites. Até o momento, não me arrependo da mudança.

      Um abraço!

  39. Jeferson de Souza disse:

    Cara, muito show, sempre preferia usar imagens do meu computador a usar links, a fim de evitar problemas futuros (de imagem indisponível por exemplo). Agora o problema esta resolvido.
    Parabens pelo blog, aprendo muito aqui.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Jeferson!

      Eu também prefiro ter minhas próprias imagens e hospedá-las em algum serviço confiável. O Webs é uma ótima opção! Houve algumas instabilidades há alguns meses, mas isso é raro de acontecer.

      Um abraço!

  40. Tudo na Mollezza disse:

    Como atualizar um banner no webs.com, não estou conseguindo.
    Fiz um novo banner e que alterar, minha conta no webs é free.

    Belo trabalho, o gerenciando tem me ajudado muito.

    Obrigado.

  41. stella disse:

    tentei fazer a conta no webs mas ao ir seguindo seu passo a passo, as telas nao apareciam parecidas com as suas imagens, entao fiquei perdida e nao consegui. talvez o webs mudou a configuracao.. nao sei. pode me ajudar? eu consegui criar o site no webs, mas nao acho o file manager. onde vc fala pra clicar, no meu pc o site aparece totalmetne diferente, e nao mostra a opcao. por favor me ajuda. aguardo. obrigada

  42. Paty Santos (Blog Tentando Escapar) disse:

    Olá Adelson, esse site hospeda outros tipos de arquivo, ou só imagem? Tenho um Blog e compartilho livros com pessoas que não tem dinheiro para comprar…porém tenho um sério problema com questão de direitos autorais…vc teria alguma dica?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Paty!

      É possível hospedar qualquer tipo de arquivo no Webs.com. Mas, se os livros que você quer compartilhar são protegidos por direitos autorais, recomendo que você não o utilize para isso.

      Por mais que sua intenção seja nobre, ainda assim estará infringindo os direitos autorais e poderá ter sérios problemas legais com isso.

      Um abraço!

  43. Wallace Rabello disse:

    Atualize por favor Adelson, o WEBS parece ter modificado a interface. Fiquei perdido na hora de achar o lugar onde fazer o upload. Abraço.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Wallace!

      Seu pedido está anotado. Realmente, houve mudanças no Webs.com e agora os procedimentos são um pouco diferentes.

      Farei isso assim que possível.

      Um abraço!

  44. Escolhendo Hospedagem disse:

    Excelente artigo!

    Utilizar esse serviço externo para hospedar arquivos é uma excelente forma de economizar banda do servidor.

  45. Unknown disse:

    Ótimo! Estava procurando um tutorial assim, bem completo! Valeu Adriano!
    Portões de garagem
    abs!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.