Google SEO serviços Camila Fiori

Monitorando seus Backlinks

backlink No artigo Google e a Ditadura dos Top 10 – Parte 3, eu mostrei a importância de você conquistar links em outros sites que apontem para as páginas do seu blog. Esses links que apontam para sua página são chamados de “backlinks”. Em geral, quanto mais backlinks você tiver, maior será a importância que o Google e outras ferramentas de busca darão às suas páginas. Veja neste artigo como monitorar os seus backlinks.  

Conceitos

Os backlinks constituem um dos fatores utilizados pelas ferramentas de busca para determinar a posição em que sua página aparecerá nos resultados (caso queira saber quais são as outras, leia o artigo Google e a Ditadura dos Top 10 – Parte 1). Além disso, o famoso PageRank do Google é calculado com base nos backlinks. O conceito de “backlink” é simples, como citei na introdução deste texto: qualquer página que aponte para a sua pode ser considerada como um backlink. Mas, é importante saber que  a “qualidade” ou “importância” de cada backlink pode variar. Assim, um backlink pode ter um “peso” maior que outro no momento de calcular a relevância de sua página. O backlink pode ser chamado também de “inbound link” ou “link de entrada”. Os fatores que influenciam a “importância” de cada backlink: 1. Nofollow: O “nofollow” é um atributo criado pelo Google para dizer que um link não deve ser seguido. Quando o Google encontra um “backlink nofollow” para a sua página, ele simplesmente o ignora. Assim, links desse tipo não “contam pontos” para sua página (mais informações sobre o nofollow em http://www.tdseries.com.br/2009/02/nofollow-em-comentarios-do-blog.html). 2. PageRank ou relevância da página de origem: Quanto mais importante a página de origem, maior a importância que um backlink recebido dela terá. Essa importância é determinada pelo número de backlinks dessa página, que costumam se reverter em PageRank para o Google. Em resumo, um backlink recebido de uma página com PR 6 é muito mais importante que outro recebido de uma com PR 2. Por isso, é importante obter backlinks de páginas com alto PageRank. 3. Quantidade de links na página de origem: De acordo com o item anterior, cada página tem um determinado “número de pontos” a distribuir. Esse número de pontos é distribuído igualmente entre todos os links “follow” (ou seja, sem a cláusula “nofollow”) que essa página possuir. Esses são os chamados “outbound links” ou “links de saída”. Assim, quanto mais “outbound links” uma página tiver, menos pontos valerá cada backlink gerado por ela. O “número de pontos” passado para a outra página é chamado de “link juice”. Com base nos 3 fatores anteriores, você percebe que o backlink mais valorizado é aquele que vem de páginas com alto PageRank e com baixo número de links. Esses são justamente os mais difíceis de serem conquistados. Note que esse conceito vale também para a situação inversa, quando você criar links nas páginas de seu blog: quanto maior o número de links, menor é o “link juice” que você consegue transmitir a cada uma delas.  

Ferramentas para monitorar seus backlinks

Existem diversas formas para verificar os backlinks que o seu blog recebeu. Lembre-se que os backlinks apontam para uma página específica. Assim, os backlinks para sua página principal (por exemplo, www.gerenciandoblog.com.br) são diferentes dos de uma página específica (https://www.gerenciandoblog.com.br/2009/09/google-e-ditadura-dos-top-10-parte-1.html). 1. Busca do Google
Na própria busca do Google é possível ter uma noção de seus backlinks. No entanto, não são mostrados todos eles. Mesmo assim, é possível ter uma noção. Para isso, basta digitar, na busca do Google, o endereço da página que quer pesquisar, precedido de “link:”. Por exemplo: link:www.gerenciandoblog.com.br. 2. Google Webmasters
Se você está cadastrado no Google Webmasters, existe uma área que mostra os backlinks que apontam para cada uma de suas páginas. Ao acessar seu site na ferramenta, as páginas que possuem mais backlinks serão mostradas no painel principal, no quadro “Links para o seu site”, ou acessando a opção “Seu site na web” / “Links para o seu site”:
GoogleWebmastersLinks Ao clicar no número de links, será mostrada a lista de sites onde foram encontrados os backlinks, juntamente com a data em que o link foi encontrado pela última vez:
GoogleWebmastersLinks2  3. BacklinkWatch
O BacklinkWatch (www.backlinkwatch.com) é um site que mostra os backlinks para qualquer página que você digitar na ferramenta. Um ponto interessante da ferramenta é que, além das páginas onde os backlinks foram encontrados, ela mostra outras informações importantes:

 

  • O texto ou figura onde foi colocado o seu link;
  • O PageRank da página (embora isso não esteja sendo mostrado corretamente);
  • O número total de links dessas páginas;
  • A informação se o link é “nofollow”.

Para visualizar a informação, basta acessar a página do serviço, digitar o endereço da página em “Enter URL:” e clicar no botão “Check Backlinks”. É preciso paciência, pois o resultado pode demorar vários minutos. No painel à esquerda é mostrado também o total de backlinks encontrados.
BacklinkWatch 4. SEO SpyGlass
O SEO SpyGlass é uma poderosa ferramenta que você pode baixar gratuitamente e que realiza diversas análises importantes a respeito dos backlinks de uma página. A limitação da versão gratuita é que ele analisa os backlinks vistos pelo Yahoo, e não pelo Google, que só está disponível na versão paga. No entanto, essas informações já são bastante úteis para você monitorar seus backlinks. Você deve fazer o download da ferramenta em http://www.link-assistant.com/seo-spyglass/download.html, após preencher o seu nome e e-mail. Você baixará o pacote “SEO Power Suite”, que contém algumas outras ferramentas poderosas, mas que não irei abordar agora. Basta instalar a ferramenta após baixá-la. Ao executar o SEO SpyGlass, será mostrada uma tela inicial, onde você pode digitar uma palavra-chave (primeira opção) ou endereço (segunda opção). Escolha a segunda opção e digite o endereço da página que você quer analisar e clique em “Next”.
SEOSpyGlass1 Quando a análise terminar, clique em “Finish”. Será exibida uma mensagem de confirmação para atualizar as informações das ferramentas de busca. Clique em “Yes”. Será então exibida uma tela com os itens que serão analisados. Clique em “Next”. Dependendo do número de links encontrados, esta operação pode demorar diversos minutos.
SEOSpyGlass2 Ao final do processo, clique em “Finish” e serão exibidas as informações detalhadas sobre os backlinks que foram encontrados para sua página:
SEOSpyGlass  

Conclusão

Você deve ter percebido que há opções de análise para todos os gostos, desde as mais simples até as mais complexas. Você deve escolher a que se adapta melhor ao seu perfil e necessidade. O importante é acompanhar os backlinks para as suas páginas, bem como o “valor” que elas podem oferecer. É uma boa forma de saber onde você deve investir seu tempo e esforço para obter o retorno que você deseja.

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

58 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.