Google SEO serviços Camila Fiori

Monitorando seus Backlinks

backlink No artigo Google e a Ditadura dos Top 10 – Parte 3, eu mostrei a importância de você conquistar links em outros sites que apontem para as páginas do seu blog. Esses links que apontam para sua página são chamados de “backlinks”. Em geral, quanto mais backlinks você tiver, maior será a importância que o Google e outras ferramentas de busca darão às suas páginas. Veja neste artigo como monitorar os seus backlinks.  

Conceitos

Os backlinks constituem um dos fatores utilizados pelas ferramentas de busca para determinar a posição em que sua página aparecerá nos resultados (caso queira saber quais são as outras, leia o artigo Google e a Ditadura dos Top 10 – Parte 1). Além disso, o famoso PageRank do Google é calculado com base nos backlinks. O conceito de “backlink” é simples, como citei na introdução deste texto: qualquer página que aponte para a sua pode ser considerada como um backlink. Mas, é importante saber que  a “qualidade” ou “importância” de cada backlink pode variar. Assim, um backlink pode ter um “peso” maior que outro no momento de calcular a relevância de sua página. O backlink pode ser chamado também de “inbound link” ou “link de entrada”. Os fatores que influenciam a “importância” de cada backlink: 1. Nofollow: O “nofollow” é um atributo criado pelo Google para dizer que um link não deve ser seguido. Quando o Google encontra um “backlink nofollow” para a sua página, ele simplesmente o ignora. Assim, links desse tipo não “contam pontos” para sua página (mais informações sobre o nofollow em http://www.tdseries.com.br/2009/02/nofollow-em-comentarios-do-blog.html). 2. PageRank ou relevância da página de origem: Quanto mais importante a página de origem, maior a importância que um backlink recebido dela terá. Essa importância é determinada pelo número de backlinks dessa página, que costumam se reverter em PageRank para o Google. Em resumo, um backlink recebido de uma página com PR 6 é muito mais importante que outro recebido de uma com PR 2. Por isso, é importante obter backlinks de páginas com alto PageRank. 3. Quantidade de links na página de origem: De acordo com o item anterior, cada página tem um determinado “número de pontos” a distribuir. Esse número de pontos é distribuído igualmente entre todos os links “follow” (ou seja, sem a cláusula “nofollow”) que essa página possuir. Esses são os chamados “outbound links” ou “links de saída”. Assim, quanto mais “outbound links” uma página tiver, menos pontos valerá cada backlink gerado por ela. O “número de pontos” passado para a outra página é chamado de “link juice”. Com base nos 3 fatores anteriores, você percebe que o backlink mais valorizado é aquele que vem de páginas com alto PageRank e com baixo número de links. Esses são justamente os mais difíceis de serem conquistados. Note que esse conceito vale também para a situação inversa, quando você criar links nas páginas de seu blog: quanto maior o número de links, menor é o “link juice” que você consegue transmitir a cada uma delas.  

Ferramentas para monitorar seus backlinks

Existem diversas formas para verificar os backlinks que o seu blog recebeu. Lembre-se que os backlinks apontam para uma página específica. Assim, os backlinks para sua página principal (por exemplo, www.gerenciandoblog.com.br) são diferentes dos de uma página específica (https://www.gerenciandoblog.com.br/2009/09/google-e-ditadura-dos-top-10-parte-1.html). 1. Busca do Google
Na própria busca do Google é possível ter uma noção de seus backlinks. No entanto, não são mostrados todos eles. Mesmo assim, é possível ter uma noção. Para isso, basta digitar, na busca do Google, o endereço da página que quer pesquisar, precedido de “link:”. Por exemplo: link:www.gerenciandoblog.com.br. 2. Google Webmasters
Se você está cadastrado no Google Webmasters, existe uma área que mostra os backlinks que apontam para cada uma de suas páginas. Ao acessar seu site na ferramenta, as páginas que possuem mais backlinks serão mostradas no painel principal, no quadro “Links para o seu site”, ou acessando a opção “Seu site na web” / “Links para o seu site”:
GoogleWebmastersLinks Ao clicar no número de links, será mostrada a lista de sites onde foram encontrados os backlinks, juntamente com a data em que o link foi encontrado pela última vez:
GoogleWebmastersLinks2  3. BacklinkWatch
O BacklinkWatch (www.backlinkwatch.com) é um site que mostra os backlinks para qualquer página que você digitar na ferramenta. Um ponto interessante da ferramenta é que, além das páginas onde os backlinks foram encontrados, ela mostra outras informações importantes:

 

  • O texto ou figura onde foi colocado o seu link;
  • O PageRank da página (embora isso não esteja sendo mostrado corretamente);
  • O número total de links dessas páginas;
  • A informação se o link é “nofollow”.

Para visualizar a informação, basta acessar a página do serviço, digitar o endereço da página em “Enter URL:” e clicar no botão “Check Backlinks”. É preciso paciência, pois o resultado pode demorar vários minutos. No painel à esquerda é mostrado também o total de backlinks encontrados.
BacklinkWatch 4. SEO SpyGlass
O SEO SpyGlass é uma poderosa ferramenta que você pode baixar gratuitamente e que realiza diversas análises importantes a respeito dos backlinks de uma página. A limitação da versão gratuita é que ele analisa os backlinks vistos pelo Yahoo, e não pelo Google, que só está disponível na versão paga. No entanto, essas informações já são bastante úteis para você monitorar seus backlinks. Você deve fazer o download da ferramenta em http://www.link-assistant.com/seo-spyglass/download.html, após preencher o seu nome e e-mail. Você baixará o pacote “SEO Power Suite”, que contém algumas outras ferramentas poderosas, mas que não irei abordar agora. Basta instalar a ferramenta após baixá-la. Ao executar o SEO SpyGlass, será mostrada uma tela inicial, onde você pode digitar uma palavra-chave (primeira opção) ou endereço (segunda opção). Escolha a segunda opção e digite o endereço da página que você quer analisar e clique em “Next”.
SEOSpyGlass1 Quando a análise terminar, clique em “Finish”. Será exibida uma mensagem de confirmação para atualizar as informações das ferramentas de busca. Clique em “Yes”. Será então exibida uma tela com os itens que serão analisados. Clique em “Next”. Dependendo do número de links encontrados, esta operação pode demorar diversos minutos.
SEOSpyGlass2 Ao final do processo, clique em “Finish” e serão exibidas as informações detalhadas sobre os backlinks que foram encontrados para sua página:
SEOSpyGlass  

Conclusão

Você deve ter percebido que há opções de análise para todos os gostos, desde as mais simples até as mais complexas. Você deve escolher a que se adapta melhor ao seu perfil e necessidade. O importante é acompanhar os backlinks para as suas páginas, bem como o “valor” que elas podem oferecer. É uma boa forma de saber onde você deve investir seu tempo e esforço para obter o retorno que você deseja.

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

58 Comentários

  1. Neto disse:

    Mais um texto interesante! Parabéns!
    Vou checar agora meus backlinks.

    Me responda só uma pergunta – se for possível:
    É verdade que a cada novo post no blog ele gera um novo link para os parceiros ali concentrados?

    Fico no aguardo da resposta.

    Abraços

  2. Adelson Smania disse:

    Olá, Neto!

    Que bom que tenha gostado! Cheque mesmo seus links. Você ficará surpreso com o resultado.

    Quanto à sua pergunta, a resposta é "depende". A cada post novo de seu blog, você gerará um novo link para cada parceiro de sua página principal, desde que os links estejam com o "nofollow" desativado.

    Uma forma simples de você verificar quais links você gera a cada artigo é fazer o seguinte:

    1. Entre na página de um artigo seu.
    2. Exiba o código-fonte dessa página. Cada navegador tem uma forma diferente para fazer isso.
    3. Procure a expressão "a href=" (sem as aspas).

    Esses são os endereços para onde o Google fará os links (novamente, desde que não haja o "nofollow" nesses links).

    Por isso, quanto mais parceiros você tiver em sua página principal, menor será o "link juice" para cada um deles.

    Um abraço!

  3. Iúri disse:

    Olá Adelson,

    Mais um ótimo artigo!
    Já acessei o Google Webmasters e fiquei surpreso com o número de links para meu blog… não sabia que havia tantos!

    Estou rodando o backlink watch há alguns (muitos) minutos, vamos ver o quê que dá.

    Também fiquei surpreso (com base no resultado apresentado até agora) que há poucos "nofollow" onde referenciam meus links. Acho que as coisas estão mudando, para melhor.

    E sobre o novo template do meu blog, obrigado pelo comentário e por todas as dicas!

    Grande abraço.

  4. Blog Normal, mas nem tanto... disse:

    Mais uma dica maravilhosa, Adelson! Parabéns!

    Vou checar agora! Tomara que tenha bons resultados.. =)

    Abraço e parabéns!!!

  5. Adelson Smania disse:

    @Iúri: Acho que todos ficamos surpresos quando vemos a quantidade de backlinks que temos para nossos blogs. Você deve ter visto que muitos deles são "repetidos", por assim dizer. O motivo é o que explico acima para o Neto. E eu não tinha me atentado ao que você cita sobre os links nofollow. Verdade, o número é menor do que eu esperava também para o meu blog.

    @Sara: Torço também para que você tenha encontrado muitos backlinks! São mais um indicador de sucesso.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  6. Neto disse:

    Olá Adelson!

    Obrigado pela explicação. Os links 'no follow' são mesmos bastantes polêmicos. Ao usar o programa observei poucos links 'no follow' para meu blog, mas eles vieram justamente de blogueiros que eu não esperava que viessem…

    Penso que, entre usá-lo ou não, isto é um critério para cada um. Uma pergunta à você, só por curiosidade: o que faria se tivesse muitos links no follow de amigos?

    Claro que não precisa responder se preferir.

    Abraços

  7. Adelson Smania disse:

    Olá, Neto!

    Não há problemas em responder. Você me perguntou o que eu faria nesse caso. O que eu fiz quando descobri o famigerado "nofollow" foi escrever o artigo sobre o tema em meu outro blog. Fiz isso justamente para divulgar essa informação, porque sei que nem todos conhecem esse recurso e ele vem ativado como padrão nos blogs.

    Quanto a seus amigos, há duas possibilidades: ou eles desconhecem que o nofollow está ativado, ou fazem isso intencionalmente. No primeiro caso, uma opção é comentar o caso, mostrar o que é o "nofollow" e deixar a decisão por conta deles. No segundo caso, é uma posição de cada um e precisa ser respeitada.

    Mas, nunca deixei de comentar em nenhum blog, mesmo que ele estivesse com esse recurso ativado. Ainda acredito que vale mais a pena divulgar o assunto e deixar a decisão para cada um.

    Um abraço!

  8. Sandra - Info-Macross disse:

    Oi Adelson!
    Coloquei meu url na página que você indicou, e assim como no Google Webmasters tenho míseros 11 links!!!
    Como pode? Tenho pagerank 3!!
    Um abraço!

  9. Adelson Smania disse:

    Olá, Sandra!

    Estranho você ter obtido esse resultado. Estou verificando agora o http://info.macross.com.br no Backlink Watch e ele detectou um total de mais de 4000 links para seu endereço.

    Foi esta URL que você testou? Ou de alguma página interna?

    Um abraço!

  10. Shirley disse:

    Adelson, eu sempre venho aqui e, quando te leio, fico pensando na maravilha que é o universo digital, que conta com pessoas como vc: fadadas ao SUCESSO! 😀 Agora não dá, mas com certeza vou experimentar um desses analistas de backlinks (o que vc pede chorando que eu não faço arreganhando os dentões? rs). Bjos, querido, bom finde!

  11. Adelson Smania disse:

    Olá, Shirley!

    Agradeço seu bondoso comentário! Obrigado mesmo! 🙂

    E teste mesmo uma das ferramentas. Você ficará surpresa com a quantidade de backlinks que encontrará para seu blog.

    Um abraço!

  12. leandro disse:

    Muito bom o comentário, vai aqui uma dica também de um programa que é fera em back links
    é o linkdiagnosis: http://www.linkdiagnosis.com/
    você precisa usra o navegador firefox, o programa é muito bom vale apena conferir!

  13. Adelson Smania disse:

    Olá, Leandro!

    Estou visitando agora o Link Diagnosis e o site é mesmo bastante interessante! Obrigado pela dica!

    Um abraço!

  14. Adelson Smania disse:

    Olá, Primeira Visão!

    Que bom que tenha gostado.

    Um abraço!

  15. Flores e Flores disse:

    Muito bom…

    Parabéns

  16. Adelson Smania disse:

    Obrigado pela visita e pelo comentário!

  17. EmpórioSex, Sua Butique Sensual disse:

    Otimas informações. Sempre se aprende algo novo, por mais que se esteja por dentro do assunto. Parabéns, aproveitei bastante as dicas, pois preciso saber como andam os links para meu site. Aos que interessar: EmpórioSex

  18. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Que bom que o artigo tenha sido útil. Acompanhar os backlinks é uma estratégia interessante de gerenciamento.

    Um abraço!

  19. Graficas em Salvador disse:

    Estou comecando a procurar informacoes sobre backlinks e achei suas colocacoes no post muito interessante. Parabens e sucesso.

  20. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Que bom que tenha gostado do artigo. Acompanhar seus backlinks é uma forma interessante de entender onde você pode investir para divulgar ainda melhor o seu trabalho.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  21. FRANCISCO disse:

    Oi, como vai, gostei do artigo, mais tenho uma duvida.
    Eu tenho um bolg com 430.891 Baclinks, mais meu page rank no existe, pode-me dicer qual e o problema?
    Obrigado.

  22. Adelson Smania disse:

    Olá, Francisco!

    Que bom que tenha gostado do artigo! Quanto à sua dúvida, você deve observar dois pontos:

    1. Onde você obteve a informação de seu número de backlinks? Consultando no Google, não encontrei nenhum. No BacklinkWatch, são mostrados 6, sendo 2 deles "nofollow". Então, você deve trabalhar para aumentar o número de seus backlinks, especialmente os "follow".

    2. Há quanto tempo você possui seu blog? Caso o possua há pouco tempo, é possível que o Google não tenha lido seus backlinks na última atualização do PageRank.

    Em todo caso, continue seu trabalho de divulgar seu blog e obter backlinks e logo você verá o resultado!

    Um abraço!

  23. eCurrículo.net disse:

    Gostei muito do site http://www.backlinkwatch.com/
    valeu a dica.

    eCurrículo.net
    http://www.ecurriculo.net

  24. Adelson Smania disse:

    O BacklinkWatch é mesmo muito interessante! É uma forma simples para monitorar os seus backlinks.

    Um abraço!

  25. Natan Lopes disse:

    Olá Adelson,

    No seu artigo você citou 4 ferramentas para monitorar os backlinks, sendo duas da Google, então eu informo que tem uma terceira opção 😀 o Google Blog Search.

    Abraço!!

  26. Adelson Smania disse:

    Olá, Natan!

    O Google é realmente a fonte primária para informações sobre os backlinks. Mas, confesso que não entendi exatamente como o Google Blog Search seria útil para monitorar os backlinks. Qual é a idéia?

    Um abraço!

  27. Natan Lopes disse:

    Olá Adelson,

    Da mesma forma que se utiliza a busca do google

    o endereço precedido de link

    link:www.gerenciandoblog.com.br

    Abraço!!

  28. otimização de sites disse:

    Acredito que cada vez mais o google vai diminuindo a importância dada aos backlinks, mas sem dúvida este será por um bom tempo o principal fator na otimização de um site!!!

  29. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Também acredito que, mesmo com a maior valorização do conteúdo, os backlinks continuarão tendo grande importância para medir a relevância dos sites.

    Um abraço!

  30. sex shop disse:

    parabéns pelo post, vc praticamente desenhou como funciona, foi muito bem esclarecido, obrigado!

  31. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Que bom que tenha gostado.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  32. Erexim disse:

    Muito bom.
    Vou resolver agora mesmo esses problemas de "nofollow". Não sabia dessas.
    Obrigado

  33. Adelson Smania disse:

    Olá, Erexim!

    Sou contra o nofollow em comentários. Por isso, já desativei esse recurso em meus blogs. Sou da opinião de que quem deixa um comentário merece ter seu blog linkado de volta.

    Um abraço!

  34. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Muito obrigado pelos elogios! Espero que as informações o ajudem!

    Um abraço e obrigado pela visita!

  35. Vera (Deficiente Ciente) disse:

    Excelente artigo, Adelson!
    Costumo verificar os backlinks somente no buscador do google. Agora verificarei também, com as ferramentas que você indicou.

    Abraços e Obrigada!

  36. Adelson Smania disse:

    Olá, Vera!

    Além do Google, as ferramentas indicadas são interessantes para monitorar os backlinks, pois trazem outras informações importantes.

    Um abraço!

  37. Hospedagem de Sites RDCweb disse:

    Olá, gostaria de recomendar esta ferramenta, é rápida e mostra os backlinks por classe de url.
    http://www.online-utility.org/webmaster/backlink_domain_analyzer.jsp
    Também gostaria de sugerir um tema, "A importância das classes de URL para backlinks!" um link de .org vale muito mais que um .com!

    Abraço,

  38. Tv Online disse:

    Todo meu respeito a Adelson!

    um dos poucos que encara o risco de ser penalisado pelo google! e desliga o nofollow e seu blog! e nao somente… como tambem debate o assunto, e assume sua escolha! e incentiva a outros blogs a naum utilisar nofollow, e com isso ajudar a blogs novos a ganhar um pouco de relevancia e visibilidade,

    parabens Adelson! toda minha consideraçao e respeito

  39. Adelson Smania disse:

    @Hospedagem de Sites: Eu testei a ferramenta, mas em meu caso o resultado não apareceu. Com relação aos links vindos de domínios .ORG e também de .EDU costumam realmente ter um peso maior.

    @TV: O Google é claro quanto ao tipo de links que devem ter o nofollow. Assim, não vejo como um risco o fato de eu desconsiderar o nofollow nos comentários, pois só publico os que passaram por moderação. No artigo O que é Nofollow? eu falo mais sobre o tema.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  40. Vestidos Infantil disse:

    Adelson, parabéns pelo artigo.
    Os comentários, para mim, seriam a melhor forma de contribuir com a comunidade e, somando a isso, incrementar o SEO através dos backlinks. Ao meu ver acredito que todos os blogueiros poderiam fazer com que seus blogs fossem "follow", mas infelizmente existe o problema do SPAM.

    Abraços – Alex

  41. Adelson Smania disse:

    Olá, Alex!

    O assunto "nofollow" sempre gera discussão. Há aqueles, como eu, que defendem o uso de links "follow", especialmente em comentários, e aqueles que mantêm todos os links do blog como "nofollow".

    Quanto à questão do spam, ela pode ser facilmente tratada com a moderação dos comentários.

    Mas, cabe a cada um decidir o que é melhor em seu caso.

    Um abraço e obrigado por sua visita!

  42. APACONT www.apacont.org.br ou ligue para 021-3472-1785 disse:

    Por favor, existe algum programa capaz de propiciar a criação de backlinks de forma legal e não invasiva?

  43. Mrs.Design disse:

    Gostaria de tirar uma dúvida, se possível…
    Você saberia me informar por que todos os back-links que apontam para meu blog são nofollow?
    Com um detalhe, até mesmo os que antes eram dofollow passaram ter essa característica…
    Por que isso teria acontecido? Estou sem entender até agora…

  44. Adelson Smania disse:

    Olá!

    É realmente uma mudança estranha. Normalmente, isso aconteceria apenas se os proprietários dos blogs que apontam para o seu tivessem alterado o comportamento dos seus links.

    Não sei se esse é o seu caso, mas já vi isso ocorrer quando o autor troca seu template e esquece de desativar os links "nofollow" no novo template.

    Um abraço!

  45. como investir na bolsa de valores disse:

    Obrigado pelos ensinamentos.
    Está me ajudando muito no desenvolvimento do meu site.

  46. Adriano Luz disse:

    Olá!

    Espero que o artigo seja realmente útil para você!

    Um abraço!

  47. Ivair Claudio Ferrari disse:

    Parabéns pelas suas matéria. Sempre estou lendo e aprendendo muito. Parabéns!

    Ivair Claudio Ferrari
    http://www.excelmax.com.br

  48. Rodrigo Campos disse:

    Obrigado, estava procurando um tutorial igual a esse já fazia um tempinho. um grande abraço

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Rodrigo!

      Que bom saber que tenha gostado das dicas! Acompanhar seus backlinks é realmente importante para avaliar se suas estratégias atuais estão tendo efeito e poder redirecioná-las em caso de necessidade.

      Um abraço!

  49. Anônimo disse:

    Olá Adelson,

    Tenho um blog onde tenho várias postagens que são recomendadas por outros blogs.
    No entanto, quando consulto nas ferramentas de webmasters do google, não aparecem links para o meu site. Meu blog usa o wordpress. Será que preciso habilitar alguma coisa?

    Desde já agradeço.

    Edson.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Edson!

      Você não precisa configurar nada em seu blog para que os backlinks apareçam nas Ferramentas para Webmasters. Mas, é natural que demore algum tempo até que eles sejam reconhecidos e passem a aparecer.

      Um abraço!

  50. Danny Toledo disse:

    oi Adelson! ainda estou lendo seus posts pra entender melhor tudo o que envolvem os blogs e google. Ao digitar o precedente link: e o meu blog, não apareceu nada. Isso é bom ou ruim? Desculpe pela minha ignorância, mas é difícil e ainda estou no começo. Se puder responder, agradeço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Danny!

      Em seu caso, isso é ruim. Significa que não há ainda outros blogs com links "dofollow" para o seu blog. Mas, para quem está começando, isso é natural. Com o tempo, você conquistará links e eles passarão a aparecer em sua consulta.

      Um abraço!

  51. Powerfloor Piso Epóxi disse:

    Matéria muito interessante.

  52. Salomão Neto disse:

    Olá,
    Parabéns pelo post, muito objetivo. Dessas ferramentas tô usando o Google Webmaster Tools para monitorar a saúde do meu site.
    Abs.

  53. everson disse:

    parabens pelo artigo gostei mesmo não tinha noção oque era backlinks agora ja tenho obrigado

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.