gadgets organização Camila Fiori

PostRank: os Artigos mais Populares do seu Blog

PostRank Exibir os artigos mais populares de seu blog é uma ótima forma de chamar a atenção de seus leitores, mantendo-os em seu blog e diminuindo sua taxa de rejeição. Há diversas formas para exibi-los, seja manualmente ou através de ferramentas (como o FEEDJIT, já mostrado aqui no Gerenciando). Neste artigo, mostrarei outra ferramenta bastante interessante para mostrar em seu blogs seus artigos mais populares: o PostRank.  

Introdução

A idéia do PostRank é bem abrangente: todos podem cadastrar seus feeds nele. A partir desse momento, os feeds ficam disponíveis para serem assinados pelos usuários. Até aqui, nenhuma novidade. O diferencial do PostRank é que ele determina quais são os arquivos mais populares de cada feed, dando uma nota de 0 a 10 para cada um. O cálculo da popularidade de um artigo envolve diversos fatores, como número de visitas, comentários e links, por exemplo. Para o usuário, isso significa que ele pode acompanhar apenas os artigos mais populares dos feeds que ele assina, ao invés de ler todos eles. Para nós, donos de blogs, o uso mais interessante é cadastrar nossos os feeds de nossos próprios artigos e mostrar em nosso blog os mais populares. Como citei na abertura do artigo, essa é uma ótima forma de chamar a atenção do seu visitante, fazendo com que ele leia seus textos mais interessantes.  

Cadastrando seu usuário

O cadastro no PostRank é muito simples. Basta seguir as instruções abaixo. 1. Acesse o endereço http://www.postrank.com/register, preencha as informações solicitadas e clique em “Sign up”.
PostRank1
Se você tem uma conta do Google, pode clicar no botão que fica na barra direita e efetuar login com seus dados. 2. Preencha as informações de seu perfil e clique em “Create Profile”.
 PostRank2

Importando seus feeds RSS

Agora que seu cadastro está completo, é hora de importar o feed RSS de seu blog. 1. No menu superior ou direito, clique em “Subscriptions” e depois em “Import”. 2. Escolha a opção “Direct Input” e digite o endereço do seu feed. Se quiser, pode digitar os feeds de todos os seus blogs, desde que seja um por linha. Não é obrigatório, mas você pode preencher o campo “Topics” com palavras-chave para serem localizadas nas buscas. Após informar os dados, clique em “Import”.
PostRank3 Como endereço do feed, você pode usar o seu FeedBurner ou o endereço direto (no caso do Blogger, basta acionar “/feeds/posts/default” ao final do endereço do seus blog). 3. Você pode receber a mensagem de que seus feeds foram importados ou colocados na fila para importação (“queued for import”). Caso este seja seu caso, a importação deve estar pronta em alguns minutos.
PostRank4 4. Para verificar quando ele foi importado, basta atualizar a página do seu navegador e verificar quando seu feed aparece corretamente. Há alguns casos raros em que a publicação demora mais tempo.
PostRank5 

 

Assumindo a propriedade de seus blogs

Você deve ter percebido que qualquer pessoa poderia ter adicionado o seu blog no PostRank. Por isso, existe este passo, onde você comprova que é dono de seu blog. 1. Clique em “Settings”, que fica abaixo do seu nome, no canto superior direito da tela, ou na barra lateral direita. 2. Clique na opção “Claim your Blogs”, no menu superior.
PostRank6 3. Digite o endereço do seu blog e clique em “Add”.
PostRank7
4. Para o Blogger, o método mais fácil de verificação é o “Add meta tag”. Você receberá um código que deve ser colocado em seu blog. Mantenha esta página aberta.
PostRank8
Se você tem blog em outra plataforma, como o WordPress, escolha a opção mais conveniente. 5. Entre em www.blogger.com e acesse a opção “Layout” / “Editar HTML”. Coloque o código obtido acima no início do seu template, após a tag “<head>”. 6. Volte ao PostRank e clique no botão “Verify”. Após a verificação correta, aparecerá a mensagem “Verified”.  

Mostrando os artigos mais populares em seu blog

O último passo que falta é publicar em seu blog o gadget dos artigos mais populares. Mesmo seu feed já estando publicado e reconhecido pela ferramenta, pode demorar alguns dias até que a análise inicial de seus artigos seja feita. 1. Acesse o endereço http://www.postrank.com/publishers. 2. Clique no botão “Get Widget” e escolha a plataforma do seu blog. 3. Na opção “Website”, digite o endereço de seu blog. Você pode digitar apenas parte dele e ele será encontrado. Clique no seu blog para que ele seja selecionado.
PostRank9 4. Para você confirmar se seus artigos já foram analisados, verifique o gadget que aparece na barra direita, em “Preview your Widget”. Se aparecem seus artigos, significa que você já pode utilizá-lo. Se continuar aparecendo artigos do próprio PostRank, isso quer dizer que você precisa aguardar mais alguns dias. 5. Escolha as demais opções necessárias (cores e número de artigos que serão mostrados). 6. Para instalar em seu blog, você tem duas opções: pode clicar no botão “Add to Blogger”, para que ele seja colocado lá automaticamente; ou pode copiar o código gerado e colocá-lo manualmente em um novo gadget de “HTML/JavaScript”.  

Conclusão

Pronto! Agora você terá em seu blog um widget com seus posts mais populares, similar ao que uso aqui no Gerenciando Blog, no topo da barra lateral esquerda. O que percebi neste tempo que o tenho utilizado é que, embora ele consiga mostrar posts antigos, são os mais novos que têm maior relevância na ferramenta. Acredito que isso ocorra não porque os mais novos são mais populares, e sim porque o PostRank têm mais informações a partir do momento em que o feed é cadastrado na ferramenta. Em comparação com o FEEDJIT, que oferece um serviço similar (mas baseado apenas no número de visitas), o PostRank tem um visual mais agradável e um tempo de carregamento menor. Esses fatores e a melhor análise de popularidade me fizeram optar por esta ferramenta.   E você, já conhecia o PostRank? Qual sua opinião sobre a ferramenta? Deixe seu comentário!

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

62 Comentários

  1. Iúri disse:

    Ola Adelson,

    Eu conheci o PR aqui mesmo no seu blog, e o achei muito interessante.

    Já possuia meu cadastro, e até instalado no meu blog, porém não havia assumido a propriedade dele — fiquei futucando o site, mas não havia olhado com detalhes.

    Agora está tudo ok!
    Ótimo post!

  2. Adelson Smania disse:

    Olá, Iúri!

    Eu já estou testando o PostRank há algum tempo e fiquei bastante satisfeito com o resultado. Gostei tanto que resolvi escrever o artigo sobre ele. Vi também como ele ficou em seu blog. É uma ótima forma de chamar a atenção do visitante para nossos artigos mais populares.

    Um abraço!

  3. blogdocatarino.com disse:

    Segui suas instruções e coloquei o Postrank no blog.
    Muito bom.

  4. Adelson Smania disse:

    Olá, Catarino!

    Que bom tenha gostado do PostRank. Já visitei seu blog e vi que ficou bem interessante lá também.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  5. Richard disse:

    Olá, Adelson!
    Ainda não coloquei o widgent no blog, vou aguardar a liberação, mas é uma ótima sugestão!
    Parabéns!

  6. Sandra - Info-Macross disse:

    Oi Adelson!
    Não conhecia não, vou testar quando mudar o layout do blog, quem sabe é uma boa?!
    Por enquanto fico os posts populares do wordpress mesmo, baseado em comentários…
    Um abraço!

  7. Arierom Salik disse:

    Caro Adelson,
    hoje finalmente instalei, só estou aguardando "aqueles alguns dias"… Parabéns e grato pelo tutorial, sempre os melhores da blogosfera!

    A.:.S

  8. Adelson Smania disse:

    @Richard: Espero que logo você coloque o PostRank em seu blog e ele lhe traga bons resultados!

    @Sandra: Eu gostei muito do PostRank quando o conheci. O número de comentários, como você cita, também é outro indicador interessante da qualidade de um artigo. Pena que os plugins desse tipo par ao Blogger sejam bastante limitados.

    @Arieron: Obrigado por seus elogios! Torço que também para você o PostRank traga resultados interessantes.

    Abraço a todos vocês!

  9. Arierom Salik disse:

    Adelson,
    creio que eu tenha feito algo errado, ainda me aparece o rank do PostRank … : (
    Já refiz os passos uma vez… ou é demorado assim? (8 dias)
    Obrigado!

  10. Adelson Smania disse:

    Olá, Arierom!

    Não deveria demorar tanto tempo assim. Se você acessar o PostRank e entrar na opção "Subscriptions", aparece corretamente o feed do seu blog? Caso ele não esteja aparecendo, ou esteja com alguma mensagem de erro, isso pode dar uma pista do que esteja errado.

    Outra opção é clicar sobre seu blog na lista dos "Subscriptions". Você deveria ser levado a uma lista dos seus artigos que foram indexados pela ferramenta.

    Em caso de dúvida, me escreva no [email protected].

    Um abraço!

  11. Blog Normal, mas nem tanto... disse:

    Adelson,

    Muito obrigada pela aula! Como sempre, você dá show aqui no Gerenciando!

    Há tempos queria colocar no Blog, mas não sabia como…
    Mas agora ainda não sei se devo colocar, tenho medo de deixar o layout muito cheio, não sei..
    Mas acho que dá para colocar. Rs.

    Abraço e parabéns!!! =)

  12. Arierom Salik disse:

    Sua ajuda foi por demais! o/ Resolvido!
    Gratidão;

    Arierom.

  13. Adelson Smania disse:

    @Sara: Obrigado pelo elogio! Sua preocupação faz sentido: sempre é preciso ter cuidado para não poluir demais o visual do blog e deixá-lo lento demais para carregar. No meu caso, para colocar o PostRank, eu removi um gadget do FEEDJIT que tinha função similar.

    @Arierom: Fico feliz que tenha dado certo! Já vi o PostRank instalado em seu blog. Conte comigo para o que eu puder ajudá-lo!

    Abraço a vocês!

  14. victor disse:

    Formidável esse artigo. vou experimentar. abraços

  15. Adelson Smania disse:

    Olá, Victor!

    Espero que goste do PostRank. Para mim, tem sido uma ferramenta muito útil para mostrar os artigos com mais destaque no blog.

    Um abraço!

  16. Concentrado disse:

    Uma otima oportunidade para melhorar meu blog, principalmente para meus visitantes, coloquei segui todas as instruções agora e so esperar gerar.

  17. Concentrado disse:

    Olá amigo já se passaram 2 dias e ainda eu não posso usar o codígo por que ainda não aprecem meus posts, isso é normal ou deu alguma coisa errada.

  18. Adelson Smania disse:

    Olá, Concentrado!

    Estou agora no PostRank e vejo o seu blog corretamente. Assim, agora tudo parece estar normal e você já pode utilizar o widget.

    Caso ainda tenha algum problema, me avise.

    Um abraço!

  19. concentrado disse:

    Adelson, coloquei o codigo no meu blog mais ainda continua aprecendo o post do programa.Aonde eu entro pra conseguir o código?

  20. Adelson Smania disse:

    Olá, Concentrado!

    Eu fiz exatamente o que escrevi acima, no item "Mostrando os artigos mais populares em seu blog". Veja o resultado em meu blog de testes: http://hapkido2009.blogspot.com.

    Se tiver dúvidas, me envie um e-mail no [email protected] e envio para você o código pronto.

    Um abraço!

  21. Anderson Aguiar disse:

    Esta ferramenta é show de bola!
    No wordpress eu instalei a Popularity Contest que se propõe a fazer uma trabalho idêntico ao post Rank!
    Grande abraço!

  22. Adelson Smania disse:

    Olá, Anderson!

    Eu não conhecia o Popularity Contest. Vi em seu blog a popularidade no final de cada artigo e parece mesmo interessante. Gosto do Post Rank como uma forma de chamar a atenção dos visitantes para outros artigos populares do blog.

    Um abraço!

  23. Max Darcival disse:

    Muito bom.
    Segui o passo-a-passo e consegui instalar sem problemas o PostRank em meu recente blog )http://naenfermagem.blogspot.com).
    Basta agora as visitas começarem indexar os resultados.
    Parabéns pelo excelente tutorial.
    Valeu!

  24. Adelson Smania disse:

    Olá, Max!

    O PostRank é mesmo ótimo para chamar a atenção para os artigos mais populares do blog. Espero que lhe traga um bom resultado!

    Um abraço e obrigado por sua visita!

  25. Suetônio disse:

    Rapaz, seu blog é muito didático e estou começando a aprender muito mais coisas do que imaginava, mas estou aprendendo, testando. Gostei mt.
    Fui

  26. Adelson Smania disse:

    Olá, Suetônio!

    Que bom que esteja gostando! Fico mesmo feliz que os artigos estejam sendo úteis para você.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  27. Fotos fake para Orkut disse:

    Achewi um pouco complicado, parece que só compensa pra blogs que tem muitos artigos ..

  28. Adelson Smania disse:

    Olá.

    Pode ser um pouco complicado, mas o processo é feito uma única vez. É realmente uma ótima forma de chamar a atenção para os artigos mais importantes do blog.

    Um abraço!

  29. Marilucia disse:

    Olá, a um bom tempo que venho tentando colocar o posta rank em meu blog, mas nunca obtive sucesso, hoje tentei mais uma vez, gostaria de saber se é normal aparecer o post do post rank no lugar dos meus posts, em quanto tempo começa a aparecer meus posts?

    Obrigada aguardo resposta

  30. Adelson Smania disse:

    Olá, Marilucia!

    Pode demorar alguns dias para que seu blog apareça corretamente no PostRank. Para eu poder ajudá-la, qual é o endereço do seu blog?

    Um abraço!

  31. Marilucia disse:

    Olá Adelson, já se passaram 3 dias e ainda continua os posts do "post rank" o endereço do meu blog http://www.blogandonoticias.com

    Aguardo resposta,

    Obrigada!

  32. Adelson Smania disse:

    Olá, Marilucia!

    Fui até o PostRank e vi que seus artigos já estão sendo mostrados corretamente. Até coloquei o gadget com seus artigos em meu blog de testes (http://hapkido2009.blogspot.com) para você vê-lo em funcionamento.

    Se estão aparecendo os posts do PostRank em lugar do seu, é possível que seu gadget não esteja configurado corretamente. O que você pode fazer:

    1. Acesse http://labs.postrank.com/top_posts#builder.

    2. Digite o endereço de seu feed RSS (ao invés do endereço do seu blog). Seu blog deve aparecer na lista embaixo da caixa.

    3. Selecione-o e faça os demais passos.

    Se ainda assim não funcionar, me escreva em [email protected] e eu lhe enviarei o código do seu gadget.

    Um abraço!

  33. Marilucia disse:

    Obrigada Adelson, pela ajuda, mas queria entender o que aconteceu, da uma olhada no meu blog e ver como ficou legal, graças a vc é claro.

    Muito obrigada

  34. Adelson Smania disse:

    Olá, Marilucia!

    Vi o PostRank em seu blog! Que bom que tenha dado certo agora. Mas, ainda responderei seu e-mail, para tentarmos entender o que está acontecendo de errado na hora de você obter o código.

    Um abraço!

  35. Patrícia Melo disse:

    Olá, funcionou bem no meu blog, obrigada pela dica.
    Dê uma olhada: http://padmashanti.blogspot.com, quando puder.
    Muito obrigada, namastê!

  36. Adelson Smania disse:

    Olá, Patrícia!

    Fico feliz que tenha funcionado em seu blog. O PostRank é mesmo bem interessante.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  37. Coreaú na Mídia disse:

    Muito boa essa dica. belo tutorial!!!
    e não dixem de ver meu TOP 10 – Posts do meu blog
    http://coreaunamidia.blogspot.com

  38. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Já vi o PostRank instalado em seu blog. Que bom que tenha funcionado.

    Um abraço!

  39. Sérgio de Souza Couto disse:

    bacana o post hank ja ultilizei esta ideia e proucurando por ai encontrei seu blog. e muito eficiente mas vejo problemas quanto a indecsaçao dos posts pois mesmo sendo clicado muitas vezes ele nao acompanha o ritmo das visitas nos posts, mas e bacana e pose tambem buscar sobre os assuntos nos posts… muito boa a materia eo blog e muito bacana.. valeu pela inf

  40. Adelson Smania disse:

    O PostRank é uma ferramenta muito interessante para mostrar seus artigos mais populares. E o fato dele não mostrar de imediato os novos artigos ocorre porque ele faz uma análise para poder pontuá-los.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  41. Andréia disse:

    Puxa me inscrevi td certinho, mas não consegui encontrar a opção "claim yor blog". Será que demora mesmo pra aparecer ou fiz algo errado?

  42. Adelson Smania disse:

    Olá, Andréia!

    Aparentemente, a opção "Claim your Blogs" foi removida do PostRank. Continua existindo a referência para ela na ajuda na ferramenta, mas o link leva para uma página que não existe mais (http://www.postrank.com/settings/claim).

    Um abraço!

  43. Andréia disse:

    Mas onde eu consigo o código para colocálo no blog, já que esta ferramente não existe mais?

  44. Adelson Smania disse:

    Olá, Andréia!

    Eu não me expressei bem. Apesar da opção "Claim Your Blogs" não existir mais, o PostRank continua ativo e pode ser utilizado normalmente em seu blog.

    Você conseguiu realizar os demais passos do cadastro? Isso já deve permitir que você gere o código do gadget para publicar em seu blog.

    Se ainda tiver dúvidas, pode me escrever em [email protected].

    Um abraço!

  45. Evandro disse:

    Mas onde eu gero o código para o meu blog?

  46. Adelson Smania disse:

    Olá, Evandro!

    Isso é mostrado no item "Mostrando os artigos mais populares em seu blog". As instruções mostram como colocar o gadget diretamente no Blogger ou como exibi-lo para que você o coloque num gadget de HTML/Javascript.

    Um abraço!

  47. Júlia disse:

    Oi!Eu não consegui fazer as coisas a partir do 2!Como eu faço me manda um email [email protected]!Beijos

  48. Adelson Smania disse:

    Olá, Júlia!

    Qual é exatamente a sua dúvida?

    Fiz um novo cadastro para testar e os procedimentos mostrados no artigo estão corretos.

    Um abraço!

  49. Raul disse:

    cara na minha página não apareceu a opção “Claim your Blogs” o que faço agora?

  50. Adelson Smania disse:

    Olá, Raul!

    A opção não existe mais. Mas, também não é necessárias. Você pode realizar os demais passos sem problemas.

    Um abraço!

  51. Anônimo disse:

    Tem como cancelar a conta no PostRank?

  52. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Apesar de parecer uma pergunta simples, não encontrei no PostRank uma forma de cancelar sua conta.

    Sugiro entrar em contato com eles através do endereço http://help.postrank.com.

    Um abraço!

  53. Emerson disse:

    Achei que não ia conseguir pois não tinha a opção "claim your blog", mas então lí nos comentários que não era necessário. Ficou ótimo, muito obrigado.

    http://www.anovaordemmundial.com/

  54. Adelson Smania disse:

    Olá, Emerson!

    Até hoje, não entendi porque essa opção foi desativada. Mas, mesmo sem ela, o PostRank funciona normalmente.

    Um abraço!

  55. Bebe disse:

    Bom amigo não sou muito bom nestas paradas, mais segui seu tutorial blz,mais não chega pra me nada depois que faço a import, uso o Blogger ai coloco lá o URL e feeds/posts/default , ai da aquela mensagem verde do tutorial e espero , depois atualizo a pag, mais nada muda esperei por 5 horas e nada ai nem passo disso, vc pode me ajudar?

  56. Lagartão disse:

    Amigo olha só não tem como eu fazer este cadastro neste endereço http://www.postrank.com/register vc pode me ajudar ? eu click nele e vai para uma pág que diz que o PostRank agora é do google.
    Tem como você me ajudar ?

  57. Adelson Smania disse:

    Olá, Lagartão!

    O PostRank foi realmente adquirido pelo Google. Aparentemente, o serviço não está aceitando novas inscrições no momento. Resta-nos aguardar para verificar quando ele será reaberto.

    Um abraço!

  58. Lagartão disse:

    Vlw ai Adelson , é então só nos resta esperar !

  59. Cristian Sk disse:

    Boa Tarde,
    Coloquei o postrank hoje no começo da tarde, e até agora aparece um rank que nao tem nada a ver com meu site. Isso é normal ?
    Att.

  60. Adriano Luz disse:

    Olá, Cristian!

    O PostRank está em fase de transição para o Google. Por isso, ele não está funcionando corretamente para novas inscrições. Precisamos aguardar a definição do futuro do produto para que ele possa ser utilizado corretamente de novo.

    Um abraço!

  61. Celso Lemes disse:

    Olá Adelson,
    Muito interessante esta ferramenta. Acredito que poderia ser muito útil para quem usa o Blogger, Webnode ou outra plataforma que não possua um recurso próprio para isso.

    Abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Celo!

      Infelizmente, o PostRank foi adquirido pelo Google e desativado. Agora, ao acessar a página do serviço, só é exibida uma recomendação para utilizar o Google Analytics.

      Um abraço!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.