organização Camila Fiori

Criando um Índice para seu Blog

Indice Um dos itens mais importantes para um blog é sua organização: pouco adianta você ter ótimos artigos se seu visitante não consegue encontrá-los. Neste artigo, mostrarei um recurso simples e que pode auxiliar nessa tarefa: o índice dos artigos do seu blog. Este artigo é fruto de uma troca de idéias que surgiu a partir de uma questão colocada pelo Marcos Fernandes Gonçalves, autor do Juslaboral.net, ótimo blog sobre direito do trabalho na internet. Para quem não o conhece, sugiro a leitura da série de artigos iniciada em Propriedade Intelectual e Internet. Direito Aplicável – I.

Por que criar um índice?

Existem algumas formas de mostrar artigos pelos quais seus visitantes possam se interessar. Algumas que já mostrei aqui:

  • Artigos mais populares: Ferramentas como o PostRank ou o FEEDJIT mostram seus artigos mais populares, que provavelmente são os que mais chamam a atenção.
  • Artigos relacionados: O LinkWithin ou o FEEDJIT exibem ao seu leitor artigos relacionados ao que ele está lendo. Por associação, são artigos que também podem despertar seu interesse.
  • Ferramenta de busca: Um mecanismo de busca interno (como o disponibilizado no Google Web Elements) podem auxiliar o visitante a encontrar um artigo, caso ele saiba o que deseja.
  • Categorias: As próprias categorias do Blogger podem direcionar o visitante a encontrar outros artigos sobre o mesmo assunto.

As formas que citei acima são formas “direcionadas” para que seu visitante encontre um artigo interessante. Já um índice dos artigos de seu blog é uma ótima forma de exibir ao visitante todos os seus textos, para que ele se interesse e leia algo que talvez nem soubesse existir em seu site.

Criando um índice automaticamente

Uma opção é você criar seu índice de forma automática. Há alguns códigos que fazem esse trabalho. O recurso é normalmente chamado de “TOC” ou “Table of Contents”. Se você pesquisar esses termos no Google, encontrará algumas opções.

A grande vantagem desta opção é que você cria seu índice uma única vez. A partir daí, a atualização dele é feita automaticamente, sem necessidade de alteração.

A desvantagem fica na velocidade de criação do índice: quanto mais artigos você tiver, mais lento será o carregamento do seu índice. Isso ocorre porque o código precisa ler todos os seus artigos para montar o índice. Outra pequena desvantagem é que todos os seus artigos são exibidos no índice, sem possibilidade de removê-los.

O artigo mais interessante sobre o assunto encontrei no Mundo Blogger, no artigo Criar um Mapa do Site no seu blog (Indice de Conteúdo). O resultado dele pode ser visto aqui mesmo no meu índice de artigos em ordem cronológica.

Criando um índice manualmente

A criação manual do índice foi sugestão do Marcos, do Juslaboral.net, já citado no início deste artigo. A idéia é simples e bastante funcional: criar uma página estática de índice, contendo links para todos os artigos do blog.

 

A maior vantagem desta opção é o tempo de carregamento do índice: como trata-se de uma página pronta, seu tempo de carregamento é muito rápido, sem necessidade de execução de scripts. Outra vantagem é que você pode escolher os artigos que você não quer que apareçam no índice (como a própria página de índice, por exemplo).

A desvantagem é bem clara: como trata-se de uma página fixa, sempre que você postar um novo artigo, precisará atualizar a página de índice.

No Gerenciando Blog, também tenho por este formato. Você pode ver o meu índice aqui.

Há diversas formas para criar o índice manual. Abaixo está o procedimento criado com base na sugestão dada pelo Marcos:

1. Obtenha uma lista com links de todos os seus artigos – A melhor forma que encontrei para isso foi instalando em meu template o  código “Melhorando a apresentação dos marcadores e arquivos”, publicado pela Ariane no ótimo Templates Novo Blogger. Com essa adaptação, ao clicar em um marcador de Categoria ou no Mês/Ano no Arquivo do Blog, aparecerá uma lista dos títulos com todos os artigos, e não mais o início dos artigos. Para entender melhor o que estou falando, clique aqui e você verá todos os artigos escritos no Gerenciando Blog. Assim, para obter a lista de meus artigos, clico no marcador do ano 2009 e tenho essa lista. Ela é a base para a construção do índice.


2. Crie uma planilha no Excel para montar o índice – O Excel é uma ferramenta que utilizo muito no dia a dia para gerenciar meus blog. Ainda escreverei sobre isso, mas é dele que vem hoje minha lista de parceiros, por exemplo. Mas, vamos ao índice. É muito simples: copie a lista dos artigos (obtida no item anterior) e cole-a numa nova planilha do Excel. Se desejar que algum artigo não apareça no índice, basta removê-lo da lista. Em seguida, é só ordenar os artigos em ordem alfabética, utilizando o próprio Excel (opção “Classificar”). Pronto! Seu índice está pronto. Salve esta planilha para facilitar as atualizações do índice.
Indice Excel


3. Publique o índice utilizando o Windows Live Writer – Para isso, crie um novo artigo utilizando o Windows Live Writer. Copie a lista do item anterior e cole-a no artigo que você criou. Agora, é só publicar o índice em seu blog. Após isso, crie um atalho para esse artigo em algum lugar de seu blog, como no menu superior.
Indice Live Writer

Após a publicação inicial de seu índice, será necessário atualizá-lo a cada novo artigo que você escrever em seu blog. A atualização será um pouco mais simples: basta copiar para a planilha o último artigo publicado, ordenar novamente por data e atualizar o índice no blog.

Conclusão

Você deve ter percebido que ambos os métodos são simples. Mesmo assim, a imensa maioria dos blogs não possui um índice, o que dificulta a localização de artigos pelo visitante.

Vale a pena avaliar os prós e contras de cada opção e criar também um índice para o seu blog.

E você, já tem um índice em seu blog?

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

65 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.