Dominio: gerenciandoblog.com.br
Chave: 00e39a4dc6309327334fa422703bddd1e83c509f
Hora do cache: 1510957843
Vida do cache: 1511001043
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: 11808bbc6205bade68f0b70c302eaa74d4305945
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Hospedagem - 728 x 90

organização

Criando um Índice para seu Blog

Indice Um dos itens mais importantes para um blog é sua organização: pouco adianta você ter ótimos artigos se seu visitante não consegue encontrá-los. Neste artigo, mostrarei um recurso simples e que pode auxiliar nessa tarefa: o índice dos artigos do seu blog. Este artigo é fruto de uma troca de idéias que surgiu a partir de uma questão colocada pelo Marcos Fernandes Gonçalves, autor do Juslaboral.net, ótimo blog sobre direito do trabalho na internet. Para quem não o conhece, sugiro a leitura da série de artigos iniciada em Propriedade Intelectual e Internet. Direito Aplicável – I.

Por que criar um índice?

Existem algumas formas de mostrar artigos pelos quais seus visitantes possam se interessar. Algumas que já mostrei aqui:

  • Artigos mais populares: Ferramentas como o PostRank ou o FEEDJIT mostram seus artigos mais populares, que provavelmente são os que mais chamam a atenção.
  • Artigos relacionados: O LinkWithin ou o FEEDJIT exibem ao seu leitor artigos relacionados ao que ele está lendo. Por associação, são artigos que também podem despertar seu interesse.
  • Ferramenta de busca: Um mecanismo de busca interno (como o disponibilizado no Google Web Elements) podem auxiliar o visitante a encontrar um artigo, caso ele saiba o que deseja.
  • Categorias: As próprias categorias do Blogger podem direcionar o visitante a encontrar outros artigos sobre o mesmo assunto.

As formas que citei acima são formas “direcionadas” para que seu visitante encontre um artigo interessante. Já um índice dos artigos de seu blog é uma ótima forma de exibir ao visitante todos os seus textos, para que ele se interesse e leia algo que talvez nem soubesse existir em seu site.

Criando um índice automaticamente

Uma opção é você criar seu índice de forma automática. Há alguns códigos que fazem esse trabalho. O recurso é normalmente chamado de “TOC” ou “Table of Contents”. Se você pesquisar esses termos no Google, encontrará algumas opções.

A grande vantagem desta opção é que você cria seu índice uma única vez. A partir daí, a atualização dele é feita automaticamente, sem necessidade de alteração.

A desvantagem fica na velocidade de criação do índice: quanto mais artigos você tiver, mais lento será o carregamento do seu índice. Isso ocorre porque o código precisa ler todos os seus artigos para montar o índice. Outra pequena desvantagem é que todos os seus artigos são exibidos no índice, sem possibilidade de removê-los.

O artigo mais interessante sobre o assunto encontrei no Mundo Blogger, no artigo Criar um Mapa do Site no seu blog (Indice de Conteúdo). O resultado dele pode ser visto aqui mesmo no meu índice de artigos em ordem cronológica.

Criando um índice manualmente

A criação manual do índice foi sugestão do Marcos, do Juslaboral.net, já citado no início deste artigo. A idéia é simples e bastante funcional: criar uma página estática de índice, contendo links para todos os artigos do blog.

A maior vantagem desta opção é o tempo de carregamento do índice: como trata-se de uma página pronta, seu tempo de carregamento é muito rápido, sem necessidade de execução de scripts. Outra vantagem é que você pode escolher os artigos que você não quer que apareçam no índice (como a própria página de índice, por exemplo).

A desvantagem é bem clara: como trata-se de uma página fixa, sempre que você postar um novo artigo, precisará atualizar a página de índice.

No Gerenciando Blog, também tenho por este formato. Você pode ver o meu índice aqui.

Há diversas formas para criar o índice manual. Abaixo está o procedimento criado com base na sugestão dada pelo Marcos:

1. Obtenha uma lista com links de todos os seus artigos – A melhor forma que encontrei para isso foi instalando em meu template o  código “Melhorando a apresentação dos marcadores e arquivos”, publicado pela Ariane no ótimo Templates Novo Blogger. Com essa adaptação, ao clicar em um marcador de Categoria ou no Mês/Ano no Arquivo do Blog, aparecerá uma lista dos títulos com todos os artigos, e não mais o início dos artigos. Para entender melhor o que estou falando, clique aqui e você verá todos os artigos escritos no Gerenciando Blog. Assim, para obter a lista de meus artigos, clico no marcador do ano 2009 e tenho essa lista. Ela é a base para a construção do índice.


2. Crie uma planilha no Excel para montar o índice – O Excel é uma ferramenta que utilizo muito no dia a dia para gerenciar meus blog. Ainda escreverei sobre isso, mas é dele que vem hoje minha lista de parceiros, por exemplo. Mas, vamos ao índice. É muito simples: copie a lista dos artigos (obtida no item anterior) e cole-a numa nova planilha do Excel. Se desejar que algum artigo não apareça no índice, basta removê-lo da lista. Em seguida, é só ordenar os artigos em ordem alfabética, utilizando o próprio Excel (opção “Classificar”). Pronto! Seu índice está pronto. Salve esta planilha para facilitar as atualizações do índice.
Indice Excel


3. Publique o índice utilizando o Windows Live Writer – Para isso, crie um novo artigo utilizando o Windows Live Writer. Copie a lista do item anterior e cole-a no artigo que você criou. Agora, é só publicar o índice em seu blog. Após isso, crie um atalho para esse artigo em algum lugar de seu blog, como no menu superior.
Indice Live Writer

Após a publicação inicial de seu índice, será necessário atualizá-lo a cada novo artigo que você escrever em seu blog. A atualização será um pouco mais simples: basta copiar para a planilha o último artigo publicado, ordenar novamente por data e atualizar o índice no blog.

Conclusão

Você deve ter percebido que ambos os métodos são simples. Mesmo assim, a imensa maioria dos blogs não possui um índice, o que dificulta a localização de artigos pelo visitante.

Vale a pena avaliar os prós e contras de cada opção e criar também um índice para o seu blog.

E você, já tem um índice em seu blog?

Criando um Índice para seu Blog
5 (100%) 1 vote


De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

Sobre o autor | Website

Especialista em Marketing Digital, presta Consultoria e auxilia diversos clientes. Amante por blogs, é responsável pela administração dos blogs Afiliados na web, Gerenciando Blog e Mundo Blogger.

65 Comentários

  1. Montardo disse:

    Oi Adelson:
    As férias devem ter sido ótimas, pois você voltou com todo o gás!
    Que bom para nós, simples mortais metidos a blogueiros, que podemos contar contigo.
    Eu tenho um índice com os temas do meu blog, estruturado de forma manual, pois a cada post eu atualizo. Dá um pouco de trabalho, na verdade alguns minutos, mas acredito que facilita a vida de quem está visitando o blog.

  2. Adelson Smania disse:

    Olá, Montardo!

    Realmente, as férias foram ótimas! Estava precisando desse tempo para recarregar as pilhas.

    Quanto mais facilitarmos a vida de quem nos visita, maior a chance dessa pessoa voltar a nos visitar. Assim, vale mesmo a pena gastar alguns minutos a mais, como você cita, para ganhar um visitante frequente.

    Um abraço e obrigado pelo comentário!

  3. Sandra - Info-Macross disse:

    Olá Adelson!
    Eu tenho algo parecido no meu blog, uma página de arquivos, que mostra todos os artigos, porém não de ordem alfabética, mas sim por data, usei um plugin que faz isso. Quando tiver tempo vou fazer um manualmente por ordem alfabética também, ajuda mesmo quem procura os assuntos.
    Um abraço!

  4. Neto disse:

    Confesso que não tenho todo o tempo que gostaria para modificar o blog – e preciso fazê-lo com urgência – ainda uso um modelo padrão e penso até em um host pago.

    Já usei 'os arquivos', uma gadget com 'os melhores posts' e, atualmente, estava usando a 'nuvem de tags do próprio blogger', mas notei que preciso realmente dar uma melhor arrumada – ainda bem que existe blogs como o seu para nos ajudar rs.

    Essa dos índices vem bem a calhar. Vou tentar implantar, apenas noto que, com as constantes atualizações dos posts, isto pode se tornar ainda mais trabalhoso. Melhor dizendo, fugindo um pouco do foco da agilidade e da usabilidade que nós, editores, tanto queremos.

    Seria uma ideia interessante se esta página pudesse se atualizar sozinha (?)… Como naquele método em que programadores usam ajax para dinamizar um site.

    Mas enfim, gostei dos 'índices'. Vou implementar assim que puder. Valeu!

    Abraços

  5. Adelson Smania disse:

    @Sandra: É mesmo importante ter uma lista completa de todos os artigos. Em blogs com índice, eu mesmo já encontrei diversos artigos inesperados!

    @Neto: Concordo com seu ponto de vista. Quanto mais prática for a solução, melhor será. Para você, pode ser interessante a primeira solução que mostrei neste artigo, onde o índice é criado automaticamente. Ele só fica inviável quando se tem muitos artigos.

    Um abraço a vocês!

  6. Poker Room disse:

    é muito pratico ter indice no blog. Mas acho interessante também, além das categorias ou do arquivo em ordem cronologica, a nuvem de tags mais presente no blog e assuntos em ordem alfabética (por cada letra os assuntos que começam pela mesma). As letras podem ser postas em horizontal, no topo da home page.

  7. Adelson Smania disse:

    Olá, Poker Room!

    Concordo com você quanbto à importância da nuvem de tags. É mesmo um ótimo recurso, com um apelo visual interessante para chamar a atenção do visitante.

    O diferencial do índice é o fato de mostrar todos os artigo do blog, mostrando ao visitante artigos que talvez nem imaginasse encontrar em seu blog.

    Um abraço!

  8. Letícia Godoy disse:

    Olá Adelson,

    Meu blog está ficando com muitos artigos e já estou sentindo a necessidade de criar um indice tb. A minha dúvida é qual escolher rssss

    E como faço a nuvem de tags?? Gostaria de colocar o máximo de facilidades para os meus leitores encontrarem o que procuram.

    Abraços

  9. Adelson Smania disse:

    Olá, Letícia!

    Como eu disse no artigo, acho mesmo muito importante tem um índice no blog. Na maioria dos casos, o índice automático é mais simples, porque você só precisa fazê-lo uma única vez.

    Quanto à nuvem de tags, o próprio Blogger permite que você mostre suas categorias nesse formato. Basta editar seu gadget de "Marcadores" e selecionar a opção "Cloud".

    Um abraço!

  10. Emilio Passos disse:

    Procurava há tempos uma solução para meus visitantes de Blog, pois eu mesmo sinto falta de um indice como este em minhas visitas na Blogosfera.
    Categorias seguindo esta mesma metodologia, juntas, com certeza facilitará a vida dos internautas.

    Um abraço, e valeu mesmo

  11. Adelson Smania disse:

    Olá, Emilio!

    Que bom que tenha achado o artigo interessante. Organização é mesmo um fator chave para o sucesso de um blog.

    Um abraço e obrigado por sua visita!

  12. Emanuel Duarte disse:

    Bom dia o meu nome é emanuel e sou do Algarve.. Eu estou com uma duvida acerca deste artigo. Consegui fazer tudo direitinho tal como explicou, a unica coisa que não consigo é colocar o Indice numa pagina estática na barra de menu como o Sr. tem aqui no seu blog… Será que me poderia ajudar?? Eu agradeço.. Obrigado!

  13. Adelson Smania disse:

    Olá, Emanuel!

    Que bom receber uma visita vinda de tão longe!

    No meu caso, o índice fica em uma página comum de postagem. Como meu menu é implementado diretamente no modelo, consigo colocar qualquer página nele.

    Hoje, com o recurso de criar páginas estáticas no Blogger, você pode fazê-lo dessa forma. Basta criar a página estática com o índice diretamente no Blogger, e coloca o gadget de "Páginas" na barra superior do seu blog. Automaticamente ele aparecerá como um menu.

    Um abraço!

  14. CEllO disse:

    ola tudo bem???
    na verdade o que eu queria nao esta nesse artigo, eu queria saber com se faz uma barra de menu, uma igual ao seu blog que tem inicio,indice,anuncie etc…
    queria se vc pudesse explicar como se faz ..
    vlw????
    fui…………..

  15. Adelson Smania disse:

    Olá, Cello!

    Ainda não escrevi sobre isso aqui no Gerenciando Blog, mas indico um bom artigo escrito no Como Fazer Web: http://www.comofazerweb.com/2010/02/menu-horizontal-simples-para-blogger.html.

    Um abraço!

  16. MAURICIO disse:

    Boa tarde,

    Criando um índice usando o excel, como eu colo o link da postagem no mesmo.

    Desde já agradeço,

    mauricio

  17. Adelson Smania disse:

    Olá, Maurício!

    Caso você opte por fazer o índice manual, basta selecionar o título do artigo, copiá-lo com CTRL+C e copiá-lo com CTRL+V no Excel. Você notará que ele já irá com o link para seu artigo.

    Um abraço!

  18. MAURICIO disse:

    Boa tarde!!

    Como eu faço para color uma planilha do Excel no Windows Live Writer, pois quando eu colo as linhas da tabela desaparecem.

    Abs,

  19. Adelson Smania disse:

    Olá, Mauricio!

    Para que as bordas continuem aparecendo, você precisa escolher a opção "Colar especial" e depois "Manter a Formatação". Isso fará com que seja respeitado o formato do Excel.

    Um abraço!

  20. Rita Candeu disse:

    Olá

    estava quebrando minha cabecinha para descobrir um modo bom e prático para um índice

    e pequei algumas idéias daqui e me lembrei que o Gadjet – Lista de Links – coloca o link de forma fácil além de automaticamente coloca em ordem alfabética – além da facilidade de ser um Gadget que aparece sempre

    estou colocando os títulos dos tópicos
    diretamente e sem grandes trabalhos

    acho que ficou legal

    Rita

  21. Adelson Smania disse:

    Olá, Rita!

    Espero que você consiga fazer o índice da forma que está imaginando! Apesar de dar um pouco de trabalho, gosto do índice estático gerado com a ajuda do Excel.

    Um abraço!

  22. Phsnake disse:

    Adelson, gostaria de saber se existe a possibilidade de implementar no blog um índice onde os usuários possam classificar os artigos por data, descrição, etc, como vejo em lojas virtuais, tipo mercado livre por exemplo, em que você pode classificar por "menor preço", "mais vendidos" e tal. Se tiver jeito como faço isso ? Já procurei muito na intenet e não encontrei nada à respeito.

  23. Adelson Smania disse:

    Olá, Phsnake!

    Até onde sei, isso não é possível de ser feito no Blogger – ao menos, não de forma simples. As lojas virtuais possuem programação específica, o que permite recursos como os que você citou. No Blogger, estamos restritos ao HTML e JavaScript (onde talvez pudesse ser programado o que você quer).

    Sinto não poder ajudar.

    Um abraço!

  24. Phsnake disse:

    Pensei que pudesse ser feito através de um javascript, mas de qualquer forma obrigado pela resposta e parabéns pelo blog !

  25. ellen kanashiro disse:

    Nossa, muito obrigada, já faz um bom tempo que estou quebrando a cabeça tentando fazer um menu para meu blog, nem o meu primo que é fera em computador conseguiu.
    Abraços

  26. Adelson Smania disse:

    Olá, Ellen!

    Fico feliz em poder ajudar! Espero que as ideias possibilitem a você ter um índice em seu blog.

    Um abraço e seja sempre bem vinda!

  27. Leh disse:

    Muito bom os assuntos aqui postados, começando agora com o meu blog, concerteza venho mais vezes aqui 😀

  28. Adelson Smania disse:

    Olá, Leh!

    Que bom que tenha gostado! Espero que volte sempre aqui.

    Um abraço!

  29. Carlos disse:

    Olá Adelson! sou Carlos uns dos moderadores e autores do blog do meu grupo o JUC. Li em seu blog varios artigos para organizar o meu, mas até agora a única coisa q n consegui foi criar a pagina de indice estática, segui todos as suas dicas parece facil, mas n sai da primeira parte q é substituir o html q Templates Novo Blogger disponibiliza e sem isso fica impossivel proseguir nos atos! o problema é q os passos q o outro blog diz n funciona no blogger, faço td direitinho e n aparece nada no html! n sei se eu estou fazendo certo qro sua ajuda pq pelo q vi é importante!

  30. JUC disse:

    Olá de novo! eu n entendi o jeito com q o Templates Novo Blogger disponibilizou para melhorar a apresentação dos marcadores e arquivos! sem isso n sei se da pra fazer uma pagina estatica de indice! é possivel?

  31. Adriano Luz disse:

    Olá, Carlos!

    A dica que dei sobre o código é apenas para obter todos os links dos seus artigos de uma forma mais simples. Se você ainda não tem muitos artigos em seu blog, pode ser mais simples copiar o título de todos eles em suas próprias páginas.

    Assim, não se prenda a esta dificuldade. Se realmente deseja fazer o índice estático, basta seguir em frente com os demais passos.

    Um abraço!

  32. Karla Gisele disse:

    Olá Adelson tudo bem?
    Estou há um tempão por aqui lendo as suas dicas valiosas.
    Tentei colocar um Menu no meu blog mas tá dando um erro, tipo, a barra fica maior do que o banner. Se vc puder, entra lá e me diz o que devo fazer. Pode ser? Obrigada.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Karla!

      Que bom saber que está gostando dos artigos!

      Visitei seu blog, mas vi que você está com o menu na vertical agora. Mas, quando ele está na horizontal, o tamanho dele é automático, de acordo com os itens que você coloca nele.

      Um abraço!

  33. Silvia Gimenes disse:

    Olá Adelson.
    Por favor, gostaria de tirar uma dúvida.
    Adicionei a barra de menu ao meu blog, mas não consigo criar um atalho para "linkar" o índice à ele. Como posso fazer isso?
    Se puder me ajudar agradeço desde já!
    Obrigada

  34. Marcelo Serpa disse:

    Ola Adelson,
    Vc teria alguma solução para indexar no wordpress ?
    Obgdo
    MS

  35. Ana Cristina Lorena disse:

    Obrigada pelas dicas, espero que eu consiga deixar meu blog bombando.
    Estou começando a blogar e achei meio complicado, mas com as dicas parece que vai ser bem mais fácil.
    bjsss

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Ana!

      Pode parecer complicado, mas blogar é bem simples! Basta você ter dedicação e gostar do que faz.

      Espero que as dicas do Gerenciando Blog possam ser úteis para você!

      Um abraço!

  36. Preta disse:

    Olá Adelson! Tuas dicas são muito boas! Eu consegui fazer o menu horizontal no meu blog, mas queria saber duas coisas, eu não posso fazer a minha lista do índice no world? E como faço para colocar o link de cada título do meu índice?
    Um abraço

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Preta!

      Sim, você pode utilizar o Word para montar o seu índice se optar por criar o índice manualmente. Para obter os títulos com os links, uma opção é utilizar a sugestão que indiquei no item "Obtenha uma lista com links de todos os seus artigos".

      Um abraço!

  37. John Silva disse:

    Olá Adelson!

    Não sabia da existência dos índices para blogs.
    Vou buscar criar um índice para o meu blog até mesmo para ajudar na indexação.

    Obrigado pela excelente informação.

    Abraços!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, John!

      Os índices – ou mapas do site – são mesmo muito importantes, tanto para nossos leitores quanto para o Google. Vale a pena colocar um também em seu blog.

      Um abraço!

  38. Alberto Claro disse:

    Parabéns por mais esta dica supimpa. Só alerto para o fato de que o BloggerSPhera não está mais disponível.

  39. Nit Portal Social disse:

    Olá, Adelson!
    Criei em minha página uma barra onde um dos ícones criados foi o de "INDICE" dos artigos postados. Porém, verifiquei que esta página agora aparece para mim como "Rascunho" e não mais aparece na barra de meu blog junto com INICIO ANUNCIE AQUI e outros.
    Como faço para que isso se normalize, amigo?
    Agradeço,
    Ana Porto
    Nit Portal Social
    http://www.nitportalsocial.com.br
    http://www.nitportalsocial.com.br

  40. Essência da paty disse:

    Olá Adelson, criei os dois modelos de índice no meu blog, mas gostaria de colocar as duas opções tbm lá no menu ( assim como está no seu). como faço?

  41. Guimarães (Conta Outra Piada) disse:

    Olá Adelson

    O índice facilita ao próprio dono do blog encontrar artigos publicados anos atrás.
    Já havia criado um, mas o Google o apontou como malware.
    Vou criar novamente com o código do Mundo Blogger.
    Enquanto isso criarei uma lista de índice como você ensina neste post.

    Muito obrigado pelas dicas!

    Mais Sucesso!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Guimarães!

      Isso é verdade! Eu mesmo utilizo o índice para encontrar artigos que escrevi. Achei que só eu fizesse isso! 🙂

      E espero que o código funcione corretamente para você.

      Um abraço!

  42. Fabio Alves disse:

    o blog fica muito organizado com um índice. legal. eu gostaria de saber se o índice influencia na visibilidade do blog, em relação a indexação pelo google. ouvi isso há algum tempo atrás.

  43. Lady Sybylla disse:

    Venho percebendo um erro nestes geradores automáticos com javascript. Eu uso os que foram fornecidos pelo Mundo Blogger, mas eles estão puxando as postagens só até um determinado mês, e não tudo, como fazia antes.

    Aí fui na página do fornecedor do script original, Abu Farhan, e a página está dando aviso de malware. Até usar o script original gera esse aviso. Como eu não consegui dar um aviso para a Clau do Mundo Blogger pelos comentários, estou deixando o aviso aqui.

    Abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Sybylla!

      Realmente, o script do Abu Farhan está com problema há algum tempo.

      Acredito que o erro a que você se refira ocorra quando há mais de 500 postagens no blog. Isso ocorre porque o feed do Blogger é limitado a 500 itens. Há uma manha para fazer isso funcionar: é necessário colocar o script duas vezes na sequência, mas configurando o feed da segunda fez para que ele traga os artigos a partir do item 501. Já testei em alguns blogs e funcionou corretamente.

      Um abraço!

    • Lady Sybylla disse:

      Hmmmm, obrigada. Bom saber dessa manha. rs

      Também percebi um outro problema. Em blogs com domínio personalizado, o script está funcionando muito bem (tirando o lance das 500 postagens). Mas em blogs com o blogspot.com, o script não está funcionando. Já tentei de várias maneiras e não consegui configurar. Fiz alguma coisa errada? rs

  44. Harlen Gomes Magalhães disse:

    Valeu, deu certo no meu blog.

  45. Sam Setti disse:

    Olá Adelson,
    Por favor, ajuda. O índice de conteúdo do meu blog por categoria sumiu da página já faz umas 2 semanas e antes funcionava perfeitamente. Não sei o que acontece pois não aparece nenhuma mensagem de erro, simplesmente sumiu. O HTML é do "dl.dropbox.com/u/3173073/GothicDarkness/indice-categoria.js….", bastante conhecido. Já procurei outros códigos mas não gostei de nenhum. O que eu faço e por que será que sumiu? Gostaria que o ele voltasse a funcionar.
    Obrigada!

  46. Pedagoga: Luciana Barrach disse:

    Olá Adelson,
    Inseri uma barra de menus via " Nova Página" – No índice coloquei um código disponibilizado na net e os marcadores de meu blog feito no excel como sugerido. Porem, a publicação não aparece como link para que o usuário possa clicar e ir diretamente à página do artigo desejado.
    Peço sua ajuda se possível, já tentei diversas formas, mas não da certo.
    Grata.

  47. Vanessa Buck disse:

    Olá, boa noite.

    Muito bom o seu artigo, bem esclarecedor.

    Em nosso blog temos dois tipos de artigos, um deles são artigos gerais sobre pet,, com novidades, alertas, dicas, etc. O outro tipo se encaixam os artigos de Psicologia com relação ao mundo Pet.

    Minha dúvida: ao criar o índice de artigos, coloco todos juntos ou separo em duas listas distintas? Ainda tenho artigos de Psicologia para postar, ainda não os finalizei, mas gostaria de deixar o ínide ajeitado.

    Vosê me orienta com relação a essa dúvida?

    Muito obrigada.

    Um grande abraço.

  48. Barra do Piraí Através de Fotos disse:

    Gente, essa postagem é antiga, mas é atual, atualíssima. Prova de que foi muito bem escrita e pertinente. Gostei muito e já comecei a me movimentar nesse sentido.
    Obrigado e parabéns.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!