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Google Analytics: o que Estão Procurando em seu Blog

Google Analytics Conforme anunciado, a Sandra Baroni foi a ganhadora da promoção do curso de Google Analytics realizado pela Impacta Tecnologia nos dias 23 e 24/10. Para quem não conhece, a Sandra mantém o ótimo blog Info Macross, onde ela escreve sobre temas importantes para todos aqueles que mantém um site ou blog, como otimização, plugins e muitos outros. Um artigo recente que ela escreveu e recomendo é o Você sabe escrever?, onde destaca a importância do uso do português correto em nossos blogs. Neste “guest post” (“artigo convidado”), a Sandra gentilmente compartilha conosco um pouco do que ela viu no ótimo evento em que participou. Fiquem então com o texto dela. Hoje venho estou aqui dar meu ‘testemunho’ de como foi o Google Show Day do qual eu participei justamente porque eu ganhei a inscrição aqui no Gerenciando Blog! Vou aproveitar e já escrever um Guest Post para o Gerenciando, já que o artigo publicado no Info-Macross como meu convidado foi um sucesso. Quem ainda não leu não deixe de ler mais um excelente artigo escrito pelo Adelson: O dilema da moderação de comentários. E como o curso sobre Google Analytics foi realmente muito bom, vou escrever sobre um dos inúmeros tópicos que eu aprendi lá!  

Relatório de pesquisa interna do Google Analytics

Para quem não conhece, ou ainda não usa, o Google Analytics é uma ferramenta fornecida gratuitamente pela Google, que mostra os dados de quem visita seu blog ou site. Esses dados vão desde a quantidade de visitantes e pageviews por dia, as palavras chaves de entrada no seu blog, as páginas visitadas e você pode até saber que tipo de leitor está visitando seu blog, criar metas para saber se foram ou não atingidas, como o preenchimento de um formulário ou uma venda realizada, integrar ele com seu AdSense para saber em quais páginas seus anúncios são mais clicados, ou de onde vieram seus visitantes. Enfim, são tantas as opções que precisarei de vários posts para falar de cada uma, inclusive o Adelson já escreveu vários artigos sobre o assunto. Hoje vou falar aqui no Gerenciando somente sobre pesquisas internas no seu blog.  

O que são pesquisas internas?

Se você tem um campo de pesquisa no seu blog, aquele em que o leitor digita uma palavra e aparecem todos os resultados que contém essa palavra dentro de qualquer artigo do seu blog, você pode fazer com que o Google Analytics guarde cada palavra pesquisada dentro do seu blog. Com ele você pode saber em qual página seu leitor estava quando pesquisou, para qual página ele foi depois, se ele encontrou ou não o que procurava, a quantidade total de pesquisas e até a taxa de saída dos visitantes depois de concluírem as pesquisas! Tudo isso pode ser usado para estudar o que seus visitantes querem na verdade encontrar no seu blog. Normalmente os templates para WordPress já vem com um campo de pesquisa pronto.  

Como configurar

Antes de mais nada, você deve fazer uma pesquisa usando o campo de pesquisa do seu blog e ver se existe algum parâmetro mostrado antes das palavras chaves da pesquisa na URL, como nesse exemplo: http://info.macross.com.br/?q=rss Neste caso o parâmetro é o ‘q’, que vem de ?q=rss, este parâmetro será utilizado na configuração da ferramenta. Depois de verificar se seu blog tem o parâmetro, faça o login na sua conta do Analytics, escolha qual blog quer colocar o recurso de pesquisa interna, na tela seguinte escolha o perfil e clique em editar, conforme a figura 1. Na tela seguinte clique em editar no canto superior direito, conforme a figura 2:
Feito isso a tela de configuração do perfil será aberta e na parte de Pesquisa de site deve-se marcar a primeira opção: ‘Acompanhar a pesquisa de sites’, então será aberta a parte para a configuração da pesquisa, conforme a figura 3:
No campo ‘Parâmetro de consulta (obrigatório)’, coloque o parâmetro que sua pesquisa usa, no caso do exemplo acima, deve-se escrever ‘q’ neste campo. Clique em salvar configurações e agora já pode ir até os relatórios do seu perfil que o menu ‘Pesquisa de Sites’, dentro de ‘Conteúdo’ estará habilitado, e é nele que você poderá ver seus relatórios de pesquisas internas de seu blog.
   

Os relatórios

Com a opção de relatórios para pesquisas internas habilitadas, é possível ver vários relatórios sobre o que seus visitantes estão pesquisando no seu blog, como por exemplo:

  • qual a porcentagem de visitantes que utilizaram a pesquisa no seu site;
  • quais os termos de pesquisas mais procurados;
  • as páginas que seus visitantes estavam quando fizeram a pesquisa;
  • para quais páginas do seu blog eles foram depois de pesquisar;
  • qual a quantidade total de pesquisas feitas no período;
  • se a palavra chave pesquisada acabou gerando uma rejeição, ou bounce rate;
  • as palavras chave mais pesquisadas;
  • as palavras chave que não encontraram nenhum resultado;Enfim, são muitos os relatórios possíveis de visualizar.

 

Quais as vantagens de monitorar o que seus visitantes pesquisam dentro de seu blog

Falei até agora um monte sobre o que são relatórios para pesquisas e como configurar o Google Analytics, mas talvez você deva estar se perguntando “para que serve tudo isso?!”. Aqui estão algumas das coisas que você poderá saber utilizando este tipo de monitoramento:

  • Se seu visitante pesquisou por uma palavra na pesquisa do seu blog e não achou nada, pode ser que seja interessante você vir a fazer um post sobre esse assunto, já que seus leitores estão esperando encontrar algo sobre esse assunto e não encontraram;
  • Se existe por exemplo muita procura pela palavra ‘contato’ ou ‘assine feeds’, pode ser que você precise melhorar seu layout para facilitar que os visitantes encontrem este tipo de assunto, pois eles podem estar perdidos dentro do seu blog e por isso apelaram à pesquisa;
  • Você pode descobrir assuntos relevantes ao seu blog, os quais deverá escrever mais posts, sabendo o que os visitantes estão pesquisando internamente;
  • Você pode saber em quais páginas esses visitantes estavam quando fizeram a pesquisa, e para onde eles foram depois dos resultados;
  • Saber ainda se nenhum resultado foi útil ao leitor, sabendo se a pesquisa gerou ou não rejeição, aumentando sua taxa de rejeição;
  • Quantos pageviews o leitor fez depois de pesquisar, ou seja, se acabou entrando em mais de um resultado da pesquisa ou continuou navegando em seu blog porque achou alguma coisa interessante;
  • Quanto tempo seu visitante ficou no seu blog depois de ter feito a visita;

Esses são apenas alguns exemplos do que pode ser feito monitorando esse tipo de visitas. E muita coisa pode ser entendida e estudada, tudo para melhorar nosso blog e nosso relacionamento com nossos visitantes, fazendo com que a navegação seja mais fácil e os conteúdos mais voltados para o que ele está procurando!  

Algumas considerações

Se você usa um campo de pesquisa personalizada do Google no seu blog, não irá conseguir medir esse tipo de comportamento no Google Analytics, isso porque quando uma pesquisa é feita, ela vai direto para o site do Google pesquisar, e, mesmo existindo o parâmetro de pesquisa não é possível guardar os dados no Google Analytics que não seja os do seu site, e nesse caso ele sai do seu site e vai para o Google. Outro detalhe a se dizer é que a partir do momento que você configura o Analytics para medir as pesquisas internas, ele imediatamente começa a guardar os resultados, então em mais ou menos 3 horas já aparecem as pesquisas nos relatórios.   Mais uma vez quero agradecer ao Adelson, por toda sua prestatividade, por ter me dado o imenso prazer em publicar um post dele em meu blog, por ter oferecido o sorteio do curso que felizmente eu ganhei e também por me dar a oportunidade de escrever aqui no Gerenciando Blog. Muito Obrigada! Um abraço e até breve!

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Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

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24 Comentários

  1. Arierom Salik disse:

    Excelente! Aos poucos estou aprimorando!
    A.:.S

  2. Neto disse:

    Muito bom.

    Excelente post. Tem coisas aqui que não sabia e vou agora implementar.

    Obrigado, sucesso e abraços a ambos.

  3. Shirley disse:

    Adelson, excelente artigo da Sandra, li tudinho e, assim que implantar uma pesquisa no meu site (como faz isso mesmo? eu sou do tipo que pega a esmola e ainda aperta a garganta do santo! rs) vou seguir esta dica. Neste exato momento tô navegando lá no Info-Macross e, ÓBVIO, vou linká-lo no meu bloguito. Bjão, cherri! 😉

  4. Shirley disse:

    E vcs criaram um monstro: eu fiz um post sobre a "problemática dos comentários". Do meu jeito, bem leseira-baré, mas fiz! 😀 Bjão, querido, e obrigada pela inspiração!

  5. Adelson Smania disse:

    @Sandra: Este artigo seu ficou mesmo ótimo! Eu não conhecia o recurso da análise de pesquisa do Google Analytics. É bem interessante mesmo! Só não poderei utilizá-lo aqui no Gerenciando Blog porque uso a busca do Google. Mas, vou ativá-lo no meu outro blog.
    Obrigado pela dica e por sua gentileza em publicá-lo aqui.

    @Arierom: A intenção aqui no Gerenciando Blog é justamente mostrar sempre novos recursos, para que cada um possa aplicar o que acha interessante.

    @Neto: Que ótimo saber que tenha sido novidade para você também!

    @Shirley: Existem templates que já vêm com a busca do Blogger configurada, como o caso do meu outro blog, o http://www.tdseries.com.br. Para os que não possuem, um bom tutorial é este aqui: http://www.codigosblog.com.br/2007/09/busca-no-seu-blogger.html.
    Agora, fiquei feliz demais em ver o seu artigo sobre comentários! Parabéns por ele!

    Um abraço a todos vocês!

  6. Sandra - Info-Macross disse:

    @Adelson: Oi Adelson! Que bom que gostou! Espero que seus leitores também! Um abraço!

    @Arierom: Olá Arierom! Que bom que gostou! Um abraço!

    @Neto: Obrigada Neto! Fico feliz que aprendeu coisas novas, isso é sempre bom! Um abraço!

    @Shirley: Olá Shirley! Siga as dicas do Adelson que não terá erro! E obrigada por ter visitado o Info-Macross!! Um abraço!

  7. Bandeira disse:

    COMO ACHO O PARAMETRO NO MEU BLOG?

  8. Sandra - Info-Macross disse:

    @Bandeira: Olá! Ele aparece como uma letra + = + o termo que você pesquisou, no meu caso, a letra é 's' e o termo foi seo, veja abaixo:
    http://info.macross.com.br/page/2/?s=seo
    Um abraço!

  9. HAZEL disse:

    Boa tarde, Adelson

    Será que posso pedir-te um favor?
    Ando à procura do script que se coloca nos posts para activar a opção de "encolher e esticar".
    Só encontro o script para activar essa opção no blog inteiro (o "leia mais").

    Abraço e obrigada!

  10. Blog Normal, mas nem tanto... disse:

    Ótimo post Adelson!

    Li e vou reler com calma, pra aprender bem.. =)

    Abraço!

  11. Adelson Smania disse:

    @Bandeira: Complementando o que a Sandra respondeu, para blogs do Blogger (que parece ser o seu caso), o parâmetro é q.

    @Hazel: Você sabe de algum blog que já utilize esse recurso? Se souber, por favor envie para [email protected].com e eu pesquiso isso para você.

    @Sara: É um recurso bem interessante! Já estou utilizando-o no TD Séries.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  12. Adelson Smania disse:

    Olá novamente, Hazel!

    Confesso que ainda estou com dificuldades para entender exatamente o que você quer fazer. Por favor, me escreva no [email protected] para tratarmos isso. Estou curioso!

    Um abraço!

  13. Márlio Esmeraldo disse:

    Beleza, cara.
    Estou testando.
    Obrigado pela dica!

  14. Adelson Smania disse:

    Olá, Márlio!

    Você verá que o Google Analytics é uma ferramenta imprescindível para você analisar as visitas que seu blog recebe.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  15. Anderson Aguiar disse:

    Particularmente acho indispensável a utilização de pelo menos 02 analisadores de estatísticas.
    Eu uso o AWStats em meu provedor e o Google Analytics.
    Veja o debate sobre esta comparação em meu artigo Google Analytics versus AWStats [http://dsxbrasil.com.br/blog/internet/google-analytics-versus-awstats].
    Grande abraço a todos!

  16. Adelson Smania disse:

    Olá, Anderson!

    Já testei diversas outras ferramentas de análise, algumas muito boas, mas acabo sempre permanecendo no Analytics. Hoje, ele me fornece todos os dados que preciso para gerenciar meus blogs. Mas, como você diz, é interessante ter dados de outra ferramenta para comparar e balizar os resultados.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  17. guga disse:

    Posso estar enganado, mas poucas consultas feitas pelo yahoo aparecem no analytics do google.
    Exemplo: se foram feitas 30 consultas, no analytics aparecem 5.
    Mas independente disso, ja serve de parametro.

    Abraços.

    Guga

  18. Adelson Smania disse:

    Olá, Guga!

    Eu nunca havia visto esta reclamação. No meu caso, recebo pouquíssimas visitas vindas do Yahoo. Não havia me preocupado com isso. De qualquer forma, vou analisar o comportamento nos próximos dias e fazer alguns testes.

    Um abraço!

  19. Anônimo disse:

    Muito bom. Estava usando a pesquisa personalizada do Google e não funcionava nem a pau. Valeu!

  20. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Que ótimo que tenha encontrado aqui o que você procurava. Eu uso o método citado no artigo e ele funciona bem.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  21. Dermeval disse:

    Gostei muito do artigo.

    Uso o wordpress no meu blog, fiz o teste "?q=rss" e não reconhece o parâmetro "q" tem algo que possa fazer para configurar?

  22. Walton Vadomiro disse:

    Meu site tem a seguinte url para pesquisa http://www.guiapicos.com/pesquisa/palavra-chave, porém não consigo configura-lo para na pesquisa interna do google analytics. por que isso acontece?

  23. Eloísa Pompermayer disse:

    Oláá, as imagens do post não estão aparecendo e eu estou perdida aqui!… 🙁

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

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