Google serviços Camila Fiori

Google Dashboard: seu Painel de Controle

Google Dashboard Em seu blog oficial, o Google anunciou hoje o lançamento de um serviço aparentemente simples, mas extremamente útil: o Google Dashboard. Você tem noção de quantos serviços diferentes do Google você já usa? Busca, Alerts, Blogger, Gmail, Reader, Docs, Orkut e tantos outros? Com o Google Dashboard, você tem acesso rápido e centralizado a todos esses serviços, podendo visualizar informações resumidas sobre cada um deles. A intenção do Google ao lançar o Dashboard é mostrar transparência: afinal, em cada um desses serviços há informações suas gravadas nos bancos de dados da empresa. Um medo já disseminado é saber quais são essas informações e o que o Google pode fazer com elas. Com o Dashboard, o Google mostra a você quais são essas informações. Mostra também quais delas estão compartilhadas com outras pessoas. Abaixo está o vídeo de lançamento oficial, em inglês: Mas, eu vejo o Google Dashboard sob outra ótica: são tantos os serviços do Google que pouquíssimas pessoas sabem todos os serviços em que está inscrito. Aqui mesmo no Gerenciando Blog, já citei o uso de diversos serviços do Google para auxiliar no gerenciando de seu blog, como o Google Alerts ou o Reader. É verdade que, antes mesmo do Dashboard, já era possível visualizar os serviços no Google Accounts. A novidade é que o Dashboard já mostra, de forma resumida, as informações sobre cada um dos serviços em que você está inscrito. A partir do Dashboard, você poderá acessar essas informações e mesmo alterar as configurações dos serviços. Alguns exemplos do que você é capaz de fazer no Google Dashboard:

  • Google Alerts: Você vê a quantidade de alertas configurados e pode alterar suas configurações.
  • Blogger: Você pode alterar informações de seu perfil e definir quais blogs estarão visíveis nele. É útil, por exemplo, para não exibir seus blogs de teste em seu perfil.
  • Gmail: É possível acessar diretamente sua Caixa de Entrada, Chats ou Lixeira. Você pode também alterar as configurações de segurança de sua conta.
  • Google Reader: Você vê o número de feeds em que está inscrito e consegue alterar suas informações de compartilhamento.
  • Picasa: Você verá quantas imagens tem armazenadas por serviços como o Blogger e o Windows Live Writer.

Além desses, há muito mais. Neste primeiro momento, serviços como o Google Analytics e o FeedBurner ainda não foram incluídos no Dashboard, mas é bem provável que isso ocorra no futuro. De qualquer forma, vale a pena acessar a ferramenta. Basta acessar http://www.google.com/dashboard e entrar com suas informações. Tenho certeza de que você ficará surpreso com a quantidade de serviços que você já utiliza do Google e também com a quantidade de informações suas que estão disponíveis para a empresa ou mesmo para o público.   Acesse a ferramenta e compartilhe aqui sua opinião!

 

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

10 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.